terça-feira, 18 de abril de 2017

Sùmula 166 Reunião do CCPG

166ª Reunião do CCPG

1-      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA  164ª E 165ª das REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Foi realizada a 166ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da PG no dia 18 de Abril de 2017 (terça-feira), das 14:05 h às 16:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação. A ata da 165ª Reunião será aprovada na próxima reunião do CCPG. Foi lida e aprovada a ata da 164ª reunião
2-      INCLUSÕES DE PAUTA (INCLUSÃO ITEM 5)
- Sites bloqueados
- Disciplina de Estágio Docência
- Vigência das bolsas-  Capes e CNPq
- Lançamento de créditos no SisPg

3-      PROCESSOS E DECISÕES
           
            3.1 – Solicitação de inclusão de co-orientador:
                        Leonardo Hamachi (DR) -  Dr. .Marcos Pereira Marinho Aidar
                        O orientador solicita a inclusão da Drª Adriana H. Hayashi, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Anatomia, do Instituto de Botânica, como co-orientadora da tese do aluno. A documentação foi conferida e a co-orientação foi aprovada pelo Conselho.

3.2 Cancelamento de inscrição em disciplinas:
Simone Alves de Oliveira – Dr.  Carlos Eduardo Matos Bicudo
Camila Barbosa de Araújo – Dr. Carlos Eduardo Matos Bicudo
- Ambas as alunas estão matriculadas na disciplina de "Estágio Docência". Devido os problemas com a atual docente, o pedido de cancelamento está suspenso/em aberto até o retorno da mesma.
Ana Lucia de Jesus - Drª Carmen L. Zotarelli
- O pedido de cancelamento da disciplina "Ecofisiologia de algas marinhas bentônicas" foi aprovada pelo Conselho.

3.3Solicitação de composição de banca para exame de qualificação de mestrado:
            Camila Rivero Alonso- Dr. Claudio José Barbedo, para o período de 24 a 26 de Maio de 2017
                        P: Eduardo Cabral Gomes (Ecologia- Ibt)
                        T: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes- Ibt)
                        T: Catarina C. Nievola (Ornamentais- Ibt)
                        S: Clovis José F. de Oliveira Junior (Ornamentais- Ibt)
                        S: Edson Paulo Chou (Fisiologia-Ibt)
                        S: Valeria Augusta Garcia (Cerad-Ibt)
                        Outros Nomes: José Marcos Barbosa (Sementes-Ibt) e Danilo da Cruz Centeno (Ufabc)
                       
                         
            4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1  Internacionalização
Programa novo da Capes, lançado em 2017, com o objetivo de aumentar o intercâmbio pessoal com o exterior. Os programas cadastrados farão demandas, que serão enviadas para aprovação ou não. Maiores informações serão passadas futuramente.

4.2  Prorrogação de Bolsas de Doutorado
Os alunos têm direito à 3 anos de bolsa. O pedido de prorrogação de 5 meses será concedido para aqueles que o fizerem por merecer. Os pedidos serão avaliados conforme os critérios: Artigo submetido no mínimo (aceita-se co-autoria se o trabalho apresentar dados recorrentes à tese), relatórios entregues nos prazos (Acompanhamento Discente -bem avaliado pela coordenação- e Coleta Capes) e avaliação do histórico escolar com conceitos A e B. Entregar os documentos exigidos, já mencionados em outro email enviado anteriormente pela Coordenação.

4.3  Nomes dos membros de bancas
Ficar atento ao inserir os nomes dos membros corretamente no sistema, para evitar problemas futuros.

4.4  Forma correta de inserir membros de banca no SISPG
Os alunos devem fazer isso juntamente com o respectivo orientador. Deve-se escrever o nome do orientador no devido local, considerando-o como presidente das bancas de defesa, seguido pelos outros membros selecionados. Caso isso não seja feito, os nomes subirão na sequência e alterarão a ordem escolhida. Lembrar que o orientador não entra nas bancas de qualificação.

4.5  Eleição para novos coordenadores de áreas
A coordenação repassou aos docentes que os mesmos deverão se organizar para elencar os candidatos aos Representes de Coordenação de Área. O prazo para candidatura será até o dia 25 de Abril, para a realização da eleição no dia 27 de Abril (das 09hrs às 15hrs).

4.6  Posse da nova coordenadora
A Drª Célia Sant'Anna agradece imensamente aos docentes e aos discentes do programa pelo trabalho desenvolvido no período de seu mandato e deseja sucesso à nova Coordenadora Drª Mutuê Toyota e a sua nova equipe. Saída oficial: 02 de Maio.


