quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

DIVULGAÇÃO - Esclarecimentos para prorrogação Doutorado

Em qua, 12 de dez de 2018 às 09:59, Pós Graduação <pgibtsp@gmail.com> escreveu:

Bolsas de Doutorado – Pedido de prorrogação
A vigência da bolsa será de 36 meses, a contar da data de concessão, podendo ser  prorrogada por mais 12 meses ou até completar 48 meses de curso, de acordo com o novo critério de prorrogação 7º reunião do CCPG, de 17/07/2018.

Condição 1. 36 meses + 6 meses (prorrogáveis por mais 6 meses): o aluno deve apresentar um artigo submetido à revista classificada pela CAPES/Qualis, na área de Biodiversidade, no estrato B2 ou superior. Esse artigo pode ser oriundo da tese ou correlato. O aluno pode ser o primeiro autor ou coautor do trabalho, desde que o orientador também faça parte dessa publicação. Para a solicitação de outros 6 meses de prorrogação da bolsa, é necessária a apresentação de pelo menos 1 artigo publicado ou um aceite numa revista B2 ou superior.

Condição 2. 12 meses direto de prorrogação: o aluno deve apresentar pelo menos 1 artigo publicado ou com aceite numa revista B2 ou superior. Esse artigo pode ser oriundo da tese ou correlato. O aluno pode ser o primeiro autor ou coautor do trabalho, desde que o orientador também faça parte da publicação.

Att, 
Secretaria Pós-graduação IBT


--
Pós-Graduação
Instituto de Botânica - SP
Av. Miguel Estéfano, 3687
Cep: 04301-012 - São Paulo
Fones: (011) 5067-6038 / 5067-6039 / 5067-6040

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

DIVULGAÇÃO - STUDENT RESEARCH AWARDS

From: Ana Odete Santos Vieira <aovieira@uel.br>
Date: qui, 29 de nov de 2018 às 19:29
Subject: [Rede Brasileira de Herbários] STUDENT RESEARCH AWARDS
To: <rede-brasileira-de-herbarios@googlegroups.com>




STUDENT RESEARCH AWARDS

Megan_herbariumDeadline: 1 Feb annually
Download: Application
Total Awarded AnnuallyUp to 3 awards, $1250
Number of Awards: Two ($500)  and 1 ($250: undergraduates only) wards will be presented annually.
Scope: Research that contributes to or uses herbarium resources in ways that augment the collections.
Research on any taxa typically accessioned in herbaria including all plant, fungal, lichen, and algal lineages is eligible. Supported activities could include, but are not limited to, fieldwork to generate vouchers for revisionary or floristic work, collecting morphological data from specimens, traveling to herbaria, or making and distributing physical specimens. Thus, students’ overarching research could include molecular approaches, but the merit of the proposal would be based on the ability of the work to contribute to building or improving herbarium resources. Additionally, meta-analysis of herbarium data would also be eligible, provided that a component of the research includes direct study of specimens.
EligibilityUndergraduate and graduate student SHC members may apply. It is expected that only student research projects with the clear potential to lead to publication will be competitive. Both the student and the student’s research advisor, who should provide a letter of recommendation, must be members of SHC at the time of application.
To become a member or to renew a membership, please complete and return a SHC Membership Application to our Treasurer (address provided on form).
Application Materials:
1) a one-page application form (see file attachment above) listing student’s name, address, and SHC advisor’s name and proposal title;
2) a two-page project description, itemized budget justification (no indirect costs allowed), publication/dissemination plan and references cited (1 inch margins, US letter size paper (11.5 x 11 inches), 11-12 point font, proposals may be single spaced but only 2 pages long);
3) one letter of recommendation from the student’s Research Advisor, who also must be a SHC member at the time of application.
All materials should be sent electronically to the Secretary, Mary Ann Feist at secretary@herbariumcurators.org. PDF format is preferred. The letter of recommendation may be sent separately from the student’s materials.
The deadline is Feb 1 annually.
_____________________________________________________________
The SHC grant committee is pleased to announce the awardees of the 2017 Student Research Awards. We received a record 29 proposals for our student awards this year. Each Undergraduate recipients receive a $250 award, and graduate students receives a $500 award to support research. Our recipient by year are:
Past Award Recipients2018Calvin Andries, Eastern Kentucky UniversityVascular Flora and Wetland Assessment of Wetlands in the Red River Gorge Geological Area and Clifty Wilderness in Menifee and Powell Counties of Kentucky.Advisor: Brad Ruhfel
Daniel Koenemann, Howard UniversityA Floristic Survey of Wheaton Regional Park, Montgomery County, Maryland.Advisor: Janelle Burke
Katherine Culatta, North Carolina State University Taxonomy, Population Genetics, and Status Assessment of Nuphar sagittifolia (Nymphaeaceae).Advisor: Alexander Krings
2017
Conor Heffer, University of Vermont

