quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sumula 108 Reunião CCPG

SÚMULA DA 108º REUNIÃO DO CCPG

19 de Junho de 2012


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 107ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.


  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Novo exame de inglês para o processo seletivo (TEAP - TesePrime);
2.2 Pró-Equipamentos CAPES 2012;
2.3 Concurso Público INPA;
2.4 Banca de Exame de Qualificação da discente Bárbara G. Pellegrini – MS.

  1. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Homologação de Matrícula:
- Ana Cristina Bolaños Rojas – DR (Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi)
A discente apresentou todos os documentos exigidos e a matrícula foi homologada.

3.2 Solicitação de Homologação de Títulos:
- Talisson Resende Capristano – MS (Dra. Rosângela Simão Bianchini)
A solicitação de homologação não foi aprovada devido à ausência de documentos (submissão de artigo e relatório discente). O aluno tem até cinco meses para providenciar a documentação exigida.

- Priscila da Silva – DR (Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi)
A discente apresentou todos os documentos exigidos pelo CCPG e o título foi homologado.

3.3 Solicitação de Convalidação do Título de Mestre em outra IES:
- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de convalidação do título de Mestre em Botânica pela UFRGS foi aprovada.

3.4 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:
- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de co-orientação de doutorado pelo Dr. Mário Rajchenberg (Centro de Investigación y Extenssión Forestal Andino Patagónico – CIEFAP, Argentina) não foi aprovada devido à ausência de documentos (carta de aceite de co-orientação e informações sobre o transporte de material genético).

3.5 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Anderson Luis do Nascimento – MS (Dra. Maria Claudia Marx Young)
Titular Interno (Presidente): Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Titular Externo: Dra. Maria Luiza Faria Salatino (IB/USP)
Titular Externo: Dr. João Henrique Ghilard Lago (UNIFESP/Diadema)
Suplente Interno: Dra. Márcia Regina Braga (IBt)
Suplente Externo: Dra. Elaine Monteiro Cardoso Lopes (UNINOVE)
Suplente Externo: Dr. Paulo Roberto H. Moreno (IQ/USP)

Período sugerido: 23 de julho a 10 de agosto de 2012.

- Michel Anderson Almeida Colmanetti – MS (Dr. Luiz Mauro Barbosa)
Titular Interno (Presidente): Dr. Eduardo Luís Martins Catharino (IBt)
Titular Externo: Dr. Hilton Thadeu Zarate do Couto (ESALQ/USP)
Titular Externo: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente Interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Suplente Externo: Dra. Adriana de Oliveira Fidalgo (IBt)

Período sugerido: 01 a 10 de agosto de 2012 (Inviável: 06 de agosto)

- Daniela Soares dos Santos – DR (Dra. Catarina Carvalho Nievola)
Titular Interno (Presidente): Dra. Vívian Tamaki (IBt)
Titular Externo: Dr. Luciano Freschi (IB/ USP)
Titular Externo: Dr. Rogério Mamoru Suzuki (IBt)
Suplente Interno: Dra. Edenise Segala Alves (IBt)
Suplente Externo: Dra. Maria Aurineide Rodrigues (IB/USP)
Suplente Externo: Dr. Shoey Kanashiro (IBt)

Período sugerido: 27 ou 30 de julho de 2012/ 03 ou 06 de agosto de 2012.

- Bárbara Golebski Pellegrini – MS (Dra. Carla Ferragut)
Titular Interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular Externo: Dr. Clóvis Ferreira do Carmo (Instituto de Pesca)
Titular Externo: Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar/Sorocaba)
Suplente Interno: Dra. Denise de Campos Bicudo (IBt)
Suplente Externo: Dra. Fabiana Schumacher Fermino (UNIP)

Período sugerido: 23 a 31 de julho de 2012/ 01 a 03 de agosto de 2012.


3.6 Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:
- Gustavo H. Jerônimo – MS (Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli)
- Luciano Ramos Zandoná – MS (Dr. Eduardo Luís Martins Catharino)
As solicitações de cancelamento de matrícula na disciplina “O uso de banco de dados em taxonomia” foram aprovadas.


3.7 Proposta de reformulação de Disciplina “Caracterização do Ambiente Físico – Solos”, de responsabilidade da Dra. Márcia Inês Martin Silveira Lopes, do Núcleo de Ecologia.
A proposta foi aprovada com ressalvas, que serão esclarecidas pela CPG à docente.


3.8 Relatoria sobre proposta de inclusão do tópico: “Bioinformática aplicada às análises moleculares e evolutivas” sob responsabilidade da Profa. Dra. Jhoana Díaz-Larrea (México) em disciplina de responsabilidade da Dra. Mutuê Toyota Fujii.
A relatoria recomendou que este tópico fosse dado em forma de disciplina Tópicos Especiais, a entrar no calendário do 2º semestre 2012, ao invés de ser incluído em uma disciplina já existente.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital está publicado no DOE, devendo ser oportunamente divulgado no site da PG. O calendário e o conteúdo programático já estão disponíveis no site.

