sábado, 18 de agosto de 2012

Sumula 110 Reunião CCPG

Súmula 110ª Reunião do Conselho de Curso da PG




  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 109ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

  1. INCLUSÕES DE PAUTA

Validação de créditos (item 3.6)
Solicitação de cancelamento em disciplina (item 3.7)
Formalidades junto à Secretaria da PG (item 5)

  1. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de Matrículas de Alunos Novos
Houve 3 novos alunos matriculados:
Aline Forgatti Hell -MS (Dr. Danilo Centelho), com bolsa CAPES.
Stéfano Zorzal de Almeida - DR (Dra Denise Bicudo), com bolsa CAPES.
Fernarda Cassemiro dos Santos-MS (Dr Marcos Aidar), ainda sem bolsa.
A documentação está em ordem e as matriculas foram homologadas
3.2 Solicitação de Banca de Defesa de Mestrado:
- Camila Pereira de Carvalho – MS (Dra Catarina Carvalho Nievola)
Sugestões
Catarina Carvalho Nievola (IBt), presidente
Diego Demarco (USP), titular externo
Ana Paula ArtemontiVaz (EMBRAPA–Campinas), titular externo
Luciano Freschi (USP), suplente externo
Edenise Segala Alves (IBt), suplente interno
Rogério Mamori Suzuki (IBt), suplente interno
Período sugerido: 24 a 28 de setembro, exceto dia 27

- Jéssica Bordotti Nobre Esposito – MS (Dra Silvia Ribeiro de Souza)
Sugestões
Silvia Ribeiro de Souza (IBt), presidente
Priscila Lupino Gratão (UNESP-Jaboticabal), titular externo
Renato Rodrigues Ferreira (ESALQ), titular externo
Raúl Bonnes Hernandez (UNIFESP-Diadema), suplente externo
Patricia Bulbovas (IBt), suplente interno
Miriam Cilene Spasiani Rinaldi, (suplente interno)
Período sugerido: 17 a 21 de setembro

- Gisele Carolina Marquardt – MS (Dr Carlos Eduardo de Mattos Bicudo)
Sugestões
Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt), presidente
Priscila Izabel Tremarin (UFPR), titular externo
Fernanda Ferrari (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), titular externo
Andréa Tucci (IBt), suplente interno
Lezilda Torgan (Fundação Zoobotânica do RGS), suplente externo
Ilka Schincariol Vercellino (Centro Universitário São Camilo), suplente externo
Período sugerido: 24 a 28 de setembro

- Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra Maria Tereza Grombone-Guaratini)
Sugestões
Maria Tereza Grombone-Guaratini (IBt), presidente
Vania Regina Pivello (IB-USP), titular externo
Dalva Maria Silva Matos (UFSCar), titular externo
Sérgio Romaniuc (IBt), suplente interno
Silvana Aparecida de Godoy (USP-Leste), suplente externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), suplente interno
Outros nomes sugeridos
Luciana Ferreira Alves (IAC)
Andrea Alves Resende (UNESP-S José do Rio Preto)
Período sugerido: 24 ou 25 de setembro

- Felipe de Alva E. D’Orazio – MS (Dr Eduardo Luiz Martins Catharino)
Sugestões
Eduardo Luiz Martins Catharino (IBt), presidente
Natalia Macedo Ivanauskas (IF), titular externo
Silvana Aparecida de Godoy (USP-Leste), titular externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), suplente interno
Marie Sugiyama (IBt), suplente externo
Outros nomes a serem considerados
Lucia Rossi (IBt)
Waldir Mantovani (USP-Leste)
Período sugerido: 27 ou 28 de setembro

3.3 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:

- Leonardo Ramos Seixas Guimarães – DR (Dr Fábio de Barros)
Sugestões
Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt) presidente
Samatha Koeher (UNIFESP-Diadema), titular externo
Vanessa de Oliveira Maekawa (UNICAMP), titular externo
Eduardo Leite Borba (UFABC), suplente externo
Ines Cordeiro (IBt), suplente interno
Gerleni Lopes Esteves (IBt)
Período sugerido: 17 a 21 de setembro

- Levi Pompermayer Machado – DR (Dra Nair Sumie Yokoya)
Sugestões:
Márcia Regina Braga (IBt), presidente
Ernani Pinto Junior (IQ-USP), titular externo
Estela Maria Plastino (IB-USP), titular externo
Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli (IBt), suplente interno
Luce Maria Brandão Torres (IBt), suplente externo
Outros nomes sugeridos
Mutue Toyota Fujii (IBt)
Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Período sugerido: 24 a 27 de setembro

- Viviana Motato-Vásquez – MS (Dra Adriana de Mello Gugliotta)
Sugestões:
Iracema Helena Schoein Crusius (IBt), presidente
Denilson Peralta (IBt), titular externo
Christiane Ceriani (Instituto Biológico), titular externo
José Ivanildo de Souza (IBt) suplente externo
Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli (IBt), suplente interno
Outros nomes citados
Vera Lucia Ramos Bononi (IBt)
Roseli Piccolo Grandi (IBt)
Vera Maria Vitalli (IBt)
Lucia Rossi (IBt)
Andréa Tucci (IBt)
Período sugerido: 15 a 19 de outubro

3.4 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Ana Paula Lopes Dias – DR (Dra Marisa Domingos)
Co-orientação de Dra Mirian Cilene Spasiani Rinaldi. O pedido foi plenamente justificado, uma vez que o trabalho envolverá muitas análises que são tema da especialidade da Dra Mirian. A documentação apresentada esta de acordo com as exigências do Programa. Co-orientação aprovada.

