terça-feira, 21 de março de 2017

Sùmula 165 Reunião da CCPG

SÚMULA DA 165ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
21 de março de 2017 

1-      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 164ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Foi realizada a 165ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da PG no dia 21 de Março de 2017 (terça-feira), das 14:00 h às 16:43 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação. A ata da 164ª Reunião será aprovada na próxima reunião do CCPG. Foram lidas e aprovadas as atas das reuniões 161ª,162ª e 163ª

2-      INCLUSÕES DE PAUTA (INCLUSÃO ITEM 5)
- Distribuição das bolsas

3-      PROCESSOS E DECISÕES


            3.1 – Pedido de prorrogação para defesa de tese:
                        Michele Silva – Dra. Maria Tereza G. Guaratini
Os documentos entregues pela orientadora e pela aluna foram analisados pelo conselho e o pedido de prorrogação foi aceito para 2 meses. Prazo máximo para entrega: Reunião de Maio/2017, com defesa até final de Junho/2017.
           
3.2 Solicitação de alteração de título:
            -Adenilsa Aparecida Rodrigues Lima – Dra. Rosangela Simão Bianchini
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Debora ManzanoMolizane – Dr. Claudio José Bardedo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho (atenção ao exemplar definitivo, que deverá constar o novo título)

            -Fábio Fernandes Carvalho – Dr. Marco Pereira Marinho Aidar
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

           
            -Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho
           
            -Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia Fernandes P da Luz
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho




3.3 – Solicitação de validação de crédito por realização de estágio no exterior e apresentação de trabalho em congresso:
            Beatriz Brunelli de Souza– Dra. Mutue Toyta Fuji
            A documentação e os devidos comprovantes foram analisados e o conselho aprovou a convalidação de 1 crédito

            3.4 – Solicitação de inclusão de co-orientador:
                        Victória de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Nievola
                        A orientadora solicita a inclusão da Drª Marília Gaspar, pesquisadora do Nucleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica, do Instituto de Botânica, como co-orientadora da tese da aluna: Documentação conferida e co-orientação aprovada pelo Conselho

3.5 Alunos com pedido de aproveitamento de disciplina externa:
-Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Gomes Cabral
 Documentação conferida e validação de 04 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Mayara Ribeiro Casartelli -  Dra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Richard Wilander LambrechtDra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação

3.6 Cancelamento de inscrição em disciplinas:
-Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira – Dra. Cynthia Pinto Luz
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Sarah Cristina Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Simone Dias Franco – Dra. Luce Maria Brandão
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho


3.7 Homologação da matrícula:
            Leticia Mattos – Dr. Sergio Romaniuc Neto
            Os documentos entregues foram analisados e o conselho aprovou a validação da matrícula para o semestre atual (Fevereiro/2017). A aluna necessitará entregar até a próxima matricula (Julho de 2017) o documento que comprove a homologação do título de Mestrado, cursado na antiga instituição.


3.8 Solicitação de composição de banca para exame de qualificação de doutorado:
Fernanda Hurbath Pita Brandão – Dra. Inês Cordeiro, para 26 ou 27 de Abril
                        P: Rosangela S. Bianchini (Herbário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc (Herbário- Ibt)
                        Te: Maria Beatriz  Rossi Caruso (Unifesp-Diadema)
                        Si: Marília Gaspar (Fsiologia-Ibt)
                        Se: Cynthia Kameyama (Herbário- Ibt)
Outros nomes: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)

Sabrina Vanessa de Andrade dos Santos – Dra. Vivian Tamaki, para 24-28 de Abril
                        P: Marco Pereira Marinho Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Debora Iara Alves Cursino dos Santos(IB-USP)
                        Ti: Rogerio Suzuki (Orquidário-Ibt)
                        S: Luce Maria Brandão Torres (Fisiologia-Ibt)
                        S: Paulo Chu (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Vanessa Rebouça dos Santos (Ornamentais-Ibt)


             3.9 Solicitação de composição de banca de mestrado:
                        Adenilsa Aparecida Rodrigues de Lima – Dra. Rosangela S.Bianchini, para 26-28 de Abril
                        P: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Ti: Tarcisio Filgueiras (Ibt)
                        Te: Ana Rita Simões (Ibt)
                        S: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        S: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes: Cynthia Vieira da Silva (UNICID)
                       

