SÚMULA DA 164ª REUNIÃO DO CONSELHO DE CURSO DA PG
14 de fevereiro de 2017
1- LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 161ª, 162ª e 163ª REUNIÕES ORDINÁRIAS E DA 15ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CCPG
Foram assinadas, pelos membros presentes, todas as atas mencionadas.
2- INCLUSÕES DE PAUTA
Conta para depósito do valor de matrícula – como o número da agência foi alterado, essa informação será atualizada no site.
Periodicidade das reuniões – foi lembrado que as reuniões ordinárias são sempre nas terças-feiras da terceira semana de cada mês.
3- PROCESSOS E DECISÕES
3.1- Homologação de título de doutorado
Priscila Primo de Andrade Silva – Drª. Vivian Tamaki
Foi conferida a documentação e o título foi homologado.
Foi lembrado que, após a relação ser disponibilizada no site do programa, as solicitações de homologação têm vindo em ordem.
3.2- Solicitação de composição de banca de doutorado:
Aluna: Camila Pereira de Carvalho – Orientadora: Drª. Catarina Carvalho Niévola
Título da tese: “Tolerância ao frio e de-aclimatação em plantas de Nidularium minutum Mez (Bromeliaceae)”
data sugerida: 23/02 – 13:30h.
Titulares
Drª. Catarina Carvalho Niévola (IBt) – orientador/presidente da banca
Dra. Helenice Mercier (USP) – titular externo
Dra. Ione Salgado (IBt) – titular externo
Dra. Marília Gaspar (IBt) – titular interno
Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt) – titular interno
Suplentes
Dr. Emerson Alves da Silva (IBt) – suplente interno
Dr. Danilo da Cruz Centeno (UFABC) – suplente externo
Outros nomes
Dra. Aline Andréia Cavalari Corete (UNIFESP)
Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)
3.3- Solicitação de alteração na orientação da tese:
Athos Poli Rigui da Silva – Drª. Maria Angela Machado de Carvalho
Foi solicitado que a co-orientadora oficial, Drª. Marília Gaspar, passasse a ser orientadora, em função da relevância da sua contribuição no projeto até o momento e da aposentadoria iminente da atual orientadora. A solicitação foi aceita.
4- INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1. Foi solicitado, pela coordenação do programa, que os representantes discentes verificassem no SISPG se as disciplinas e créditos cursados estão corretos na emissão dos históricos. Foi solicitado para que estes pedissem o mesmo a todos os alunos do programa. Caso haja algum problema, encaminhar a informação para a secretaria do programa por meio do endereço eletrônico: pgibt@ibot.sp.gov.br
4.2. Foi solicitado aos representantes que estes lembrem todos os docentes do programa sobre a importância de conferirem o título de dissertações e teses de seus alunos. Tem havido casos de títulos divergentes entre aqueles que constam no sistema com outros apresentados em relatórios e demais documentos. Foi lembrado que toda solicitação de alteração de título deve ser feita exclusivamente pelo sistema. O sistema fica aberto para mudança de título para a qualificação, para a defesa e, se sugerido pela banca, após a defesa da tese.
4.3. Foi lembrado que, por enquanto, o sistema da PG somente pode ser acessado dentro da instituição por questão de segurança.
4.4. Foi lembrado ainda que a data limite para entrega do relatório de acompanhamento de projeto é 16/02.
5. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 DE MARÇO DE 2017.
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
terça-feira, 31 de janeiro de 2017
Súmula 163 Reunião do CCPG
Súmula da 163ª Reunião do CCPG
31 de janeiro de 2017
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 162ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 163ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
- Relatório de acompanhamento anual dos alunos
- Relatoria de Mudança de Título e Projeto César Pasqualleti
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de composição de banca:
Qualificação de doutorado:
Athos Poli Rigui da Silva – Maria Angela Machado de Carvalho
Data sugerida: 24/2 – 9:00 hs
Rita de Cássia Figueiredo-Ribeiro - IBt (presidente)
Ione Salgado - IBt (titular externo)
Luciano Freschi - USP (titular externo)
Catarina Nievola - IBt (Suplente interno)
Eduardo Purgatto - USP (suplente externo)
Outros nomes: Silvia Ribeiro (IBt)
Bancas de defesa de doutorado:
Cibelle Ferreira Françoso – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 21/2 – 9:00 hs
