terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Sumula 151 reuniao CCPG

Súmula da 151ª Reunião do CCPG
26 de janeiro de 2016

1.                  LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 150ª da REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 150ª reunião do CCPG foi lida e aprovada pelos membros do Conselho.

2.                  INCLUSÕES DE PAUTA
Sem inclusões de pauta.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de Homologação de título de doutorado:

Flavia Maria Kazue Kurita - Dra. Vivian Tamaki: Documentação conferida – Título Homologado.

Ricardo Pedro Guazelli Rosário - Dr. Eduardo Catharino: Documentação conferida – Título Homologado.

3.2 Solicitação de composição de banca de doutorado:

Alessandra dos Santos – Dr. Sérgio Romaniuc Neto - Período sugerido: 24 de fevereiro de 2016.
Presidente: Sérgio Romaniuc Neto (IBt)
Titular Ext.: Roseli Buzanelli Torres (IAC)
Titular Ext.: André Luiz Gaglioti (UNESP - Botucatu)
Titular Int.: Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Titular Int.: Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente Ext.: Lucia Rossi (IBt)
Suplente Int.: Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Outros nomes aprovados: Renata Jimenez de Almeida Scabbia (UMC); Vidal de Freitas Mansano (JBRJ); Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário Municipal PMSP)

Aluisio José Fernandes Junior – Dra. Gerleni Esteves Lopes - Período sugerido: 29 de fevereiro de 2016.
Presidente: Fábio de Barros (IBt)
Titular Ext.: Fábio Pinheiro (UNICAMP)
Titular Int.: Inês Cordeiro (IBt)
Titular Int.: Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Titular Int.: Tarciso Filgueiras (IBt)
Suplente Int.: Maria Candida Henrique Mamede (IBt)
Suplente Ext.: Cintia Kameyama (IBt)

Ana Cristina Bolaños - Dra. Vera Bononi - Período sugerido: 15 a 19 de fevereiro de 2016.
Presidente: Vera Bononi (IBt)
Titular Ext.: Dácio Roberto Matheus (UFABC)
Titular Ext.: Margarida Pereira Fonseca (UnG)
Titular Int.: Iracema H. S. Crusius (IBt)
Titular Int.: Marcia Regina Braga (IBt)
Suplente Int.:  Carmem Lidia Zotarelli (IBt)
Suplente Ext.: Luce Maria Brandão Torres (IBt)
Outros nomes aprovados: Luciana Gimenes Jandelli (CEPEMA/USP); Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt).

Agusto Francener Nogeuria Gonzaga -  Dra. Maria Cândida Henrique Mamede - Período sugerido: 22 ou 25 de fevereiro de 2016.
Presidente Maria Cândida H. Mamede (IBt)
Titular Ext.: André Amorim (UESC)
Titular Ext.: Cintia Kameyama (IBt)
Titular Ext.: Renata Sebastiani (UFSCar)
Titular Int.: Inês Cordeiro (IBt)
Suplente Int.: Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente Ext.: Lucia Rossi (IBt)
Outro nome: Vinícius Castro Souza (ESALQ - USP)
Outro nome: Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP - Diadema)

Gabrielle Joanne Medeiros Araújo – Dr. Carlos Eduardo Bicudo - Período sugerido: 23 ou 26 de fevereiro de 2016.
Presidente: Carlos Eduardo Bicudo (IBt)
Titular Ext.: Mariângela Menezes (Museu Nacional - UFRJ)
Titular Ext.: Sandra Maria Alves da Silva (Museu de Ciências Naturais de Porto Alegre)
Titular Ext.: Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Titular Int.: Andréa Tucci (IBt)
Suplente Int.: Carla Ferragut (IBt)
Suplente Ext.: Marta Condé Lampareli (CETESB)
Outro nome aprovado: Maria Cristina Nordi (UNIFESP)

Gisela Pelissari – Dr. Sergio Romaniuc Neto - Período sugerido: 18 ou 19 de fevereiro de 2016.
Presidente: Sergio Romaniuc Neto (IBt)
Titular Ext.: Ricardo Jose Francischetti Garcia (Herbário Municipal PMSP)
Titular Ext.: Lucia Rossi (IBt)
Titular Int.: Inês Cordeiro (IBt)
Titular Int.: Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Suplente Int.: Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente Ext.: Renata Jimenez de Almeida Scabbia (UMC)
Outro nome aprovado: Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP - Diadema)