, 3.5 Matrícula fora do prazo regular:
- Luciano Ramos Zandoná – MS (Dr Eduardo Luiz Martins Catharino)
O pedido se deve já que houve cnacelamento em disciplina na qual o aluno se matriculou (Métodos quantitativos em levantamentos floristicos -PVA15). Diante disso, solicitou matricula nas disciplinas: Indice de diversidade e analise de estrutura de comunidades
Filogenia de plantas através de carecteres morfológicos
Matrículas aprovadas
,
3.6 Solicitação de validação de créditos:
- Marcos Enoque Leite Lima – DR (Dra Inês Cordeiro)
Validação da disciplina: Uso da linguagem R para análise de dados em Ecologia ministrada por Alexandre Abelardo e Paulo Inacio Prado, realizada no IB-USP, correspondendo a 4 créditos que foram validados
- Gustavo Henrique Jerônimo -MS (Dra Carmem Zottarelli)
Validação da disciplina: Phylogenetic Systematics Theories and Applications ministrada por Jean Marc Moncalvo no INPA-Manuas, correpondendo a 2 creditos que foram validados.

Cancelamento de disciplina

Simone Wengrat DR (Dra Denise Bicudo) Disciplina
Índices de diversidade e análises de estrutura de comunidades (BMA)
Cancelamento não aprovado devido à justificativa apresentada. Retornar às interessadas para detalhamento das atividades laboratoriais que impediram a participação da aluna na disciplina.
4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Eleição de Representantes de Docentes e Discentes do CCPG;
A eleição para representante dos docentes da área PVA foi realizada em 9 de agosto de 2012. Dentre os 38 docentes habilitados para votar, 25 compareceram. Inscreveram-se dois candidatos: Regina Maria de Moraes, que recebeu 18 votos, e Fabio de Barros, que recebeu 7 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Regina Maria de Moraes será a representante dos docentes da área PVA e Fabio de Barros será seu suplente.
PAF
A eleição para representante dos docentes da área PAF foi realizada em 20 de agosto de 2012. Dentre os 16 docentes habilitados para votar, 12 compareceram. Inscreveram-se dois candidatos que formaram uma chama com: Andréa Tucci, titular e Célia L. Sant’Anna, como suplente. Ambas receberam 12 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Andréa Tucci será a representante dos docentes da área PAF e Célia L. Sant’Anna será sua suplente.

A eleição para representante dos discentes da área PVA: Votaram 31 alunos, sendo que Pedro Ivo Lembo (Núcleo de Ecologia) recebeu 16 votos e Kassia Mantovan Fardin (Núcleo de Fisiologia) recebeu 14 votos, havendo um voto nulo. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Pedro Ivo Lembo será o representante dos discentes da área PVA e Kassia Mantovan Fardin será sua suplente.
A eleição para representante dos discentes da área PAF: Votaram 16 alunos, sendo que Ana Livia Leite Negrão (Núcleo de Ficologia) recebeu 14 votos e Fernanda Rios Jacinavicius (Núcleo de Ficologia) recebeu 02 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Ana Livia Leite Negrão será a representante dos discentes da área PAF e Fernanda Rios Jacinavicius será sua suplente.

4.2 Recursos do PROAP/CAPES 2012 já foram liberados para desenvolvimento do Plano de Trabalho do Programa aprovado pela CAPES;
Recursos já na conta em julho:
Total R$ 94.600,00 (2011: R$ 66.000,00)
Manutenção de equipamentos R$ 4.730,00 (5%)
Funcionamento de laboratórios de ensino e pesquisa R$ 9.460,00 (10%)
Produção de material didático instrucional e publicações de artigos cientifico 5.676,00 (6%)
Participação de professoraes convidados para bancas R$ 35.948,00 (38%)
Participação da coordenação do programa em eventos ligados à PG no pais R$ 2.158,00 (3%)
Participação de professores em eventos no pais R$ 1.892,00 (2%)
Participação de professores em eventos no exterior R$ 4.730,00 (5%)
Participação de alunos em eventos no pais R$ 4.730,00 (5%)
Participação de alunos de DR em eventos no exterior R$ 2.838,00 (3%)
Participação de Aluno de MS em eventos na América Latina R$ 2.838,00 (3%)
Participação de professor visitante no programa R$ 4.730 (5%)
Participação de professor e aluno em trabalho de campo e coleta R$ 14.190,00 (15%)

4.3 Concessão adicional de Bolsas da CAPES para o Programa.
Conseguimos mais 3 bolsas CAPES 2 DR e 1 MS
Total de Bolsas Disponíves: 14 DR, 12 MS

5. OUTROS ASSUNTOS

Formalidades junto à secretaria da PG
Todas as solicitações encaminhadas à PG devem ser sempre protocoladas.
A entrega de documentos devem vir com a assinatura e de acordo do orientador.

O funcionário Elvis foi transferido para o CCTC e até que o mesmo seja substituído, trabalhará meio período na PG.