Cláudio Barbedo – orientador (presidente)
José Otávio Machado Menten – ESALQ (titular externo)
Nelson Augusto dos Santos Junior – IBt (titular interno)
João Paulo Naldi – UFABC (titular externo)
Luce Maria Brandão Torres (titular interno)
Danilo Centeno – UFABC (suplente externo)
Armando Reis Tavares – IBt (suplente interno)
Outros nomes: João José Dias Parisi (IF), José Marcos Barbosa (IBt)
Luci Kimie Okino Silva – Adriana de Mello Gugliotta
Data sugerida: 17/2 – 13:30 hs
Adriana de Mello Gugliotta - orientador (presidente)
Dácio Roberto Matheus – UFABC (titular externo)
Kátia Maria Gomes Machado- Universidade Católica de Santos (titular externo)
Edenise Segala Alves – IBt (titular interno)
Adriane Maria Ferreira Milagres - USP Lorena (titular externo)
Suplentes: Eduardo Longui (IF) (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (suplente interno)
Outros nomes: Luisa Helena dos Santos Oliveira (UFABC), Marco Aurélio Tiné (IBt)
Debora Manzano Molizane – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 23/02 – 13:30 hs
Cláudio Barbedo - orientador (presidente)
João Nakagawa - Unesp Botucatu (titular externo)
Danilo Centeno – UFABC (titular externo)
Adriana Hayashi – IBt (titular externo)
Aline Cavalari – UNIFESP Diadema (titular externo)
José Marcos Barbosa – IBt (suplente interno)
Marina Crestana Guardia - IBt (suplente externo)
Outros nomes: João Domingos Rodrigues (Unesp Botucatu)
Luciana Mollo – Catarina Carvalho Nievola
Datas sugeridas: 20 a 24 de fevereiro – 13:30 hs
Catarina Carvalho Nievola - orientador (presidente)
Rogério Suzuki - IBt (titular interno)
Elisa Mitsuko Aoyama – UFES (titular externo)
Marco A. Tiné - IBt (titular externo)
Regina M. Moraes - IBt (titular interno)
Armando Reis Tavares - IBt (suplente interno)
Vanessa Fátima de Oliveira - UMC (suplente externo)
Outros nomes: Emerson da Silva (IBt), Daniela da Silva (Centro Paula Souza)
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna
Data sugerida: 23 de fevereiro – 13:30 hs
Célia Leite Sant’Anna - orientador (presidente)
Luis Henrique Zanini Branco - UNESP Rio Preto (titular externo)
Valéria Cassano - USP (titular externo)
Marli de Fátima Fiori - CENA Piracicaba (titular externo)
Maria Teresa de Paiva Azevedo –Bioalgas (titular externo)
Suplentes: Mutuê Toyota Fujii (suplente interno), Andrea Tucci (suplente interno), Carlos Bicudo (suplente interno)
Outros nomes: Maria Ângela Menezes (Museu Nacional RJ)
Tiago Rodrigues dos Santos – Carla Ferragut
Data sugerida: 13 de fevereiro – 13:30 hs
Carla Ferragut – orientador (presidente)
Raul Henri – UNESP Botucatu (titular externo)
João Nabouti – Univ. Estadual GO (titular externo)
Liliana Rodrigues – Univ. Estadual Maringá (titular externo)
Andrea Tucci – IBt (titular interno)
Marta Lamparelli – Cetesb (suplente externo)
Célia Sant´Anna – IBt (suplente interno)
Outros nomes: Barbára Fonseca (PUC Brasília)
Lembrando a todos os docentes que a norma vigente da PG exige a entrega do exemplar na reunião do mês anterior à defesa.
3.2. Solicitação de mudança de título
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna – APROVADO
Debora Manzano Molizane - Claudio José Barbedo – Devido à incongruência do pedido e dos títulos apresentados no formulário e na tese impressa, a solicitação deverá ser refeita após a defesa.
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO
Lais Petri – Eduardo Pereira Cabral Gomes - APROVADO
3.3. Desligamento do quadro de docentes
Rita de Cássia L. Figueiredo-Ribeiro - APROVADO
3.4. Prorrogação do prazo de entrega da tese de doutorado por motivos de saúde comprovados por laudo médico
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO
3.5. Pedido de concessão de créditos extras
Beleta Baby de Lima – Edenise Segala Alves - APROVADO
3.6. Solicitação de mudança de projeto e co-orientação de tese de doutorado
Solange Eulália Brandão – Marisa Domingos
Co-orientadora: Miriam Rinaldi
Relatoria Dr. Armando Tavares – Parecer favorável - APROVADO
3.7. Pedido de convalidação de título
Priscila Primo Andrade da Silva – Vivian Tamaki
Convalidação automática, pois é aluna egressa do curso
3.8. Mudança de título e projeto
Cesar Bertaglia Pasqualetti – Nair Yokoia
Relatoria Dra. Marilia Gaspar - Parecer Favorável - APROVADO
4. INFORMAÇÕES GERAIS
Relatórios do Coleta CAPES 2016: alguns alunos e docentes ainda não entregaram.
