terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Sumula 139 Reuniao CCPG

Súmula da 139 Reunião do CCPG
20 de janeiro de 2015


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 14ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG E DA 138ª ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

2.      INCLUSÕES DE PAUTA
- Informações sobre SP trans;
- Informações para o site;
      3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1  Homologação de títulos:
Doutorado: Helisvania Gomes de Moraes (Inês Cordeiro) - APROVADO

3.2  Solicitação convalidação de créditos do Mestrado cursado em outra IES:
- Luanda Pereira Soares (Dra. Mutue Toyota Fujii) - APROVADO

3.3  Solicitação de validação de créditos em disciplina cursada em outra IES:
- Debora Manzano Molizane (Dr. Claudio Jose Barbedo) – Retornou para anexar ementa correta da disciplina cursada;
- Fernanda Satori Petrongari (Dra. Rosangela Simão Bianchini) – Oito créditos aprovados;

3.4  Solicitação  de Prorrogação de bolsas de doutorado
          - Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros) - APROVADO

3.5  Solicitação de composição de banca de defesa de Doutorado:

- Ana Paula Lopes Dias (Presidente: Dra. Marisa Domingos)
          Titulares: Dr. João Vicente de Assunção (USP – São Paulo); Dra. Christine Laure Marie Bourotte (USP – São Paulo); Dra. Maria Cristina Forti (INPE – São José dos Campos); Dra. Silvia Ribeiro (IBot – São Paulo)
          Suplentes: Dra. Regina M. Moraes (IBot – São Paulo); Dra. Patrícia Bulbovas (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: Dr. Gilberto Fillmann (UFRG – Rio Grande)
          Data sugerida 27 de fevereiro 2015.

- Luanda Pereira Soares (Presidente: Dra. Mutue Toyota Fujii)
          Titulares: Dra. Adilma L.M. Cocentino (UFPE – Pernambuco); Dra. Yocie Y. Valentin (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Mariana Cabral (USP – São Paulo); Dra. Silvia M.P.B. Guimarães (IBot – São Paulo).
          Suplentes: Dra. Valéria Cassano (USP – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: Dra. Natália P. Ghilardi (UFABC – São Bernardo do Campo); Dr. José Marcos C. Nunes (UFBA – Salvador)
          Data sugerida 23 de fevereiro 2015.

- Renato Rocha Jorge (Presidente: Dra. Mutue Toyota Fujii)
          Titulares: Dra. Valéria Cassano (USP – São Paulo); Dra. Natália Pirani Ghilardi (UFABC – São Bernardo do Campo); Dra. Adilma L.M. Cocentino (UFPE – Recife); Dr. Flavio Augusto de Souza Berchez (USP – São Paulo)
          Suplentes: Dr. Guilherme Henrique Pereira Filho (UFSP –Santos); Dra. Nair Sumie Yokoya (IBot- São Paulo).
          Outros nomes aprovados: Dra. Yocie Yoneshigue Valentin (UFRJ – Rio de Janeiro); Silvia M.P.B. Guimaraes (IBot – São Paulo).
          Data sugerida 24 de fevereiro 2015.

- Julyana da Nóbrega Farias (Presidente: Dra. Mutue Toyota Fujii)
          Titulares: Dr. Pio Colepicolo Neto (USP – São Paulo); Dra. Yocie Y. Valentin (UFRJ – Rio de Janeiro); Dr. João Lago (UNIFESP – São Paulo); Dr. Paulo A. Horta (UFSC – Florianópolis)
          Suplentes: Dra. Nair S. Yokoya (IBot – São Paulo); Dra. Luce Brandão (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: George E.C. Miranda (UFPB – João Pessoa)
          Data sugerida 25 de fevereiro 2015.

- Marcos Enoque Leite Lima (Presidente: Dra. Inês Cordeiro)
          Titulares: Dr. Pedro V. Einseinlor (UFMT – Alta Floresta); Dra. Flaviana M. Souza ( IF – São Paulo); Dra. Natalia M. Ivanauskas (IF – São Paulo); Eduardo P.C. Gomes ( IBot – São Paulo)
          Suplentes: Dr. Markus Gasteur (UFV – Viçosa); Dra. Maria Margarina R.F. Melo (IBot – SP)
          Outros nomes aprovados: Dr. Luis Carlos Bernacci ( IAC – Campinas); Dra. Lucia Rossi (IBot – São Paulo).
          Data sugerida 19 de fevereiro.

