terça-feira, 19 de julho de 2016

Sumula 157 Reuniao da CCPG

Súmula 157ª Reunião do CCPG

1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 155ª e 156ª REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG à Ata da 155ª Reunião lida e assinada. A leitura da 156ª Reunião será realizada no próximo CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Verba PROAP
2.2 Senha para o Sistema da PG para alunos antigos

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de tese de doutorado
Lucineide Maria Santana – Dra. Carla  Ferragut à Documentos conferidos e homologação aprovada.
Simone Wengrat – Dra, Denise de Campos Bicudo à Documentos conferidos e homologação aprovada.
Gabrielle Joanne Medeiros Araújo – Dr. Carlos Eduardo Bicudo à Documentos conferidos e homologação aprovada.

3.2 Homologação de título de mestrado
Camila Correia de Araujo – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley à Documentos conferidos e homologação aprovada. 
Solange Eulália Brandão – Dra. Marisa Domingos à Documentos conferidos e homologação aprovada.

3.3 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Doutorado:
Karina Cavalheiro Barbosa – Dr. Eduardo Martins Catharino
Banca aprovada para o dia: 29-31/08 (obrigatório que seja em Agosto)
Presidente: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Tint: Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Tex: Dr. Wesley Rodrigues Silva (UNICAMP)
Sint: Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini (IBt)
Sex: Dr. José Carlos Casagrande (UFSCAR)
Outros nomes: Dra. Maria Margarida Fiuza de Melo (IBt)

Rodrigo Fazani Esteves Sanches – Dr. Emerson Alves da Silva
Banca aprovada para o dia: 23-25/08
Presidente: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho (IBt)
Tex: Dr. Mauro Alexandre Marabesi (UNICAMP)
Tex: Dr. Danilo da Cruz Centeno  (UFABC)
Sint: Dra. Armando Reis Tavares (IBt)
Sex: Dra. Vanessa Fátima de Oliveira (Universidade de Mogi das Cruzes)
Outros nomes: Dra. Marília Gaspar (IBt); Dra. Marcia Regina Braga (IBt)



Otávio Luís Marques da Silva – Dra. Inês Cordeiro
Banca aprovada para o dia: 22-26/08
Presidente: Dra. Maria Candida Henrique Mamede (IBt)
Tex: Dra. Lucia Garcez Lohmann (USP)
Tex: Dr. Lucia Rossi (IBt)
Sint: Dra. Rosângela Simão-Bianchini (IBt)
Sex: Dra. Ana Rita Simões (IBt)
Outros nomes: Dr. Jefferson Prado (IBt); Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP); Dra. Marília Cristina Duarte (Universidade de Mogi das Cruzes)

Emanuela de Oliveira Joaquim – Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho
Banca aprovada para o dia: 08-12/08
Presidente: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Tex: Dr. Eduardo Purgatto (USP)
Tex: Dra. Aline Andrea Cavalari Corete (UNIFESP)
Sint: Dr. Emerson Alves da Silva (IBt)
Sex: Dra. Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna (USP)
Outros nomes: Dra. Marcia Regina Braga (IBt)

Ana Margarita Loaiza Restano – Dr.Carlos Eduardo Bicudo
Banca aprovada para o dia: 12-16/09
Presidente: Dra. Andreia Tucci (IBt)
Tex: Dra. Cristina Nordi (UNIFESP)
Tex: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Sint: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Sex: Dra. Marta Conde Lamparelli (CETESB)
Outros nomes: Yuka Schinkariol Vercellino (Centro Universitário São Camilo)

3.4 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Mestrado:
Adenilsa Aparecida Rodrigues Lima – Dra. Rosangela Simão Bianchini
Banca aprovada para o dia: 11-19/08
Presidente: Dra. Ines Cordeiro  (IBt)
Tint: Dr. Tarciso de Souza Filgueiras (IBt)
Tex: Dr. Paulo Affonso (UNISA)
Sint: Dra. Sergio Romaniuc Neto (IBt)
Sex: Dra. Cinthia Vieira da Silva (UNICID)
Outros nomes: Dra. Fatima Otavina de Souza Buturi (UNIP); Dra. Ana Rita Simões (IBt)

Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fábio de Barros
Banca aprovada para o dia: 18/08
Presidente: Dra. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Tex: Dra. Lucia Rossi (IBt)
Tex: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP)
Sint: Dr. Tarciso de Souza Filgueiras (IBt)
Sex: Dr. Leonardo Ramos Seixas Guimarães
Outros nomes: Dra. Inês Cordeiro (IBt)