Favor providenciar a entrega, pois a Coordenação precisa inserir os dados no sistema em tempo hábil para envio à CAPES
5. OUTROS ASSUNTOS
Relatórios anuais de acompanhamento dos discentes
Mestrado – 1º relatório deve ser entregue 1 ano após a matrícula e no 2º ano é entregue somente a dissertação
Doutorado – Três relatórios anuais e no 4º ano é entregue a tese
PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 de fevereiro de 2017
31 de janeiro de 2017
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 162ª REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 163ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
- Relatório de acompanhamento anual dos alunos
- Relatoria de Mudança de Título e Projeto César Pasqualleti
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de composição de banca:
Qualificação de doutorado:
Athos Poli Rigui da Silva – Maria Angela Machado de Carvalho
Data sugerida: 24/2 – 9:00 hs
Rita de Cássia Figueiredo-Ribeiro - IBt (presidente)
Ione Salgado - IBt (titular externo)
Luciano Freschi - USP (titular externo)
Catarina Nievola - IBt (Suplente interno)
Eduardo Purgatto - USP (suplente externo)
Outros nomes: Silvia Ribeiro (IBt)
Bancas de defesa de doutorado:
Cibelle Ferreira Françoso – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 21/2 – 9:00 hs
Cláudio Barbedo – orientador (presidente)
José Otávio Machado Menten – ESALQ (titular externo)
Nelson Augusto dos Santos Junior – IBt (titular interno)
João Paulo Naldi – UFABC (titular externo)
Luce Maria Brandão Torres (titular interno)
Danilo Centeno – UFABC (suplente externo)
Armando Reis Tavares – IBt (suplente interno)
Outros nomes: João José Dias Parisi (IF), José Marcos Barbosa (IBt)
Luci Kimie Okino Silva – Adriana de Mello Gugliotta
Data sugerida: 17/2 – 13:30 hs
Adriana de Mello Gugliotta - orientador (presidente)
Dácio Roberto Matheus – UFABC (titular externo)
Kátia Maria Gomes Machado- Universidade Católica de Santos (titular externo)
Edenise Segala Alves – IBt (titular interno)
Adriane Maria Ferreira Milagres - USP Lorena (titular externo)
Suplentes: Eduardo Longui (IF) (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (suplente interno)
Outros nomes: Luisa Helena dos Santos Oliveira (UFABC), Marco Aurélio Tiné (IBt)
Debora Manzano Molizane – Claudio José Barbedo
Data sugerida: 23/02 – 13:30 hs
Cláudio Barbedo - orientador (presidente)
João Nakagawa - Unesp Botucatu (titular externo)
Danilo Centeno – UFABC (titular externo)
Adriana Hayashi – IBt (titular externo)
Aline Cavalari – UNIFESP Diadema (titular externo)
José Marcos Barbosa – IBt (suplente interno)
Marina Crestana Guardia - IBt (suplente externo)
Outros nomes: João Domingos Rodrigues (Unesp Botucatu)
Luciana Mollo – Catarina Carvalho Nievola
Datas sugeridas: 20 a 24 de fevereiro – 13:30 hs
Catarina Carvalho Nievola - orientador (presidente)
Rogério Suzuki - IBt (titular interno)
Elisa Mitsuko Aoyama – UFES (titular externo)
Marco A. Tiné - IBt (titular externo)
Regina M. Moraes - IBt (titular interno)
Armando Reis Tavares - IBt (suplente interno)
Vanessa Fátima de Oliveira - UMC (suplente externo)
Outros nomes: Emerson da Silva (IBt), Daniela da Silva (Centro Paula Souza)
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna
Data sugerida: 23 de fevereiro – 13:30 hs
Célia Leite Sant’Anna - orientador (presidente)
Luis Henrique Zanini Branco - UNESP Rio Preto (titular externo)
Valéria Cassano - USP (titular externo)
Marli de Fátima Fiori - CENA Piracicaba (titular externo)
Maria Teresa de Paiva Azevedo –Bioalgas (titular externo)
Suplentes: Mutuê Toyota Fujii (suplente interno), Andrea Tucci (suplente interno), Carlos Bicudo (suplente interno)
Outros nomes: Maria Ângela Menezes (Museu Nacional RJ)
Tiago Rodrigues dos Santos – Carla Ferragut
Data sugerida: 13 de fevereiro – 13:30 hs
Carla Ferragut – orientador (presidente)
Raul Henri – UNESP Botucatu (titular externo)
João Nabouti – Univ. Estadual GO (titular externo)
Liliana Rodrigues – Univ. Estadual Maringá (titular externo)
Andrea Tucci – IBt (titular interno)
Marta Lamparelli – Cetesb (suplente externo)
Célia Sant´Anna – IBt (suplente interno)
Outros nomes: Barbára Fonseca (PUC Brasília)
Lembrando a todos os docentes que a norma vigente da PG exige a entrega do exemplar na reunião do mês anterior à defesa.
3.2. Solicitação de mudança de título
Watson Arantes Gama Junior – Célia Leite Sant’Anna – APROVADO
Debora Manzano Molizane - Claudio José Barbedo – Devido à incongruência do pedido e dos títulos apresentados no formulário e na tese impressa, a solicitação deverá ser refeita após a defesa.
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO
Lais Petri – Eduardo Pereira Cabral Gomes - APROVADO
3.3. Desligamento do quadro de docentes
Rita de Cássia L. Figueiredo-Ribeiro - APROVADO
3.4. Prorrogação do prazo de entrega da tese de doutorado por motivos de saúde comprovados por laudo médico
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Denise de Campos Bicudo - APROVADO
3.5. Pedido de concessão de créditos extras
Beleta Baby de Lima – Edenise Segala Alves - APROVADO
3.6. Solicitação de mudança de projeto e co-orientação de tese de doutorado
Solange Eulália Brandão – Marisa Domingos
Co-orientadora: Miriam Rinaldi
Relatoria Dr. Armando Tavares – Parecer favorável - APROVADO
3.7. Pedido de convalidação de título
Priscila Primo Andrade da Silva – Vivian Tamaki
Convalidação automática, pois é aluna egressa do curso
3.8. Mudança de título e projeto
Cesar Bertaglia Pasqualetti – Nair Yokoia
Relatoria Dra. Marilia Gaspar - Parecer Favorável - APROVADO
4. INFORMAÇÕES GERAIS
Relatórios do Coleta CAPES 2016: alguns alunos e docentes ainda não entregaram.
