terça-feira, 21 de março de 2017

Sùmula 165 Reunião da CCPG

SÚMULA DA 165ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
21 de março de 2017 

1-      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 164ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Foi realizada a 165ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da PG no dia 21 de Março de 2017 (terça-feira), das 14:00 h às 16:43 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação. A ata da 164ª Reunião será aprovada na próxima reunião do CCPG. Foram lidas e aprovadas as atas das reuniões 161ª,162ª e 163ª

2-      INCLUSÕES DE PAUTA (INCLUSÃO ITEM 5)
- Distribuição das bolsas

3-      PROCESSOS E DECISÕES


            3.1 – Pedido de prorrogação para defesa de tese:
                        Michele Silva – Dra. Maria Tereza G. Guaratini
Os documentos entregues pela orientadora e pela aluna foram analisados pelo conselho e o pedido de prorrogação foi aceito para 2 meses. Prazo máximo para entrega: Reunião de Maio/2017, com defesa até final de Junho/2017.
           
3.2 Solicitação de alteração de título:
            -Adenilsa Aparecida Rodrigues Lima – Dra. Rosangela Simão Bianchini
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Debora ManzanoMolizane – Dr. Claudio José Bardedo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho (atenção ao exemplar definitivo, que deverá constar o novo título)

            -Fábio Fernandes Carvalho – Dr. Marco Pereira Marinho Aidar
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

           
            -Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho
           
            -Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia Fernandes P da Luz
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho




3.3 – Solicitação de validação de crédito por realização de estágio no exterior e apresentação de trabalho em congresso:
            Beatriz Brunelli de Souza– Dra. Mutue Toyta Fuji
            A documentação e os devidos comprovantes foram analisados e o conselho aprovou a convalidação de 1 crédito

            3.4 – Solicitação de inclusão de co-orientador:
                        Victória de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Nievola
                        A orientadora solicita a inclusão da Drª Marília Gaspar, pesquisadora do Nucleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica, do Instituto de Botânica, como co-orientadora da tese da aluna: Documentação conferida e co-orientação aprovada pelo Conselho

3.5 Alunos com pedido de aproveitamento de disciplina externa:
-Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Gomes Cabral
 Documentação conferida e validação de 04 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Mayara Ribeiro Casartelli -  Dra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Richard Wilander LambrechtDra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação

3.6 Cancelamento de inscrição em disciplinas:
-Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira – Dra. Cynthia Pinto Luz
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Sarah Cristina Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Simone Dias Franco – Dra. Luce Maria Brandão
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho


3.7 Homologação da matrícula:
            Leticia Mattos – Dr. Sergio Romaniuc Neto
            Os documentos entregues foram analisados e o conselho aprovou a validação da matrícula para o semestre atual (Fevereiro/2017). A aluna necessitará entregar até a próxima matricula (Julho de 2017) o documento que comprove a homologação do título de Mestrado, cursado na antiga instituição.


3.8 Solicitação de composição de banca para exame de qualificação de doutorado:
Fernanda Hurbath Pita Brandão – Dra. Inês Cordeiro, para 26 ou 27 de Abril
                        P: Rosangela S. Bianchini (Herbário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc (Herbário- Ibt)
                        Te: Maria Beatriz  Rossi Caruso (Unifesp-Diadema)
                        Si: Marília Gaspar (Fsiologia-Ibt)
                        Se: Cynthia Kameyama (Herbário- Ibt)
Outros nomes: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)

Sabrina Vanessa de Andrade dos Santos – Dra. Vivian Tamaki, para 24-28 de Abril
                        P: Marco Pereira Marinho Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Debora Iara Alves Cursino dos Santos(IB-USP)
                        Ti: Rogerio Suzuki (Orquidário-Ibt)
                        S: Luce Maria Brandão Torres (Fisiologia-Ibt)
                        S: Paulo Chu (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Vanessa Rebouça dos Santos (Ornamentais-Ibt)


