SÚMULA DA 129ª REUNIÃO DO
CONSELHO DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (CCPG)
18 de março de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 128a REUNIÃO ORDINÁRIA E DA 13 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG.
Foram assinadas as atas da 126ª e 127ª Reuniões Ordinárias e da 13ª Reunião Extraordinária do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Esclarecimento sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio”;
. Plataforma Sucupira;
. Pró-equipamentos 2014.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Karina Gonçalves da Silva – Dr. Armando Tavares – Foram aprovados 3 créditos.
3.2 Solicitação de validação de créditos referentes a participação em congressos:
Aline Forgatti Hell (Mestrado), aluna do Dr. Danilo Centeno. Foi aprovado 1 crédito.
Daiane S. B. Mignoni (Mestrado), aluna da Dra. Marcia Braga. Foi aprovado 1 crédito. O CCPG destacou o mérito da aluna por apresentar o comprovante de aceite do trabalho para publicação em periódico Qualis B1, o que é importante para a PG-IBt.
3.3 Solicitação de alteração no título de tese:
Guilherme S. Hetschke - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes aerofíticos da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil” para “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes terrestres da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil”
Camila F.S. Malone - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do gênero Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e aerofíticos da Mata Altântica e Pantanal, Brasil” para “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do complexo Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e terrestres da Mata Altântica e Pantanal, Brasil”.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Samantha B. Faustino - Dra. Denise C. Bicudo – Homologação aprovada.
Eduardo Hortal P. Barretto – Dr. Luis Eduardo Catharino – não foi aprovada, pois faltou a declaração do herbário de que não há pendências. A solicitação poderá ser avaliada na próxima reunião do CCPG, após a entrega do documento.
3.5 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação (Mestrado):
A Coordenação da PG-IBt parabeniza os orientadores e seus alunos pelo empenho no cumprimento do prazo e pela entrega da documentação completa.
Mayara R. Casartelli - Dra. Carla Ferragut
Presidente: Dra. Carla Ferragut
Titulares externos: Dr. Roger Paulo Mormul (UEM) e Dr. Ciro César Zanini Branco (UNESP-campus Assis)
Suplente externo: Dra. Ilka Skinchariol Vercelino (São Camilo)
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Décio Semensatto Jr. (Unifesp) e Dra. Andréa Tucci (IBt)
Período: 24 a 30 de abril
Andressa R. dos Santos - Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Presidente: Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Titulares externos: Dr. Antonio Carlos da Gama Rodrigues (UENF-RJ) e Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira (USP)
Suplente externo: Dr. Marcos Vinícius Caldeira (UFES)
Suplente interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Período: 23 a 25 de abril
Pedro I. L. S. de Assis – Dra. Regina Maria de Moraes
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes
Titulares externos: Dr. Sérgio Tadeu Meirelles (IBUSP), Dra. Cláudia Maria Furlan (IBUSP)
Suplente externo: Dra. Adalgisa Fornaro (IAG-USP)
Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marisa Domingos (IBt) e Dr. Marcos Pereira Aidar (IBt)
Período: 24 de abril
Tiago M. Z.M. Gouveia – Dr. Fabio Pinheiro
Presidente: Dr. Fabio Pinheiro
Titular externo: Dr. Evandro de Morais (UFSCar – Sorocaba) e Dra. Maria Imaculada Zuque (IAC-Piracicaba)
Suplente externo: Dr. Fernando Franco (UFSCar – Sorocaba)
Suplentes internos: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Período: 07 ou 11 de abril às 14h.
Filomena H. da Silva – Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Presidente: Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Titulares externos: Dra. Natália Macedo Ivanauskas (IF-SP) e Dra. Carmen Ziquel (UFPE)
Suplente externo: Dra. Maria Francisca Ronsero Silis (EWP Consultoria Ambiental, SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Luis Catharino (IBt) e Dra. Karina Cosera (UFPR)
Período: 22 ou 23 abril
Athos P.R. da Silva – Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Titulares externos: Dr. Luciano Freschi (USP) e Dr. João Paulo Fabi (USP)
Suplente externo: Dr. Lázaro Eustáquio Peres (ESALQ)
Suplente interno: Dra. Rita de Cássia L. Figueiredo Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Período: 14 a 17 de abril
Kassia M. Fardin – Dra. Maria Claudia M. Young
Presidente: Dra. Maria Claudia M. Young
Titulares externos: Dr. João H. G. Lago (Unifesp) e Dra. Carmen Lúcia Queiroga (Unicamp)
Suplente externo: Dr. Paulo Moreno (USP)
Suplente interno: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Deborah Yara Alves Cursino dos Santos (IBUSP)
Período: 23 a 25 de abril
Luciano R. Zandoná – Dr. Eduardo Luis Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Luis Catharino
Titular externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Titular interno: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Suplente externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Suplente interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marie Sugiyama (IBt) e Dra. Rosângela Simões Bianchini (IBt)
Período: 25 de abril
Naiana P. Lunelli – Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Presidente: Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Titulares externos: Dra. Cristina Adams (USP) e Dr. Fernando Silveira Franco (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Eliana Rodrigues (UNIFESP)
Suplente interno: Dra. Maria Margarida R. F. de Melo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Domingos Salvio (IBt)
Período: 24 a 29 de abril
Cristiane A. Silva – Dra. Patricia Bulbovas
Presidente: Dra. Patricia Bulbovas
Titulares externos: Dr. Carlos Alberto Martinez (USP-R. Preto) e Dr. Rogério Faleiros de Carvalho (UNESP-Jaboticabal)
Suplente externo: Dra. Gisele Carvalho (ESALQ)
Suplente interno: Dr. Danilo da Cruz Centeno
Outros nomes aprovados: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt) e Dra. Cláudia M. Furlan (IBUSP)
Período: 14 a 30 de abril, exceto 11, 15, 17, 25 de abril
Gustavo H. Jeronimo – Dra. Carmen L.A.P. Zotarelli
Titulares externos: Dra. Cristiane Seriane Aparecido (Instituto Biológico) e Dra. Cristiane de Almeida Nascimento (UFPI)
Suplente externo: Dra. Rosely Picolo Grandi
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta
Outros nomes aprovados: Dra. Iracema H. Schoenlein-Crusius
Período: 22 a 30 de abril
Marcelo A. M. de Oliveira – Dr. Nelson A. dos Santos
Presidente: Dr. Nelson A. dos Santos
Titular externo: Dr. Pablo Carrasco (Universidade São Judas Tadeu)
Titular interno: Dra. Maria Tereza Gromboni (IBt)
Suplente externo: Dr. Maurício Augusto Rodrigues (Faculdade Integral Cantareira)
Suplente interno: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Período: 7 a 11 de abril
Denise A. Pires – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci (IBt)
Titular externo: Dra. Martha Lamparelli (Cetesb)
Titular interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de P. Azevedo
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo
Outros nomes aprovados: Dra. Maria do Carmo Carvalho
Período: 25 de abril
Camila Rosal – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci
Titulares externos: Dra. Bárbara Medeiros Fonseca (UCB) e Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (Cetesb)
Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Célia L. Sant´Anna
Período: 14 a 17 ou 28 a 30 de abril
Hebert Kondrat – Dr. Eduardo P. C. Gomes
Presidente: Dr. Eduardo P. C. Gomes
Titulares externos: Dra. Adriana Maria Martini (USP) e Dra. Vania Regina Pivello (USP)
Suplente externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo Luís Catharino (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Maria Margarida R. F. Melo
Período: 24 de abril
Monique C.R. Abrão – Dr. Rogerio M. Susuki
Presidente: Dr. Rogerio M. Susuki
Titular externo: Dr. Gilberto B. Kerbauy (USP)
Titular interno: Dra. Vivian Tamaki (IBt)
Suplente externo: Dr. Édison Paulo Chu (IBt)
Suplente interno: Dr. Cláudio José Barbedo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Shoey Kanashiro (IBt) e Fábio de Barros (IBt)
Período: 29 de abril
Angelica Nunes Garcia – Dra. Luciana R. de Carvalho
Presidente: Dra. Luciana R. de Carvalho
Titulares externos: Dra. Luciana Castro da Cunha (FMU) e Dra. Luci Maria Brandão Torres (IBt)
Suplente externo: Dr. João H. Lago
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant´Anna (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Andréa Tucci e Dra. Maria Cláudia Marx Young
Período: 2ª quinzena de abril
AVISO IMPORTANTE:
Os alunos Andressa e Athos deverão comunicar oficialmente a PG-IBt sobre a alteração do título da dissertação.
