quarta-feira, 18 de março de 2020

Sumula 2020.03 Comissão CCPG


SÚMULA DA REUNIÃO DO COLEGIADO DE 16/03/2020


Atenção: Excepcionalmente em função das medidas para combater o COVID-19, esta reunião foi realizada on line, via Whatsapp.
  1. Inclusão da Pauta
Claudio: sistemas de defesa de MS e DR on line
Mariana: informações sobre processo seletivo

  1. Solicitações:
  1. Mudança de título
Aluno(a): Alessandra Harumi Urakawa - APROVADO
Título atual: “Papel do óxido nítrico nas respostas de Arabidopsis thaliana a diferentes fontes nitrogenadas”
Título proposto: “Envolvimento do óxido nítrico nas alterações de arquitetura radicular de Arabidopsis thaliana em resposta a diferentes fontes nitrogenadas

Aluno(a): Helena Rodrigues Fragoso - APROVADO
Título atual: “ Macroalgas verdes monostromáticas (Ulotrichales, clorophyta) nos manguezais do litoral norte de São Paulo: aspectos ecológicos e filogenéticos”
Título proposto: “Taxonomia e filogenia de macroalgas verdes monostromáticas no litoral do estado de São Paulo”

Aluno(a): Milton Augusto Gonçalves Pereira - APROVADO
Título atual: “Variação espacial e temporal nas Respostas fisiológicas de florestas urbanas E PERI-URBANAS da cidade de São Paulo ”
Título proposto: “ Composição isotópica foliar (δ 13 C e δ 15 N) e respostas fisiológicas na vegetação de quatro florestas urbanas da cidade de São Paulo, SP” ”



  1. Defesa de mestrado - Atenção: também em função das medidas para combater o COVID-19,ficou estabelecido que a aprovação das bancas está condicionada à defesa on line. Qualquer mudança sobre isso deve ser discutida com a Coordenação da Pós-Graduação, que tomará as devidas providências. Quanto às datas, também fica a critério do orientador se irá manter a proposta ou propor adiamento, o que deverá ser discutido com a Coordenação da PG

Aluno(a): Alessandra Harumi Urakawa
Título do trabalho: “Envolvimento do óxido nítrico nas alterações de arquitetura radicular de Arabidopsis thaliana em resposta a diferentes fontes nitrogenadas
Data prevista 28/04/20
Presidente: Drª. Marília Gaspar (IBt)
Titular externo: Dr. Halley Caixeta de Oliveira (UEL)
Titular externo: Dr. Luciano Freschi (USP)
Suplente interno: Drª. Marcia Regina Braga (IBt)
Suplente externo: Dr. Eduardo Purgatto (USP)
Outro(s) nome(s): Drª.Catarina Carvalho Niévola (IBt), Dr. André Luis Wendt dos Santos (USP) e Drª. Neidequele Maria Silveira (IAC)

APROVADA NA FORMA APRESENTADA


Aluno(a): Aline Testoni Cécel
Título do trabalho: “Dinâmica da deterioração de sementes recalcitrantes de Eugenia spp. (Myrtaceae) sob variações ambientais”
Presidente: Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Titular interno: Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt)
Titular externo: Drª. Roseli Betoni Bragante (IF do Triângulo Mineiro)
Suplente interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Suplente externo: Drª. Aline Andrea Cavalari Corete (UNIFESP)
Outro(s) nome(s): Drʚ. Cibelle Ferreira Françoso (ETEC Zona Leste) e Dr. Edmir Vicente Lamarca (Universidade Ibirapuera)
Data prevista 24 a 30/04/20

Aluno(a): Giuliana Ribeiro
Título do trabalho: “Análise do banco de sementes e estrato regenerante em plantio de alta diversidade em floresta estacional semidecídua em Mogi Guaçi, SP”
Presidente: Dr. Luiz Mauro Barbosa (IBt)
Titular interno: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Titular externo: Dr. Frederico Alexandre Dal Pozzo Arzolla (IF)
Suplente interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Suplente externo: Dr. Domingos Savio Rodrigues (IBt)
Outro(s) nome(s): Drª. Katia Mazzei (IBt)
Data prevista 24/04/20

