terça-feira, 13 de setembro de 2016

Súmula 159 Reunião do CCPG

Súmula da 159ª Reunião do CCPG – 13 de setembro de 2016


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 156ª ,157ª e 158ª das REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG
 2.      INCLUSÕES DE PAUTA
2.1. Bolsa sanduíche: Apenas três alunos entregaram a documentação, que deverá ser analisada pela coordenação do programa. Não haverá necessidade de criar comissão de avaliação, pois caso todos preencham as condições determinadas pela CAPES, cada um deles poderá ter 4 meses de bolsa, período mínimo exigido pela CAPES para o desenvolvimento do estágio no exterior.

3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1   Homologação de título de mestrado
            Celso Markowitsch Jose – Dra. Maria Tereza G. Guaratini  - Homologado
            Zedenil Rodrigues Mendes – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley - Homologado
            Valéria Leobina dos Santos – Dra. Cinthya Fernandes P. da Luz - Homologado

           
3.2 Homologação de título de doutorado
          Augusto Francener Gonzaga Nogueira – Dra. Maria Cndida H. Mamede - Homologado
Pryscilla Denise Almeida da Silva – Dra. Denise de Campos Bicudo - Homologado
Leila Milena Diaz Camacho – Dra. Marilia Gaspar - Homologado
           
           
3.3 Cancelamento de disciplinas: Todos os cancelamentos autorizados
            Andréa Sampaio Dias (Dr. )  – Dra. Andrea Tucci
            Camila Barbosa de Araújo ( Dr.) – Dr. Carlos Eduardo de M. Bicudo
            Daniela Harumi Chen (Ms)  – Dra. Mutue T. Fujii
            Gabriel Franco Gonçalves (Ms)  – Dr. Fábio de Barros
            Solange Eulália Brandão (Dr.)  – Dra. Marisa Domingos
            Marcela Regina Gonçalves da Silva Engela ( Dr.) – Dra. Marisa Domingos


3.4 Solicitação de composição de banca de EQ – Mestrado
            Julia Zardi de Castro – Dra. Nair Sumie Yokoya
Presidente: Dra. Mutuê T. Fujii
Titular Externo: Dra. Aline Paternostro
Titular Externo: Dra. Estela Maria Plastino
Suplente interno: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho
Suplente interno:  Dra. Andrea Tucci
Suplente externo: Dra. Luciana Bastos Ferreira


3.5 Solicitação de pedido de banca de dissertação:
            Priscila Primo Andrade Silva – Dra. Vivian Tamaki
Presidente: Dra. Vivian Tamaki
Titular interno: Dr. Marcos Aidar
Titular interno: Dr. Rogério M. Suzuki
Suplente interno: Dr. Armando Tavares
Suplente externo: Dr. Edson Chu
Suplente externo: Dr. Marco Tiné


4.      INFORMAÇÕES GERAIS:

5.      OUTROS ASSUNTOS



6.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de outubro de 2016

domingo, 21 de agosto de 2016

Súmula 158 Reunião do CCPG

Súmula da 158ª Reunião do CCPG – 16 de agosto de 2016

1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 156ª e 157ª das REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG serão feitas na próxima reunião.

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

2.1. Exame de inglês

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Homologação de título de Mestrado:
            Ana Clara Ferreira Baptista Araújo- Dr. Claudio José Barbedo -> Os documentos foram verificados e o título foi homologado.

3.2. Convalidação dos créditos em disciplinas de outra IES:
            Rodrigo Sampaio Rodrigues – Dr. Tarciso Sousa Filgueiras -> Os documentos foram verificados e foram aprovados 8 créditos.
            Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fabio de Barros -> Os documentos foram verificados e foram aprovados 3 créditos.
            Fernanda Hurbath Pita Brandão – Dra. Inês Cordeiro -> Os documentos foram verificados e foram aprovados 2 créditos.

3.3. Convalidação de título de Mestrado:
Andréa Sampaio Dias – Dra. Andrea Tucci -> Os documentos foram verificados e os 30 créditos correspondentes ao curso de mestrado foram convalidados.
Leonardo Hamachi – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar -> Os documentos foram verificados e os 30 créditos correspondentes ao curso de mestrado foram convalidados.