4.2 Concorrerão ao Prêmio CAPES de Teses Edição 2011 sete teses defendidas no ano. Ressalta-se que há uma série de requisitos para indicação de teses. Uma comissão formada pelos pesquisadores Dra. Marina Capelari, Dra. Andréa Tucci, Dr. Fábio de Barros e Dra. Regina Maria de Moraes indicará qual tese concorrerá ao Prêmio.

4.3 Matrículas para o 2º Semestre de 2012: TODOS OS ALUNOS devem se matricular, mesmo que já tenham concluído os créditos necessários, no período de 23 a 25/07/2012. Alunos especiais (de outros programas de PG) poderão se matricular nas disciplinas do 2º semestre em 26 e 27/07/2012. O Calendário das Disciplinas do 2º Semestre será divulgado no site até final deste mês.

4.4 Exame de inglês. A partir de 2012 será aceito para o processo seletivo o exame de inglês TEAP desenvolvido pela TesePrime (Sistema de Avaliação Linguística). Além disso, a note de corte do TOEFL foi reduzida e o teste desenvolvido pela USP foi reformulado. A partir de julho de 2012, a proficiência em língua inglesa é exigida para a inscrição para Doutorado no Processo Seletivo, inclusive para os alunos egressos. Para os candidatos ao Mestrado, é exigida a suficiência.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1 Pró-Equipamentos CAPES 2012. O período para submissão eletrônica até 18/07/2012, e o resultado será divulgado a partir de 17/08/2012.

5.2 Concurso Público INPA. São 11 vagas para Pesquisador Científico, 2 para Tecnologistas e 78 para Técnicos. O período de inscrição é de 09 de julho a 10 de agosto. Mais informações no site: www.pciconcursos.com.br.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 17 de Julho de 2012.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sumula 109 Reunião CCPG

109ª REUNIÃO DO CCPG

17 de julho de 2012


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 108ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo CCPG.
Ausências justificadas: Dra. Andréa Tucci e Dra. Célia Leite Sant’Anna.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Pro-Equipamentos 2012.

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Banca de Defesa de Mestrado:

- Cibelle Ferreira Françoso – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
Titular interno (Presidente): Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Titular externo: Dr. José Otavio Machado Menten (ESALQ)
Titular externo: Dr. José da Cruz Machado (UFLA)
Suplente externo: Dr. Alvaro Figueredo dos Santos (EMBRAPA Florestas)
Suplente externo: Dra. Maria Heloisa Duarte de Moraes (ESALQ)
Suplente externo: MsC. Leila Nakati Coutinho (Instituto Biológico)
Suplente externo: Dra. Marina Crestana Guardia (IBt)
Suplente interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)

Período sugerido: após 15 de agosto de 2012.


3.2 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Ana Margarita Loaiza Restano – MS (Dr. Carlos E. de Mattos Bicudo)
Titular interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Titular externo: Dra. Cacilda Thais Janson Mercante (Instituto de Pesca)
Suplente externo: Dra. Ilka Schincariol Vercellino (Universidade São Camilo)
Suplente externo: Dra. Fabiana Firmino (UNIP)
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)

Período sugerido: 20 a 28 de agosto 2012.

- Thiara Siqueira Bento – MS (Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi)
Titular interno (Presidente): Dr. Dácio Roberto Matheus (IBt)
Titular externo: Dra. Kátia Maria Gomes Machado (Universidade Católica, Santos)
Titular externo: Dra. Rosemeire Aparecida Bom Pessoni (Universidade Metodista)
Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
Suplente externo: Dr. Sérgio Luiz Moreira Neto (USP/Lorena)
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)

Período sugerido: 06 a 22 agosto de 2012.


3.3 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de co-orientação pelo Dr. Mário Rajchenberg (Centro de Investigación y Extensión Florestal Andino Patagónico/CIEFAP, Esquel, Argentina) foi aprovada.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital já está divulgado no site da PG, incluindo alterações para a prova de proficiência em inglês no Centro de Línguas da USP;

4.2 Convênio Pró-equipamentos CAPES 2011 está sendo refeito por problemas administrativos da CAPES, mas não afetará a aquisição dos equipamentos já solicitados.

4.3 A Coordenação está preparando solicitação do Auxílio Pró-equipamentos CAPES 2012, a ser enviado até 18/07/2012, conforme edital já divulgado;

4.4 O Calendário das Disciplinas do 2º Semestre já foi divulgado no site. Matrículas para o 2º Semestre deverão ser feitas no período de 23 a 25/07/2012. Alunos especiais: 26 e 27/07/2012. Em relação ao pagamento do adicional de bancada, informamos que o assunto foi direcionado à nova direção do Instituto de Botânica e encaminhado à consultoria jurídica da Secretaria do Meio Ambiente, portanto devemos aguardar a resposta. Sendo assim, o pagamento do adicional de bancada deve ser efetuado para a realização da matrícula neste semestre por todos os alunos.