Favor providenciar a entrega, pois a Coordenação precisa inserir os dados no sistema em tempo hábil para envio à CAPES
5. OUTROS ASSUNTOS
Relatórios anuais de acompanhamento dos discentes
Mestrado – 1º relatório deve ser entregue 1 ano após a matrícula e no 2º ano é entregue somente a dissertação
Doutorado – Três relatórios anuais e no 4º ano é entregue a tese
PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 14 de fevereiro de 2017
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
Súmula 15 Reunião Extraordinária do CCPG
Súmula da 15ª Reunião Extraordinária do CCPG
10 de Janeiro de 2017
Foi realizada a 15ª Reunião Extraordinária do Conselho de Curso da PG no dia 10 de Janeiro de
2017 (terça-feira), das 14:00 h às 14:20 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
PROCESSOS E DECISÕES
I. Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
Paulo Roberto Torres Ortiz – Dr. Luiz Mauro Barbosa
Período: 23 a 31/01/2017
P: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
Ti: Dr. Nelson Augusto dos Santo Junior (Sementes- Ibt)
Te: Drª Fatima Piña Rodrigues (UFSCAR-Sorocaba)
Si: Drª Maria Tereza Grombone Guaratini (Ecologia- Ibt)
Se: Dr. Domingos Rodrigues (Ornamentais- Ibt)
Outros nomes: Dr. José Marcos Barbosa (Sementes- Ibt) e Dr. Eduardo Catarino (Orquidário-
Ibt)
II. A aluna de doutorado Fernanda Hurbath Pita Brandão, da Drª Inês Cordeiro optou pelo novo
regimento, adotando a qualificação no formato de artigo
III. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017,excepcionalmente às 13:00 h.
10 de Janeiro de 2017
Foi realizada a 15ª Reunião Extraordinária do Conselho de Curso da PG no dia 10 de Janeiro de
2017 (terça-feira), das 14:00 h às 14:20 h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.
PROCESSOS E DECISÕES
I. Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
Paulo Roberto Torres Ortiz – Dr. Luiz Mauro Barbosa
Período: 23 a 31/01/2017
P: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
Ti: Dr. Nelson Augusto dos Santo Junior (Sementes- Ibt)
Te: Drª Fatima Piña Rodrigues (UFSCAR-Sorocaba)
Si: Drª Maria Tereza Grombone Guaratini (Ecologia- Ibt)
Se: Dr. Domingos Rodrigues (Ornamentais- Ibt)
Outros nomes: Dr. José Marcos Barbosa (Sementes- Ibt) e Dr. Eduardo Catarino (Orquidário-
Ibt)
II. A aluna de doutorado Fernanda Hurbath Pita Brandão, da Drª Inês Cordeiro optou pelo novo
regimento, adotando a qualificação no formato de artigo
III. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017,excepcionalmente às 13:00 h.
terça-feira, 13 de dezembro de 2016
Súmula 162 Reunião do CCPG
Súmula da 162a Reunião do CCPG
13 de dezembro de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 161ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 161ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
- Valor de alimentação no restaurante para os alunos da PG
- Uso do micro-ônibus da PG pelos alunos da PG
- Atividades dos alunos
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de prorrogação de prazo de defesa de tese:
Sonia Aragaki – Dr. Eduardo Gomes
A documentação entregue pela aluna e pelo orientador foi analisada pelo CCPG. Foi apresentada documentação pertinente ao pedido. O CCPG concedeu 4 meses de prorrogação à aluna, totalizando o período máximo permitido pela CAPES (de 52 meses), sendo que o prazo máximo para defesa será 30/06/2017.
3.2 Solicitação de convalidação de título de Mestrado:
Dimas Marques do Carmo – Dr. Denilson Peralta
OK. Já foi convalidado.
3.3 Solicitação de alteração de projeto de doutorado:
Cesar B. Pasqualetti – Dra. Nair Sumie Yokoya
Enviado para relatoria da Dra. Marília Gaspar
3.4 Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
Fabio F. Carvalho – Dr. Marcos Aidar
Data prevista: 23 a 31/01/2017
Banca sugerida:
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular Interno: Dra. Catarina Nievola (IBt)
Titular externo: Dr; Tomas Ferreira Domingues (USP Ribeirão Preto)
Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Suplente externo: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt).
Outros nomes: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), Dr. Sergio Tadeu Meirelles (USP SP).
OBS: Devido ao corte da verba CAPES, a prioridade para financiamento da vinda de membros externos está sendo dada para bancas de defesa de MS e DR. O Orientador será consultado para saber se há alternativa de financiamento da vinda do membro externo.
