terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sumula 101 Reunião CCPG

Súmula da 101 Reunião do CCPG

22 de novembro de 2011

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 100ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.
Ausência justificada: Dra. Carmen Lídia Pires-Zottarelli.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Reunião Capes em Brasília;
2.2. Solicitação de Banca para Exame de Qualificação de Gisele Carolina Marquadt – MS.

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Homologação de Matrícula:

- Evandro Alves Vieira – DR (Dra. Márcia Regina Braga)
A matrícula foi homologada fora do período regular de matrículas porque o discente recebeu Bolsa da CAPES, com vigência a partir de novembro deste ano.

3.2. Solicitação de Banca para Exame de Qualificação:

- Cibelle Ferreira Françoso – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
Titular interno (Presidente): Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (IBt)
Titular externo 1: Dra. Rosemeire Aparecida Bom Pessoni (Universidade Metodista de São Paulo)
Titular externo 2: Dra. Priscila Fratin Medina (IAC)
Suplente interno: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Suplente externo: Dra. Christiane Ceriani Aparecido (Instituto Biológico)
Suplente externo reserva: Dra. Marina Crestana Guardia (IBt)

Período sugerido: A partir de 19 de novembro de 2011.


- Felipe de Alva Escuredo D’Orazio – MS (Dr. Eduardo L. Martins Catharino)
Titular interno (Presidente): Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)
Titular externo 1: Dra. Natália Macedo Ivanauskas (Instituto Florestal)
Titular externo 2: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Suplente interno: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente externo: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Suplente interno reserva: Dra. Inês Cordeiro (IBt)

Período sugerido: 12 a 16 de dezembro de 2011.


- Jéssica Bordotti Nobre Esposito – MS (Dra. Silvia Ribeiro de Souza)
Titular interno (Presidente): Dra. Marisa Domingos (IBt)
Titular externo 1: Dr. Raúl Bonne Hernández (UNIFESP/Diadema)
Titular externo 2: Dra. Priscila Lupino Gratão (ESALQ/USP)
Suplente interno: Dra. Marília Gaspar Mais (IBt)
Suplente externo: Dra. Claudia Maria Furlan (USP)
Titular externo reserva: Dr. Renato Rodrigues Ferreira (CENA/USP)

Período sugerido: 23 de novembro a 09 de dezembro ou 19 a 22 de dezembro de 2011.
Período inviável: 10 a 18 de dezembro de 2011.




- Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini)
Titular interno (Presidente): Dr. Sérgio Romaniuc Neto (IBt)
Titular interno: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Titular externo: Dra. Dalva Maria Silva Matos (UFSCAR)
Suplente interno: Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)
Suplente externo: Dra. Marie Sugiyama (IBt)

Período sugerido: 12 a 16 de dezembro de 2011.

- Gisele Carolina Marquadt - MS (Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo)
Titular interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular externo 1: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Titular externo 2: Dra. Silvia Maria Pita de Beauclair Guimarães (IBt)
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Titular interno reserva: Dra. Carla Ferragut (IBt)

Período sugerido: 12 a 14 de dezembro de 2011.


3.3. Solicitação de Composição de Banca de Defesa:

- Regina Tomoko Shirasuna – MS (Dr. Tarciso de Sousa Filgueiras)
Titular interno (Presidente): Dr. Tarciso de Sousa Filgueiras (IBt)
Titular externo 1: Dra. Ana Paula Santos Gonçalves (UFV)
Titular externo 2: Dr. Pedro Lage Viana (Jardim Botânico de Brumadinho, MG)
Suplente interno ou reserva de titular interno: Dra. Maria Tereza Gramboni Guaratini (IBt)
Suplente interno: Dr. Eduardo Luís Martins Catharino (IBt)
Suplente externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)

Período sugerido: 01 a 17 de fevereiro de 2012.

3.4. Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Kleber Renan de Souza Santos (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
A co-orientação pela Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt) foi aprovada.

