sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Sumula 2019.09 Comissão CCPG


REUNIÃO DO COLEGIADO DE 17/09/2019
  1. Inclusão da Pauta
  1. as bolsas ainda poderão ser prorrogadas? (Mariana)
- Sim, continuam os mesmo critérios estabelecidos anteriormente, inclusive o que as prorrogações dependem da não existência de alunos sem bolsa.

  1. relatoria da solicitação de co-orientação da Dra Ana Paula Perez para o aluno Higor Domingues, analisada pela Dra Inês Cordeiro: aprovado.
  1. relatoria da solicitação de co-orientação da Dra Cintia Kameyama para a aluna Gabriela Sakugawa, analisada pela Dra Inês Cordeiro: aprovado.
  1. solicitação de credenciamento de docente, Dr Anselmo Nogueira (UFABC): encaminhado para relatoria da Dra Silvia Souza
  1. Solicitações:
  1. Cancelamento de disciplina
Maria Gessi Teixeira – (orient.: Catarina Nievola) - aprovado
  1. Mudança de título
Leticia de Mattos - (orient.: Sérgio Romaniuc Neto) - aprovado
Luyza Mayari Amaral da Silva – (orient.: Carla Ferragut) - aprovado
  1. Homologação de título
Gabriela Maria Cabral Nascimento – Catarina Nievola - aprovado
Fernanda de Oliveira Menezes – Catarina Nievola - caprovado
Leticia Danielle Longuini Gomes– Armando Reis Tavares - aprovado
Dimas Marchi do Carmo – Denilson Fernandes Peralta - aprovado
  1. Informes
    1. Processo Seletivo: em função de liberação de bolsas que não terão alunos para usufruí-las (3 de mestrado já no próximo mês), será antecipado para outubro. Inscrições serão realizadas de 20/09 a 11/10 e as provas serão de 21 a 24/10
    2. Definição vagas para Docentes: lembrar que são baseadas na produção descrita no Lattes. Então, docentes devem manter o Lattes atualizado
    3. Envio de inclusão de pauta: se possível, procurar enviar inclusões para a secretaria (pgibt@ibot.sp.gov.br) antes da reunião
    4. Palestra Simpósio: Professora Eliane Ceccon, do México, irá ministrar palestra


Próxima reunião 15 outubro 2019

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Sumula 2019.08 Comissão CCPG


SUMULA DA 2019-08 REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE


8ª (oitava) Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt de 2019, que acontecerá no dia 20 de agosto (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião da CCPG, para tratar dos assuntos a seguir:
  1. Inclusão da Pauta;
    a. Convalidação de 30 créditos provenientes do Mestrado – Maria Gessi Teixeira, Or. Catarina C. Nievola – APROVADO;
    b. Solicitação de co-orientação de Doutorado:
        1. Gabriela C. Sacugawa – Or. Cinthya F.P. Luz pede para Cintia Kameyama e será encaminhado para relatoria da Dra. Inês;
        2. Higor A. Domingues – Or. Cinthya F.P. Luz pede para Ana Paula F. Peres e será encaminhado para relatoria da Dra. Inês;
        3. Valeria D. Santos – Or. Cinthya F.P. Luz pede para Catarina C. Nievola e será encaminhado para relatoria do Dr. Armando R. Tavares;
        4. Natalia Z. Martarella – Or. Cinthya F.P. Luz pede para Adriana de O. Fidalgo e será encaminhado para relatoria da Dra. Luciano M. Esteves
    c. Prorrogação de bolsa – Andréa S. Dias – Or. Andréa Tucci por seis meses, APROVADO;
    d. Validação de crédito de disciplina externa – Helena Rodrigues Fragoso – Or. Mutuê T. Fujii, só é possível aprovar 8 créditos externo para o Doutorado - APROVADO