3.6. Solicitação de composição de Banca de Exame de Qualificação - Mestrado
Jonatas Martinez Canuto de Souza – Dra. Nair Sumie Yokoya
Presidente: Dra. Márcia Regina Braga (IBt)
Titular externo: Dra. Estela Maria Plastino (IBUSP)
Titular interno: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Suplente interno: Dr. Rogerio M. Suzuki (IBt)
Suplente externo: Fungyi Chow Ho (IBUSP)
Período: 14 a 17 de abril (exceto 16 de abril)
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Verba PROAP 2014: previsão e prioridades.
A verba foi aprovada e está disponível. A CPG encaminhará dois arquivos: um com a lista dos itens financiáveis e outro com um formulário para preencher com a previsão de demandas (participação em congressos, etc.). A prioridade é para os bolsistas Capes e CNPq (Mestrado). A pós-graduação consultará a todos com o intuito de aperfeiçoar os critérios para a definição de prioridades.
4.2 Reunião com docentes e discentes: avaliação do Programa no trienio 2010-2012
A CPG conta com a presença dos docentes na reunião do dia 21 de março, às 14h.
4.3 Reformulação do site da PG.
Como o site está sendo reformulado, a CPG solicita contribuições, sugestões dos discentes e docentes para a melhoria do site.
5. Outros assuntos.
5.1. Esclarecimentos sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio” – esta disciplina é obrigatória e tem 4 créditos. Equivocadamente, foi publicado em 2013 que esta disciplina teria 5 créditos, e 21 alunos fizeram a disciplina contando com este número de créditos. Para solucionar este problema, os alunos poderão solicitar que sejam consideradas atividades complementares (como participação em eventos científicos, como 1 (um) crédito, conforme já previsto no regimento.
5.2. Alterações na CPG: Dra. Regina Maria de Moraes é a nova vice-coordenadora, substituindo o Dr. Sérgio Romaniuc. A coordenação e o representante dos docentes da área PAF serão alterados e a eleição para esses cargos será realizada no dia 31 de março de 2014 (segunda-feira). As informações sobre o processo de eleição serão encaminhadas para os docentes da área PAF.
5.3. Plataforma Sucupira – a CPG encaminhará informações sobre a nova plataforma proposta pela Capes. O nome da plataforma é uma homenagem ao Prof. Nelson Sucupira. A Plataforma Sucupira substituirá o Coleta Capes, e será lançado no dia 27 de março de 2014. A Dra. Carla Ferragut participará deste evento e a CPG está aguardando instruções da Capes de como utilizar a nova plataforma.
5.4. Pró-equipamentos 2014 – o edital está aberto e os docentes deverão se organizar para solicitar equipamentos multiusuários, como foi feito em 2013.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de abril de 2014.
terça-feira, 18 de março de 2014
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Sumula 128 Reunião CCPG
SÚMULA DA REUNIÃO DO CCPG
128ª Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 18 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 126a e 127a REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Atas aprovadas.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações
2.2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
2.3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Francine F. Fernandes - Dra. Edenise S. Alves
Laura B. Bosco (duas disciplinas cursdas fora) - Dra. Cynthia F.P. Luz
Jonatas Martinez - Dra. Nair S. Yokoya
- Decisão: Após verificação da documentação, todos os alunos tiveram seus créditos validados.
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Karina Gonçalves da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares.
- Decisão: aprovada solicitação; as considerações do relator serão enviadas para o orientador.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Ana Cristina Bolaños Rojas - Dra. Vera L.R. Bononi
- Decisão: Após verificação da documentação a solicitação foi aprovada.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Sabrina Vanessa de Andrare - Dra. Vivian Tamaki
Otavio L. M. da Silva - Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo
- Decisão: Toda a documentação foi conferida e os dois títulos foram homologados.
3.6 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação:
Marcos Vinicius D. de Queiroz - Dra. Cynthia F.P. Luz
Decisão: Cynthia F.P. Luz – Presidente
Maria Amélia V. da Cruz Barros – IBt -titular externo
Juliana Lovo – USP - titular externo
Luciano M. Esteves – IBt - suplente interno
Paulo T. Sano – USP – suplente externo
Outro nome aprovado:
Maria das Graças L. Wanderley – IBt
Período sugerido:28 de março a 04 de abril
Mayara Pastore - Dra. Rosângela S. Bianchini
Decisão: Dra. Rosângela S. Bianchini – Presidente
Priscila Porto Alegre Ferreira – UFRGS – titular externo (condicionada à verba para compra da passagem aérea)
Andréa Onofre Araujo – UFABC - titular externo
Maria Beatriz Rossi Caruzo - suplente interno
Fátima Otavina de Souza – UNIP - suplente externo
Outro nome aprovado:
Roseli B. Torres – IAC
Período sugerido: 10 a 14 de março
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
Foram apresentados três pedidos de prorrogação de bolsa para os alunos sob orientação de: Dra. Maria Claudia Young, Dr. Luciano Esteves e Dr. Sergio Romaniuc Neto, todas as solicitações foram aprovadas
Informação: O CCPG reforça que, para solicitações futuras de prorrogação de bolsas de doutorado do Programa, deverão ser atendidas as seguintes exigências: entrega da solicitação dois meses antes do término da bolsa, devidamente justificada, na qual deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no novo período; submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor. Para os alunos que forem contemplados com os cinco meses de prorrogação de bolsa, pede-se o empenho do orientador no sentido de entregar o aceite do manuscrito junto com os documentos necessários para homologação do título.
4.2 Reunião com docentes e discentes:
Assunto: Avaliação do Programa no triênio 2010-2012:
Data: 21/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Botânica
5. OUTROS ASSUNTOS.
1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações.
Esse assunto será discutido pela Comissão de Pós-Graduação e as normas serão disponibilizadas no site.
2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
A obrigatoriedade das disciplinas em questão consta no Artigo 25 do Regimento:
A disciplina BMA 04 – Seminários Gerais, deve ser cursada pelo menos uma vez pelos mestrandos e doutorandos, sendo que aqueles que concluírem o Mestrado no Programa estão dispensados de cursá-la no Doutorado.
A disciplina BMA 05 – Tópicos Especiais, deve ser cursada no Mestrado e no Doutorado, não havendo dispensa para os discentes que concluírem o Mestrado no Programa.