- Carolina Brandão Coelho (Presidente: Dr. Luciano Esteves)
          Titulares: Dr. Armando R. Tavares (IBot – São Paulo); Dra. Claudyne Mynssen (I.PJBRJ – Rio de Janeiro); Dr. Paulo E. Oliveira (USP – São Paulo); Dr. Eduardo Gasparino (UNESP – Jaboticabal)
          Suplentes: Dra. Márcia Ines M. S. Lopes (IBot – São Paulo); Dra. Lana S. Sylvestre (UFRRJ – Rio de Janeiro)
          Outros nomes aprovados: Dra. Marcia A. Barros (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Silvia R. Souza (IBot – São Paulo)
          Data sugerida 26 de fevereiro.

- Climbiê Ferreira Hall (Presidente: Dr. Fabio de Barros)
          Titulares: Dr. Emerson R. Pansarin (USP – Ribeirão Preto); Dr. Francisco Prosdocimi (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Ines Cordeiro (IBot – São Paulo); Dr. Eric C. Smidt (UFPR – Curitiba)
          Suplentes: Dr. Eduardo L. Borba (UFABC – Santo André); Dra. Maria das Graças L. Wanderley (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: Dr. Sérgio Romaniuc Neto (IBot – São Paulo)
          Data sugerida 26 de fevereiro.

- Edna Ferreira Rossini (Presidente: Dra.  Andrea Tucci)
          Titulares: Dra. Elenice P. Barros (IPesca – São José do Rio Preto); Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB – São Paulo); Dra. Denise C. Bicudo (IBot – São Paulo); Raoul Henry (UNESP – Botucatu)
          Suplentes: Dra. Cacilda T.J. Mercante (IPesca – São Paulo); Dra. Carla Ferragut (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: Dr. Nilton E.T. Rojas (IPesca – São José do Rio Preto); Dr. André C.A. Santos (UFSC – São Carlos)
          Data sugerida 23-27 de fevereiro.

- Fernanda Rios Jacinavicius (Presidente: Dra. Célia Leite Sant’Anna)
          Titulares: Dra. Sandra M.F.O. Azevedo (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Alessandra Giani (UFMG – Belo Horizonte); Fanly F.C. Ho (USP – São Paulo); Dra. Marli F. Fiore (USP – São Paulo)
          Suplentes: Dra. Letícia M. Lery (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Marilia G. Mais (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados:  Dr. Silas P. Rodrigues (UFRJ – Rio de Janeiro); Dra. Luciana R. Carvalho (IBot – São Paulo)
          Data sugerida 24 de fevereiro.

3.6   Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de doutorado:
          - Debora Manzano Molizane (Dr. Claudio José Barbedo)
          Presidente: Dr. Nelson A. Santos Junior (IBot – São Paulo)
          Titulares: Dra. Adriana H. Hayashi (IBot – São Paulo), Dra. Alina A. C. Corete (UNIFESP – Diadema)
          Suplentes: Dr. Danilo C. Centeno (UFABC – São Bernardo do Campo), Dr. José M. Barbosa (IBot – São Paulo)
          Outros nomes aprovados: Dra. Edenise S. Alves (IBot – São Paulo)
          Data sugerida 23-27 de fevereiro.

3.7 Solicitação de alteração do título do projeto
          - Laura Benites Bosco (Dra. Cynthia Luz) – APROVADO. Será solicitada ao orientador um nova versão com objetivos e metodologias atualizados.
      4. INFORMAÇÕES GERAIS
- Relatório CAPES - 2014: Alguns docentes ainda não entregaram os relatórios, por favor enviar pois o prazo de encerramento é março e a PG necessita agrupar todas estas informações;
- Relatório discente acompanhamento de projeto: Atentar para o que é acompanhamento (Anual) e o que é  relatório CAPES mais completo;

5. Outros assuntos:
                   - Calendário de disciplina: será disponibilizado no site esta semana.
- SP trans: a coordenadora verificará a possibilidade de adiantar o processo para os alunos não tenham prejuízo em relação ao mês de fevereiro.
- Informações para o site: a PG solicita que quando encontrarem problemas no site comunique ao Dr, Fabio de Barros, pois o mesmo é o responsável pela atualização.

6.  PRÓXIMAREUNIÃO DO CCPG: 24 de fevereiro de 2015.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Sumula 138 Reunião CCPG

Súmula da 138 Reunião do CCPG
16 de dezembro de 2014


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 137ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

  1. INCLUSÕES DE PAUTA

Sem inclusões.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Homologação de títulos:
Doutorado: Camila Francieli da Silva Malone– Orientador Célia L. Sant´Anna– Título Homologado

3.2 .Solicitação convalidação de créditos do Mestrado cursado em outra IES:
- Fernanda H.P. Brandão (orientadora Dra. Inês Cordeiro)– Aprovado.