3.5. Solicitação de co-orientação em projeto de doutorado:
Dra. Marisa Domingos solicita inclusão da Dra. Mirian C.S. Rinaldi como co-orientadora da tese de doutorado da aluna Solange Eulália Brandão –
Enviado para relatoria do Dr. Armando Tavares
4. INFORMAÇÕES GERAIS
- Prazos do relatório coleta capes 2016: Os discentes devem ficar atentos ao prazo de entrega do relatório Coleta CAPES – 20/12/2016
- Novos representantes docentes
Foram eleitos os novos representantes dos docentes em votação eletrônica realizada entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2016.
Área PVA: Marília Gaspar e Nelson Augusto dos Santos Jr. Área PAF: Carmen Lídia Amorim Pires Zottarelli e Mutuê Toyota Fujii. Os resultados serão enviados por e-mail.
- Calendario reuniões do CCPG 2017
Já está disponível no site da PG.
- Exame de Qualificação para doutorandos 2017
As novas normas para o exame de qualificação dos doutorandos que ingressaram a partir de 2017 já estão disponíveis no site da PG. Os alunos que ingressaram antes de 2017 e que queiram optar por esse novo modelo de exame, entrar em contato com a coordenação da PG.
- SisPG e documentos em papel
Os procedimentos “Alteração de título de projeto” e “Validação de créditos obtidos em outras IES” devem ser solicitados via sistema da pós-graduação (SisPG), mas a documentação pertinente deve ser encaminhada em papel. Infelizmente o sistema ainda não permite que sejam anexados documentos.
- Matriculas 2017:
As matrículas para o próximo ano serão realizadas de 20 a 24/02/2017, exclusivamente através do sistema SisPG. O comprovante de pagamento da taxa de matrícula deve ser entregue na secretaria da PG ou enviado por e-mail para pgibt@ibot.sp.gov.br ou pgibtsp@gmail.com
-Recesso da PG: 26-31/12/2016; retorno dia 02/01/2016
Entrega de documentação e eventuais solicitações à PG devem ser feitas até dia 23/12.
-Livro do Tarciso
O Dr. Tarciso Filgueiras doou dois exemplares do livro “Encruzilhada dos Tropeiros”, de sua autoria, para que fossem sorteados entre os docentes e discentes. O sorteio foi realizado durante a reunião do CCPG e os contemplados foram:
Discente: Gabriel Franco Gonçalves – aluno de MS
Docente: Dr. Emerson Alves da Silva
Os livros devem ser retirados na secretaria da PG
5. OUTROS ASSUNTOS
- Alimentação no restaurante do IBt: Os alunos solicitaram tarifas mais baratas para o almoço no restaurante do IBt. Foram informados da dificuldade em se obter desconto, tendo em vista que há subsídio do Estado para a refeição dos funcionários. A PG, juntamente com os alunos, tentará uma negociação de valor do almoço no restaurante do Jardim Botânico.
- Transporte dos alunos: Os alunos pretendem solicitar ao Instituto autorização para utilizar o micro-ônibus dos funcionários no horário de entrada e saída. Foram informados da dificuldade em se obter essa autorização, tendo em vista o número de vagas limitado e a proibição dos viajantes fazerem o translado de pé. Mas a PG se comprometeu a discutir o assunto juntamente com a DG.
Atividades para os alunos que ingressarão em 2017: Os alunos propuseram a realização de um evento de integração no dia da aula inaugural, que inclua a apresentação do programa e das diferentes linhas de pesquisa e uma confraternização. A proposta será aprofundada pelos alunos e apresentada nas próximas reuniões do CCPG.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017.
13 de dezembro de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 161ª da REUNIÂO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata da 161ª Reunião será lida e aprovada na próxima reunião do CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
- Valor de alimentação no restaurante para os alunos da PG
- Uso do micro-ônibus da PG pelos alunos da PG
- Atividades dos alunos
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Solicitação de prorrogação de prazo de defesa de tese:
Sonia Aragaki – Dr. Eduardo Gomes
A documentação entregue pela aluna e pelo orientador foi analisada pelo CCPG. Foi apresentada documentação pertinente ao pedido. O CCPG concedeu 4 meses de prorrogação à aluna, totalizando o período máximo permitido pela CAPES (de 52 meses), sendo que o prazo máximo para defesa será 30/06/2017.
3.2 Solicitação de convalidação de título de Mestrado:
Dimas Marques do Carmo – Dr. Denilson Peralta
OK. Já foi convalidado.
3.3 Solicitação de alteração de projeto de doutorado:
Cesar B. Pasqualetti – Dra. Nair Sumie Yokoya
Enviado para relatoria da Dra. Marília Gaspar
3.4 Solicitação de composição de banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
Fabio F. Carvalho – Dr. Marcos Aidar
Data prevista: 23 a 31/01/2017
Banca sugerida:
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Titular Interno: Dra. Catarina Nievola (IBt)
Titular externo: Dr; Tomas Ferreira Domingues (USP Ribeirão Preto)
Suplente interno: Dra. Silvia Ribeiro (IBt)
Suplente externo: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt).