             3.9 Solicitação de composição de banca de mestrado:
                        Adenilsa Aparecida Rodrigues de Lima – Dra. Rosangela S.Bianchini, para 26-28 de Abril
                        P: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Ti: Tarcisio Filgueiras (Ibt)
                        Te: Ana Rita Simões (Ibt)
                        S: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        S: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes: Cynthia Vieira da Silva (UNICID)
                       

                        Debora Pinheiro de Oliveira – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18 a 25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)   
                        Te: Douglas Silva Domingues (Unesp-Rio Claro)   
                        Ti: Maria Tereza G. Guaratini (Ecologia- Ibt)
                        Se: João Paulo Naldi (UFABC)
                        Si: Marilia Gaspar (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Regina Maria De Moraes (Ecologia-Ibt) e Poliana Ramos (UFABC)

                        Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves, para 26 de Abril, às 09hrs
                        P: Edenise Segala Alves (Anatomia-Ibt)
                        Ti: Maria Angela Machado (Fisiologia- Ibt)
                        Te: Diego Demarco (USP)
                        Se: Poliana Ramos (UFABC)
                        Si: Rita de Cassia Figueiredo (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                       
                        Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes, para  24-27 de Abril, às 09:30
                        P: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Usp)
                        Te: Vania Regina Pivello (USP)
                        Ti: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Si: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes-Ibt)
                        Se: Ricardo José F. Garcia (Prefeitura)
                        Outros nomes: Eduardo Catarino (Orquidário- Ibt)

                        Vanessa Palermo Bolsoni – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18-25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)
Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Te: Gustavo Muniz Dias (UFABC)
                        Se: Pâmela A. Dominutti (IAG-USP)
                        Si: Emerson Alvez (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes:, Thiago Nogueira (IAG-USP), Adalgiza Fornaro (IAG-USP)

                        Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutuê Toyota Fujii, para 28 de Abril
                        P: Mutuê Toyota Fujii (Ficologia- Ibt)
                        Te: Ligia Colado-Vides (Florida International University)
                        Te: Carlos Frederico Gurgel (UFSC)
                        Se: Mariana Cabral de Oliveira (USP)
                        Se: Silvia Pita (Ficologia-Ibt)
                        Outros nomes: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)

                        Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fabio de Barros, para 19 de Abril
                        P: Fabio de Barros (Orquidário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc Neto (Herbario-Ibt)
                        Te: Samantha Koehler (Unicamp)
                        Se: Leonardo S. Guimarães (Ibt)
                        Si: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes:-----

                        Giovana Boccuzzi – Dra. Marisa Domingos, para 24-28 de Abril
                        P: Marisa Domingos (Ecologia-Ibt)
                        Te: Wellington Bras D. Carvalho (USP)
                        Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Se: Mauricio Marabesi (Ibt)
                        Si: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
                        Outros nomes: Mauricio Lamano Ferreira, Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)

                        Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia P. Luz, para 13 de Abril
                        P: Cynthia P. Luz (Palinologia-Ibt)
                        Te: Paulo Oliveira (USP)
                        Te: Ana Paula F. Perez (Unesp-Botucatu)
                        Si: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        Se: Alan Carlos (FMU)
                        Outros nomes: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt) e Leonardo M. Borges

                        Vitor Hugo Melo de Almeida – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar, de 27 de Abril
                        P: Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Sergio Meirelles Tadeu (USP)
                        Ti: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                        Si: Catarina Nievola (Ornamentais-Ibt)
                        Si: Regina Moraes (Ecologia- Ibt)
                        Outros nomes: Emerson Alves (Fisiologia-Ibt)
           


            3.10 Solicitação de composição de banca de doutorado:
                        Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo, para 27 de Março
                        P: Denise C. Bicudo (Ecologia- Ibt)
                        Te: Priscila Isabel Tremarin (Universidade Federal do Paraná)
                        Te: Lezilda C.Torgan (Fundação ZooBotânica do Rio Grande do Sul)
                        Te: Cristina S. Nordi (Unifesp- Diadema)
                        Ti: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)
                        Si: Mutuê Toyota (Ficologia- Ibt)
                        Se: Ilka Schincariol (SãoCamilo)
                        Outros Nomes:------