Recomendação da PG: Senhores docentes, a PG recomenda que seja feito um bom planejamento com relação às disciplinas, inclusive quanto ao número mínimo de alunos exigidos, para evitar o cancelamento das mesmas, uma vez que o cancelamento pode prejudicar os alunos quanto ao cumprimento dos créditos e demais atividades.

6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de setembro de 2012.

Andrea e Edenise

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sumula 108 Reunião CCPG

SÚMULA DA 108º REUNIÃO DO CCPG

19 de Junho de 2012


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 107ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.


  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Novo exame de inglês para o processo seletivo (TEAP - TesePrime);
2.2 Pró-Equipamentos CAPES 2012;
2.3 Concurso Público INPA;
2.4 Banca de Exame de Qualificação da discente Bárbara G. Pellegrini – MS.

  1. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Homologação de Matrícula:
- Ana Cristina Bolaños Rojas – DR (Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi)
A discente apresentou todos os documentos exigidos e a matrícula foi homologada.

3.2 Solicitação de Homologação de Títulos:
- Talisson Resende Capristano – MS (Dra. Rosângela Simão Bianchini)
A solicitação de homologação não foi aprovada devido à ausência de documentos (submissão de artigo e relatório discente). O aluno tem até cinco meses para providenciar a documentação exigida.

- Priscila da Silva – DR (Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi)
A discente apresentou todos os documentos exigidos pelo CCPG e o título foi homologado.

3.3 Solicitação de Convalidação do Título de Mestre em outra IES:
- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de convalidação do título de Mestre em Botânica pela UFRGS foi aprovada.

3.4 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:
- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de co-orientação de doutorado pelo Dr. Mário Rajchenberg (Centro de Investigación y Extenssión Forestal Andino Patagónico – CIEFAP, Argentina) não foi aprovada devido à ausência de documentos (carta de aceite de co-orientação e informações sobre o transporte de material genético).

3.5 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Anderson Luis do Nascimento – MS (Dra. Maria Claudia Marx Young)
Titular Interno (Presidente): Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Titular Externo: Dra. Maria Luiza Faria Salatino (IB/USP)
Titular Externo: Dr. João Henrique Ghilard Lago (UNIFESP/Diadema)
Suplente Interno: Dra. Márcia Regina Braga (IBt)
Suplente Externo: Dra. Elaine Monteiro Cardoso Lopes (UNINOVE)
Suplente Externo: Dr. Paulo Roberto H. Moreno (IQ/USP)

Período sugerido: 23 de julho a 10 de agosto de 2012.

- Michel Anderson Almeida Colmanetti – MS (Dr. Luiz Mauro Barbosa)
Titular Interno (Presidente): Dr. Eduardo Luís Martins Catharino (IBt)
Titular Externo: Dr. Hilton Thadeu Zarate do Couto (ESALQ/USP)
Titular Externo: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente Interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Suplente Externo: Dra. Adriana de Oliveira Fidalgo (IBt)

Período sugerido: 01 a 10 de agosto de 2012 (Inviável: 06 de agosto)

- Daniela Soares dos Santos – DR (Dra. Catarina Carvalho Nievola)
Titular Interno (Presidente): Dra. Vívian Tamaki (IBt)
Titular Externo: Dr. Luciano Freschi (IB/ USP)
Titular Externo: Dr. Rogério Mamoru Suzuki (IBt)
Suplente Interno: Dra. Edenise Segala Alves (IBt)
Suplente Externo: Dra. Maria Aurineide Rodrigues (IB/USP)
Suplente Externo: Dr. Shoey Kanashiro (IBt)

Período sugerido: 27 ou 30 de julho de 2012/ 03 ou 06 de agosto de 2012.

- Bárbara Golebski Pellegrini – MS (Dra. Carla Ferragut)
Titular Interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular Externo: Dr. Clóvis Ferreira do Carmo (Instituto de Pesca)
Titular Externo: Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar/Sorocaba)
Suplente Interno: Dra. Denise de Campos Bicudo (IBt)
Suplente Externo: Dra. Fabiana Schumacher Fermino (UNIP)

Período sugerido: 23 a 31 de julho de 2012/ 01 a 03 de agosto de 2012.


3.6 Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:
- Gustavo H. Jerônimo – MS (Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli)
- Luciano Ramos Zandoná – MS (Dr. Eduardo Luís Martins Catharino)
As solicitações de cancelamento de matrícula na disciplina “O uso de banco de dados em taxonomia” foram aprovadas.


3.7 Proposta de reformulação de Disciplina “Caracterização do Ambiente Físico – Solos”, de responsabilidade da Dra. Márcia Inês Martin Silveira Lopes, do Núcleo de Ecologia.
A proposta foi aprovada com ressalvas, que serão esclarecidas pela CPG à docente.


3.8 Relatoria sobre proposta de inclusão do tópico: “Bioinformática aplicada às análises moleculares e evolutivas” sob responsabilidade da Profa. Dra. Jhoana Díaz-Larrea (México) em disciplina de responsabilidade da Dra. Mutuê Toyota Fujii.
A relatoria recomendou que este tópico fosse dado em forma de disciplina Tópicos Especiais, a entrar no calendário do 2º semestre 2012, ao invés de ser incluído em uma disciplina já existente.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital está publicado no DOE, devendo ser oportunamente divulgado no site da PG. O calendário e o conteúdo programático já estão disponíveis no site.