Aluno(a): Ingrid Cristina Araújo Catarino
Título do trabalho: “Influência da interação alta[CO2] x déficit hídrico no metabolismo secundário em Coffea arabica L.”
Presidente: Dr. Emerson Alves da Silva (IBt)
Titular externo: Dr. Douglas Silva Domingues (UNESP)
Titular externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Suplente interno: Dr. Armando Reis Tavares (IAC)
Suplente externo: Dr. Carlo Alberto Martinez y Huaman (USP)
Outro(s) nome(s): Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt) e Dr. Marcelo José Ferreira Pena (USP)
Data prevista 27 a 30/04/20
Obs: Além disso, também foi aprovada mudança de título, cuja solicitação não havia entrado na pauta enviada aos Conselheiros

Aluno(a): Isabela Pedroni Amorim
Título do trabalho: “Potencial das espécies reativas de oxigênio em induzir raízes nas sementes fracionadas de Eugenia spp. (Myrtaceae)”
Presidente: Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Titular externo: Drª. Talita Silveira Amador (Universidade Brasil)
Titular externo: Dr. Edmir Vicente Lamarca (Universidade Ibirapuera)
Suplente interno: Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt)
Suplente externo: Drª. Aline Andrea Cavalari Corete (UNIFESP)
Outro(s) nome(s): Dr. Edvaldo Aparecido Amaral da Silva (UNESP), Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC) e Dr. Marcio Roberto Bonjovani (Secretaria da Educação)
Data prevista 24 a 30/04/20

Aluno(a): Kauê Fonseca
Título do trabalho: “Reconstituição paleoambiental da turfeira Sempre-Viva, Serra do Espinhaço Meridional (Diamantina, Minas Gerais, Brasil), durante o Pleistoceno Tardio e Holoceno”
Presidente: Drª. Cynthia Fernandes Pinto da Luz (IBt)
Titular externo: Dr. Paulo Eduardo de Oliveira (USP)
Titular externo: Dr. Flavio Lima Lorente (USP)
Suplente interno: Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt)
Suplente externo: Dr. Otavio Luis Marques da Silva (IBt)
Outro(s) nome(s): Dr. Luciano Maurício Esteves (IBt)
Data prevista 29/04/20

Aluno(a): Marina Lemy Koga
Título do trabalho: “Briófitas do Parque Estadual do Rio do Turvo (PERT), no Estado de São Paulo”
Presidente: Dr. Denílson Fernandes Peralta (IBt)
Titular externo: Dr. Dimas Marchi do Carmo (IBt)
Titular externo: Drª. Sonia Aragaki (IBt)
Suplente interno: Drª. Andrea Tucci (IBt)
Suplente externo: Drª. Sandra Regina Visnadi (IBt)
Outro(s) nome(s): Dr. Rodrigo Sampaio Rodrigues (Prefeitura de SP)
Data prevista 22/04/20

Aluno(a): Marina Silva de Brito
Título do trabalho: “Influência das condições meteorológicas e da concentração de ozônio nas trocas gasosas de Astronium graveolens Jacq.”
Presidente: Drª. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular interno: Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt)
Titular externo: Drª. Adalgiza Fornaro (USP)
Suplente interno: Drª. Mirian Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
Suplente externo: Drª. Claudia Maria Furlan (USP)
Outro(s) nome(s): Dr. Armando Reis Tavares (IBt), Drª. Silvia Ribeiro de Souza (IBt), Ricardo Keiji Nakazato (IBt) e Marisia Pannia Sposito (USP)
Data prevista 29 e 30/04/20