  1. Aprovação da ata da reunião anterior - OK

  1. Solicitações:

  1. Cancelamento de disciplina
Eduardo Muniz Filho – Or. Maria Beatriz Caruso, APROVADO
Camila Barbosa de Araújo – Or. Carlos E.M. Bicudo, APROVADO

  1. Qualificação de mestrado
Giuliana Ribeiro – Or. Luiz M. Barbosa, APROVADO, estava pendende de mudança de título que implicava a alteração do projeto, assim seguiu para relatoria do Dr. Nelson, parecer foi favorável e com sugestões para complementar o projeto que será enviado a aluna.
Titulares: Eduardo P.C.Gomes, Sergius Gandolf - ESALQ, Fatima C.M.P. Rodrigues – UFSCAr
Suplentes: Kátia Mazzei, Cláudio J. Barbedo
Data Sugerida: 29 agosto, os nomes foram aprovados porém sem diárias

  1. Defesa de mestrado
Fernando Cirilo de Lima
Titulares: Or. Eduardo P.C. Gomes, Luiz M. Barbosa, Alexander Z. Antunes - IF-SP
Suplentes: Claudio J. Barbedo,
Data Sugerida: 23 a 30 de setembro

Nicholas Nathan dos Santos
Titulares: Or. Eduardo P.C. Gomes, Ines Cordeiro, Ricardo G. Rosário - Mackenzie
Suplentes: Lúcia Rossi, Tânia Cerati
Data Sugerida: 23 a 30 de setembro, atentar para o título que está no sistema

Roberta Keyla Kojima
Titulares: Or. Rosangela Bianchini, Rodrigo S. Rodrigues – Secretaria da Educação- SP, Lucia Rossi
Suplentes: Maria das Graças L. Wanderley, Cintia Kameyama, Sergio Romaniuc Neto
Data Sugerida: 24 a 30 setembro

  1. Defesa de doutorado
Simone Alves de Oliveira
Titulares: Or. Carlos E.M. Bicudo, Luciane Crossetti – UFRGS, André Cordeiro dos Santos – UFSCAR, Cristina Nord – Unifesp/SP, Andréa Tucci
Suplentes: Carmen Z. Rodrigues, Raoul Henri – UNESP/Botucatu
Data Sugerida: 9-12 setembro, atentar para o título que consta no sistema

  1. Mudança de título
Giuliana Ribeiro, Or. Luiz M. Barbosa - APROVADO
Simone Alves de Oliveira, Or. Carlos E.M. Bicudo – APROVADO, o pedido não veio acompanhado de justificativa, porém a Dra. Andréa Tucci que participou do exame de qualificação lembrou que a alteração de título foi recomendada.

  1. Mudança de projeto (relatoria)
Giuliana Ribeiro, Or. Luiz M. Barbosa - APROVADO

  1. Homologação de título
Mayara Ribeiro Casartelli - Doutorado, Or. Carla Ferragut - APROVADO
Marcela Inácio da Silva - Mestrado, Or. Denilson F. Peralta - APROVADO

  1. Prorrogação de homologação de título
Monique Cristine Rodrigues Juras – APROVADO a prorrogação até ser enviado o aceite do artigo

  1. Informes
    a. Atentar para os pedidos de banca de qualificação que não haverá diárias, e quando for necessário diárias incluir pedido na solicitação da banca, esse pedido passará por avaliação da coordenação;
    b. Sempre que for pedido alteração de título enviar justificativa em ofício e pelo sistema, mesmo que seja solicitado na qualificação;
    c. Igor lembrou do pedido de prorrogação de homologação de Athos que estava para ser decidido, o pedido de prorrogação foi aprovado até ser enviado o aceite do artigo;
    d. Atentar para atualizar o nome da secretaria de infraestrutura e meio ambiente;
    e. Verificar junto a secretaria os diplomas que foram pedidos;
    f. A Shirley estará em férias entre os dias 28 e 12 de setembro, e não teremos outra pessoa para ajudar na secretaria, assim as atividades que necessitam de confirmação devem ser feitas até dia 27.