4.2 Concorrerão ao Prêmio CAPES de Teses Edição 2011 sete teses defendidas no ano. Ressalta-se que há uma série de requisitos para indicação de teses. Uma comissão formada pelos pesquisadores Dra. Marina Capelari, Dra. Andréa Tucci, Dr. Fábio de Barros e Dra. Regina Maria de Moraes indicará qual tese concorrerá ao Prêmio.

4.3 Matrículas para o 2º Semestre de 2012: TODOS OS ALUNOS devem se matricular, mesmo que já tenham concluído os créditos necessários, no período de 23 a 25/07/2012. Alunos especiais (de outros programas de PG) poderão se matricular nas disciplinas do 2º semestre em 26 e 27/07/2012. O Calendário das Disciplinas do 2º Semestre será divulgado no site até final deste mês.

4.4 Exame de inglês. A partir de 2012 será aceito para o processo seletivo o exame de inglês TEAP desenvolvido pela TesePrime (Sistema de Avaliação Linguística). Além disso, a note de corte do TOEFL foi reduzida e o teste desenvolvido pela USP foi reformulado. A partir de julho de 2012, a proficiência em língua inglesa é exigida para a inscrição para Doutorado no Processo Seletivo, inclusive para os alunos egressos. Para os candidatos ao Mestrado, é exigida a suficiência.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1 Pró-Equipamentos CAPES 2012. O período para submissão eletrônica até 18/07/2012, e o resultado será divulgado a partir de 17/08/2012.

5.2 Concurso Público INPA. São 11 vagas para Pesquisador Científico, 2 para Tecnologistas e 78 para Técnicos. O período de inscrição é de 09 de julho a 10 de agosto. Mais informações no site: www.pciconcursos.com.br.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 17 de Julho de 2012.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Sumula 109 Reunião CCPG

109ª REUNIÃO DO CCPG

17 de julho de 2012


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 108ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo CCPG.
Ausências justificadas: Dra. Andréa Tucci e Dra. Célia Leite Sant’Anna.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Pro-Equipamentos 2012.

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Banca de Defesa de Mestrado:

- Cibelle Ferreira Françoso – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
Titular interno (Presidente): Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Titular externo: Dr. José Otavio Machado Menten (ESALQ)
Titular externo: Dr. José da Cruz Machado (UFLA)
Suplente externo: Dr. Alvaro Figueredo dos Santos (EMBRAPA Florestas)
Suplente externo: Dra. Maria Heloisa Duarte de Moraes (ESALQ)
Suplente externo: MsC. Leila Nakati Coutinho (Instituto Biológico)
Suplente externo: Dra. Marina Crestana Guardia (IBt)
Suplente interno: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)

Período sugerido: após 15 de agosto de 2012.


3.2 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Ana Margarita Loaiza Restano – MS (Dr. Carlos E. de Mattos Bicudo)
Titular interno (Presidente): Dra. Andréa Tucci (IBt)
Titular externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Titular externo: Dra. Cacilda Thais Janson Mercante (Instituto de Pesca)
Suplente externo: Dra. Ilka Schincariol Vercellino (Universidade São Camilo)
Suplente externo: Dra. Fabiana Firmino (UNIP)
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)

Período sugerido: 20 a 28 de agosto 2012.

- Thiara Siqueira Bento – MS (Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi)
Titular interno (Presidente): Dr. Dácio Roberto Matheus (IBt)
Titular externo: Dra. Kátia Maria Gomes Machado (Universidade Católica, Santos)
Titular externo: Dra. Rosemeire Aparecida Bom Pessoni (Universidade Metodista)
Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
Suplente externo: Dr. Sérgio Luiz Moreira Neto (USP/Lorena)
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)

Período sugerido: 06 a 22 agosto de 2012.


3.3 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Mauro Carpes Westphalen – DR (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
A solicitação de co-orientação pelo Dr. Mário Rajchenberg (Centro de Investigación y Extensión Florestal Andino Patagónico/CIEFAP, Esquel, Argentina) foi aprovada.


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital já está divulgado no site da PG, incluindo alterações para a prova de proficiência em inglês no Centro de Línguas da USP;

4.2 Convênio Pró-equipamentos CAPES 2011 está sendo refeito por problemas administrativos da CAPES, mas não afetará a aquisição dos equipamentos já solicitados.

4.3 A Coordenação está preparando solicitação do Auxílio Pró-equipamentos CAPES 2012, a ser enviado até 18/07/2012, conforme edital já divulgado;

4.4 O Calendário das Disciplinas do 2º Semestre já foi divulgado no site. Matrículas para o 2º Semestre deverão ser feitas no período de 23 a 25/07/2012. Alunos especiais: 26 e 27/07/2012. Em relação ao pagamento do adicional de bancada, informamos que o assunto foi direcionado à nova direção do Instituto de Botânica e encaminhado à consultoria jurídica da Secretaria do Meio Ambiente, portanto devemos aguardar a resposta. Sendo assim, o pagamento do adicional de bancada deve ser efetuado para a realização da matrícula neste semestre por todos os alunos.