5. OUTROS ASSUNTOS

5.1 Pró-equipamentos CAPES 2012. As solicitações de aquisição de equipamentos dos pesquisadores/professores para o Pró-Equipamentos de 2012 somaram R$ 192.643,08. Considerando o teto de R$ 150.000,00 e as exigências do Edital Pró-Equipamentos/Capes, os seguintes critérios para a inclusão dos equipamentos no projeto foram utilizados: a) solicitante pertencer ao NP ou colaborador; b) solicitante apresentar boa produção científica; c) equipamento solicitado atender ao maior número de projetos/alunos. Entretanto, esclarecemos que os equipamentos excluídos encontram-se ordenados numa lista de espera. Ressalta-se que foram excluídos as solicitações sem orçamento.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de Agosto de 2012.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sumula 107 Reunião CCPG

 SÚMULA 107ª REUNIÃO CCPG


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 106ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Ata aprovada

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
Ver item 5.1
CPG: banco de dados dos discentes

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Homologação de Matrícula:
- Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – DR (Dra Nair Sumie Yokoya)
Recebeu bolsa do PNADB, daí a necessidade de homologação da matricula antecipadamente, no início de maio. Bolsa com vigência de junho/2012 a dezembro/2013. Matrícula homologada já que a documentação encontra-se em ordem e o projeto tem viabilidade econômica.

3.2 Solicitação de Homologação de Títulos:
- Regina Tomoko Shirasuna – MS (Dr Tarciso de Souza Filgueiras)
O orientador esclareceu que as modificações solicitadas pela banca foram realizadas e o trabalho foi submetido à revista Hoehnea. Título homologado.

- Vanessa Fátima de Oliveira – DR (Dra Maria Angela Machado de Carvalho)
A orientadora esclareceu que as modificações solicitadas pela banca foram realizadas; da tese resultaram alguns trabalhos e para homologação do título o trabalho foi submetido Plant Biology (já aceito com modificações). Título homologado.

3.3 Solicitação de Convalidação do Título de Mestre em outra IES:
- Larissa Bernardino Moro – DR (Dra Iracema Schoenlein Cruzius)
Mestrado realizado no Programa em Produção Vegetal junto à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), concluido em 2010, sob a orientação do Dr Ricardo A. Polanczyk. Recebeu bolsa do Programa. Título convalidado.

3.4 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Diego Romeiro – MS (Dra Edenise Segala Alves)
Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt, titular interno, presidente)
Natalia Macedo Ivanauskas (IF, titular externo)
Veronica Angyalossy (IB-USP, titular externo)
Eduardo Luiz Longui (IF, suplente externo)
Marcos M. Pereira Aidar (IBt, suplente interno)
Eduardo Cabral Gomes (IBt, suplente interno)
Carmen Regina Marcati (UNESP-Botucatu, titular reserva)
Giselda Durigan (IF-Assis, suplente externo)
Agnes Elisete Luchi (IBt, suplente externo)
Período sugerido: 25 a 29 de junho

- Marilia Barbério – MS (Dr José Marcos Barbosa)
Nelson Augusto dos Santos Jr (IBt, titular interno, presidente)
Claudio José Barbedo (IBt, titular interno)
Fatima Conceição Marques Pinha Rodrigues (UFSCar- Sorocaba, titular externo)
Marcia Balistiero Figliolia (IF, suplente externo)
Marcia Regina Braga (IBt, suplente interno)
Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt, suplente interno)
Período sugerido: 4-6 de junho

3.5 Solicitação de Banca de Defesa de Doutorado:
- Maira Cortellini Abrahão – DR (Dra Vera Lúcia Ramos Bononi)
Vera Lúcia Ramos Bononi (IBt, titular interno, presidente)
Aristoteles Goes Neto (UEFS, titular externo)
Elisandro Ricardo Dreschsler dos Santos (UFSC, titular externo)
Sandra Farto Botelho Trufem (Universidade São Marcos, titular externo)
Iracema H. Schonlein Crusius (IBt, titular interno)
Margarida Pereira Fonseca (UnG, suplente externo)
Roseli Ana Picolo Grandi (IBt, suplente interno)
Periodo sugerido: 26 a 29 de junho

3.6 Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:
- Otávio Luis Marques da Silva – MS (Dra Maria Beatriz Rossi Caruzo)
Disciplina: Seminários Gerais. Justificativa: o aluno participará de treinamento internacional relativo a digitalização de exsicatas nos USA, com auxilio da National Science Fundation.
Solicitação concedida

3.7 Proposta de inclusão de um tópico intitulado “Bioinformática aplicada às análises moleculares e evolutivas” sob responsabilidade da Profa. Dra. Jhoana Díaz-Larrea (México) e Dra. Mutue Toyota Fujii. na disciplina (PAF 2) Biologia de Algas Marinhas Bentonicas a ser ministtrada no período de 14 a 31 de agosto.
O assunto irá para relatoria e será analisado pela Dra Carla Ferragut.

4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital está em preparação, devendo ser publicado em meados de junho de 2012;

4.2 O Auditório do Centro de Biodiversidade deverá ser utilizado exclusivamente para as Sessões públicas de Defesa, Exames de Qualificação e Palestras Magistrais. As comemorações após as defesas poderão ser realizadas na Sala 2, localizada na parte traseira do mesmo prédio;

4.3 Os Docentes deverão utilizar para suas Disciplinas a Sala de Aula 1 (Piso Superior), com capacidade para 20 alunos e apropriada para o uso de microscópios e a Sala de Aula 2 (Térreo, parte traseira), com capacidade para 10 alunos e apropriada para aulas práticas que necessitem bancadas impermeáveis;

4.4 O Seguro de Vida dos alunos da PG e do PIBIC já foi contratado e em breve as apólices poderão ser disponibilizadas.

5. OUTROS ASSUNTOS
5.1. CPG: banco de dados dos discentes
Meta de implantação até 2012
Será enviado aos discentes planilha no Excel para preenchimento. O banco de dados será utilizado para gerar os documentos que os discentes solicitam junto a PG.