Próxima reunião 17 de setembro.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

DIVULGAÇÃO - Processo de avaliação e nova metodologia do Qualis Periódico

Em qui, 25 de jul de 2019 às 17:12, Mutue Toyota Fujii <mtfujii@ibot.sp.gov.br> escreveu:
Caros docentes, 
Seguem informações sobre aprimoramento do processo de avaliação e nova metodologia do Qualis Periódico, para conhecimento.
Att.,
Mutue
 
----- Mensagem original -----
De: CGAP <cgap@capes.gov.br>
Para: "mtfujii@ibot.sp.gov.br" <mtfujii@ibot.sp.gov.br>
Cc:
Assunto: Aprimoramento do processo de avaliação e Qualis Periódicos
Data: qui, 18 de jul de 2019 18:54

Srs(as) Pró-Reitores e Coordenadores de Programa,

Encaminhamos Ofício DAV a respeito do aprimoramento do processo de avaliação e nova metodologia do Qualis Periódicos.
http://uploads.capes.gov.br/files/Oficio_1015556.pdf
http://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/avaliacao/18072019_Infografico_Aprimoramento-dos-instrumentos-da-avaliacao.pdf

Foram publicadas as seguintes matérias no site da CAPES :
http://www.capes.gov.br/pt/36-noticias/9731-processo-de-avaliacao-da-pos-graduacao-e-aprimorado
http://www.capes.gov.br/pt/36-noticias/9730-capes-melhora-ferramentas-de-avaliacao-da-pos-graduacao


Atenciosamente
Equipe DAV

terça-feira, 16 de julho de 2019

Sumula 2019.07 Comissão CCPG


DA: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE



7ª (sétima) Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt de 2019, que acontecerá no dia 16 de julho (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião da CCPG, para tratar dos assuntos a seguir:
- Presentes: Mutue, Andrea Tucci, Denilson, Ines Cordeiro, Claudio, Leonardo, Mayara Barbosa


  1. Inclusão da Pauta
  • Os alunos pediram notícias sobre a interdição do prédio do Nucleo de Curadoria de fanerógamas, haverá uma reunião com os alunos deste núcleo;
  • Informação da bolsa de Doutorado;
  • Inscrição no Processso Seletivo Extra.
  1. Aprovação da ata da reunião anterior
    - Shirley está de licença premio e irá ser apresentado na próxima reunião.

  1. Solicitações:

  1. Qualificação de doutorado
Leticia de Mattos – não enviou o pedido impresso, e como faltou internet irá constar como aprovado e atualizado posteriormente.
Presidente:
Titular interno:
Titular externo:
Outros nomes:
Data Sugerida:

Maria Irisvalda Leal Godin Cavalcanti – Orientardor: Mutue T. Fujii
Titular interno: Denise Bicudo
Titular externo: Natália Ghillardi (UFABC), Valécia Cassano (USP)
Outros nomes: Nair Yokoya, Silvia M.B. Guimaraes (IBot)
Data Sugerida: 21 de agosto confirmado com os componentes

  1. Qualificação de mestrado
Alessandra Harumi Urakawa – Orientador: Marilia Gaspar
Titular interno: Catarina Nievola
Titular externo: André L. Santos (IB-USP); Neidequele M. Silveira (IAC)
Outros nomes: Marcos P. Aidar; Marcia Braga; Fun Lee Fungi (IB-USP)
Data Sugerida: 21 de agosto preferencialmente

Aline Testoni Cécel – Orientador: Claudio J. Barbedo
Titular interno: Nelson A. Santos Junior, Catarina Nievola
Titular externo: Aline Cavalari (UNIFESP-SP)
Outros nomes: Marcio R. Bon Geovane (Secretaria de Educação), Valeria Garcia, Carolina B. Coelho (Universidades Metropolitanas Unidas), Armando R. Tavares, Eduardo P.C. Gomes
Data Sugerida: 9 de agosto

Giuliana Ribeiro – Orientador: Luiz M. Barbosa – Devia alteração do título que mostra mudança significativa no projeto a constituição do exame de qualificação ficará para a próxima reunião do dia 20 de agosto, onde será apresentada a relatoria sobre essa mudança.