5. OUTROS ASSUNTOS

5.1 Pró-equipamentos CAPES 2012. As solicitações de aquisição de equipamentos dos pesquisadores/professores para o Pró-Equipamentos de 2012 somaram R$ 192.643,08. Considerando o teto de R$ 150.000,00 e as exigências do Edital Pró-Equipamentos/Capes, os seguintes critérios para a inclusão dos equipamentos no projeto foram utilizados: a) solicitante pertencer ao NP ou colaborador; b) solicitante apresentar boa produção científica; c) equipamento solicitado atender ao maior número de projetos/alunos. Entretanto, esclarecemos que os equipamentos excluídos encontram-se ordenados numa lista de espera. Ressalta-se que foram excluídos as solicitações sem orçamento.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de Agosto de 2012.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sumula 107 Reunião CCPG

 SÚMULA 107ª REUNIÃO CCPG


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 106ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Ata aprovada

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
Ver item 5.1
CPG: banco de dados dos discentes

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de Homologação de Matrícula:
- Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – DR (Dra Nair Sumie Yokoya)
Recebeu bolsa do PNADB, daí a necessidade de homologação da matricula antecipadamente, no início de maio. Bolsa com vigência de junho/2012 a dezembro/2013. Matrícula homologada já que a documentação encontra-se em ordem e o projeto tem viabilidade econômica.

3.2 Solicitação de Homologação de Títulos:
- Regina Tomoko Shirasuna – MS (Dr Tarciso de Souza Filgueiras)
O orientador esclareceu que as modificações solicitadas pela banca foram realizadas e o trabalho foi submetido à revista Hoehnea. Título homologado.

- Vanessa Fátima de Oliveira – DR (Dra Maria Angela Machado de Carvalho)
A orientadora esclareceu que as modificações solicitadas pela banca foram realizadas; da tese resultaram alguns trabalhos e para homologação do título o trabalho foi submetido Plant Biology (já aceito com modificações). Título homologado.

3.3 Solicitação de Convalidação do Título de Mestre em outra IES:
- Larissa Bernardino Moro – DR (Dra Iracema Schoenlein Cruzius)
Mestrado realizado no Programa em Produção Vegetal junto à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), concluido em 2010, sob a orientação do Dr Ricardo A. Polanczyk. Recebeu bolsa do Programa. Título convalidado.

3.4 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Diego Romeiro – MS (Dra Edenise Segala Alves)
Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt, titular interno, presidente)
Natalia Macedo Ivanauskas (IF, titular externo)
Veronica Angyalossy (IB-USP, titular externo)
Eduardo Luiz Longui (IF, suplente externo)
Marcos M. Pereira Aidar (IBt, suplente interno)
Eduardo Cabral Gomes (IBt, suplente interno)
Carmen Regina Marcati (UNESP-Botucatu, titular reserva)
Giselda Durigan (IF-Assis, suplente externo)
Agnes Elisete Luchi (IBt, suplente externo)
Período sugerido: 25 a 29 de junho

- Marilia Barbério – MS (Dr José Marcos Barbosa)
Nelson Augusto dos Santos Jr (IBt, titular interno, presidente)
Claudio José Barbedo (IBt, titular interno)
Fatima Conceição Marques Pinha Rodrigues (UFSCar- Sorocaba, titular externo)
Marcia Balistiero Figliolia (IF, suplente externo)
Marcia Regina Braga (IBt, suplente interno)
Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt, suplente interno)
Período sugerido: 4-6 de junho

3.5 Solicitação de Banca de Defesa de Doutorado:
- Maira Cortellini Abrahão – DR (Dra Vera Lúcia Ramos Bononi)
Vera Lúcia Ramos Bononi (IBt, titular interno, presidente)
Aristoteles Goes Neto (UEFS, titular externo)
Elisandro Ricardo Dreschsler dos Santos (UFSC, titular externo)
Sandra Farto Botelho Trufem (Universidade São Marcos, titular externo)
Iracema H. Schonlein Crusius (IBt, titular interno)
Margarida Pereira Fonseca (UnG, suplente externo)
Roseli Ana Picolo Grandi (IBt, suplente interno)
Periodo sugerido: 26 a 29 de junho

3.6 Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:
- Otávio Luis Marques da Silva – MS (Dra Maria Beatriz Rossi Caruzo)
Disciplina: Seminários Gerais. Justificativa: o aluno participará de treinamento internacional relativo a digitalização de exsicatas nos USA, com auxilio da National Science Fundation.
Solicitação concedida

3.7 Proposta de inclusão de um tópico intitulado “Bioinformática aplicada às análises moleculares e evolutivas” sob responsabilidade da Profa. Dra. Jhoana Díaz-Larrea (México) e Dra. Mutue Toyota Fujii. na disciplina (PAF 2) Biologia de Algas Marinhas Bentonicas a ser ministtrada no período de 14 a 31 de agosto.
O assunto irá para relatoria e será analisado pela Dra Carla Ferragut.

