SÚMULA DA REUNIÃO 130ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA CCPG 3
4
1. A leitura e aprovação da ata da 129 a e 130 a reunião ordinária do CCPG não foi realizada por 5 motivos de força maior. 6
7
2. INCLUSÕES DE PAUTA 8
9
3. PROCESSOS E DECISÕES 10
11
3.1 Solicitação de composição de banca examinadora de defesa de tese: 12
a. Poliana Ramos Cardoso (Doutorado) – Dr. Fábio de Barros 13
Presidente: Dr. Fábio de Barros (IBt) 14
Titular interno: Maria das Graças Sajo (Unesp/RC) 15
Titular externo: Aline Oriano (Unesp/RC) 16
Titular externo: Diego de Marco (USP) 17
Titular externo: Juliana Meyers (Unicamp) 18
Suplente interno: Edenise Segala (IBt) 19
Suplente externo: Adriana Hissay (IBt) 20
Data: 13 de junho/2014 as 13:00. 21
22
3.2 Solicitação de homologação de tese/Dissertação: 23
a. Jadson Jose S. de Oliveira (Doutorado) – Dr. Marina Capelari - APROVADA 24
25
b. Marcos Vinicius Dantas de Queiroz (Mestrado) – Dra. Cynthia F.P. da Luz - 26 APROVADA 27
28
c. Mariane Lima de Souza (Mestrado) – Dra. Carla Ferragut - APROVADA 29
30
3.3 Solicitação de composição de banca examinadora de exame de qualificação: 31
a. Jessica Cristina Cassimiro (Mestrado) – Dra. Regina M. Moraes 32
Presidente: Silvia Ribeiro (IBt) 33
Titular interno: Adalgisa Fornaro (IBt) 34
Titular externo: Miriam Rinaldi (IBt) 35
Suplente interno: Marisa Domingos (IBt) 36
Suplente externo: Marco Antonio Tiné (IBt) 37
Data: 9 ou 27 de junho/2014 38
39
b. Marco Aurelio M.G. Torres (Mestrado) – Dra. Maria Tereza G. Guaratini 40
Presidente: Maria Claudia Max Young (IBt) 41
Titular interno: Claudio José Barbedo (IBt) 42
Titular externo: Claudia Furlan (USP) 43
Suplente interno: Silvia Ribeiro (IBt) 44
Suplente externo: Mauro Alexandre Marabesi (UNICAMP) 45
Data: 3 de julho/2014 às 14:00hs 46
47
c. Patricia A. de São Jose (Mestrado) – Dr. Sergio Romaniuc 48
Presidente: Rosangela Bianchini (IBt) 49
Titular externo: Roseli Torres (IAC), Ricardo Garcia (Prefeitura SP) 50
Suplente interno: Ines Cordeiro (IBt) 51
Suplente externo: Maria Beatriz Caruzo (UFABC) 52
Data: 24 ou 27 de junho/2014 53
54
d. Ricardo M. Pires (Mestrado) – Dra. Adriana Gugliotta 55
Presidente: Carmen Zortarelli (IBt) 56
Titular externo: Roseli P. Grandi (IBt), Lúcia Rossi (IBt) 57
Suplente interno: Vera Bononi (IBt) 58
Suplente externo: Jose Ivanildo de Souza (IBt) 59
Data: 9 ou 11 de junho/2014 60
61
e. Ana Lucia de Jesus (Mestrado) – Dra. Carmen L.A.P. Zottarelli 62
Presidente: Iracema S. Cruisius (IBt) 63
Titular externo: Vera Maria Vitali (IBt ) 64
Suplente interno: Adriana Gugliota (IBt) 65
Suplente externo: Cristiane Seriano (I. Biologico) 66
Data: 24 ou 26 de junho/2014 67
68
f. Mauro C. Westphalen (Doutorado) – Dra. Adriana Gugliotta 69
Presidente: Denilson F. Peralta (IBt) 70
Titular externo: Margarida P. Fonseca (UNG), Jose Ivanildo de Souza (IBt) 71
Suplente interno: Iracema Cruisius (IBt) 72
Suplente externo: Vera Vitali (IBt) 73
Data: 5 ou 10 de junho/2014 74
75
g. Larissa B. Moro (Doutorado) – Dra. Iracema H.S. Crusius 76
Presidente: Andrea Tucci (IBt) 77
Titular externo: Roseli P. Grandi (IBt), Michel Benatti (IBt) 78
Suplente interno: Carmem Zortarelli (IBt) 79
Suplente externo: Carolina G. Moreira (Ourofino) 80
Data: 2 ou 6 de junho/2014 81
82
h. Leila M.D. Camacho (Doutorado) – Dra. Marilia Gaspar 83
Presidente: Maria Teresa Grambone (IBt) 84
Titular externo: Fábio Pinheiro (Unesp), Luciana Reis (IAC-Campinas) 85
Suplente interno: Rita C.F. Ribeiro (IBt) 86
Suplente externo: Eduardo Borba (UFABC) 87
Data: 24 ou 27 de junho/2014 88
89
i. Ana Cristina Bolaños (Doutorado) – Dra. Vera Lucia R. Bononi 90
Presidente: Adriana Gugliota (IBt), Marina Capelari (IBt) 91
Titular externo: Vera Vitali (IBt), Dácio R. Matheus (UFABC) 92
Suplente interno: Denilson F. Peralta (IBt) 93
Suplente externo: Luciana J. Gimenez (USP) 94
Outros nomes: Marina Capelari (IBt) 95
Data: 26 ou 30 de junho/2014 96
97
98
3.4. Solicitação de cancelamento de matricula em disciplina BMA02: 99
a. Camila Correia de Araujo – Dr. M. Graça L. Wanderley - APROVADA 100
101
b. Ana Clara F.B. Araujo – Dr. Claudio Barbedo - APROVADA 102
103
3.5 Solicitação de covalidação do título de Mestre obtido em outra Instituição: 104
a. Aluisio J. Fernandes Jr. - Dra. Gerleni Lopes Esteves – Por falta de documentos 105 será avaliada na próxima reunião. 106
107
3.6 Solicitação de alterações em disciplina: 108
a. Dra. Edenise Segala Alves – ENVIADO PARA RELATORIA do Dr. Fábio de 109 Barros. 110
111
4. INFORMAÇÕES GERAIS 112
113
a. Plataforma Sucupira: será utilizado para avaliação do Curso de Pós-Graduação, assim 114 deixar muito bem atualizado e bem preenchido. Recomendações até agosto/2014 atualizar 115 tudo: ser estiver mal preenchido o programa será penalizado, não esquecer a interação com a 116 Graduação. 117
118
5. OUTROS ASSUNTOS. 119
120
a. Projeto enviado para relatoria pela Dr. Carla Ferragut será divulgada na próxima reunião. 121
122
b. Pedido de coorientação Dra. Catharina Nievola - ENVIADO PARA RELATORIA, 123 avaliado na próxima reunião. 124
125
c. Disciplina a ser ministrada pelo Dr. Rodolfo A. Solano Gómez, do CIIDIR México. 126
O Dr. Fábio de Barros conseguiu com auxílio da FAPESP trazer o Dr. Rodolfo para compor a 127 banca de seu orientado Leonardo. Como contrapartida o Dr. Rodolfo ministrará a disciplina: 128 Sistematica y Filogenia de la subtribo Pleurothalidinae (Orchidaceae) no período de 02 a 06 129 de junho, matrículas de 19 a 23 de maio. 130
131
d. E-mail institucional para discentes e docentes será verificado pela Dr. Célia Santana. 132
133
e. Distribuição da verba PROAP, o atendimento das solicitações está sendo avaliado e o já 134 começando a liquidar. 135
136
f. Equipamentos adquiridos com verba da CAPES (Pró-equipamentos) são por definição 137 multiusuários devem estar disponíveis para o uso de todos os pesquisadores da Instiuição, ou 138 pelo menos aos membros do Núcelo de Pesquisa ao qual o equipamento foi destinado. 139 Equipamentos adquiridos devem ter agilizada sua instalação para uso imediato. 140
141
142
143
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de junho de 2014.
domingo, 18 de maio de 2014
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Sumula 130 Reunião CCPG
SÚMULA DA REUNIÃO 130ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA CCPG
- A leitura e aprovação da ata da 129a reunião ordinária do CCPG não foi realizada por motivos de força maior.
- INCLUSÕES DE PAUTA: Dr. Fábio de Barros e Dra. Regina M. de Moraes propondo inclusão de disciplina no calendário da pós.
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1
Composição de banca examinadora de defesa de tese:
a.
Leonardo Ramos Seixas Guimarães (Doutorado)
Presidente:
Dr. Fábio de Barros
Titular
externo: Dr. Rodolfo A. Solano Gómez (CIIDIR) – México
Titular
externo: Dr. João Aguiar Nogueira Batista (Universidade Federal de
MG)
Titular
externo: Dra. Eliana F. Martins (UNICAMP)
Titular
interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Suplente
interno: Dra. Graça Wanderley (IBt)
Suplente
externo: Dra. Samantha Koehler (UNIFESP)
Outros
nomes: Dr. Fábio Pinheiro (UNESP, RC), Ana Paula de Moraes (UNESP,
Botucatu), Eric de Camargo Smidt (Universidade Federal do Paraná)
Data:09
de junho/2014
3.2
Solicitação de composição de banca examinadora de exame de
qualificação:
a.
Leonardo Kenji Fujita (Mestrado) – Dra. Marisa Domingos
Presidente:
Dra. Márcia I. M. Lopes (IBt)
Titular
externo: Dra. Adalgiza Fornaro
Titular
externo: Dr.João V. Assunção (USP)
Suplente
interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Suplente
externo: Dra. Mirian Rinaldi
Outros
nomes: Dra. Regina M. de Moraes e Dra. Ana Figueiredo
Data:
26 a 30 de maio/2014
b.
Francine Faia Fernandes (Mestrado) – Dra. Edenise
Segala Alves
Presidente:
Dra. Regina M. de Moraes (IBt)
Titular
externo: Dra. Adriana Hayashii (IBt)
Titular
externo: Dr. Diego Demarco (USP)
Suplente
interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
Suplente
externo: Dra. Gladys FAM de Pinna (USP)
Outros
nomes: Dr. Armando Tavares(IBt), Dra. Carla Zuliani(IBt) e Dra.
Andrea N.V. Pedrozo (IBt)
Data:
12 a 16 de maio/2014
c.
César Bertagia Pasqualetti (Mestrado) – Dra. Nair
Sumie Yokoya
Presidente:
Dra. Rita de Cassia F. Ribeiro (IBt)
Titular
inerno: Dra. Mutue T. Fujii (IBt)
Titular
externo: Pio Colepicolo (USP)
Suplente
interno: Dra. Marcia Braga (IBt)
Suplente
externo: Dra. Aline Paternostro (USP)
Outros
nomes: Dra. Diclá P. Dos Santos (IBt), João R. Oliveira Nascimento,
Dra. Marilia Gaspar (IBt)
Data:
27 ou 28 de maio/2014
AVISO IMPORTANTE: A
sequência de nomes a serem contactados é a obrigatoriamente a
aprovada pela coordenação. Qualquer alteração deve ser informada
previamente à coordenadora do programa.
3.3.
Solicitação de cancelamento de matricula em disciplina:
a. Rodrigo F.E. Sanches – Dr. Emerson Alves da Silva -
APROVADA
3.4
Solicitação de validação de créditos referentes a participação
em congressos:
a.
Jonatas Martinez Canuto de Souza (Mestrado) - Dra. Nair Sumie
Yokoya - APROVADA
b.
Cesar Bertagia Pasqualetti (Mestrado) - Dra. Nair Sumie
Yokoya- APROVADA
3.5
Solicitação de alteração em projeto de tese/dissertação:
a.
Ana Livia Negrão L. Ribeiro (Doutorado) - Dra. Nair S. Yokoya –
ENVIADA À RELATORIA
b.
Camila Pereira de Carvalho (Doutorado) - Dra. Catarina Nievola -
APROVADA
c.
Naiana Pereira Lunelli (Mestrado)– Dr. Clovis J.F. Oliveira -
APROVADA
d.
Athos Poli Rigui (Mestrado) – Dra. Maria Angela M. Carvalho
- APROVADA
3.6
Solicitação de homologação de dissertação e tese:
a.
Flavio Trevisan (Doutorado) - Dra. Maria Angela M. de Carvalho -
APROVADA
b.
Eduardo Hortal P. Barretto (Mestrado)– Dr. Luis
Eduardo Catharino - APROVADA
3.7
Solicitação de homologação de matrícula
a. Ana Margarita L. Restano (Doutorado) – Dr. Carlos E.M.
Bicudo - APROVADA
4. INFORMAÇÕES
GERAIS
4.1.
Verba PROAP 2014: previsão, prioridades, formulário de
solicitação.
O valor
da verba destinada ao nosso programa é de R$ 105.000,00. Lembrando
que desse valor é retirado o montante para o pagamento de diárias e
passagens de membros da banca.
Tendo
em vista que não será possível atender a todos serão utilizadas
as seguintes critérios: 1.
participação em eventos de trabalhos referentes à
dissertação/tese; 2.
Para concorrer à auxílio para participação em evento científico
no exterior é necessário a apresentação de um trabalho completo e
3. comunicação oral
será prioritária em relação à apresentação de painéis.
Sugestões sobre critérios deverão ser encaminhadas aos respectivos
representantes até dia 22 de abril.
Encaminhamento de propostas: até dia 30 de abril.
4.2
Mudança na data da reunião do CCPG de junho/14: a reunião será no
dia 18 de junho/14.
4.3.
Resultados da eleição de coordenadores e representante da área
PAF: 10 dos 14 membros do núcleo permanente votara e elegeram a Dra.
Carla Ferragut como coordenadora da PAF, Dra. Nair Sumie Yokoya como
vice-coordenadora e Dr. Denilson Fernandes Peralta como
representantes dos docentes.
4.4
Agradecimentos à Dra. Marina Capelari.
4.5
Plataforma Sucupira – vai integrar todas as informações da
plataforma Lattes, Carlos Chagas. Objetivo dar mais transparência,
confiabilidade e agilidade na apresentação e divulgação dos
dados. IMPORTANTE: manter o Lattes atualizado.
4.6
Nomes para composição das bancas de teses/dissertações: nomes dos
docentes devem vir por extenso. O envio de sugestões devem conter
email, telefone e demais sugestões para evitar confusões.
5. OUTROS ASSUNTOS.
5.1
Disciplina a ser ministrada pelo Dr. Rodolfo A. Solano Gómez, do
CIIDIR México.
O
Dr. Fábio de Barros conseguiu com auxílio da FAPESP trazer o Dr.
Rolfo para compor a banca de seu orientado Leonardo. Como
contrapartida o Dr. Rodolfo ministrará a disciplina: Sistematica
y Filogenia de la subtribo Pleurothallidinae (Orchidaceae) no
período de 02 a 06 de setembro. Maiores informações serão
divulgadas no site da pós.
5.2
Disciplina de Estatística a ser ministrada pelo Dr. João Nabout da
Universidade Estadual de Goiás - nível intermediário com
análise multivariada e utilização do R no período de 01 a 05 de
setembro. Maiores informações serão divulgadas no site da pós.
6. PRÓXIMA REUNIÃO
DO CCPG: 20 de maio de 2014.
7. INFORMAÇÕES DA
PLATAFORMA SUCUPIRA.
Plataforma
SUCUPIRA
É
uma nova ferramenta para coletar
informações,
realizar análises e avaliações e ser a base de referência do
Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG.
Plataforma
deve disponibilizar em tempo
real e com mais
transparência as informações, processos e procedimentos que a
Capes realiza para toda a comunidade acadêmica.
Quais
os avanços para os processos da Capes?
- Maior transparência dos dados para toda a comunidade acadêmica;
- Redução de tempo, esforços e imprecisões na execução de avaliação do SNPG;
- Maior facilidade no acompanhamento da avaliação;
- Maior confiabilidade, precisão e segurança das informações;
- Controle gerencial mais eficiente
Quais
os avanços para as Instituições de Ensino (IES)?
- Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta/envio das informações;
- Imediata visibilidade das informações da instituição;
- Maior agilidade no processo de solicitações e comunicação;
- Melhor acesso e maior disponibilidade de informações sobre todo o SNPG para elaborar metas, ações e políticas institucionais;
- Envio de informações continuamente em tempo real ao longo do ano;
- Possibilidade de integração com sistemas de registro acadêmico-corporativos.
Sistema
desenvolvido com base em princípios de interface mobile
Acesse:
http://sucupira.capes.gov.br
IMPORTANTE:
TODAS AS INFORMAÇÕES REFERENTES À PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO
NOSSO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO SERÃO OBTIDAS A PARTIR DO
CURRÍCULO LATTES. Portanto, todos dos docentes e
discentes devem manter seus dados atualizados. O sistema de
detecção de informações da Plataforma tem princípios numéricos,
ou seja, os docentes e discentes devem ter MUITA atenção ao
inserir, por exemplo, DOI, número do fascículo, volume e páginas
dos artigos, datas, etc. Detalhes do novo procedimento de coleta de
dados serão enviados via e-mail pela Coordenação. Apesar da coleta
de informação ocorrer em tempo real, o Relatório de Avaliação do
Triênio foi mantido e, assim, a Coordenação da Pós-Graduação
deverá validar o Currículo Lattes de cada docente e discente no
período de avaliação determinado pela Capes. Esclarecemos que os
relatórios enviados em janeiro/2014 serão utilizados na validação
do Lattes dos decentes e docentes. Lembrem-se de que o nível do
nosso Programa dependerá do preenchimento correto do currículo
lattes.
terça-feira, 18 de março de 2014
Sumula 129 Reunião CCPG
SÚMULA DA 129ª REUNIÃO DO
CONSELHO DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (CCPG)
18 de março de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 128a REUNIÃO ORDINÁRIA E DA 13 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG.
Foram assinadas as atas da 126ª e 127ª Reuniões Ordinárias e da 13ª Reunião Extraordinária do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Esclarecimento sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio”;
. Plataforma Sucupira;
. Pró-equipamentos 2014.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Karina Gonçalves da Silva – Dr. Armando Tavares – Foram aprovados 3 créditos.
3.2 Solicitação de validação de créditos referentes a participação em congressos:
Aline Forgatti Hell (Mestrado), aluna do Dr. Danilo Centeno. Foi aprovado 1 crédito.
Daiane S. B. Mignoni (Mestrado), aluna da Dra. Marcia Braga. Foi aprovado 1 crédito. O CCPG destacou o mérito da aluna por apresentar o comprovante de aceite do trabalho para publicação em periódico Qualis B1, o que é importante para a PG-IBt.
3.3 Solicitação de alteração no título de tese:
Guilherme S. Hetschke - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes aerofíticos da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil” para “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes terrestres da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil”
Camila F.S. Malone - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do gênero Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e aerofíticos da Mata Altântica e Pantanal, Brasil” para “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do complexo Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e terrestres da Mata Altântica e Pantanal, Brasil”.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Samantha B. Faustino - Dra. Denise C. Bicudo – Homologação aprovada.
Eduardo Hortal P. Barretto – Dr. Luis Eduardo Catharino – não foi aprovada, pois faltou a declaração do herbário de que não há pendências. A solicitação poderá ser avaliada na próxima reunião do CCPG, após a entrega do documento.
3.5 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação (Mestrado):
A Coordenação da PG-IBt parabeniza os orientadores e seus alunos pelo empenho no cumprimento do prazo e pela entrega da documentação completa.
Mayara R. Casartelli - Dra. Carla Ferragut
Presidente: Dra. Carla Ferragut
Titulares externos: Dr. Roger Paulo Mormul (UEM) e Dr. Ciro César Zanini Branco (UNESP-campus Assis)
Suplente externo: Dra. Ilka Skinchariol Vercelino (São Camilo)
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Décio Semensatto Jr. (Unifesp) e Dra. Andréa Tucci (IBt)
Período: 24 a 30 de abril
Andressa R. dos Santos - Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Presidente: Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Titulares externos: Dr. Antonio Carlos da Gama Rodrigues (UENF-RJ) e Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira (USP)
Suplente externo: Dr. Marcos Vinícius Caldeira (UFES)
Suplente interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Período: 23 a 25 de abril
Pedro I. L. S. de Assis – Dra. Regina Maria de Moraes
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes
Titulares externos: Dr. Sérgio Tadeu Meirelles (IBUSP), Dra. Cláudia Maria Furlan (IBUSP)
Suplente externo: Dra. Adalgisa Fornaro (IAG-USP)
Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marisa Domingos (IBt) e Dr. Marcos Pereira Aidar (IBt)
Período: 24 de abril
Tiago M. Z.M. Gouveia – Dr. Fabio Pinheiro
Presidente: Dr. Fabio Pinheiro
Titular externo: Dr. Evandro de Morais (UFSCar – Sorocaba) e Dra. Maria Imaculada Zuque (IAC-Piracicaba)
Suplente externo: Dr. Fernando Franco (UFSCar – Sorocaba)
Suplentes internos: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Período: 07 ou 11 de abril às 14h.
Filomena H. da Silva – Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Presidente: Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Titulares externos: Dra. Natália Macedo Ivanauskas (IF-SP) e Dra. Carmen Ziquel (UFPE)
Suplente externo: Dra. Maria Francisca Ronsero Silis (EWP Consultoria Ambiental, SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Luis Catharino (IBt) e Dra. Karina Cosera (UFPR)
Período: 22 ou 23 abril
Athos P.R. da Silva – Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Titulares externos: Dr. Luciano Freschi (USP) e Dr. João Paulo Fabi (USP)
Suplente externo: Dr. Lázaro Eustáquio Peres (ESALQ)
Suplente interno: Dra. Rita de Cássia L. Figueiredo Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Período: 14 a 17 de abril
Kassia M. Fardin – Dra. Maria Claudia M. Young
Presidente: Dra. Maria Claudia M. Young
Titulares externos: Dr. João H. G. Lago (Unifesp) e Dra. Carmen Lúcia Queiroga (Unicamp)
Suplente externo: Dr. Paulo Moreno (USP)
Suplente interno: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Deborah Yara Alves Cursino dos Santos (IBUSP)
Período: 23 a 25 de abril
Luciano R. Zandoná – Dr. Eduardo Luis Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Luis Catharino
Titular externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Titular interno: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Suplente externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Suplente interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marie Sugiyama (IBt) e Dra. Rosângela Simões Bianchini (IBt)
Período: 25 de abril
Naiana P. Lunelli – Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Presidente: Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Titulares externos: Dra. Cristina Adams (USP) e Dr. Fernando Silveira Franco (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Eliana Rodrigues (UNIFESP)
Suplente interno: Dra. Maria Margarida R. F. de Melo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Domingos Salvio (IBt)
Período: 24 a 29 de abril
Cristiane A. Silva – Dra. Patricia Bulbovas
Presidente: Dra. Patricia Bulbovas
Titulares externos: Dr. Carlos Alberto Martinez (USP-R. Preto) e Dr. Rogério Faleiros de Carvalho (UNESP-Jaboticabal)
Suplente externo: Dra. Gisele Carvalho (ESALQ)
Suplente interno: Dr. Danilo da Cruz Centeno
Outros nomes aprovados: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt) e Dra. Cláudia M. Furlan (IBUSP)
Período: 14 a 30 de abril, exceto 11, 15, 17, 25 de abril
Gustavo H. Jeronimo – Dra. Carmen L.A.P. Zotarelli
Titulares externos: Dra. Cristiane Seriane Aparecido (Instituto Biológico) e Dra. Cristiane de Almeida Nascimento (UFPI)
Suplente externo: Dra. Rosely Picolo Grandi
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta
Outros nomes aprovados: Dra. Iracema H. Schoenlein-Crusius
Período: 22 a 30 de abril
Marcelo A. M. de Oliveira – Dr. Nelson A. dos Santos
Presidente: Dr. Nelson A. dos Santos
Titular externo: Dr. Pablo Carrasco (Universidade São Judas Tadeu)
Titular interno: Dra. Maria Tereza Gromboni (IBt)
Suplente externo: Dr. Maurício Augusto Rodrigues (Faculdade Integral Cantareira)
Suplente interno: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Período: 7 a 11 de abril
Denise A. Pires – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci (IBt)
Titular externo: Dra. Martha Lamparelli (Cetesb)
Titular interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de P. Azevedo
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo
Outros nomes aprovados: Dra. Maria do Carmo Carvalho
Período: 25 de abril
Camila Rosal – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci
Titulares externos: Dra. Bárbara Medeiros Fonseca (UCB) e Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (Cetesb)
Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Célia L. Sant´Anna
Período: 14 a 17 ou 28 a 30 de abril
Hebert Kondrat – Dr. Eduardo P. C. Gomes
Presidente: Dr. Eduardo P. C. Gomes
Titulares externos: Dra. Adriana Maria Martini (USP) e Dra. Vania Regina Pivello (USP)
Suplente externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo Luís Catharino (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Maria Margarida R. F. Melo
Período: 24 de abril
Monique C.R. Abrão – Dr. Rogerio M. Susuki
Presidente: Dr. Rogerio M. Susuki
Titular externo: Dr. Gilberto B. Kerbauy (USP)
Titular interno: Dra. Vivian Tamaki (IBt)
Suplente externo: Dr. Édison Paulo Chu (IBt)
Suplente interno: Dr. Cláudio José Barbedo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Shoey Kanashiro (IBt) e Fábio de Barros (IBt)
Período: 29 de abril
Angelica Nunes Garcia – Dra. Luciana R. de Carvalho
Presidente: Dra. Luciana R. de Carvalho
Titulares externos: Dra. Luciana Castro da Cunha (FMU) e Dra. Luci Maria Brandão Torres (IBt)
Suplente externo: Dr. João H. Lago
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant´Anna (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Andréa Tucci e Dra. Maria Cláudia Marx Young
Período: 2ª quinzena de abril
AVISO IMPORTANTE:
Os alunos Andressa e Athos deverão comunicar oficialmente a PG-IBt sobre a alteração do título da dissertação.
3.6. Solicitação de composição de Banca de Exame de Qualificação - Mestrado
Jonatas Martinez Canuto de Souza – Dra. Nair Sumie Yokoya
Presidente: Dra. Márcia Regina Braga (IBt)
Titular externo: Dra. Estela Maria Plastino (IBUSP)
Titular interno: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Suplente interno: Dr. Rogerio M. Suzuki (IBt)
Suplente externo: Fungyi Chow Ho (IBUSP)
Período: 14 a 17 de abril (exceto 16 de abril)
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Verba PROAP 2014: previsão e prioridades.
A verba foi aprovada e está disponível. A CPG encaminhará dois arquivos: um com a lista dos itens financiáveis e outro com um formulário para preencher com a previsão de demandas (participação em congressos, etc.). A prioridade é para os bolsistas Capes e CNPq (Mestrado). A pós-graduação consultará a todos com o intuito de aperfeiçoar os critérios para a definição de prioridades.
4.2 Reunião com docentes e discentes: avaliação do Programa no trienio 2010-2012
A CPG conta com a presença dos docentes na reunião do dia 21 de março, às 14h.
4.3 Reformulação do site da PG.
Como o site está sendo reformulado, a CPG solicita contribuições, sugestões dos discentes e docentes para a melhoria do site.
5. Outros assuntos.
5.1. Esclarecimentos sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio” – esta disciplina é obrigatória e tem 4 créditos. Equivocadamente, foi publicado em 2013 que esta disciplina teria 5 créditos, e 21 alunos fizeram a disciplina contando com este número de créditos. Para solucionar este problema, os alunos poderão solicitar que sejam consideradas atividades complementares (como participação em eventos científicos, como 1 (um) crédito, conforme já previsto no regimento.
5.2. Alterações na CPG: Dra. Regina Maria de Moraes é a nova vice-coordenadora, substituindo o Dr. Sérgio Romaniuc. A coordenação e o representante dos docentes da área PAF serão alterados e a eleição para esses cargos será realizada no dia 31 de março de 2014 (segunda-feira). As informações sobre o processo de eleição serão encaminhadas para os docentes da área PAF.
5.3. Plataforma Sucupira – a CPG encaminhará informações sobre a nova plataforma proposta pela Capes. O nome da plataforma é uma homenagem ao Prof. Nelson Sucupira. A Plataforma Sucupira substituirá o Coleta Capes, e será lançado no dia 27 de março de 2014. A Dra. Carla Ferragut participará deste evento e a CPG está aguardando instruções da Capes de como utilizar a nova plataforma.
5.4. Pró-equipamentos 2014 – o edital está aberto e os docentes deverão se organizar para solicitar equipamentos multiusuários, como foi feito em 2013.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de abril de 2014.
CONSELHO DE CURSO DA PÓS-GRADUAÇÃO (CCPG)
18 de março de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 128a REUNIÃO ORDINÁRIA E DA 13 REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG.
Foram assinadas as atas da 126ª e 127ª Reuniões Ordinárias e da 13ª Reunião Extraordinária do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Esclarecimento sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio”;
. Plataforma Sucupira;
. Pró-equipamentos 2014.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Karina Gonçalves da Silva – Dr. Armando Tavares – Foram aprovados 3 créditos.
3.2 Solicitação de validação de créditos referentes a participação em congressos:
Aline Forgatti Hell (Mestrado), aluna do Dr. Danilo Centeno. Foi aprovado 1 crédito.
Daiane S. B. Mignoni (Mestrado), aluna da Dra. Marcia Braga. Foi aprovado 1 crédito. O CCPG destacou o mérito da aluna por apresentar o comprovante de aceite do trabalho para publicação em periódico Qualis B1, o que é importante para a PG-IBt.
3.3 Solicitação de alteração no título de tese:
Guilherme S. Hetschke - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes aerofíticos da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil” para “Cyanobacteria heterocitadas de ambientes terrestres da mata Atlântica no estado de São Paulo, Brasil”
Camila F.S. Malone - Dra. Célia L. Sant´Anna – Aprovada alteração do título de “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do gênero Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e aerofíticos da Mata Altântica e Pantanal, Brasil” para “Diversidade fenotípica, molecular e avaliação do potencial biotecnológico do complexo Phormidium (Cyanobacteria) em ambientes aquáticos e terrestres da Mata Altântica e Pantanal, Brasil”.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Samantha B. Faustino - Dra. Denise C. Bicudo – Homologação aprovada.
Eduardo Hortal P. Barretto – Dr. Luis Eduardo Catharino – não foi aprovada, pois faltou a declaração do herbário de que não há pendências. A solicitação poderá ser avaliada na próxima reunião do CCPG, após a entrega do documento.
3.5 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação (Mestrado):
A Coordenação da PG-IBt parabeniza os orientadores e seus alunos pelo empenho no cumprimento do prazo e pela entrega da documentação completa.
Mayara R. Casartelli - Dra. Carla Ferragut
Presidente: Dra. Carla Ferragut
Titulares externos: Dr. Roger Paulo Mormul (UEM) e Dr. Ciro César Zanini Branco (UNESP-campus Assis)
Suplente externo: Dra. Ilka Skinchariol Vercelino (São Camilo)
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Décio Semensatto Jr. (Unifesp) e Dra. Andréa Tucci (IBt)
Período: 24 a 30 de abril
Andressa R. dos Santos - Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Presidente: Dra. Marcia Ines M. S. Lopes
Titulares externos: Dr. Antonio Carlos da Gama Rodrigues (UENF-RJ) e Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira (USP)
Suplente externo: Dr. Marcos Vinícius Caldeira (UFES)
Suplente interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Período: 23 a 25 de abril
Pedro I. L. S. de Assis – Dra. Regina Maria de Moraes
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes
Titulares externos: Dr. Sérgio Tadeu Meirelles (IBUSP), Dra. Cláudia Maria Furlan (IBUSP)
Suplente externo: Dra. Adalgisa Fornaro (IAG-USP)
Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marisa Domingos (IBt) e Dr. Marcos Pereira Aidar (IBt)
Período: 24 de abril
Tiago M. Z.M. Gouveia – Dr. Fabio Pinheiro
Presidente: Dr. Fabio Pinheiro
Titular externo: Dr. Evandro de Morais (UFSCar – Sorocaba) e Dra. Maria Imaculada Zuque (IAC-Piracicaba)
Suplente externo: Dr. Fernando Franco (UFSCar – Sorocaba)
Suplentes internos: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Período: 07 ou 11 de abril às 14h.
Filomena H. da Silva – Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Presidente: Dra. Maria Margarida R.F. de Melo
Titulares externos: Dra. Natália Macedo Ivanauskas (IF-SP) e Dra. Carmen Ziquel (UFPE)
Suplente externo: Dra. Maria Francisca Ronsero Silis (EWP Consultoria Ambiental, SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo Luis Catharino (IBt) e Dra. Karina Cosera (UFPR)
Período: 22 ou 23 abril
Athos P.R. da Silva – Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Titulares externos: Dr. Luciano Freschi (USP) e Dr. João Paulo Fabi (USP)
Suplente externo: Dr. Lázaro Eustáquio Peres (ESALQ)
Suplente interno: Dra. Rita de Cássia L. Figueiredo Ribeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Período: 14 a 17 de abril
Kassia M. Fardin – Dra. Maria Claudia M. Young
Presidente: Dra. Maria Claudia M. Young
Titulares externos: Dr. João H. G. Lago (Unifesp) e Dra. Carmen Lúcia Queiroga (Unicamp)
Suplente externo: Dr. Paulo Moreno (USP)
Suplente interno: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Deborah Yara Alves Cursino dos Santos (IBUSP)
Período: 23 a 25 de abril
Luciano R. Zandoná – Dr. Eduardo Luis Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Luis Catharino
Titular externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Titular interno: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Suplente externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Suplente interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Marie Sugiyama (IBt) e Dra. Rosângela Simões Bianchini (IBt)
Período: 25 de abril
Naiana P. Lunelli – Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Presidente: Dr. Clovis J. F. de Oliveira
Titulares externos: Dra. Cristina Adams (USP) e Dr. Fernando Silveira Franco (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Eliana Rodrigues (UNIFESP)
Suplente interno: Dra. Maria Margarida R. F. de Melo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Domingos Salvio (IBt)
Período: 24 a 29 de abril
Cristiane A. Silva – Dra. Patricia Bulbovas
Presidente: Dra. Patricia Bulbovas
Titulares externos: Dr. Carlos Alberto Martinez (USP-R. Preto) e Dr. Rogério Faleiros de Carvalho (UNESP-Jaboticabal)
Suplente externo: Dra. Gisele Carvalho (ESALQ)
Suplente interno: Dr. Danilo da Cruz Centeno
Outros nomes aprovados: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt) e Dra. Cláudia M. Furlan (IBUSP)
Período: 14 a 30 de abril, exceto 11, 15, 17, 25 de abril
Gustavo H. Jeronimo – Dra. Carmen L.A.P. Zotarelli
Titulares externos: Dra. Cristiane Seriane Aparecido (Instituto Biológico) e Dra. Cristiane de Almeida Nascimento (UFPI)
Suplente externo: Dra. Rosely Picolo Grandi
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta
Outros nomes aprovados: Dra. Iracema H. Schoenlein-Crusius
Período: 22 a 30 de abril
Marcelo A. M. de Oliveira – Dr. Nelson A. dos Santos
Presidente: Dr. Nelson A. dos Santos
Titular externo: Dr. Pablo Carrasco (Universidade São Judas Tadeu)
Titular interno: Dra. Maria Tereza Gromboni (IBt)
Suplente externo: Dr. Maurício Augusto Rodrigues (Faculdade Integral Cantareira)
Suplente interno: Dr. José Marcos Barbosa (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Período: 7 a 11 de abril
Denise A. Pires – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci (IBt)
Titular externo: Dra. Martha Lamparelli (Cetesb)
Titular interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Suplente externo: Dra. Maria Teresa de P. Azevedo
Suplente interno: Dra. Denise C. Bicudo
Outros nomes aprovados: Dra. Maria do Carmo Carvalho
Período: 25 de abril
Camila Rosal – Dra. Andrea Tucci
Presidente: Dra. Andrea Tucci
Titulares externos: Dra. Bárbara Medeiros Fonseca (UCB) e Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar)
Suplente externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (Cetesb)
Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Célia L. Sant´Anna
Período: 14 a 17 ou 28 a 30 de abril
Hebert Kondrat – Dr. Eduardo P. C. Gomes
Presidente: Dr. Eduardo P. C. Gomes
Titulares externos: Dra. Adriana Maria Martini (USP) e Dra. Vania Regina Pivello (USP)
Suplente externo: Dr. Frederico Arzolla (IF-SP)
Suplente interno: Dr. Eduardo Luís Catharino (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Maria Margarida R. F. Melo
Período: 24 de abril
Monique C.R. Abrão – Dr. Rogerio M. Susuki
Presidente: Dr. Rogerio M. Susuki
Titular externo: Dr. Gilberto B. Kerbauy (USP)
Titular interno: Dra. Vivian Tamaki (IBt)
Suplente externo: Dr. Édison Paulo Chu (IBt)
Suplente interno: Dr. Cláudio José Barbedo (IBt)
Outros nomes aprovados: Dr. Shoey Kanashiro (IBt) e Fábio de Barros (IBt)
Período: 29 de abril
Angelica Nunes Garcia – Dra. Luciana R. de Carvalho
Presidente: Dra. Luciana R. de Carvalho
Titulares externos: Dra. Luciana Castro da Cunha (FMU) e Dra. Luci Maria Brandão Torres (IBt)
Suplente externo: Dr. João H. Lago
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant´Anna (IBt)
Outros nomes aprovados: Dra. Andréa Tucci e Dra. Maria Cláudia Marx Young
Período: 2ª quinzena de abril
AVISO IMPORTANTE:
Os alunos Andressa e Athos deverão comunicar oficialmente a PG-IBt sobre a alteração do título da dissertação.
3.6. Solicitação de composição de Banca de Exame de Qualificação - Mestrado
Jonatas Martinez Canuto de Souza – Dra. Nair Sumie Yokoya
Presidente: Dra. Márcia Regina Braga (IBt)
Titular externo: Dra. Estela Maria Plastino (IBUSP)
Titular interno: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Suplente interno: Dr. Rogerio M. Suzuki (IBt)
Suplente externo: Fungyi Chow Ho (IBUSP)
Período: 14 a 17 de abril (exceto 16 de abril)
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Verba PROAP 2014: previsão e prioridades.
A verba foi aprovada e está disponível. A CPG encaminhará dois arquivos: um com a lista dos itens financiáveis e outro com um formulário para preencher com a previsão de demandas (participação em congressos, etc.). A prioridade é para os bolsistas Capes e CNPq (Mestrado). A pós-graduação consultará a todos com o intuito de aperfeiçoar os critérios para a definição de prioridades.
4.2 Reunião com docentes e discentes: avaliação do Programa no trienio 2010-2012
A CPG conta com a presença dos docentes na reunião do dia 21 de março, às 14h.
4.3 Reformulação do site da PG.
Como o site está sendo reformulado, a CPG solicita contribuições, sugestões dos discentes e docentes para a melhoria do site.
5. Outros assuntos.
5.1. Esclarecimentos sobre os créditos da disciplina “Ecologia do distúrbio” – esta disciplina é obrigatória e tem 4 créditos. Equivocadamente, foi publicado em 2013 que esta disciplina teria 5 créditos, e 21 alunos fizeram a disciplina contando com este número de créditos. Para solucionar este problema, os alunos poderão solicitar que sejam consideradas atividades complementares (como participação em eventos científicos, como 1 (um) crédito, conforme já previsto no regimento.
5.2. Alterações na CPG: Dra. Regina Maria de Moraes é a nova vice-coordenadora, substituindo o Dr. Sérgio Romaniuc. A coordenação e o representante dos docentes da área PAF serão alterados e a eleição para esses cargos será realizada no dia 31 de março de 2014 (segunda-feira). As informações sobre o processo de eleição serão encaminhadas para os docentes da área PAF.
5.3. Plataforma Sucupira – a CPG encaminhará informações sobre a nova plataforma proposta pela Capes. O nome da plataforma é uma homenagem ao Prof. Nelson Sucupira. A Plataforma Sucupira substituirá o Coleta Capes, e será lançado no dia 27 de março de 2014. A Dra. Carla Ferragut participará deste evento e a CPG está aguardando instruções da Capes de como utilizar a nova plataforma.
5.4. Pró-equipamentos 2014 – o edital está aberto e os docentes deverão se organizar para solicitar equipamentos multiusuários, como foi feito em 2013.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de abril de 2014.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
Sumula 128 Reunião CCPG
SÚMULA DA REUNIÃO DO CCPG
128ª Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 18 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 126a e 127a REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Atas aprovadas.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações
2.2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
2.3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Francine F. Fernandes - Dra. Edenise S. Alves
Laura B. Bosco (duas disciplinas cursdas fora) - Dra. Cynthia F.P. Luz
Jonatas Martinez - Dra. Nair S. Yokoya
- Decisão: Após verificação da documentação, todos os alunos tiveram seus créditos validados.
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Karina Gonçalves da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares.
- Decisão: aprovada solicitação; as considerações do relator serão enviadas para o orientador.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Ana Cristina Bolaños Rojas - Dra. Vera L.R. Bononi
- Decisão: Após verificação da documentação a solicitação foi aprovada.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Sabrina Vanessa de Andrare - Dra. Vivian Tamaki
Otavio L. M. da Silva - Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo
- Decisão: Toda a documentação foi conferida e os dois títulos foram homologados.
3.6 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação:
Marcos Vinicius D. de Queiroz - Dra. Cynthia F.P. Luz
Decisão: Cynthia F.P. Luz – Presidente
Maria Amélia V. da Cruz Barros – IBt -titular externo
Juliana Lovo – USP - titular externo
Luciano M. Esteves – IBt - suplente interno
Paulo T. Sano – USP – suplente externo
Outro nome aprovado:
Maria das Graças L. Wanderley – IBt
Período sugerido:28 de março a 04 de abril
Mayara Pastore - Dra. Rosângela S. Bianchini
Decisão: Dra. Rosângela S. Bianchini – Presidente
Priscila Porto Alegre Ferreira – UFRGS – titular externo (condicionada à verba para compra da passagem aérea)
Andréa Onofre Araujo – UFABC - titular externo
Maria Beatriz Rossi Caruzo - suplente interno
Fátima Otavina de Souza – UNIP - suplente externo
Outro nome aprovado:
Roseli B. Torres – IAC
Período sugerido: 10 a 14 de março
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
Foram apresentados três pedidos de prorrogação de bolsa para os alunos sob orientação de: Dra. Maria Claudia Young, Dr. Luciano Esteves e Dr. Sergio Romaniuc Neto, todas as solicitações foram aprovadas
Informação: O CCPG reforça que, para solicitações futuras de prorrogação de bolsas de doutorado do Programa, deverão ser atendidas as seguintes exigências: entrega da solicitação dois meses antes do término da bolsa, devidamente justificada, na qual deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no novo período; submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor. Para os alunos que forem contemplados com os cinco meses de prorrogação de bolsa, pede-se o empenho do orientador no sentido de entregar o aceite do manuscrito junto com os documentos necessários para homologação do título.
4.2 Reunião com docentes e discentes:
Assunto: Avaliação do Programa no triênio 2010-2012:
Data: 21/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Botânica
5. OUTROS ASSUNTOS.
1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações.
Esse assunto será discutido pela Comissão de Pós-Graduação e as normas serão disponibilizadas no site.
2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
A obrigatoriedade das disciplinas em questão consta no Artigo 25 do Regimento:
A disciplina BMA 04 – Seminários Gerais, deve ser cursada pelo menos uma vez pelos mestrandos e doutorandos, sendo que aqueles que concluírem o Mestrado no Programa estão dispensados de cursá-la no Doutorado.
A disciplina BMA 05 – Tópicos Especiais, deve ser cursada no Mestrado e no Doutorado, não havendo dispensa para os discentes que concluírem o Mestrado no Programa.
3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
Decisão:
Inês Cordeiro – IBt- Presidente
Sergio Romainiuc Neto – IBt – titular interno
Samantha Koehler– UNIFESP – titular externo
Maria das Graças L. Wanderley – IBt – suplente interno
Lúcia Rossi – IBt – suplente externo
Outro nome aprovado:
Jefferson Prado - IBt
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de março de 2014.
128ª Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 18 de fevereiro de 2014 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 126a e 127a REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
Atas aprovadas.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações
2.2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
2.3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de validação de créditos em disciplina:
Francine F. Fernandes - Dra. Edenise S. Alves
Laura B. Bosco (duas disciplinas cursdas fora) - Dra. Cynthia F.P. Luz
Jonatas Martinez - Dra. Nair S. Yokoya
- Decisão: Após verificação da documentação, todos os alunos tiveram seus créditos validados.
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Karina Gonçalves da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares.
- Decisão: aprovada solicitação; as considerações do relator serão enviadas para o orientador.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Ana Cristina Bolaños Rojas - Dra. Vera L.R. Bononi
- Decisão: Após verificação da documentação a solicitação foi aprovada.
3.4 Solicitação de homologação de dissertação:
Sabrina Vanessa de Andrare - Dra. Vivian Tamaki
Otavio L. M. da Silva - Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo
- Decisão: Toda a documentação foi conferida e os dois títulos foram homologados.
3.6 Solicitação de composição de Banca Examinadora de Dissertação:
Marcos Vinicius D. de Queiroz - Dra. Cynthia F.P. Luz
Decisão: Cynthia F.P. Luz – Presidente
Maria Amélia V. da Cruz Barros – IBt -titular externo
Juliana Lovo – USP - titular externo
Luciano M. Esteves – IBt - suplente interno
Paulo T. Sano – USP – suplente externo
Outro nome aprovado:
Maria das Graças L. Wanderley – IBt
Período sugerido:28 de março a 04 de abril
Mayara Pastore - Dra. Rosângela S. Bianchini
Decisão: Dra. Rosângela S. Bianchini – Presidente
Priscila Porto Alegre Ferreira – UFRGS – titular externo (condicionada à verba para compra da passagem aérea)
Andréa Onofre Araujo – UFABC - titular externo
Maria Beatriz Rossi Caruzo - suplente interno
Fátima Otavina de Souza – UNIP - suplente externo
Outro nome aprovado:
Roseli B. Torres – IAC
Período sugerido: 10 a 14 de março
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
Foram apresentados três pedidos de prorrogação de bolsa para os alunos sob orientação de: Dra. Maria Claudia Young, Dr. Luciano Esteves e Dr. Sergio Romaniuc Neto, todas as solicitações foram aprovadas
Informação: O CCPG reforça que, para solicitações futuras de prorrogação de bolsas de doutorado do Programa, deverão ser atendidas as seguintes exigências: entrega da solicitação dois meses antes do término da bolsa, devidamente justificada, na qual deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no novo período; submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor. Para os alunos que forem contemplados com os cinco meses de prorrogação de bolsa, pede-se o empenho do orientador no sentido de entregar o aceite do manuscrito junto com os documentos necessários para homologação do título.
4.2 Reunião com docentes e discentes:
Assunto: Avaliação do Programa no triênio 2010-2012:
Data: 21/03/2014
Local: Auditório do Instituto de Botânica
5. OUTROS ASSUNTOS.
1. Pergunta dos discentes sobre padronização na apresentação de teses e dissertações.
Esse assunto será discutido pela Comissão de Pós-Graduação e as normas serão disponibilizadas no site.
2. Pergunta dos discentes sobre as disciplinas obrigatórias: BMA 04 Seminários Gerais e BMA 05 Tópicos Especiais
A obrigatoriedade das disciplinas em questão consta no Artigo 25 do Regimento:
A disciplina BMA 04 – Seminários Gerais, deve ser cursada pelo menos uma vez pelos mestrandos e doutorandos, sendo que aqueles que concluírem o Mestrado no Programa estão dispensados de cursá-la no Doutorado.
A disciplina BMA 05 – Tópicos Especiais, deve ser cursada no Mestrado e no Doutorado, não havendo dispensa para os discentes que concluírem o Mestrado no Programa.
3. Solicitação de exame de qualificação da aluna Ana Kelly Koch (Dr. Fábio de Barros).
Decisão:
Inês Cordeiro – IBt- Presidente
Sergio Romainiuc Neto – IBt – titular interno
Samantha Koehler– UNIFESP – titular externo
Maria das Graças L. Wanderley – IBt – suplente interno
Lúcia Rossi – IBt – suplente externo
Outro nome aprovado:
Jefferson Prado - IBt
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de março de 2014.
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Sumula 127 Reunião CCPG
SÚMULA DA 127ª REUNIÃO CCPG
21 de janeiro de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 126a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG – a ata será
apresentada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Passe escolar;
. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Bianchini;
. Atraso na entrega dos documentos para a composição da banca de doutorado da aluna da Dra.
Catarina Nievola. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega da versão definitiva.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Composição de banca examinadora de tese:
Flavio Trevisan -
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Dra. Eny Floch – titular externo
Dr. João Roberto Oliveira do Nascimento – titular externo
Dr. Guilherme Augusto Canella Gomes – titular externo
Dra. Rita de Cássia Figueiredo Ribeiro - titular interno
Dra. Márcia Regina Braga – suplente interno
Dr. Danilo Centeno – suplente externo
Dr. Luciano Freschi - reserva
Periodo proposto: 15 a 28 de fevereiro de 2014
Jadson J. S. de Oliveira
Presidente: Dra. Marina Capelari
Dr. Wagner Goulart de Cortez – titular externo
Dra. Maria Alice Neves – titular externo (a confirmar)
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli – titular interno
Dra. Iracema H. Schoenlein Crusius – titular interno
Dra. Vera Ramos Bononi – suplente interno
Dra. Rosely Picolo Grandi – suplente externo/reserva
Data proposta: 21 de fevereiro de 2014
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado),
aluna do Dr. Marcos Aidar.
Relatoria da Dra. Edenise A. Segala: APROVADO.
Aviso: QUALQUER ALTERAÇÃO NO PLANO INICIAL DEVERÁ SER SUBMETIDA À
AVALIAÇÃO DA CPG ANTES DE SER EXECUTADA.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Ines Cordeiro
Dra. Ines Cordeiro solicita a co-orientação do Dr. Mateus Luiz Barradas (UNIP). O CCPG não aprovou a
solicitação uma vez que já transcorreram ¾ do doutorado, e o Dr. Mateus não tem experiência como
orientador principal.
3.4 Proposta de alteração do regimento da PPGIBt:
Capítulo IX, Artigo 38, parte II – de Doutor, item f
alterar de “comprovante de submissão de artigo em periódico com seletiva política editorial”
para “comprovante de aceite de artigo em periódico com seletiva política editorial”
Aprovado por unanimidade pelos membros do CCPG, entrando em vigência para os alunos matriculados a
partir de 2014. Os alunos matriculados anteriormente poderão atender a este critério.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
O pedido de prorrogação deverá ser submetido dois meses antes do prazo de encerramento, com
justificativa, novo cronograma, informações sobre a publicação do artigo, e outras informações
relevantes.
4.2 Nova representante dos docentes da área PAF – Dra. Nair Sumie Yokoya do Núcleo de Pesquisa em
Ficologia assumiu esta função a partir desta reunião.
4.3 Solicitação de verba PROAP – será elaborado um formulário padrão para solicitação de verba
PROAP, que será divulgado no site. Caso o formulário não seja preenchido adequadamente, o
formulário será devolvido.
4.4 ATENÇÃO: ALUNOS QUE DEVERÃO ENTREGAR EM FEVEREIRO/14 A
DOCUMENTAÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO:
Eduardo Hortal (Dr. Catharino) – data limite = 28 de fevereiro;
Sabrina Andrade (Dra. Vivian) – data limite = 19 de fevereiro;
Samantha Faustino (Dra. Denise) – data limite = 28 de fevereiro.
4.5 Novo modelo para elaboração de relatório anual dos discentes (andamento de projetos).
O novo formulário substituirá o formulário anterior. Os bolsistas deverão entregar o relatório até 28 de
fevereiro utilizando o novo formulário. Os bolsistas da FAPESP deverão encaminhar o parecer do
assessor.
5. Outros assuntos.
5.1. Passe escolar - os alunos solicitam para fazer o cadastramento no SP Trans o mais breve possível para
realizar a compra dos passes ainda em fevereiro. Caso contrário, a compra será realizada somente em março.
Dra. Célia vai verificar o assunto e dar prosseguimento a esta solicitação.
5.2. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Simão Bianchini.
Considerando a relatoria da Dra. Lucia Rossi, foram aprovadas as seguintes modificações:
A disciplina era extensiva e agora será condensada e serão incluídos dois professores colaboradores (Dr.
Tarciso de Souza Filgueiras e Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo).
5.3. A entrega de uma versão preliminar e a solicitação da composição da banca de
doutorado da aluna Daniela Soares dos Santos (orientadora = Dra. Catarina Nievola) foram entregues
atrasadas (22/01/2014). A orientadora justificou o atraso e solicitou o prazo de uma semana para a entrega
dos exemplares definitivos. Após votação (4 votos a favor e 3 votos contra), a solicitação foi aprovada.
Entretanto, o número de vagas da orientadora será redefinido pela CPG.
A composição da banca da aluna Daniela Soares dos Santos
Presidente: Catarina Nievola
Dr. Gilberto Kerbauy – titular externo
Dra. Candida Conceicao de Jesus Vieira – titular externo
Dra. Helenice Mercier – titular externo
Dr. Rogerio Mamoru Suzuki – titular interno
Dr. Armando Reis Tavares – suplente interno
Dr. Luciano Freschi e Dra. Maria Aurineide Rodrigues - reservas
Periodo de defesa: 25 a 28 de fevereiro
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de fevereiro de 2014.
Nair e Tereza
21 de janeiro de 2014
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 126a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG – a ata será
apresentada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
. Passe escolar;
. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Bianchini;
. Atraso na entrega dos documentos para a composição da banca de doutorado da aluna da Dra.
Catarina Nievola. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega da versão definitiva.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Composição de banca examinadora de tese:
Flavio Trevisan -
Presidente: Dra. Maria Angela M. de Carvalho
Dra. Eny Floch – titular externo
Dr. João Roberto Oliveira do Nascimento – titular externo
Dr. Guilherme Augusto Canella Gomes – titular externo
Dra. Rita de Cássia Figueiredo Ribeiro - titular interno
Dra. Márcia Regina Braga – suplente interno
Dr. Danilo Centeno – suplente externo
Dr. Luciano Freschi - reserva
Periodo proposto: 15 a 28 de fevereiro de 2014
Jadson J. S. de Oliveira
Presidente: Dra. Marina Capelari
Dr. Wagner Goulart de Cortez – titular externo
Dra. Maria Alice Neves – titular externo (a confirmar)
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli – titular interno
Dra. Iracema H. Schoenlein Crusius – titular interno
Dra. Vera Ramos Bononi – suplente interno
Dra. Rosely Picolo Grandi – suplente externo/reserva
Data proposta: 21 de fevereiro de 2014
3.2 Parecer do relator sobre mudanças em projeto: Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado),
aluna do Dr. Marcos Aidar.
Relatoria da Dra. Edenise A. Segala: APROVADO.
Aviso: QUALQUER ALTERAÇÃO NO PLANO INICIAL DEVERÁ SER SUBMETIDA À
AVALIAÇÃO DA CPG ANTES DE SER EXECUTADA.
3.3 solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Ines Cordeiro
Dra. Ines Cordeiro solicita a co-orientação do Dr. Mateus Luiz Barradas (UNIP). O CCPG não aprovou a
solicitação uma vez que já transcorreram ¾ do doutorado, e o Dr. Mateus não tem experiência como
orientador principal.
3.4 Proposta de alteração do regimento da PPGIBt:
Capítulo IX, Artigo 38, parte II – de Doutor, item f
alterar de “comprovante de submissão de artigo em periódico com seletiva política editorial”
para “comprovante de aceite de artigo em periódico com seletiva política editorial”
Aprovado por unanimidade pelos membros do CCPG, entrando em vigência para os alunos matriculados a
partir de 2014. Os alunos matriculados anteriormente poderão atender a este critério.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação das bolsas de doutorado do Programa
O pedido de prorrogação deverá ser submetido dois meses antes do prazo de encerramento, com
justificativa, novo cronograma, informações sobre a publicação do artigo, e outras informações
relevantes.
4.2 Nova representante dos docentes da área PAF – Dra. Nair Sumie Yokoya do Núcleo de Pesquisa em
Ficologia assumiu esta função a partir desta reunião.
4.3 Solicitação de verba PROAP – será elaborado um formulário padrão para solicitação de verba
PROAP, que será divulgado no site. Caso o formulário não seja preenchido adequadamente, o
formulário será devolvido.
4.4 ATENÇÃO: ALUNOS QUE DEVERÃO ENTREGAR EM FEVEREIRO/14 A
DOCUMENTAÇÃO PARA HOMOLOGAÇÃO DE TÍTULO:
Eduardo Hortal (Dr. Catharino) – data limite = 28 de fevereiro;
Sabrina Andrade (Dra. Vivian) – data limite = 19 de fevereiro;
Samantha Faustino (Dra. Denise) – data limite = 28 de fevereiro.
4.5 Novo modelo para elaboração de relatório anual dos discentes (andamento de projetos).
O novo formulário substituirá o formulário anterior. Os bolsistas deverão entregar o relatório até 28 de
fevereiro utilizando o novo formulário. Os bolsistas da FAPESP deverão encaminhar o parecer do
assessor.
5. Outros assuntos.
5.1. Passe escolar - os alunos solicitam para fazer o cadastramento no SP Trans o mais breve possível para
realizar a compra dos passes ainda em fevereiro. Caso contrário, a compra será realizada somente em março.
Dra. Célia vai verificar o assunto e dar prosseguimento a esta solicitação.
5.2. Relatoria da Dra. Lucia Rossi – modificações da disciplina da Dra. Rosangela Simão Bianchini.
Considerando a relatoria da Dra. Lucia Rossi, foram aprovadas as seguintes modificações:
A disciplina era extensiva e agora será condensada e serão incluídos dois professores colaboradores (Dr.
Tarciso de Souza Filgueiras e Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo).
5.3. A entrega de uma versão preliminar e a solicitação da composição da banca de
doutorado da aluna Daniela Soares dos Santos (orientadora = Dra. Catarina Nievola) foram entregues
atrasadas (22/01/2014). A orientadora justificou o atraso e solicitou o prazo de uma semana para a entrega
dos exemplares definitivos. Após votação (4 votos a favor e 3 votos contra), a solicitação foi aprovada.
Entretanto, o número de vagas da orientadora será redefinido pela CPG.
A composição da banca da aluna Daniela Soares dos Santos
Presidente: Catarina Nievola
Dr. Gilberto Kerbauy – titular externo
Dra. Candida Conceicao de Jesus Vieira – titular externo
Dra. Helenice Mercier – titular externo
Dr. Rogerio Mamoru Suzuki – titular interno
Dr. Armando Reis Tavares – suplente interno
Dr. Luciano Freschi e Dra. Maria Aurineide Rodrigues - reservas
Periodo de defesa: 25 a 28 de fevereiro
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de fevereiro de 2014.
Nair e Tereza
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Sumula 126 Reunião CCPG
Súmula da 126ª Reunião do CCPG
Súmula da 126ª Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 17 de dezembro de 2013 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 125a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
Não houve inclusões de pauta.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de convalidação de créditos do Mestrado:
- Ana Kelly Koch – Dr. Fabio de Barros
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
- Débora Manzano Molizani - Dr. Claúdio Barbedo
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.2. Solicitação de composição de banca examinadora da dissertação:
Otavio Luis M. da Silva - Dra. Beatriz Caruso.
Presidente: Dra. Beatriz Caruso (IBt)
Titular Externo 1: Daniela Santos C. Torres (UEFS)
Titular Externo 2: Marília Cristina Duarte (Univ. Mogi das Cruzes)
Suplente Interno: Inês Cordeiro (IBt)
Suplente Externo: Lúcia Rossi (IBt)
Período sugerido: 13-17 de janeiro de 2014.
3.3 Solicitação de composição de banca de exame de qualificação de doutorado:
- Ricardo P.G. Rosário (DR) - Dr. Eduardo L.M. Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Gomes (IBt)
Suplente interno: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Titular externo: Dra. Renata Jimenez A. Scabbia (Univ. Mogi das Cruzes)
Titular externo: Dr. Frederico A. E. Arzola (IF)
Suplente interno: Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 29-31 de janeiro de 2014.
- Catia Takeuchi (DR) - Dra. Gerleni Lopes
Presidente: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular interno: Dr. Fábio Pinheiro (IBt)
Titular externo: Dra. Marília Cristiana Duarte (Univ. de Mogi das Cruzes)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente externo: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Dr. Paulo Afonto (Univ. Santo Amaro)
Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 21-24 ou 27-31 de janeiro de 2014.
3.4 . Solicitação de mudanças em projeto:
- Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado), aluna do Dr. Marcos Aidar.
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Edenise Segala.
- Karina G. da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Márcia Braga.
3.5. Solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Inês Cordeiro
A solicitação foi retirada e entrará na pauta da próxima reunião.
3.6 Solicitação de alterações em disciplina - PVA24, Dra. Rosângela S. Bianchini
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Lúcia Rossi.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação do prazo Pro-Equipamentos 2011-2012
O prazo foi prorrogado por 01 (um ano) para compra dos equipamentos pendentes.
4.2. Aprovação do Pro-Equipamentos 2013
A verba está empenhada e será liberada assim que finalizarem os tramites burocráticos.
4.3. Duração das bolsa de doutorado do Programa.
Ao todo, o programa possui 21 bolsas de doutorado (14 da CAPES e 07 do CNPq). Diante da avaliação desse montante, juntamente com as consultas realizadas aos docentes e discentes, a Comissão de Pós-graduação concluiu que as bolsas poderão ser prorrogadas por 05 (cinco) meses, atendendo às seguintes exigências:
. Entrega de solicitação até o dia 31 de janeiro de 2014, devidamente justificada, onde deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no período;
. Submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor.
. Para os alunos que forem contemplatos com os cinco meses de prorrogação de bolsa será exigido o aceito de manuscrito junto com os ducumentos necessários para homologação do título;
Salientando que a pós-graduação incentiva que os docentes tentem financiamento junto as entidades de fomento, a fim de que nenhum dos alunos fique sem bolsa.
4.4. Informatização da PG
A informatização da pós-graduação será feita segundo o sistema adotado pela USP e será custeada pela Reserva Técnica Institucional da FAPESP, que já aprovou o uso para este fim..
4.5. Ementas das disciplinas.
A análise das ementas das disciplinas oferecidas em nosso curso de pós-graduação, indicou algumas sobreposições de conteúdo. Sendo assim, ao longo do próximo ano (2014) a coordenação realizará uma reavaliação das mesmas, e quando necessário, entrará em contato com os docentes responsáveis para uma possível revisão de ementa.
4.6. Reunião com docentes/discentes em janeiro/2014 (curso nivel 5)
. A Coordenação realizará uma reunião com discentes e docentes para apresentar a avaliação da CAPES no triênio. A data será divulgada com antecedência.
. Salienta-se que é de suma importância que atividades junto a cursos de graduação sejam incluídas no relatório CAPES, como palestas, orientações e participações em bancas de monografia, etc.
. A avaliação da CAPES é pública e está disponível em seu site. Assim, recomenda-se que todos a consultem.
4.7. Novos representantes dos docentes
A canditada a representante da área da PAF, Dra. Nair S. Yokoya, foi eleita em votação realizada no dia 16 de novembro e assumirá na próxima reunião do CCPG, tendo como suplente a Dra. Adriana Gugliotta. Assim, a Dra. Andréa Tucci se despede do Conselho após três anos e meio como representante PAF.
4.8. Matrícula 2014
O prazo para matrículas dos alunos é:
. 17-19 de fevereiro para alunos regulares
. 20-21 de fevereiro para alunos especiais
5. Outros assuntos
ATENÇÃO:
. Alunos egressos de nosso programa que pretendem se matricular no doutorado: o projeto deverá ser enviado até o dia 20 de dezembro, pois a pós-graduação entrará em recesso, e de acordo com o regimento, o mesmo deve ser entregue dois meses antes do período de matrícula.
. Alunos que defenderam em setembro possuem prazo máximo para pedido de homologação de título até fevereiro/2014, sendo eles:
. Eduardo Orthal Barreto - Prazo final 28/fev/2014;
. Sabrina - Prazo final 19/fev/2014;
. Samantha Faustino - Prazo final 28/fev/2014;
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de janeiro de 2014 (o calendário com todas as datas das reuniões de 2014 está disponível no site).
Súmula da 126ª Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 17 de dezembro de 2013 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 125a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
Não houve inclusões de pauta.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de convalidação de créditos do Mestrado:
- Ana Kelly Koch – Dr. Fabio de Barros
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
- Débora Manzano Molizani - Dr. Claúdio Barbedo
A solicitação foi aprovada, sendo concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.2. Solicitação de composição de banca examinadora da dissertação:
Otavio Luis M. da Silva - Dra. Beatriz Caruso.
Presidente: Dra. Beatriz Caruso (IBt)
Titular Externo 1: Daniela Santos C. Torres (UEFS)
Titular Externo 2: Marília Cristina Duarte (Univ. Mogi das Cruzes)
Suplente Interno: Inês Cordeiro (IBt)
Suplente Externo: Lúcia Rossi (IBt)
Período sugerido: 13-17 de janeiro de 2014.
3.3 Solicitação de composição de banca de exame de qualificação de doutorado:
- Ricardo P.G. Rosário (DR) - Dr. Eduardo L.M. Catharino
Presidente: Dr. Eduardo Gomes (IBt)
Suplente interno: Dra. Marie Sugiyama (IBt)
Titular externo: Dra. Renata Jimenez A. Scabbia (Univ. Mogi das Cruzes)
Titular externo: Dr. Frederico A. E. Arzola (IF)
Suplente interno: Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 29-31 de janeiro de 2014.
- Catia Takeuchi (DR) - Dra. Gerleni Lopes
Presidente: Dr. Fábio de Barros (IBt)
Titular interno: Dr. Fábio Pinheiro (IBt)
Titular externo: Dra. Marília Cristiana Duarte (Univ. de Mogi das Cruzes)
Suplente interno: Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt)
Suplente externo: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Lúcia Rossi (IBt)
Dr. Paulo Afonto (Univ. Santo Amaro)
Dra. Rosângela Bianchini (IBt)
Período sugerido: 21-24 ou 27-31 de janeiro de 2014.
3.4 . Solicitação de mudanças em projeto:
- Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado), aluna do Dr. Marcos Aidar.
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Edenise Segala.
- Karina G. da Silva (Mestrado), aluna do Dr. Armando Tavares
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Márcia Braga.
3.5. Solicitação de co-orientação da tese de Marcos Enoque L. Lima - Dra. Inês Cordeiro
A solicitação foi retirada e entrará na pauta da próxima reunião.
3.6 Solicitação de alterações em disciplina - PVA24, Dra. Rosângela S. Bianchini
A solicitação foi encaminhada para relatoria pela Dra. Lúcia Rossi.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Prorrogação do prazo Pro-Equipamentos 2011-2012
O prazo foi prorrogado por 01 (um ano) para compra dos equipamentos pendentes.
4.2. Aprovação do Pro-Equipamentos 2013
A verba está empenhada e será liberada assim que finalizarem os tramites burocráticos.
4.3. Duração das bolsa de doutorado do Programa.
Ao todo, o programa possui 21 bolsas de doutorado (14 da CAPES e 07 do CNPq). Diante da avaliação desse montante, juntamente com as consultas realizadas aos docentes e discentes, a Comissão de Pós-graduação concluiu que as bolsas poderão ser prorrogadas por 05 (cinco) meses, atendendo às seguintes exigências:
. Entrega de solicitação até o dia 31 de janeiro de 2014, devidamente justificada, onde deverão ser relatadas as atividades a serem desenvolvidas no período;
. Submissão de um artigo relacionado à tese em um periódico classificado pela CAPES como B1 ou superior, preferencialmente com o aluno como primeiro autor.
. Para os alunos que forem contemplatos com os cinco meses de prorrogação de bolsa será exigido o aceito de manuscrito junto com os ducumentos necessários para homologação do título;
Salientando que a pós-graduação incentiva que os docentes tentem financiamento junto as entidades de fomento, a fim de que nenhum dos alunos fique sem bolsa.
4.4. Informatização da PG
A informatização da pós-graduação será feita segundo o sistema adotado pela USP e será custeada pela Reserva Técnica Institucional da FAPESP, que já aprovou o uso para este fim..
4.5. Ementas das disciplinas.
A análise das ementas das disciplinas oferecidas em nosso curso de pós-graduação, indicou algumas sobreposições de conteúdo. Sendo assim, ao longo do próximo ano (2014) a coordenação realizará uma reavaliação das mesmas, e quando necessário, entrará em contato com os docentes responsáveis para uma possível revisão de ementa.
4.6. Reunião com docentes/discentes em janeiro/2014 (curso nivel 5)
. A Coordenação realizará uma reunião com discentes e docentes para apresentar a avaliação da CAPES no triênio. A data será divulgada com antecedência.
. Salienta-se que é de suma importância que atividades junto a cursos de graduação sejam incluídas no relatório CAPES, como palestas, orientações e participações em bancas de monografia, etc.
. A avaliação da CAPES é pública e está disponível em seu site. Assim, recomenda-se que todos a consultem.
4.7. Novos representantes dos docentes
A canditada a representante da área da PAF, Dra. Nair S. Yokoya, foi eleita em votação realizada no dia 16 de novembro e assumirá na próxima reunião do CCPG, tendo como suplente a Dra. Adriana Gugliotta. Assim, a Dra. Andréa Tucci se despede do Conselho após três anos e meio como representante PAF.
4.8. Matrícula 2014
O prazo para matrículas dos alunos é:
. 17-19 de fevereiro para alunos regulares
. 20-21 de fevereiro para alunos especiais
5. Outros assuntos
ATENÇÃO:
. Alunos egressos de nosso programa que pretendem se matricular no doutorado: o projeto deverá ser enviado até o dia 20 de dezembro, pois a pós-graduação entrará em recesso, e de acordo com o regimento, o mesmo deve ser entregue dois meses antes do período de matrícula.
. Alunos que defenderam em setembro possuem prazo máximo para pedido de homologação de título até fevereiro/2014, sendo eles:
. Eduardo Orthal Barreto - Prazo final 28/fev/2014;
. Sabrina - Prazo final 19/fev/2014;
. Samantha Faustino - Prazo final 28/fev/2014;
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 21 de janeiro de 2014 (o calendário com todas as datas das reuniões de 2014 está disponível no site).
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Sumula 125 Reunião CCPG
REUNIÃO CCPG
125ª
Reunião do Conselho de Curso da PG, realizada no dia 19 de
novembro de 2013 (terça-feira), às 14:00
h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
- LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 124a REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Ata aprovada.
- INCLUSÕES DE PAUTA
Posse do
representante dos discentes da áraea PAF - Watson Arantes Gama Jr.
e da suplente de representante dos discentes da área PVA Flávia
Maria Kazue Kurita.
Solicitação de
exame de qualificação da aluna Fernanda Cassemira dos Santos (Dr.
Marcos Perereira Marinho Aidar).
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1
Solicitação de Homologação de matrícula:
-Livia Franco da
Costa – M. (Dra. Denise de Campos Bicudo)
A documentação apresentada está
completa e a matrícula foi homologada.
-Cynthia
Murakami - D (Dra. Maria Claudia M. Young)
A documentação apresentada
está completa e a matrícula foi homologada.
3.2 Solicitação de
convalidação de créditos do Mestrado:
- Lucineide
Maria Santana – D (Dra. Carla Ferragut)
Solicitação aprovada,
concedidos 30 créditos referentes ao título de mestrado.
3.3
Solicitação de validação de créditos em disciplina:
- Tiago M.
Z.M. Gouveia - M (Dr. Fabio Pinheiro)
A validação dos 06 (seis) créditos: aprovada.
3.4. Solicitação
de composição de banca examinadora da dissertação de Mariana
Lima de Souza - Dra. Carla Ferragut.
Presidente: Dra.
Carla Ferragut
Titular ext. 1:
Dra. Valéria de Oliveira Fernandes (UFES)
Titular ext. 2:
Dra. Bárbara Medeiros Fonseca (UCB)
Suplente ext.:
Dr. Décio Luis Semensatto Jr. (UNIFESP)
Suplente int.:
Dra. Denise C. Bicudo (IBt)
Outros nomes aprovados:
Dra. Andréa Tucci (IBt)
Dra. Ilka Schincariol Vercellino
(Univ. São Camilo)
Período sugerido: 16-20
de dezembro de 2013.
3.5 . Relatoria
do Dr. Armando Tavares sobre solicitação de co-orientação feita
pela Dra. Rita de Cassia L.F. Ribeiro (tese de Rosely Betoni
Bragante).
O relator, Dr. Armando, esclareceu a contribuição do Dr. Claúdio
Barbedo na orientação ao projeto de tese de aluna Rosely Betoni
Bragante e a co-orientação foi aprovada.
3.6 Solicitação de composição
de banca de qualificação da aluna de mestrado Fernanda Cassemira
dos Santos (Dr. Marcos Perereira Marinho Aidar).
Presidente: Dra.
Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular ext. 1:
Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt)
Titular ext. 2:
Dra. Brigitte Josefine Feigl (CENA-Piracicaba)
Suplente int.:
Dra. Márcia Inês Silveira Lopes (IBt)
Suplente ext.:
Dra. Natália Macedo Ivanauskas (IF)
Outro nome
aprovado: Dr. Mauro Alexandre Marabesi (IBt)
Período sugerido:
10-15 de janeiro de 2014.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Solicitação de verba PROAP
Discentes:
quando fizerem qualquer solicitação à pós-graduação, os
documentos devem estar COMPLETOS E EM ORDEM. Cada item solicitado
deve ter o comprovante original preenchido como Instituto de
Botânica/Pós-graduação. No caso de compras envolvendo vários
alunos, cada um deve ter o seu próprio comprovante (ex: bilhete de
passagem, comprovante de hospedagem).
Docentes: caso haja necessidade de consertos de equipamentos (os
mais utilizados pelos estudantes), os pedidos (com um orçamento)
podem ser enviados COM URGÊNCIA para a pós-graduação, sendo
atendidos diante de justificativa e verba disponível.
4.2 Propostas sobre duração das bolsa de doutorado do Programa.
Os
representantes docentes e discentes apresentaram os resultados das
consultas realizadas, apresentadas a seguir:
Docentes: por maioria de votos, sugerem que se mantenha como está
(três anos de duração da bolsa);
Discentes: por maioria de votos, sugerem que se prorrogue
automaticamente o período de duração de bolsa de três para quatro
anos.
A
comissão de pós-graduação analisará todas as propostas e
apresentará a decisão, provavelmente, na próxima reunião.
4.3. Eleição dos representantes da área PAF
Será enviado e-mail para os docentes da PAF solicitando a indicação
de nomes para em seguida realizar a eleição. O resultado deverá
ser apresentado até a próxima reunião do CCPG, em dezembro.
4.4. Qualidade dos relatórios de andamento dos projetos.
A coordenação de pós-graduação ressalta que a intenção
dos pareceres dos projetos desenvolvidos pelos alunos é
melhorar a qualidade científica destes. Por este motivo, pede-se que
orientadores e orientados analisem os pareceres conjuntamente,
julgando quão pertinentes são as sugestões para melhoria do
projeto e incorporem essas sugestões nos relatórios de
acompanhamente encaminhados anualmente à comissão.
4.5 Coleta CAPES:
A
pós-graduação ressalta a importância das informações que são
solicitadas para compor o Relatório CAPES, pois este é a base do
Relatório de Coleta CAPES e onde o programa é avaliado. Por esse
motivo, é de extrema importância
que este relatório seja muito bem preenchido, colocando-se todas as
informações solicitadas.
O
formulário para preenchimento pelos alunos já está
disponível no site e deve ser entregue até, no máximo,
o dia 13 de dezembro de 2013.
O
formulário para preenchimento pelos docentes estará
disponível, em breve, no site e a entrega deverá ser no máximo
até 24 de janeiro de 2014.
A
pós-graduação está organizando uma lista com as informações dos
contribuintes externos e pretende disponibilizá-la em breve para
auxiliar no preenchimento do relatório CAPES.
5. Outros assuntos.
A
pós informa que o currículo Lattes é constantemente
utilizado para tomada de decisões, tanto em relação aos docentes
como discentes. Por esse motivo, a pós-graduação solicita à todos
que mantenham o currículo sempre ATUALIZADO.
A
coordenadora da pós-graduação, Dra. Célia Sant’Anna, deu
boas-vindas aos representantes Watson Arantes Gama Jr. e Flávia
Kurita.
6. PRÓXIMA
REUNIÃO DO CCPG: 17 de dezembro de 2013.
Assinar:
Postagens (Atom)