Ingrid Cristina Araújo Catarino – Orientador: Emerson A. Silva
Titular interno: Catarina Nievola
Titular externo: Claudia M. Furlan (IB-USP), Evandro A. Vieira (UNICAMP)
Outros nomes: Marília Gaspar, Douglas S. Domingues (UNESP-Rio Claro), Marcia R. Braga, Marcelo J. P. Ferreira (USP), Danilo C. Centeno (UFABC)
Data Sugerida: 5-9 de agosto

Isabela Pedroni Amorim – Orientador: Claudio J. Barbedo
Titular interno: Nelson Santos Junior, Catarina C. Nievola
Titular externo: Edmir Vicente Lamarca (Universidade Ibirapuera)
Outros nomes: Eduardo P.C. Gomes, Aline C. Corete (Unifesp), Cibele Françoso (Secretaria Estadual de Educação)
Data Sugerida: 13 de agosto

Kauê Fonseca – Orientador: Cynthia F.P. Luz
Titular interno: Eduardo P.C. Gomes
Titular externo: Flavio S. Lorente (SENA-Piracicaba), Carlos E. Bicudo
Outros nomes: Denise C. Bicudo, Maria Judite Garcia (IB-USP)
Data Sugerida: 26 de agosto

Marina Silva de Brito – Orientador: Regina de Moraes
Titular interno: Mirian Rinaldi, Catarina Nievola
Titular externo: Adalgisa Fornado (IB-USP)
Outros nomes: Armando Tavares, Silvia R. Souza, Sergio Meirelles (IB-USP), Ricardo K. Nakazato
Data Sugerida: 29 de agosto

Milton Augusto Gonçalves Pereira – Orientador: Marisa Domingos
Titular interno: Regina de Moraes
Titular externo: Giuliano M. Lococcelli (IB-USP), Patrícia Bulbovas (Universidade de Guarulhos)
Outros nomes: Eduardo P.C. Gomes, Ricardo Nakasato, Marisia P. Esposito, Humberto R. Rocha (IG-USP)
Data Sugerida: 26 a 28 de agosto

Simone Soares da Silva – Orientador: Rosangela S. Bianchini
Titular interno: Maria B.R. Caruso (UNIFESP)
Titular externo: Otávio L.M. Silva (IBot)
Outros nomes: Sergio Romaniuc, Carla Polezeli Bruniela (UNIFESP), Fátima S.B. Otavina (Universidade São Judas)
Data Sugerida: 8 de agosto

  1. Defesa de tese de doutorado
Francine Faia Fernandes
Presidente: Marisa Domingos
Titular interno: Ines Cordeiro
Titular externo: Juliano M. Lococelle (IB-USP), Aline Bertolozi Bambo (UNESP-Rio Claudia), João Paulo M. Rodrigues (ESALQ-USP)
Outros nomes: Regina Moraes, Patrícia Bulbovas (UNG), Sergio Romaniuc Neto, Eduardo Gomes, Miriam Cilene Rinaldi
Data Sugerida: 9 de agosto

Ricardo Matheus Pires
Presidente: Adriana M. Gugliota
Titular interno: Eduardo P. Cabral
Titular externo: Aristoteles Goes Neto (UFMG), Larissa T.V. Pereira (FATEC-Itapetininga), Iracema S. Crusius
Outros nomes: Sergio Brazolin (IPT-SP), Andrea Tucci, Vera M. Vitali, Adriana M.F. Milagres (USP-Lorena)
Data Sugerida:
Observações: o título que consta no manuscrito entregue está diferente do que consta no sistema, verificar pois toda a documentação sairá de acordo com o sistema