- Levi Pompermayer Machado (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Na solicitação de co-orientação pelo Dr. Pio Colepicolo Neto (USP) foi evidenciada apenas a necessidade da utilização do laboratório pelo aluno na instituição sede do pesquisador, porém não foi explícita qual a colaboração científica do docente na co-orientação do projeto desenvolvido pelo discente. Por este motivo, a solicitação foi devolvida, devendo ser reformulada e reenvida à CCPG.


3.5. Solicitação de Validação de Créditos em Disciplinas:

Nota: De acordo com o Regimento do Programa de Pós-Graduação (Portaria IBt n° 012/2011), Cap. VIII, Art. 30 – a critério do Conselho de Curso, poderão ser aceitos até 30% de créditos de disciplinas obtidos em outros Programas de Pós-Graduação “stricto-sensu”.

- Ana Livia Negrão Leite Ribeiro – MS (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Bioquímica marinha e efeitos da poluição nos processos bioquímicos” (120hs), ministrada pela Dra. Elisabete de Santis Braga realizada no Instituto Oceanográfico (USP).

- Ana Paula Lopes Dias – DR (Dra. Marisa Domingos)
- Marcelle Dafré Martinelli – DR (Dra. Marisa Domingos)
- Ricardo Keiichi Nakazato – DR (Dra. Marisa Domingos)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Amostragem de análise de poluentes atmosféricos” (60hs), ministrada pelo Dr. João Vicente de Assunção realizada na Faculdade de Saúde Pública (USP).


- Juliana dos Santos – MS (Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Victor Martins Gonçalez – MS (Dra. Gerleni Lopes Esteves)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Nomenclatura taxonômica vegetal” (60hs), ministrada pelo Dr. Jefferson Prado realizada no Instituto de Biociências (USP).


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1. Prêmio Capes de Teses 2011 – A comissão foi composta pela Dra. Carla Ferragut (representante da CPG), pela Dra. Edenise Segala Alves (representante da área PVA), pela Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (representante da área PAF) e pela Dra. Inês Cordeiro (representante de taxonomia). Entre nove teses concorrentes, defendidas em 2010, foi escolhida a Tese da Dra. Marília Cristina Duarte, intitulada “Análise filogenética de Eriotheca Schott & Endl. e gêneros afins (Bombacoideae, Malvaceae) e estudo taxonômico de Eriotheca no Brasil”, desenvolvida sob a orientação da Dra. Gerleni Lopes Esteves. A inscrição para o Prêmio deverá ser feita até 24/11/2011;

4.2. Foi solicitado à Capes na modalidade Convênio Procad/Casadinho auxílio ao Projeto “Rede de cooperação acadêmica para o estudo da biodiversidade em ecossistemas continentais”, com parceria da nossa IES, da Universidade Federal de São Carlos e da UNIOESTE (IES proponente, de responsabilidade da Dra. Norma Catarina Bueno) para vigorar a partir do próximo ano;

4.3. A CPG lembra aos Doutorandos inscritos no Estágio de Docência sobre a necessidade de cumprirem a programação definida pela Coordenadora do estágio PqC Tania Maria Cerati, para que sejam atribuídos os créditos devidos;

4.4. Interessados no Programa PDSE da Capes (“Ciência sem Fronteiras”) deverão manifestar-se por escrito à CPG o quanto antes, informando o período, a instituição/laboratório e a síntese do projeto a ser desenvolvido no Exterior. Enfatiza-se o interesse do Programa por esses estágios no Exterior, tendo em vista a necessidade de ampliar a Internacionalização do nosso programa;

4.5. A Comissão de Bolsas para seleção dos Bolsistas de cotas do Programa para início em março de 2012 será composta pela Coordenadora Geral, o Representante dos Docentes da Área de PAF e o Representante dos Discentes da Área de PVA. A reunião foi agendada para a primeira semana de fevereiro de 2012;
4.6. A CPG relembra que o planejamento de gastos com passagens e outros itens para participação de membros externos em Bancas de Defesa e Exames de Qualificação nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, a serem pagos com verba do Proap/Capes, deverá ser encaminhado até a próxima reunião do CCPG, juntamente com os formulários de solicitação das bancas;