Lucineide Maria Santana – Dra. Carla Ferragut – Período sugerido: 19 de fevereiro de 2016.
Presidente: Carla Ferragut (IBt)
Titular Ext.: Luciane Oliveira Crossetti (UFRGS)
Titular Ext.: Raoul Henry (UNESP - Botucatu)
Titular Ext.: João Carlos Nabout (UEG)
Titular Int.: Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt)
Suplente Int.: Andréa Tucci (IBt)
Suplente Ext.: Décio Luís Semensatto Junior (UNIFESP - Diadema)
Outros nomes aprovados: Célia Leite Sant’Anna (IBt), Barbara Medeiros Fonseca (UCB), Eduardo Perreira Cabral Gomes (IBt).

Mauro Carpes Westphalen - Dra. Adriana de Melo Gugliotta - Período sugerido: 18 a 24 de fevereiro de 2016.
Presidente: Dra. Adriana de Melo Gugliotta (IBt)
Titular Ext.: Dr. Juliano Marcon Baltazar (UFSCar)
Titular Ext.: Dra. Margarida Pereira Fonseca (UNG)
Titular Int.: Dra.Vera Lúcia Ramos Bononi (IBt)
Titular Int.: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
Suplente Ext.: Vera Maria V. Vitali (IBt)
Suplente Int.: Carmem Lidia Zotarelli (IBt)
Outros nomes aprovados Dra. Iracemi H. S. Crucius (IBt); Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)

3.3 Solicitação de composição de banca para exame de qualificação de doutorado:

Gisele Carolina Marquardt – Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo Período: 29 de janeiro de 2016.
Presidente: Andréa Tucci (IBt)
Titular: Carla Ferragut (IBt)
Titular: Denilson Fernades Peralta (IBt)
Suplente: Carmem Lídia Amorim Pires Zotarelli (IBt)
Suplente: Iracemi H. S. Crucius (IBt)

3.4 Relatorias
Parecer do Dr. Armando Tavares sobre a solicitação de co-orientação da Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho na tese da aluna Leila Milena Diaz Camacho, orientanda da Dra. Marilia Gaspar:
Aprovado pelo Conselho.

Parecer da Dra. Carla Ferragut sobre solicitação de alteração no título da tese da aluna Julia Zardi Castro orientanda da Dra. Nair Sumie Yokoya:
Aprovado pelo Conselho.

3.5 Prorrogação de bolsa
Debora Manzano Molizane – Dr. Claudio Jose Barbedo.
            Aprovado pelo Conselho.
            Obs.: A aluna deve observar o regimento.

4.    INFORMAÇÕES GERAIS
4.1           Direitos autorais: Larissa Bernardino Moro – Dra. Iracema Helena S. Crusius
Será avaliado e a resposta será enviada diretamente ao interessado.

5.    OUTROS ASSUNTOS
5.1  Fator H dos docentes:
                   Lembrete aos docentes que devem atualizar o fator H no C.Lattes.


5.2  Relatório FAPESP:
                   Senhores orientadores: Alunos com bolsas FAPESP precisam entregar o parecer do relatório impresso para a PG assim que receberem.


6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de fevereiro de 2016.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Sumula 150 Reunião CCPG

Súmula da 150 Reunião do CCPG
15 de dezembro de 2015


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 149ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG

2. INCLUSÕES DE PAUTA
- Relatório de Acompanhamento –Edenise
- Relatoria de Mudança de Projeto – Fábio
- Coleta Capes - Célia

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de prorrogação de bolsa:
            Camila Pereira de Carvalho (Doutorado) – Dra. Catarina Carvalho Nievola, APROVADO, condicionado a um trabalho aceito para publicação na homologação do título.