Michele Silva – Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini
Banca aprovada para o dia: 05/08 – 9h
Presidente: Dra. Marcia Regina Braga (IBt)
Tint: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Tex: Dra. Vanessa Oliveira (Universidade de Mogi das Cruzes)
Sint: Dr. Eduardo Pereira Gomes Cabral (IBt)
Sex: Dr. Edison Paulo Chu (IBt)

Vitor Hugo Melo de Almeida – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar
Banca aprovada para o dia: 25/08 – 14h
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Tint: Dra. Catarina Nievola (IBt)
Tex: Dr. Tomas Ferreira Domingues (USP)
Sint: Dr. Armando Tavares (IBt)
Sex: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt)

Jonathan Henrique da Silva – Dra Edenise Segala Alves
Banca aprovada para o dia: 23/08 – 14h
Presidente: Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)
Tex: Dra. Poliana Ramos Cardoso (UFABC)
Tex: Dra. Mizue Kirizawa (IBt)
Sint: Dr. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Sex: Dra. Diego Demarco (USP)
Outros nomes: Dra. Lucia Rossi (IBt); Edison Paulo Chu (IBt)

Beleta Baby de Lima – Dra. Edenise Segala Alves
Banca aprovada para o dia: 11/08 – 9:30h
Presidente: Dra. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Tex: Dra. Miguel Luiz Menezes Freitas (IF)
Tex: Dra. Agnes Elisete Lucci (IBt)
Sint: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Sex: Dr. Israel Luis de Lima (IF)
Outros nomes: Dra.Adriana Hissae Hayachi (IBt)

Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes
Banca aprovada para o dia: 15-19/08
Presidente: Dr. Eduardo Luis Martins Catarino (IBt)
Tex: Dra. Maria Margarida Fiuza de Melo (IBt)
Tex: Dra. Natalia Macedo Ivanauskas (IF)
Sint: Dr. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Sex: Dr. Vania Maria Pivelo (USP)
Outros nomes: Dr. Ricardo Francischetti Garcia (Prefeitura SP)


3.5 Solicitação de alteração de título do projeto:
A CCPG ressalta que aluno deve solicitar a alteração com antecedência ao pedido de banca.
Giovanna Boccuzzi (MS)– Dra. Marisa Domingos à Alteração aprovada.
Stéfano Zorzal (DR) – Dra. Denise de Campos Bicudoà Alteração aprovada.
Ana Clara Ferreira Baptista de Araújo (MS) – Dr. Claudio José Barbedo à Alteração aprovada.
Jonathan Henrique da Silva (MS) – Dra. Edenise Segala Alves à Alteração aprovada.

3.6 Solicitação de alteração no projeto e no título:
Fábio Fernandes Carvalho (MS) – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar à Solicitação encaminhado a relatoria da Dra. Regina Maria de Moraes.
Vitor Hugo Melo de Almeida (MS) – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar à Solicitação encaminhado a relatoria do Dr. Armando Reis Tavares.
Francine Faia Fernandes – Dra. Marisa Domingos Aidar à Solicitação encaminhadas a relatoria da Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini.
                       
3.7 Relatorias:
3.7.1 Solicitação de alteração no projeto, título e oficializar co-orientação:
Samantha Borges Faustino – Dra. Denise de Campos Bicudo, relatoria da Dra, Carla Ferragut:
Solicita oficializar a co-orientação do Prof. Dr. Paulo de Oliveira à Relatoria lida e solicitação do novo projeto e co-orientação aprovados.

3.7.2 Disciplinas propostas:
 Dr. Claudio José Barbedo, disciplina – “Análise de Sementes- técnicas laboratoriais novas e tradicionais” à Relatoria aprovada.

Dra. Marisa Domingos, disciplina – “ Interface Atmosfera-Planta-Solo em Ecossistemas Terrestres Antropizados”à Responsável removeu o pedido.

3.8 Solicitação de co-orientação:
Otávio Luís Marques da Silva (DR)- Dra. Inês Cordeiro
Solicita oficializar a co-orientação do Prof.  Dr. Pedro Dias de Oliveira à Solicitação aprovada.

Francine Faia Fernandes – Dra. Marisa Domingos Aidar
Solicita oficializar a co-orientação da Profª Dra. Poliana Ramos Cardoso à Solicitação encaminhadas a relatoria da Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini.

3.9 Convalidação dos créditos em disciplinas de outra IES:
Debora Manzano Molizane (DR) – Dr. Claudio José Barbedo (2 disciplinas) à Convalidação aprovada (4 créditos, pois já possui 8 créditos aprovados em outra disciplina anteriormente)

Priscila Primo Andrade (MS) – Dra Vivian Tamaki à Convalidação aprovada (8 créditos).