3.3Solicitação de convalidação de créditos em disciplina cursada em outra IES:
Fernanda H.P. Brandão (Dra. Inês Cordeiro)– Aprovado.
Emanuela de Oliveira Joaquim (Dra. M. Ângela M. de Carvalho) – Aprovado.

3.4Solicitação de composição de banca de defesa de Doutorado:

PatríciaGiampaoli
Dr. Armando Tavares- IBt - Presidente
Dra. Silvia Ribeiro- IBt - Titular interno
Dr. Eduardo D. Wannaz - Universidade de Córdoba - Titular externo
Dra. Ana Maria Figueiredo - USP – Titular externo
Dra. Regina M. Moraes - Titular interno
Dra. GiuseppinaPacce Lima – Unesp Botucatu - Suplente externo
Dra. Catarina Nievola– IBt - Suplente externo
Dra. Patrícia Bulbosvas– IBt - Outros nomes aprovados

Data sugerida: 4 de fevereiro. Os exemplares definitivos devem ser entregues até dia 5 de janeiro.


Eunice Reis Batista
Dra. Marcia Braga- IBt - Presidente
Dr. Danilo da Cruz Centeno –UFABC - Titular externo
Dr. Marcos Buckeride - USP - Titular externo
Dr. Oliveiro Guerreiro Filho –IAC – Titular externo
Dra. Marília Gaspar–Ibt - Titular interno
Dra. Maria Angela– IBt - Suplente interno
Dra. Kátia de Lima Nescht– EMBRAPA - Suplente externo




Data sugerida: 25 de fevereiro. Os exemplares definitivos devem ser entregues até dia 26 de janeiro.Foi discutido sobre a maturidade das informações apresentadas no boneco.

3.5Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de doutorado:

Estéfano Zorzal (orientadora Dra. Denise Bicudo)
Dra. Carmen L. A. Zortarelli – IBt - Presidente
Décio Luís Semensatto Junior – Unifesp – Titular externo
Dr. Clovis F. Carmo – Ipesca–Titular externo
Dra. Célia L. Santna – IBt - Suplente interno
Dra. Maria C. Carvalho – CETESB – Supl. Int.

Data sugerida: 27 de janeiro.

3.6 Relatorias:

Solicitação de co-orientação na tese da doutoranda de Sabrina V. de Andrade (DR. Vivian Tamaki) analisado pela Dra. Marisia Esposito – Aprovado.

Solicitação de co-orientação na tese da doutoranda Karina C. Barbosa (Dr. Eduardo LuísCatharino) analisado pelo Dr. Claudio Barbedo – Aprovado.

3.7Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:

Josiane V.S. Bisonaluna de Mestrado (Dra. Silvia Ribeiro)– Não Aprovado - De acordo com o regimento o cancelamento de matrícula em uma disciplina tem de ser realizado dentro do prazo estipulado, este pedido está fora do prazo, dessa maneira não foi aprovado. E ressalta-se que a reprovação em uma disciplina pode ainda ser penalizada até no desligamento do curso de acordo com o regimento e análise da comissão.

3.8Solicitação de mudança de título de tese:

Climbie Ferreira Hall aluno de Doutorado do Dr. Fabio de Barros – Aprovado.

4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Relatórios coleta 2014 e curriculum Lattes: enfatizar que os relatórios devem ser enviados em 12 de janeiro de 2015, em conjunto com a atualização do Currículo Lattes.

4.2 Solicitação de diploma: não é automática (próximo período maio/2015): ver regras no site sobre pedido de solicitação;

4.3 Bancas de fevereiro/março/2015: Acúmulo de defesas e dessa maneira entregar o pedido o mais completo possível, entrando em contato com os membros e uma data relativamente fechada;

4.4 Secretaria da PG: aberta até 23 de dezembro/2014; retorno 05/janeiro/2015.

5. Outros assuntos.
5.1. Solicitação da Dra. Marilia de prorrogação de 5 meses da aluna Leila M.D. Camacho, comprometendo-se em entrar no regimento novo. Solicitação aprovada.