3.2 Solicitação de Homologação de título:
Doutorado:
       Juliana Kuroiva Zerlin – Dra. Marilia Gaspar Mais, HOMOLOGADO - Documentação ok
       Marcelle Dafré Martinelli – Dra. Marisa Domingos, HOMOLOGADO - Documentação ok
       Rodrigo Sant’Ana Cabral – Dra Maria Claudia Marx Young, HOMOLOGADO - Documentação ok

            Mestrado:
            Tiago Luiz Vieira Silva – Dr. Fabio de Barros, HOMOLOGADO - Documentação ok

            3.3       Solicitação de alteração de título da dissertação:
                        Julia Zardi de Castro – Dra. Nair Sumie Yokoya, seguirá para relatoria da Dra. Carla Ferragut, tendo em vista que houve mudanças dos objetivos além do título.
           
            3.4       Solicitação de composição de banca de doutorado:
                        Ana Kelly Koch (Doutorado) – Orientador: Dr Fabio de Barros
                        Titulares: Paulo T. Sano (USP), Hermeson R. Panzarin (USP), Tarciso S. Filgueiras (IBt), Eric C. Smidt (UFPR)
                        Suplentes: Jeferson Prado (IBt), Sergio Romaniuc (IBt)
                        Outros nomes aprovados: Fabio Pinheiro (UNEP – Rio Claro), Lúcia Rossi (IBt); Maria Cândida H. Mamede (IBt).
                        Sugestão de data: 20 de janeiro.

            4. INFORMAÇÕES GERAIS
- Uso do sistema de informatização da PG: Todos os alunos de 2015 já estão com matrícula feita via sistema, e os aprovados no processo de seleção de 2016 já estão habilitados para seu uso; é importante que os professores e alunos adquiram o hábito de consultar sempre o sistema de informatização da PG; os procedimentos on line serão similares aos atualmente em vigor, sendo sempre necessário o aval do orientador, que deverá acessar o sistema e validar qualquer pedido feito pelo aluno;
- Modelo de tese/dissertação no site da PG: Dr. Fábio de Barros já finalizou o modelo que estará em breve disponibilizado no site;
- Proposta de modificação na aula de qualificação: foi instituída uma comissão para analisar propostas de modelos de qualificação para o Programa do Instituto;
- PNPD – bolsa pós doc: a PG possui uma bolsa de Pós-Doc Capes, Dra. Célia em consulta realizada a Capes foi comunicada que este ano não serão liberadas novas cotas, exceto para programas nível 6 e 7;
- Exemplares para banca tese/dissertação e na versão final a impressão poderá ser frente/verso: a PG incentiva os alunos e orientadores a adotar a impressão frente e verso dos exemplares, sempre que possível;
- Calendário reuniões do CCPG 2016: já foi divulgado via representantes e estará disponível no site da PG.
- Reunião do CCPG será dia 26 de janeiro/2016, entrega de documentos e exemplares da tese/dissertação, impreterivelmente deverá ser na sexta que antecede a reunião (22 de janeiro) já que na segunda, 25 de janeiro, será feriado na cidade de São Paulo;
-Período de matrícula 2016 será de 22 a 24 de fevereiro para os alunos regulares e 25 e 26 para alunos de outras IES;
-Recesso da PG:  23/12/2015 e retorno dia 04/01/2016.

                       
5. OUTROS ASSUNTOS
- Relatório de Acompanhamento – Edenise: 1 de fevereiro é a data para ser entregue o relatório científico de acompanhamento de projeto que deve vir acompanhado de uma avaliação do orientador. O modelo estará no site e deve ser entregue por e-mail e papel. O primeiro relatório deve ser entregue um ano após a matrícula;
- Relatoria de Mudança de Projeto – Fábio: O projeto da aluna Karina C. Barbosa passou por assessoria externa e relatoria do Dr. Fábio de Barros, a aluna e orientador foram contatados sobre as recomendações do assessor externo e já providenciaram as mudanças que julgaram necessárias. O relator recomendou a aprovação. APROVADO.
- Coleta Capes – Célia: o formulário do coleta CAPES dos alunos deve ser entregue até dia 18 de dezembro, somente on line e reflete a produção do aluno;
- A PG parabeniza os alunos que organizaram o Curso de Verão de Micologia para alunos de graduação e incentiva novas iniciativas como esta. O curso ocorrerá de 26 a 30 de janeiro/2016.

6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 26 de janeiro de 2016.