                        Debora Pinheiro de Oliveira – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18 a 25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)   
                        Te: Douglas Silva Domingues (Unesp-Rio Claro)   
                        Ti: Maria Tereza G. Guaratini (Ecologia- Ibt)
                        Se: João Paulo Naldi (UFABC)
                        Si: Marilia Gaspar (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Regina Maria De Moraes (Ecologia-Ibt) e Poliana Ramos (UFABC)

                        Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves, para 26 de Abril, às 09hrs
                        P: Edenise Segala Alves (Anatomia-Ibt)
                        Ti: Maria Angela Machado (Fisiologia- Ibt)
                        Te: Diego Demarco (USP)
                        Se: Poliana Ramos (UFABC)
                        Si: Rita de Cassia Figueiredo (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                       
                        Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes, para  24-27 de Abril, às 09:30
                        P: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Usp)
                        Te: Vania Regina Pivello (USP)
                        Ti: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Si: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes-Ibt)
                        Se: Ricardo José F. Garcia (Prefeitura)
                        Outros nomes: Eduardo Catarino (Orquidário- Ibt)

                        Vanessa Palermo Bolsoni – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18-25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)
Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Te: Gustavo Muniz Dias (UFABC)
                        Se: Pâmela A. Dominutti (IAG-USP)
                        Si: Emerson Alvez (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes:, Thiago Nogueira (IAG-USP), Adalgiza Fornaro (IAG-USP)

                        Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutuê Toyota Fujii, para 28 de Abril
                        P: Mutuê Toyota Fujii (Ficologia- Ibt)
                        Te: Ligia Colado-Vides (Florida International University)
                        Te: Carlos Frederico Gurgel (UFSC)
                        Se: Mariana Cabral de Oliveira (USP)
                        Se: Silvia Pita (Ficologia-Ibt)
                        Outros nomes: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)

                        Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fabio de Barros, para 19 de Abril
                        P: Fabio de Barros (Orquidário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc Neto (Herbario-Ibt)
                        Te: Samantha Koehler (Unicamp)
                        Se: Leonardo S. Guimarães (Ibt)
                        Si: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes:-----

                        Giovana Boccuzzi – Dra. Marisa Domingos, para 24-28 de Abril
                        P: Marisa Domingos (Ecologia-Ibt)
                        Te: Wellington Bras D. Carvalho (USP)
                        Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Se: Mauricio Marabesi (Ibt)
                        Si: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
                        Outros nomes: Mauricio Lamano Ferreira, Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)

                        Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia P. Luz, para 13 de Abril
                        P: Cynthia P. Luz (Palinologia-Ibt)
                        Te: Paulo Oliveira (USP)
                        Te: Ana Paula F. Perez (Unesp-Botucatu)
                        Si: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        Se: Alan Carlos (FMU)
                        Outros nomes: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt) e Leonardo M. Borges

                        Vitor Hugo Melo de Almeida – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar, de 27 de Abril
                        P: Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Sergio Meirelles Tadeu (USP)
                        Ti: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                        Si: Catarina Nievola (Ornamentais-Ibt)
                        Si: Regina Moraes (Ecologia- Ibt)
                        Outros nomes: Emerson Alves (Fisiologia-Ibt)
           


            3.10 Solicitação de composição de banca de doutorado:
                        Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo, para 27 de Março
                        P: Denise C. Bicudo (Ecologia- Ibt)
                        Te: Priscila Isabel Tremarin (Universidade Federal do Paraná)
                        Te: Lezilda C.Torgan (Fundação ZooBotânica do Rio Grande do Sul)
                        Te: Cristina S. Nordi (Unifesp- Diadema)
                        Ti: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)
                        Si: Mutuê Toyota (Ficologia- Ibt)
                        Se: Ilka Schincariol (SãoCamilo)
                        Outros Nomes:------


4-      INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1       Mudança de títulos no SISPG: A mudança de título só ocorre com a abertura de banca. (São procedimentos atrelados). Lembrar que esses pedidos (de abertura de banca de qualificação/de defesa e de mudança de título) podem ser feito antes do período. Por exemplo: se a defesa é em Fevereiro, o pedido de mudança de titulo e de abertura podem ser feitos em Dezembro.
 4.2      Apresentação do SISPG no dia 16/03: Ausência de discentes e docentes


5-      OUTROS ASSUNTOS
Antes da abertura de pedidos de banca: CONFERIR o titulo no SisPg

Bolsas: As bolsas são distribuídas de acordo com a disponibilidade das mesmas. Para o mestrado, as bolsas já foram distribuídas. No momento existem 5 doutorandos sem bolsa (oriundos do processo seletivo passado); esses alunos serão classificados para que em agosto (que é quando as bolsas serão liberadas) as bolsas sejam distribuídas de acordo com a classificação.