4.7. Reunião Capes. A coordenadora geral do nosso PPG, Dra. Rita, participou duas reuniões realizadas na Capes, nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, em Brasília. A primeira reunião (19/10) foi o Fórum de Coordenadores da sub-área Botânica, na qual foi feita uma apresentação do nosso Programa e a segunda (20/10) com o Diretor Geral de Avaliação da Capes (Dr Lívio Amaral) e com o Coordenador Pro tempore da nova Área de Biodiversidade, Dr. Marcelo Tabarelli, sendo informado que a sub-área BOZ (Botânica, Oceanografia e Zoologia) e mais a área de Ecologia agora estão incluídas na recém-criada área de Biodiversidade. Em breve, provavelmente em dezembro, será divulgada um Qualis Biodiversidade para Periódicos e Livros desta nova área. O nosso programa de PG foi elogiado, sendo que a única questão criticada foi fato do corpo docente ser muito grande. O número mínimo de alunos recomendado pela Capes é de três alunos por docente do núcleo permanente. E uma última informação da reunião é que, a partir do próximo ano, a Capes terá uma nova plataforma denominada Sucupira, a qual será uma base de dados para referência e avaliação da pós-graduação brasileira.

4.8. DATAS IMPORTANTES AGENDADAS:

- Relatório de Discentes para o Coleta/Capes 2011: até 16/12/2011 e CV Lattes atualizado;

- Documentos para Seleção de Egressos para o Doutorado: até 30/12/2011;

- Proficiência em Inglês para os Doutorandos:

Prazo máximo para a entrega da Proficiência:
Vinícius Trettel Rodrigues (Dr. Fábio de Barros): fevereiro de 2013
Eunice Reis Batista (Dra. Márcia Regina Braga): fevereiro de 2012
Gisele de Oliveira Silva (Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley): fevereiro de 2012
Helisvania Gomes da Silva (Dra. Inês Cordeiro): fevereiro de 2012
Flávia Maria Kazue Kurita (Dra. Vivian Tamaki): julho de 2012
Ricardo Keiichi Nakazato (Dra. Marisa Domingos): agosto de 2012.

Viviana Motato Vásquez – MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): entrega imediata da suficiência.

Exames aceitos:
Seven: Proficiência - nota mínima de 70;
FFLCH/USP: Proficiência para doutorado;
TOEFL: nota mínima de 80 para o TOEFL IBT (Internet-based Test), 550 para o TOEFL ITP (Institutional Testing Program for English Proficiency) e 550 para o TOEFL PBT (Paper Based Test);
CAMBRIDGE: CAE, CPE;
IELTS: nota mínima 6,0;
TOEIC: nota mínima 650;
MICHIGAN – MELAB: nota mínima de 76.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1. Disciplina “Ecologia química em ambiente poluído”. A disciplina, de responsabilidade da Dra. Silvia Ribeiro de Souza, do Núcleo de Ecologia, foi questionada sobre as despesas da permanência do colaborador Dr. Martín Pareja (UFLA) durante o período de realização da mesma. A Dra. Silvia informou que possui verba de Projeto Temático e também de um Projeto da PETROBRAS. Além disso, a verba Proap/Capes também poderá ser utilizada, dependendo da disponibilidade na ocasião em que a disciplina for realizada.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 13 de Dezembro de 2011.

terça-feira, 22 de março de 2011

Sumula 93 Reuniao CCPG

SÚMULA DA 93ª REUNIÃO CCPG


Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 22 de MARÇO de 2011 (terça-feira), às 9:00h, na sala de Reuniões da Pós-Graduação.


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 92ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG e DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Ausências justificadas: Dra. Edenise Segala Alves, Dra. Denise C. Bicudo

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

Não há inclusões.