4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Edital está em preparação, devendo ser publicado em meados de junho de 2012;

4.2 O Auditório do Centro de Biodiversidade deverá ser utilizado exclusivamente para as Sessões públicas de Defesa, Exames de Qualificação e Palestras Magistrais. As comemorações após as defesas poderão ser realizadas na Sala 2, localizada na parte traseira do mesmo prédio;

4.3 Os Docentes deverão utilizar para suas Disciplinas a Sala de Aula 1 (Piso Superior), com capacidade para 20 alunos e apropriada para o uso de microscópios e a Sala de Aula 2 (Térreo, parte traseira), com capacidade para 10 alunos e apropriada para aulas práticas que necessitem bancadas impermeáveis;

4.4 O Seguro de Vida dos alunos da PG e do PIBIC já foi contratado e em breve as apólices poderão ser disponibilizadas.

5. OUTROS ASSUNTOS
5.1. CPG: banco de dados dos discentes
Meta de implantação até 2012
Será enviado aos discentes planilha no Excel para preenchimento. O banco de dados será utilizado para gerar os documentos que os discentes solicitam junto a PG.

CONVITE A TODOS
Palestra:
Dr Eduardo Navarro (USP-FFLCH): O uso do Tupi e Lingua Indígenas na Botanica
Data: 31 de maio de 2012
Horário 9 horas
Local: Anfiteatro

A CPG lembra aos alunos que estão no prazo para o Exame de Qualificação que encaminhem o pedido para ser considerado na reunião do CCPG em JUNHO (a pauta da reunião encerrar-se-á em 15/06!!)


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 9 de junho de 2012.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sumula 106 Reunião CCPG

106ª REUNIÃO DO CCPG
17 de abril de 2012



  1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 105ª REUNIÃO ORDINÁRIA E DA 11ª. REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG
As atas foram aprovadas pelo conselho.
Ausências justificadas: Dr. Cláudio José Barbedo, Dra. Andrea Tucci e Dra. Carmem Lídia A. Pires Zottarelli, Dra Carla Ferragut

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Calendário de reuniões
2.2. Processo Seletivo


3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Solicitação de Homologação de Títulos:

- Ana Lívia Negrão Leite Ribeiro – MS (Dra. Nair Sumie Yokoya)
- Berta Lúcia Pereira Villagra – DR (Dr. Sérgio Romaniuc Neto)
- Watson Arantes Gama Júnior – MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
Os discentes cumpriram todos os requisitos exigidos pela pós-graduação e os títulos
foram homologados.


3.2. Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:

- Flávio Trevisan – DR (Dra. Maria Angela Machado de Carvalho)
Presidente (Titular interno): Dra. Catarina de Carvalho Niévola (IBt)
Titular externo: Dra. Eny Iochevet Segal Floh (IB/USP)
Titular externo: Dra. Amanda Francine Asega (Instituto Butantan)
Suplente interno: Dra. Vivian Tamaki (IBt)
Suplente interno: Dr. Armando Reis Tavares (IBt)
Suplente externo: Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP/Diadema)
Suplente externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)

Período sugerido: 1° quinzena de junho de 2012 (preferencialmente 04 e 05 de junho, exceto 11 e 13 de junho de 2012).

- Nelson Menolli Júnior – DR (Dra. Marina Capelari)
Presidente (Titular interno): Dra. Vera Lúcia Ramos Bononi (IBt)
Titular externo: Dr. Denilson Fernandes Peralta (IBt)
Titular externo: Dr. Sandra Farto Botelho Trufem (Universidade São Marcos)
Suplente interno: Dra. Carmem Lidia A. Pires Zottarelli (IBt)
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
Suplente externo: Dra. Rosely A. Piccolo Grandi (IBt)
Suplente externo: Dra. Christiane Ceriani Aparecido (Instituto Biológico)

Período sugerido: 18 a 29 de junho de 2012 (exceto quartas e quintas-feiras).


- Vanessa Fuentes Suguiyama – MS (Dra. Márcia Regina Braga)
Presidente (Titular interno): Dr. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular externo: Dra. Maria Magdalena Rossi (IB/USP)
Titular externo: Dr. Rafael Silva Oliveira (UNICAMP)
Suplente interno: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Suplente interno: Dra. Nair Sumie Yokoya (IBt)
Suplente externo: Dr. Luciano Freschi (IB/USP)

Período sugerido: 21 a 25 de maio de 2012.


- Rodrigo Sampaio Rodrigues – MS (Dr. Tarciso de Souza Filgueiras)
Presidente (Titular interno): Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular externo: Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário/PMSP)
Titular externo: Dra. Cintia Kameyama (IBt)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dr. Waldir Mantovani (USP Leste)
Suplente externo: Dra. Mizué Kirizawa (IBt)

Período sugerido: 15 a 31 de maio de 2012.


O CCPG informa que os discentes devem entregar na PG uma versão da súmula em pdf, juntamente com os outros documentos necessários para a solicitação do exame de qualificação.


3.3. Solicitação de cancelamento de matrícula em disciplina:

- Climbiê Ferreira Hall – DR (Dr. Fábio de Barros)
A solicitação de cancelamento de matrícula da disciplina “Taxonomia e Evolução de Orchidaceae” foi aprovada, com a ressalva de detalhar melhor a justificativa. O cancelamento foi esclarecido pelo representante discente.

O CCPG solicita que as justificativas de solicitações de cancelamento de matrícula em disciplinas sejam mais objetivas e explícitas, para não haver dúvidas para suas aprovações.