Lembrete: Alunos que optam pela nova qualificação: Mandar o PDF do manuscrito para a PG enviar para a banca


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de abril de 2017.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Súmula 164 Reunião do CCPG

SÚMULA DA 164ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
14 de fevereiro de 2017

1- LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 161ª, 162ª e 163ª REUNIÕES ORDINÁRIAS  E DA 15ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG

Foram assinadas, pelos membros presentes, todas as atas mencionadas.

2- INCLUSÕES DE PAUTA

Conta para depósito do valor de matrícula – como o número da agência foi alterado, essa informação será atualizada no site.

Periodicidade das reuniões – foi lembrado que as reuniões ordinárias são sempre nas terças-feiras da terceira semana de cada mês.

3- PROCESSOS E DECISÕES

3.1- Homologação de título de doutorado

Priscila Primo de Andrade Silva – Drª. Vivian Tamaki

Foi conferida a documentação e o título foi homologado.
Foi lembrado que, após a relação ser disponibilizada no site do programa, as solicitações de homologação têm vindo em ordem.

3.2- Solicitação de composição de banca de doutorado:

Aluna: Camila Pereira de Carvalho – Orientadora: Drª. Catarina Carvalho Niévola
Título da tese: “Tolerância ao frio e de-aclimatação em plantas de Nidularium minutum Mez (Bromeliaceae)”
data sugerida: 23/02 – 13:30h.
Titulares
Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt) – orientador/presidente da banca
Dra. Helenice Mercier (USP) – titular externo
Dra. Ione Salgado (IBt) – titular externo
Dra. Marília Gaspar (IBt) – titular interno
Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt) – titular interno

Suplentes
Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) – suplente interno
Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC) – suplente externo
Outros nomes
Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP)
Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)

 3.3- Solicitação de alteração na orientação da tese:

Athos Poli Rigui da Silva – Drª. Maria Angela Machado de Carvalho

Foi solicitado que a co-orientadora oficial, Drª. Marília Gaspar, passasse a ser orientadora, em função da relevância da sua contribuição no projeto até o momento e da aposentadoria iminente da atual orientadora. A solicitação foi aceita.

4- INFORMAÇÕES GERAIS:

4.1.  Foi solicitado, pela coordenação do programa, que os representantes discentes verificassem no SISPG se as disciplinas e créditos cursados estão corretos na emissão dos históricos. Foi solicitado para que estes pedissem o mesmo a todos os alunos do programa. Caso haja algum problema, encaminhar a informação para a secretaria do programa por meio do endereço eletrônico: pgibt@ibot.sp.gov.br

4.2. Foi solicitado aos representantes que estes lembrem todos os docentes do programa sobre a importância de conferirem o título de dissertações e teses de seus alunos. Tem havido casos de títulos divergentes entre aqueles que constam no sistema com outros apresentados em relatórios e demais documentos. Foi lembrado que toda solicitação de alteração de título deve ser feita exclusivamente pelo sistema. O sistema fica aberto para mudança de título para a qualificação, para a defesa e, se sugerido pela banca, após a defesa da tese.

4.3.  Foi lembrado que, por enquanto, o sistema da PG somente pode ser acessado dentro da instituição por questão de segurança.