CONVITE A TODOS
Palestra:
Dr Eduardo Navarro (USP-FFLCH): O uso do Tupi e Lingua Indígenas na Botanica
Data: 31 de maio de 2012
Horário 9 horas
Local: Anfiteatro

A CPG lembra aos alunos que estão no prazo para o Exame de Qualificação que encaminhem o pedido para ser considerado na reunião do CCPG em JUNHO (a pauta da reunião encerrar-se-á em 15/06!!)


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 9 de junho de 2012.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sumula 106 Reunião CCPG

106ª REUNIÃO DO CCPG
17 de abril de 2012



  1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 105ª REUNIÃO ORDINÁRIA E DA 11ª. REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG
As atas foram aprovadas pelo conselho.
Ausências justificadas: Dr. Cláudio José Barbedo, Dra. Andrea Tucci e Dra. Carmem Lídia A. Pires Zottarelli, Dra Carla Ferragut

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Calendário de reuniões
2.2. Processo Seletivo


3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Solicitação de Homologação de Títulos:

- Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – MS (Dra. Nair Sumie Yokoya)
- Berta Lúcia Pereira Villagra – DR (Dr. Sérgio Romaniuc Neto)
- Watson Arantes Gama Júnior – MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
Os discentes cumpriram todos os requisitos exigidos pela pós-graduação e os títulos
foram homologados.


3.2. Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:

- Flávio Trevisan – DR (Dra. Maria Angela Machado de Carvalho)
Presidente (Titular interno): Dra. Catarina de Carvalho Niévola (IBt)
Titular externo: Dra. Eny Iochevet Segal Floh (IB/USP)
Titular externo: Dra. Amanda Francine Asega (Instituto Butantan)
Suplente interno: Dra. Vivian Tamaki (IBt)
Suplente interno: Dr. Armando Reis Tavares (IBt)
Suplente externo: Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP/Diadema)
Suplente externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)

Período sugerido: 1° quinzena de junho de 2012 (preferencialmente 04 e 05 de junho, exceto 11 e 13 de junho de 2012).

- Nelson Menolli Júnior – DR (Dra. Marina Capelari)
Presidente (Titular interno): Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi (IBt)
Titular externo: Dr. Denilson Fernandes Peralta (IBt)
Titular externo: Dr. Sandra Farto Botelho Trufem (Universidade São Marcos)
Suplente interno: Dra. Carmem Lidia A. Pires Zottarelli (IBt)
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
Suplente externo: Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (IBt)
Suplente externo: Dra. Christiane Ceriani Aparecido (Instituto Biológico)

Período sugerido: 18 a 29 de junho de 2012 (exceto quartas e quintas-feiras).


- Vanessa Fuentes Suguiyama – MS (Dra. Márcia Regina Braga)
Presidente (Titular interno): Dr. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular externo: Dra. Maria Magdalena Rossi (IB/USP)
Titular externo: Dr. Rafael Silva Oliveira (UNICAMP)
Suplente interno: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Suplente interno: Dra. Nair Sumie Yokoya (IBt)
Suplente externo: Dr. Luciano Freschi (IB/USP)

Período sugerido: 21 a 25 de maio de 2012.


- Rodrigo Sampaio Rodrigues – MS (Dr. Tarciso de Souza Filgueiras)
Presidente (Titular interno): Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular externo: Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário/PMSP)
Titular externo: Dra. Cintia Kameyama (IBt)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dr. Waldir Mantovani (USP Leste)
Suplente externo: Dra. Mizué Kirizawa (IBt)

Período sugerido: 15 a 31 de maio de 2012.


O CCPG informa que os discentes devem entregar na PG uma versão da súmula em pdf, juntamente com os outros documentos necessários para a solicitação do exame de qualificação.


3.3. Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:

- Climbiê Ferreira Hall – DR (Dr. Fábio de Barros)
A solicitação de cancelamento de matrícula da disciplina “Taxonomia e Evolução de Orchidaceae” foi aprovada, com a ressalva de detalhar melhor a justificativa. O cancelamento foi esclarecido pelo representante discente.

O CCPG solicita que as justificativas de solicitações de cancelamento de matrícula em disciplinas sejam mais objetivas e explícitas, para não haver dúvidas para suas aprovações.


3.4. Relatoria sobre Co-orientação de Doutorado:

- Allan Carlos Pscheidt – DR (Dra. Inês Cordeiro)
A co-orientação pelo Dr. Marcos José da Silva (UFG) foi aprovada.

- Evandro Alves Vieira – DR (Dra. Márcia Regina Braga)
A co-orientação pelo Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) foi aprovada.

Nota: Segundo a Capes, toda a co-orientação oficializada deve ser mencionada no CV Lattes do co-orientador e em todas publicações oriundas da tese.



