112ª REUNIÃO CCPG
16 de outubro de 2012
- LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 111ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada
pelo conselho.
- INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Cotas para
alunos com necessidades especiais
2.2 Formulários
do site
3. PROCESSOS E
DECISÕES
3.1
Homologação de Títulos:
- Daiane Teixeira da Silva –
MS (Dra Regina Maria de Moraes)
- Janaina Gomes da Silva –
MS (Dr Marcos Pereira Marinho Aidar)
- Majoi de Novaes Nascimento
– MS (Dra Denise de Campos Bicudo)
- Pryscilla Denise Almeida da
Silva – MS (Dra Denise de Campos Bicudo)
- Simone Ferreira da Silva –
MS (Dra Regina Maria de Moraes)
Os discentes apresentaram todos os
documentos exigidos e os títulos foram homologados.
3.2
Solicitação de Bancas de Exame de Qualificação:
- Camila Francieli da Silva
Malone – DR (Dra Célia Leite Sant’Anna)
Titular interno
(Presidente): Dra Marilia Gaspar
(IBT)
Titular externo:
Dra Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Titular externo:
Dra Valéria Cassano (IB - USP)
Suplente externo:
Dra Diclá Pupo dos Santos (IBT)
Suplente externo:
Estela Maria Plastino (IB - USP)
Suplente interno:
Dra Mutue Toyota Fujii (IBT)
Suplente interno:
Dra Carla Ferragut (IBT)
Período sugerido:
5 a 13 de novembro de 2012
- Fernanda Karstedt –
DR (Dra Marina Capelari)
Titular interno
(Presidente): Dra.
Carmen L. A. Pires Zottarelli (IBT)
Titular externo:
Dra. Valéria Cassano (IB - USP)
Titular externo:
Dra Agostina Virginia Amarano (IBT)
Suplente externo:
Dr. Denilson Peralta (IBT)
Suplente interno:
Dra. Célia Leite Sant ’Anna (IBT)
Suplente interno:
Dra.
Adriana de Mello Gugliotta (IBT)
Período sugerido:
10 a 14 de dezembro de 2012.
- Ricardo Keiichi Nakazato –
DR (Dra Marisa Domingos)
Titular interno
(Presidente): Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBT)
Titular externo:
Dr. João Vicente de Assunção (Faculdade de Saúde Pública da USP)
Titular externo:
Dra. Ana Maria Graciano Figueiredo (IPEN)
Suplente externo:
Dra. Adalgiza Fornaro (IAG - USP)
Suplente externo:
Dra.
Carla Zuliani Sandrin (IBT)
Suplente interno:
Dra Regina Maria De Moraes (IBT)
Suplente interno:
Dra Sílvia Ribeiro de Souza (IBT)
Período sugerido:
27 a 30 de novembro de 2012
- Sabrina Vanessa de Andrade
– MS (Dra Vivian Tamaki)
Titular interno
(Presidente): Dr. Rogério Mamoru Suzuki (IBT)
Titular externo:
Dr. Luciano Freschi (IB - USP)
Titular externo:
Dr. Maria Aurineide Rodrigues (IB - USP)
Titular externo:
Dr. Shoey Kanashiro (IBT)
Suplente externo:
Dr. Edison Paulo Chu (IBT)
Suplente interno:
Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho (IBT)
Período sugerido:
5 a 9 de novembro ou 21 e 22 de novembro de 2012.
3. 3 Proposta de
alteração do Regimento da PG:
Art 34. Foi
retirado o parágrafo único do regimento. Os alunos deverão
apresentar o exame de proficiência em língua inglesa no ato da
inscrição no processo seletivo e
os alunos egressos no ato da matrícula no
Doutorado.
Art. 38. Item F –
A homologação do título deve ser feita em até
cinco meses, improrrogável, contados a partir da
data da defesa. Se a data se completa antes da reunião da CCPG, a
documentação deve ser entregue até dois dias antes a reunião.
Caso a data de entrega ocorra após a reunião, a documentação deve
ser entregue para a próxima reunião do CCPG,
após a data que complete os 5 meses de
defesa.
Capítulo 10 das
disposições gerais, Art 40: onde se lê item 17, leia-se item 3 do
art 6º.
Caros discentes,
já foram propostas estas 3 mudanças e a comissão dará mais um
prazo (até 8 de novembro) para novas sugestões e dúvidas sobre o
regimento que deverão ser discutidas com os orientadores e, após
acordo mútuo, solicita-se que o orientador encaminhe a sugestão ou
dúvida aos representantes docentes ou discentes. As mesmas serão
direcionadas à Dra. Regina Maria de Moraes para posteriormente serem
discutidas na reunião da CCPG.
4. RELATORIA
4.1 Proposta de
Disciplina: “Diversidade, Ecologia e Aplicações Humanas de Fungos
Liquenizados”, sob responsabilidade do Dr. Michel Navarro Benatti,
do Núcleo de Micologia, IBt.
A
disciplina foi aprovada pela relatoria, sendo necessário apenas um
ajuste na carga horária proposta.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1 Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade - inscrições
até 26/11/2012;
Algumas
linhas de pesquisa do programa podem se encaixar nos requisitos
exigidos no edital. Os alunos junto aos orientadores que acharem que
estão aptos a concorrerem ao prêmio devem encaminhar o interesse à
PG, que re-encaminhará à Capes. O edital pode ser visualizado no
site
http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/5770-capes-e-vale-premiam-trabalhos-com-ideias-para-temas-ligados-ao-desenvolvimento-sustentavel.
A
documentação deve ser entregue até 08 de novembro na secretaria da
PG.
5.2 Esclarecimentos sobre o TEAP – Ingles: alunos que realizaram a
prova deverão imprimir o certificado com a pontuação e encaminhar
uma cópia para a PG.
A
instituição onde a prova é realizada não encaminha a lista dos
aprovados no exame para a Pós-
Graduação. Solicitamos aos alunos que passaram no exame, que entrem
no site, imprimam seu certificado e encaminhem para secretaria da
pós-graduação.
5.3 Solicitações de Banca para defesa de Teses e Dissertações
deverão vir acompanhadas de toda a documentação já estabelecida,
acrescida de um arquivo em pdf. da tese/dissertação;
Para
que não ocorram maiores problemas com a entrega das
teses/dissertações aos membros da banca, os arquivos passarão a
ser encaminhados via e-mail. Solicitamos aos interessados que
verifiquem junto a PG se os documentos foram entregues aos membros da
banca, além de ficarem atentos à chegada dos mesmos na Instituição,
para que seja autorizado o ingresso dos mesmos pelo Serviço de
Segurança.
5.4 Calendário das Reuniões do CCPG para 2013:
22/01; 19/02; 19/03; 23/04; 21/05;18/06; 23/07; 20/08; 17/09; 22/10;
19/11 e 17/12.
5.5 Carteirinhas para Docentes: A partir de 2013 serão concedidas
apenas para os Docentes do Núcleo Permanente, Docentes Colaboradores
e para os Docentes Visitantes, que são as categorias constituintes
do Corpo Docente do Programa, conforme os critérios da CAPES;
5.6 Eventos interessantes:
1) Workshop "Second Generation Bioethanol 2012: Enzymatic
Hydrolysis" - 12 a 14 de novembro de 2012, em Campinas (SP);
Interesssados visitem o site:
www2.bioetanol.org.br/enzymatichydrolysis
2) 2nd Biotechnology World Congress, de 18 – 21/02/2013,
em Dubai;
Interessados visitem o site:
www.dubaiconf02.com/bwc
5.7 Recesso da Secretaria da PG: 24/12 /2012 a 4/01/2013.
6. OUTROS
ASSUNTOS
6.1
Cotas para alunos com necessidades especiais: Foram solicitados
esclarecimentos e a Pós-graduação analisará o assunto e tomará
as devidas providências.
6.2
Esclarecimentos sobre os exames de inglês: os alunos que se sentirem
lesados nos exames, podem recorrer às intituições responsáveis.
6.3
Formulários do site: A Pós-graduação está tentando organizar os
dados do site para que não tenha mais dualidade de modelos de
formulários. Contamos com a colaboração de todos e pedimos para
que aqueles que verificarem problemas, comunicarem aos representantes
discentes.
6.4
Pedimos aos alunos que ao solicitarem documentos na secretaria da
Pós-graduação, verifiquem
se estão corretos. Caso não estejam, solicitar imediatamente a
correção.
6.5
Foram alteradas os modelos das
folhas de ata e avaliação das bancas de defesa. Foi retirado o
termo aprovação condicionada, ficando apenas
duas opções: aprovado
ou reprovado. Quando o aluno for
aprovado, poderá ser aprovado sem
correções, podendo a
tese/dissertação ser entregue na forma como se
encontra, ou poderá ser aprovado
com pequenas modificações, que
deverão ser inseridas no exemplar
definitivo encadernado, a ser incorporado na Biblioteca
Institucional.
6.5 Posse dos novos membros do conselho:
- Representantes Discentes PVA: Kássia
Mantovan Fardin (Suplente)
6.6 A
entrega dos documentos para avaliação da CCPG na
próxima reunião deverá ser
feita até as 15:00 horas do dia
21 de novembro.
6. PRÓXIMA
REUNIÃO DO CCPG: 22 de Novembro de 2012.