3.   PROCESSOS E DECISÕES

            3.1. Solicitação de Homologação de Título:
                                               - Regina Yoshie Hirai – DR  (Dr. Jefferson Prado)
                                               O título foi homologado. Foi aprovada também a solicitação de não divulgar o PDF da tese antes da publicação das novas espécies. Solicita-se que a PG seja avisada  logo que o artigo for  publicado.
                                               - Allan Carlos Pscheidt – MS (Dra. Inês Cordeiro)
                                               O título foi homologado.
                                               - Carolina Brandão Coelho – MS  (Dr. Luciano Mauricio Esteves)
                                               O título foi homologado.
                                               - Carolina Fernandes de Oliveira – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
                                               O título foi homologado.                                           
            3.2. Solicitação de Prorrogação de Homologação de Título:
                                               - Cátia Takeuchi  - MS (Dra. Gerleni Lopes Esteves)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida.  O prazo final para entrega de toda a                                                   documentação é até 27 de abril de 2011.
                                               - Juliana Kuroiva Zerlin – MS (Dra. Marília Gaspar)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida.  O prazo final para entrega de toda a                                                   documentação é até 25 de abril de 2011.
                                               - Murilo Borduqui – MS (Dra. Carla Ferragut)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida. O prazo final para entrega de toda a                                                    documentação é até 25 de abril de 2011.

            3.3. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
                                                - Watson Arantes Gama Júnior - MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               Presidente: Dr. Carlos E. de Mattos Bicudo (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
                                               Titular externo 2: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (BioAlgas)
                                               Suplente interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)
                                               Suplente reserva: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Suplente externo: Dra. Estela Maria Plastino (USP)

                                               Data provável: 14 de abril de 2011.





            3.4. Banca de Defesa de Tese de Doutorado:
                                                                        - Carolina Gasch Moreira – DR (Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius)
                                               Presidente: Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius (IBt)
                                               Titular interno: Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)                                              
                                               Titular externo 1: Dra. Agostina Virgínia Marano (Inst. de Botânica Spegazzine, La                                                Plata)
                                               Titular externo 2: Dra. Adriana Oliveira Medeiros (UFBA)
                                               Titular externo 3: Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar – Campus Sorocaba)
                                               Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Suplente externo: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
                                               Reserva de titular externo: Derlene da Silva Attili De Angelis (UNESP – Campus Rio                                                Claro)
                                                O comprovante de submissão do artigo deverá ser entregue até a defesa
                                               Datas prováveis: 26 ou 27 de abril de 2011.

                                                - Fábio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurelio Silva Tiné)
                                               Presidente: Dr. Marco Aurelio Silva Tiné (IBt)
                                               Titular interno 1: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Aline Cavalari (UNIFESP – Campus Diadema)
                                               Titular externo 2: Dr. Emerson Alves da Silva (IBt)
                                               Titular externo 3: Dr. Danilo da Cruz Centeno (IBt)
                                               Suplente interno: Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho (IBt)
                                               Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
                                               Titular externo reserva: Dr. Marcos Silveira Buckeridge (USP)
                                              
                                                   O comprovante de submissão do artigo  deverá ser entregue até a defesa.
                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                              
            3.5. Banca de Defesa de Tese de Mestrado:
ATENÇÃO:  COMO TODOS TIVERAM PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA ENTREGA DA DISSERTAÇÃO, O COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DO ARTIGO DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ A DATA DA DEFESA

                                               - Ana Paula Soares Paranhos – MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
                                              
                                   Presidente: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
                                   Titular externo 1: Dra. Adriane Maria Ferreira Milagres (USP - Campus Lorena)
                                   Titular externo 2: Dra.  Elisa Esposito (Universidade de Mogi das Cruzes)
                                   Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
                                   Suplente interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
                                   Reserva de titular externo: Dra. Cátia Maria Gomes Machado (Univ. Católica de                            Santos)

                                   Datas prováveis: 18 ou 19 de abril de 2011.