3.4 Relatorias:
3.4.1. Parecer da Dra. Regina Maria de Moraes sobre alteração no título do projeto do aluno Fábio Fernandes Carvalho, orientando do Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar -> De acordo com o parecer, o novo título foi APROVADO.

3.4.2. Parecer da Dra Maria Tereza Grombone Guaratini sobre alteração no enfoque do projeto e co-orientação da Dra Poliana Ramos Cardoso no projeto da aluna Francine Faia Fernandes, orientanda da Dra. Marisa Domingos -> De acordo com o parecer, o novo enfoque do projeto foi APROVADO e a co-orientação foi APROVADA.

3.4.3. Parecer do Dr Armando Tavares Reis sobre alteração no título e projeto do aluno Vitor Hugo de Melo Almeida, orientando do Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar -> De acordo com o parecer, o novo título foi APROVADO e o projeto foi APROVADO.

ATENÇÃO: As solicitações de mudança de título devem ser realizadas via sistema, pelo login do orientador e a justificativa deve ser entregue impressa na secretaria. Se forem mudanças no título e projeto, a solicitação deve ser feita via sistema e cópia impressa do novo projeto e justificativa a ser entregue na secretaria, para relatoria.

3.5. Solicitação de pedido de banca de qualificação de doutorado:
            Viviana Motato-Vásquez – Dra. Adriana de Melo Gugliotta. Data: 26/09/2016
Presidente: Dr. Nelson Menolli Jr. (IBt)
Titular Ext.: Dr. Juliano Marcon Baltazar (UFSCar)
Titular Ext.: Dra. Valéria Cassano (USP)
Suplente Int.: Dra. Mutue Toyota Fujii (IBt)
Suplente Int.: Dra. Carmem Lidia Pires Amorim Zotarelli (IBt)
Outros nomes: Dra. Larissa T. Pereira (UEM)

            Salienta-se que a aprovação da banca está condicionada a alteração do título da súmula, devendo ser enviada uma nova súmula com título e abrangências originais.

3.6. Cancelamento de disciplinas:
            Camila Barbosa Araújo – Dr Carlos Eduardo de Mattos Bicudo à APROVADO

Observação: Devido a um problema no sistema, a coordenação não consegue visualizar o nome da disciplina requerida para cancelamento. Dessa forma, solicita-se que o requerimento solicitado pelo aluno e orientador mencionem o nome da disciplina na justificativa. Em breve, o sistema será corrigido.

3.7. Solicitação de alteração de título da tese de Viviana Motato-Vásquez, orientanda da Dra. Adriana de Mello Gugliotta
            Alteração de título implica em mudança no projeto. Aluno necessita solicitar mudança no projeto e título com justificativa e projeto impresso.

4.      INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. Mudança no Exame de Qualificação para doutorado: as mudanças serão implementadas para os alunos matriculados em 2017. Alunos antigos podem optar pelo novo regimento e seguir as regras da nova qualificação. As novas regras serão divulgadas em breve pela PG.
           
4.2. A PG pede atenção para que os orientadores e alunos matriculados realizem todas as solicitações somente via sistema.

4.3. Formulário de avaliação das disciplinas: salienta-se a importância de se preencher essa avaliação, pois ela foi uma demanda dos próprios alunos e serve como feedback para os professores das disciplinas e para constante melhoria do curso.

5.      OUTROS ASSUNTOS

5.1. Bolsa doutorado sanduiche no exterior
No total, quatro alunos manifestaram interesse pela bolsa. A CCPG montará uma comissão para avaliação e classificação dos candidatos, uma vez que o mínimo são 4 meses de bolsa, o que resulta em 3 alunos (12 meses de bolsa ao total para o programa). O prazo para entrega dos documentos dos alunos interessados será na próxima reunião da CCPG (13 de setembro de 2016).

5.2. Vagas para 2017
Os critérios para as vagas para alunos, por docente, serão os mesmos do ano passado (2016) e já estão disponíveis no site.