Aluno(a): Milton Augusto Gonçalves
Título do trabalho: “ Composição isotópica foliar (δ 13 C e δ 15 N) e respostas fisiológicas na vegetação de quatro florestas urbanas da cidade de São Paulo, SP ”
Presidente: Dra. Marisa Domingos (IBt)
Titular externo: Dr. Plínio Barbosa de Camargo (CENA/ESALq)
Titular externo: Dr. Luiz Antonio Martinelli (CENA/ESALq)
Suplente externo: Dr. Giuliano Masselli Locosselli (USP)
Suplente interno: Dr. Ricardo Keichi Nakazato (IBt)
Outro(s) nome(s): Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), Dra. Patricia Bulbovas (Universidade de Guarulhos)
Data prevista 27 a 30/04/2020

Aluno(a): Rafaela Dias Valeck da Silva
Título do trabalho: “Florestas Secundárias do Parque Estadual da Cantareira: variações florísticas e estruturais”
Data prevista 27 a 30/04/20
Presidente: Drª. Inês Cordeiro (IBt)
Titular interno: Dr. Eduardo Luiz Martins Catharino (IBt)
Titular externo: Dr. João Batista Baitello (IF)
Suplente interno: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente externo: Drª. Sonia Aragaki (IBt)
Outro(s) nome(s): Drª. Lucia Rossi (IBt) e Maria Margarida da Rocha Fiuza de Mello (IBt)

Aluno(a): Simone Soares da Silva
Título do trabalho: “Cuscuta L. (Convolvulaceae) na Região Sudeste do Brasil”
Presidente: Drª. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Titular externo: Drª. Fátima Otavina de Souza Buturi (USJT)
Titular externo: Dr. João Batista Baitello (IF)
Suplente interno: Drª. Adriana Hissae Hayashi (IBt)
Suplente externo: Drª. Sonia Aragaki (IBt)
Outro(s) nome(s): Dr. Rodrigo Sampaio Rodrigues (Prefeitura de SP)
Data prevista 22 a 24/04/20

  1. Defesa de doutorado
Aluno(a): Jônatas Martinez Canuto de Souza
Título do trabalho: “Respostas Fisiológicas e Perfil Químico de Gracilaria caudata J.Agardh e Gracilaria domingensis (Kutzing) Sonder ex Dickie (Gracilariales, Rhodophyta) cultivadas em biorreatores”
Presidente: Drª. Nair Sumie Yokoya (IBt)
Titular externo: Drª. Eliane Marinho Soriano (UFRN)
Titular externo: Drª. Estela Maria Plastino (USP)
Titular externo: Dr. Pio Colepicolo Neto (USP)
Titular interno: Drª. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Suplente interno: Drª. Carla Ferragut (IBt)
Suplente externo: Dr. Leonardo Zamboti Vilela (USP)
Outro(s) nome(s): Levi Pompermeyer Machado (UNESP)
Data prevista 27/04/20

  1. Exame de Qualificação de Mestrado
Aluna : Helena Rodrigues Fragoso
Título do trabalho: “Taxonomia e filogenia de macroalgas verdes monostromáticas no litoral do estado de São Paulo”
Presidente: Drª. Nair Sumie Yokoya (IBt)
Titular externo: Drª. Eliane Marinho Soriano (UFRN)
Titular externo: Drª. Mariana Cabral (USP)
Suplente interno: Dr. Nelson Menolli Junior
Suplente externo: Dra;. Lizia Monica Gestinari (UFRJ)
Outro(s) nome(s): Valeria Cassano
Data prevista: 28/04/2020

  1. Homologação de título
Monique Cristine Rodrigues Juras (Dr) - APROVADO
Roberta Keyla Kojima (Ms) - APROVADO
Nicolas Nathan dos Santos (Ms) - APROVADO
Fernando Cirilo de Lima (Ms) - APROVADO
Douglas Dourado Santos (Ms) - APROVADO

  1. Aproveitamento de disciplina externa
Alessandra Harumi Urakawa - APROVADO

  1. Convalidação de título
Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira (orientadora Drª. Maria das Graças Lapa Wanderley) - APROVADO

  1. Informes

A) devido à situação atual, as aulas presenciais são estão sendo recomendadas. Assim, cada docente deve informar a Coordenação se querem adiar ou alterar a forma da aula, e não esquecer de comunicar os alunos.