                                               - Alexandre Indriunas – MS (Dra. Cíntia Kameyama)
                                               Presidente: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
                                               Titular externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
                                               Titular externo: Dra. Denise Monte Braz (UFRRJ)
                                               Suplente interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
                                               Titular externo reserva 1: Dr. Vinícius Castro Souza (ESALQ)
                                               Titular externo reserva 2: Dra. Luisa Kinoshita (UNICAMP)
                                               Suplente externo: Dr. Renato de Mello-Silva (USP)

                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                              
                                               - Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar)
Presidente: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)                         
Titular externo 1: Dr.  Humberto Ribeiro da Rocha (USP)
Titular externo 2: Dr. Reinaldo Imbrózio Barbosa (UFRR)
Suplente interno: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Suplente externo: Dra. Marcia Inês Lopes (IBt)
Titular reserva externo: Dr. Plínio Barbosa de Carmargo (CENA)

                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                               - Rodrigo Sant’Ana Cabral – MS (Dra. Maria Claudia Marx Young)
                                               Presidente: Dra. Maria Claudia Marx Young (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Debórah Yara Alves Cursino dos Santos (USP)
                                               Titular externo 2: Dra. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva (UFSCar)
                                               Suplente interno: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
                                               Suplente externo: Dr. João Henrique Ghilard Lago (UNIFESP – campus Diadema)                                                  Titular externo reserva: Dr. Paulo Roberto H. Moreno (USP)
                                              
                                               Data provável: 29 de abril de 2011.
                                                                                 
                                               - Simone Wengrat – MS (Dra. Denise de Campos Bicudo)
                                               Presidente: Dra. Denise de Campos Bicudo
                                               Titular externo 1: Dra. Thelma Alvim Veiga Ludwig (UFPR)
                                               Titular externo 2: Dra. Marta Conde Lamparelli (CETESB)   
                                               Suplente externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
                                               Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Titular externo reserva: Dra. Fernanda Ferrari (Univ. Ferderal Tecnológica do PR –                                                campus Dois Vizinhos)

                                               Datas prováveis: 18 ou 19 de abril de 2011.

           




           
            3.6. Solicitação de Homologação de Título de Mestre em outra IES:
                                               - Guilherme Scotta Hentschke - (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               O titulo foi homologado e foram conceditos 30 créditos.
                                               - Poliana Ramos Cardoso – (Dr. Fábio de Barros)
                                               O titulo foi homologado e foram conceditos 30 créditos.


            3.7. Transferência de Orientação de Mestrado:
                                                    - Alessandra dos Santos –  (Dra. Inês Cordeiro)
                                               - Gisela Pelissari – (Dra. Inês Cordeiro)
                                               As transferências não são possíveis, uma vez que, desde 2009, vão contra os critérios estabelecidos   pela pós-graduação e  pelas comissões dos processos seletivos, que avaliam, na seleção dos alunos, o projeto, o curriculo do orientador e a coerência do projeto do aluno com a linha de pesquisa do orientador. O número de vagas disponíveis para cada           orientador será reavaliado para o próximo processo seletivo.

            3.8. Solicitação de validação de créditos:
                                                    - Daiane Teixeira da Silva – MS (Dra. Regina Maria de Moraes)
                                               - Simone Ferreira da Silva – MS (Dra. Regina Maria de Moraes)
                                              
                                               Os créditos foram validados, sendo concedidos os 4 créditos previstos na disciplina.

            3.9. Solicitação de Co-orientação de Doutorado:
                                               - Carolina Brandão Coelho – DR  (Dr. Luciano Mauricio Esteves)
                                               A co-orientação pela Dra. Cynthia Luz foi aprovada.
                                               - Fernanda Rios Jacinavicius – DR (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               A co-orientação pela Dra. Ana Beatriz F. Pacheco foi aprovada.
                                               - Flávio Trevisan – DR (Dra. Maria Angêla Machado de Carvalho)
                                               A co-orientação pela Dra. Marília Gaspar foi aprovada.
           
                     
      4. RELATORIA 
           
                  Disciplina tópicos especiais “Ecologia de Distúrbios”, de responsabilidade de Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas.
                  O relator Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar é favorável à disciplina e o Conselho ratifica a aprovação.

