São
Paulo, 28 de julho de 2020. VII REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE -
ASSUNTO: Reunião Ordinária do Conselho do Curso de
Pós-Graduação-IBt de 2020, que aconteceu às 14h, online por
videoconferência no Meets, para tratar dos assuntos a seguir:
1.
Inclusão da Pauta
-
Confirmação por email / ou sistema sobre os novos prazos de defesa
e bolsa.
-
Aumentar o número de créditos externos aceitos no prazo da
pandemia.
-
Disponibilizar no site da pós o quali novo dos periódicos.
-
Protocolo de retorno nos laboratórios e alojamento.
-
Informações de bolsa.
2.
Aprovação da Ata da Reunião Ordinária no 04/2019 do CCPG: A
Ata da 06/2020 Reunião Ordinária do CCPG será lida na próxima
reunião do Conselho.
3.
Solicitações:
a.
Prorrogação do prazo de defesa
Marcela
Regina Gonçalves da Silva Engela
(Dr) / Orientadora: Dra. Marisa Domingos - Justifica OK –
APROVADO.
Vera
Lygia El Ig
(Dr.) / Orientador: Dr. Nelson Augusto dos Santos Junior -
Justificativa OK - APROVADO.
b.
Prorrogação da homologação de Título
Andrea
Sampaio Dias (Dr)/ Orientadora: Andréa Tucci - APROVADO.
c.
Alteração de projeto
Rafael
Caetano da Silva / Orientadora:
Dra. Marilia Gaspar - APROVADO
4.
Cancelamento de matrícula em disciplina
Gledson
Julio da Silva / Disciplina:
Análises computacionais em estudos sistemáticos /Justificativa:
Cancelamento em virtude da Covid-19 – APROVADO.
Amanda
da Paixão Noronha Pereira
/ Disciplina: Análises computacionais em estudos sistemáticos /
Justificativa: Cancelamento em virtude da Covid-19 – APROVADO.
Eduardo
Muniz Filho / Disciplina:
Análises computacionais em estudos sistemáticos / Justificativa:
Cancelamento em virtude da Covid-19 - APROVADO.
5.
Banca de qualificação de doutorado
Amanda
da Paixão Noronha Pereira / Orientadora: Dra. Maria Beatriz
Rossi Caruzo / Título do trabalho: “Sistemática de Croton
sect. Barhamia subsect. Medea (Euphorbiaceae)”
Data:
21/08/2020
Banca
sugerida: Dra. Inês Cordeiro – IBt (presidente)
Dra.
Renata Maria Strozi Alves Meira – UFV (titular externo)
Dr.
Otavio Luis Marques da Silva – IBt (titular externo)
Dra.
Carla Poleselli Bruniera – UNIFESP (suplente externo)
Dra.
Rosângela Simão Bianchini – IBt (suplente interno)
5.
Banca de qualificação de mestrado
Eduardo
Muniz Filho / Orientadora: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo /
Título do trabalho: “O gênero Croton (Euphorbiaceae) no
Distrito Federal, Brasil”
Data:
14/08/2020
Banca
sugerida:
Dra.
Inês Cordeito – IBt (presidente)
Dra.
Taciana Barbosa Cavalcanti – Embrapa (titular externo)
Dra.
Fatima Otavina de Souza Buturi – USJT (titular externo)
Dra.
Carla Poleselli Bruniera – UNIFESP (suplente externo)
Dra.
Rosângela Simão Bianchini – IBt (suplente interno)
Ruan
de Oliveira Carneiro / Orientadora: Dra. Carla Ferragut / Título
do trabalho: “Avaliação do potencial de remoção de nutrientes
da água pelo perifíton em substrato artificial com vistas à
oligotrofização de lagos e reservatórios”
Data:
24/08/2020
Banca
sugerida: Dra. Denise de Campos Bicudo – IBt (presidente)
Dra.
Tatiane Araujo de Jesus – UFABC (titular externo)
Dr.
Levi Pompermayer Machado – UNESP (titular externo)
Dr.
Thiago Rodrigues dos Santos – IBt (suplente externo)
Dra.
Andrea Tucci – IBt (suplente interno)
Outros
nomes: Dra. Luciane Oliveira Crossetti - UFRGS; Ilka Schincariol
Vercellino – Centro Universitário São Camilo
Obs.
Faltou incluir no SISPG
6.
Convalidação de título
Janaina
Pinheiro Costa / Orientador :Eduardo P. Gomes - APROVADO
Marcela
Regina Gonçalves da Silva Engela / Orientadora: Dra. Marisa
Domingos - APROVADO
Solange
Eulália Brandão
/ Orientadora: Dra. Marisa Domingos - APROVADO
7.
Solicitação de credenciamento de disciplina
Docente:
Silvia Ribeiro de Souza; colaboradoras Inês Cordeiro e Luce Maria
Brandão Torres
Disciplina:
Óleos essenciais de espécies aromáticas: aspectos químicos,
biológicos e terapêuticos, foi incluída no SISPG, condensada: 30
horas. - APROVADO pois já foi pré analisada pela Coordenação.