5. OUTROS ASSUNTOS
- Sites bloqueados: Os sites listados foram enviados para a informática para serem liberados em breve.
- Disciplina de Estágio Docência: A PG está no aguardo do retorno da docente. Os alunos matriculados serão avisados conforme a docente entrar em contato.
- Vigência das bolsas-  Capes e CNPq: Os alunos devem considerar os prazos informados pelos emails enviados pela Pós Graduação.
- Lançamento de créditos no SisPg: Alguns erros foram constatados e foram corrigidos. Alunos que notarem algum erro nos seus respectivos créditos devem entrar em contato com a secretaria.

6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de maio de 2017.

terça-feira, 21 de março de 2017

Sùmula 165 Reunião da CCPG

SÚMULA DA 165ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
21 de março de 2017 

1-      LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 164ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Foi realizada a 165ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da PG no dia 21 de Março de 2017 (terça-feira), das 14:00 h às 16:43 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação. A ata da 164ª Reunião será aprovada na próxima reunião do CCPG. Foram lidas e aprovadas as atas das reuniões 161ª,162ª e 163ª

2-      INCLUSÕES DE PAUTA (INCLUSÃO ITEM 5)
- Distribuição das bolsas

3-      PROCESSOS E DECISÕES


            3.1 – Pedido de prorrogação para defesa de tese:
                        Michele Silva – Dra. Maria Tereza G. Guaratini
Os documentos entregues pela orientadora e pela aluna foram analisados pelo conselho e o pedido de prorrogação foi aceito para 2 meses. Prazo máximo para entrega: Reunião de Maio/2017, com defesa até final de Junho/2017.
           
3.2 Solicitação de alteração de título:
            -Adenilsa Aparecida Rodrigues Lima – Dra. Rosangela Simão Bianchini
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Debora ManzanoMolizane – Dr. Claudio José Bardedo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho (atenção ao exemplar definitivo, que deverá constar o novo título)

            -Fábio Fernandes Carvalho – Dr. Marco Pereira Marinho Aidar
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

            -Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho

           
            -Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho
           
            -Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia Fernandes P da Luz
            A documentação enviada foi analisada e aprovada pelo Conselho




3.3 – Solicitação de validação de crédito por realização de estágio no exterior e apresentação de trabalho em congresso:
            Beatriz Brunelli de Souza– Dra. Mutue Toyta Fuji
            A documentação e os devidos comprovantes foram analisados e o conselho aprovou a convalidação de 1 crédito

            3.4 – Solicitação de inclusão de co-orientador:
                        Victória de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Nievola
                        A orientadora solicita a inclusão da Drª Marília Gaspar, pesquisadora do Nucleo de Pesquisa em Fisiologia e Bioquímica, do Instituto de Botânica, como co-orientadora da tese da aluna: Documentação conferida e co-orientação aprovada pelo Conselho

3.5 Alunos com pedido de aproveitamento de disciplina externa:
-Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Gomes Cabral
 Documentação conferida e validação de 04 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Mayara Ribeiro Casartelli -  Dra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação
-Richard Wilander LambrechtDra. Carla Ferragut
Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes às disciplinas externas ao Programa de Pós-Graduação

3.6 Cancelamento de inscrição em disciplinas:
-Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira – Dra. Cynthia Pinto Luz
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Sarah Cristina Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho

-Simone Dias Franco – Dra. Luce Maria Brandão
Pedido de cancelamento aprovado pelo conselho


3.7 Homologação da matrícula:
            Leticia Mattos – Dr. Sergio Romaniuc Neto
            Os documentos entregues foram analisados e o conselho aprovou a validação da matrícula para o semestre atual (Fevereiro/2017). A aluna necessitará entregar até a próxima matricula (Julho de 2017) o documento que comprove a homologação do título de Mestrado, cursado na antiga instituição.


3.8 Solicitação de composição de banca para exame de qualificação de doutorado:
Fernanda Hurbath Pita Brandão – Dra. Inês Cordeiro, para 26 ou 27 de Abril
                        P: Rosangela S. Bianchini (Herbário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc (Herbário- Ibt)
                        Te: Maria Beatriz  Rossi Caruso (Unifesp-Diadema)
                        Si: Marília Gaspar (Fsiologia-Ibt)
                        Se: Cynthia Kameyama (Herbário- Ibt)
Outros nomes: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)

Sabrina Vanessa de Andrade dos Santos – Dra. Vivian Tamaki, para 24-28 de Abril
                        P: Marco Pereira Marinho Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Debora Iara Alves Cursino dos Santos(IB-USP)
                        Ti: Rogerio Suzuki (Orquidário-Ibt)
                        S: Luce Maria Brandão Torres (Fisiologia-Ibt)
                        S: Paulo Chu (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Vanessa Rebouça dos Santos (Ornamentais-Ibt)