      5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 Encerramento do mandato Coordenação da Dra. Denise de Campos Bicudo e proposta de Comissão Eleitoral para preenchimento do cargo de Coordenador da Área PAF;
            A comissão eleitoral será coordenada pelas Dra. Célia Leite Sant’Anna e Dra. Edenise Segala Alves. Os             interessados a se candidatarem a coordenadores poderão se manifestar à comissão eleitoral. Ressalta-se que apenas pesquisadores da área PAF credenciados na pós-graduação (como docente ou mesmo colaborador) poderão se candidatar e votar. 

5.2 Estágio Docência Turma 2011: início em 22/03/2011, no Núcleo de Educação Ambiental, sob responsabilidade da Profa. Tania Cerati (Ramal 6134);

5.3 Utilização de verba do Proap/Capes até 30/03/2011: a verba deverá ser utilizada preferencialmente com as passagens e estadia dos membros das várias bancas.






5.4 Disciplina Seminários Gerais: aula inalgural no dia 28 de março de 2011, a ser realizada na sala do Jardim Escola nos dois períodos do dia. Às 9h será feita uma exposição geral da disciplina e às 10h será ministrada uma palestra sobre Filosofia da Ciência pelo Dr. Paulo de Oliveira (Universidade de Guarulhos). Às 14h a coordenadora da pós-graduação, Dra. Rita de Cássia Leone-Figueiredo, fará uma exposição geral sobre a pós-graduação. A presença dos alunos matriculados na disciplina é necessária em todos os períodos.

6.      OUTROS ASSUNTOS: nada a declarar

7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:   19 de abril de 2011





Edenise e Célia 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sumula 91 reunião CCPG

SÚMULA 91ª REUNIÃO CCPG
1.  PROCESSOS E DECISÕES

 1.1. Solicitação de Homologação de Mestrado obtido em outra IES:

     - Helisvânia Gomes Silva – MS  (Dra Inês Cordeiro)
UFMA Programa Biodiversidade e Conservação, apresentou ata de defesa, programa reconhecido:  aprovados os 30 créditos do MS
 
1.2. Solicitação de prorrogação de prazo para defesa:
 
- Luciana Jandelli Gimenes – DR (Dr. Dácio Roberto Matheus)
Solicitou prorrogação de 4 meses, já havia solicitado  6 meses e novamente  mais 2 meses. Justificativa:  problemas para adequação do protocolo e adequação de uso de laboratório do Institituto Biológico, onde s estudante realiza parte das análises. As prorrogações, incluindo a presente somam 48 meses, portanto dentro do prazo do DR. Contudo, a aluna não entregou relatório corrigido que havia sido reprovado. Assim, a aprovação dos 4 meses está condicionada àentrega de relatório científico no formato da tese em redação, até 28 de fevereiro. A tese deve ser entregue em junho para ser defendida em julho. A aluna deverá apresentar comprovante de submissão de trabalho até a data da defesa.
A mudança de título da tese foi aprovada.
 
1.3. Banca de Exame de Qualificação de Doutorado: 

Juliana Iura de Oliveira Mello - DR (Dra. Rita de Cássia L. F. Ribeiro) 
Marcia Regina Braga (IBt) - presidente
Eduardo Purgatto (USP) - titular externo
Patricia Pinho Tonini São Camilo - titular externo
Luciano Freschi (USP) - suplente externo
Kelly Simões (IBt) - reserva suplente externo
Maria Angela Machado Carvalho (IBt) - suplente interno
Data: entre 21 e 25 de fevereiro

Dra Rita acrescentou que Juliana recebeu bolsa  CAPES sandwiche  para irá à Holanda e que, além dela,  a doutoranda Barbara Baêsso Moura (aluna da Dra Edenise Segala Alves) também foi contemplada com uma bolsa para desenvolver parte da tese no WSL-Suiça. Ambas foram contempladas com 6 meses de bolsa.