B) Dra Cynthia suspendeu o uso da sala de aula da Palinologia

Assuntos inscritos:

A) Bancas on line: Claudio disse que é possível via whatsapp, criando-se um grupo e fazendo a chamada por vídeo a todos, simultaneamente. Interessados, podem consultá-lo; Nelson disse que também foi disponibilizada, gratuitamente em função do Covid-19, a plataforma Hangouts-meet, do Google: interessados podem consultá-lo

B) Processo Seletivo: Silvia será a presidente da Comissão do Processo Seletivo: irá montar banca e datas, com previsão para agosto. Caso seja possível realizar a prova de inglês mais cedo, o processo seletivo poderá ser antecipado para julho ou junho. Oportunamente serão dadas novas informações, especialmente dependendo da evolução do Covid-19.


Próxima Reunião 22 de abril

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Sumula 2020.02 Comissão CCPG


Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt de 2020, que acontecerá no dia 18 de fevereiro (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião da CCPG, para tratar dos assuntos a seguir:

  1. Inclusão da Pauta
  1. Aprovação da ata da reunião anterior
  1. Solicitações:
  1. Mudança de título de Tese
Leonardo Hamachi – Marcos P.M. Aidar - APROVADO

  1. Defesa de doutorado
Leonardo Hamachi – Presidente: Marcos P.M. Aidar
Titulares: Sergio T. Meirelles (USP); Jaques E. Zanon; Silvia R. Souza; Eduardo P.C. Gomes
Suplentes: Regina M. Moraes; Catarina C. Nievola; Giuliano M. Locosselli (USP); Marco A.S. Tiné
Data Sugerida: 27mar as 9:00

  1. Defesa de mestrado
Jéssica Soares de Lima – Presidente: Denilson F. Peralta
Titulares: Juçara Bordin (UERGS); Sonia Aragaki
Suplentes: Adriana M. Gugliota; Dimas M. Carmo; Sandra R. Visnadi
Data Sugerida: 20mar as 14:00

  1. Qualificação de mestrado
Matheus Casarini Siqueira – Armando R. Tavares
Titulares: Marisa Domingos; Miriam S.E. Rinaldi
Suplentes: Ricardo Nakazato; Mauricio L. Ferreira (UNASP); Alan Pscheidt; Patricia Bulbovas; Emerson A. Silva
Data Sugerida: 27mar 14:30

  1. Homologação de Titulo
Angelica Nunes Garcia – Luciana H. Carvalho – APROVADO.

  1. Prorrogação de bolsa de doutorado
Krysna Stephanny de Morais Ferreira – Carlos E.M. Bicudo, bolsa CAPES, a condição de um artigo submetido foi preenchido, e aprovado a prorrogação até julho2020.

  1. Aproveitamento de disciplina externa
Eduardo Muniz Filho – Beatriz Caruso, crédito realizado em UNIFESP - 60 horas - 4 créditos aprovados;

Mariana Fernandes – Adriana M. Gugliota, crédito realizado na UF Santa Catarina – 2 créditos aprovados;

Gustavo A. Rodrigues – Ines Cordeiro, créditos realizados na USP – 6 créditos aprovados;

  1. Informes
    - Informe sobre bolsas de doutorado sanduiche: a PG ainda não recebeu notícias sobre a disponibilidade da cota, e vale somente para bolsistas CAPES;
    - Tomar cuidado para a alimentação das bancas no SISPG, o primeiro deve ser o orientador, e sequencia deve corresponder a banca desejada;
    - Informe sobre vinculo empregaticio de Emanuelle L. Santos, devidamente documentado;
    - Foram feitas alterações nas regras para homologação de titulo de Doutorado que constam no site;
    - A aluna Gabriela M.C. Nascimento irá realizar matrícula fora de época, devido a problemas pessoais, assim o projeto irá para relatoria da Dra. Miriam Rinaldi;
    - Atentar para a entrega do
    - Ainda faltam orientadores para entregar o relatório CAPES.


