1) Inclusão da Pauta:
- Cancelamento de disciplina
- Informação e Divulgação sobre Censo Capes
- Cota do Bilhete Único - SP Trans
2) Solicitações:
2.1 – Homologação de título:
- Doutorado:
a) Leandro Amaral Herrera – Orientadora: Nair Sumie Yokoya
Homologação de Título Aprovadas pelo Conselho
Com ressalvas: Solicitar carta a curadoria do Herbario
b) Luana de Souza Prochaska – Orientador: Anselmo Nogueira
Homologação de Título Aprovadas pelo Conselho
Com ressalvas: Inserir na tese a lista de figuras, conforme indicado no site,
2.2 – Banca de Defesa de Doutorado e Alteração de Título
a) Janaina Pinheiro Costa – Orientador: Inês Cordeiro
Data prevista: 28/11/2025 – 13:30 – presencial Prédio 14- Sementes
Título atual do trabalho: “Traços Funcionais em comunidade vegetal de Mata Atlântica”
Título pedido: “Composição florística e estrutural de vegetação secundária com ou sem eucalipto no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
Presidente:
- Inês Cordeiro – Instituto de Pesquisas Ambientais
Titulares:
Interno:
- Marisa Domingos – Instituto de Pesquisas Ambientais
- Rosangela Simão Bianchini – Instituto de Pesquisas Ambientais
Externos:
- Frederico Alexandre Roccia Dal Pozzo Arzolla – Instituto de Pesquisas Ambientais - HF
- Ricardo José Francischetti Garcia - Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - PMSP
Suplentes:
Interno:
- Clóvis José Fernandes de Oliveira – Instituto de Pesquisas Ambientais
Externos:
- Lúcia Rossi – Instituto de Pesquisas Ambientais
Banca de Defesa de Doutorado e Alteração de Título Aprovadas pelo Conselho
b) Simone Soares Silva - Orientadora - Rosangela Simão Bianchini
Data prevista: 27/11/2025, às 9:00hs, videoconferência.
Título do Trabalho: “ Cuscuta L. (Convolvulaceae) para o Brasil”
Presidente:
- Rosangela Simão Bianchini - Instituto de Pesquisas Ambientais
Titulares:
Externos:
- Mayara Pastore – Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Sustentável
- Ana Rita Giraldes Simões – Universidade: Missouri Botanical Garden
- Sonia Aragaki – Instituto de Pesquisas Ambientais
- Greta Aline Dettke – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Suplentes:
Interno:
- Inês Cordeiro – Instituto de Pesquisas Ambientais
Externos:
- Priscila Porto Alegre Ferreira – Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
- Paulo Affonso – Faculdade das Américas
Banca de Defesa de Doutorado e Alteração de Membros da Banca Aprovadas pelo Conselho
2.3 – Banca de Defesa de Mestrado:
a) Barbara Sousa dos Santos – Orientadora: Catarina Carvalho Nievola
Data prevista: 11/11/2025 – 14:00hs – videoconferência
Título do trabalho: “Avaliação da resistência à falta de água no fitotelma de plantas da bromélia rupícola e ornamental, Alcantarea imperialis (Carrière) Harms”
Presidente:
- Catarina Carvalho Nievola – Instituto de Pesquisas Ambientais
Titulares:
Internos:
- Marisa Domingos- Instituto de Pesquisas Ambientais
Externos:
- Helenice Mercier – Universidade de São Paulo
Suplentes:
Interno:
- Marilia Gaspar – Instituto de Pesquisas Ambientais
Externo:
- Danilo de Cruz Centeno – Universidade federal do ABC
Outros nomes:
-Emerson Alves da Silva – Instituto de Pesquisas Ambientais
- Luciana Mollo – Colégio Singular
Banca de Defesa de Mestrado Aprovada pelo Conselho
2.4 – Banca de Exame de Qualificação Doutorado:
a) Karina Ap. Sarilho Carvalho de Oliveira – Orientadora: Nair Sumiê Yokoya
Data prevista: 28/11/2025 – 14:00 hs – videoconferência
Título do trabalho: “Crescimento, produtividade e respostas bioquímicas de Kappaphycus alvarezii (Rhodophyta) cultivada em águas subtropicais com diferentes níveis de eutrofização”
Presidente:
- Carla Ferragut – Instituto de Pesquisas Ambientais
Titulares:
Externos:
- Eliane Marinho Soriano – Universidade Federal do Rio Gde do Norte-UFRN
- Kleber Campos Miranda Filho – Universidade federal de Minas gerais - UFMG
Suplentes:
Interno:
- Mutue Toyota Fujii – Instituto de Pesquisas Ambientais
Externo:
- Marcella Araújo do Amaral Carneiro – Universidade Federal do Rio Gde do Norte - UFRN
Outros nomes: Gilberto Caetano Manzoni – Universidade do Vale de Itajaí - UNIVALI –
Banca de Qualificação de Doutorado Aprovada pelo Conselho
2.5 – Prorrogação no prazo de homologação de Doutorado:
- Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira – Maria das Graças Lapa Wanderley
Prorrogação de Homologação de Titulo de Doutorado Aprovada pelo Conselho
2.6 – Solicitação de Co-orientação:
- Amanda Ap. Vianna Assad – Rosangela Simão Bianchini
Co-orientador: Dr Andre Luiz da Costa Moreira
Solicitação de Co-orientação Aprovada pelo Conselho
- Êmille Natane de Araújo Barbosa – Nair Sumie Yokoya
Co-orientador: Dr. George Emanuel Cavalcanti de Miranda
Solicitação de Co-orientação Aprovada pelo Conselho
2.7 - Cancelamento de matricula em disciplinas:
- Simone Soares da Silva -Rosangela Simão Bianchini
Disciplina – Formação prática do pesquisador-docente e o ingresso na carreira acadêmica – Maria Beatriz Rossi Caruzo
A Solicitação será avaliada em reunião da Comissão da Pós-Graduação.