6. PRÓXIMAREUNIÃO DO CCPG:20 de janeiro de 2015.

domingo, 16 de novembro de 2014

Sumula 137 Reuniao CCPG

Súmula da 138 Reunião do CCPG
16 de dezembro de 2014


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 137ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

Sem inclusões.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Homologação de títulos:
Doutorado: Camila Francieli da Silva Malone– Orientador Célia L. Sant´Anna– Título Homologado

3.2 .Solicitação convalidação de créditos do Mestrado cursado em outra IES:
- Fernanda H.P. Brandão (orientadora Dra. Inês Cordeiro)– Aprovado.

3.3Solicitação de convalidação de créditos em disciplina cursada em outra IES:
Fernanda H.P. Brandão (Dra. Inês Cordeiro)– Aprovado.
Emanuela de Oliveira Joaquim (Dra. M. Ângela M. de Carvalho) – Aprovado.

3.4Solicitação de composição de banca de defesa de Doutorado:

PatríciaGiampaoli
Dr. Armando Tavares- IBt  - Presidente
Dra. Silvia Ribeiro- IBt - Titular interno
Dr. Eduardo D. Wannaz - Universidade de Córdoba - Titular externo
Dra. Ana Maria Figueiredo - USP – Titular externo
Dra. Regina M. Moraes - Titular interno
Dra. GiuseppinaPacce Lima – Unesp Botucatu  - Suplente externo
Dra. Catarina Nievola– IBt  - Suplente externo
Dra. Patrícia Bulbovas– IBt  - Outros nomes aprovados

Data sugerida: 4 de fevereiro. Os exemplares definitivos devem ser entregues na semana de 5 de janeiro.


Eunice Reis Batista
Dra. Marcia Braga- IBt  - Presidente
Dr. Danilo da Cruz Centeno –UFABC - Titular externo
Dr. Marcos Buckeride - USP - Titular externo
Dr. Oliveiro Guerreiro Filho –IAC – Titular externo
Dra. Marília Gaspar–Ibt - Titular interno
Dra. Maria Angela– IBt  - Suplente interno
Dra. Kátia de Lima Nescht– EMBRAPA  - Suplente externo




Data sugerida: 25 de fevereiro. Os exemplares definitivos devem ser entregues até dia 26 de janeiro. Foi discutido o estado ainda muito preliminar das informações apresentadas no boneco.

3.5Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de doutorado:

Estéfano Zorzal (orientadora Dra. Denise Bicudo)
Dra. Carmen L. A. Zortarelli – IBt  - Presidente
Décio Luís Semensatto Junior – Unifesp – Titular externo
Dr. Clovis F. Carmo – Ipesca–Titular externo
Dra. Célia L. Santna – IBt - Suplente interno
Dra. Maria C. Carvalho – CETESB – Supl. externo

Data sugerida: 27 de janeiro.

3.6 Relatorias:

Solicitação de co-orientação na tese da doutoranda Sabrina V. de Andrade (DR. Vivian Tamaki) analisado pela Dra. Marisia Esposito – Aprovado.

Solicitação de co-orientação na tese da doutoranda Karina C. Barbosa (Dr. Eduardo LuísCatharino) analisado pelo Dr. Claudio Barbedo – Aprovado.

3.7Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:

Josiane V.S. Bisonaluna de Mestrado (Dra. Silvia Ribeiro)– Não Aprovado - De acordo com o regimento o cancelamento de matrícula em uma disciplina tem de ser realizado dentro do prazo estipulado, este pedido está fora do prazo, dessa maneira não foi aprovado. E ressalta-se que a reprovação em uma disciplina pode ainda ser penalizada até com o desligamento do curso, de acordo com o regimento e análise da comissão. Este não é o caso da aluna, mas a possibilidade consta no regimento.

3.8Solicitação de mudança de título de tese:

Climbie Ferreira Hall aluno de Doutorado do Dr. Fabio de Barros – Aprovado.

      4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Relatórios coleta 2014 e curriculum Lattes: enfatizar que os relatórios devem ser enviados em 12 de janeiro de 2015, em conjunto com a atualização do Currículo Lattes.

4.2 Solicitação de diploma: não é automática (próximo período maio/2015): ver regras no site sobre pedido de solicitação;

4.3 Bancas de fevereiro/março/2015: Acúmulo de defesas e dessa maneira entregar o pedido o mais completo possível, entrando em contato com os membros e uma data relativamente fechada;

4.4 Secretaria da PG: aberta até 23 de dezembro/2014; retorno 05/janeiro/2015.

 5. Outros assuntos.
5.1. Solicitação da Dra. Marilia de prorrogação de 5 meses da bolsa da aluna Leila M.D. Camacho, comprometendo-se em entrar no regimento novo. Solicitação aprovada.