  1. Homologação
Rodrigo Sampaio Rodrigues - APROVADO

Athos Poli Rigui – Segue para decisão da Coordenação pois foi pedido ampliação do prazo para homologação

  1. Covalidação de crédido em disciplina externa
Thais da Silva Soares – 2 créditos – APROVADO

Simone Soares da Silva - 6 créditos - APROVADO

  1. Credenciamento de Professor visitante
Lígia Collado-Vides - da Florida International University (USA), para orientar aluno no Mestrado. Esse credenciamento é importante para os índices de internacionalização do curso. Ocuparia a vaga deixada pelo Dr Tarcísio

  1. Proposta de nova disciplina
Flávio Berchez – apresentado pela Dra. Mutue T. Fujii – Parecer de relatoria favoravel, APROVADO.

  1. Prorrogação de prazo
Angélica Nunes Garcia - solicita prorrogação de 30 dias para homologar o título. Atraso ocorreu por problemas de saúde da orientadora - aprovado

  1. Pedido de alteração de título
    Giuliana Ribeiro – Seguirá para relatoria do Dr. Nelson A. Junior
        Francine Faia Fernandes – Tendo em vista que não houve alteração do projeto, foi possível aprovar nesta reunião

  1. Informes
Feira Científica - o Diretor Geral sugere que essa feira seja também realizada no Simpósio de Restauração Ecológica, face ao sucessos que a feira teve. Quem participar da Feira no Simpósio teria isenção de inscrição no Simpósio

Revisão de Inglês - Já há recursos da verba PROAP para isso, inclusive com ampliação do valor, visando a atender maior número de alunos. A solicitação será limitada por aluno, e não por orientador.

Quando montar as bancas lembrar que realizar o pedido de diárias, caso contrario será entendido que não é necessário.

Assuntos inscritos:
Inês - informa que as inscrições para o Processo Seletivo do meio do ano estão abertas, mas até agora só houve um inscrito (que, aliás, não fez inscrição no sistema, que é obrigatória).

Denise - haverá disponibilidade de uma bolsa de doutorado a partir do próximo mês.


Próxima reunião 20 de agosto.

terça-feira, 18 de junho de 2019

Sumula 2019.06 Comissão CCPG


SUMULA DA 2019-06 REUNIÃO DO CONSELHO DO CURSO DE POS GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE
  1. Inclusão da Pauta
    - Relatoria Ines, Eduardo, Andréa Tucci;
    - Exame de qualificação.
  1. Aprovação da ata da reunião anterior
  1. Solicitações:
  1. Qualificação de doutorado
Bianca Kalinowski Canestraro – Orientador – Denilson F. Peralta
Titulares: Ines Cordeiro, Juçara Bordin, André Gagliotti
Suplentes: Rodrigo S. Rodrigues, Adriana Gugliota
Data: 23 julho

Emanuelle Lais dos Santos – Orientar – Denilson F. Peralta
Titulares: Cinthia F. Luz, Adriana Gugliota, André Gagliotii
Suplentes: Nelson Menoli Jr, Andréa Tucci
Data: 12 julho

Fernanda Satori Petrongari – Orientador - Rosangela S. Bianchini
Titulares: Maria Beatriz R. Caruso, Otávio M. Silva, Regina Y. Hirai
Suplentes: Denilson F. Peralta, Lucia Rossi
Data: 5 julho

Josiane Valéria Soares Bison – Orientador - Marcos Aidar
Titulares: Eduardo P.C. Gomes, Ines Cordeiro, Poliana Cardoso
Suplentes: Regina de Morais, Eduardo M. Catarino, Sérgio T. Meirelles
Data: 24 de julho

Krysna S. Moraes Ferreira – Carlos Bicudo
Titulares: Andrea Tucci, Luciana Fontana, André O. Sawakuchi
Suplentes: Carla Ferragut, Gisele C. Marquadt
Data: 22 a 25 julho