Próxima reunião: 17 março 2020

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Sumula 2020.01 Comissão CCPG

São Paulo, 27 de janeiro de 2020 14:00

1. Inclusão da Pauta

2. Aprovação da ata da reunião anterior

3. Solicitações:

a. Defesa de doutorado

Ana Lúcia de Jesus, Orientadora Carmen L.P. Zortarelli
Titulares: Domingos da Silva Leite (Unicamp), Rosely P. Grandi, Nelson M. Junior, Denilson F. Peralta
Suplentes: Cristiane S. Aparecido (Inst. Biológico), Adriana M. Gugliotta, Nair Yokoya
Data sugerida: 18fev
Observações: é necessário conferir o título que consta no sistema, fazer o pedido.

Andréa Sampaio Dias, Orientadora Andrea Tucci
Titulares: Maria do Carmo Carvalho (Cetesb), André C. dos Santos (UFSCar-Sorocaba), João S. Osti (UnG), Cristina S. F. Nord (Unifesp-Diadema)
Suplentes: Maria Fernanda Falconi Dias, Edna F. Rosini (UnG), Ilka Schincariol (São Camilo), Ina Nogueira (UFG), Adriana Gugliota, Denilson F. Peralta
Data sugerida: 18-20fev

Camila Barbosa de Araújo, Orientador Carlos E.M. Bicudo
Titulares: Maria das Graças L. Sofia (UFRJ), Luciana G. Barbosa (UFPB), Cristina Nordi (Unifesp-Diadema), Mutue T. Fuji
Suplentes: Jeferson Prado, Carmen L.P. Zortarelli
Data sugerida: 17-21fev

Fulvio Cavalheri Parajara, Orientador Luiz M. Barbosa
Titulares: Hilton Tadeu Z. Couto (Esalq), Mauricio Rodrigues (F.Cantareira), Domingos S. Domingos, Clovis J.F. Oliveira Junior
Suplentes: Emerson Alves da Silva, Shoey Kanashiro, Eduardo P.C. Gomes
Data sugerida: 17 ou 18fev
Observações: Enfatizamos a necessidade de confirmar os nomes dos participantes da banca, e indicar mais nomes para se evitar imprevistos.

b. Mudança de título

Fulvio Cavalheri Parajara, aceito, titulo alterado.

c. Homologação de título (Dr)

Cesar Bertagia Pasqualetti, Orientadora Nair S. Yokoya: solicita prorrogação para entrega do aceite para finalizar o pedido de homologação; segue esperando o aceite.

Ricardo Matheus Pires, Orientadora Adriana M. Gugliotta, Documentação ok.

d. Informes

- Egressos com pedido de ingresso no doutorado: Dois alunos do Dr. Eduardo P.C. Gomes para inicio no doutorado: Cássia Adriana Bazi, Janaína Pinheiro Costa, pedidos vieram no período correto e seguirão para relatoria;

- Prazo de matrícula: 10 a 18 de fevereiro

- Processo seletivo: Está em estudo a realização de um processo seletivo extra no meio do ano.

- Ingressos no mestrado: desde o Processo seletivo que houve no inicio de novembro, houve a matrícula de 3 alunos, todos com bolsa.

- SP-Trans: devido a problema no site da SP-Trans, está ocorrendo atraso, e a inclusão das informações estão ocorrendo, EMTU está finalizado.

- Seminários Gerais: será do dia 6 a 9 de abril, assim pede-se organizar os calendários para não sobrepor.

- Disciplinas: Existe uma disciplina que ocorrerá antes do período de matrícula, assim os alunos devem prestar atenção para esse período e entrar em contato com o aluno.

- Relatório Coleta Capes: Atentar para entregar com urgência porque ele é consolidado antes de ser submetido, e pretende-se enviar antes do carnaval. Os alunos egressos são considerados até cinco anos.


