Súmula da 158ª
Reunião do CCPG – 16 de agosto de 2016
1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 156ª e 157ª das REUNIÕES ORDINÁRIAS DO
CCPG – serão feitas na
próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Exame de inglês
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1. Homologação de título de Mestrado:
Ana Clara Ferreira Baptista Araújo- Dr. Claudio José Barbedo -> Os
documentos foram verificados e o título foi homologado.
3.2. Convalidação dos créditos em disciplinas
de outra IES:
Rodrigo Sampaio Rodrigues – Dr. Tarciso Sousa Filgueiras -> Os
documentos foram verificados e foram aprovados 8 créditos.
Gabriel Franco Gonçalves
– Dr. Fabio de Barros -> Os documentos foram verificados e foram
aprovados 3 créditos.
Fernanda Hurbath Pita
Brandão – Dra. Inês Cordeiro -> Os documentos foram verificados e foram
aprovados 2 créditos.
3.3. Convalidação de título de Mestrado:
Andréa Sampaio Dias – Dra. Andrea Tucci -> Os
documentos foram verificados e os 30 créditos correspondentes ao curso de
mestrado foram convalidados.
Leonardo Hamachi – Dr. Marcos Pereira Marinho
Aidar -> Os documentos foram verificados e os 30 créditos correspondentes ao
curso de mestrado foram convalidados.
3.4 Relatorias:
3.4.1. Parecer da Dra. Regina Maria de Moraes sobre alteração
no título do projeto do aluno Fábio Fernandes Carvalho, orientando do Dr.
Marcos Pereira Marinho Aidar -> De acordo com o parecer, o novo título foi
APROVADO.
3.4.2. Parecer da Dra Maria Tereza Grombone Guaratini sobre alteração
no enfoque do projeto e co-orientação da Dra Poliana Ramos Cardoso no projeto
da aluna Francine Faia Fernandes, orientanda da Dra. Marisa Domingos -> De acordo
com o parecer, o novo enfoque do projeto foi APROVADO e a co-orientação foi
APROVADA.
3.4.3. Parecer
do Dr Armando Tavares Reis sobre alteração no título e projeto do aluno Vitor
Hugo de Melo Almeida, orientando do Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar -> De acordo
com o parecer, o novo título foi APROVADO e o projeto foi APROVADO.
ATENÇÃO: As solicitações de mudança de título devem
ser realizadas via sistema, pelo login do orientador e a justificativa deve ser
entregue impressa na secretaria. Se forem mudanças no título e projeto, a
solicitação deve ser feita via sistema e cópia impressa do novo projeto e
justificativa a ser entregue na secretaria, para relatoria.
3.5. Solicitação de pedido de banca de
qualificação de doutorado:
Viviana Motato-Vásquez – Dra.
Adriana de Melo Gugliotta. Data: 26/09/2016
Presidente: Dr. Nelson Menolli
Jr. (IBt)
Titular Ext.: Dr. Juliano Marcon
Baltazar (UFSCar)
Titular Ext.: Dra. Valéria
Cassano (USP)
Suplente Int.: Dra. Mutue Toyota
Fujii (IBt)
Suplente Int.: Dra. Carmem Lidia
Pires Amorim Zotarelli (IBt)
Outros nomes: Dra. Larissa T.
Pereira (UEM)
Salienta-se que a aprovação da
banca está condicionada a alteração do título da súmula, devendo ser enviada
uma nova súmula com título e abrangências originais.
3.6. Cancelamento de disciplinas:
Camila Barbosa Araújo – Dr Carlos
Eduardo de Mattos Bicudo à APROVADO
Observação: Devido a um problema no sistema, a coordenação não consegue
visualizar o nome da disciplina requerida para cancelamento. Dessa forma,
solicita-se que o requerimento solicitado pelo aluno e orientador mencionem o
nome da disciplina na justificativa. Em breve, o sistema será corrigido.
3.7. Solicitação de alteração de título da tese
de Viviana Motato-Vásquez, orientanda da Dra. Adriana de Mello Gugliotta
Alteração
de título implica em mudança no projeto. Aluno necessita solicitar mudança no
projeto e título com justificativa e projeto impresso.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Mudança no Exame de Qualificação para doutorado:
as mudanças serão implementadas para os alunos matriculados em 2017. Alunos
antigos podem optar pelo novo regimento e seguir as regras da nova
qualificação. As novas regras serão divulgadas em breve pela PG.
4.2. A PG pede atenção para que os orientadores e
alunos matriculados realizem todas as solicitações somente via sistema.
4.3. Formulário de avaliação das disciplinas: salienta-se
a importância de se preencher essa avaliação, pois ela foi uma demanda dos
próprios alunos e serve como feedback
para os professores das disciplinas e para constante melhoria do curso.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1. Bolsa doutorado sanduiche no exterior
No total, quatro alunos manifestaram
interesse pela bolsa. A CCPG montará uma comissão para avaliação e
classificação dos candidatos, uma vez que o mínimo são 4 meses de bolsa, o que
resulta em 3 alunos (12 meses de bolsa ao total para o programa). O prazo para
entrega dos documentos dos alunos interessados será na próxima reunião da CCPG
(13 de setembro de 2016).
5.2. Vagas para 2017
Os critérios para as vagas para alunos,
por docente, serão os mesmos do ano passado (2016) e já estão disponíveis no
site.
5.3. Exame de Inglês
O prazo para o exame de inglês –
requisito para o processo seletivo da PG - pela FFLCH-USP já foi encerrado. A
segunda chamada para inscrições para o exame de inglês pela SEVEN será entre os
dias 15 a 20/08/2016.
6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 13 de setembro de 2016.
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