Lívia Franco da Costa – Denise C. Bicudo
Titulares: Andrea Tucci, Carla Ferragut, Gisele C. Marquadt
Suplentes: Luanda Soares, Cinthia Kameyama
Data: 30 julho

Vera Lygia El Id – Nelson A. Santos Junior
Titulares: Claudio Barbedo, Danilo Centeno, Sibele Françoso
Suplentes: Eduardo P.C. Gomes, Marina C. Guardia, Maria Teresa G. Guarantini, José Marcos Barbosa
Data: 23 de julho
  1. Qualificação de mestrado
Jéssica Soares de Lima – Denilson F. Peralta
Titulares: Andréa Tucci, Juçara Bordin, Sonia Aragaki
Suplentes: Sandra Visnadi, Adriana Gugliotta, Rodrigo S. Rodrigues
Data: 26 julho

Marina Lemy Koga – Denilson F. Peralta
Titulares: Mutue T. Fuji, Juçara Bordin, Luanda P. Soares
Suplentes: Sandra Visnadi, Andréa Tucci
Data: 23 de julho

Rafaela Dias Valeck da Silva – Inês Cordeiro
Titulares: Eduardo Catarino, João B. Baitelo, Margarida Fiuza de Melo
Suplentes: Eduardo P. C. Gomes, Sônia Aragaki, Lucia Rossi
Data: 26 julho
  1. Defesa de tese de doutorado
Cesar Bertagia Pasqualetti
Titulares: Nair S. Yokoya (Presidente), Mutue T. Fujii, Aline P. Martins, Danilo C. Centeno, Márcia Graminha
Suplentes: Levy Pompermeyer, Luce B. Torres
Data: 29 julho

Dimas Marchi do Carmo
Titulares: Denilson F. Peralta (Presidente), Juçara Bordin, Sandra R. Visnadi, Andréa Tucci, Adriana Gugliota
Suplentes: Rodrigo S. Rodrigos, Nelson M. Junior, Victor Martins
Data: 26 julho
  1. Mudança de título
Cesar Bertagia Pasqualetti – APROVADO
Fernanda Satori Petrongari – houve erro na alimentação, na verdade não haverá mudança
Josiane Valéria Soares Bison – APROVADO
  1. Prorrogação de prazo
Ricardo Matheus Pires – Orientadora Adriana M. Gugliota, para incorporar mais um mês para finalizar a escrita do manuscrito da tese, o aluno possui garantia de bolsa para julho, e apresenta boa produtividade – APROVADO para defesa em agosto.
  1. Informes
- Resposta da CAPES sobre o contingenciamento das bolsas: sobre a devolução daquelas que estavam contingenciadas, a resposta diz que está congelado a devolução, e no momento não será retornado;
- Processo seletivo: atualmente existem 4 bolsas de mestrado disponíveis, haverá um processo seletivo especial em junho, o edital será divulgado em breve, 24 de junho a 23 de julho; avalição 26 a 29 de julho, prova 30 de julho e 31 entrevistas; recursos 1-2 agosto com resulta 5 de agosto, matrícula 6-9 de agosto, Catarina, Regina Morais, Regina Hirai, Nair, Flavio (USP), Danilo Centeno (UFABC), Sonia Aragaki, Claudio Barbedo;
  • Período de matrícula: 6 a 9 de agosto;
  • Não haverá mais pagamento de taxa de matrícula, nem de processo seletivo a partir de agora, nem taxa de matrícula para alunos externos;
  • PROAP: o valor recebido que é atrelado ao numero de alunos, foi recebido integralmente;
  • Relatoria Inês Cordeiro: sobre pedido de co-orientação da Dra. Anna Rita no projeto de Fernanda Petrongoni foi favorável, mas segundo as regras CAPES é necessário haver vinculo institucional remunerado, assim não é possível oficializar neste momento;
  • Relatoria Eduardo P.C. Gomes: sobre pedido de disciplina “Introdução ao software R” oferecida pelo bolsista de Pos Doc Jacques Zanon da Ecologia;
  • Exame de qualificação, Claudio Barbedo: sugestão enviado pela Dra. Catarina para que seja enviado as regras de avaliação da banca no momento do convite; no momento do envio do convite irá ser encaminhado o link para o regulamento da avaliação.