Outros nomes: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), Dr. Sergio Tadeu Meirelles (USP SP).
OBS: Devido ao corte da verba CAPES, a prioridade para financiamento da vinda de membros externos está sendo dada para bancas de defesa de MS e DR. O Orientador será consultado para saber se há alternativa de financiamento da vinda do membro externo.
3.5. Solicitação de co-orientação em projeto de doutorado:
Dra. Marisa Domingos solicita inclusão da Dra. Mirian C.S. Rinaldi como co-orientadora da tese de doutorado da aluna Solange Eulália Brandão –
Enviado para relatoria do Dr. Armando Tavares
4. INFORMAÇÕES GERAIS
- Prazos do relatório coleta capes 2016: Os discentes devem ficar atentos ao prazo de entrega do relatório Coleta CAPES – 20/12/2016
- Novos representantes docentes
Foram eleitos os novos representantes dos docentes em votação eletrônica realizada entre os dias 08 e 12 de dezembro de 2016.
Área PVA: Marília Gaspar e Nelson Augusto dos Santos Jr. Área PAF: Carmen Lídia Amorim Pires Zottarelli e Mutuê Toyota Fujii. Os resultados serão enviados por e-mail.
- Calendario reuniões do CCPG 2017
Já está disponível no site da PG.
- Exame de Qualificação para doutorandos 2017
As novas normas para o exame de qualificação dos doutorandos que ingressaram a partir de 2017 já estão disponíveis no site da PG. Os alunos que ingressaram antes de 2017 e que queiram optar por esse novo modelo de exame, entrar em contato com a coordenação da PG.
- SisPG e documentos em papel
Os procedimentos “Alteração de título de projeto” e “Validação de créditos obtidos em outras IES” devem ser solicitados via sistema da pós-graduação (SisPG), mas a documentação pertinente deve ser encaminhada em papel. Infelizmente o sistema ainda não permite que sejam anexados documentos.
- Matriculas 2017:
As matrículas para o próximo ano serão realizadas de 20 a 24/02/2017, exclusivamente através do sistema SisPG. O comprovante de pagamento da taxa de matrícula deve ser entregue na secretaria da PG ou enviado por e-mail para pgibt@ibot.sp.gov.br ou pgibtsp@gmail.com
-Recesso da PG: 26-31/12/2016; retorno dia 02/01/2016
Entrega de documentação e eventuais solicitações à PG devem ser feitas até dia 23/12.
-Livro do Tarciso
O Dr. Tarciso Filgueiras doou dois exemplares do livro “Encruzilhada dos Tropeiros”, de sua autoria, para que fossem sorteados entre os docentes e discentes. O sorteio foi realizado durante a reunião do CCPG e os contemplados foram:
Discente: Gabriel Franco Gonçalves – aluno de MS
Docente: Dr. Emerson Alves da Silva
Os livros devem ser retirados na secretaria da PG
5. OUTROS ASSUNTOS
- Alimentação no restaurante do IBt: Os alunos solicitaram tarifas mais baratas para o almoço no restaurante do IBt. Foram informados da dificuldade em se obter desconto, tendo em vista que há subsídio do Estado para a refeição dos funcionários. A PG, juntamente com os alunos, tentará uma negociação de valor do almoço no restaurante do Jardim Botânico.
- Transporte dos alunos: Os alunos pretendem solicitar ao Instituto autorização para utilizar o micro-ônibus dos funcionários no horário de entrada e saída. Foram informados da dificuldade em se obter essa autorização, tendo em vista o número de vagas limitado e a proibição dos viajantes fazerem o translado de pé. Mas a PG se comprometeu a discutir o assunto juntamente com a DG.
Atividades para os alunos que ingressarão em 2017: Os alunos propuseram a realização de um evento de integração no dia da aula inaugural, que inclua a apresentação do programa e das diferentes linhas de pesquisa e uma confraternização. A proposta será aprofundada pelos alunos e apresentada nas próximas reuniões do CCPG.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 31 de janeiro de 2017.
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Súmula 161 Reunião do CCPG
Súmula da 161ª Reunião do CCPG – 22 de
novembro de 2016
|
Horário de início: 14h10min – Horário de término: 15h10min
|
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 159ª e
da 160ª REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
|
2.
INCLUSÕES DE PAUTA
|
2.1 Regularização do CADIN para
bolsistas CAPES
|
A Coordenação providenciará informações oficiais junto à CAPES e
comunicará os discentes.
|
2.2 Representantes discentes
|
Agradecimentos aos representantes
2015-2016: Ricardo e Beatriz (PAF); Jonathan e Vítor (PVA).
|
Boas-vindas aos representantes
2016-2017: Camila Barbosa de Araújo e Diego Alberto Tavares (PAF); Vilmar
Guerra (PVA).
|
3. PROCESSOS E DECISÕES
|
3.1 Homologação de título de doutorado
|
Roseli Betoni Bragante – Orientador (a): Dra. Rita de Cassia
Figueiredo e Coorientador (a): Dr. Claudio José Barbedo → Aprovada pelo Conselho.
|
3.1 Homologação de título de mestrado
|
Marcia Regina de Oliveira Santos – Orientador (a): Dr. Claudio José
Barbedo → Aprovada pelo Conselho.
|
3.2 Pedido de abertura de banca de
qualificação: Doutorado
|
Gustavo Henrique Jerônimo – Orientador (a): Dra. Carmen L. A.
Pires Zottarelli
|
Presidente e titular interno: Carla Ferragut
– (IBt)
|
Titular interno: Nelson Menoli Junior –
(IFSP)
|
Titular externo: André Cordeiro dos Santos –
(UFSCar/Sorocaba)
|
Suplente interno: Andrea Tucci – (IBt)
|
Suplente interno: Iracema Helena Schoenlein
Crusius – (IBt)
|
Suplente externo: Roseli Piccolo Grandi –
(IBt)
|
Data prevista: 05 a 07/12/2016.
|
3.3
Solicitação de alteração no título e projeto
|
Alteração de título: Gustavo Henrique Jerônimo - (Dr)-
Orientador (a): Dra. Carmen Lidia A. P Zottarelli → Aprovada pelo Conselho.
|
Alteração de título: Debora Manzoni Molizoni - (Ms)-
Orientador (a): Dr. Claudio José Barbedo →
Aprovada pelo Conselho.
|
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
|
4.1 Solicitação de alteração de título
de projeto:
|
Deverá ser feita via Sistema da Pós-Graduação e enviar
documentação comprobatória (carta com justificativa do orientador) para o e-mail
da coordenação: pgibt70@gmail.com
|
4.2 Calendário
para as reuniões do CCPG/2017:
|
As reuniões serão realizadas toda terceira terça-feira de cada mês, com exceção do mês de janeiro cuja reunião se
realizará dia 31/01/2017. Posteriormente, o calendário será divulgado no site
da PG.
|
5. OUTROS ASSUNTOS
|
5.1 Coleta CAPES
|
Prazo para Discentes
Regulares (matriculados): até o dia 20/12/2016.
|
Prazo para Egressos (alunos que defenderam
nos últimos três anos): a coordenação enviará informações a partir de
28/11/2016.
|
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Sumula 160 Reunião CCPG
Pauta da 160 ª Reunião do CCPG
18 de outubro de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 159ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Será realizada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Eleições de representantes docentes e discentes
2.2 Verba PROAP
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Homologação de título de doutorado
Stéfano Zorzal de Almeida - Dra. Denise de Campos Bicudo . aprovada pelo Conselho.
3.2 Pedido de abertura de banca de qualificação de Mestrado:
Alex Almeida Alcântara - Dra. Adriana de Mello Gugliotta para 28 de novembro de 2016.
P e Ti: Dra. Carmen Lidia Pires Amorim Pires-Zotarelli (IBt)
T: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
T: Dr. Luis Mauro Barbosa (IBt)
Si: Dr. Nelson Menolli Jr. (IBt)
Se: Dra. Silvia Guimarães Pitta (IBt)
Outros nomes: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Outros nomes: Dr. Décio Luis Semensato Jr. (UNIFESP)
3.3 Solicitação de alteração no título e projeto
Gustavo Henrique Jeronimo (Doutorado) – Dra. Carmen Lidia A. P. Zottarelli . A coordenação encaminhará para relatoria da Dra. Rosely Ana P. Grandi.
3.4 Solicitação de alteração em disciplina – PAF – 05
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli . aprovada pelo Conselho.
3.5 Cancelamento de inscrição em disciplina:
Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fábio de Barros . aprovada pelo Conselho.
Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii . aprovada pelo Conselho.
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Palestra 24/10/2016 das 10 às 12hs – auditório
Dr. Gerald Guala – Biodiversity Information Serving Our Nation – BISON Integrated Taxonomic Information System – ITIS.
4.2 Divulgação das dissertações e teses
Atenção, as dissertações e teses que não podem ser automaticamente publicadas no site do Programa por questões de novidade taxonômica, patentes, etc devem ser prontamente avisados via carta do orientador junto com os documentos da homologação. O tempo de retenção será de um ano, prorrogável por mais um ano.
4.3 Cadastro de Biometria dos alunos
Tratar com Giuliano, ainda faltam 28 alunos. Por favor, se apressem em fazer.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Eleições de Representantes Docentes e Discentes
O processo eleitoral será conduzido e na próxima reunião os novos representantes assumirão.
5.2 Verba PROAP
A verba se iniciou dia 08 de agosto de 2016. Gastos anteriores a essa data não poderão ser pagos. Os pedidos devem ser feitos via formulário disponível no site. A verba foi bastante reduzida então o programa tentará distribuir da melhor forma possível, porém com muitas restrições. Serão priorizados bolsistas CAPES.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de novembro de 2016
18 de outubro de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 159ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
Será realizada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Eleições de representantes docentes e discentes
2.2 Verba PROAP
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Homologação de título de doutorado
Stéfano Zorzal de Almeida - Dra. Denise de Campos Bicudo . aprovada pelo Conselho.