Morphometric Analysis of Northwest North American Polystichum species in Evaluating a Newly Encountered Herbarium Specimen of P. kwakiutlii” Research Advisor: David Barrington
Nikolai Starzak, Oklahoma State University
The Flora of Beaver County: High Plains Vascular Plants of the Oklahoma Panhandle” Research Advisor: Mark Fishbein
Thomas McFadden, Eastern Kentucky University
The Vascular Flora of the Red River Gorge, Kentucky” Research Advisor: Brad Ruhfel
2016
jenniferJennifer Ackerfield, Colorado State University
Phylogeny and evolution of the genus Cirsium in North America
Funds will be used for travel expenses for field collections of this overly common but understudied and difficult to determine genus.
Research Advisor: Mark Simmons



Amanda Malone, University of Colorado at BoulderLiverwort inventory & checklist of the Greater Comanche Grasslands: A region of neoendemism?”  Funds will be used for travel expenses for field collection of liverworts from this is remote area. Research Advisor: Erin Tripp 
Alexandria Szakacs, North Carolina State University
A guide to the phytolith assemblages produced by the vascular flora of Picture Creek Diabase Barrens (Granville Co., NC): A precursor for understanding vegetation history of a remnant piedmont prairie community“. Research Advisor: Alexander Krings
2015
bcooperBenjamin Cooper, Northwestern University/Chicago Botanic Garden, Master’s Degree student, whose research project is entitled, “Molecular Phylogeny of Oenothera sect. Calylophus (Onagraceae)“. Funds will be used for travel expenses to visit field sites across the Southwest to collect morphological data, generate vouchers, and collect samples for DNA extraction. Research advisor: Krissa Skogen.


WershowSamuel Wershow, Western Washington University, Master’s Degree student, whose research project is entitled, “Assessing the Impacts of Climate Change on Endemic Wildflowers in the Pacific Northwest”. His research advisor is Eric DeChaine. Funds will be used for travel expenses to allow expansion of the scope of field sampling and collection of vouchers in remote areas.


2014
N.HowellNathan Howell, Master’s candidate, North Carolina State University. “The Vascular Flora of the Natural Lake Shoreline Community of Carolina Bays in the Carolina Flatwoods Ecoregion (Bladen and Columbus Counties, North Carolina).”
Advisor: Dr. Alexander Krings
Marika Laurel Majack, Master’s candidate, University of Colorado, Denver. “The Distribution of Pondweeds (Potamogetonaceae) in Colorado.
Advisor: Dr. Leo Bruederle
2013
Matthew Pace (University of Wisconsin – Madison). “Utilizing herbarium and field research to clarify species diversity of Spiranthes (Orchidaceae).”Advisor: Dr. Kenneth Cameron



Angela Rein (Oklahoma State University). “Enigmatic non-twining vines: Evolution and systematics of Matelea subgenus Chthamalia (Gonolobinae, Apocynaceae).”Advisor: Dr. Mark Fishbein
--
Ana Odete Santos Vieira Departamento de Biologia Animal e Vegetal 
Universidade Estadual de Londrina 
Cxp. 10011
86057-970
 Londrina Paraná 

tel. (43) 33714247 (departamento) 
(43) 33714946 (herbário) 