3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
Decisão:
Inês Cordeiro – IBt- Presidente
Sergio Romainiuc Neto – IBt – titular interno
Samantha Koehler– UNIFESP – titular externo
Maria das Graças L. Wanderley – IBt – suplente interno
Lúcia Rossi – IBt – suplente externo
Outro nome aprovado:
Jefferson Prado - IBt
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de março de 2014.
128ª Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 18 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 126a e 127a REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Atas aprovadas.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações
2.2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
2.3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Francine F. Fernandes - Dra. Edenise S. Alves
Laura B. Bosco (duas disciplinas cursdas fora) - Dra. Cynthia F.P. Luz
Jonatas Martinez - Dra. Nair S. Yokoya
- Decisão: Após verificação da documentação, todos os alunos tiveram seus créditos validados.
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Karina Gonçalves da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares.
- Decisão: aprovada solicitação; as considerações do relator serão enviadas para o orientador.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Ana Cristina Bolaños Rojas - Dra. Vera L.R. Bononi
- Decisão: Após verificação da documentação a solicitação foi aprovada.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Sabrina Vanessa de Andrare - Dra. Vivian Tamaki
Otavio L. M. da Silva - Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo
- Decisão: Toda a documentação foi conferida e os dois títulos foram homologados.
3.6 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação:
Marcos Vinicius D. de Queiroz - Dra. Cynthia F.P. Luz
Decisão: Cynthia F.P. Luz – Presidente
Maria Amélia V. da Cruz Barros – IBt -titular externo
Juliana Lovo – USP - titular externo
Luciano M. Esteves – IBt - suplente interno
Paulo T. Sano – USP – suplente externo
Outro nome aprovado:
Maria das Graças L. Wanderley – IBt
Período sugerido:28 de março a 04 de abril
Mayara Pastore - Dra. Rosângela S. Bianchini
Decisão: Dra. Rosângela S. Bianchini – Presidente
Priscila Porto Alegre Ferreira – UFRGS – titular externo (condicionada à verba para compra da passagem aérea)
Andréa Onofre Araujo – UFABC - titular externo
Maria Beatriz Rossi Caruzo - suplente interno
Fátima Otavina de Souza – UNIP - suplente externo
Outro nome aprovado:
Roseli B. Torres – IAC
Período sugerido: 10 a 14 de março
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
Foram apresentados três pedidos de prorrogação de bolsa para os alunos sob orientação de: Dra. Maria Claudia Young, Dr. Luciano Esteves e Dr. Sergio Romaniuc Neto, todas as solicitações foram aprovadas
Informação: O CCPG reforça que, para solicitações futuras de prorrogação de bolsas de doutorado do Programa, deverão ser atendidas as seguintes exigências: entrega da solicitação dois meses antes do término da bolsa, devidamente justificada, na qual deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no novo período; submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor. Para os alunos que forem contemplados com os cinco meses de prorrogação de bolsa, pede-se o empenho do orientador no sentido de entregar o aceite do manuscrito junto com os documentos necessários para homologação do título.
4.2 Reunião com docentes e discentes:
Assunto: Avaliação do Programa no triênio 2010-2012:
Data: 21/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Botânica
5. OUTROS ASSUNTOS.
1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações.
Esse assunto será discutido pela Comissão de Pós-Graduação e as normas serão disponibilizadas no site.
2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
A obrigatoriedade das disciplinas em questão consta no Artigo 25 do Regimento:
A disciplina BMA 04 – Seminários Gerais, deve ser cursada pelo menos uma vez pelos mestrandos e doutorandos, sendo que aqueles que concluírem o Mestrado no Programa estão dispensados de cursá-la no Doutorado.
A disciplina BMA 05 – Tópicos Especiais, deve ser cursada no Mestrado e no Doutorado, não havendo dispensa para os discentes que concluírem o Mestrado no Programa.
3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
Decisão:
Inês Cordeiro – IBt- Presidente
Sergio Romainiuc Neto – IBt – titular interno
Samantha Koehler– UNIFESP – titular externo
Maria das Graças L. Wanderley – IBt – suplente interno
Lúcia Rossi – IBt – suplente externo
Outro nome aprovado:
Jefferson Prado - IBt
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de março de 2014.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Sumula 127 Reunião CCPG
SÚMULA DA 127ª REUNIÃO CCPG
21 de janeiro de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 126a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG – a ata será
apresentada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Passe escolar;
. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Bianchini;
. Atraso na entrega dos documentos para a composição da banca de doutorado da aluna da Dra.
Catarina Nievola. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega da versão definitiva.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Composição de banca examinadora de tese:
Flavio Trevisan -
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Dra. Eny Floch – titular externo
Dr. João Roberto Oliveira do Nascimento – titular externo
Dr. Guilherme Augusto Canella Gomes – titular externo
Dra. Rita de Cássia Figueiredo Ribeiro - titular interno
Dra. Márcia Regina Braga – suplente interno
Dr. Danilo Centeno – suplente externo
Dr. Luciano Freschi - reserva
Periodo proposto: 15 a 28 de fevereiro de 2014
Jadson J. S. de Oliveira
Presidente: Dra. Marina Capelari
Dr. Wagner Goulart de Cortez – titular externo
Dra. Maria Alice Neves – titular externo (a confirmar)
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli – titular interno
Dra. Iracema H. Schoenlein Crusius – titular interno
Dra. Vera Ramos Bononi – suplente interno
Dra. Rosely Picolo Grandi – suplente externo/reserva
Data proposta: 21 de fevereiro de 2014
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado),
aluna do Dr. Marcos Aidar.
Relatoria da Dra. Edenise A. Segala: APROVADO.
Aviso: QUALQUER ALTERAÇÃO NO PLANO INICIAL DEVERÁ SER SUBMETIDA À
AVALIAÇÃO DA CPG ANTES DE SER EXECUTADA.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Ines Cordeiro
Dra. Ines Cordeiro solicita a co-orientação do Dr. Mateus Luiz Barradas (UNIP). O CCPG não aprovou a
solicitação uma vez que já transcorreram ¾ do doutorado, e o Dr. Mateus não tem experiência como
orientador principal.
3.4 Proposta de alteração do regimento da PPGIBt:
Capítulo IX, Artigo 38, parte II – de Doutor, item f
alterar de “comprovante de submissão de artigo em periódico com seletiva política editorial”
para “comprovante de aceite de artigo em periódico com seletiva política editorial”
Aprovado por unanimidade pelos membros do CCPG, entrando em vigência para os alunos matriculados a
partir de 2014. Os alunos matriculados anteriormente poderão atender a este critério.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
O pedido de prorrogação deverá ser submetido dois meses antes do prazo de encerramento, com
justificativa, novo cronograma, informações sobre a publicação do artigo, e outras informações
relevantes.
4.2 Nova representante dos docentes da área PAF – Dra. Nair Sumie Yokoya do Núcleo de Pesquisa em
Ficologia assumiu esta função a partir desta reunião.
4.3 Solicitação de verba PROAP – será elaborado um formulário padrão para solicitação de verba
PROAP, que será divulgado no site. Caso o formulário não seja preenchido adequadamente, o
formulário será devolvido.
4.4 ATENÇÃO: ALUNOS QUE DEVERÃO ENTREGAR EM FEVEREIRO/14 A
DOCUMENTAÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO:
Eduardo Hortal (Dr. Catharino) – data limite = 28 de fevereiro;
Sabrina Andrade (Dra. Vivian) – data limite = 19 de fevereiro;
Samantha Faustino (Dra. Denise) – data limite = 28 de fevereiro.
4.5 Novo modelo para elaboração de relatório anual dos discentes (andamento de projetos).
O novo formulário substituirá o formulário anterior. Os bolsistas deverão entregar o relatório até 28 de
fevereiro utilizando o novo formulário. Os bolsistas da FAPESP deverão encaminhar o parecer do
assessor.
5. Outros assuntos.
5.1. Passe escolar - os alunos solicitam para fazer o cadastramento no SP Trans o mais breve possível para
realizar a compra dos passes ainda em fevereiro. Caso contrário, a compra será realizada somente em março.
Dra. Célia vai verificar o assunto e dar prosseguimento a esta solicitação.
5.2. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Simão Bianchini.
Considerando a relatoria da Dra. Lucia Rossi, foram aprovadas as seguintes modificações:
A disciplina era extensiva e agora será condensada e serão incluídos dois professores colaboradores (Dr.
Tarciso de Souza Filgueiras e Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo).
5.3. A entrega de uma versão preliminar e a solicitação da composição da banca de
doutorado da aluna Daniela Soares dos Santos (orientadora = Dra. Catarina Nievola) foram entregues
atrasadas (22/01/2014). A orientadora justificou o atraso e solicitou o prazo de uma semana para a entrega
dos exemplares definitivos. Após votação (4 votos a favor e 3 votos contra), a solicitação foi aprovada.
Entretanto, o número de vagas da orientadora será redefinido pela CPG.
A composição da banca da aluna Daniela Soares dos Santos
Presidente: Catarina Nievola
Dr. Gilberto Kerbauy – titular externo
Dra. Candida Conceicao de Jesus Vieira – titular externo
Dra. Helenice Mercier – titular externo
Dr. Rogerio Mamoru Suzuki – titular interno
Dr. Armando Reis Tavares – suplente interno
Dr. Luciano Freschi e Dra. Maria Aurineide Rodrigues - reservas
Periodo de defesa: 25 a 28 de fevereiro
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de fevereiro de 2014.
Nair e Tereza
21 de janeiro de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 126a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG – a ata será
apresentada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Passe escolar;
. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Bianchini;
. Atraso na entrega dos documentos para a composição da banca de doutorado da aluna da Dra.
Catarina Nievola. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega da versão definitiva.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Composição de banca examinadora de tese:
Flavio Trevisan -
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Dra. Eny Floch – titular externo
Dr. João Roberto Oliveira do Nascimento – titular externo
Dr. Guilherme Augusto Canella Gomes – titular externo
Dra. Rita de Cássia Figueiredo Ribeiro - titular interno
Dra. Márcia Regina Braga – suplente interno
Dr. Danilo Centeno – suplente externo
Dr. Luciano Freschi - reserva
Periodo proposto: 15 a 28 de fevereiro de 2014
Jadson J. S. de Oliveira
Presidente: Dra. Marina Capelari
Dr. Wagner Goulart de Cortez – titular externo
Dra. Maria Alice Neves – titular externo (a confirmar)
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli – titular interno
Dra. Iracema H. Schoenlein Crusius – titular interno
Dra. Vera Ramos Bononi – suplente interno
Dra. Rosely Picolo Grandi – suplente externo/reserva
Data proposta: 21 de fevereiro de 2014
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado),
aluna do Dr. Marcos Aidar.
Relatoria da Dra. Edenise A. Segala: APROVADO.
Aviso: QUALQUER ALTERAÇÃO NO PLANO INICIAL DEVERÁ SER SUBMETIDA À
AVALIAÇÃO DA CPG ANTES DE SER EXECUTADA.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Ines Cordeiro
Dra. Ines Cordeiro solicita a co-orientação do Dr. Mateus Luiz Barradas (UNIP). O CCPG não aprovou a
solicitação uma vez que já transcorreram ¾ do doutorado, e o Dr. Mateus não tem experiência como
orientador principal.
3.4 Proposta de alteração do regimento da PPGIBt:
Capítulo IX, Artigo 38, parte II – de Doutor, item f
alterar de “comprovante de submissão de artigo em periódico com seletiva política editorial”
para “comprovante de aceite de artigo em periódico com seletiva política editorial”
Aprovado por unanimidade pelos membros do CCPG, entrando em vigência para os alunos matriculados a
partir de 2014. Os alunos matriculados anteriormente poderão atender a este critério.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
O pedido de prorrogação deverá ser submetido dois meses antes do prazo de encerramento, com
justificativa, novo cronograma, informações sobre a publicação do artigo, e outras informações
relevantes.
4.2 Nova representante dos docentes da área PAF – Dra. Nair Sumie Yokoya do Núcleo de Pesquisa em
Ficologia assumiu esta função a partir desta reunião.
4.3 Solicitação de verba PROAP – será elaborado um formulário padrão para solicitação de verba
PROAP, que será divulgado no site. Caso o formulário não seja preenchido adequadamente, o
formulário será devolvido.
4.4 ATENÇÃO: ALUNOS QUE DEVERÃO ENTREGAR EM FEVEREIRO/14 A
DOCUMENTAÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO:
Eduardo Hortal (Dr. Catharino) – data limite = 28 de fevereiro;
Sabrina Andrade (Dra. Vivian) – data limite = 19 de fevereiro;
Samantha Faustino (Dra. Denise) – data limite = 28 de fevereiro.
4.5 Novo modelo para elaboração de relatório anual dos discentes (andamento de projetos).
O novo formulário substituirá o formulário anterior. Os bolsistas deverão entregar o relatório até 28 de
fevereiro utilizando o novo formulário. Os bolsistas da FAPESP deverão encaminhar o parecer do
assessor.
5. Outros assuntos.
5.1. Passe escolar - os alunos solicitam para fazer o cadastramento no SP Trans o mais breve possível para
realizar a compra dos passes ainda em fevereiro. Caso contrário, a compra será realizada somente em março.
Dra. Célia vai verificar o assunto e dar prosseguimento a esta solicitação.
5.2. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Simão Bianchini.
Considerando a relatoria da Dra. Lucia Rossi, foram aprovadas as seguintes modificações:
A disciplina era extensiva e agora será condensada e serão incluídos dois professores colaboradores (Dr.
Tarciso de Souza Filgueiras e Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo).
5.3. A entrega de uma versão preliminar e a solicitação da composição da banca de
doutorado da aluna Daniela Soares dos Santos (orientadora = Dra. Catarina Nievola) foram entregues
atrasadas (22/01/2014). A orientadora justificou o atraso e solicitou o prazo de uma semana para a entrega
dos exemplares definitivos. Após votação (4 votos a favor e 3 votos contra), a solicitação foi aprovada.
Entretanto, o número de vagas da orientadora será redefinido pela CPG.
A composição da banca da aluna Daniela Soares dos Santos
Presidente: Catarina Nievola
Dr. Gilberto Kerbauy – titular externo
Dra. Candida Conceicao de Jesus Vieira – titular externo
Dra. Helenice Mercier – titular externo
Dr. Rogerio Mamoru Suzuki – titular interno
Dr. Armando Reis Tavares – suplente interno
Dr. Luciano Freschi e Dra. Maria Aurineide Rodrigues - reservas
Periodo de defesa: 25 a 28 de fevereiro
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de fevereiro de 2014.
Nair e Tereza
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Sumula 126 Reunião CCPG
Súmula da 126ª Reunião do CCPG
Súmula da 126ª Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 17 de dezembro de 2013 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 125a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
Não houve inclusões de pauta.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de convalidação de créditos do Mestrado:
- Ana Kelly Koch – Dr. Fabio de Barros
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
- Débora Manzano Molizani - Dr. Claúdio Barbedo
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.2. Solicitação de composição de banca examinadora da dissertação:
Otavio Luis M. da Silva - Dra. Beatriz Caruso.
Presidente: Dra. Beatriz Caruso (IBt)
Titular Externo 1: Daniela Santos C. Torres (UEFS)
Titular Externo 2: Marília Cristina Duarte (Univ. Mogi das Cruzes)
Suplente Interno: Inês Cordeiro (IBt)
Suplente Externo: Lúcia Rossi (IBt)
Período sugerido: 13-17 de janeiro de 2014.
3.3 Solicitação de composição de banca de exame de qualificação de doutorado:
- Ricardo P.G. Rosário (DR) - Dr. Eduardo L.M. Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Gomes (IBt)
Suplente interno: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Titular externo: Dra. Renata Jimenez A. Scabbia (Univ. Mogi das Cruzes)
Titular externo: Dr. Frederico A. E. Arzola (IF)
Suplente interno: Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 29-31 de janeiro de 2014.
- Catia Takeuchi (DR) - Dra. Gerleni Lopes
Presidente: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular interno: Dr. Fábio Pinheiro (IBt)
Titular externo: Dra. Marília Cristiana Duarte (Univ. de Mogi das Cruzes)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente externo: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Dr. Paulo Afonto (Univ. Santo Amaro)
Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 21-24 ou 27-31 de janeiro de 2014.
3.4 . Solicitação de mudanças em projeto:
- Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado), aluna do Dr. Marcos Aidar.
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Edenise Segala.
- Karina G. da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Márcia Braga.
3.5. Solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Inês Cordeiro
A solicitação foi retirada e entrará na pauta da próxima reunião.
3.6 Solicitação de alterações em disciplina - PVA24, Dra. Rosângela S. Bianchini
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Lúcia Rossi.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação do prazo Pro-Equipamentos 2011-2012
O prazo foi prorrogado por 01 (um ano) para compra dos equipamentos pendentes.
4.2. Aprovação do Pro-Equipamentos 2013
A verba está empenhada e será liberada assim que finalizarem os tramites burocráticos.
4.3. Duração das bolsa de doutorado do Programa.
Ao todo, o programa possui 21 bolsas de doutorado (14 da CAPES e 07 do CNPq). Diante da avaliação desse montante, juntamente com as consultas realizadas aos docentes e discentes, a Comissão de Pós-graduação concluiu que as bolsas poderão ser prorrogadas por 05 (cinco) meses, atendendo às seguintes exigências:
. Entrega de solicitação até o dia 31 de janeiro de 2014, devidamente justificada, onde deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no período;
. Submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor.
. Para os alunos que forem contemplatos com os cinco meses de prorrogação de bolsa será exigido o aceito de manuscrito junto com os ducumentos necessários para homologação do título;
Salientando que a pós-graduação incentiva que os docentes tentem financiamento junto as entidades de fomento, a fim de que nenhum dos alunos fique sem bolsa.
4.4. Informatização da PG
A informatização da pós-graduação será feita segundo o sistema adotado pela USP e será custeada pela Reserva Técnica Institucional da FAPESP, que já aprovou o uso para este fim..
4.5. Ementas das disciplinas.
A análise das ementas das disciplinas oferecidas em nosso curso de pós-graduação, indicou algumas sobreposições de conteúdo. Sendo assim, ao longo do próximo ano (2014) a coordenação realizará uma reavaliação das mesmas, e quando necessário, entrará em contato com os docentes responsáveis para uma possível revisão de ementa.
4.6. Reunião com docentes/discentes em janeiro/2014 (curso nivel 5)
. A Coordenação realizará uma reunião com discentes e docentes para apresentar a avaliação da CAPES no triênio. A data será divulgada com antecedência.
. Salienta-se que é de suma importância que atividades junto a cursos de graduação sejam incluídas no relatório CAPES, como palestas, orientações e participações em bancas de monografia, etc.
. A avaliação da CAPES é pública e está disponível em seu site. Assim, recomenda-se que todos a consultem.
4.7. Novos representantes dos docentes
A canditada a representante da área da PAF, Dra. Nair S. Yokoya, foi eleita em votação realizada no dia 16 de novembro e assumirá na próxima reunião do CCPG, tendo como suplente a Dra. Adriana Gugliotta. Assim, a Dra. Andréa Tucci se despede do Conselho após três anos e meio como representante PAF.
4.8. Matrícula 2014
O prazo para matrículas dos alunos é:
. 17-19 de fevereiro para alunos regulares
. 20-21 de fevereiro para alunos especiais
5. Outros assuntos
ATENÇÃO:
. Alunos egressos de nosso programa que pretendem se matricular no doutorado: o projeto deverá ser enviado até o dia 20 de dezembro, pois a pós-graduação entrará em recesso, e de acordo com o regimento, o mesmo deve ser entregue dois meses antes do período de matrícula.
. Alunos que defenderam em setembro possuem prazo máximo para pedido de homologação de título até fevereiro/2014, sendo eles:
. Eduardo Orthal Barreto - Prazo final 28/fev/2014;
. Sabrina - Prazo final 19/fev/2014;
. Samantha Faustino - Prazo final 28/fev/2014;
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de janeiro de 2014 (o calendário com todas as datas das reuniões de 2014 está disponível no site).
Súmula da 126ª Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 17 de dezembro de 2013 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 125a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
Não houve inclusões de pauta.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de convalidação de créditos do Mestrado:
- Ana Kelly Koch – Dr. Fabio de Barros
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
- Débora Manzano Molizani - Dr. Claúdio Barbedo
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.2. Solicitação de composição de banca examinadora da dissertação:
Otavio Luis M. da Silva - Dra. Beatriz Caruso.
Presidente: Dra. Beatriz Caruso (IBt)
Titular Externo 1: Daniela Santos C. Torres (UEFS)
Titular Externo 2: Marília Cristina Duarte (Univ. Mogi das Cruzes)
Suplente Interno: Inês Cordeiro (IBt)
Suplente Externo: Lúcia Rossi (IBt)
Período sugerido: 13-17 de janeiro de 2014.
3.3 Solicitação de composição de banca de exame de qualificação de doutorado:
- Ricardo P.G. Rosário (DR) - Dr. Eduardo L.M. Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Gomes (IBt)
Suplente interno: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Titular externo: Dra. Renata Jimenez A. Scabbia (Univ. Mogi das Cruzes)
Titular externo: Dr. Frederico A. E. Arzola (IF)
Suplente interno: Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 29-31 de janeiro de 2014.
- Catia Takeuchi (DR) - Dra. Gerleni Lopes
Presidente: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular interno: Dr. Fábio Pinheiro (IBt)
Titular externo: Dra. Marília Cristiana Duarte (Univ. de Mogi das Cruzes)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente externo: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Dr. Paulo Afonto (Univ. Santo Amaro)
Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 21-24 ou 27-31 de janeiro de 2014.
3.4 . Solicitação de mudanças em projeto:
- Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado), aluna do Dr. Marcos Aidar.
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Edenise Segala.
- Karina G. da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Márcia Braga.
3.5. Solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Inês Cordeiro
A solicitação foi retirada e entrará na pauta da próxima reunião.
3.6 Solicitação de alterações em disciplina - PVA24, Dra. Rosângela S. Bianchini
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Lúcia Rossi.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação do prazo Pro-Equipamentos 2011-2012
O prazo foi prorrogado por 01 (um ano) para compra dos equipamentos pendentes.