             3.9 Solicitação de composição de banca de mestrado:
                        Adenilsa Aparecida Rodrigues de Lima – Dra. Rosangela S.Bianchini, para 26-28 de Abril
                        P: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Ti: Tarcisio Filgueiras (Ibt)
                        Te: Ana Rita Simões (Ibt)
                        S: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        S: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes: Cynthia Vieira da Silva (UNICID)
                       

                        Debora Pinheiro de Oliveira – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18 a 25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)   
                        Te: Douglas Silva Domingues (Unesp-Rio Claro)   
                        Ti: Maria Tereza G. Guaratini (Ecologia- Ibt)
                        Se: João Paulo Naldi (UFABC)
                        Si: Marilia Gaspar (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Regina Maria De Moraes (Ecologia-Ibt) e Poliana Ramos (UFABC)

                        Jonathan Henrique da Silva – Dra. Edenise Segala Alves, para 26 de Abril, às 09hrs
                        P: Edenise Segala Alves (Anatomia-Ibt)
                        Ti: Maria Angela Machado (Fisiologia- Ibt)
                        Te: Diego Demarco (USP)
                        Se: Poliana Ramos (UFABC)
                        Si: Rita de Cassia Figueiredo (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                       
                        Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes, para  24-27 de Abril, às 09:30
                        P: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Usp)
                        Te: Vania Regina Pivello (USP)
                        Ti: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt)
                        Si: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes-Ibt)
                        Se: Ricardo José F. Garcia (Prefeitura)
                        Outros nomes: Eduardo Catarino (Orquidário- Ibt)

                        Vanessa Palermo Bolsoni – Dra. Silvia Ribeiro de Souza, para 18-25 de Abril
                        P: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)
Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Te: Gustavo Muniz Dias (UFABC)
                        Se: Pâmela A. Dominutti (IAG-USP)
                        Si: Emerson Alvez (Fisiologia-Ibt)
                        Outros nomes:, Thiago Nogueira (IAG-USP), Adalgiza Fornaro (IAG-USP)

                        Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutuê Toyota Fujii, para 28 de Abril
                        P: Mutuê Toyota Fujii (Ficologia- Ibt)
                        Te: Ligia Colado-Vides (Florida International University)
                        Te: Carlos Frederico Gurgel (UFSC)
                        Se: Mariana Cabral de Oliveira (USP)
                        Se: Silvia Pita (Ficologia-Ibt)
                        Outros nomes: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)

                        Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fabio de Barros, para 19 de Abril
                        P: Fabio de Barros (Orquidário-Ibt)
                        Ti: Sergio Romaniuc Neto (Herbario-Ibt)
                        Te: Samantha Koehler (Unicamp)
                        Se: Leonardo S. Guimarães (Ibt)
                        Si: Maria das Graças Wanderley (Herbario-Ibt)
                        Outros nomes:-----

                        Giovana Boccuzzi – Dra. Marisa Domingos, para 24-28 de Abril
                        P: Marisa Domingos (Ecologia-Ibt)
                        Te: Wellington Bras D. Carvalho (USP)
                        Ti: Regina Maria de Moraes (Ecologia-Ibt)
                        Se: Mauricio Marabesi (Ibt)
                        Si: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
                        Outros nomes: Mauricio Lamano Ferreira, Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)

                        Higor Antonio Domingues – Dra. Cynthia P. Luz, para 13 de Abril
                        P: Cynthia P. Luz (Palinologia-Ibt)
                        Te: Paulo Oliveira (USP)
                        Te: Ana Paula F. Perez (Unesp-Botucatu)
                        Si: Lucia Rossi (Herbario-Ibt)
                        Se: Alan Carlos (FMU)
                        Outros nomes: Rosangela Bianchini (Herbario-Ibt) e Leonardo M. Borges

                        Vitor Hugo Melo de Almeida – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar, de 27 de Abril
                        P: Marcos Pereira Aidar (Fisiologia-Ibt)
                        Te: Sergio Meirelles Tadeu (USP)
                        Ti: Marco Aurélio Tiné (Fisiologia-Ibt)
                        Si: Catarina Nievola (Ornamentais-Ibt)
                        Si: Regina Moraes (Ecologia- Ibt)
                        Outros nomes: Emerson Alves (Fisiologia-Ibt)
           


            3.10 Solicitação de composição de banca de doutorado:
                        Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo, para 27 de Março
                        P: Denise C. Bicudo (Ecologia- Ibt)
                        Te: Priscila Isabel Tremarin (Universidade Federal do Paraná)
                        Te: Lezilda C.Torgan (Fundação ZooBotânica do Rio Grande do Sul)
                        Te: Cristina S. Nordi (Unifesp- Diadema)
                        Ti: Andrea Tucci (Ficologia-Ibt)
                        Si: Mutuê Toyota (Ficologia- Ibt)
                        Se: Ilka Schincariol (SãoCamilo)
                        Outros Nomes:------


4-      INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1       Mudança de títulos no SISPG: A mudança de título só ocorre com a abertura de banca. (São procedimentos atrelados). Lembrar que esses pedidos (de abertura de banca de qualificação/de defesa e de mudança de título) podem ser feito antes do período. Por exemplo: se a defesa é em Fevereiro, o pedido de mudança de titulo e de abertura podem ser feitos em Dezembro.
 4.2      Apresentação do SISPG no dia 16/03: Ausência de discentes e docentes


5-      OUTROS ASSUNTOS
Antes da abertura de pedidos de banca: CONFERIR o titulo no SisPg

Bolsas: As bolsas são distribuídas de acordo com a disponibilidade das mesmas. Para o mestrado, as bolsas já foram distribuídas. No momento existem 5 doutorandos sem bolsa (oriundos do processo seletivo passado); esses alunos serão classificados para que em agosto (que é quando as bolsas serão liberadas) as bolsas sejam distribuídas de acordo com a classificação.

Lembrete: Alunos que optam pela nova qualificação: Mandar o PDF do manuscrito para a PG enviar para a banca


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de abril de 2017.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Súmula 164 Reunião do CCPG

SÚMULA DA 164ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
14 de fevereiro de 2017

1- LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 161ª, 162ª e 163ª REUNIÕES ORDINÁRIAS  E DA 15ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG

Foram assinadas, pelos membros presentes, todas as atas mencionadas.

2- INCLUSÕES DE PAUTA

Conta para depósito do valor de matrícula – como o número da agência foi alterado, essa informação será atualizada no site.

Periodicidade das reuniões – foi lembrado que as reuniões ordinárias são sempre nas terças-feiras da terceira semana de cada mês.

3- PROCESSOS E DECISÕES

3.1- Homologação de título de doutorado

Priscila Primo de Andrade Silva – Drª. Vivian Tamaki

Foi conferida a documentação e o título foi homologado.
Foi lembrado que, após a relação ser disponibilizada no site do programa, as solicitações de homologação têm vindo em ordem.

3.2- Solicitação de composição de banca de doutorado:

Aluna: Camila Pereira de Carvalho – Orientadora: Drª. Catarina Carvalho Niévola
Título da tese: “Tolerância ao frio e de-aclimatação em plantas de Nidularium minutum Mez (Bromeliaceae)”
data sugerida: 23/02 – 13:30h.
Titulares
Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt) – orientador/presidente da banca
Dra. Helenice Mercier (USP) – titular externo
Dra. Ione Salgado (IBt) – titular externo
Dra. Marília Gaspar (IBt) – titular interno
Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt) – titular interno

Suplentes
Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) – suplente interno
Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC) – suplente externo
Outros nomes
Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP)
Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)

 3.3- Solicitação de alteração na orientação da tese:

Athos Poli Rigui da Silva – Drª. Maria Angela Machado de Carvalho

Foi solicitado que a co-orientadora oficial, Drª. Marília Gaspar, passasse a ser orientadora, em função da relevância da sua contribuição no projeto até o momento e da aposentadoria iminente da atual orientadora. A solicitação foi aceita.

4- INFORMAÇÕES GERAIS:

4.1.  Foi solicitado, pela coordenação do programa, que os representantes discentes verificassem no SISPG se as disciplinas e créditos cursados estão corretos na emissão dos históricos. Foi solicitado para que estes pedissem o mesmo a todos os alunos do programa. Caso haja algum problema, encaminhar a informação para a secretaria do programa por meio do endereço eletrônico: pgibt@ibot.sp.gov.br

4.2. Foi solicitado aos representantes que estes lembrem todos os docentes do programa sobre a importância de conferirem o título de dissertações e teses de seus alunos. Tem havido casos de títulos divergentes entre aqueles que constam no sistema com outros apresentados em relatórios e demais documentos. Foi lembrado que toda solicitação de alteração de título deve ser feita exclusivamente pelo sistema. O sistema fica aberto para mudança de título para a qualificação, para a defesa e, se sugerido pela banca, após a defesa da tese.

4.3.  Foi lembrado que, por enquanto, o sistema da PG somente pode ser acessado dentro da instituição por questão de segurança.

4.4. Foi lembrado ainda que a data limite para entrega do relatório de acompanhamento de projeto é 16/02.

5.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 DE MARÇO DE 2017.