Próxima reunião 18 de fevereiro

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

DIVULGAÇÃO - IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte CNPq

De: Cnpq <pfoto@cnpq.br>
Date: sex., 17 de jan. de 2020 às 15:26
Subject: Abertas as inscrições para o Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte Ed. 2019
To: <denilsonfperalta@gmail.com>



O CNPq informa:

Estão abertas as inscrições para o IX Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte, ed. 2019, até 20 de março de 2020 (18h - horário de Brasília).

O Prêmio tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq, sendo apresentado em duas categorias:

I - Imagens produzidas por Câmeras Fotográficas
II - Imagens produzidas por Instrumentos Especiais

As premiações consistem em:

a) Importância em dinheiro para os premiados por categoria.

- 1º lugar - R$ 8.000,00 (oito mil reais)
- 2º lugar - R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
- 3º lugar - R$ 2.000,00 (dois mil reais)

b) O primeiro colocado de cada categoria terá direito à passagem aérea e hospedagem para participar da 72ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN, onde irão expor suas imagens e receber a premiação.

c) Diplomas

Mais informações entre em contato pelo e-mail pfoto@cnpq.br ou acesse www.premiofotografia.cnpq.br .

CNPq.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Sumula 2019.12 Comissão CCPG


Sumula da 2019-12 Reunião da CCPG, para tratar dos assuntos a seguir:
  1. Inclusão da Pauta

  1. Aprovação da ata da reunião anterior

  1. Solicitações:

  1. Aproveitamento de disciplina externa
Mariana Fernandes

  1. Convalidação de título
Mariana Fernandes – Aprovado 30 créditos

  1. Cancelamento de matrícula
Valéria Leobina dos Santos – Falecimento – Fapesp, alteração de vigencia PDIP, precisa de um oficio da PG.

  1. Prorrogação de bolsa
Josiane Valéria Soares Bison – APROVADO - bolsa CAPES, prorrogado por 5 meses até o prazo da defesa.

  1. Homologação de título
Monique Cristine Rodrigues Juras – APROVADO - prorrogação do prazo de homologação até os requisitos serem atingidos.

OBS. Quando for pedido a prorrogação de homologação, enviar somente um ofício ao invés de toda a documentação, para evitar extravio.

  1. Informes
- Coleta CAPES – prazo até 25 de janeiro o formulário coleta capes novo estará na aba relatórios no site da pg a partir do dia 16 (atentar que existe diferenças em relação ao formulario do ano passado); a inclusão de informações dos egressos é a partir de 5 anos;

- Avaliação anual CAPES – próximo relatório de avaliação, os itens mudaram, serão tres itens: 1. foco do programa, 2. qualidade de produto (recursos humanos), 3. contribuição do programa para a comunidade;

- Calendário reuniões de 2020 – será fixado no quadro de avisos; 21jan; 18fev; 17mar; 22abr; 19mai; 16jun; 21jul; 18ago; set15; out20; 17nov; 15dez;

- Recesso Secretaria - 16dez até 17jan;

- Bolsa CNPQ – existem bolsas de mestrado e doutorado mas o sistema de implementação não permite indicação atualmente;

- RAIBT/2019 – acontecerá de 11-13dez.

Próxima reunião: 21 jan.

terça-feira, 5 de novembro de 2019

DIVULGAÇÃO - CAPES financiará até R$ 15 milhões em eventos científicos

De: Comunicação/CAPES <comunicacao@capes.gov.br>
Date: ter., 5 de nov. de 2019 às 16:04
Subject: [lst_coord-ppg] CAPES financiará até R$ 15 milhões em eventos científicos (Retificação do Link)
To:







 

Prezados,

Estamos reencaminhando a matéria, desta vez com o link correto.

Agradecemos a atenção e nos desculpamos por qualquer inconveniente.