4-      INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1       Mudança de títulos no SISPG: A mudança de título só ocorre com a abertura de banca. (São procedimentos atrelados). Lembrar que esses pedidos (de abertura de banca de qualificação/de defesa e de mudança de título) podem ser feito antes do período. Por exemplo: se a defesa é em Fevereiro, o pedido de mudança de titulo e de abertura podem ser feitos em Dezembro.
 4.2      Apresentação do SISPG no dia 16/03: Ausência de discentes e docentes


5-      OUTROS ASSUNTOS
Antes da abertura de pedidos de banca: CONFERIR o titulo no SisPg

Bolsas: As bolsas são distribuídas de acordo com a disponibilidade das mesmas. Para o mestrado, as bolsas já foram distribuídas. No momento existem 5 doutorandos sem bolsa (oriundos do processo seletivo passado); esses alunos serão classificados para que em agosto (que é quando as bolsas serão liberadas) as bolsas sejam distribuídas de acordo com a classificação.

Lembrete: Alunos que optam pela nova qualificação: Mandar o PDF do manuscrito para a PG enviar para a banca


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de abril de 2017.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Súmula 164 Reunião do CCPG

SÚMULA DA 164ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
14 de fevereiro de 2017

1- LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 161ª, 162ª e 163ª REUNIÕES ORDINÁRIAS  E DA 15ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG

Foram assinadas, pelos membros presentes, todas as atas mencionadas.

2- INCLUSÕES DE PAUTA

Conta para depósito do valor de matrícula – como o número da agência foi alterado, essa informação será atualizada no site.

Periodicidade das reuniões – foi lembrado que as reuniões ordinárias são sempre nas terças-feiras da terceira semana de cada mês.

3- PROCESSOS E DECISÕES

3.1- Homologação de título de doutorado

Priscila Primo de Andrade Silva – Drª. Vivian Tamaki

Foi conferida a documentação e o título foi homologado.
Foi lembrado que, após a relação ser disponibilizada no site do programa, as solicitações de homologação têm vindo em ordem.

3.2- Solicitação de composição de banca de doutorado:

Aluna: Camila Pereira de Carvalho – Orientadora: Drª. Catarina Carvalho Niévola
Título da tese: “Tolerância ao frio e de-aclimatação em plantas de Nidularium minutum Mez (Bromeliaceae)”
data sugerida: 23/02 – 13:30h.
Titulares
Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt) – orientador/presidente da banca
Dra. Helenice Mercier (USP) – titular externo
Dra. Ione Salgado (IBt) – titular externo
Dra. Marília Gaspar (IBt) – titular interno
Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt) – titular interno

Suplentes
Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) – suplente interno
Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC) – suplente externo
Outros nomes
Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP)
Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)

 3.3- Solicitação de alteração na orientação da tese:

Athos Poli Rigui da Silva – Drª. Maria Angela Machado de Carvalho

Foi solicitado que a co-orientadora oficial, Drª. Marília Gaspar, passasse a ser orientadora, em função da relevância da sua contribuição no projeto até o momento e da aposentadoria iminente da atual orientadora. A solicitação foi aceita.

4- INFORMAÇÕES GERAIS:

4.1.  Foi solicitado, pela coordenação do programa, que os representantes discentes verificassem no SISPG se as disciplinas e créditos cursados estão corretos na emissão dos históricos. Foi solicitado para que estes pedissem o mesmo a todos os alunos do programa. Caso haja algum problema, encaminhar a informação para a secretaria do programa por meio do endereço eletrônico: pgibt@ibot.sp.gov.br

4.2. Foi solicitado aos representantes que estes lembrem todos os docentes do programa sobre a importância de conferirem o título de dissertações e teses de seus alunos. Tem havido casos de títulos divergentes entre aqueles que constam no sistema com outros apresentados em relatórios e demais documentos. Foi lembrado que toda solicitação de alteração de título deve ser feita exclusivamente pelo sistema. O sistema fica aberto para mudança de título para a qualificação, para a defesa e, se sugerido pela banca, após a defesa da tese.