6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG:20 de janeiro de 2015.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sumula 136 Reuniao CCPG

SÚMULA DA 136ª Reunião do Conselho de Curso da PG



1.                      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 135ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

2.                      INCLUSÕES DE PAUTA:  Dr. Fábio de Barros incluiu o assunto: informação sobre correções na página da Pós-graduação.

3.           PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Homologação de títulos: ALUNO -  ORIENTADOR
3.1.1. Doutor:
·        - Poliana Ramos Cardoso - Fábio de Barros – TÍTULO HOMOLOGADO
·        Levi Pompermeyer Machado – Nair S. Yokoya – TÍTULO HOMOLOGADO

3.1.2. Mestre:
·        Luciano Ramos Zandoná – Eduardo Luís Martins Catharino – TÍTULO HOMOLOGADO

·        Pedro Ivo Lembo Silveira de Assis – Regina Maria de Moraes – TÍTULO HOMOLOGADO

·        Denise Amazonas Pires – Andrea Tucci – TÍTULO HOMOLOGADO

·        Mayara Ribeiro Cassartelli – Carla Ferragut – TÍTULO HOMOLOGADO

·        Aline Forgatti Hell – Danilo da Cruz Centeno – TÍTULO HOMOLOGADO


3.2. Solicitação de composição de banca Examinadora de Exame de Qualificação:
3.2.1. Mestrado: Meire Oliveira Vieira – Eduardo Pereira Cabral Gomes
Presidente: Regina M. de Moraes - IBt
Titular externo: Leda Lorenzo Montero – UNIFESP
Titular externo: Wellington Delitti IB- USP
Suplente interno: Marcos M. P. Aidar -IBt
Suplente externo: Patricia Bulbovas
Outros nomes: M. de Cassia Piccolo – Cena
Célia Regina Montes – Cena
Mara de Andrade Marinho - UNICAMP
Data : 18 a 21 de novembro

3.3. Solicitação de convalidação de créditos do mestrado cursado em outra Instituição de Ensino:  Karina Cavalheiro Barbosa - Eduardo Luís Martins Catharino

·         Convalidados 30 créditos

3.4.  Solicitação de co-orientação:
3.4.1. Karina Cavalheiro Barbosa - Eduardo Luís Martins Catarino, solicita a inclusão do Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior  como co-orientador da tese da aluna.

·        Solicitação encaminhada ao Dr. Claudio Barbedo para relatoria.

3.4.2. Cibelle Silveira Françoso – Cláudio José Barbedo, solicita a inclusão da Dra. Sandra Carmello Guerreiro como co-orientadora da tese da aluna.
·        Solicitação encaminhada ao Dra. Edenise Segala para relatoria.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

·        Verba para correção de trabalhos em Inglês: - a pós-graduação tem convênio com uma pessoa que presta este tipo de serviço. Quem necessitar de correções deve fazer uma solicitação prévia da pós para verificar a disponibilidade de verbas
·        Preenchimento da Sucupira – o envio de dados para a plataforma Sucupira foi finalizado em 29/09, os dados podem ser vistos na página da CAPES: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira.
·        Atualização do Lattes – favor manter os dados atualizados.
·        Mudança no Regimento – O artigo 39 do regimento (que diz respeito ao tempo de titulação) será modificado para atender as normas do CNPq, Capes e Fapesp com relação à licença maternidade. A mudança proposta é a substituição do termo “improrrogáveis” nesse artigo, por “exceto nos casos de Licença Maternidade oficialmente documentados, conforme normas vigentes da CAPES”. Qualquer dúvida consultar a pós graduação
·        Agradecimento aos Representantes dos alunos – agradecemos a valiosa colaboração dos representantes discentes  Evandro/Flávia e Watson/Ricardo e damos boas vindas aos representantes Angélica N. Gaarcia, Sara C. de Oliveira Rocha, Cyntia Murakami e Vera l. El Id.
   

5. Outros assuntos. (inclusões de pauta): Durante o recente processo de migração do site do Botânico para a SMA, algumas informações foram perdidas ou foram recuperadas de forma incorreta. Caso alguém note algum tipo de informação incorreta entre em contato diretamente com o Fábio de Barros no email :fdebarros@terra.com.br


6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG  18 de novembro de 2014.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Sumula 135 Reunião CCPG


Sumula 135ª Reunião do Conselho de Curso da PG a ser realizada no dia 16 de setembro de 2014 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.

Estavam presentes: Dra. Célia L. Sant’Anna, Dr. Fábio de Barros, Dra. Carla Ferragut, Dra. Inês Cordeiro, Dr. Denilson Peralta, Doutorando Watson Arantes Gama-Jr. e Doutorando Evandro Santos.