Próxima reunião 16 de julho.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Sumula 2019.05 Comissão CCPG


Súmula da 2019-05 Reunião CCPG acontecerá no dia 21 de maio (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião:
  1. Leitura da Ata 04/2019
  1. Inclusões de Pauta:
  1. Solicitações:
  1. Cancelamento de disciplina
Mayara Caroline Barbosa dos Santos Rocha – Orientador: Mutue Fuji - APROVADO

  1. Qualificação de doutorado
Solange Eulália Brandão – Orientador: Marisa Domingos
Presidente: Armando Tavaves (IBt)
Titulares: Christine Bourotte (USP-Geociencias); Patricia Bulbovas (UNG)
Suplentes: Reginas Morais (Ibt); Adalgisa Fonaro (USP-Geociencias); Ricado Nakasato (IBt-Ecologia)
Data sugerida: 24-28 jun

  1. Homologação de título
Vilmar Guerra – Orientador: Eduardo P.C. Gomes
Observação: Verificar sempre a escrita do título que consta na capa e do SISPG pois toda a documentação depende disso.

  1. Oferecimento de disciplina
Proposta de disciplina: Desenho amostral e análise de comunidades marinhas de ambientes costeiros - Dra. Mutue Fuji e Dr. Flavio Berches: 4 créditos (60 horas). Seguirá para relatoria da Dra. Andréa Tucci.

Proposta de disciplina: Introdução ao Software R, Dr. Jaques Zaon: 2 créditos (30 horas). Seguirá para relatoria da Dr. Eduardo P.C. Gomes.

  1. Informes
- Recolhimento das bolsas não utilizadas: no dia 8 de maio houve a surpresa do recolhimento atraves de um ofício Capes. Porém deste o dia 2 a Dra. Denise Bicudo não conseguiu realizar a indicação, e assim foram recolhidas 4 bolsas Capes; Dra. Mutue comunicou que os programas 6 e 7 já foram devolvidas as cotas;
- A homologação da bolsa de Doutorado Sanduíche da aluna Fernanda P. Sartori, foi realizada;
- Verba PROAP: já foi assinado o convênio, com o mesmo valor do ano passado, e não foi afetado pelo contingenciamento das bolsas;
- Atualmente existem bolsas de mestrado recem disponibilizadas;
- A realização do Processo seletivo em junho para mestrado está em estudo; o edital para a matrícula de egressos está aberto no site;
- Semana do Meio Ambiente: Mutue em reunião de diretores (3 a 7 de junho), a atividade da Pós será dia 5 (2 Circuito Científico do Meio Ambiente do Instituto de Botânico);
- Bolsa PNPD, não foi afetado, o programa possui uma bolsa por um ano (prorrogável por mais um ano);
- Prorrogação de bolsas, serguirá as mesmas normas em vigor;


Próxima reunião: 18 de junho.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

DIVULGAÇÃO - Comunicado 2-2019 Capes - Mudanças avaliação

----- Mensagem original -----
De: Paulo Santos <07.biodiversidade@gmail.com>
Para: undisclosed-recipients:
Cc:
Assunto: Comunicado 2-2019
Data: qui, 2 de mai de 2019 17:25