4. INFORMAÇÕES GERAIS


4.1. Reunião da CPG com Bolsistas do Programa foi realizada em 29/03/2012, sendo discutidos aspectos gerais do programa e das exigências da CAPES e de outras agências de fomento quanto à observância de requisitos para concessão das bolsas. Solicita-se que os Termos de Outorga das Bolsas da Quota do Programa sejam assinados e devolvidos na Secretaria da PG até 30/04/2012;

Nota: O discente que tiver o relatório de pesquisa reprovado terá 1 mês para reapresentar o mesmo; caso persista a reprovação, a bolsa será cancelada!

4.2. Reunião da CPG com os Docentes do Programa será realizada em 19/04/2012, às 10h, no Auditório do Centro de Biodiversidade, com a seguinte pauta: 1) Avaliação do Programa em 2011 pela Coordenação; 2) Comissão de Bolsas; 3) Avaliação do desempenho do programa pelos Docentes;

Os discentes poderão participar da reunião da CPG com os docentes.

4.3. A CPG já assinou o Convênio Pró-Equipamentos/CAPES 2011/2012, que será liberado brevemente como parcela única, devendo ser executado ainda neste semestre. Solicita-se aos Docentes Responsáveis que providenciem três orçamentos atualizados para cada equipamento solicitado, a ser adquirido com esse recurso;

4.4. Relatório COLETA/CAPES ano base 2011 já foi enviado e os dados já foram processados pela CAPES. Foram produzidos nesse período 170 artigos científicos, dos quais cerca de 50% foram classificados como Qualis Biodiversidade A1 a B1. O desempenho do Corpo Docente e Discente será comentado na reunião com os docentes;

4.5. Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Foram sugeridos nomes apropriados para a Comissão do Processo Seletivo, tendo em vista que nosso Curso agora faz parte da Área de Biodiversidade, muito ampla e recentemente implantada;

4.6. O Auditório do Centro de Biodiversidade deverá ser utilizado preferencialmente para as sessões públicas de Defesa, Exames de Qualificação e Palestras Magistrais. Sendo assim, recomenda-se aos Docentes que utilizem para suas Disciplinas a Sala de Aula 1 (Piso Superior) e a Sala de Aula 2 (Térreo) ou, se preferirem, as dependências dos Núcleos de Pesquisa, desde que acertado com os respectivos Diretores.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1. Calendário de reuniões do CCPG: Sugestão para a modificação dos dias das reuniões para o próximo ano, passando de terça-feira para quarta-feira. A sugestão será avaliada pelo Conselho, pois quarta-feira é o dia da reunião do Conselho Técnico do IBt, na qual a Comissão de Pós-Graduação também participa.

5.2. Processo seletivo: Foi sugerida a ampliação das áreas do conhecimento abrangidas nas provas do processo seletivo.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de maio de 2012.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sumula 102 reunião CCPG

 REUNIÃO CCPG-Discentes

13 de DEZEMBRO de 2011


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 101ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata será aprovada na próxima reunião.
Ausências justificadas: Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli; Dr. Cláudio José Barbedo.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Eleição de representante suplente da área PAF
2.2. Homologação de Título (Fábio Reis Dalle Molle - DR)


3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Solicitação de Homologação de Título:
- Raquel Ieda Lopes – MS (Dra. Andréa Tucci)
- Murilo Rondoni Tanus – MS (Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes)
- Fabio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurélio da Silva Tiné)

Os discentes cumpriram todos os requisitos exigidos pela pós-graduação e os títulos foram homologados.


3.2. Solicitação de Composição de Banca de Defesa de Mestrado:

- Alessandra dos Santos – MS (Dra. Inês Cordeiro)
Titular interno (Presidente): Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Titular externo 1: Dra. Roseli Buzanelli Torres (IAC)
Titular externo 2: Dr. Jorge Pedro Pereira Carauta (Museu Nacional do Rio de Janeiro)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP – Diadema)
Suplente interno reserva: Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Suplente externo reserva: Dra. Renata Sebastiani (UNIP)

Período sugerido: 16 a 31 de janeiro de 2012.


- Gisela Pelissari – MS (Dra. Inês Cordeiro)
Titular interno (Presidente): Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Titular externo: Dr. Rodrigo Augusto Santinelo Pereira (USP - Ribeirão Preto)
Titular interno: Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Titular interno reserva: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário – PMSP)
Suplente externo reserva: Dra. Roseli Buzanelli Torres (IAC)


Período sugerido: 16 a 31 de janeiro de 2012.







- Watson Arantes Gama Júnior – MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
Titular interno (Presidente): Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Titular externo 1: Dr. Luis Henrique Zanini Branco (UNESP – São José do Rio Preto)
Titular externo 2: Dra. Vera Regina Werner (FZB – RS)
Titular interno reserva: Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt)
Suplente interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Suplente externo reserva: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)

Período sugerido: 05 a 16 de março de 2012.