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 132ª, 133ª e 134a REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
- As atas das reuniões anteriores foram aprovadas.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.2. Eleição dos representantes dos discentes

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Homologação de títulos:
Doutor: HOMOLOGADO
Ricardo Keichi Nakazato (Marisa Domingos)
Leandro Cardoso Pederneiras (Sérgio Romaniuc)

Mestre: HOMOLOGADO
Monique Cristine Rodrigues Abrão (Rogerio Mamoru Suzuki)
Cristiane Aguiar Silva (Patricia Bulbovas)
Marcelo Augusto Meratti de Oliveira (Nelson Augusto dos Santos Junior)
Filomena Henrique da Silva (Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo)
Hebert Kondrat (Eduardo Pereira Cabral Gomes)
Camila Rosal (Andrea Tucci)
Andressa Ribeiro dos Santos (Marcia Ines Martin Silveira Lopes)
Naiana Pereira Lunelli (Clovis Jose Fernandes de Oliveira Junior)
Athos Poli Rigui da Silva ( Maria Ângela Machado)
Kassia Mantovan Fardin ( Maria Claudia Marx Young)
Tiago Mabuel Zanfra de Melo e Gouveia ( Fabio Pinheiro)

3.2. Homologação de matrícula no Doutorado:
Angélica Nunes Garcia (Dra. Luciana R. de Carvalho) - HOMOLOGADO – Passou por relatoria da Dr. Carla Ferragut, documentação conferida e adequada.

3.3. Solicitação de composição de banca Examinadora de Exame de Qualificação Doutorado:
Presidente: Dra. Mariângela Machado de Carvalho
Titular externo: Dra. Aline Paternostro Martins
Titular externo: Dra. Mutue Toyota Fuji
Suplente externo: Dra. Diclá Pupo
Suplente interno: Dra. Carla Ferragut
Outros nomes aprovados: Dra. Estela Plastino e Dra. Natália Pirani Período: 28-31 de outubro.

3.4 Solicitação de adiamento de Exame de Qualificação Mestrado
Meire de Oliveira Vieira (Dr. Eduardo P.C. Gomes) – APROVADO, A aluna ainda tem prazo para realizar o exame de qualificação até janeiro de 2015 e por isso a solicitação de adiamento foi atendida.



3.5 Solicitação de convalidação de créditos em disciplina:
Doutoranda Lucineide M. Santana (Dra. Carla Ferragut)
Ecologia de Rios e Lagos – 6 créditos. Os créditos foram homologados.

Mestranda Simone A. de Oliveira (Dr. Carlos E.M. Bicudo)
Ecologia de Rios e Lagos – 6 créditos. Os créditos foram homologados.

Doutoranda Gisele Carolina Marquardt (Dr. Carlos E.M. Bicudo)
Ecologia de Rios e Lagos – 6 créditos. Os créditos foram homologados.

Doutoranda Camila Correia de Araújo (Dra. M. Graça L. Wanderley)
Tópicos em sistemática, evolução e biogeografia – 4 créditos. Os créditos foram homologados.

3.6 Relatoria realizada Dra. Carla Ferragut sobre solicitação de Co-Orientação: sobre solicitação de co-orientação do Dr. Eduardo Morales na tese da doutoranda Pryscilla D. Almeida da Silva (Dra. Denise Bicudo). A relatoria foi favorável à co-orientação e a solicitação foi aprovada pelo CCPG.

3.6 Solicitação de Co-Orientação:]
Aloisio J. Fernandes Jr. - Doutorado (Dra. Gerleni L. Esteves) – Segue para relatoria da Dra. Inês Cordeiro.