 3.4. Banca de Defesa de Tese de Doutorado: 

 - Marcelo Rogério da Silva – DR 
Maria Cláudia M. Young (IBt) - presidente
Luciana Retz de Carvalho (IBt) - titular interno
João Henrique Guihard Lago (UNIFESP -) titular externo
Marcos Pivato (UNESP) - titular externo
Paulo Roberto Moreno (USP) -  titular externo
Carmen Lucia Kiroga (UNICAMP)- reserva
Diogenes A. Garcia Cortez(UE Maringá)- reserva
Mitsue Haraguchi (Inst. Biológico)- suplente externo
Elaine Monteiro Cardoso (IBt)- suplente interno reserva
Luce Maria Brandão (IBt)- suplente externo reserva
Edison Paulo Chu (IBt)- suplente interno
Data 21 a 25 de fevereiro 

 - Regina Yoshie Hirai – DR (Dr. Jefferson Prado)
Jefferson Prado IBt- presidente
Paulo Labiak (UFPR)- titular externo
Paulo Windisch (UFRG) -titular externo 
Lana Sylvestre (UFRJ)- titular externo
Claudini Mynssen (JBRJ) -reserva de titular externo
Fabio de Barros(IBt)- titular interno
Gerlene Lopes Esteves (IBt)- suplente interno
Carlos Bicudo (IBt)- reserva de suplente de titular interno 
Lucia Garcez Lohmann (USP)- suplente externo
Data: 21 a 25de fevereiro 
 
3.5. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado: 

- Carolina Brandão Coelho – MS 
Luciano Maurício Esteves (IBt) - presidente
Cintia Fernandes Pinto da Luz (IBt ) -titular interno
Claudinei Mynssen (JBRJ)- titular externo
Marcia Aguiar Barros(UFRJ)- titular externo reserva
Jefferson Prado (IBt)- suplente interno
Paulo de Oliveira (UnG)- suplente externo
Data: 15 a 18 de fevereiro
- Carolina Fernandes de Oliveira – MS
Claudio J. Barbedo (IBt, presidente)
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- titular interno
José Otavio Machado Menten (ESALQ)- titular externo
Maria Luzia Duarte de Morais (ESALQ)- reserva de titular externo
Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro (IBt)- suplente interno
Patricia Pinho Tonini (S. Camilo)- suplente externo
Data: a partir de 10 de fevereiro
- Juliana Kuroiva Zerlin – MS 
Marília Maes Gaspar (IBt)- presidente
Jose Marcio Rocha Faria (UFLA)- titular externo 
Ione Salgado (UNICAMP)- titular externo
Marcos Buckeridge (USP)- titular externo reserva 
Kelly Simões (IBt)- suplente externo
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- suplente interno
Marcia Regina Braga (IBt)- reserva de titular interno
Data: 21 a 28 de fevereiro 
  - Murilo Borduqui – MS 
Carla Ferragut (IBt)- presidente
Denise de Campos Bicudo (IBt)-titular interno
Orlando Necchi (UNESP)- titular externo
Liliana Rodrigues (UF Mariga)- reserva de titular externo
Andrea Tucci (IBt)- suplente interno
Ilka Vercellino (Universidade S. Camilo)- suplente externo
Data: 15 a 23 de fevereiro ou 28/02
- Túlio Luiz Laitano Penha – MS
Eduardo Luis M. Catharino (IBt)-presidente
Inês Cordeiro (IBt)- titular interna
Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt) -reserva ou suplente interno
Samantha Koehler (UFABC)- titular externo
Fábio Pinheiro (IBt)- suplente externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)- reserva de suplente interno
Data: 21 a 25 de fevereiro




 3.6. Revalidação de créditos de disciplina 

  - Edmir Vicente Lamarca – DR
Disciplina Bioclimatologia Vegetal no IAC, curso Agricultura Tropical e Subtropical, 8 créditos, 120 horas: 
créditos validados já que esta dentro do permitido ( 30% do total de créditos); no DR são permitidos até 12 créditos 

      4. RELATORIA 

 - Dra. Célia Leite Sant’Anna  fez a relatoria da proposta da disciplina “Morfometria aplicada ao estudo de complexos de espécies e populações” , de responsabilidade do Dr. Fábio Pinheiro (Núcleo do Orquidário).
Reformulação: redução de 90 para 60 horas, 4 créditos: 18 horas teóricas, 24 horas práticas e 18 horas para preparação de apresentação de projeto (um dos itens para avaliação do aluno).
BMA 05 Tópicos Especiais
Solicitação aprovada:  haverá necessidade de adequação do calendário para evitar sobreposições. O proponente deverá entrar em contato com Dra. Marisa Domingos. 