4.3.  Foi lembrado que, por enquanto, o sistema da PG somente pode ser acessado dentro da instituição por questão de segurança.

4.4. Foi lembrado ainda que a data limite para entrega do relatório de acompanhamento de projeto é 16/02.

5.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 DE MARÇO DE 2017.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Súmula 163 Reunião do CCPG

Súmula da 163ª Reunião do CCPG
31 de janeiro de 2017


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 162ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG


A ata da 163ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA


- Relatório de acompanhamento anual dos alunos
- Relatoria de Mudança de Título e Projeto César Pasqualleti

3. PROCESSOS E DECISÕES



3.1. Solicitação de composição de banca:

Qualificação de doutorado:

Athos Poli Rigui da Silva – Maria Angela Machado de Carvalho
Data sugerida: 24/2 – 9:00 hs
Rita de Cássia Figueiredo-Ribeiro - IBt (presidente)
Ione Salgado - IBt (titular externo)
Luciano Freschi - USP (titular externo)
Catarina Nievola - IBt (Suplente interno)
Eduardo Purgatto - USP (suplente externo)
Outros nomes: Silvia Ribeiro (IBt)

Bancas de defesa de doutorado:

Cibelle Ferreira Françoso – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 21/2 – 9:00 hs
Cláudio Barbedo – orientador (presidente)
José Otávio Machado Menten – ESALQ (titular externo)
Nelson Augusto dos Santos Junior – IBt (titular interno)
João Paulo Naldi – UFABC (titular externo)
Luce Maria Brandão Torres (titular interno)
Danilo Centeno – UFABC (suplente externo)
Armando Reis Tavares – IBt (suplente interno)
Outros nomes: João José Dias Parisi  (IF), José Marcos Barbosa  (IBt)

Luci Kimie Okino Silva – Adriana de Mello Gugliotta
Data sugerida: 17/2 – 13:30 hs
Adriana de Mello Gugliotta - orientador (presidente)
Dácio Roberto Matheus – UFABC (titular externo)
Kátia Maria Gomes Machado- Universidade Católica de Santos (titular externo)
Edenise Segala Alves – IBt (titular interno)
Adriane Maria Ferreira Milagres - USP Lorena (titular externo)
Suplentes: Eduardo Longui (IF) (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (suplente interno)
Outros nomes: Luisa Helena dos Santos Oliveira (UFABC), Marco Aurélio Tiné (IBt)

Debora Manzano Molizane – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 23/02 – 13:30 hs
Cláudio Barbedo - orientador (presidente)
João Nakagawa - Unesp Botucatu (titular externo)
Danilo Centeno – UFABC (titular externo)
Adriana Hayashi – IBt (titular externo)
Aline Cavalari – UNIFESP Diadema (titular externo)
José Marcos Barbosa – IBt (suplente interno)
Marina Crestana Guardia - IBt (suplente externo)
Outros nomes: João Domingos Rodrigues (Unesp Botucatu)

Luciana Mollo – Catarina Carvalho Nievola
Datas sugeridas: 20 a 24 de fevereiro – 13:30 hs
Catarina Carvalho Nievola - orientador (presidente)
Rogério Suzuki - IBt (titular interno)
Elisa Mitsuko Aoyama – UFES (titular externo)
Marco A. Tiné - IBt (titular externo)
Regina M. Moraes - IBt (titular interno)
Armando Reis Tavares - IBt (suplente interno)
Vanessa Fátima de Oliveira - UMC (suplente externo)
Outros nomes: Emerson da Silva (IBt), Daniela da Silva (Centro Paula Souza)

Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna
Data sugerida: 23 de fevereiro – 13:30 hs
Célia Leite Sant’Anna - orientador (presidente)
Luis Henrique Zanini Branco - UNESP Rio Preto (titular externo)
Valéria Cassano - USP (titular externo)
Marli de Fátima Fiori - CENA Piracicaba (titular externo)
Maria Teresa de Paiva Azevedo –Bioalgas (titular externo)
Suplentes: Mutuê Toyota Fujii (suplente interno), Andrea Tucci (suplente interno), Carlos Bicudo (suplente interno)
Outros nomes: Maria Ângela Menezes (Museu Nacional RJ)

Tiago Rodrigues dos Santos – Carla Ferragut
Data sugerida: 13 de fevereiro – 13:30 hs
Carla Ferragut – orientador (presidente)
Raul Henri – UNESP Botucatu (titular externo)
João Nabouti – Univ. Estadual GO (titular externo)
Liliana Rodrigues – Univ. Estadual Maringá (titular externo)
Andrea Tucci – IBt (titular interno)
Marta Lamparelli – Cetesb (suplente externo)
Célia Sant´Anna – IBt (suplente interno)
Outros nomes: Barbára Fonseca (PUC Brasília)

Lembrando a todos os docentes que a norma vigente da PG exige a entrega do exemplar na reunião do mês anterior à defesa.

3.2. Solicitação de mudança de título
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna – APROVADO

Debora Manzano Molizane - Claudio José Barbedo – Devido à incongruência do pedido e dos títulos apresentados no formulário e na tese impressa, a solicitação deverá ser refeita após a defesa.

Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO

Lais Petri – Eduardo Pereira Cabral Gomes - APROVADO
 
3.3. Desligamento do quadro de docentes
Rita de Cássia L. Figueiredo-Ribeiro - APROVADO

3.4. Prorrogação do prazo de entrega da tese de doutorado por motivos de saúde comprovados por laudo médico
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO

3.5. Pedido de concessão de créditos extras
Beleta Baby de Lima – Edenise Segala Alves - APROVADO

3.6. Solicitação de mudança de projeto e co-orientação de tese de doutorado
Solange Eulália Brandão – Marisa Domingos
Co-orientadora: Miriam Rinaldi
Relatoria Dr. Armando Tavares – Parecer favorável - APROVADO

3.7. Pedido de convalidação de título
Priscila Primo Andrade da Silva – Vivian Tamaki
Convalidação automática, pois é aluna egressa do curso

3.8. Mudança de título e projeto
Cesar Bertaglia Pasqualetti – Nair Yokoia
Relatoria Dra. Marilia Gaspar - Parecer Favorável - APROVADO

4. INFORMAÇÕES GERAIS


Relatórios do Coleta CAPES 2016: alguns alunos e docentes ainda não entregaram.
Favor providenciar a entrega, pois a Coordenação precisa inserir os dados no sistema em tempo hábil para envio à CAPES
 
5. OUTROS ASSUNTOS


Relatórios anuais de acompanhamento dos discentes
 Mestrado – 1º relatório deve ser entregue 1 ano após a matrícula e no 2º ano é entregue somente a dissertação
Doutorado – Três relatórios anuais e no 4º ano é entregue a tese

PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 de fevereiro de 2017

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Súmula 15 Reunião Extraordinária do CCPG

Súmula da 15ª Reunião Extraordinária do CCPG

10 de Janeiro de 2017

Foi realizada a 15ª Reunião Extraordinária do Conselho de Curso da PG no dia 10 de Janeiro de
2017 (terça-feira), das 14:00 h às 14:20 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.