Docente:
Anselmo Nogueira - UFABC - Delineamento Experimental, deve ser
realizado a inscrição o SISPG e segue para relatoria.
8.
Homologação de título
Andrea
Dias Sampaio (Dr) / Orientadora: Dra. Andrea Tucci - Documentação
ok - APROVADO
Ana
Lucia de Jesus (Dr) - Carmen L.P. Zotarelli - Documentação
ok - APROVADO
Aline
Testoni (Me) / Orientador: Dr. Claudio José Barbedo -
Documentação ok - APROVADO
Jéssica
Soares da Lima (Me) / Orientador: Dr. Denilson Fernandes Peralta
- Documentação ok - APROVADO.
Isabela
Pedroni Amorin (Me) / Orientador: Cláudio José Barbedo -
Documentação ok - APROVADO
9.
Co-orientação
Fernanda
Petrongari / Orientadora: Dra. Rosângela Simão Bianchini /
Co-orientadora: Dra. Ana Rita Giraldes Simões - Documentação ok -
APROVADO.
Raphael
Caetano da Silva / Orientadora: Dra. Marisa Domingues /
Co-orientador: Haley Caixeta de Oliveira - UEL - Documentação ok -
APROVADO.
10.
Matrícula de egressos no doutorado
Marcela
Inácio da Silva / Orientador: Dra. Adriana Gugliotta - O projeto
segue para relatoria Nelson Menolli Junior
Simone
Soares da Silva / Orientadora: Dra. Rosângela Simão Bianchini -
O projeto segue para relatoria Ines Cordeiro.
11.
Informes
-
Informação de bolsas - Denise - Houve instrução sobre pedido de
prorrogação das bolsas, não houve retorno ainda, e a Denise
orienta que é necessário não contar com essa prorrogação de 2
meses - Thais Soares foi a única que (Capes todos houveram
prorrogação de 3 meses automático, já o CNPq não houve retorno e
como está sendo modificado o método de pedido de bolsas
provavelmente não haverá essa prorrogação); os bolsistas Capes
podem consultar pelo os prazos de bolsas no link:
https://scba.capes.gov.br/
-
confirmação por e-mail dos prazos de bolsa e defesa - Higor -
Segundo a Coordenação todos os alunos tiveram automaticamente de 3
meses de prorrogação pela Pós Graduação, esta informação não
constar no SISPG;
-
Crédito de Disciplinas Externas aumentar o número nessa época de
Pandemia - Higor - Faz parte do regimento que foi enviado para
aprovação do Curso do Instituto;
-
Novo Qualis dos periódicos - Higor - A coordenação recebeu a
mensagem sobre o novo Qualis, e estamos esperando o envio da
Classificação dos Periódicos;
-
Protocolo de retorno de Laboratórios e Alojamento - Higor - Durante
o período de quarentena não haverá retorno dos laboratórios, e
após haverá o retorno gradual, mas em casos urgentes os
orientadores podem ir ao Instituto.
-
Experiência da realização de Seminários Gerais de maneira
virtual, a coordenação gostou da experiência e da participação
dos docentes;
-
Eleição para coordenadores de áreas de PAF e PVA: somente houve
inscritos pela PVA, está aberto até agosto;
-
Chamada pública CNPq sobre bolsas de Mestrado e Doutorado: Nesse
novo esquema o coordenador irá entrar no sistema e pedir as bolsas
regularmente como se fosse um projeto e ainda está ocorrendo
adaptação;.
-
Reunião de coordenadores de pós-graduação na área de
Biodiversidade; tratam das reivindicações dos cursos do país, uma
delas a prorrogação do coleta capes até março/2021 com a opção
de incluir novos itens no relatório Coleta CAPES; Informações
constam no Blog;
-
Processo seletivo: Inês descreveu que funcionou e 14 alunos foram
aprovados.
-
Os prazos de matrícula para novos estudantes será decidido em
breve. * Não é necessário o pagamento da taxa de matrícula.
Alguns alunos pagaram a taxa e ela não é reembolsável.
A
proficiência em inglês será necessária no ato da matrícula e
possui validade de três anos desde a data de expedição.
-
Devido a Pandemia o período da próxima seleção irá ser
divulgado, mas a princípio irá acontecer; lembrando que a
suficiência/proficiência deve ser entregue no momento da matrícula,
não mais durante o processo seletivo;
-
Oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2020, todas serão on
line;
-
Os protocolos de retorno só serão elaborados quando a quarentena
acabar. Informações
pontuais
devem ser discutidas com os próprios orientadores.
-
Devido ao SISPG a disciplina “Análises computacionais em estudos
sistemáticos” teve de ser cancelada por uma via não usual, assim
foi pedido para todos pedissem cancelamento na disciplina o que
facilitaria o cancelamento da mesma: para os alunos que estão fora
do IBT é possível acessar o SISPG usar este link:
http://200.144.29.107/botanicaweb/login.xhtml
12.
Próxima reunião: 18 de agosto.