5.3. Exame de Inglês
O prazo para o exame de inglês – requisito para o processo seletivo da PG - pela FFLCH-USP já foi encerrado. A segunda chamada para inscrições para o exame de inglês pela SEVEN será entre os dias 15 a 20/08/2016.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 13 de setembro de 2016.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Sumula 157 Reuniao da CCPG

Súmula 157ª Reunião do CCPG

1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DAS 155ª e 156ª REUNIÕES ORDINÁRIAS DO CCPG à Ata da 155ª Reunião lida e assinada. A leitura da 156ª Reunião será realizada no próximo CCPG.
2. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Verba PROAP
2.2 Senha para o Sistema da PG para alunos antigos

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de tese de doutorado
Lucineide Maria Santana – Dra. Carla  Ferragut à Documentos conferidos e homologação aprovada.
Simone Wengrat – Dra, Denise de Campos Bicudo à Documentos conferidos e homologação aprovada.
Gabrielle Joanne Medeiros Araújo – Dr. Carlos Eduardo Bicudo à Documentos conferidos e homologação aprovada.

3.2 Homologação de título de mestrado
Camila Correia de Araujo – Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley à Documentos conferidos e homologação aprovada. 
Solange Eulália Brandão – Dra. Marisa Domingos à Documentos conferidos e homologação aprovada.

3.3 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Doutorado:
Karina Cavalheiro Barbosa – Dr. Eduardo Martins Catharino
Banca aprovada para o dia: 29-31/08 (obrigatório que seja em Agosto)
Presidente: Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Tint: Dr. Claudio José Barbedo (IBt)
Tex: Dr. Wesley Rodrigues Silva (UNICAMP)
Sint: Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini (IBt)
Sex: Dr. José Carlos Casagrande (UFSCAR)
Outros nomes: Dra. Maria Margarida Fiuza de Melo (IBt)

Rodrigo Fazani Esteves Sanches – Dr. Emerson Alves da Silva
Banca aprovada para o dia: 23-25/08
Presidente: Dra. Maria Angela Machado de Carvalho (IBt)
Tex: Dr. Mauro Alexandre Marabesi (UNICAMP)
Tex: Dr. Danilo da Cruz Centeno  (UFABC)
Sint: Dra. Armando Reis Tavares (IBt)
Sex: Dra. Vanessa Fátima de Oliveira (Universidade de Mogi das Cruzes)
Outros nomes: Dra. Marília Gaspar (IBt); Dra. Marcia Regina Braga (IBt)



Otávio Luís Marques da Silva – Dra. Inês Cordeiro
Banca aprovada para o dia: 22-26/08
Presidente: Dra. Maria Candida Henrique Mamede (IBt)
Tex: Dra. Lucia Garcez Lohmann (USP)
Tex: Dr. Lucia Rossi (IBt)
Sint: Dra. Rosângela Simão-Bianchini (IBt)
Sex: Dra. Ana Rita Simões (IBt)
Outros nomes: Dr. Jefferson Prado (IBt); Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP); Dra. Marília Cristina Duarte (Universidade de Mogi das Cruzes)

Emanuela de Oliveira Joaquim – Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho
Banca aprovada para o dia: 08-12/08
Presidente: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Tex: Dr. Eduardo Purgatto (USP)
Tex: Dra. Aline Andrea Cavalari Corete (UNIFESP)
Sint: Dr. Emerson Alves da Silva (IBt)
Sex: Dra. Gladys Flávia de Albuquerque Melo de Pinna (USP)
Outros nomes: Dra. Marcia Regina Braga (IBt)

Ana Margarita Loaiza Restano – Dr.Carlos Eduardo Bicudo
Banca aprovada para o dia: 12-16/09
Presidente: Dra. Andreia Tucci (IBt)
Tex: Dra. Cristina Nordi (UNIFESP)
Tex: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
Sint: Dra. Carla Ferragut (IBt)
Sex: Dra. Marta Conde Lamparelli (CETESB)
Outros nomes: Yuka Schinkariol Vercellino (Centro Universitário São Camilo)

3.4 Solicitação de composição de banca para Exame de Qualificação de Mestrado:
Adenilsa Aparecida Rodrigues Lima – Dra. Rosangela Simão Bianchini
Banca aprovada para o dia: 11-19/08
Presidente: Dra. Ines Cordeiro  (IBt)
Tint: Dr. Tarciso de Souza Filgueiras (IBt)
Tex: Dr. Paulo Affonso (UNISA)
Sint: Dra. Sergio Romaniuc Neto (IBt)
Sex: Dra. Cinthia Vieira da Silva (UNICID)
Outros nomes: Dra. Fatima Otavina de Souza Buturi (UNIP); Dra. Ana Rita Simões (IBt)