 

CAPES financiará até R$ 15 milhões em eventos científicos

A CAPES publicou nesta terça-feira, 05, o edital nº25/2019 para o Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP). Serão selecionadas propostas de apoio financeiro para a realização de eventos de caráter científico e tecnológico. O investimento nesta chamada será de até R$ 15 milhões. As propostas devem ser submetidas a CAPES até o próximo dia 3 de dezembro.
É necessário que o evento tenha relevância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), seja de curta duração, realizado no Brasil, e que envolva professores, alunos e pesquisadores, podendo ter abrangência nacional ou internacional. Além disso, devem ocorrer entre 1° de março e 31 de julho de 2020.
As instituições devem indicar o tamanho do evento de acordo com a expectativa de participantes (pequeno, médio ou grande). As propostas passarão por quatro fases de análise até a divulgação do resultado.
Em 2019, a CAPES apoiou 885 eventos científicos e tecnológicos pelo PAEP. Entre os objetivos do programa estão o suporte a divulgação da produção científica e tecnológica, melhoria da qualidade da produção nacional, fortalecimento da cooperação científico-acadêmica e incentivo à integração entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Confira o edital completo aqui.
Leia a matéria no Portal da CAPES.
Serviço
Limite para submissão das propostas: 20h do dia 3/12/2019
Divulgação do resultado preliminar: a partir de 5/2/2020
Divulgação do resultado final: a partir de 27/2/2020
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES

DIVULGAÇÃO - Investimento estratégico: o balanço dos 300 dias

De: Comunicação/CAPES <comunicacao@capes.gov.br>
Date: ter., 5 de nov. de 2019 às 17:26
Subject: [lst_coord-ppg] Investimento estratégico: o balanço dos 300 dias
To:


Investimento estratégico: o balanço dos 300 dias

As ações da CAPES em 2019 influenciam estudantes e professores e estão alinhadas com crescimento estratégico do país. Ao longo do ano, três eixos receberam atenção especial da Coordenação: investimentos no País, internacionalização e fomento à formação de professores da educação básica.
Investimentos no País
Mais de R$ 1,5 bilhão foi investido em mestrados, doutorados e pós-doutorados, beneficiando 95.424 bolsistas. Pelo Programa de apoio a Eventos no País (PAEP), 885 eventos com caráter científico e tecnológico de curta duração no país foram apoiados pela CAPES.
Também foi lançado mais um edital do Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa (Procad Defesa), que incentiva a realização de projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de interesse da Defesa Nacional.
Outra iniciativa para apoiar os estudantes de nível superior, o Portal de Periódicos oferece um acervo com mais de 49 mil títulos, 130 bases de dados de referências e outras 12 de patentes. De janeiro a setembro de 2019, foram registrados mais de 131 milhões de acessos ao seu conteúdo.
Internacionalização
Ao longo do ano, a CAPES consolidou novos acordos com a Alemanha, os Estados Unidos e a China, todos voltados às áreas estratégicas do país. No âmbito internacional são mais de 4 mil bolsistas beneficiados. Ao todo, 16 editais foram lançados em parceria com instituições internacionais.
Mais de R$ 340 milhões foram direcionados para pesquisas desenvolvidas no exterior, pagamento de bolsas, auxílios, taxas e passagens, contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa.
Fomento à Formação de Professores da Educação Básica
Na educação a distância são mais de R$ 240 milhões investidos. Só o programa Ciência é 10 beneficia 400 mil crianças através da formação continuada de professores da educação básica. Para a educação básica presencial, a CAPES investiu R$ 570 milhões em bolsas e fomentos.
Com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), a coordenação possibilita a formação continuada de professores da educação básica em todo o país. São mais de 142 mil bolsas distribuídas. Outra forma de qualificação para professores da rede pública de ensino são os Mestrados Profissionais em Rede Nacional (ProEB). Ao todo, 11 modalidades de ProEB beneficiam 23 mil bolsistas.
Investindo diretamente na graduação, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Residência Pedagógica concedem juntos mais de 88 mil bolsas para estudantes de licenciatura.
Por fim, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)  prepara profissionais do magistério que não têm formação específica na área que atuam em sala de aula. Este ano o programa recebeu 4.946 bolsas.
Assista ao vídeo
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES