terça-feira, 19 de maio de 2015

Sumula 143 Reunião CCPG

Súmula da 143 Reunião do CCPG

Foi realizada a 143ª Reunião do Conselho de Curso da PG no dia 19 de maio de 2015 (terça-feira), às 14:00 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 142ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG

A ata da 143ª reunião do CCPG foi lida e aprovada pelos membros do Conselho.


  1. INCLUSÕES DE PAUTA

2.1. Relatoria sobre mudança de título de tese

2.2. SPTrans

  1. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Solicitação de alteração do título da dissertação de mestrado:
-Danilo Reis Gonçalves – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli justificativa analisada, foi entregue uma nova versão do projeto com objetivos específicos mais detalhados, já aprovados na versão enviada à Fapesp. Assim, a alteração do título foi aprovada pelo Conselho.

3.2 Solicitação de alteração da espécie do projeto de doutorado:
- Sabrina Vanessa de Andrade - Dra. Vivian Tamaki justificativa analisada, foi entregue uma nova versão do projeto com as alterações necessárias. Assim, a alteração da espécie e do título foi aprovada pelo Conselho.

3.3 Homologação de Título:
Doutorado:
Fernanda Rios Jacinavicius – Dra. Célia Leite Sant’Anna Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.
Renato Rocha Jorge – Dra. Mutue Toyota Fujii Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.
Edna Ferreira Rossini – Dra. Andrea Tucci Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.

Mestrado:
Ricardo Matheus Pires – Dra. Adriana de Mello Gugliotta Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.
Ana Lúcia de Jesus – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.
Fulvio Cavalheri Parajara – Dr. Luiz Mauro Barbosa Documentação conferida e homologação aprovada pelo Conselho.
Obs.: Lembramos que após a homologação, o pedido de emissão de diploma não é automático. Entrar com o pedido logo seja homologado o título, pois os diplomas são pedidos somente duas vezes por ano.

3.4 Solicitação de composição de banca para doutorado:

Juliana Kuroiva Zerlin – Dra Marilia Gaspar sugerido para 30 de junho de 2015 entregou a tese.
P: Marilia Gaspar
Te.: Luciano Freschi (USP)
Te.: Haley Caixeta (Universidade Estadual de Londrina)
Te.: Claudia Furlan (USP)
Ti.: Catarina Nievola (IBt)
Si.: Marcia R. Braga (IBt)
Se.: Marco Aurélio Tiné (IBt)
Outro nome: Eny Floh
Outro nome: Luzia Valentina Modolo (UFMG)
Outro nome: Helenice Mercier (USP)

Valeria Augusta Garcia – Dr Claudio Jose Barbedo para 16 de junho de 2015 entregou a tese.
P: Claudio Jose Barbedo
Te.: Priscila Fratin Medina (IAC)
Te.: Fatima Conceição Marques Piña-Rodrigues (UFSCar)
Te.: Marcia Balistiero Figliolia (Instituto Florestal)
Ti.: José Marcos Barbosa
Si.: Eduardo P. C. Gomes
Se.: Roberta Pierry Uzzo (IAC)
Outro nome: Edvaldo Aparecido Amaral da Silva (UNESP Botucatu)
Outro nome: Nelson Augusto dos Santos (IBt)
Outro nome: Armando Reis Tavares (IBt)

Marcelle Dafré Martinelli – Dra Marisa Domingos para a partir de 21 de junho de 2015 entregou a tese. Atenção para acrescentar as palavras-chave no Resumo e keywords no Abstract.
P: Marisa Domingos
Te.: João Vicente de Assunção (Faculdade de Saúde Pública)
Te.: Mitiko Saiki (IPEN)
Te.: Arnaldo Alves Cardoso (UNESP Araraquara)
Ti.: Regina Maria de Moraes (IBt)
Se.: Regiani Carvalho de Oliveira (USP)
Si.: Mirian Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
Si.: Marcia Ines Martin Silveira Lopes (IBt)
Outro nome: Armando Reis Tavares (IBt)
Outro nome: Adalgiza Fornaro (IAG)


3.5 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação:
Doutorado:
Cibelle Ferreira Françoso - Dr. Claudio José Barbedo para 15 a 26 de junho de 2015.
P: Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Te.: Adriana Hissae Hayashi (IBt)
Ti.: Rita de Cássia L. Figueiredo-Ribeiro (IBt)
Se.: Patricia Cia (IAC)
Se.: Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Si.: José Marcos Barbosa (IBt)