-- 
Rede Brasileira de Herbários - RBB
Sociedade Botânica do Brasil
"Mensagens de agradecimento e/ou congratulações devem ser direcionadas diretamente ao remetente, não a todo o grupo. Caso sejam enviadas ao grupo, serão excluídas, para evitar sobrecarga de email."
--- 
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Rede Brasileira de Herbários" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para rede-brasileira-de-herbarios+unsubscribe@googlegroups.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

DIVULGAÇÃO - Palestra: Decifrando las bases de la tolerancia a la desecación de microalgas liquénicas con diferentes preferencias de hábitat

From: Pós-Graduação IBt <pgibt70@gmail.com>
Date: qui, 29 de nov de 2018 às 14:29
Subject: DIVULGAÇÃO DE PALESTRA
To: vera lygia el id <verinhalygia@gmail.com>, Andréa Sampaio <andreas.dias@yahoo.com.br>, higor domingues <higor.domingues@hotmail.com>, Marilia Gaspar <gaspar.marilia@gmail.com>, Marilia Gaspar <gasparmarilia@gmail.com>, Cláudio Barbedo <cjbarbedo@yahoo.com.br>, Denilson Peralta <denilsonfperalta@gmail.com>, Mutue Toyota Fujii <mutue.fujii@gmail.com>, <zotarelli@uol.com.br> 



Prezados Representantes.

Favor divulgar.

Título:  "Decifrando las bases de la tolerancia a la desecación de microalgas liquénicas con diferentes preferencias de hábitat" / "Unravelling the bases of the desiccation tolerance of lichen microalgae with different habitat preferences"  
Palestrante:  Dr. Leonardo M. Casano da Universidad Alcalá de Henares, Espanha
Data: Quarta-feira - 12/12/1018, 14 horas
Local: Sala de Reuniões, Núcleo de Fisiologia e Bioquímica de Plantas, Instituto de Botânica de São Paulo


Coordenação
--
Coordenação Geral
Curso de Pós-Graduação em
Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente
Instituto de Botânica de São Paulo
Av. Miguel Estéfano, 3687 - CEP.: 04301-012
Tel.: 5067-6040

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Sumula 2018.11 Comissão CCPG

Sumula da 11ª (décima primeira) Reunião Ordinária do Colegiado do PPGIBt de 2018
22 de novembro (quinta-feira), às 14h, na Sala de Reunião do PPG, para tratar dos assuntos a seguir:

1) Inclusão da Pauta
- Marilia - Eleição dos representantes deve haver troca em fevereiro, por isso deve já ir conversando com candidatos
- Andrea - Relatoria da mudança do projeto da aluna Marina L. Koga sobre mudança de área para realizar o projeto - APROVADO
- Inês - Lembrar de atualizar as ementas das disciplinas quando for ofertar

2) Aprovação da Ata Reunião Ordinária do CCPG

3) Solicitações

a) Alteração do projeto de doutorado
Valéria Leobina dos Santos – orientadora Cynthia Fernandes Pinto da Luz - Foi para relatoria com Claudio e Ines Cordeiro

b) Solicitação de banca exame de qualificação
Andréa Sampaio Dias (DR) - orientadora Andréa Tucci
Titulares: Dra. Carmem L.P.A. Zortareli, Dra. Luciana R. Carvalho, Dr. João Hosti (Ex)
Suplentes: Dr. Eduarod Gomes, Dr. Denilson Peralta, Dra. Darci Airosa (Ex), Dra. Andre Santos (Ex), Dra. Ikla Vercellino (Ex)
Data 29 novembro

Roberta Keyla Kojima (MS) - orientadora Rosangela Simão Bianchini
Titulares: Dra. Ines Cordeiro, Dra. Mara Magenta (Ex), Dra. Fatima Boturi (Ex)
Suplentes: Dr. Sergio Romainiuc Neto, Dra. Cintia Kameyana (Ex), Dra. Ana Rita Simoes (Ex)
Data 18 dezembro

c) Solicitação de mudança do formato do exame de qualificação
Josiane Valéria Soares Bison (DR) - orientador Marcos Aidar - APROVADO

d) Proposta de disciplina
Análise computacional em estudos sistemáticos (Responsável Inês Cordeiro) - Foi para relatoria da Mutue Fuji