 PROCESSOS E DECISÕES

 I. Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:

 Paulo Roberto Torres Ortiz – Dr. Luiz Mauro Barbosa

 Período: 23 a 31/01/2017

 P: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)

 Ti: Dr. Nelson Augusto dos Santo Junior (Sementes- Ibt)

 Te: Drª Fatima Piña Rodrigues (UFSCAR-Sorocaba)

 Si: Drª Maria Tereza Grombone Guaratini (Ecologia- Ibt)

 Se: Dr. Domingos Rodrigues (Ornamentais- Ibt)

 Outros nomes: Dr. José Marcos Barbosa (Sementes- Ibt) e Dr. Eduardo Catarino (Orquidário-
Ibt)

 II. A aluna de doutorado Fernanda Hurbath Pita Brandão, da Drª Inês Cordeiro optou pelo novo
regimento, adotando a qualificação no formato de artigo



 III. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017,excepcionalmente às 13:00 h.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Súmula 162 Reunião do CCPG

Súmula da 162a Reunião do CCPG
13 de dezembro de 2016


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 161ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG


A ata da 161ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA


- Valor de alimentação no restaurante para os alunos da PG
 - Uso do micro-ônibus da PG pelos alunos da PG
- Atividades dos alunos

      3.  PROCESSOS E DECISÕES
 3.1 Solicitação de prorrogação de prazo de defesa de tese:
 Sonia Aragaki – Dr. Eduardo Gomes
A documentação entregue pela aluna e pelo orientador foi analisada pelo CCPG. Foi apresentada documentação pertinente ao pedido. O CCPG concedeu 4 meses de prorrogação à aluna, totalizando o período máximo permitido pela CAPES (de 52 meses), sendo que o prazo máximo para defesa será 30/06/2017.

3.2  Solicitação de convalidação de título de Mestrado:
 Dimas Marques do Carmo – Dr. Denilson Peralta
OK. Já foi convalidado.

 3.3 Solicitação de alteração de projeto de doutorado:
  Cesar B. Pasqualetti – Dra. Nair Sumie Yokoya
 Enviado para relatoria da Dra. Marília Gaspar

 3.4  Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
  Fabio F. Carvalho – Dr. Marcos Aidar
 Data prevista: 23 a 31/01/2017
 Banca sugerida:
 Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
 Titular Interno: Dra. Catarina Nievola (IBt)
 Titular externo: Dr; Tomas Ferreira Domingues (USP Ribeirão Preto)
 Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
 Suplente externo: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt).
 Outros nomes: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), Dr. Sergio Tadeu Meirelles (USP SP).
 OBS: Devido ao corte da verba CAPES, a prioridade para financiamento da vinda de membros externos está sendo dada para bancas de defesa de MS e DR. O Orientador será consultado para saber se há alternativa de financiamento da vinda do membro externo.

         
               3.5.  Solicitação de co-orientação em projeto de doutorado:
 Dra. Marisa Domingos solicita inclusão da Dra. Mirian C.S. Rinaldi como co-orientadora da tese de doutorado da aluna Solange Eulália Brandão –
 Enviado para relatoria do Dr. Armando Tavares


        4. INFORMAÇÕES GERAIS
  - Prazos do relatório coleta capes 2016: Os discentes devem ficar atentos ao prazo de entrega do relatório Coleta CAPES – 20/12/2016


  - Novos representantes docentes
Foram eleitos os novos representantes dos docentes em votação eletrônica realizada entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2016.
Área PVA: Marília Gaspar e Nelson Augusto dos Santos Jr.  Área PAF: Carmen Lídia Amorim Pires Zottarelli e Mutuê Toyota Fujii. Os resultados serão enviados por e-mail.

  - Calendario reuniões do CCPG 2017
Já está disponível no site da PG.

  - Exame de Qualificação para doutorandos 2017
As novas normas para o exame de qualificação dos doutorandos que ingressaram a partir de 2017 já estão disponíveis no site da PG. Os alunos que ingressaram antes de 2017 e que queiram optar por esse novo modelo de exame, entrar em contato com a coordenação da PG.

- SisPG e documentos em papel
 Os procedimentos “Alteração de título de projeto” e “Validação de créditos obtidos em outras IES” devem ser solicitados via sistema da pós-graduação (SisPG), mas a documentação pertinente deve ser encaminhada em papel. Infelizmente o sistema ainda não permite que sejam anexados documentos.