3.3. Solicitação de Composição de Banca de Defesa de Doutorado:


- Berta Lúcia Pereira Villagra – DR (Dr. Sérgio Romaniuc Neto)
Titular interno (Presidente): Dr. Sérgio Romaniuc Neto (IBt)
Titular externo 1: Dra. Andreia Alves Rezende (UNESP - São José do Rio Preto)
Titular externo 2: Dra. Adriana Maria Zanforlin Martini (USP)
Titular externo 3: Dr. Jorge Luiz Waechter (UFRGS)
Titular interno: Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Titular externo reserva: Dr. Milton Groppo Jr (USP - Ribeirão Preto)
Suplente externo 1: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Suplente externo 2: Dra. Natalia Macedo Ivanauskas (IF)
Suplente interno 1: Dr. Eduardo Luís Martins Catarino (IBt)
Suplente interno 2: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente interno 3: Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)

Período sugerido: 24 de fevereiro de 2012.


- Priscila da Silva – DR (Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi)
Titular interno (Presidente): Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)
Titular externo 1: Dr. Luís Fernando Pascholati Gusmão (UEFS)
Titular externo 2: Dr. José Carmine Dianese (UnB)
Titular externo 3: Dr. Jose Luiz Bezerra (UESC)
Titular interno: Dra. Marina Capelari (IBt)
Titular externo reserva 1: Dra. Derlene Attilli de Angelis (CPQBA - UNICAMP)
Titular externo reserva 2: Dr. Carlos Antonio Inácio (UnB)
Titular interno reserva ou suplente interno: Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli (IBt)
Suplente interno reserva: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
Suplente externo 1: Dra. Valderez Gambale (USP)
Suplente externo reserva: Dr. Benedito Corrêa (USP)

Período sugerido: 27 ou 28 de fevereiro de 2012.











- Vanessa Fátima de Oliveira– DR (Dra. Maria Angela Machado de Carvalho)
Titular interno (Presidente): Dra. Maria Angela Machado de Carvalho (IBt)
Titular externo 1: Dr. Ricardo Ferraz de Oliveira (ESALQ)
Titular externo 2: Dra. Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Titular externo 3: Dr. Carlos Henrique Britto de Assis Prado (UFSCar)
Titular interno: Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro (IBt)
Titular interno reserva ou suplente interno 1: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular externo reserva: Dr. Massanori Takaki (UNESP – Rio Claro)
Suplente interno 2: Dra. Marília Gaspar Mais (IBt)
Suplente externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)

Período sugerido: 27 a 29 de fevereiro de 2012.


Nota: Os exemplares das teses/dissertações deverão ser protocolados na Secretaria da Pós-Graduação com um mês de antecedência da data da defesa.


3.4. Reconsideração de solicitação de Co-Orientação de Doutorado
- Levi Pompermayer Machado– DR (Dra. Nair Sumie Yokoya)
A co-orientação pelo Dr. Pio Colepicolo Neto (IQ/USP) foi aprovada.


3.5. Proposta de Disciplina Nova – “Análises Filogeográficas” – Prof. Dr. Fábio Pinheiro
A proposta da disciplina será encaminhada para relatoria da Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt).


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1. Calendário de Reuniões do CCPG para 2012 – terça-feira, às 9 horas:
17/01; 14/02; 20/03; 17/04; 22/05; 19/06; 17/07; 21/08; 18/09; 16/10; 20/11 e 11/12.

4.2 Matrículas para 1° Semestre de 2012: Alunos Regulares – 22 a 24/02/2012
Alunos Especiais – 27 e 28/02/2012

4.3 Alunos titulados em 2008 são considerados egressos do programa e deverão apresentar o relatório para a Capes (Coleta). Solicitamos aos Docentes que providenciem o envio desses relatórios dentro do prazo indicado na reunião anterior e citada abaixo;

4.4 A CPG lembra aos interessados que a Secretaria da PG entrará em recesso no mês de janeiro, exceto no dia 13/ 01/2012, para recebimento de documentos para a reunião do CCPG de 17/01/2012;

4.5 DATAS IMPORTANTES JÁ AGENDADAS:

- Relatório de Discentes para o Coleta/Capes 2011: até 16/12/2011e CV Lattes atualizado;
- Documentos para Seleção de Egressos para o Doutorado: até 30/12/2011;
- Proficiência em Inglês para os Doutorandos: até a data da próxima matrícula (Fev./2012);


5. OUTROS ASSUNTOS

- Eleição de representante suplente da área PAF. A eleição foi realizada no dia 12 de dezembro de 2011, sendo a discente Fernanda Rios Jacinavicius (DR) eleita com 09 votos.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 17 de Janeiro de 2012.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sumula 101 Reunião CCPG

Súmula da 101 Reunião do CCPG

22 de novembro de 2011

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 100ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.
Ausência justificada: Dra. Carmen Lídia Pires-Zottarelli.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Reunião Capes em Brasília;
2.2. Solicitação de Banca para Exame de Qualificação de Gisele Carolina Marquadt – MS.

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Homologação de Matrícula:

- Evandro Alves Vieira – DR (Dra. Márcia Regina Braga)
A matrícula foi homologada fora do período regular de matrículas porque o discente recebeu Bolsa da CAPES, com vigência a partir de novembro deste ano.

3.2. Solicitação de Banca para Exame de Qualificação:

- Cibelle Ferreira Françoso – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
Titular interno (Presidente): Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (IBt)
Titular externo 1: Dra. Rosemeire Aparecida Bom Pessoni (Universidade Metodista de São Paulo)
Titular externo 2: Dra. Priscila Fratin Medina (IAC)
Suplente interno: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Suplente externo: Dra. Christiane Ceriani Aparecido (Instituto Biológico)
Suplente externo reserva: Dra. Marina Crestana Guardia (IBt)

Período sugerido: A partir de 19 de novembro de 2011.