3.10 Convalidação de Título
A CCPG ressalta que a convalidação de título de alunos egressos é realizada somente pelo sistema. Alunos que fizeram mestrado em outra IES deverão fazer a solicitação pelo sistema e enviar documentação pertinente em papel na secretaria (histórico escolar e diploma).

Mayara Ribeiro Cassartelli – Dra. Carla Ferragut à Convalidação de título aprovada.

3.11 Curso/ Workshop
“Sistemática Filogenética: princípios e tendências” – Prof. André Olmos Simões, proposta que a disciplina ocorra entre 31/10 a 04/11/2016, regime condensado, total 45hs (ementa 40 hs) Equivalendo a 3 créditos. à Aprovado. Para os alunos matriculados no programa o curso será gratuito. Demais interessados, deverão tratar com a SBSP.
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Relatório de acompanhamento: período de entrega à Alunos que se matricularam em 2ª semestre devem entregar o relatório da bolsa do programa até o dia 01/08/2016.

4.2 Bolsa CAPES doutorado sanduíche à Alunos de doutorado do programa, interessados em pleitear a bolsa CAPES de doutorado-sanduíche, devem entrar no site da CAPES para verificar os requisitos e enviar à coordenação uma manifestação de interesse para o e-mail da PG (até 16/08/2016).

4.3 Mudança no Exame de Qualificação para doutorado à Mudança nas regras será atualizada no regimento e passará a valer para as turmas ingressantes em 2017. Representantes discentes na comissão de mudança no EQ: Jonathan H. Da Silva (Anatomia, PVA) e Beatriz Brunelli (Ficologia, PAF).

4.4 A PG pede atenção para que os orientadores e alunos matriculados realizem todas as solicitações somente via sistema à Alunos devem testar o Sistema e as dificuldades encontradas podem ser encaminhadas à Dra. Edenise Segala ou Dra. Carla Ferragut.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Verba PROAP/2016 foi reduzida em relação aos anos anteriores, mas está disponível.

5.2 As senhas para o Sistema da PG dos alunos antigos serão fornecidas a tempo da rematrícula do 2º semestre/2016.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de agosto de 2016.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

COMUNICADO - Relatórios Discente

Caros Representantes


Favor avisar discentes e docentes que o relatório de acompanhamento, para alunos matriculados em julho de anos anteriores, deve ser entregue na secretaria da PG , na forma impressa, ate 01 de agosto de 2016. O modelo de relatório para o discente e o formulário de avaliação para o docente encontram-se no site da PG em Mural Virtual. 
Lembramos a todos que os relatórios sempre são entregues 12 meses apos a matricula  e que alunos de MS entregam, ao longo dos 26 meses,  um relatório e alunos de doutorado, ao longo dos 48 meses, três relatórios. Bolsistas FAPESP encaminham apenas o parecer do assessor, nas suas respectivas datas.  Alunos com vinculo empregatício também devem entregar o relatório de acompanhamento.
Att
Coordenação Geral

terça-feira, 14 de junho de 2016

Sumula 156 Reunião CPG

Súmula da 156ª Reunião do CCPG - 14 de junho de 2016

1.      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 155ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 155ª reunião do CCPG será lida e aprovada na próxima reunião pelos membros do Conselho.

2.      INCLUSÕES DE PAUTA
2.1  Proposta de uma nova disciplina - Dra. Marisa Domingos → Enviada para relatoria do Dr. Marcos Aidar.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1  Homologação de tese de doutorado
Gisela Pelissari - Dr. Sergio Romaniuc Neto: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.

3.2  Homologação de título de mestrado
Josiane Valéria Bison - Dra. Silvia Ribeiro de Souza: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.

3.3 Solicitação de composição de banca de Doutorado:
Stéfano Zorzal de Almeida - Dra. Denise de Campos Bicudo para entregou a tese.
Titulares: Tadeu Siqueira de Barros (Unesp-Rio Claro), Décio Luis Semensatto Jr. (Unifesp-Diadema), Raoul Henry (Unesp-Botucatu), Carla Ferragut (IBt)
Suplentes: Marta Lamparelli (CETESB), Andréa Tucci (IBt)
Outros nomes aprovados: Clóvis do Carmo (Instituto de Pesca)
Data sugerida: 27 de julho de 2016

3.4 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Doutorado:
Marcela Castilho Boro – Dra. Carmen L. A. Pires Zottarelli
Titulares: Iracema Helena Schoenlein-Crusius (IBt), Nair Sumie Yokoya (IBt), Christiane Ceriani Aparecido (Instituto Biológico)
Suplentes: Adriana de Mello Gugliotta (IBt), Vera Maria Valle Vitali (IBt)
Outros nomes aprovados: Mutue Toyota Fujii (IBt), Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)
Data sugerida: 25-29 de julho de 2016

3.5 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Mestrado:
Debora Pinheiro de Oliveira – Dra. Silvia Ribeiro de Souza
Titulares: Catarina de Carvalho Niévola (IBt), Debora Iara Alves Cursino dos Santos (USP), Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Suplentes: Regina Maria de Moraes (IBt), Poliana Ramos Cardoso (UFABC)
Outros nomes aprovados: Douglas Silva Domingues (Unesp-Rio Claro)
Data sugerida: 4-8 de julho de 2016

Vanessa Palermo Bolsoni – Dra. Silvia Ribeiro de Souza
Titulares: Emerson Alves da Silva (IBt), Adalgiza Fornaro (IAG-USP), Mirian Cilene Rinaldi (IBt)
Suplentes: Regina Maria de Moraes (IBt), Thiago Nogueira (USP)
Outros nomes aprovados: Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Data sugerida: 4-8 de julho de 2016.


3.6 Solicitação de alteração do projeto da tese:
Samantha Borges Faustino - Dra. Denise de Campos Bicudo → Encaminhado para relatoria.

3.7 Solicitação de co-orientação:
Samantha Borges Faustino - Dra. Denise de Campos Bicudo → Essa solicitação será discutida na próxima reunião do Conselho, pois o projeto foi enviado para a relatoria.

4.      INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Nova disciplina proposta pelo Dr. Claudio José Barbedo → Recebeu parecer favorável por parte da relatoria, porém, ainda está em discussão e será analisada na próxima CCPG.

5.      OUTROS ASSUNTOS
A PG pede atenção para que os orientadores e alunos matriculados a partir de 2015 realizem todas as solicitações somente via sistema.

O modelo de Teses e dissertações já está disponível no site, a PG pede para que orientadores e alunos sigam esse modelo.

6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 19 de julho de 2016.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Sumula 155 Reunião CPG

Súmula da 155ª Reunião do CCPG - 17 de maio de 2016

1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 153ª e  154ª  REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Atas das reuniões 153 e 154 foram lidas e aprovadas pelos membros do Conselho.

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

2.1. Informações sobre o Curso que está sendo organizado pela PVA
2.2. Modelo de tese e dissertação, já estarão disponíveis no site.

      3.   PROCESSOS E DECISÕES
            3.1 Solicitação de Homologação de título de doutorado:
            Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – Dra. Nair Sumie Yokoya: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Alessandra dos Santos – Dr. Sérgio Romaniuc Neto: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.

            3.2   Solicitação de Homologação de título de mestrado:
Vera Lygia El Id – Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Fernanda Satori Petrongari – Dra. Rosangela Simão Bianchini: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Livia Franco da Costa – Dra. Denise de Campos Bicudo: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Marcela Regina Gonçalves da Silva Engela – Dra. Marisa Domingos: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Victória de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Nievola: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Sarah Cristina de Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
            Krysna Stephanny de Morais Ferreira – dr. Carlos Eduardo de Matos Bicudo: APROVADO, DOCUMENTAÇÃO OK.
           
            3.3   Solicitação de composição de banca de Doutorado:
            Leila Milena Diaz Camacho – Dra. Marilia Gaspar
                        Titulares: Elizabeth Ann Veasey (ESALQ), Sonia Cristina da Silva Andrade (USP), Alessandro Alves Pereira (APTA), Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)
                        Suplentes: Fabio de Matos Alves (Unicamp), Fabio de Barros (IBt)
                        Outros nomes aprovados: Glyn Mara Figueira (Unicamp)
                        Data sugerida: 17 de junho de 2016 às 9h

            Roseli Betoni Bragante – Dra. Rita de Cassia Leone Figueiredo Ribeiro
                        Titulares: Antônio Salatino (USP), Marina Câmara Mattos Martins Soldi (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Marcia Regina Braga (IBt), Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
                        Suplentes: João Nakagawa (Unesp-Botucatu), Marilia Gaspar Mais (IBt)
                        Outros nomes aprovados: Marina C. Guardia (IBt)
                        Data sugerida: 10 de unho de 2016

            3.4       Solicitação de composição de banca de mestrado:          
            Marcia Regina Oliveira Santos – Dr. Claudio José Barbedo
                        Titulares: Fatima Conceição Márquez Piña-Rodrigues (UFSCAR-Sorocaba), Edmir Vicente Lamarca (Universidade Anhanguera/Universidade Ibirapuera)
                        Suplentes: João Paulo Naldi Silva (UFABC), Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
                        Outros nomes aprovados: Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), José Marcos Barbosa (IBt)
                        Data sugerida: 31 de maio de 2016
                        Observações: Devido a alguns problemas existentes na versão da dissertação entregue para a defesa, a CPG entrará em contato com a aluna e o orientador para acertos.

            3.5       Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Mestrado:
            Giovanna Boccuzzi – Dra. Marisa Domingos
                        Titulares: Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt), Wellington Braz Carvalho Delitti (USP), Mirian Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
                        Suplentes: Regina Maria de Moraes (IBt), Alexandre Adalardo de Oliveira (USP)
                        Outros nomes aprovados: Adriana Maria Zanforlin Martini (USP)
                        Data sugerida: 27 e 30 de junho de 2016

            3.6   Solicitação de alteração no título da tese:
            Cibelle Ferreira Françoso – Dra. Claudio José Barbedo - Aprovada pelo Conselho. A CPG entrará em contato com a aluna e o orientador para sanar algumas dúvidas quanto ao novo título proposto.
             
4.      INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Credenciamento de disciplina proposta pelo Dr. Claudio José Barbedo – Enviado para relatoria da Dra. Marcia Regina Braga (IBt).

4.2    E-mail institucional para os alunos - O e-mail institucional é exclusivo de funcionários públicos.

4.3 Proposta de mudança no exame de qualificação de doutorado - Foi discutida pelos membros da Pós-Graduação e, na próxima reunião do conselho (14 de junho), será finalizado e apresentado o documento final.

5.      OUTROS ASSUNTOS
5.1 Não publicação dos dados → Quando solicitado, a não divulgação da tese/dissertação em formato PDF no site do IBt e seu envio para a CAPES tem prazo de um ano; este prazo pode ser prorrogado por mais um ano. Passado esse período, caso não haja nova solicitação por parte do orientador a tese/dissertação será divulgada no site da PG e enviada à CAPES.

5.2 Processos de solicitação → Alunos matriculados a partir de 2015 devem fazer todas as solicitações à secretaria e CPG SOMENTE via sistema da PG (SisPGIBt).

Foto para divulgação da tese ou dissertação no site → Não é obrigatório e fica a critério do discente e seu orientador.

6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 de junho de 2016.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Sumula 154 Reunião CPG

Súmula da 154 ª  Reunião do CCPG
19 de abril de 2016


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 153ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
 Será feita na próxima reunião.

2.     INCLUSÕES DE PAUTA
A)    Solicitação de e-mail institucional para os alunos: os alunos solicitaram um e-mail institucional pois estão tendo problemas para se cadastrar em bases como ResearchGate, Scopus e Google Acadêmico. Os e-mails institucionais dos pesquisadores e funcionários de apoio são fornecidos pelo Governo do Estado. Edenise ficou de verificar com o Núcleo de Informática do IBt se existe possibilidade de atender essa demanda.
B)    Curso de Férias ministrado pelos alunos: os representantes dos discentes comunicaram que os alunos de PVA estão organizando um novo curso de férias, teórico-prático, que aborde diferentes aspectos de plantas vasculares (taxonomia, ecologia, fisiologia, etc). Um cronograma inicial já foi proposto. Discentes interessados em colaborar, entrar em contato com os representantes.

      3. PROCESSOS E DECISÕES
           
            3.1 Solicitação de co-orientação de tese do aluno Athos R. da Silva: relatoria do Dr. Armando Tavares –
            A relatoria é favorável e recomenda que a co-orientação seja aprovada.
Solicitação de co-orientação - Aprovada


3.2 Solicitação de Homologação de título:
Doutorado: Aloisio J. Fernandes Junior – Dra. Gerleni L. Esteves
Documentos todos entregues de acordo – Título Homologado
           
            Mestrado: Danilo Reis Gonçalves – Dra. Carmen L.A.P. Zottarelli
Documentos todos entregues de acordo – Título Homologado


            3.3      Solicitação de composição da banca para Exame de Qualificação:
                       
                        Beatriz B. de Souza– Dra. Mutue T. Fujii  - Data: 03/06/2016
                                   Presidente: Dra. Andréa Tucci - IBt
                        Titular Externo: Dra. Yocie Yoneshique Valentin – UFRJ
                        Titular Externo: Dra. Valéria Cassano - IB – USP
                        Suplente Interno: Dr. Denilson Peralta – IBt
                        Suplente Externo: Silvia Maria Pitta de Beauclair Guimarães - IBt

             
            4. INFORMAÇÕES GERAIS
                        - Uso do sistema de informatização da PG: a PG solicita que os docentes adquiram o hábito de acessar o sistema da PG para verificar informações sobre disciplinas, prazos, questões sobre os alunos, etc. Na segunda fase de implantação do sistema de informatização da PG, os docentes e discentes receberão mensagens em seu e-mai.
                       