3.7 Solicitação da Dra. Marisa Domingos:
Em atendimento às normas da CAPES, o CCPG aprovou a concessão de até mais 4 meses apos os prazos regulamentares para conclusão do mestrado\doutorado, para os casos de docentes que tiveram oficialmente a licença maternidade. Dessa forma, para atender as normas da CAPES a CPG (Comissão de Pós-graduação) terá que propor a devida alteração no regimento que retornará para análise na próxima reunião do CCPG. Ao fazer essa alteração, as alunas que desejarem se beneficiar dessa prorrogação deverão optar por este novo regimento em detrimento do anterior. Isso implica em acatar TODAS as exigências do novo regimento, em vigor desde o início de 2014, incluindo a exigência da apresentação de um aceite de artigo para a homologação do título.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Três novas bolsas doutorado recebidas da CAPES como ampliação da cota.
4.2 Os pedidos de solicitação do diploma podem ser feitos duas vezes por ano: em maio e outubro. Assim, quanto antes o aluno homologar o título no CCPG, mais rapidamente o aluno poderá solicitar o diploma à secretaria da pós-graduação. Além disso, a USP tem um prazo de até um ano para entregar o diploma, de acordo com regras internas da própria Universidade, o que independe da pós-graduação do IBt. Em casos de greve, como esta acontecendo atualmente na USP, esse prazo pode ser bem mais extenso.
ATENÇÃO: o pedido do diploma não é feito automaticamente após as defesas, cabendo aos alunos fazê-lo nos prazos estabelecidos. A taxa (R$ 90,0) é paga diretamente para a USP, sendo o comprovante exigido apenas para conferência da própria USP. A taxa é fixa e está inalterada a sete anos.


5. OUTROS ASSUNTOS.

5.1. Eleição para representação discente – Não houve inscrição voluntária, a pós incentiva que os orientadores conversem com seus alunos e incentivem a inscrição para acompanhamento das atividades e pelo risco de perda de representação.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de outubro de 2014.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sumula 133 Reunião CCPG

SÚMULA DA 133ª REUNIÃO  do  CCPG


PAUTA

1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 132a  REUNIÃO  ORDINÁRIA DO CCPG.


A ata foi enviada para os membros presentes à reunião corrigirem e será incluída na  pauta da próxima reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA



Solicitação de co-orientação de tese - Relatoria da Dra. Ines .
Solicitação de alteração no título de tese de Doutorado: Ana Livia Leite Negrão Ribeiro.
Bolsas de Doutorado.

3. PROCESSOS E DECISÕES        



3.1 Solicitação de composição de banca examinadora de exame de qualificação:
Marcelo Morena (Mestrado) – Dr. Marcos Aidar
Presidente: Catarina Carvalho Nielda (IBt)
Titular Interno: Silvia Ribeiro de Souza (IBt)
Titular Externo: Luciano Fresch (USP)
Suplente Interno: Regina de Moraes (IBt)
Suplente Externo: Marco Tine (IBt)
Outros nomes aprovados: Helenice Mercier e Mauro Marabesi


Paulo A. de Almeida Jr. (Mestrado) – Dr. José Marcos Barbosa
Presidente: Nelson Augusto dos Santos Jr. (IBt)
Titular Interno: Claudio Barbedo (IBt)
Titular Externo: Maurício Augusto Rodrigues (Fac. Integrada Cantareira)
Suplente Interno: Eduardo Luiz Martins Catarino (IBt)
Suplente Externo: Pablo Garcia Carrasco (In. São Judas Tadeu)
Outro nome aprovado: Marina Crestania Guardia


Cecilia H. Kano (Mestrado) – Dra. Mutue T. Fujii
Presidente: Nair Sumie Yokoia (IBt)
Titular Externo: Natalia Pirani Guilard (Um. Fed. ABC)
Titular Externo: Valeria Cassano (USP)
Suplente Interno: Andrea Tucci (IBt)
Suplente Externo: Silvia M.P.B. Guimarães (IBt)
Outro nome aprovado: Mariana Cabral de Oliveira


Mayra Jamas (Mestrado) – Dra. Mutue T. Fujii
Presidente: Andrea Tucci (IBt)
Titular Externo: Mariana Cabral de Oliveira~(USP)
Titular Externo: Daniela Milstein (IBt)
Suplente Interno: Nair Sumie (IBt)
Suplente Externo: Valéria Cassano (USP)
Outro nome aprovado: Natalia Pirani Guilard (Um. Fed. ABC)


Fulvio C. Parajara (Mestrado) –  Dr. Luiz Mauro Barbosa
Presidente: Rogerio Suzuki (IBt)
Titular Externo: Hilton Tadeu Zarati de Couto (ESALQ)
Titular Externo: Domingos Savio Rodrigues (IBt)
Suplente Interno: Nelson Augusto dos Santos Jr. (IBt)
Suplente Externo: Edson Paulo Chu (IBt)
Outro nome aprovado: José Carlos Casagrande (UFSCAR-Sorocaba)


Dimas M. do Carmo (Mestrado) – Dr. Denilson F. Peralta
Presidente: Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
Titular Externo: Sandra Regina Visnardi (IBt)
Titular Externo: Eliana Simabukuro (UFSCar)
Suplente Interno: Carla Ferragut (IBt)
Suplente Externo: Olga Yano (IBt)
Outros nomes aprovados: Jeferson Prado (IBt), Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara, Jussara Bordin