- Felipe de Alva Escuredo D’Orazio – MS (Dr. Eduardo L. Martins Catharino)
Titular interno (Presidente): Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)
Titular externo 1: Dra. Natália Macedo Ivanauskas (Instituto Florestal)
Titular externo 2: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Suplente interno: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente externo: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Suplente interno reserva: Dra. Inês Cordeiro (IBt)

Período sugerido: 12 a 16 de dezembro de 2011.


- Jéssica Bordotti Nobre Esposito – MS (Dra. Silvia Ribeiro de Souza)
Titular interno (Presidente): Dra. Marisa Domingos (IBt)
Titular externo 1: Dr. Raúl Bonne Hernández (UNIFESP/Diadema)
Titular externo 2: Dra. Priscila Lupino Gratão (ESALQ/USP)
Suplente interno: Dra. Marília Gaspar Mais (IBt)
Suplente externo: Dra. Claudia Maria Furlan (USP)
Titular externo reserva: Dr. Renato Rodrigues Ferreira (CENA/USP)

Período sugerido: 23 de novembro a 09 de dezembro ou 19 a 22 de dezembro de 2011.
Período inviável: 10 a 18 de dezembro de 2011.




- Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini)
Titular interno (Presidente): Dr. Sérgio Romaniuc Neto (IBt)
Titular interno: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Titular externo: Dra. Dalva Maria Silva Matos (UFSCAR)
Suplente interno: Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)
Suplente externo: Dra. Marie Sugiyama (IBt)

Período sugerido: 12 a 16 de dezembro de 2011.

- Gisele Carolina Marquadt - MS (Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo)
Titular interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular externo 1: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Titular externo 2: Dra. Silvia Maria Pita de Beauclair Guimarães (IBt)
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Titular interno reserva: Dra. Carla Ferragut (IBt)

Período sugerido: 12 a 14 de dezembro de 2011.


3.3. Solicitação de Composição de Banca de Defesa:

- Regina Tomoko Shirasuna – MS (Dr. Tarciso de Sousa Filgueiras)
Titular interno (Presidente): Dr. Tarciso de Sousa Filgueiras (IBt)
Titular externo 1: Dra. Ana Paula Santos Gonçalves (UFV)
Titular externo 2: Dr. Pedro Lage Viana (Jardim Botânico de Brumadinho, MG)
Suplente interno ou reserva de titular interno: Dra. Maria Tereza Gramboni Guaratini (IBt)
Suplente interno: Dr. Eduardo Luís Martins Catharino (IBt)
Suplente externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)

Período sugerido: 01 a 17 de fevereiro de 2012.

3.4. Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Kleber Renan de Souza Santos (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
A co-orientação pela Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt) foi aprovada.

- Levi Pompermayer Machado (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Na solicitação de co-orientação pelo Dr. Pio Colepicolo Neto (USP) foi evidenciada apenas a necessidade da utilização do laboratório pelo aluno na instituição sede do pesquisador, porém não foi explícita qual a colaboração científica do docente na co-orientação do projeto desenvolvido pelo discente. Por este motivo, a solicitação foi devolvida, devendo ser reformulada e reenvida à CCPG.


3.5. Solicitação de Validação de Créditos em Disciplinas:

Nota: De acordo com o Regimento do Programa de Pós-Graduação (Portaria IBt n° 012/2011), Cap. VIII, Art. 30 – a critério do Conselho de Curso, poderão ser aceitos até 30% de créditos de disciplinas obtidos em outros Programas de Pós-Graduação “stricto-sensu”.

- Ana Livia Negrão Leite Ribeiro – MS (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Bioquímica marinha e efeitos da poluição nos processos bioquímicos” (120hs), ministrada pela Dra. Elisabete de Santis Braga realizada no Instituto Oceanográfico (USP).

- Ana Paula Lopes Dias – DR (Dra. Marisa Domingos)
- Marcelle Dafré Martinelli – DR (Dra. Marisa Domingos)
- Ricardo Keiichi Nakazato – DR (Dra. Marisa Domingos)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Amostragem de análise de poluentes atmosféricos” (60hs), ministrada pelo Dr. João Vicente de Assunção realizada na Faculdade de Saúde Pública (USP).


- Juliana dos Santos – MS (Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Victor Martins Gonçalez – MS (Dra. Gerleni Lopes Esteves)
Aprovada a validação de créditos da disciplina intitulada “Nomenclatura taxonômica vegetal” (60hs), ministrada pelo Dr. Jefferson Prado realizada no Instituto de Biociências (USP).