4) Informes
a) Portaria CAPES - pedido de lembrete de agradecimento bolsa capes nas publicações
b) Seleção de egressos para doutorado - 5-27 de novembro houve inscrição para implementação, processo 28-29 e resultado dia 30
c) Coleta CAPES - já foi pedido por mail as informações, este é um lembrete para reforçar
d) Docentes que estejam interessados em propor novas disciplinas enviar até a próxima reunião

Proxima reunião 11 dezembro 2018

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Sumula 2018.10 Comissão CCPG


Súmula da 10ª Reunião Ordinária do CCPG de 2018

Foi realizada a 10ª  Reunião Ordinária do Conselho de Curso da Pós-Graduação no dia 16 de outubro de 2018 (terça-feira), das 14:05h às 16:10h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
 
1)                 Inclusão da Pauta

Sem inclusões

2)                 Aprovação da Ata Reunião Ordinária nº 09/2018 do CCPG
A Ata da 09/2018 Reunião Ordinária do CCPG será lida e aprovada na próxima reunião.

3)                 Solicitações

a)      Banca de defesa de Tese

Sabrina Vanessa de Andrade Santos 27 de novembro de 2018
P: Vivian Tamaki (IBt)
Te: Giulio Cesari Stancato (IAC)
Te: Shoey Kanashiro (IBt)
Ti: Marcos Aidar (IBt)
Ti: Regina Maria de Moraes (IBt)
Si: Armando Tavares (IBt), Luce Maria Brandão Torres (IBt)
Se: Daniela Soares dos Santos (CPSouza), Flavia Kurita

b)      Homologação de título
Diego Alberto Tavares (MS) Aprovado.

Gustavo Henrique Jerônimo Alves (DR) Aprovada a homologação e atendida solicitação de mudança de titulo.

Daniella Harumi Chen (MS) Aprovado.

Leonardo Formaggi Pereira Mota (MS) Aprovado. Necessário solicitar a mudança de titulo no sistema.

Janaína Pinheiro Costa (MS) Aprovado. Necessário solicitar alteração de titulo no sistema. Pequena alteração.

Heloísa Bortolin Bruno (MS)   Aprovado. Necessário solicitar a mudança de titulo no sistema.

Isac José da Silva Filho (MS) Aprovado. Necessário solicitar a mudança de titulo no sistema.

Luiz Antonio Silva Ramos (MS) Aprovado.

c)      Aproveitamento de disciplina externa
Luyza Mayary Amaral Silva
Foram aprovados os 6 créditos.

d)     Convalidação de título
Beatriz Brunelli de Souza
O pedido foi analisado e o título de Mestre foi convalidado no SISPG.

e)      Relatoria sobre mudança de titulo

Marina Leme Koga
Vai ficar para a próxima reunião do CCPG.

Rodrigo Sampaio Rodrigues
O projeto foi avaliado pelo relator, mudança de titulo e alterações de projeto foram aprovadas. Solicitar mudança de titulo no sistema.

4)                    Informes

a)      Informações sobre SISGEN – alunos devem consultar seus orientadores sobre necessidade de auxiliá-los com o fornecimento de informações para preenchimento do SISGEN.
b)      Possibilidade de acesso do SISPG em computadores fora da Instituição – a coordenação da PG está tentando viabilizar o acesso ao SISPG por computadores localizados fora do IBt.
c)      Entrega da documentação em CD para homologação – os arquivos no CD são importantes para alimentar o site da PG em situação regular e em caso de problemas com os arquivos online. Futuramente será estudada a possibilidade de envio pela rede ou arquivamento em nuvem.

Próxima reunião: 21 de novembro de 2018.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Sumula 2018.9 Comissão CCPG


SÚMULA DA 9a REUNIÃO DO COLEGIADO DE 17 DE SETEMBRO DE 2018

  1. Inclusão da Pauta

Homologação de título de Gustavo Arevalo Rodrigues - aprovado

  1. Aprovação da Ata Reunião Ordinária nº 08/2018 do CCPG

  1. Solicitações:

  1. Cancelamento de matrícula em disciplina "Algas Marinhas Bentônicas"
Luyza Mayary Amaral Silva - aprovada

  1. Pedido de banca de defesa de Tese
Fernanda Hurbath Pita Brandão
Inês Cordeiro (orientadora, Presidente)
Fábio Pinheiro (UNICAMP, titular externo)
Lúcia Rossi (IBt, titular externo)
Maria Beatriz Rossi Camargo (UNIFESP, titular interno)
Jefferson Prado (IBt, titular interno)