- Matriculas 2017:
 As matrículas para o próximo ano serão realizadas de 20 a 24/02/2017, exclusivamente através do sistema SisPG. O comprovante de pagamento da taxa de matrícula deve ser entregue na secretaria da PG ou enviado por e-mail para pgibt@ibot.sp.gov.br ou pgibtsp@gmail.com

-Recesso da PG:  26-31/12/2016; retorno dia 02/01/2016
 Entrega de documentação e eventuais solicitações à PG devem ser feitas até dia 23/12.

-Livro do Tarciso
 O Dr. Tarciso Filgueiras doou dois exemplares do livro “Encruzilhada dos Tropeiros”, de sua autoria, para que fossem sorteados entre os docentes e discentes. O sorteio foi realizado durante a reunião do CCPG e os contemplados foram:
  Discente: Gabriel Franco Gonçalves – aluno de MS
Docente: Dr. Emerson Alves da Silva
 Os livros devem ser retirados na secretaria da PG

 
   5. OUTROS ASSUNTOS
- Alimentação no restaurante do IBt: Os alunos solicitaram tarifas mais baratas para o almoço no restaurante do IBt. Foram informados da dificuldade em se obter desconto, tendo em vista que há subsídio do Estado para a refeição dos funcionários. A PG, juntamente com os alunos, tentará uma negociação de valor do almoço no restaurante do Jardim Botânico.

- Transporte dos alunos: Os alunos pretendem solicitar ao Instituto autorização para utilizar o micro-ônibus dos funcionários no horário de entrada e saída. Foram informados da dificuldade em se obter essa autorização, tendo em vista o número de vagas limitado e a proibição dos viajantes fazerem o translado de pé. Mas a PG se comprometeu a discutir o assunto juntamente com a DG.

Atividades para os alunos que ingressarão em 2017: Os alunos propuseram a realização de um evento de integração no dia da aula inaugural, que inclua a apresentação do programa e das diferentes linhas de pesquisa e uma confraternização. A proposta será aprofundada pelos alunos e apresentada nas próximas reuniões do CCPG.


 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Súmula 161 Reunião do CCPG

Súmula da 161ª Reunião do CCPG – 22 de novembro de 2016
 
Horário de início: 14h10min – Horário de término: 15h10min
 1.     LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 159ª e da 160ª REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
 2.      INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Regularização do CADIN para bolsistas CAPES
  A Coordenação providenciará informações oficiais junto à CAPES e comunicará os discentes.

2.2 Representantes discentes
Agradecimentos aos representantes 2015-2016: Ricardo e Beatriz (PAF); Jonathan e Vítor (PVA).
Boas-vindas aos representantes 2016-2017: Camila Barbosa de Araújo e Diego Alberto Tavares (PAF); Vilmar Guerra (PVA). 

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1    Homologação de título de doutorado
 Roseli Betoni Bragante – Orientador (a): Dra. Rita de Cassia Figueiredo e Coorientador (a): Dr. Claudio José Barbedo → Aprovada pelo Conselho.

3.1    Homologação de título de mestrado
 Marcia Regina de Oliveira Santos – Orientador (a): Dr. Claudio José Barbedo → Aprovada pelo Conselho.

3.2 Pedido de abertura de banca de qualificação: Doutorado
Gustavo Henrique Jerônimo – Orientador (a): Dra. Carmen L. A. Pires Zottarelli
 Presidente e titular interno: Carla Ferragut – (IBt)
 Titular interno: Nelson Menoli Junior – (IFSP)
 Titular externo: André Cordeiro dos Santos – (UFSCar/Sorocaba)
 Suplente interno: Andrea Tucci – (IBt)
 Suplente interno: Iracema Helena Schoenlein Crusius – (IBt)
 Suplente externo: Roseli Piccolo Grandi – (IBt)
Data prevista: 05 a 07/12/2016.