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1. Prêmio Capes de Teses 2011 – A comissão foi composta pela Dra. Carla Ferragut (representante da CPG), pela Dra. Edenise Segala Alves (representante da área PVA), pela Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (representante da área PAF) e pela Dra. Inês Cordeiro (representante de taxonomia). Entre nove teses concorrentes, defendidas em 2010, foi escolhida a Tese da Dra. Marília Cristina Duarte, intitulada “Análise filogenética de Eriotheca Schott & Endl. e gêneros afins (Bombacoideae, Malvaceae) e estudo taxonômico de Eriotheca no Brasil”, desenvolvida sob a orientação da Dra. Gerleni Lopes Esteves. A inscrição para o Prêmio deverá ser feita até 24/11/2011;

4.2. Foi solicitado à Capes na modalidade Convênio Procad/Casadinho auxílio ao Projeto “Rede de cooperação acadêmica para o estudo da biodiversidade em ecossistemas continentais”, com parceria da nossa IES, da Universidade Federal de São Carlos e da UNIOESTE (IES proponente, de responsabilidade da Dra. Norma Catarina Bueno) para vigorar a partir do próximo ano;

4.3. A CPG lembra aos Doutorandos inscritos no Estágio de Docência sobre a necessidade de cumprirem a programação definida pela Coordenadora do estágio PqC Tania Maria Cerati, para que sejam atribuídos os créditos devidos;

4.4. Interessados no Programa PDSE da Capes (“Ciência sem Fronteiras”) deverão manifestar-se por escrito à CPG o quanto antes, informando o período, a instituição/laboratório e a síntese do projeto a ser desenvolvido no Exterior. Enfatiza-se o interesse do Programa por esses estágios no Exterior, tendo em vista a necessidade de ampliar a Internacionalização do nosso programa;

4.5. A Comissão de Bolsas para seleção dos Bolsistas de cotas do Programa para início em março de 2012 será composta pela Coordenadora Geral, o Representante dos Docentes da Área de PAF e o Representante dos Discentes da Área de PVA. A reunião foi agendada para a primeira semana de fevereiro de 2012;
4.6. A CPG relembra que o planejamento de gastos com passagens e outros itens para participação de membros externos em Bancas de Defesa e Exames de Qualificação nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, a serem pagos com verba do Proap/Capes, deverá ser encaminhado até a próxima reunião do CCPG, juntamente com os formulários de solicitação das bancas;

4.7. Reunião Capes. A coordenadora geral do nosso PPG, Dra. Rita, participou duas reuniões realizadas na Capes, nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, em Brasília. A primeira reunião (19/10) foi o Fórum de Coordenadores da sub-área Botânica, na qual foi feita uma apresentação do nosso Programa e a segunda (20/10) com o Diretor Geral de Avaliação da Capes (Dr Lívio Amaral) e com o Coordenador Pro tempore da nova Área de Biodiversidade, Dr. Marcelo Tabarelli, sendo informado que a sub-área BOZ (Botânica, Oceanografia e Zoologia) e mais a área de Ecologia agora estão incluídas na recém-criada área de Biodiversidade. Em breve, provavelmente em dezembro, será divulgada um Qualis Biodiversidade para Periódicos e Livros desta nova área. O nosso programa de PG foi elogiado, sendo que a única questão criticada foi fato do corpo docente ser muito grande. O número mínimo de alunos recomendado pela Capes é de três alunos por docente do núcleo permanente. E uma última informação da reunião é que, a partir do próximo ano, a Capes terá uma nova plataforma denominada Sucupira, a qual será uma base de dados para referência e avaliação da pós-graduação brasileira.

4.8. DATAS IMPORTANTES AGENDADAS:

- Relatório de Discentes para o Coleta/Capes 2011: até 16/12/2011 e CV Lattes atualizado;

- Documentos para Seleção de Egressos para o Doutorado: até 30/12/2011;

- Proficiência em Inglês para os Doutorandos:

Prazo máximo para a entrega da Proficiência:
Vinícius Trettel Rodrigues (Dr. Fábio de Barros): fevereiro de 2013
Eunice Reis Batista (Dra. Márcia Regina Braga): fevereiro de 2012
Gisele de Oliveira Silva (Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley): fevereiro de 2012
Helisvania Gomes da Silva (Dra. Inês Cordeiro): fevereiro de 2012
Flávia Maria Kazue Kurita (Dra. Vivian Tamaki): julho de 2012
Ricardo Keiichi Nakazato (Dra. Marisa Domingos): agosto de 2012.

Viviana Motato Vásquez – MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): entrega imediata da suficiência.

Exames aceitos:
Seven: Proficiência - nota mínima de 70;
FFLCH/USP: Proficiência para doutorado;
TOEFL: nota mínima de 80 para o TOEFL IBT (Internet-based Test), 550 para o TOEFL ITP (Institutional Testing Program for English Proficiency) e 550 para o TOEFL PBT (Paper Based Test);
CAMBRIDGE: CAE, CPE;
IELTS: nota mínima 6,0;
TOEIC: nota mínima 650;
MICHIGAN – MELAB: nota mínima de 76.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1. Disciplina “Ecologia química em ambiente poluído”. A disciplina, de responsabilidade da Dra. Silvia Ribeiro de Souza, do Núcleo de Ecologia, foi questionada sobre as despesas da permanência do colaborador Dr. Martín Pareja (UFLA) durante o período de realização da mesma. A Dra. Silvia informou que possui verba de Projeto Temático e também de um Projeto da PETROBRAS. Além disso, a verba Proap/Capes também poderá ser utilizada, dependendo da disponibilidade na ocasião em que a disciplina for realizada.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 13 de Dezembro de 2011.