      5. INFORMAÇÕES GERAIS


5.1. Calendário 2011 SAC – Demanda Social/CAPES;
Indicação de novos bolsistas somente a partir de março. De acordo com a CAPES, todos os assuntos relativos a bolsa somente poderão ser resolvidos a partir de março.

5.2 Alteração na Disciplina “Seminários Gerais”: experimentalmente, este ano a disciplina será condensada em 4 dias -  no primeiro dia (em março) havera uma palestra magistral da coordenação sobre o curso. Nos outros três dias (em julho) os alunos apresentarão seus trabalhos (15 minutos para apresentação e 15 para discussão). Docentes internos serão convidados para avaliação.

5.3 Curso de Treinamento no Aplicativo Coleta de Dados 12.0 (CAPES);  Curso para preenchimento do Coleta CAPES: Dra. Carmen Zotarelli se dispõe a fazer o curso (14, 16 ou 18 de fevereiro) 

5.4 Palestra Dr. Guillean Prance “O Projeto Eden”, 21/01/2011, às 10h, no Jardim Escola
Todos estão convidados!!

5.5 Alunos em débito (Relatorio Coleta CAPES) com a PG: Ingrid Ballesteros Silva; Luciana Rufino Godinho; Ricardo Ribeiro da Silva; Solange Lury Miyazaki; Monaly Sado; Giovanna Bezerra da Silva; Sidney Fernandes; Valéria Cassano; Sandra Vieira Costa; Camila Ranzatto Dogo; Gisele de Oliveira Silva e James Andrea Maier;
Todos são egressos, favor providenciar!!

5.6 Calendário de Disciplinas de 2011 divulgado no Quadro de Avisos da PG.
Será encaminhado para os representantes dos docentes e discentes.

6. OUTROS ASSUNTOS


6.1 Resultado da avaliação do nosso curso pela CAPES
Nota 5, recebemos o conceito Muito bom em quase todos os itens. Recebemos conceito Bom apenas em dois itens: a) distribuição de teses e orientações defendidas no período, ou seja docentes com grande número de alunos e outros com pequeno número; b) publicações (docentes com vários artigos e outros sem publicações). 
6.2 Valores das matrículas e data para  entrega do relatório anual
Serão definidos e divulgados na próxima reunião: o valor é sempre com base na UFESP do mês da matrícula (4,8 UFESP’s). 
Data de entrega do relatório anual:  28 de fevereiro para os ingressantes em março e 31 de julho para os ingressantes em agosto.
Modelo do relatório: 
Resumo do plano inicial
Atividades realizadas no período
Resultados no período
Discussão
Considerações finais
Referências bibliográficas
Plano de trabalho para o próximo período

6.3 Bolsas
O curso recebeu mais 3bolsas de DR do CNPq
Os PqCs que dispõe de bolsa PNDB devem se empenhar para usar as bolsas que estão sobrando para que a coordenação possa  justificar o pedido de novas bolsas. 

6.4  Seleção de egressos: egressos que tenham defendido o mestrado após a matricula de julho/2010 e queiram iniciar DR deverão submeter a documentação para seleção até 27 de maio de 2011 (dois meses antes da matrícula em julho).

6.5 A coordenação se desculpa frente aos docentes cujos nomes foram omitidos ou grafados de forma incorreta no folder do Programa. Os erros decorreram da falta de tempo para correções, umavez que o folder teve que ser confecccionado às pressas para  aproveitamento de verba.

7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:   15 de Fevereiro de 2011


Edenise e Célia