Karina G. da Silva (Mestrado) – Dr. Armando Tavares
Presidente: Maria Angela Machado de Carvalho (IBt)
Titular Externo: João Domingos Rodrigues (IBt)
Titular Externo: Marco Aurélio Silva Tiné (IBt)
Suplente Interno: Regina Maria de Moraes (IBt)
Suplente Externo: Glaucia Moraes Dias (IAC)
Outro nome aprovado: Helenice Mercier


Alessandra dos Santos (Doutorado) – Dr. Sergio Romaniuc
Presidente: Tarcisio Filgueiras (IBt)
Titular Externo: Fabio Pinheiro (UNESP-Rio Claro)
Titular Externo: Maria Beatriz Caruso (UNIFESP)
Suplente Interno: Rosangela Bianchini (IBt)
Suplente Externo: Lucia Rossi (IBt)
Outros nomes aprovados: Maria Cândida Henrique Mamede (IBt), Marilia Cristina Duarte


Gisela Pelissari (Doutorado) – Dr. Sergio Romaniuc
Presidente: Ines Cordeiro (IBt)
Titular Externo: Roseli Busanelli (IAC)
Titular Externo: Jeferson Prado (IBt)
Suplente Interno: Maria Cândida Herrique Mamede (IBt)
Suplente Externo: Maria Beatriz Caruso (UNIFESP)
Outros nomes aprovados: Lucia Rossi (IBt), Fabio Pinheiro (UNESP-Rio Claro)

ATENÇÃO: a Coordenação pede para os alunos/orientadores entrarem em contato com os membros de suas respectivas bancas e fecharem a data/horário da aula. Como a Tecnica Administrativa Shirlei está em licença, os alunos/orientadores devem ligar para o ramal 6040 e dar retorno sobre a data e horário o mais breve possível para que os locais possam ser definidos.


3.2 Solicitação de alteração no título de tese de Doutorado:
Carolina Brandão Coelho – orientador Dr. Luciano Esteves APROVADO

3.3 Solicitação de créditos em disciplina:
Cynthia Murakami – aluna da Dra. M. Claudia M. Young APROVADOS os 10 créditos solicitados.

3.4 Solicitação de co-orientação de tese:
Relatoria do Dr. Armando Tavares – tese de Debora Molizane (Dr. Claudio Barbedo) APROVADO
Relatoria da Dra. Carla Ferragut – tese de Stefano Zorzal de Almeida (Dra. Denise Bicudo) APROVADO

A Coordenação do Programa aproveita para lembrar os alunos e orientadores que é importante escolher um coorientador com um bom currículo, além de ser especialista na área, pois isso colabora com o melhor desenvolvimento do projeto e publicações em revistas de maior impacto.

 4. INFORMAÇÕES GERAIS

. Plataforma Sucupira


Manter o Curriculo Lattes atualizado e calcular o fator H.

. Pro-Equipamentos 2014


Foi aprovada a verba pró-equipamentos 2014 num montante de R$164 000,00.
Para o uso dessa verba, quatro solicitações de pesquisadores entraram em pauta e os mesmos decidiram pela compra de um único Aparelho de Cromatografia Líquida.
A Coordenação também ressalta que montará uma lista com todos os equipamentos comprados com verba da Pós-Graduação e disponibilizará no site do Programa, visto que esses esquipamentos são “multi-usuários”, ou seja, todos os alunos podem usar tais equipamentos.

. Workshop “Interações planta-ar-solo em ecossistemas antropizados”, 15-19/setembro/2014.


Responsável: Dra. Marisa Domingos
Inscrições gratuitas
Maiores informações no site do Programa

5. OUTROS ASSUNTOS.
     • Solicitação de co-orientação de tese. (Relatoria da Dra. Ines Cordeiro) – tese de Augusto Francener Nogueira Gonzaga (Dra. Maria Candida Henrique Mamede) APROVADO

• Solicitação de alteração no título de tese de Doutorado: Ana Livia Leite Negrão Ribeiro – orientadora Dra. Nair Sumie APROVADO

. Bolsas de doutorado para o segundo semestre de 2014


Serão liberadas quatro bolsas de doutorado para agosto de 2014.
Para contemplar os alunos, será montada uma nova comissão para avaliar os alunos interessados (segundo os critérios estabelecidos) que contará com a Coordenadora do Curso, o Representante dos Discentes (PVA) e o Representante dos Docentes (PAF).


6.  PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:   19 de agosto de 2014.