A comissão da PG deseja um ótimo final de ano com muitas comemorações de conquistas alcançadas e força para o ano que está chegando!!!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Sumula 149 Reuniao CCPG

Pauta da 149 Reunião do CCPG
17 de novembro de 2015

1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 148ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG

2. INCLUSÕES DE PAUTA

3.  PROCESSOS E DECISÕES
 3.1 Solicitação de composição de banca:
  Doutorado:
  Larissa Bernardino Moro – Dra. Iracema Helena S. Crusius
  (Item 3.2 -alteração do título da tese)
   Titular interno: Dra. Carmen L. Amorim Pires-Zotarelli
   Titular externo: Dra. Rosely Piccolo Grandi, Dr. André Rodrigues e Dra. Christiane Ceriani Aparecido
   Suplente interno: Dr. Denilson Fernandes Peralta 
   Suplente externo: Dra. Cleusa Maria Mantovanelo Lucon e Dra. Rosely Piccolo Grandi
   Outros nomes: Dra. Adriana de Mello Gugliotta e Dra. Vera V. Vitali

  Mestrado:
  Lívia Franco da Costa Dra. Denise de Campos Bicudo
  Titular interno: Dra. Andrea Tucci e Dr. Tarciso S. Filgueiras
  Suplente interno: Dra. Carla Ferragut 
  Suplente externo: Dra. Ilka Vercellina
  Outros nomes: Dra. Carmen Zottarelli

  Exame de Qualificação de Mestrado:
  Priscila Primo Andrade Silva – Dra. Vivian Tamaki
  Presidente: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho
  Titular interno: Dr. Marcos Aidar
  Titular externo: Dra. Cassia Ayumi Takahashi
  Suplente interno: Dra. Catarina Carvalho Nievola
  Suplente externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno
  Outros nomes: Dra. Silvia Ribeiro de Souza e Dr. Rogério Suzuki

3.2 Solicitação de alteração do título da dissertação de mestrado:
  Larissa Bernardino Moro- Dra. Iracema Helena S. Crusius
Aprovado

 3.3 Convalidação de créditos obtidos em disciplina cursada em outra IES:
  Sarah Cristina de Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia A. P. Zottarelli
   Sistemática Molecular (USP) – Aprovados 4 créditos
   Redação de artigos acadêmicos em inglês para brasileiros(FATEC) – Não aprovado
  Vitória de Carvalho – Dra. Catarina Nievola Carvalho
   Enzimologia Vegetal (Unicamp) - Aprovados 8 créditos
  Fernanda Hurbath Pita Brandão- Dra. Inês Cordeiro
   Filogeografia (USP) – Aprovados 4 créditos

 3.4- Inclusão de co-orientador: Leila Milena Diaz Camacho- Dra. Marilia Gaspar, para inclusão da Dra. Maria Angela Machado de Carvalho na reunião anterior faltou apresentar o Lattes e carta de aceite da co-orientadora.
    Encaminhado para relatoria de Dr. Armando Reis Tavares

        4. INFORMAÇÕES GERAIS
  Reforçar junto aos representantes que os alunos retirem os documentos solicitados na secretaria da PG
   Alunos retirem os documentos solicitados na pós-graduação

   5. OUTROS ASSUNTOS


 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de dezembro de 2015.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Sumula 148 Reunião CCPG

Súmula da 148ª Reunião do CCPG


Súmula da 148ª Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 20 de outubro de 2015 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 147a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Aprovada.

2.      INCLUSÕES DE PAUTA
Verba PROAP
Reformulação do Exame de Qualificação
Solicitação de banca de qualificação e doutorado e mudança de título de tese

3.   PROCESSOS E DECISÕES
                   
            3.1 Homologação de Título:
                        Doutorado:
                        Valéria Augusta Garcia – Dr. Cláudio José Barbedo
                        Documentos entregues, título  homologado.
                       
                        Cátia Takeuchi – Dra. Gerleni Lopes Esteves
                        Documentos entregues, título homologado.

                        Mestrado:

                        Paulo Alves de Almeida Junior – Dr. José Marcos Barbosa
                        Documentos entregues, título homologado.
                                                          
                        Cecília Hissami Kano – Dra Mutue Toyota Fuji
                       Documentos entregues, título homologado.