4.2. Aprovação do Pro-Equipamentos 2013
A verba está empenhada e será liberada assim que finalizarem os tramites burocráticos.
4.3. Duração das bolsa de doutorado do Programa.
Ao todo, o programa possui 21 bolsas de doutorado (14 da CAPES e 07 do CNPq). Diante da avaliação desse montante, juntamente com as consultas realizadas aos docentes e discentes, a Comissão de Pós-graduação concluiu que as bolsas poderão ser prorrogadas por 05 (cinco) meses, atendendo às seguintes exigências:
. Entrega de solicitação até o dia 31 de janeiro de 2014, devidamente justificada, onde deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no período;
. Submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor.
. Para os alunos que forem contemplatos com os cinco meses de prorrogação de bolsa será exigido o aceito de manuscrito junto com os ducumentos necessários para homologação do título;
Salientando que a pós-graduação incentiva que os docentes tentem financiamento junto as entidades de fomento, a fim de que nenhum dos alunos fique sem bolsa.
4.4. Informatização da PG
A informatização da pós-graduação será feita segundo o sistema adotado pela USP e será custeada pela Reserva Técnica Institucional da FAPESP, que já aprovou o uso para este fim..
4.5. Ementas das disciplinas.
A análise das ementas das disciplinas oferecidas em nosso curso de pós-graduação, indicou algumas sobreposições de conteúdo. Sendo assim, ao longo do próximo ano (2014) a coordenação realizará uma reavaliação das mesmas, e quando necessário, entrará em contato com os docentes responsáveis para uma possível revisão de ementa.
4.6. Reunião com docentes/discentes em janeiro/2014 (curso nivel 5)
. A Coordenação realizará uma reunião com discentes e docentes para apresentar a avaliação da CAPES no triênio. A data será divulgada com antecedência.
. Salienta-se que é de suma importância que atividades junto a cursos de graduação sejam incluídas no relatório CAPES, como palestas, orientações e participações em bancas de monografia, etc.
. A avaliação da CAPES é pública e está disponível em seu site. Assim, recomenda-se que todos a consultem.
4.7. Novos representantes dos docentes
A canditada a representante da área da PAF, Dra. Nair S. Yokoya, foi eleita em votação realizada no dia 16 de novembro e assumirá na próxima reunião do CCPG, tendo como suplente a Dra. Adriana Gugliotta. Assim, a Dra. Andréa Tucci se despede do Conselho após três anos e meio como representante PAF.
4.8. Matrícula 2014
O prazo para matrículas dos alunos é:
. 17-19 de fevereiro para alunos regulares
. 20-21 de fevereiro para alunos especiais
5. Outros assuntos
ATENÇÃO:
. Alunos egressos de nosso programa que pretendem se matricular no doutorado: o projeto deverá ser enviado até o dia 20 de dezembro, pois a pós-graduação entrará em recesso, e de acordo com o regimento, o mesmo deve ser entregue dois meses antes do período de matrícula.
. Alunos que defenderam em setembro possuem prazo máximo para pedido de homologação de título até fevereiro/2014, sendo eles:
. Eduardo Orthal Barreto - Prazo final 28/fev/2014;
. Sabrina - Prazo final 19/fev/2014;
. Samantha Faustino - Prazo final 28/fev/2014;
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de janeiro de 2014 (o calendário com todas as datas das reuniões de 2014 está disponível no site).
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Sumula 125 Reunião CCPG
REUNIÃO CCPG
125ª
Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 19 de
novembro de 2013 (terça-feira), às 14:00
h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
- LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 124a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Ata aprovada.
- INCLUSÕES DE PAUTA
Posse do
representante dos discentes da áraea PAF - Watson Arantes Gama Jr.
e da suplente de representante dos discentes da área PVA Flávia
Maria Kazue Kurita.
Solicitação de
exame de qualificação da aluna Fernanda Cassemira dos Santos (Dr.
Marcos Perereira Marinho Aidar).
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1
Solicitação de Homologação de matrícula:
-Livia Franco da
Costa – M. (Dra. Denise de Campos Bicudo)
A documentação apresentada está
completa e a matrícula foi homologada.
-Cynthia
Murakami - D (Dra. Maria Claudia M. Young)
A documentação apresentada
está completa e a matrícula foi homologada.
3.2 Solicitação de
convalidação de créditos do Mestrado:
- Lucineide
Maria Santana – D (Dra. Carla Ferragut)
Solicitação aprovada,
concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.3
Solicitação de validação de créditos em disciplina:
- Tiago M.
Z.M. Gouveia - M (Dr. Fabio Pinheiro)
A validação dos 06 (seis) créditos: aprovada.
3.4. Solicitação
de composição de banca examinadora da dissertação de Mariana
Lima de Souza - Dra. Carla Ferragut.
Presidente: Dra.
Carla Ferragut
Titular ext. 1:
Dra. Valéria de Oliveira Fernandes (UFES)
Titular ext. 2:
Dra. Bárbara Medeiros Fonseca (UCB)
Suplente ext.:
Dr. Décio Luis Semensatto Jr. (UNIFESP)
Suplente int.:
Dra. Denise C. Bicudo (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Andréa Tucci (IBt)
Dra. Ilka Schincariol Vercellino
(Univ. São Camilo)
Período sugerido: 16-20
de dezembro de 2013.
3.5 . Relatoria
do Dr. Armando Tavares sobre solicitação de co-orientação feita
pela Dra. Rita de Cassia L.F. Ribeiro (tese de Rosely Betoni
Bragante).
O relator, Dr. Armando, esclareceu a contribuição do Dr. Claúdio
Barbedo na orientação ao projeto de tese de aluna Rosely Betoni
Bragante e a co-orientação foi aprovada.
3.6 Solicitação de composição
de banca de qualificação da aluna de mestrado Fernanda Cassemira
dos Santos (Dr. Marcos Perereira Marinho Aidar).
Presidente: Dra.
Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular ext. 1:
Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt)
Titular ext. 2:
Dra. Brigitte Josefine Feigl (CENA-Piracicaba)
Suplente int.:
Dra. Márcia Inês Silveira Lopes (IBt)
Suplente ext.:
Dra. Natália Macedo Ivanauskas (IF)
Outro nome
aprovado: Dr. Mauro Alexandre Marabesi (IBt)
Período sugerido:
10-15 de janeiro de 2014.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Solicitação de verba PROAP
Discentes:
quando fizerem qualquer solicitação à pós-graduação, os
documentos devem estar COMPLETOS E EM ORDEM. Cada item solicitado
deve ter o comprovante original preenchido como Instituto de
Botânica/Pós-graduação. No caso de compras envolvendo vários
alunos, cada um deve ter o seu próprio comprovante (ex: bilhete de
passagem, comprovante de hospedagem).
Docentes: caso haja necessidade de consertos de equipamentos (os
mais utilizados pelos estudantes), os pedidos (com um orçamento)
podem ser enviados COM URGÊNCIA para a pós-graduação, sendo
atendidos diante de justificativa e verba disponível.
4.2 Propostas sobre duração das bolsa de doutorado do Programa.
Os
representantes docentes e discentes apresentaram os resultados das
consultas realizadas, apresentadas a seguir:
Docentes: por maioria de votos, sugerem que se mantenha como está
(três anos de duração da bolsa);
Discentes: por maioria de votos, sugerem que se prorrogue
automaticamente o período de duração de bolsa de três para quatro
anos.
A
comissão de pós-graduação analisará todas as propostas e
apresentará a decisão, provavelmente, na próxima reunião.