Prezados Colegas
Gostaríamos primeiramente de agradecer a todos que se manifestaram sobre nosso comunicado aos coordenadores datado de março de 2019.
Aproveitamos este segundo comunicado para indicar que a Área de Biodiversidade já teve seu documento para APCNs aprovado no Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES) da CAPES o qual deverá em breve ser disponibilizado na página da Área.
As manifestações sobre o primeiro comunicado foram bastante variadas, como esperado. Elogios ao aprimoramento estiveram fortemente calcados na percepção de que as determinações acompanham o novo modelo de Ficha de Avaliação aprovada pelo CTC-ES (http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas). Nesta, o foco principal está no processo de formação, portanto, centrado nos discentes e egressos. Esta tendência já havia sido ressaltada em documentos anteriores da Área de Biodiversidade, por exemplo, o relatório da última avaliação (https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/relatorios-finais-quadrienal-2017/20122017-BIODIVERSIDADE-quadrienal.pdf). Há ainda a introdução de aspectos da avaliação multidimensional, a ser implantada plenamente no próximo Quadriênio, em particular, quanto à avaliação do impacto do PPG junto à sociedade, planejamento estratégico e autoavaliação.
Considerando as manifestações recebidas sobre o uso de artigos com 7 ou mais autores, a Coordenação da Área refletindo acerca das colocações, decidiu detalhar suas motivações. Ainda, esclarecemos como esta decisão se coaduna com i) a tendência de focar a avaliação na formação discente e ii) o novo sistema de três níveis de avaliação da produção intelectual dos Programas de Pós-Graduação (PPG) conforme proposto e aprovado pelo CTC-ES.
A Área de Biodiversidade utilizará o primeiro nível (produção total) para avaliação/cálculo de métricas de impacto da produção intelectual e internacionalização/visibilidade do Programa. Para este primeiro nível, a Coordenação da Área de Biodiversidade não pretende fazer qualquer ponderação de autoria ou corte, exceto por falta de aderência desta produção às linhas de pesquisa e objetivos do PPG.
O CTC-ES indicou que cada PPG no seu relatório final deverá indicar subconjuntos no conjunto de sua produção intelectual total. O primeiro subconjunto é composto por quatro produtos principais para cada docente permanente no Quadriênio claramente relacionados à sua atuação no PPG (segundo nível de avaliação). Para este nível, a Coordenação da Área de Biodiversidade decidiu que a produção deve ser fruto preferencial das orientações realizadas pelo docente naquele PPG e, portanto, é esperado que tenha a participação conjunta de discente(s) e/ou egresso(s); ainda, e apenas neste caso, aplica-se a restrição aos artigos com 7 ou mais autores onde o docente, discente ou egresso não sejam o autor principal (primeiro, último ou de correspondência) o que não indicaria não se tratar de produção claramente relacionada à atuação do docente no PPG. A Área utilizará este segundo nível para cálculo de uma das métricas para avaliar qualidade da produção intelectual docente no Programa. 
O segundo subconjunto será composto por 5 a 10 produtos intelectuais de todo PPG (número a definir) selecionados pelo PPG e justificados quanto ao seu efetivo ou potencial impacto econômico, social ou cultural (terceiro nível de avaliação), em seus diferentes níveis, regional, nacional e internacional. Estes produtos poderão ter natureza variada (artigo científico seria apenas uma das possibilidades).
Assim, artigos com mais de 7 autores, na situação descrita acima, continuam sendo indicadores do grau de visibilidade/internacionalização e/ou de potenciais impactos na Sociedade do PPG, mas terão seu uso limitado enquanto produtos intelectuais relacionados à atuação dos docentes no processo de formação do PPG.
Outros detalhes de adequação da nova ficha de avaliação à Área de Biodiversidade ainda estão sendo discutidos pela área. A ficha detalhada deverá ser apresentada na reunião de meio-termo a ser realizada na CAPES em 19 e 20 de Agosto (https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9107-capes-divulga-calendario-2019-da-avaliacao), data confirmada junto à Coordenação de Apoio Executivo à Avaliação (CEA) mas ainda não divulgado na página da CAPES.
Abraços cordiais,

--
Paulo JP Santos
Coordenador da Área de Biodiversidade