terça-feira, 21 de maio de 2019

Sumula 2019.05 Comissão CCPG


Súmula da 2019-05 Reunião CCPG acontecerá no dia 21 de maio (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião:
  1. Leitura da Ata 04/2019
  1. Inclusões de Pauta:
  1. Solicitações:
  1. Cancelamento de disciplina
Mayara Caroline Barbosa dos Santos Rocha – Orientador: Mutue Fuji - APROVADO

  1. Qualificação de doutorado
Solange Eulália Brandão – Orientador: Marisa Domingos
Presidente: Armando Tavaves (IBt)
Titulares: Christine Bourotte (USP-Geociencias); Patricia Bulbovas (UNG)
Suplentes: Reginas Morais (Ibt); Adalgisa Fonaro (USP-Geociencias); Ricado Nakasato (IBt-Ecologia)
Data sugerida: 24-28 jun

  1. Homologação de título
Vilmar Guerra – Orientador: Eduardo P.C. Gomes
Observação: Verificar sempre a escrita do título que consta na capa e do SISPG pois toda a documentação depende disso.

  1. Oferecimento de disciplina
Proposta de disciplina: Desenho amostral e análise de comunidades marinhas de ambientes costeiros - Dra. Mutue Fuji e Dr. Flavio Berches: 4 créditos (60 horas). Seguirá para relatoria da Dra. Andréa Tucci.

Proposta de disciplina: Introdução ao Software R, Dr. Jaques Zaon: 2 créditos (30 horas). Seguirá para relatoria da Dr. Eduardo P.C. Gomes.

  1. Informes
- Recolhimento das bolsas não utilizadas: no dia 8 de maio houve a surpresa do recolhimento atraves de um ofício Capes. Porém deste o dia 2 a Dra. Denise Bicudo não conseguiu realizar a indicação, e assim foram recolhidas 4 bolsas Capes; Dra. Mutue comunicou que os programas 6 e 7 já foram devolvidas as cotas;
- A homologação da bolsa de Doutorado Sanduíche da aluna Fernanda P. Sartori, foi realizada;
- Verba PROAP: já foi assinado o convênio, com o mesmo valor do ano passado, e não foi afetado pelo contingenciamento das bolsas;
- Atualmente existem bolsas de mestrado recem disponibilizadas;
- A realização do Processo seletivo em junho para mestrado está em estudo; o edital para a matrícula de egressos está aberto no site;
- Semana do Meio Ambiente: Mutue em reunião de diretores (3 a 7 de junho), a atividade da Pós será dia 5 (2 Circuito Científico do Meio Ambiente do Instituto de Botânico);
- Bolsa PNPD, não foi afetado, o programa possui uma bolsa por um ano (prorrogável por mais um ano);
- Prorrogação de bolsas, serguirá as mesmas normas em vigor;


Próxima reunião: 18 de junho.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

DIVULGAÇÃO - Comunicado 2-2019 Capes - Mudanças avaliação

----- Mensagem original -----
De: Paulo Santos <07.biodiversidade@gmail.com>
Para: undisclosed-recipients:
Cc:
Assunto: Comunicado 2-2019
Data: qui, 2 de mai de 2019 17:25

Prezados Colegas
Gostaríamos primeiramente de agradecer a todos que se manifestaram sobre nosso comunicado aos coordenadores datado de março de 2019.
Aproveitamos este segundo comunicado para indicar que a Área de Biodiversidade já teve seu documento para APCNs aprovado no Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES o qual deverá em breve ser disponibilizado na página da Área.
As manifestações sobre o primeiro comunicado foram bastante variadas, como esperado. Elogios ao aprimoramento estiveram fortemente calcados na percepção de que as determinações acompanham o novo modelo de Ficha de Avaliação aprovada pelo CTC-ES (http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas). Nesta, o foco principal está no processo de formação, portanto, centrado nos discentes e egressos. Esta tendência já havia sido ressaltada em documentos anteriores da Área de Biodiversidade, por exemplo, o relatório da última avaliação (https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-BIODIVERSIDADE-quadrienal.pdf). Há ainda a introdução de aspectos da avaliação multidimensional, a ser implantada plenamente no próximo Quadriênio, em particular, quanto à avaliação do impacto do PPG junto à sociedade, planejamento estratégico e autoavaliação.
Considerando as manifestações recebidas sobre o uso de artigos com 7 ou mais autores, a Coordenação da Área refletindo acerca das colocações, decidiu detalhar suas motivações. Ainda, esclarecemos como esta decisão se coaduna com i) a tendência de focar a avaliação na formação discente e ii) o novo sistema de três níveis de avaliação da produção intelectual dos Programas de Pós-Graduação (PPG) conforme proposto e aprovado pelo CTC-ES.
A Área de Biodiversidade utilizará o primeiro nível (produção total) para avaliação/cálculo de métricas de impacto da produção intelectual e internacionalização/visibilidade do Programa. Para este primeiro nível, a Coordenação da Área de Biodiversidade não pretende fazer qualquer ponderação de autoria ou corte, exceto por falta de aderência desta produção às linhas de pesquisa e objetivos do PPG.
O CTC-ES indicou que cada PPG no seu relatório final deverá indicar subconjuntos no conjunto de sua produção intelectual total. O primeiro subconjunto é composto por quatro produtos principais para cada docente permanente no Quadriênio claramente relacionados à sua atuação no PPG (segundo nível de avaliação). Para este nível, a Coordenação da Área de Biodiversidade decidiu que a produção deve ser fruto preferencial das orientações realizadas pelo docente naquele PPG e, portanto, é esperado que tenha a participação conjunta de discente(s) e/ou egresso(s); ainda, e apenas neste caso, aplica-se a restrição aos artigos com 7 ou mais autores onde o docente, discente ou egresso não sejam o autor principal (primeiro, último ou de correspondência) o que não indicaria não se tratar de produção claramente relacionada à atuação do docente no PPG. A Área utilizará este segundo nível para cálculo de uma das métricas para avaliar qualidade da produção intelectual docente no Programa. 
O segundo subconjunto será composto por 5 a 10 produtos intelectuais de todo PPG (número a definir) selecionados pelo PPG e justificados quanto ao seu efetivo ou potencial impacto econômico, social ou cultural (terceiro nível de avaliação), em seus diferentes níveis, regional, nacional e internacional. Estes produtos poderão ter natureza variada (artigo científico seria apenas uma das possibilidades).
Assim, artigos com mais de 7 autores, na situação descrita acima, continuam sendo indicadores do grau de visibilidade/internacionalização e/ou de potenciais impactos na Sociedade do PPG, mas terão seu uso limitado enquanto produtos intelectuais relacionados à atuação dos docentes no processo de formação do PPG.
Outros detalhes de adequação da nova ficha de avaliação à Área de Biodiversidade ainda estão sendo discutidos pela área. A ficha detalhada deverá ser apresentada na reunião de meio-termo a ser realizada na CAPES em 19 e 20 de Agosto (https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9107-capes-divulga-calendario-2019-da-avaliacao), data confirmada junto à Coordenação de Apoio Executivo à Avaliação (CEA) mas ainda não divulgado na página da CAPES.
Abraços cordiais,

--
Paulo JP Santos
Coordenador da Área de Biodiversidade