                        Daiane Salete Broch Mignoni – Dra. Marcia Regina Braga
                        Documentos entregues, título homologado.
                       
                        Leonardo Kenji Fujita – Dra. Marisa Domingos
                        Documentos entregues, título homologado.
                       
                        Jessica Cristina Cassimiro – Dra. Regina Maria de Moraes
                        Documentos entregues, título homologado.
                       
                        Marcelo Morena – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar
                        Documentos entregues, título homologado.

3.2   Solicitação de alteração do título da dissertação de mestrado:

            Leila Milena Diaz Camacho – Dra. Marilia Gaspar
Solicitação aprovada, coordenação entrará em contato com orientadora sobre o pedido de oficialização de co-orientação.
                       
                       
Livia Franco da Rocha Costa – Dra. Denise de Campos Bicudo
Solicitação aprovada

Simone Wengrat (alteração de Título e prorrogação do prazo de entrega) – Dra. Denise de Campos Bicudo            
Não houve necessidade de mudança do título, uma vez que o original é igual ao que foi solicitado. Foi aprovada a prorrogação de um mês para entrega da tese (fevereiro de 2016), entretando a defesa deverá ser realizada até o dia 29 deste mesmo mês.
           
            3.3   Convalidação de créditos obtidos em disciplina cursada em outra IES :
                        Viviana Motato Vásquez – Dra. Adriana de Mello Gugliotta        
                        Créditos convalidados.
                       
            4. INFORMAÇÕES GERAIS

                Agradecimentos aos representantes que saem e boa vinda aos novos.
                 Alunos: retirar na Secretaria os documentos solicitados e os diplomas prontos.


        5. OUTROS ASSUNTOS

       Verba PROAP: Como já foi divulgado, apenas 25% da verba original foi aprovada para nosso programa (R$ 27.000,00), entretanto ainda falta firmar convênio entre a CAPES e a Secretaria do Meio Ambiente para que possamos utilizá-la.
      
Reformulação do exame de qualificação: Será instituída uma comissão composta por 3 docentes (PVA, PFA e Pós-graduação) e 2 alunos (PAF e PVA) para estabelecer as novas regras do exame de qualificação.

            A mudança de título e formação de banca de doutorado solicitada pela aluna Larissa Bernardino Moro deverá ser apreciada na próxima reunião da CCPG.
                  



 6.  PRÓXIMAREUNIÃO DO CCPG:  17 de novembro de 2015.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Sumula 147 Reunião CCPG

Súmula da 147 Reunião do CCPG
15 de setembro de 2015


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 146ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
Adiado para a próxima reunião.

2.      INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Informações sobre bolsas de alunos CAPES – Doutorado;
2.2. Resultado para representantes dos discentes;
2.3. Verba Proap.

      3.   PROCESSOS E DECISÕES

              3.1 Solicitação de composição de banca para doutorado:
                        Evandro Alves Vieira – Dra Marcia Braga
Titulares: Helenice Mercier (USP); Sergio T. Meirelles  (USP-IB); Catarina C. Nievola (IBt), Regina M. de Moraes (IBt)
Suplente  externo: Luciano Freschi (USP)
Suplente interno: Armando Tavares (IBt)
Outros nomes aprovados: Maria das Graças L. Wanderley (IBt);  Marila Gaspar Mais (IBt).
Período: 29 de setembro 13:30.


            3.2 Homologação de Título:
                        Doutorado: HOMOLOGADOS
                        Ana Paula L. Dias – Dra. Marisa Domingos
                       
                        Mestrado: HOMOLOGADOS
                        Cynthia Lebrão A. Pires – Dra. Cynthia Luz
                        Simone Alves de Oliveira – Dr. Carlos Bicudo
                        Marco Aurelio M.G. Torres – Dra. M. Tereza Gromboni
                           Fernanda Zaninette – Dra. Rita de Cássia L.F. Ribeiro
                           Jonatas M.C. de Souza – Dra. Nair S. Yokoya
                           Camila Moura Santos Dra. Edenise Segala Alves
                           Mayra Jamas – Dra. Mutue T. Fujii
                           Laura Benitez Bosco – Dra. Cinthia Luz
                       
                        NÃO HOMOLOGADO
Cecília Kano – Dra. Mutue T. Fujii – NÃO HOMOLOGADO, pois faltou o comprovante de submissão de artigo; o prazo da aluna para entrega de todos os documentos  é até dia 28 de setembro, portanto,  seu pedido entrará na próxima reunião.