                        - Saída da Marcia Ângelo da PG: a partir de abril/2016       
                       
                        - Proposta de modificação da aula de qualificação de DR: a comissão composta pelos professores e alunos Fábio de Barros, Mutue, Claudio Barbedo, Jonathan e Ricardo, está trabalhando para encaminhar uma proposta para a próxima reunião do conselho. 

                        - Bolsa Doutorado CNPq disponível: uma bolsa estará disponível a partir de 1º de maio. Os docentes que tiverem alunos egressos, com o título homologado, e com possibilidade para efetuar a matricula no doutorado, a PG solicita que enviem o Projeto até 20 de maio para avaliação. A matrícula e a implementação da bolsa serão feitas em junho.

              - Solicitação de convalidação de créditos em outra IES: a solicitação de créditos de outras IES só é válida para o período em que o aluno está matriculado no programa, para disciplinas cursadas a partir da primeira matricula na PGIBt.

              - Solicitação de diploma: após a homologação do título o diploma deve ser solicitado pelo aluno, a solicitação NÃO É AUTOMÁTICA.  Entrar no site da PG, verificar os documentos necessários e entregar o pedido na Secretaria da PG. A taxa paga para emissão do diploma é cobrada pela USP, que chancela os diplomas, e não pela PGIBt.
       
                       
        5. OUTROS ASSUNTOS

                   - Solicitação de não divulgação de tese: alguns alunos têm solicitado a não divulgação da tese no site da PG após a defesa, no aguardo de publicação dos dados. A PG esclarece que a não divulgação é autorizada inicialmente por 1 ano, podendo ser prorrogada por mais um ano. Após esse período, se não houver manifestação do docente/discente, a tese será divulgada no site da PG e na CAPES.


 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 17 de maio de 2016.

terça-feira, 15 de março de 2016

Sumula 153 Reunião CCPG

Súmula da 153ª Reunião do CCPG
15 de março de 2016

1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 152ª da REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

2. INCLUSÕES DE PAUTA


   3.  PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de Homologação de título de doutorado:
Evandro Alves Vieira – Dra. Marcia Regina Braga: Aprovado
Larissa Bernardino Moro - Dra Iracema H. S.Crusius: Aprovado
Ana Cristina Bolaños Rojas - Dra. Vera Lucia Ramos Bononi: Aprovado
Mauro Carpes Westphalen – Dra. Adriana Mello Gugliotta: Aprovado
 
3.2   Solicitação de Homologação de título de mestrado:
Meire Oliveira Vieira – Dr. Eduardo Pereira Cabral: Aprovado
3.3   Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação doutorado:
Cynthia Murakami – Dra. Maria Claudia Marx Young - Data sugerida: 20 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Silvia Ribeiro de Souza (IBt)
Titular Ext.: Dr. Marcelo José Ferreira – (Biociências - USP)
Titular Int.: Dra. Marcia Ortiz – (IAC)
Suplente Ext.: Dr. João Lago – (UNIFESP)
Suplente Int.: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Claudia Maria Furlan, Luci Brandão
 
3.4   Solicitação de composição de banca de Doutorado:
Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – Dra. Nair Sumie Yokoya - Data sugerida: 25 de abril de 2016.
Presidente - Dra. Nair Sumie Yokoya
Titular Ext.: Dra. Estela Maria Plastino – (IB-USP)
Titular Ext.: Dra. Aline Paternosso - (IQ-USP)
Titular Ext.: Dr. Guilherme Henrique Pereira Filho – (UNIFESP)
Titular Int.: Dra. Mutue Toyota Fuji
Suplente Ext.: Dr. Flávio Augusto de Souza Berchez (IB-USP)
Suplente Int.: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho - IBt
Outros nomes aprovados: Dra. Fanly Fungi Chow Ho (USP), Dra. Natalia Pirani Ghilardi Lopes (UFABC)




3.5 Solicitação de composição de banca de mestrado:
Victória de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Niévola - Data sugerida: 13 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Catarina Carvalho Niévola
Titular Ext.: Dra. Helenice Mercier (IB USP)
Titular Int.: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Suplente Ext.: Dra. Miriam Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
Suplente Int.: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar, Dra. Silvia Ribeiro de Souza.