4.3. Eleição dos representantes da área PAF
Será enviado e-mail para os docentes da PAF solicitando a indicação
de nomes para em seguida realizar a eleição. O resultado deverá
ser apresentado até a próxima reunião do CCPG, em dezembro.
4.4. Qualidade dos relatórios de andamento dos projetos.
A coordenação de pós-graduação ressalta que a intenção
dos pareceres dos projetos desenvolvidos pelos alunos é
melhorar a qualidade científica destes. Por este motivo, pede-se que
orientadores e orientados analisem os pareceres conjuntamente,
julgando quão pertinentes são as sugestões para melhoria do
projeto e incorporem essas sugestões nos relatórios de
acompanhamente encaminhados anualmente à comissão.
4.5 Coleta CAPES:
A
pós-graduação ressalta a importância das informações que são
solicitadas para compor o Relatório CAPES, pois este é a base do
Relatório de Coleta CAPES e onde o programa é avaliado. Por esse
motivo, é de extrema importância
que este relatório seja muito bem preenchido, colocando-se todas as
informações solicitadas.
O
formulário para preenchimento pelos alunos já está
disponível no site e deve ser entregue até, no máximo,
o dia 13 de dezembro de 2013.
O
formulário para preenchimento pelos docentes estará
disponível, em breve, no site e a entrega deverá ser no máximo
até 24 de janeiro de 2014.
A
pós-graduação está organizando uma lista com as informações dos
contribuintes externos e pretende disponibilizá-la em breve para
auxiliar no preenchimento do relatório CAPES.
5. Outros assuntos.
A
pós informa que o currículo Lattes é constantemente
utilizado para tomada de decisões, tanto em relação aos docentes
como discentes. Por esse motivo, a pós-graduação solicita à todos
que mantenham o currículo sempre ATUALIZADO.
A
coordenadora da pós-graduação, Dra. Célia Sant’Anna, deu
boas-vindas aos representantes Watson Arantes Gama Jr. e Flávia
Kurita.
6. PRÓXIMA
REUNIÃO DO CCPG: 17 de dezembro de 2013.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Sumula 124 Reunião CCPG
124ª Reunião do Conselho de Curso da Pós-Graduação
22
de Outubro de 2013
- LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 123ª REUNIÃO DO CCPG
- INCLUSÕES DE PAUTA:
- Eleição para os novos representantes de docentes: a Dra. Inês será consultada sobre a possibilidade de assumir como suplente, a partir de março no lugar do Dr. Caludio Barbedo..
- Leitura da manifestação dos alunos sobre a consulta da Dra. Denise Bicudo de estender o período de bolsa de doutorado por 4 anos.
3.
PROCESSOS E DECISÕES
3.1.
Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
Decisão:
Flávia Maria Kazue Kurita
– DR (Dra Vivian Tamaki)
Rogério Suzuki –
Presidente
Maria Aurineides
Rodrigues - USP – titular externo
Vanessa Rebouças
dos Santos – IBt – titular externo
Maria Angela –
IBt – suplente interno
Shoey Kanashiro -
IBt – suplente externo
Período sugerido:
13 de novembro de 2013
3.2.
Solicitação de homologação de Título
- MARINA
BELLONI VERONESI (
Dra. Márcia Regina Braga)
prazo – análise da
justificativa da orientadora
- VINICIUS
TRETTEL RODRIGUES
(Dr. Fábio de Barros)
- DIEGO
ROMEIRO – (Dra.
Edenise Segala Alves) - falta formulário
- ANDERSON
LUIS DO NASCIMENTO –
(Dra. Maria Cláudia Marx Young)
- NÉLSON
MENOLLI JUNIOR – (
Dra. Marina Capelari)
Decisões:
- A aluna MARINA BELLONI
VERONESI teve seu título homologado embora tenha entregue a
documentação fora do prazo. A pós-graduação lembra a todos que
toda a documentação para homologação do título deve ser entregue
5 meses após a data de defesa, independentemente da data da reunião.
- Os demais
alunos apresentaram todos os documentos necessários e seus títulos
foram homologados.
- A
pedido do aluno (NÉLSON MENOLLI JUNIOR) e orientador ( Dra. Marina
Capelari) a tese não ficará disponível no Portal CAPES
3.5
- Validação de Créditos : Cynthia Lebrão de Abreu Pires (Cynthia
Luz).
-
Decisão:
Após verificação da documentação a aluna teve seus créditos
validados.
3.4.
Solicitação Co-orientação :
Luciana
Mollo, Dr – (Catarina Nievola) – co-orientação da Dra Adriana
Hayashi
-
Decisão: Solicitação
encaminhada para a orientadora para justificar a necessidade da
co-orientação
Camila
Pereira de Carvalho, DR ( (Catarina Nievola) – co orierntação
da Dra Márcia Regina Braga
Retorno
de Relatoria
-
Decisão: Solicitação
aprovada.
4.
INFORMAÇÕES GERAIS
-
Jstor: O IBt fez uma carta de apoio à solicitação da Coordenadora
do Forum Nacional Permanente dos Programas de Pós-Graduação que
solicita amplo acesso a base de dados do Jstor.
-
Pró Equipamentos – comunicação Carla: a compra dos equipamentos
de 2011-2012 está em andamento e vence no final do ano, podendo ser
prorrogada. O pró-equipamentos 2013 tem seu em andamento e aguarda
ser assinado pelo secretário
-
Datas reuniões CPG 2014: 21/01; 18/02; 18/03; 15/04; 20/05; 17/06;
15/07; 19/08; 16/09; 21/10; 18/11; 16/12
Recesso
23/12 a 05/01.
5.
OUTROS ASSUNTOS
5.1.
Ampliação do prazo de concessão de bolsas de doutorado (CAPES)
- Análise da manifestação dos
discentes : alunos que recebem bolsa do programa enviaram uma
proposta sobre a alteração do prazo de concessão. Uma nova
consulta será realizada com todos os alunos para discutir essa
proposta. Deve também ser avaliada a possibilidade de tudo
permanecer como está no momento. Uma nova consulta será realizada
para verificar as propostas dos docentes.
5.2
– Programação PROAP
Solicitação
aos orientadores de previsão de gastos para 2014.
Prestação
de contas 2013
Tendo em vista
que a verba PROAP este ano foi liberada em agosto, a coordenação da
pós- graduação solicita aos docentes cujos alunos defenderão tese
entre janeiro a abril de 2014 que façam uma previsão de gastos com
bancas para este período. Tal previsão deve consistir na avaliação
de possibilidade de gastos com passagens (indicar a possível
localidade de origem), hotel e diárias de membros de outras
localidades do país. O objetivo desta solicitação é provisionar
os gastos este ano os gastos do próximo ano no período em que não
houve a liberação de verba.
Outra
solicitação é a de que os beneficiários da verba PROAP de 2013
prestem contas à coordenação até a data limite de 10/12.
Dada
a urgência de atender a esta demanda, esta solicitação foi enviado
por email dia 23/10 para os docentes pelos representantes das
respectivas áreas.
5.3
– Bolsa PNPD – informação Marina: o candidato deve ser indicado
até dezembro. A Dra. Marina solicita que todos leiam com atenção a
portaria anexada no email enviado.
6.
PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG:
19 de Novembro de 2013.
SP,
22 de outubro de 2013
Adriana
Gugliota e Tereza Grombone
terça-feira, 17 de setembro de 2013
Sumula 123 Reunião CCPG
123ª Reunião do Conselho de Curso da Pós-Graduação
17
de setembro de 2013
- Tomaram posse os novos representantes dos discentes: Evandro Alves Vieira (PVA) e Ricardo Matheus Pires (PAF).
- LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 122a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG E DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 12/08/2013.
- INCLUSÕES DE PAUTA
Eleição dos
representantes dos docentes de PVA.
Exame de inglês.
Situação da
aluna Gisele de Oliveira Silva.
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1 Solicitação
de Banca de Defesa de Dissertação/ teses:
Nelson Menolli Jr. – Dr.
(Dra. Marina Capelari)
Marina Capelari –
Presidente
Carmen Zotarelli –
IBt – titular interno
Iracema S.
Crusius- IBt – titular interno
Vagner G. Cortez –
UFPR – titular externo
Anibal A.Carvalho
Jr. – JBRJ – titular externo
Rosely P. Grandi –
IBt – suplente externo
Vera L. Ramos
Bononi – IBt – suplente interno
Período sugerido:
11 de outubro de 2013
3.2 Solicitação de homologação de
Título:
Juliana Santos
Guedes – M (Dra. M. Graças Lapa Wanderley)
Vanessa Fuentes
Suguiyama – M (Dra. Marcia R. Braga)
Victor Martins
Gonçalez – M (Dra. Gerleni L. Esteves)
Viviana Motato
Vasquez – M (Dra. Adriana de M. Gugliota)
Os alunos
apresentaram todos os documentos necessários e seus títulos foram
homologados.
3.3 Solicitação de Banca de Exame
de Qualificação:
Aline Forgate
Hell - M (Dr. Danilo da Cruz Centeno)
Cláudio J.
Barbedo – IBt - presidente
Paulo Massuda –
UFABC – titular interno
Marco Aurelio Tiné
– IBt – titular externo
Rita de Cássia
L.F. Ribeiro – IBt – suplente interno
Patricia P. Tonini
– Centro Univ. S. Camilo - suplente externo
Outros nomes
aprovados:
Nelson A. Santos
Jr – IBt
Márcia R. Braga -
IBt
Período: 14 a 18
de outubro de 2013
- Evandro Alves
Vieira - DR (Dra Marcia R. Braga)
Regina M. Moraes –
IBt – Presidente
Helenice Mercier –
USP – titular externo
Catarina Nievola
IBt – titular interno
Armando Reis
Tavares – IBt – suplente interno
Luciano Freschi –
USP – suplente externo
Período sugerido:
31 de outubro de 2013
- Juliana
Kuroiva Zerlin - DR (Dra. Marília Gaspar)
Silvia R. de Souza
– IBt - Presidente
Cláudia M. Furlan
– USP – titular interno
Eny Floh – USP –
titular externo
Nelson A. Santos Jr. – IBt –
suplente interno
Marco Aurelio S. Mayworn –
UNISA – suplente externo
Outros nomes
aprovados
Márcia R. Braga –
IBt
Luciano Freschi -
USP
Período sugerido:
16 a 31 de outubro, exceto dias 22 e 29.
Atenção alunos cujos prazos de
exame de qualificação termina em janeiro: Catia Takeuschi
(Gerleni), Flávia M. Kurita (Vivian) e Ricardo P. G. Rosário
(Catharino), fiquem atentos ao fato de que é difícil formar bancas
nos meses de dezembro e janeiro.
3.4 Solicitação de validação de
título de Mestrado:
- Luci Kimie Okino Silva –(Dra.
Adriana M. Gugliota), título obtido na UNESP Rio Claro. Após
verificação da documentação, decidiu-se pela validação do
título.
3.5 – Solicitação de co-orientação:
3.5.1- Solicitação da Dra. Rita de
Cassia L.F. Ribeiro para incluir o Dr. Cláudio J. Barbedo como
corientador da tese de Rosely Betoni Bragante.
3.5.2 - Solicitação da Dra. Catarina
Carvalho Nievola para incluir a Dra. Márcia R. Braga como
corientador da tese de de Camila Pereira de Carvalho.
As solicitações foram enviadas para
relatoria.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1 Número de vagas de docentes.
1.
Vagas por
docente segundo
a CAPES: o número máximo de vagas para cada docente é 8, incluindo
vagas em diferentes programas nos quais o docente é credenciado;
co-orientações não entram nesse limite.
2.
Credenciamento em diferentes programas: conforme a CAPES, um docente
pode ser credenciado em, no máximo, três programas.
4.2 Verba PROAP
A verba PROAP
foi liberada em agosto/2013 e os pagamentos estão sendo feitos apos
análise pela Coordenação. Solicitações diversas tais como
auxílio a coleta, participação em congresso, correção de texto
em inglês (revistas B1 ou superior), consertos de equipamento, etc,
poderão ser feitas à CPG antes
de realizar os gastos.
As demandas serão analisadas e, dentro das possibilidades, poderão
ser total ou parcialmente atendidas.
4.3
Proposta da Dra. Denise Bicudo sobre duração das bolsas de
doutorado do Programa.
A Dra. Denise
Bicudo enviou carta à coordenação perguntando se as bolsas de
doutorado do programa poderiam ser de 4 anos e não somente três,
como é atualmente.
Apos
discussão, a CPG considerou que a duração de 4 anos das bolsas de
doutorado teria um impacto grande no número de alunos sem bolsa (não
teríamos bolsas livres de doutorado em 2014). Assim, a CPG apresenta
duas propostas para os docentes avaliarem:
- As bolsas de doutorado terão 4 anos de duração a partir da turma de 2014. Neste caso, a turma de 2015 ficará sem bolsa do programa;
Ou:
2.
Os orientadores poderão solicitar prorrogação de até 4 meses da
bolsa de doutorado, apresentando justificativas consistentes e
demonstrando claramente os avanços/produtos que o aluno desenvolverá
durante o período extra com a bolsa. As demandas deverão ser
enviadas dois meses antes do final da bolsa e serão analisadas pela
CPG, sempre com base nos critérios de produção científica do
docente e discente. Neste caso, os alunos de 2014 somente terão
bolsa no segundo semestre.
Os
representantes dos docentes entrarão em contato com os mesmos sobre
este assunto.
5. Outros
assuntos.
Foi
realizada na dia 13/09 a eleição do novo representante dos docentes
de PVA. A Dra. Maria Tereza. G. Guaratini foi eleita com 17 votos. A
Dra. Inês Cordeiro recebeu 09 votos. Não houve votos brancos ou
nulos.
Os
representantes dos discentes alertaram para o fato de que no edital
que trata do exame de inglês não consta o nome do TEAP. O edital
será retificado.
A
aluna Gisele de Oliveira Silva (Dra. Maria das Graças L.
Wanderley), condicionada ao regimento antigo, teve seu prazo para
apresentação da proficiência prorrogado duas vezes, sem sucesso.
Para que a aluna não fosse desligada do programa no inicio de 2013,
a PG sugeriu que a mesma solicitasse trancamento de matrícula e só
se matriculasse novamente com a apresentação da proficiência. Como
em julho esgotava-se o prazo para solicitação do exame de
qualificação e a aluna não havia conseguido a proficiência, sua
orientadora solicitou que a mesma pudesse destrancar a matrícula,
apresentar o pedido de qualificação e tivesse uma ultima chance
para realizar exame de inglês. Caso contrário, a mesma seria
desligada do programa. Esse pedido foi aprovado na reunião do CCPG
de julho. No entanto, como a aluna não foi aprovada, foi desligada
do curso.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG:
22 de outubro de 2013.
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