4.      INFORMAÇÕES GERAIS
4.1 Avaliação dos programas: Será realizada reunião com docentes e discentes no dia 24 de setembro as 14:00 no anfiteatro sobre os critérios de avaliação dos programas no quadriênio 2013-2016. Esta reunião tem objetivo de informar a todos os assuntos tratados na reunião da CAPES com os coordenadores da área de Biodiversidade, em Brasília, nos dias 6-7 de agosto/15.

 
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1. Informações sobre bolsas de alunos CAPES e a verba PROAP: haverá apenas 25% do valor disponível e,  sempre que for possível, a prioridade será para alunos CAPES;
5.2. Resultado para representantes dos docentes: Foi relatado pela representante Cinthia Murakami o processo de eleição e avaliação do período, bem como a apresentação dos novos representantes: PAF: Ricardo Matheus Pires (Micologia, titular) e Beatriz Brunelli (Ficologia, suplente) e PVA: Vitor Hugo Melo Almeira (Fsiologia e Bioquimica, titular) e Jonathan H. da Silva (Anatomia, suplente);
5.3. A Plataforma Sucupira agora está aberta para preenchimento gradual durante todo o ano e, em 2015, o preenchimento já teve inicio em agosto com importação de dados do Lattes. Mais uma vez, a coordenação solicita encarecidamente que todos mantenham o Lattes atualizado!!!!


 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 20 de outubro de 2015.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Sumula 146 Reuniao CCPG

Pauta da 146 Reunião do CCPG
18 de agosto de 2015


1.     LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 145ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG

2.     INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Parecer  da relatoria em projeto da aluna Sonia Aragaki.
2.2. Solicitação de mudança projeto da aluna Karina C. Barbosa

3.             PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de alteração em projetos de dissertação:
Valeria Leobina– Dra. Cynthia Luz – Sem alterações nos objetivos e metodologia - APROVADO
Alex Almeida Alcantara – Dra. Adriana Gugliotta – Seguirá para relatoria sendo o resultado discutido diretamente com o orientador.

3.2 Solicitação de co-orientação e inclusão de novo objetivo em projeto de doutorado:
Marcela C. Boro - Dra. Carmen Zottarelli – Seguirá para relatoria sendo o resultado  discutido diretamente com o orientador.

3.3 Solicitação de validação de créditos em disciplinas cursadas em outra IES:
Luciana Mollo – Dra Catarina Nievola – APROVADOS 8 créditos.

Stefano Zorzal de Almeida – Dra. Denise Bicudo – APROVADOS 10 créditos.

3.4 Homologação de Título de Doutorado:
Eunice R. Batista – Dra. Marcia R. Braga – APROVADO.

4.     INFORMAÇÕES GERAIS
Coleta 2015: manter o Lattes ATUALIZADO. Obs: Não esquecer de parecer em revistas e agências de fomento;

Reunião CAPES em Brasília: informações serão repassadas aos docentes/discentes em reunião em  setembro e todos serão avisados com antecedência sobre a data e horário. Importante a participação, pois o tema da reunião será concentrado nos critérios para avalição dos programas da área de Biodiversidade no quadriênio 2013-2016.

Informatização da PG: todos precisam criar o hábito de consultar o site; para a turma de 2015 em diante tudo será feito online!

Bolsas de doutorado do Programa:  três bolsas para serem implementadas, estas foram distribuídas para os três alunos que fizeram matrícula.

5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Projeto da aluna Sonia Aragaki que foi para relatoria: após as devidas alterações, a nova versão foi aprovada;

5.2. Solicitação de mudança de projeto da aluna Karina C. Barbosa – Seguirá para relatoria sendo o resultado discutido diretamente com orientador.

5.3. Os períodos de atuação dos representantes dos Discentes dos Docentes no CCPG está no final, por favor pensar em nomes para estas funções.


6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG:  15 de setembro de 2015.