Camila Correia de Araújo – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley - Data sugerida: 15 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley
Titular Ext.: Dr. Leonardo de Melo Vercieux (UFRN)
Titular Int.: Dr. Tarcisio de Souza Filgueiras (IBt)
Suplente Ext.: Dra. Marilia Cristina Duarte (Univ. Mogi das Cruzes)
Suplente Int.: Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Lucia Rossi (IBt)

Josiane Valéria Soares Bison - Dra. Silvia Ribeiro de Souza - Data sugerida: 11 a 22 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Silvia Ribeiro de Souza
Titular Ext.: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Titular Int.: Dra. Miriam Silene Spasiani Rinaldi (IBt)
Suplente Ext.: Dra. Adalgiza Fornaro (IAG/USP)
Suplente Int.: Dra. Regina Maria de Moras (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Poliana Cardoso

Valéria Leobina dos Santos – Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz - Data sugerida: 15 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Titular Ext.: Dra. Maria Amélia Vitorino da Cruz Barros (IBt)
Titular Ext.: Dr. Leonardo de Melo Vercieux (UFRN)
Suplente Ext.: Dra. Cintia Kameyama (IBt)
Suplente Int.: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Outro nome aprovado: Dra. Adriana Pinheiro Martinelli (CENA-USP)

Zedenil Rodrigues Mendes – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley
Presidente: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley - Data sugerida: 11 a 22 de abril de 2016.
Titular Ext.: Dr. João Vasconcellos Net (UNICAMP)
Titular Ext.: Dr. Alberto José Arab (UFABC)
Suplente Ext.: Dra. Adriana Fidalgo (IBt)
Suplente Int.: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. André Eterovicke





Celso M. José – Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini- Data sugerida: 27 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini
Titular Ext.: Dra. Ivana Barbosa Soffredini (UNIP)
Titular Ext.: Dr. Paulo Moreno (IQ -USP)
Suplente Ext.: Camila Areias de Oliveira (BioLabFarma)
Suplente Int.: Dra. Silvia Ribeiro de Souza (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Tarcisio de Souza Filgueiras, Dr. Rodrigo Santana Cabral

Krysna Stephanny de Morais Ferreira – Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Presidente: Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Data sugerida: 18 a 20 de abril de 2016.
Titular Ext.: Dr. Paulo Eduardo de Oliveira (USP)
Titular Int.: Dra. Andréa Tucci (IBt)
Suplente Ext.: Décio Semensatto (UNIFESP)
Suplente Int.: Dra. Carla Ferragut (IBt)

Ana Clara Ferreira B. Araujo – Dr. Claudio José Barbedo - Data sugerida: 04 a 08 de abril de 2016.
Presidente: Dr. Claudio José Barbedo
Titular Ext.: Dr. Edmir Vicente Lamarca (Univ. Ibirapuera)
Titular Int.: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Suplente Ext.: Dr. João Paulo Naldi da Silva (UFABC)
Suplente Int.: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marina Guardia (IBt)

Fernanda Satori Petrongari – Dra. Rosangela Simão Bianchini - Data sugerida: 18 a 29 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Rosangela Simão Bianchini
Titular Ext.: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo
Titular Ext.: Dra. Ana Rita Simões (IBt)
Suplente Ext.: Dra. Cintia Vieira da Silva (UNICID)
Suplente Int.: Dra. Lucia Rossi
Outro nome aprovado: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley

Marcela Regina Gonçalves Silva Engela – Dra. Marisa Domingos
Presidente: Dra. Marisa Domingos - Data sugerida: 25 a 29 de abril de 2016.
Titular Ext.: Dra. Deborah Yara Alves Cursino dos Santos (IB-USP)
Titular Int.: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Suplente Ext.: Rosimeire Aparecida Bom Pessoni (UMESP)
Suplente Int.: Dra. Catarina Carvalho Niévola (IBt)
Outro nome aprovado: Marcia Regina Braga (IBt)

Solange Eulália Brandão – Dra. Marisa Domingos - Data sugerida: 25 a 29 de abril de 2016.
Presidente: Dra. Marisa Domingos
Titular Ext.: Dra. Claudia Furlan (USP)
Titular Ext.: Dra. Patrícia Bulbovas
Suplente Ext.: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt)
Suplente Int.: Dra. Miriam Silene Spasiani Rinaldi (IBt)
Outro nome aprovado: Dr. Armando Reis Tavares


Vera Lygia El Id – Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior - Data sugerida: 19 de abril de 2016.
Presidente: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior
Titular Ext.: Dra. Vania Regina Pivello (USP)
Titular Int.: Dr. Claudio Barbedo (IBt)
Suplente : Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Suplente Int: Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marina Crespana

 
3.6   Prorrogação do prazo para entrega da dissertação e alteração no título da dissertação
Marcia Regina Oliveira – Dr. Claudio José Barbedo
Solicitação aprovada por motivo de problema de saúde grave e devidamente comprovado. Prorrogação para a entrega e defesa da dissertação: 60 dias.