Mestrado:
Marcela Regina Gonçalves da Silva Engela – Dra. Marisa Domingos para 26, 29 ou 30 de junho de 2015.
P: Marcia Regina Braga
Te: Deborah Yara A. C. dos Santos (USP)
Te: Rosimeire Aparecida Bom Pessoni (Metodista)
Si: Regina Maria de Moraes (IBt)
Se: Miriam Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
Outro nome: Maria Luiza F. Salatino (USP)
Outro nome: Marisia Pannia Esposito (IBt)

Vera Lygia El Id – Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior para 25 ou 26 de junho de 2015.
P: Marilia Gaspar
Te: Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Ti: Claudio José Barbedo (IBt)
Si: José Marcos Barbosa (IBt)
Se: Kelly Simões (BASF)
Outro nome: Marcia Regina Braga (IBt)

Solange Eulália Brandão – Dra. Marisa Domingos para 24 a 26 de junho de 2015.
P: Edenise Segala Alves
Te: Aline A. Cavalari Corete (UNIFESP Diadema)
Ti: Catarina C. Nievola (IBt)
Si: Regina Maria de Moraes (IBt)
Se: Marco Aurélio S. Tiné (IBt)
Outro nome: Vivian Tamaki (IBt)

Danilo Reis Gonçalves – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli para 30 de junho de 2015.
P: Denilson F. Peralta
Te: José Ivanildo (IBt)
Te: Cleusa M. M. Lucon (Instituto Biológico)
Si: Iracema H. S. Crusius (IBt)
Se: Vera M. V. Vitali (IBt)
Outro nome: Cláudio J. Barbedo (IBt)
Outro nome: Adriana M. Gugliotta (IBt)

Sarah Cristina de Oliveira Rocha – Dra. Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli para 22 de junho de 2015.
P: Adriana M. Gugliotta
Te: Christiane C. Apparecido (Instituto Biológico)
Te: Nelson Menoli Junior (Instituto Federal de SP)
Si: Iracema H. S. Crusius (IBt)
Se: Vera M. V. Vitali (IBt)
Outro nome: Marcelo P. Marcelli (IBt)

Zedenil Rodrigues Mendes – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley para 22 a 26 de junho de 2015.
P: Sérgio Romaniuc
Te: Leandro D. Battirola (UFMT)
Te: Adriana O. Fidalgo (IBt)
Si: Eduardo P. C. Gomes (IBt)
Si: Inês Cordeiro (IBt)
Outro nome: Lucia Rossi (IBt)

Victoria de Carvalho – Dra. Catarina Carvalho Nievola para 11 de junho de 2015.
P: Marcos Aidar
Te: Maria Aurineide Rodrigues (USP)
Te: Miriam Cilene Spasiani Rinaldi (IBt)
Si: Marília Gaspar (IBt)
Se: Mauro Alexandre Marabesi (IBt)
Outro nome: Daniela Soares dos Santos (IBt)
Outro nome: Danilo da Cruz Centeno (UFABC)


  1. INFORMAÇÕES GERAIS

    1. Atas das defesas: devem ser preenchidas criteriosamente pelo orientador.
Aos orientadores/presidente de banca: atenção para o preenchimento das atas das defesas frente e verso.

    1. Informatização da PG: todos devem consultar o site.
A matrícula dos alunos novos deverá ser feita no sistema. Posteriormente, os orientadores deverão validar as matrículas. No momento, apenas a matrícula dos alunos novos estão sendo feitas pelo sistema, mas posteriormente todos os alunos serão incluídos. Os orientadores receberão as instruções como proceder.Os docentes que ministram disciplina neste semestre deverão inserir as notas no sistema.

    1. Matricula segundo semestre: última semana de julho/2015.
Atenção aos alunos egressos, para entregar o Projeto de Doutorado até 5 de junho de 2015.

5. OUTROS ASSUNTOS

5.1. Relatoria sobre mudança de título de tese
Foi solicitada mudança de título de tese da aluna Katia Takeuchi, orientada pela Dra. Gerleni, na 141ª reunião. Houve mudança no projeto que justificou a mudança de título sugerida, que foi aprovada pelo Conselho.

5.2. SPTrans
A SPTrans irá modificar a carteirinha. Assim que as novas carteirinhas chegarem, a Pós irá pedir para que os alunos venham retirá-las, para substituir as antigas.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de junho de 2015.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Sumula 142 Reunião CCPG

Súmula da 142ª Reunião do CCPG
14 de abril de 2015


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATAS DA 141ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG


Foi realizada a 142ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da PG no dia 14 de Abril de 2015 (terça-feira), às 14 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação. Foi aprovada a ata da 141ª reunião do CCPG.

2. INCLUSÕES DE PAUTA


Informações da PG;
Documento fora do prazo;

      3.  PROCESSOS E DECISÕES
3.1Solicitação de co-orientação:
 - Fernanda Hurbath Pita Brandão – Dra. Inês Cordeiro - solicita oficialização da co-orientação da Dra. Clarice Palma da Silva, pesquisadora do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, para a tese da aluna. Documentação conferida e co-orientação aprovada pelo Conselho.

3.2Solicitação de alteração do título da tese de doutorado:
      - Cátia Takeuchi – Dra. Gerleni Lopes Esteves- Documentação conferida e alteração do título aprovada pelo conselho. As mudanças dos projetos serão submetidas a análise.

        - Roseli Betoni Bragante – Dra. Rita de Cássia L.F. Ribeiro- Documentação conferida e alteração do título aprovada pelo conselho. É necessário o envio do novo projeto com todas as modificações realizadas.

      - Juliana K. Zerlin – Dra. Marilia Gaspar-  O título sugerido foi discutido, porém o conselho decidiu aprovar que a Comissão de Pós-Graduação discuta com a orientadora a proposta de um novo título.

- Patricia Giampaoli – Dr. Armando Reis Tavares-  O título não poderá ser mudado porque o processo/registro já foi encerrado na base de dados da CAPES com o nome original.

Lembrete: Mudanças de título devem ser encaminhadas imediatamente a CPG após defesa, para que as alterações sejam realizadas antes do processo de encerramento na CAPES.


 3.3Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação:
 
           Mestrado:
         - Lívia Franco da Costa – Dra. Denise de Campos Bicudo, sugestão de 27 a 29 de Maio de 2015
P.: Dra. Carmem Lídia A. Pires-Zottarelli (IBT)
Te.: Dr. Décio Semensato (UNIFESP-Diadema)
Te.: Dra. Luciane Fontana (Universidade Federal Fluminense)
Se.: Dra. Ilka Schincariol Versellino (Universidade São Camilo)
Si.: Dra. Carla Ferragut (IBT)
Outros nomes:   Dra. Andréa Tucci (IBT)
Dra. Thais J. Mercante (Instituto de Pesca em Ficologia)

         
  - Valéria Leobina dos Santos – Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz, para o dia 14 de Maio de 2015
P.: Dra. Maria das Graça  Lapa Wanderley (IBT)
Te.: Dr. João Vicente Coffani Nunes (UNESP-Registro)
Ti.: Dr. Fábio de Barros (IBT)
Si.:  Rosangela Simão Bianchini (IBT)
Se.:  Cíntia Kameyama (IBT)
Outros nomes: Inês Cordeiro (IBT)
Adriana H. Hayashi (IBT)
Maria Candida Henrique Mamede (IBT)
 
 Doutorado:
         -Watson Arantes Gama Junior – Dra. Célia Leite Sant’Anna, para o dia 20 de Maio de 2015
P.: Dr. Carlos Eduardo M. Bicudo (IBT)
Te.: Jefferson Prado (IBT)
Ti.: Marília Gaspar (IBT)
Si.: Nair Yokoya (IBT)
Se.: Maria Tereza P. Azevedo (Empresa BioAlgas)
Outros nomes: Andréa Tucci (IBT)



     4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1Curso sobre análises de pigmentos de algas do fitoplâncton (Atividade de âmbito internacional)
Aviso será colocado no site, com maiores informações.
Período: 19 a 20 de Maio de 2015, das 09-17hrs.
Os alunos que fizerem essa atividade poderão fazer solicitação de 1 ou 2 créditos.

4.2Prazo para entregar documentos para entrarem em reunião do CCPG: sexta feira anterior à reunião
Como informado em reuniões anteriores, o prazo é SEMPRE na sexta-feira que antecede a reunião do conselho.

4.3 Suplentes das bancas: deverão também ser consultados
Para determinação das datas, todos os nomes incluindo os suplentes, devem ser consultados. Após o fechamento da data e da banca, TODOS os nomes devem ser avisados.

4.4 CD para homologação: resumo e abstract, com as respectivas palavras chaves, deverão vir no mesmo arquivo.

4.5Tese/dissertação que não podem ser divulgadas: prazo para que a não divulgação
O docente e o discente terão o prazo de até 12 meses a partir da data da homologação para manter o material não divulgado, com uma única prorrogação de mais 12 meses mediante solicitação dos interessados. Após esse período, se não haver manifestação dos interessados, a pós graduação estará no direito de divulgar as dissertações/teses.

4.6Correção de textos em inglês: no mínimo para revistas B1
A prioridade absoluta é de trabalhos decorrentes do mestrado/doutorado de alunos e docentes oriundos do programa. Quem estiver interessado enviar e-mail para a pós-graduação, manifestando interesse e informando sobre quem serão os autores e qual a revista.


5. Outros assuntos.
A secretaria pede que os alunos que solicitam documentos, lembrem-se dessas solicitações e retirem os documentos. Os alunos pedem e não estão retirando, gerando um acúmulo de material.

Para a solicitação do diploma, a USP aceita APENAS a cópia frente e verso do RG. Não adianta mandar outros documentos de identificação.

O aluno que vai defender precisa fazer a matrícula/pagar a taxa no semestre de sua defesa, pois até a homologação o mesmo ainda está vinculado ao programa.

Documentos que foram entregues fora do prazo não foram analisados e serão verificados na próxima reunião do conselho. Atenção para o prazo!

6.  PRÓXIMAREUNIÃO DO CCPG:19 de maio de 2015.

terça-feira, 17 de março de 2015

Sumula 141 Reuniao do CCPG

Sumula da 141ª Reunião do CCPG
17 de março de 2015


1.     LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 139ª e 140ªREUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG

2.     INCLUSÕES DE PAUTA– Sem inclusões.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1Homologação de título de Mestrado/Doutorado:
- Fernanda Cassemiro dos Santos (Mestrado) – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar /Documentação conferida e homologação APROVADA pelo Conselho. 
- Luanda Pereira Soares (Doutorado) – Dra. Mutue T. Fujii /Documentação conferida e homologação APROVADA pelo Conselho.


3.2Solicitação de convalidação de créditos do Mestrado cursado em outra IES:
 - Marcela Castilho Boro -Dra. Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli /Documentação conferida e convalidação de 30 créditos referentes ao Mestrado em Sanidade, Segurança Alimentar e o Ambiente, cursado no Instituto Biológico, APROVADA pelo Conselho.


3.3Solicitação de validação de créditos em disciplina cursada em outra IES:
- Camila Correia de Araújo – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley / conferida e validação de 03 créditos referentes à disciplina de “Morfoanatomia de Flor, Fruto e Semente”, cursada na USP, aprovada pelo Conselho. Esclarecemos que aluna já possui 04 créditos externos e, para não ultrapassar o máximo de 1/3 de créditos externos permitidos pelo Regimento, FORAM APROVADOS 03 créditos por esta disciplina.
- Viviana Motato-Vásquez – Dra. Adriana de Mello Gugliotta /Documentação conferida e validação de 02 créditos referentes à disciplina “Fundamentals oncladistics”, cursada na UNESP de Ribeirão Preto, APROVADA pelo Conselho.


3.4 Solicitação de co-orientação:
- Viviana Motato-Vásquez – Dra. Adriana de Mello Gugliotta / solicita a inclusão do Dr. Otto Miettinen, pesquisador da Universityof Helsinki, Finlândia, como co-orientador da tese da aluna . Documentação conferida e co-orientação APROVADA pelo Conselho.


3.5 Solicitação de alteração do título da tese de doutorado:
- Cátia Takeuchi – Dra. Gerleni Lopes Esteves/ O Conselho concorda com a ideia de alteração do título para inclusão de gêneros afins, mas não concorda com o título apresentado; por isso solicita a apresentação de uma nova versão do Projeto, com a metodologia modificada, informando quais serão os gêneros incluídos, além de um novo título.


3.6 Prorrogação da Bolsa CAPES:
- Larissa Bernardino Moro – Dra Iracema Helena S. Crusius / O pedido de 5 meses de prorrogação da bolsa Capes, até agosto de 2015, com defesa até fevereiro de 2016, foi aprovado pelo Conselho.

Ressaltamos que o pedido se justifica devido à inclusão de estudos aprofundados de difícil resolução e que, embora fora do prazo (a prorrogação de prazo de bolsa deve ser solicitada com 2 meses de antecedência), o Conselho aprovou devido à boa produtividade da aluna, com 3 artigos/capítulos da Tese submetidos, dois em revistas Qualis B1, um publicado e outro aceito mediante pequenas alterações.

3.7 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação:
 - KrysnaStephanny de Morais Ferreira – Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
TITULARES: Andrea Tucci (IBt); Cacilda Thaís J. Mercante (Instituto de Pesca / SP); Paulo Eduardo de Oliveira (USP);
SUPLENTES: Carla Ferragut (IBt); Maria Teresa de Paiva Azevedo (Empresa Bioalgas)
OUTROS NOMES: Carmen L. A. P. Zotarelli (IBt).
Data sugerida: 30 de abril de 2015.

3.8 Solicitação de composição de banca de defesa de mestrado:
Ana Lucia de Jesus - Dra. Carmen Lidia A. Pires-Zottarelli
TITULARES: Edna Dora M. N. Luz (CEPLAC/BA); Iracema H. S. Crusius (IBt)
SUPLENTES: Ricardo Harakava (Instituto Biológico); Rosely A. P. Grandi (IBt)
OUTROS NOMES: Vera M. Vitali (IBt)
Data sugerida: 27 a 30 de abril de 2015

Cecilia Hissami Kano – Dra. Mutue Toyota Fujii
TITULARES: Valeria Cassano (USP); Natalia Pirani G. Lopes (UFABC)
SUPLENTES: DicláPupo Santos (IBt); Nair S. Yokoya (IBt)
OUTROS NOMES: Carlos E. M. Bicudo (IBt)
Data sugerida: 27 a 30 de abril de 2015

Cesar BertagiaPasqualetti – Dra. Nair SumieYokoya
TITULARES: Yocie Y. Valentin (UFRJ); Pio Colepicolo Neto (USP)
SUPLENTES: Aline P. Martins (USP); João Roberto O. Nascimento (USP)
OUTROS NOMES: DicláPupo Santos (IBt)
Data sugerida: 28 de abril de 2015 às 14h

Cynthia Lebrão de Abreu Pires – Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz
TITULARES: Cynthia Fernandes Pinto da Luz ; Dorothy S. D. Araújo (UFRJ)
SUPLENTES: Maria Judite Garcia (USP); Denise de Campos Bicudo (IBt)
OUTROS NOMES: Paulo Eduardo de Oliveira (USP); Carlos E. M. Bicudo (IBt)
Data sugerida: 23 de abril de 2015

DaianeSaleteBrochiMignoni – Dra. Marcia Regina Braga
TITULARES: Luiz Fernando Almeida (UNESP / Botucatu); Nelson Augusto Santos Jr. (IBt)
SUPLENTES: Patricia Pinho Tonini (Universidade São Camilo); Cláudio José Barbedo (IBt)
OUTROS NOMES: Maria Teresa Grombone (IBt)
Data sugerida: 24 de abril de 2015, às 14

Fernanda Zaninette – Dra Rita de Cassia R.L Figueiredo
TITULARES: Adalberto Pessoa Junior (USP); José Ivanildo de Souza (IBt)
SUPLENTES: Marilia Gaspar Mais (IBt); Rosemeire A. B. Pessoni (Universidade Metodista de São Bernardo do Campo/SP)
OUTROS NOMES: Marcia R. Braga (IBt)
Data sugerida: 16, 23 ou 30 de abril de 2015

Francine Faia Fernandes – Dra. EdeniseSegala Alves
TITULARES: João Paulo Rodrigues Marques (ESALQ Piracicaba/SP) ; Cláudia Maria Furlan (USP)
SUPLENTES: Marisa Domingos (IBt); Tatiane Maria Rodrigues (UNESP Botucatu/SP)
OUTROS NOMES: Adriana HissaeHayashi (IBt); Andrea Nunes Vaz Pedroso (IBt)
Data sugerida: 16 a 30 (exceto 28) de abril de 2015

Fulvio Cavalhero Parajara – Dr. Luiz Mauro Barbosa
TITULARES: Hilton Thadeu Z. do Couto (ESALQ Piracicaba/SP); José Carlos Casagrande (UFSCAR)
SUPLENTES: Domingos Sávio Rodrigues (IBt); Rogério Suzuki (IBt)
OUTROS NOMES: Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Data sugerida: 17 de abril de 2015, às 14h

Jéssica Cristina Cassemiro– Dra Regina Maria de Moraes
TITULARES: Rafael V. Ribeiro (UNICAMP) ; Claudia Maria Furlan (USP)
SUPLENTES: Silvia Ribeiro (IBt); Marisa Domingos (IBt)
OUTROS NOMES: Sergio Tadeu Meirelles (USP); Barbara Baesso Moura (UNICAMP)
Data sugerida: 30 de abril de 2015

Jonatas Martinez Canuto de Souza – Dra. Nair SumieYokoya
TITULARES: George E.C. Miranda (UFPB) ; Estela M. Plastino (USP)
SUPLENTES: Yocie Y. Valentin (UFRJ);Mutue T. Fujii (IBt)
OUTROS NOMES: FanlyFungi C. How (USP); DicláPupo Santos (IBt)
Data sugerida: 27 a 30 de abril de 2015

Karina Gonçalves da Silva – Dr. Armando Reis Tavares
TITULARES: João Domingos Rodrigues (UNESP de Botucatu/SP) ; Marco Aurélio Tiné (IBt)
SUPLENTES: Glaucia Moraes Dias (IAC); Catarina Nievola (IBt)
OUTROS NOMES: Carlos Eduardo Ferreira de Castro (IAC); Maria Angela Machado (IBt)
Data sugerida: 30 de abril de 2015

Laura Benitez Bosco – Dra. Cynthia Fernandes Pinto da Luz
TITULARES: Esther Margarida Alves F. Bastos (Fundação Ezequiel Dias/MG) ; Denise de Araújo Alves (ESALQ Piracicaba/SP)
SUPLENTES: Isabel Alves dos Santos (USP); Clóvis José F. Oliveira Junior (IBt)
OUTROS NOMES: Adriana de Oliveira Fidalgo (IBt); Domingos Sávio Rodrigues (IBt); Maria Margarida da Rocha Fiuza de Melo (IBt)
Data sugerida: 30 de abril de 2015

Leonardo Kenji Fujita – Dra. Marisa Domingos
TITULARES: Arnaldo Alves Cardoso (UNESP Araraquara/SP) ; Adalgiza Fornaro (IAG/USP)
SUPLENTES: João Vicente Assunção (USP); Silvia Ribeiro (IBt)
OUTROS NOMES: Márcia Inês M. S. Lopes (IBt); Mirian C. S. Rinaldi (IBt)
Data sugerida: 24 de abril de 2015

Marcelo Morena – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar
TITULARES: Tomás Ferreira Domingues (USP Ribeirão Preto); Catarina C. Nievola (IBt)
SUPLENTES: Regina M. de Moraes (IBt); Marco Aurélio S. Tiné (IBt)
OUTROS NOMES: Mauro A. Marabesi (IBt); Silvia Ribeiro (IBt)
Data sugerida: 24 a 30 de abril de 2015

Marco Aurélio  Mata Gonçalves Torres – Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini
TITULARES: Pedro Luís da Costa Aguiar Alves (UNESP Jaboticabal): Silvia Ribeiro (IBt)
SUPLENTES: Cláudio Barbedo (IBt); Flaviana Maluf (IF)
OUTROS NOMES: Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt); Márcia Braga
Data sugerida: 27 de abril de 2015, às 14h

Mayra Jamas – Dra. Mutue Toyota Fujii
TITULARES: Sonia Pereira Barreto (UFRPE) ; Mariana Cabral de Oliveira (USP)
SUPLENTES: Daniela Milsten (UNIFESP de Santos); Carlos E. M. Bicudo (IBt)
OUTROS NOMES: Natalia Pirani (UFABC)
Data sugerida: 27 ou 29 de abril de 2015

Patricia Aparecida São José – Dr. Sérgio Romaniuc Neto
TITULARES: Ricardo José F. Garcia (Prefeitura do Município de São Paulo) ; Roseli Buzanelli Torres (IAC)
SUPLENTES: Lúcia Rossi (IBt); Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP)
OUTROS NOMES: Renata J. A. Scabbia (Universidade de Mogi das Cruzes)
Data sugerida: 07 de abril de 2015

Paulo Alves de Almeida Junior – Dr. José Marcos Barbosa
TITULARES: Luciana Ferreira Alves (IAC) ; Mauricio Augusto Rodrigues (Faculdades Cantareira)
SUPLENTES: Cláudio Barbedo (IBt); Pablo Garcia Carrasco (Universidade São Judas)
OUTROS NOMES: Marina CrestanaGuardia (IBt); Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)
Data sugerida: 30 de abril de 2015

Ricardo Matheus Pires – Dra. Adriana de Mello Gugliotta
TITULARES: Elisandro R. D. dos Santos (UFSC) ; Denilson F. Peralta (IBt)
SUPLENTES: José Ivanildo de Souza (IBt); Carmen Lidia A. Pires-Zottarelli (IBt)
OUTROS NOMES: Rosely A. Piccolo Grandi (IBt)
Data sugerida: 27 a 30 de abril de 2015

Simone Alves de Oliveira – Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo.
TITULARES: André Cordeiro Alves dos Santos (Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba); Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
SUPLENTES: Cristina S. F. Nordi (UNIFESP Diadema); Andrea Tucci (IBt)
OUTROS NOMES: Carla Ferragut (IBt)
Data sugerida: 16 de abril de 2015

Obs.1: ATENÇÂO!!! Devido ao alto número de bancas, a CPG solicita que os interessados entrem em contato com os membros de suas bancas o mais rapidamente possível, fechem a data da defesa e avisem a Shirley para que ela possa organizar horários e locais das defesas, além de acertar as passagens aéreas e reserva de hotel.

Obs.2: Devido ao acúmulo de defesas já marcadas para o dia 30 de abril, a CPG solicita que, quem puder, evite marcar sua defesa para esta data pois dispomos de poucas salas. Ainda assim, algumas defesas poderão ser marcadas pela manhã e outras pela tarde, para comportar tantas defesas na mesma data.

4.   INFORMAÇÕES GERAIS
4. 1. Critérios para distribuição de Bolsas do Programa /Conforme reivindicação dos alunos na Reunião do CCPG em Janeiro de 2015, a CPG formou um grupo de trabalho composto pelas docentes Nair Yokoya, Mutue Toyota Fujii, Marisa Domingos e pela aluna Cynthia Murakami para elaborar uma proposta com critérios para distribuição de bolsas. Para isso,o grupo analisou os critérios de vários outros Programas de PG e elaborou uma proposta que passou pela avaliação da Comissão de Pós-graduação. Na próxima semana os critérios estarão disponibilizados no site da PG e também serão enviados para docentes e discentes por meio dos representantes.

4.2. PROAP 2015 / Ainda não houve o repasse das verbas federais e, por isso, a verba PROAP do ano de 2015 ainda não está disponível. A orientação da coordenação é para que os alunos preencham o formulário disponível no site da Pós, anexem os comprovantes e os entreguem para serem reembolsados assim que a verba for disponibilizada. Os bolsistas da Capes e mestrado CNPq terão prioridade.

4.3. Prazos para entrega de dissertações/teses / Devido ao alto número de defesas no mês de Abril, a coordenação aceitou a entrega dos exemplares das dissertações na segunda-feira (dia anterior à reunião do CCPG). Contudo, o Conselho discutiu o assunto e decidiu que a entrega de qualquer documentação que necessite ter aprovação do Conselho deve ser entregue com dois dias úteis de antecedência, isto é, na sexta feira que antecede a reunião do CCPG, inclusive os pedidos de banca de qualificação e defesas.Este procedimento é necessário para que haja tempo suficiente para elaboração da pauta e envio da mesma para os membros do Conselho. Excepcionalmente, serão aceitos os exemplares de dissertação e tese até as 16h da segunda-feira anterior à reunião.

4.4. Lattes: fator H / Este fator H refere-se ao número de citações dos artigos de cada autor. A Capes exige que o Currículo Lattes dos discentes do Programa tenham o Fator H preenchido. A Dra. Carla Ferragut irá disponibilizar um “passo-a-passo” de como calcular este fator. Para quem tiver dificuldade, as Dras. Carla Ferragut e Regina de Moraes se propuseram a ajudar.

5. Outros assuntos.
A Coordenação da Pós agradece a colaboração de todos os alunos e seus orientadores, pois todos entregaram documentos e dissertações dentro do prazo.

6.  PRÓXIMAREUNIÃO DO CCPG:14 de abril de 2015.