4.4. Foi lembrado ainda que a data limite para entrega do relatório de acompanhamento de projeto é 16/02.

5.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 DE MARÇO DE 2017.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Súmula 163 Reunião do CCPG

Súmula da 163ª Reunião do CCPG
31 de janeiro de 2017


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 162ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG


A ata da 163ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA


- Relatório de acompanhamento anual dos alunos
- Relatoria de Mudança de Título e Projeto César Pasqualleti

3. PROCESSOS E DECISÕES



3.1. Solicitação de composição de banca:

Qualificação de doutorado:

Athos Poli Rigui da Silva – Maria Angela Machado de Carvalho
Data sugerida: 24/2 – 9:00 hs
Rita de Cássia Figueiredo-Ribeiro - IBt (presidente)
Ione Salgado - IBt (titular externo)
Luciano Freschi - USP (titular externo)
Catarina Nievola - IBt (Suplente interno)
Eduardo Purgatto - USP (suplente externo)
Outros nomes: Silvia Ribeiro (IBt)

Bancas de defesa de doutorado:

Cibelle Ferreira Françoso – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 21/2 – 9:00 hs
Cláudio Barbedo – orientador (presidente)
José Otávio Machado Menten – ESALQ (titular externo)
Nelson Augusto dos Santos Junior – IBt (titular interno)
João Paulo Naldi – UFABC (titular externo)
Luce Maria Brandão Torres (titular interno)
Danilo Centeno – UFABC (suplente externo)
Armando Reis Tavares – IBt (suplente interno)
Outros nomes: João José Dias Parisi  (IF), José Marcos Barbosa  (IBt)

Luci Kimie Okino Silva – Adriana de Mello Gugliotta
Data sugerida: 17/2 – 13:30 hs
Adriana de Mello Gugliotta - orientador (presidente)
Dácio Roberto Matheus – UFABC (titular externo)
Kátia Maria Gomes Machado- Universidade Católica de Santos (titular externo)
Edenise Segala Alves – IBt (titular interno)
Adriane Maria Ferreira Milagres - USP Lorena (titular externo)
Suplentes: Eduardo Longui (IF) (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (suplente interno)
Outros nomes: Luisa Helena dos Santos Oliveira (UFABC), Marco Aurélio Tiné (IBt)

Debora Manzano Molizane – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 23/02 – 13:30 hs
Cláudio Barbedo - orientador (presidente)
João Nakagawa - Unesp Botucatu (titular externo)
Danilo Centeno – UFABC (titular externo)
Adriana Hayashi – IBt (titular externo)
Aline Cavalari – UNIFESP Diadema (titular externo)
José Marcos Barbosa – IBt (suplente interno)
Marina Crestana Guardia - IBt (suplente externo)
Outros nomes: João Domingos Rodrigues (Unesp Botucatu)

Luciana Mollo – Catarina Carvalho Nievola
Datas sugeridas: 20 a 24 de fevereiro – 13:30 hs
Catarina Carvalho Nievola - orientador (presidente)
Rogério Suzuki - IBt (titular interno)
Elisa Mitsuko Aoyama – UFES (titular externo)
Marco A. Tiné - IBt (titular externo)
Regina M. Moraes - IBt (titular interno)
Armando Reis Tavares - IBt (suplente interno)
Vanessa Fátima de Oliveira - UMC (suplente externo)
Outros nomes: Emerson da Silva (IBt), Daniela da Silva (Centro Paula Souza)

Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna
Data sugerida: 23 de fevereiro – 13:30 hs
Célia Leite Sant’Anna - orientador (presidente)
Luis Henrique Zanini Branco - UNESP Rio Preto (titular externo)
Valéria Cassano - USP (titular externo)
Marli de Fátima Fiori - CENA Piracicaba (titular externo)
Maria Teresa de Paiva Azevedo –Bioalgas (titular externo)
Suplentes: Mutuê Toyota Fujii (suplente interno), Andrea Tucci (suplente interno), Carlos Bicudo (suplente interno)
Outros nomes: Maria Ângela Menezes (Museu Nacional RJ)

Tiago Rodrigues dos Santos – Carla Ferragut
Data sugerida: 13 de fevereiro – 13:30 hs
Carla Ferragut – orientador (presidente)
Raul Henri – UNESP Botucatu (titular externo)
João Nabouti – Univ. Estadual GO (titular externo)
Liliana Rodrigues – Univ. Estadual Maringá (titular externo)
Andrea Tucci – IBt (titular interno)
Marta Lamparelli – Cetesb (suplente externo)
Célia Sant´Anna – IBt (suplente interno)
Outros nomes: Barbára Fonseca (PUC Brasília)

Lembrando a todos os docentes que a norma vigente da PG exige a entrega do exemplar na reunião do mês anterior à defesa.

3.2. Solicitação de mudança de título
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna – APROVADO

Debora Manzano Molizane - Claudio José Barbedo – Devido à incongruência do pedido e dos títulos apresentados no formulário e na tese impressa, a solicitação deverá ser refeita após a defesa.

Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO

Lais Petri – Eduardo Pereira Cabral Gomes - APROVADO
 
3.3. Desligamento do quadro de docentes
Rita de Cássia L. Figueiredo-Ribeiro - APROVADO

3.4. Prorrogação do prazo de entrega da tese de doutorado por motivos de saúde comprovados por laudo médico
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO

3.5. Pedido de concessão de créditos extras
Beleta Baby de Lima – Edenise Segala Alves - APROVADO

3.6. Solicitação de mudança de projeto e co-orientação de tese de doutorado
Solange Eulália Brandão – Marisa Domingos
Co-orientadora: Miriam Rinaldi
Relatoria Dr. Armando Tavares – Parecer favorável - APROVADO

3.7. Pedido de convalidação de título
Priscila Primo Andrade da Silva – Vivian Tamaki
Convalidação automática, pois é aluna egressa do curso

3.8. Mudança de título e projeto
Cesar Bertaglia Pasqualetti – Nair Yokoia
Relatoria Dra. Marilia Gaspar - Parecer Favorável - APROVADO

4. INFORMAÇÕES GERAIS


Relatórios do Coleta CAPES 2016: alguns alunos e docentes ainda não entregaram.
Favor providenciar a entrega, pois a Coordenação precisa inserir os dados no sistema em tempo hábil para envio à CAPES
 
5. OUTROS ASSUNTOS


Relatórios anuais de acompanhamento dos discentes
 Mestrado – 1º relatório deve ser entregue 1 ano após a matrícula e no 2º ano é entregue somente a dissertação
Doutorado – Três relatórios anuais e no 4º ano é entregue a tese

PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 de fevereiro de 2017

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Súmula 15 Reunião Extraordinária do CCPG

Súmula da 15ª Reunião Extraordinária do CCPG

10 de Janeiro de 2017

Foi realizada a 15ª Reunião Extraordinária do Conselho de Curso da PG no dia 10 de Janeiro de
2017 (terça-feira), das 14:00 h às 14:20 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.



 PROCESSOS E DECISÕES

 I. Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:

 Paulo Roberto Torres Ortiz – Dr. Luiz Mauro Barbosa

 Período: 23 a 31/01/2017

 P: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)

 Ti: Dr. Nelson Augusto dos Santo Junior (Sementes- Ibt)

 Te: Drª Fatima Piña Rodrigues (UFSCAR-Sorocaba)

 Si: Drª Maria Tereza Grombone Guaratini (Ecologia- Ibt)

 Se: Dr. Domingos Rodrigues (Ornamentais- Ibt)

 Outros nomes: Dr. José Marcos Barbosa (Sementes- Ibt) e Dr. Eduardo Catarino (Orquidário-
Ibt)

 II. A aluna de doutorado Fernanda Hurbath Pita Brandão, da Drª Inês Cordeiro optou pelo novo
regimento, adotando a qualificação no formato de artigo



 III. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017,excepcionalmente às 13:00 h.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Súmula 162 Reunião do CCPG

Súmula da 162a Reunião do CCPG
13 de dezembro de 2016


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 161ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG


A ata da 161ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA


- Valor de alimentação no restaurante para os alunos da PG
 - Uso do micro-ônibus da PG pelos alunos da PG
- Atividades dos alunos

      3.  PROCESSOS E DECISÕES
 3.1 Solicitação de prorrogação de prazo de defesa de tese:
 Sonia Aragaki – Dr. Eduardo Gomes
A documentação entregue pela aluna e pelo orientador foi analisada pelo CCPG. Foi apresentada documentação pertinente ao pedido. O CCPG concedeu 4 meses de prorrogação à aluna, totalizando o período máximo permitido pela CAPES (de 52 meses), sendo que o prazo máximo para defesa será 30/06/2017.

3.2  Solicitação de convalidação de título de Mestrado:
 Dimas Marques do Carmo – Dr. Denilson Peralta
OK. Já foi convalidado.