3.7 – Solicitação de Co-Orientação na tese: Athos Poli Rigui – Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho. Solicitação foi encaminhada para a relatoria do Dr. Armando Reis Tavares.
 
4. INFORMAÇÕES GERAIS:


-Aula inaugural.
-Lixo reciclável: uso adequado das lixeiras, não colocar itens fora de embalagens plásticas (sacos plásticos).
- Refeições para alunos que farão cursos - responsável pelo curso avisar o restaurante com pelo menos 1 semana de antecedência;
- Foi incluído no site: aba de homologação:  os itens palavra-chave, Key words e abstract devem estar em arquivos separados no CD enviado, para facilitar o preenchimento destas informações no banco de dados da CAPES.
- CD de homologação: salvamento dos arquivos no CD identificar com nome do aluno e DR/MS da seguinte forma: p.ex.: José da Silva   para:  Jose_da_Silva_ DR ou MS;

5. OUTROS ASSUNTOS


Nada inscrito.

 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 19 de abril de 2016.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Sumula 152 Reunião CCPG

Sumula da 152ª Reunião do CCPG
16 de fevereiro de 2016
 
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 151ª da REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

2. INCLUSÕES DE PAUTA

Os alunos responsáveis pelo Curso de Verão de Micologia agradeceram ao Programa pelo apoio e incentivo. Foram recebidas 200 inscrições de várias regiões do país, mas em virtude da disponibilidade de apenas 10 microscópios, 20 alunos foram selecionados. Informações sobre o curso foram disponibilizadas no site da Pós-graduação.
A pós-graduação considerou uma ótima iniciativa e parabenizou os alunos responsáveis e sugere que outros grupos de alunos possam ter essa mesma iniciativa.


      3.  PROCESSOS E DECISÕES
 3.1 Solicitação de Homologação de título de doutorado:
 Ana Kelly Koch – Dr. Fabio de Barros: Título homologado

 3.2 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação mestrado:
Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz
Presidente: Dr. Eduardo Luis Martins Catharino - IBt
Titular Externo: Dr. Paulo Eduardo de Oliveira - USP
Titular Externo: Dra. Maria Judite Garcia
Supl. Interno: Dr. Eduardo Gomes Cabral - IBt
Supl. Externo: Dra. Lucia Rossi - IBt
Outros nomes aprovados: Dra. Maria Beatriz Caruzo - UNIFESP

 3.3 Solicitação de composição de banca de mestrado:
Sarah Cristina Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
Presidente: Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli - IBt
Tit. Externo: Dra.Cristiane Ceriani Apparecido - Instituto Biológico
Tit. Interno: Dra. Iracema Helena Schenlein-Crusius - IBt  
Supl. Externo: Dra. Rosely Piccolo Grande - IBt
Supl. Interno: Dra. Adriana Gugliotta - IBt
Outros nomes aprovados: Dra.Vera Vitali - IBt

Danilo Reis Gonçalves - Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
Presidente: Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli - IBt
Tit. Externo: Dr. Jesus Guerino Tofoli - Inst. Biológico  
Tit. Externo: Dra. Flávia Patricio - Inst. Biológico (Campinas)
Supl. Externo: Dr. José Ivanildo de Souza - IBt
Supl. Interno: Dra. Iracema Helena Schenlein-Crusius - IBt
Outros nomes aprovados: Dr. Claudio Barbedo - IBt

 

3.4 Solicitação de composição de banca de doutorado:
Simone Wengrat - Dra. Denise de Campos Bicudo
Presidente: Dra. Denise de Campos Bicudo - IBt
Tit. Externo: Dra. Luciana Fontana - Universidade Federal Fluminense  
Tit. Externo: Dr. Décio Semensatto - UNIFESP
Tit. Externo: Dr. Raoul Henry - UNESP Botucatu
Tit. Interno: Dra. Carla Ferragut - IBt
Supl. Interno: Dra. Cynthia Luz -  IBt
Supl. Externo: Dr. Clovis Ferreira do Carmo - Inst. Pesca - São Paulo
Outros nomes aprovados: Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
 
4. INFORMAÇÕES GERAIS


- Verba PROAP: Foi aprovada pela assessoria jurídica da SMA e já foi enviada para a CAPES

5. OUTROS ASSUNTOS



 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de março de 2016.