3.2 Pedido de abertura de banca de qualificação de Mestrado:
Alex Almeida Alcântara - Dra. Adriana de Mello Gugliotta para 28 de novembro de 2016.
P e Ti: Dra. Carmen Lidia Pires Amorim Pires-Zotarelli (IBt)
T: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
T: Dr. Luis Mauro Barbosa (IBt)
Si: Dr. Nelson Menolli Jr. (IBt)
Se: Dra. Silvia Guimarães Pitta (IBt)
Outros nomes: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Outros nomes: Dr. Décio Luis Semensato Jr. (UNIFESP)
3.3 Solicitação de alteração no título e projeto
Gustavo Henrique Jeronimo (Doutorado) – Dra. Carmen Lidia A. P. Zottarelli . A coordenação encaminhará para relatoria da Dra. Rosely Ana P. Grandi.
3.4 Solicitação de alteração em disciplina – PAF – 05
Dra. Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli . aprovada pelo Conselho.
3.5 Cancelamento de inscrição em disciplina:
Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fábio de Barros . aprovada pelo Conselho.
Beatriz Brunelli de Souza – Dra. Mutue Toyota Fujii . aprovada pelo Conselho.
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Palestra 24/10/2016 das 10 às 12hs – auditório
Dr. Gerald Guala – Biodiversity Information Serving Our Nation – BISON Integrated Taxonomic Information System – ITIS.
4.2 Divulgação das dissertações e teses
Atenção, as dissertações e teses que não podem ser automaticamente publicadas no site do Programa por questões de novidade taxonômica, patentes, etc devem ser prontamente avisados via carta do orientador junto com os documentos da homologação. O tempo de retenção será de um ano, prorrogável por mais um ano.
4.3 Cadastro de Biometria dos alunos
Tratar com Giuliano, ainda faltam 28 alunos. Por favor, se apressem em fazer.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Eleições de Representantes Docentes e Discentes
O processo eleitoral será conduzido e na próxima reunião os novos representantes assumirão.
5.2 Verba PROAP
A verba se iniciou dia 08 de agosto de 2016. Gastos anteriores a essa data não poderão ser pagos. Os pedidos devem ser feitos via formulário disponível no site. A verba foi bastante reduzida então o programa tentará distribuir da melhor forma possível, porém com muitas restrições. Serão priorizados bolsistas CAPES.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de novembro de 2016
terça-feira, 13 de setembro de 2016
Súmula 159 Reunião do CCPG
Súmula da 159ª Reunião do CCPG – 13 de
setembro de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 156ª ,157ª e 158ª das REUNIÕES ORDINÁRIAS
DO CCPG
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Bolsa
sanduíche: Apenas três alunos entregaram a documentação, que deverá ser
analisada pela coordenação do programa. Não haverá necessidade de criar
comissão de avaliação, pois caso todos preencham as condições determinadas pela
CAPES, cada um deles poderá ter 4 meses de bolsa, período mínimo exigido pela
CAPES para o desenvolvimento do estágio no exterior.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1 Homologação de título de mestrado
Celso
Markowitsch Jose – Dra. Maria Tereza G. Guaratini - Homologado
Zedenil
Rodrigues Mendes – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley - Homologado
Valéria
Leobina dos Santos – Dra. Cinthya Fernandes P. da Luz - Homologado
3.2 Homologação de título de doutorado
Augusto
Francener Gonzaga Nogueira – Dra. Maria Cndida H. Mamede - Homologado
Pryscilla
Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo - Homologado
Leila
Milena Diaz Camacho – Dra. Marilia Gaspar - Homologado
3.3 Cancelamento de disciplinas: Todos os cancelamentos
autorizados
Andréa Sampaio Dias (Dr. ) – Dra. Andrea Tucci
Camila
Barbosa de Araújo ( Dr.) – Dr. Carlos Eduardo de M. Bicudo
Daniela Harumi Chen (Ms) – Dra. Mutue T.
Fujii
Gabriel
Franco Gonçalves (Ms) – Dr. Fábio de
Barros
Solange
Eulália Brandão (Dr.) – Dra. Marisa
Domingos
Marcela
Regina Gonçalves da Silva Engela ( Dr.) – Dra. Marisa Domingos
3.4 Solicitação de composição de banca de EQ –
Mestrado
Julia
Zardi de Castro – Dra. Nair Sumie Yokoya
Presidente: Dra. Mutuê T. Fujii
Titular Externo: Dra. Aline Paternostro
Titular Externo: Dra. Estela Maria Plastino
Suplente interno: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho
Suplente interno:
Dra. Andrea Tucci
Suplente externo: Dra. Luciana Bastos Ferreira
3.5
Solicitação de pedido de banca de dissertação:
Priscila Primo Andrade Silva – Dra.
Vivian Tamaki
Presidente:
Dra. Vivian Tamaki
Titular
interno: Dr. Marcos Aidar
Titular
interno: Dr. Rogério M. Suzuki
Suplente
interno: Dr. Armando Tavares
Suplente
externo: Dr. Edson Chu
Suplente
externo: Dr. Marco Tiné
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
5. OUTROS ASSUNTOS
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18
de outubro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)