 3.3 Solicitação de alteração de projeto de doutorado:
  Cesar B. Pasqualetti – Dra. Nair Sumie Yokoya
 Enviado para relatoria da Dra. Marília Gaspar

 3.4  Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
  Fabio F. Carvalho – Dr. Marcos Aidar
 Data prevista: 23 a 31/01/2017
 Banca sugerida:
 Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
 Titular Interno: Dra. Catarina Nievola (IBt)
 Titular externo: Dr; Tomas Ferreira Domingues (USP Ribeirão Preto)
 Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
 Suplente externo: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt).
 Outros nomes: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), Dr. Sergio Tadeu Meirelles (USP SP).
 OBS: Devido ao corte da verba CAPES, a prioridade para financiamento da vinda de membros externos está sendo dada para bancas de defesa de MS e DR. O Orientador será consultado para saber se há alternativa de financiamento da vinda do membro externo.

         
               3.5.  Solicitação de co-orientação em projeto de doutorado:
 Dra. Marisa Domingos solicita inclusão da Dra. Mirian C.S. Rinaldi como co-orientadora da tese de doutorado da aluna Solange Eulália Brandão –
 Enviado para relatoria do Dr. Armando Tavares


        4. INFORMAÇÕES GERAIS
  - Prazos do relatório coleta capes 2016: Os discentes devem ficar atentos ao prazo de entrega do relatório Coleta CAPES – 20/12/2016


  - Novos representantes docentes
Foram eleitos os novos representantes dos docentes em votação eletrônica realizada entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2016.
Área PVA: Marília Gaspar e Nelson Augusto dos Santos Jr.  Área PAF: Carmen Lídia Amorim Pires Zottarelli e Mutuê Toyota Fujii. Os resultados serão enviados por e-mail.

  - Calendario reuniões do CCPG 2017
Já está disponível no site da PG.

  - Exame de Qualificação para doutorandos 2017
As novas normas para o exame de qualificação dos doutorandos que ingressaram a partir de 2017 já estão disponíveis no site da PG. Os alunos que ingressaram antes de 2017 e que queiram optar por esse novo modelo de exame, entrar em contato com a coordenação da PG.

- SisPG e documentos em papel
 Os procedimentos “Alteração de título de projeto” e “Validação de créditos obtidos em outras IES” devem ser solicitados via sistema da pós-graduação (SisPG), mas a documentação pertinente deve ser encaminhada em papel. Infelizmente o sistema ainda não permite que sejam anexados documentos.

- Matriculas 2017:
 As matrículas para o próximo ano serão realizadas de 20 a 24/02/2017, exclusivamente através do sistema SisPG. O comprovante de pagamento da taxa de matrícula deve ser entregue na secretaria da PG ou enviado por e-mail para pgibt@ibot.sp.gov.br ou pgibtsp@gmail.com

-Recesso da PG:  26-31/12/2016; retorno dia 02/01/2016
 Entrega de documentação e eventuais solicitações à PG devem ser feitas até dia 23/12.

-Livro do Tarciso
 O Dr. Tarciso Filgueiras doou dois exemplares do livro “Encruzilhada dos Tropeiros”, de sua autoria, para que fossem sorteados entre os docentes e discentes. O sorteio foi realizado durante a reunião do CCPG e os contemplados foram:
  Discente: Gabriel Franco Gonçalves – aluno de MS
Docente: Dr. Emerson Alves da Silva
 Os livros devem ser retirados na secretaria da PG

 
   5. OUTROS ASSUNTOS
- Alimentação no restaurante do IBt: Os alunos solicitaram tarifas mais baratas para o almoço no restaurante do IBt. Foram informados da dificuldade em se obter desconto, tendo em vista que há subsídio do Estado para a refeição dos funcionários. A PG, juntamente com os alunos, tentará uma negociação de valor do almoço no restaurante do Jardim Botânico.

- Transporte dos alunos: Os alunos pretendem solicitar ao Instituto autorização para utilizar o micro-ônibus dos funcionários no horário de entrada e saída. Foram informados da dificuldade em se obter essa autorização, tendo em vista o número de vagas limitado e a proibição dos viajantes fazerem o translado de pé. Mas a PG se comprometeu a discutir o assunto juntamente com a DG.

Atividades para os alunos que ingressarão em 2017: Os alunos propuseram a realização de um evento de integração no dia da aula inaugural, que inclua a apresentação do programa e das diferentes linhas de pesquisa e uma confraternização. A proposta será aprofundada pelos alunos e apresentada nas próximas reuniões do CCPG.


 6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017.