3.4. Relatoria sobre Co-orientação de Doutorado:

- Allan Carlos Pscheidt – DR (Dra. Inês Cordeiro)
A co-orientação pelo Dr. Marcos José da Silva (UFG) foi aprovada.

- Evandro Alves Vieira – DR (Dra. Márcia Regina Braga)
A co-orientação pelo Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) foi aprovada.

Nota: Segundo a Capes, toda a co-orientação oficializada deve ser mencionada no CV Lattes do co-orientador e em todas publicações oriundas da tese.



4. INFORMAÇÕES GERAIS


4.1. Reunião da CPG com Bolsistas do Programa foi realizada em 29/03/2012, sendo discutidos aspectos gerais do programa e das exigências da CAPES e de outras agências de fomento quanto à observância de requisitos para concessão das bolsas. Solicita-se que os Termos de Outorga das Bolsas da Quota do Programa sejam assinados e devolvidos na Secretaria da PG até 30/04/2012;

Nota: O discente que tiver o relatório de pesquisa reprovado terá 1 mês para reapresentar o mesmo; caso persista a reprovação, a bolsa será cancelada!

4.2. Reunião da CPG com os Docentes do Programa será realizada em 19/04/2012, às 10h, no Auditório do Centro de Biodiversidade, com a seguinte pauta: 1) Avaliação do Programa em 2011 pela Coordenação; 2) Comissão de Bolsas; 3) Avaliação do desempenho do programa pelos Docentes;

Os discentes poderão participar da reunião da CPG com os docentes.

4.3. A CPG já assinou o Convênio Pró-Equipamentos/CAPES 2011/2012, que será liberado brevemente como parcela única, devendo ser executado ainda neste semestre. Solicita-se aos Docentes Responsáveis que providenciem três orçamentos atualizados para cada equipamento solicitado, a ser adquirido com esse recurso;

4.4. Relatório COLETA/CAPES ano base 2011 já foi enviado e os dados já foram processados pela CAPES. Foram produzidos nesse período 170 artigos científicos, dos quais cerca de 50% foram classificados como Qualis Biodiversidade A1 a B1. O desempenho do Corpo Docente e Discente será comentado na reunião com os docentes;

4.5. Processo Seletivo 2012 para Turma 2013: Foram sugeridos nomes apropriados para a Comissão do Processo Seletivo, tendo em vista que nosso Curso agora faz parte da Área de Biodiversidade, muito ampla e recentemente implantada;

4.6. O Auditório do Centro de Biodiversidade deverá ser utilizado preferencialmente para as sessões públicas de Defesa, Exames de Qualificação e Palestras Magistrais. Sendo assim, recomenda-se aos Docentes que utilizem para suas Disciplinas a Sala de Aula 1 (Piso Superior) e a Sala de Aula 2 (Térreo) ou, se preferirem, as dependências dos Núcleos de Pesquisa, desde que acertado com os respectivos Diretores.


5. OUTROS ASSUNTOS

5.1. Calendário de reuniões do CCPG: Sugestão para a modificação dos dias das reuniões para o próximo ano, passando de terça-feira para quarta-feira. A sugestão será avaliada pelo Conselho, pois quarta-feira é o dia da reunião do Conselho Técnico do IBt, na qual a Comissão de Pós-Graduação também participa.

5.2. Processo seletivo: Foi sugerida a ampliação das áreas do conhecimento abrangidas nas provas do processo seletivo.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de maio de 2012.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sumula 102 reunião CCPG

 REUNIÃO CCPG-Discentes

13 de DEZEMBRO de 2011


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 101ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata será aprovada na próxima reunião.
Ausências justificadas: Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli; Dr. Cláudio José Barbedo.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Eleição de representante suplente da área PAF
2.2. Homologação de Título (Fábio Reis Dalle Molle - DR)


3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Solicitação de Homologação de Título:
- Raquel Ieda Lopes – MS (Dra. Andréa Tucci)
- Murilo Rondoni Tanus – MS (Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes)
- Fabio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurélio da Silva Tiné)

Os discentes cumpriram todos os requisitos exigidos pela pós-graduação e os títulos foram homologados.


3.2. Solicitação de Composição de Banca de Defesa de Mestrado:

- Alessandra dos Santos – MS (Dra. Inês Cordeiro)
Titular interno (Presidente): Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Titular externo 1: Dra. Roseli Buzanelli Torres (IAC)
Titular externo 2: Dr. Jorge Pedro Pereira Carauta (Museu Nacional do Rio de Janeiro)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP – Diadema)
Suplente interno reserva: Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Suplente externo reserva: Dra. Renata Sebastiani (UNIP)

Período sugerido: 16 a 31 de janeiro de 2012.


- Gisela Pelissari – MS (Dra. Inês Cordeiro)
Titular interno (Presidente): Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Titular externo: Dr. Rodrigo Augusto Santinelo Pereira (USP - Ribeirão Preto)
Titular interno: Dra. Maria Cândida Henrique Mamede (IBt)
Titular interno reserva: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente interno: Dra. Rosangela Simão Bianchini (IBt)
Suplente externo: Dr. Ricardo José Francischetti Garcia (Herbário – PMSP)
Suplente externo reserva: Dra. Roseli Buzanelli Torres (IAC)


Período sugerido: 16 a 31 de janeiro de 2012.