- Matheus Henrique Pereira Siqueira – Anselmo Nogueira
Desvendando e metaboloma de espécies vegetais: da teoria à prática em metabolômica não direcionada
A Solicitação de Cancelamento de Matrícula de Disciplina foi Reprovada pelo Conselho.
Segundo o Regimento, a solicitação não pode ser atendida, pois foi realizada duas semanas após o prazo estabelecido. Conforme o Art. 27 do Regimento: “O aluno terá direito a cancelar matrícula em disciplina não condensada até, no máximo, quatro semanas após o início do período letivo e, em disciplina condensada, até transcorridos 15% das aulas.”
2.8 – Validação de créditos em disciplina externa / eventos:
- Julio Avanzo Neto – Clóvis José Fernandes de Oliveira Junior
Disciplina: Tópicos Especiais: Desenvolvimento territorial sustentável- 45 hs = 03 créditos
– Prof. Fábio Luiz Búrigo – Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
A Validação de Crédito Aprovada pelo Conselho.
- Ruan de Oliveira Carneiro – Carla Ferragut
Participação no 37º Congresso Internacional de Limnologia (SIL 2024), Foz do Iguaçu, período de 05 a 09 de maio de 2024- tema apresentado: Resposta da comunidade de algas perifíticas a disponibilidade de nutrientes e mudanças climáticas: aplicação de biorreatores para remoção de fósforo” = 01 crédito
A Validação de Crédito Aprovada pelo Conselho.
3) Avisos:
3.1 Cancelamento de Disciplina
A justificativa de Cancelamento de Disciplina deverá informar a frequência, período de início e fim da execução e motivo do cancelamento.
Se é recomendado aos alunos a leitura do Regimento do Programa, presente em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/pgibt/menu-2/regimento/
3.2 Censo Capes
Os discentes devem estar atentos à informatização da Plataforma Sucupira e do Censo Capes. É necessário atualizar as informações no campo “Meus Dados” dentro do sistema, que será utilizado nas atividades acadêmicas da Pós-Graduação e vinculado ao histórico individual de cada discente.
Segue abaixo a íntegra das instruções encaminhadas por e-mail, contendo as orientações para atualização:
“ Prezados docentes, representantes dos discentes e pós-graduandos,
A CAPES está mudando todos os processos, os quais, ao que tudo indica, facilitará a rotina dos Programas de Pós-Graduação. A principal mudança refere-se a coleta de informações por meio da integração de sistemas e bases de dados. Nesse sentido, os indicadores persistentes (Lattes, ORCID, Scopus, ResearchID) assumem papel chave na avaliação dos Programas, pois serão usados para identificar a produção de docentes, discentes e pós-doutorandos.
Desta forma, solicitamos que atualizem seus dados e indicadores persistentes em MEUS DADOS da CAPES (https://meusdados.capes.gov.br ; acesso é via gov.br). Alternativamente, é possível acessar MEUS DADOS via Plataforma Sucupira (https://sucupira.capes.gov.br/; acesso gov.br) clicando em atualizar dados.
O prazo para atualização é impreterivelmente até o dia 10 de novembro de 2025. O processo é relativamente rápido.
A Coordenação, via Plataforma Sucupira, consegue visualizar os indicadores persistentes de cada docente, discente e pós-doutorando.
Lembrem-se de que a atualização da produção será acessada exclusivamente via indicadores persistentes. Assim, dados não vinculados não serão coletados, o que terá reflexos negativos sobre a nota do PPG. Acreditamos que essa base de dados será utilizada em diferentes tipos de avaliação, tanto pela própria CAPES quanto pelo CNPq.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail da Coordenação; faremos o possível para auxiliar.
Desde já agradecemos a colaboração.
Coordenação da PPG”
3.3 Cota do Bilhete Único - SP Trans
Foi informado pelos pós-graduandos que fazem uso da cota estudantil de transporte para deslocamento até o Instituto, a fim de realizarem suas atividades, que os valores recebidos mensalmente não são suficientes para cobrir suas necessidades de deslocamento, sendo o crédito atual inferior à quantidade de dias de atividade, correspondendo a igual ou menos de 15 dias.
A situação foi debatida junto ao Conselho, especialmente quanto aos problemas relacionados à recarga dos cartões dos alunos, uma vez que a SPTrans não tem apresentado soluções efetivas.
Diante disso, foi deliberado que será realizado um levantamento do uso da cota pelos alunos e dos problemas enfrentados, a fim de que seja encaminhada uma solicitação de providências à empresa responsável.
3.4 Representante PAF no Conselho.
A atual membro do Conselho deverá solicitar e comunicar formalmente, por meio do e-mail institucional do Conselho, sua alteração quanto à participação neste colegiado.
Ficou definido que, em decorrência da saída da Dra. Andréa Tucci, será realizada nova eleição para representante do PAF.
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