Gabriel Franco Gonçalves – Dr. Fábio de Barros
Banca aprovada para o dia: 18/08
Presidente: Dra. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Tex: Dra. Lucia Rossi (IBt)
Tex: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP)
Sint: Dr. Tarciso de Souza Filgueiras (IBt)
Sex: Dr. Leonardo Ramos Seixas Guimarães
Outros nomes: Dra. Inês Cordeiro (IBt)




Michele Silva – Dra. Maria Tereza Grombone Guaratini
Banca aprovada para o dia: 05/08 – 9h
Presidente: Dra. Marcia Regina Braga (IBt)
Tint: Dra. Marília Gaspar (IBt)
Tex: Dra. Vanessa Oliveira (Universidade de Mogi das Cruzes)
Sint: Dr. Eduardo Pereira Gomes Cabral (IBt)
Sex: Dr. Edison Paulo Chu (IBt)

Vitor Hugo Melo de Almeida – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar
Banca aprovada para o dia: 25/08 – 14h
Presidente: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Tint: Dra. Catarina Nievola (IBt)
Tex: Dr. Tomas Ferreira Domingues (USP)
Sint: Dr. Armando Tavares (IBt)
Sex: Dr. Marco Aurélio Tiné (IBt)

Jonathan Henrique da Silva – Dra Edenise Segala Alves
Banca aprovada para o dia: 23/08 – 14h
Presidente: Dra. Rita de Cássia Leone Figueiredo-Ribeiro (IBt)
Tex: Dra. Poliana Ramos Cardoso (UFABC)
Tex: Dra. Mizue Kirizawa (IBt)
Sint: Dr. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Sex: Dra. Diego Demarco (USP)
Outros nomes: Dra. Lucia Rossi (IBt); Edison Paulo Chu (IBt)

Beleta Baby de Lima – Dra. Edenise Segala Alves
Banca aprovada para o dia: 11/08 – 9:30h
Presidente: Dra. Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)
Tex: Dra. Miguel Luiz Menezes Freitas (IF)
Tex: Dra. Agnes Elisete Lucci (IBt)
Sint: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)
Sex: Dr. Israel Luis de Lima (IF)
Outros nomes: Dra.Adriana Hissae Hayachi (IBt)

Lais Petri – Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes
Banca aprovada para o dia: 15-19/08
Presidente: Dr. Eduardo Luis Martins Catarino (IBt)
Tex: Dra. Maria Margarida Fiuza de Melo (IBt)
Tex: Dra. Natalia Macedo Ivanauskas (IF)
Sint: Dr. Rosângela Simão Bianchini (IBt)
Sex: Dr. Vania Maria Pivelo (USP)
Outros nomes: Dr. Ricardo Francischetti Garcia (Prefeitura SP)


3.5 Solicitação de alteração de título do projeto:
A CCPG ressalta que aluno deve solicitar a alteração com antecedência ao pedido de banca.
Giovanna Boccuzzi (MS)– Dra. Marisa Domingos à Alteração aprovada.
Stéfano Zorzal (DR) – Dra. Denise de Campos Bicudoà Alteração aprovada.
Ana Clara Ferreira Baptista de Araújo (MS) – Dr. Claudio José Barbedo à Alteração aprovada.
Jonathan Henrique da Silva (MS) – Dra. Edenise Segala Alves à Alteração aprovada.

3.6 Solicitação de alteração no projeto e no título:
Fábio Fernandes Carvalho (MS) – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar à Solicitação encaminhado a relatoria da Dra. Regina Maria de Moraes.
Vitor Hugo Melo de Almeida (MS) – Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar à Solicitação encaminhado a relatoria do Dr. Armando Reis Tavares.
Francine Faia Fernandes – Dra. Marisa Domingos Aidar à Solicitação encaminhadas a relatoria da Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini.
                       
3.7 Relatorias:
3.7.1 Solicitação de alteração no projeto, título e oficializar co-orientação:
Samantha Borges Faustino – Dra. Denise de Campos Bicudo, relatoria da Dra, Carla Ferragut:
Solicita oficializar a co-orientação do Prof. Dr. Paulo de Oliveira à Relatoria lida e solicitação do novo projeto e co-orientação aprovados.

3.7.2 Disciplinas propostas:
 Dr. Claudio José Barbedo, disciplina – “Análise de Sementes- técnicas laboratoriais novas e tradicionais” à Relatoria aprovada.

Dra. Marisa Domingos, disciplina – “ Interface Atmosfera-Planta-Solo em Ecossistemas Terrestres Antropizados”à Responsável removeu o pedido.

3.8 Solicitação de co-orientação:
Otávio Luís Marques da Silva (DR)- Dra. Inês Cordeiro
Solicita oficializar a co-orientação do Prof.  Dr. Pedro Dias de Oliveira à Solicitação aprovada.

Francine Faia Fernandes – Dra. Marisa Domingos Aidar
Solicita oficializar a co-orientação da Profª Dra. Poliana Ramos Cardoso à Solicitação encaminhadas a relatoria da Dra. Maria Tereza Gromboni Guaratini.

3.9 Convalidação dos créditos em disciplinas de outra IES:
Debora Manzano Molizane (DR) – Dr. Claudio José Barbedo (2 disciplinas) à Convalidação aprovada (4 créditos, pois já possui 8 créditos aprovados em outra disciplina anteriormente)

Priscila Primo Andrade (MS) – Dra Vivian Tamaki à Convalidação aprovada (8 créditos).

3.10 Convalidação de Título
A CCPG ressalta que a convalidação de título de alunos egressos é realizada somente pelo sistema. Alunos que fizeram mestrado em outra IES deverão fazer a solicitação pelo sistema e enviar documentação pertinente em papel na secretaria (histórico escolar e diploma).

Mayara Ribeiro Cassartelli – Dra. Carla Ferragut à Convalidação de título aprovada.

3.11 Curso/ Workshop
“Sistemática Filogenética: princípios e tendências” – Prof. André Olmos Simões, proposta que a disciplina ocorra entre 31/10 a 04/11/2016, regime condensado, total 45hs (ementa 40 hs) Equivalendo a 3 créditos. à Aprovado. Para os alunos matriculados no programa o curso será gratuito. Demais interessados, deverão tratar com a SBSP.
4. INFORMAÇÕES GERAIS:
4.1 Relatório de acompanhamento: período de entrega à Alunos que se matricularam em 2ª semestre devem entregar o relatório da bolsa do programa até o dia 01/08/2016.

4.2 Bolsa CAPES doutorado sanduíche à Alunos de doutorado do programa, interessados em pleitear a bolsa CAPES de doutorado-sanduíche, devem entrar no site da CAPES para verificar os requisitos e enviar à coordenação uma manifestação de interesse para o e-mail da PG (até 16/08/2016).

4.3 Mudança no Exame de Qualificação para doutorado à Mudança nas regras será atualizada no regimento e passará a valer para as turmas ingressantes em 2017. Representantes discentes na comissão de mudança no EQ: Jonathan H. Da Silva (Anatomia, PVA) e Beatriz Brunelli (Ficologia, PAF).

4.4 A PG pede atenção para que os orientadores e alunos matriculados realizem todas as solicitações somente via sistema à Alunos devem testar o Sistema e as dificuldades encontradas podem ser encaminhadas à Dra. Edenise Segala ou Dra. Carla Ferragut.
5. OUTROS ASSUNTOS
5.1 Verba PROAP/2016 foi reduzida em relação aos anos anteriores, mas está disponível.

5.2 As senhas para o Sistema da PG dos alunos antigos serão fornecidas a tempo da rematrícula do 2º semestre/2016.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de agosto de 2016.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

COMUNICADO - Relatórios Discente

Caros Representantes


Favor avisar discentes e docentes que o relatório de acompanhamento, para alunos matriculados em julho de anos anteriores, deve ser entregue na secretaria da PG , na forma impressa, ate 01 de agosto de 2016. O modelo de relatório para o discente e o formulário de avaliação para o docente encontram-se no site da PG em Mural Virtual. 
Lembramos a todos que os relatórios sempre são entregues 12 meses apos a matricula  e que alunos de MS entregam, ao longo dos 26 meses,  um relatório e alunos de doutorado, ao longo dos 48 meses, três relatórios. Bolsistas FAPESP encaminham apenas o parecer do assessor, nas suas respectivas datas.  Alunos com vinculo empregatício também devem entregar o relatório de acompanhamento.
Att
Coordenação Geral