- Watson Arantes Gama Júnior – MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
Titular interno (Presidente): Dra. Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Titular externo 1: Dr. Luis Henrique Zanini Branco (UNESP – São José do Rio Preto)
Titular externo 2: Dra. Vera Regina Werner (FZB – RS)
Titular interno reserva: Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt)
Suplente interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Suplente externo reserva: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)

Período sugerido: 05 a 16 de março de 2012.


3.3. Solicitação de Composição de Banca de Defesa de Doutorado:


- Berta Lúcia Pereira Villagra – DR (Dr. Sérgio Romaniuc Neto)
Titular interno (Presidente): Dr. Sérgio Romaniuc Neto (IBt)
Titular externo 1: Dra. Andreia Alves Rezende (UNESP - São José do Rio Preto)
Titular externo 2: Dra. Adriana Maria Zanforlin Martini (USP)
Titular externo 3: Dr. Jorge Luiz Waechter (UFRGS)
Titular interno: Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt)
Titular externo reserva: Dr. Milton Groppo Jr (USP - Ribeirão Preto)
Suplente externo 1: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Suplente externo 2: Dra. Natalia Macedo Ivanauskas (IF)
Suplente interno 1: Dr. Eduardo Luís Martins Catarino (IBt)
Suplente interno 2: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Suplente interno 3: Dra. Maria Margarida Rocha Fiúza de Melo (IBt)

Período sugerido: 24 de fevereiro de 2012.


- Priscila da Silva – DR (Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi)
Titular interno (Presidente): Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)
Titular externo 1: Dr. Luís Fernando Pascholati Gusmão (UEFS)
Titular externo 2: Dr. José Carmine Dianese (UnB)
Titular externo 3: Dr. Jose Luiz Bezerra (UESC)
Titular interno: Dra. Marina Capelari (IBt)
Titular externo reserva 1: Dra. Derlene Attilli de Angelis (CPQBA - UNICAMP)
Titular externo reserva 2: Dr. Carlos Antonio Inácio (UnB)
Titular interno reserva ou suplente interno: Dra. Carmen Lídia A. Pires-Zottarelli (IBt)
Suplente interno reserva: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
Suplente externo 1: Dra. Valderez Gambale (USP)
Suplente externo reserva: Dr. Benedito Corrêa (USP)

Período sugerido: 27 ou 28 de fevereiro de 2012.











- Vanessa Fátima de Oliveira– DR (Dra. Maria Angela Machado de Carvalho)
Titular interno (Presidente): Dra. Maria Angela Machado de Carvalho (IBt)
Titular externo 1: Dr. Ricardo Ferraz de Oliveira (ESALQ)
Titular externo 2: Dra. Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Titular externo 3: Dr. Carlos Henrique Britto de Assis Prado (UFSCar)
Titular interno: Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro (IBt)
Titular interno reserva ou suplente interno 1: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular externo reserva: Dr. Massanori Takaki (UNESP – Rio Claro)
Suplente interno 2: Dra. Marília Gaspar Mais (IBt)
Suplente externo: Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC)

Período sugerido: 27 a 29 de fevereiro de 2012.


Nota: Os exemplares das teses/dissertações deverão ser protocolados na Secretaria da Pós-Graduação com um mês de antecedência da data da defesa.


3.4. Reconsideração de solicitação de Co-Orientação de Doutorado
- Levi Pompermayer Machado– DR (Dra. Nair Sumie Yokoya)
A co-orientação pelo Dr. Pio Colepicolo Neto (IQ/USP) foi aprovada.


3.5. Proposta de Disciplina Nova – “Análises Filogeográficas” – Prof. Dr. Fábio Pinheiro
A proposta da disciplina será encaminhada para relatoria da Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini (IBt).


4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1. Calendário de Reuniões do CCPG para 2012 – terça-feira, às 9 horas:
17/01; 14/02; 20/03; 17/04; 22/05; 19/06; 17/07; 21/08; 18/09; 16/10; 20/11 e 11/12.

4.2 Matrículas para 1° Semestre de 2012: Alunos Regulares – 22 a 24/02/2012
Alunos Especiais – 27 e 28/02/2012

4.3 Alunos titulados em 2008 são considerados egressos do programa e deverão apresentar o relatório para a Capes (Coleta). Solicitamos aos Docentes que providenciem o envio desses relatórios dentro do prazo indicado na reunião anterior e citada abaixo;

4.4 A CPG lembra aos interessados que a Secretaria da PG entrará em recesso no mês de janeiro, exceto no dia 13/ 01/2012, para recebimento de documentos para a reunião do CCPG de 17/01/2012;

4.5 DATAS IMPORTANTES JÁ AGENDADAS:

- Relatório de Discentes para o Coleta/Capes 2011: até 16/12/2011e CV Lattes atualizado;
- Documentos para Seleção de Egressos para o Doutorado: até 30/12/2011;
- Proficiência em Inglês para os Doutorandos: até a data da próxima matrícula (Fev./2012);


5. OUTROS ASSUNTOS

- Eleição de representante suplente da área PAF. A eleição foi realizada no dia 12 de dezembro de 2011, sendo a discente Fernanda Rios Jacinavicius (DR) eleita com 09 votos.



6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 17 de Janeiro de 2012.