Suplentes: Rosângela Simão Bianchini, Sérgio Romaniuc, Cinthi Kameyama

  1. Homologação de título
Richard Wilander Lambrecht - aprovado

  1. Mudança de título e de projeto
Rodrigo Sampaio Rodrigues - irá para relatoria

  1. Informes
a) de 20/09 a 19/10 estará aberto Edital para bolsa de Pós-doc PNPD/CAPES (estará no site)
b) lembrete: quem tem bolsa CAPES deve, obrigatoriamente, informar em todo tipo de produto, incluindo-se publicações, participações em congressos, etc.
c) Pedido de credenciamento de Andre Luiz Gaglioti não foi aceito por falta de vagas no Programa, nem para Núcleo Permanente, nem para colaboradores

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Sumula 2018.8 Comissao CCPG


SUMULA 2018-8 DA REUNIÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE
  1. Inclusão da Pauta
A. Esclarecimentos sobre o número de vagas e critiérios;
B. Aproveitamento de créditos Karen Karoline, excepcionalmente não alimentou o sistema a tempo;
  1. Credenciamento retirado para discussão no conselho, e entrará na próxima reunião da comissão;
    D. Simone dias Franco pede para continuar a bolsa pois foi aprovada na prefeitura como professor ensino basico;

  1. Aprovação da Ata Reunião Ordinária nº 07/2018 do CCPG

  1. Solicitações:

  1. Homologação de Dissertação
- Mariane Cristina Inocente, Dr. Claudio Barbedo - HOMOLOGADO

  1. Alteração no título do projeto:
- Samantha Borges Faustino, Dr. Denise C. Bicudo - APROVADO

  1. Alteração no projeto de Dissertação:
- Marina Lemy Koga, Dr. Denilson F. Peralta – FOI PARA RELATORIA

  1. Pedido de banca de defesa de Tese:
- Samantha Borges Faustino, Dra. Denise C. Bicudo
- Titulares: Fabio Ribeiro – UFRAM; Gisele Marquadt – Ecologia; Raful Henry - UNESP; Carla Ferragut – Ecologia
- Suplentes: Marta Lamparelli – CETESB; Cinthia Luz – Palinologia; Clovis Carmo – Instituto de Peca
- 29 de agosto as 14:00 Palinologia

  1. Pedido de banca de defesa de Dissertação:
- Vilmar Guerra, Dr. Eduargo Gomes
- Eduardo Catharino – IBt; Sueli Furlan – USP
- Titulares: Ines Cordeiro – Ibt; Nelson Augusto Junior – Ibt; Lucia Rossi – Ibt; Maria Margarida Mello – Ibt
- 24 – 28 de setembro

  1. Pedido de aproveitamento de disciplina externa:
- Ricardo Marcondes Bulgarelli – APROVADO – 8 créditos
- Valéria Leobina dos Santos – APROVADO – 8 créditos
- Karen Karoline – APROVADO – 2 créditos
- Simone Franco – FALTOU FAZER PEDIDO VIA SISTEMA – FICARA PARA A PRÓXIMA REUNIÃO

  1. Credenciamento Docente:
- André Luiz Gagliotti - retirado para discussão no conselho, e entrará na próxima reunião da comissão.

  1. Informes:
    - A coordenação pede atenção de todos para o cumprimento dos prazos a entrega dos documentos, especialmente na entrega do exemplar para a banca;
    - Esclarecimentos sobre o número de vagas e critiérios solicitado por Nelson: de acordo com a regra orientadores visitantes possuem uma vaga até a homologação do primeiro aluno e após duas vagas;
    - Simone dias Franco pede informações sobre continuidade da bolsa pois foi aprovada na prefeitura como professor ensino basico, portaria capes/cnpq 15 de julho 2010 e o que regulamenta.
  2. Próxima reunião dia 18 de setembro de 2018