3.3  Solicitação de alteração no título e projeto 
 Alteração de título: Gustavo Henrique Jerônimo - (Dr)- Orientador (a): Dra. Carmen Lidia A. P Zottarelli → Aprovada pelo Conselho.
 Alteração de título: Debora Manzoni Molizoni - (Ms)- Orientador (a): Dr. Claudio José Barbedo → Aprovada pelo Conselho.

4.      INFORMAÇÕES GERAIS: 
4.1 Solicitação de alteração de título de projeto:
 Deverá ser feita via Sistema da Pós-Graduação e enviar documentação comprobatória (carta com justificativa do orientador) para o e-mail da coordenação: pgibt70@gmail.com

4.2 Calendário para as reuniões do CCPG/2017: 
As reuniões serão realizadas toda terceira terça-feira de cada mês, com exceção do mês de janeiro cuja reunião se realizará dia 31/01/2017. Posteriormente, o calendário será divulgado no site da PG.
5.      OUTROS ASSUNTOS
5.1 Coleta CAPES
  Prazo para Discentes Regulares (matriculados): até o dia 20/12/2016.
 Prazo para Egressos (alunos que defenderam nos últimos três anos): a coordenação enviará informações a partir de 28/11/2016.

6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 13 de dezembro de 2016.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Sumula 160 Reunião CCPG

Pauta da 160 ª  Reunião do CCPG
18 de outubro de 2016

1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 159ª  REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
 Será realizada na próxima reunião.

2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Eleições de representantes docentes e discentes
2.2 Verba PROAP

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1    Homologação de título de doutorado
      Stéfano Zorzal de Almeida - Dra. Denise de Campos Bicudo . aprovada pelo Conselho.

3.2 Pedido de abertura de banca de qualificação de Mestrado:
    Alex Almeida Alcântara - Dra. Adriana de Mello Gugliotta para 28 de novembro de 2016.
P e Ti: Dra. Carmen Lidia Pires Amorim Pires-Zotarelli (IBt)
T: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
T: Dr. Luis Mauro Barbosa (IBt)
Si: Dr. Nelson Menolli Jr. (IBt)
Se: Dra. Silvia Guimarães Pitta (IBt)
Outros nomes: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Outros nomes: Dr. Décio Luis Semensato Jr. (UNIFESP)

3.3 Solicitação de alteração no título e projeto
 Gustavo Henrique Jeronimo (Doutorado) – Dra. Carmen Lidia A. P. Zottarelli . A coordenação encaminhará para relatoria da Dra. Rosely Ana P. Grandi.

3.4 Solicitação de alteração em disciplina – PAF – 05
 Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli . aprovada pelo Conselho.

3.5 Cancelamento de inscrição em disciplina:
Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fábio de Barros . aprovada pelo Conselho.
 Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii . aprovada pelo Conselho.

4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Palestra 24/10/2016 das 10 às 12hs – auditório
     Dr. Gerald Guala – Biodiversity Information Serving Our Nation – BISON Integrated Taxonomic Information System – ITIS.

4.2 Divulgação das dissertações e teses
     Atenção, as dissertações e teses que não podem ser automaticamente publicadas no site do Programa por questões de novidade taxonômica, patentes, etc devem ser prontamente avisados via carta do orientador junto com os documentos da homologação. O tempo de retenção será de um ano, prorrogável por mais um ano.

4.3 Cadastro de Biometria dos alunos
      Tratar com Giuliano, ainda faltam 28 alunos. Por favor, se apressem em fazer.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Eleições de Representantes Docentes e Discentes
      O processo eleitoral será conduzido e na próxima reunião os novos representantes assumirão.

5.2 Verba PROAP
 A verba se iniciou dia 08 de agosto de 2016. Gastos anteriores a essa data não poderão ser pagos. Os pedidos devem ser feitos via formulário disponível no site. A verba foi bastante reduzida então o programa tentará distribuir da melhor forma possível, porém com muitas restrições. Serão priorizados bolsistas CAPES.

6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de novembro de 2016