quarta-feira, 27 de março de 2019

Sumula 2019.03 Comissão CCPG


Súmula da 3ª Reunião Ordinária do CCPG de 2019


Foi realizada em 19 de março de 2019, com início às 13:20 hs, na Sala de Reunião do CCPG, a 3ª Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação

Os assuntos tratados foram:

Inclusão da Pauta

-Recepção dos novos representantes docentes e discentes
- Prorrogação de homologação de título de Vilmar Guerra
- Ofício da docente Beatriz Caruzo para inclusão de co-orientação

1) Solicitações:

  1. Defesas de mestrado
Bárbara Puglia, para o período e 24 a 29 de abril
P: Rosangela Simão Bianchini (Herbário- Ibt)
Te: André Luiz Gaglioti (Herbário- Ibt)
Te: Mara Angelina Galvão Magenta (UniSant’a)
Se: Cinthia Kameyama (Herbário- Ibt)
Si: Maria Beatriz Rossi Caruzo (Herbário- Ibt)
Outros nomes: Allan Carlos Pscheidt (FMU)

Cassia Adriana Bazi, para o dia 30 de abril, às 13:30
P: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
Ti: Regina Moraes (Ecologia- Ibt)
Te: Leda Monteiro (USP)
Se: Wellington Brás Carvalho Delitti (USP)
Si: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes- Ibt)
Outros nomes: Clóvis Fernandes de Oliveira Junior (Ornamentais- Ibt

Douglas Dourado dos Santos, para o período de 15 a 18 de abril
P: Mirian Cilene Spasiani Rinaldi (Ecologia- Ibt)
Te: Christini Marie Bourotte (USP)
Te: Mauricio Lamano Ferreira (Uninove)
Se: Adalgiza Fornaro (USP)
Si: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia- Ibt)
Outros nomes: Ricardo Keiicho Nakazato (Ibt), Patricia Bulbovas (UNG), Regina de Moraes (Ecologia- Ibt)

Fernanda de Oliveira Menezes, para o dia 29 de abril
P: Catarina Carvalho Nievola (Ornamentais-Ibt)
Te: Helenice Mercier (USP)
Ti: Mirian Zinaldi (Ecologia-Ibt)
Se: Camila Pereira Carvalho (UniTau)
Si: Marilia Gaspar (Fisiologia- Ibt)
Outros nomes: Claúdio Barbedo (Sementes- Ibt), Marisa Domingues (Ecologia- Ibt), Marco Aurélio Tiné (Fisiologa-Ibt)

Gabriela Cristina Sakugawa, para o dia 03 de abril, às 09hrs
P: Cynthia Fernandes Pinto da Luz (Palinologia-Ibt)
Ti: Maria Beatris Rossi Caruzo (Herbario- Ibt)
Te: Eduardo Custódio Gasparino (Unesp)
Si: Inês Cordeiro (Herbario- Ibt)
Se: Allan Carlos Pscheidt (FMU)
Outros nomes: Luciano Mauricio Esteves (Palinologia- Ibt)

Gabriela Maria Cabral Nascimento, para o dia 24 de abril
P: Catarina Carvalho Nievola (Ornamentais-Ibt)
Te: Daniela Soares dos Santos (Fundação Santo André)
Ti: Marisa Domingos (Ecologia- Ibt)
Se: Luciana Mollo (Colégio Singular)
Si: Claudio Barbedo (Sementes- Ibt)
Outros nomes: Regina Moares (Ecologia- Ibt) e Marcos Aidar (Fisiologia- Ibt), Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia- Ibt)

Karen Caroline Calçada dos Santos Teixeira, para o dia 02 de abril
P: Cynthia Fernandes Pinto da Luz (Palinologia-Ibt)
Te: Eduardo Custódio Gasparino (Unesp)
Ti: Maria das Graças Wanderley (Herbario- Ibt)
Si: Rosangela Bianchini (Herbario- Ibt)
Se: Bianca Alcina Moreira (Escola de Botânica)
Outros nomes: Luciano Mauricio Moreira (Palinologia- Ibt)

Letícia Danielle Longuini Gomes, para o período de 25 a 26 de abril
P: Armando Reis Tavares (Ornamentais-Ibt)
Te: Edison Paulo Shu (Fisiologia- Ibt)
Ti: Rogério Suzuki (Orquidário- Ibt)
Se: Mauricio Lamano Ferreira (Uninove)
Si: Catarina Carvalho Nievola (Ornamentais- Ibt)
Outros nomes: Vivian Tamaki (Ornamentais- Ibt), Glaucia Moraes Dias (IAC), Charleston Gonçalves (IAC)

Luyza Mayary Amaral Silva, 17 a 26 de abril
P: Carla Ferragut (Ecologia- Ibt)
Ti: Denise de Campos Bicudo (Ecologia- Ibt)
Te: Thiago Rodrigues dos Santos (Ibt)
Si: Andréa Tucci (Ficologia- Ibt)
Se: André Cordeiro dos Santos (UFSCAR- Sorocaba)
Outros nomes: Marta Lampareli (CETESB) Observação importante: a justificativa referente à mudança de título solicitada anteriormente na súmula n° 07/2018 (enviada no dia 18/07/2018) deve ser entregue urgentemente

Marcela Inácio da Silva, para o dia 12 de abril
P: Denilson Fernandes Peralta (Briologia- Ibt)
Te: Thiago Vasconcelos (Unesp)
Te: Ana Rita Simões (Ibt)
Se: André Luis Gaglioti (Ibt)
Si: Adriana Gugliota (Micologia- Ibt)
Outros nomes: André Tucci (Ficologia- Ibt)

Paula Beatriz Peracini Dagani do Valle, para o dia 26 de abril
P: Eduardo Pereira Cabral Gomes (Ecologia-Ibt)
Ti: Nelson Augusto dos Santos Junior (Sementes- Ibt)
Te: Renata Gimenez de Almeida Scabia (UMC)
Si: Ines Cordeiro (Herbario- Ibt)
Se: Lucia Rossi (Herbário- Ibt)

Simone Dias Franco, para o dia 16 de abril
P: Luce Maria Brandão Torres (Fisiologia-Ibt)
Te: Luciana Hetz de Carvalho (Ficologia- Ibt)
Te: Fabiane Henrique de Machada (Universidade Santa Casa de SP)
Se: Maria Tereza Gamberini (Santa Casa de SP)
Si: Silvia Ribeiro de Souza (Ecologia- Ibt)
Outros nomes: Paulo Moreno (USP), João Henrique Lago (UFABC), Marcelo Pena Ferreira (USP)

  1. Exame de qualificação de doutorado

Sarah Cristina de Oliveira da Paixão, para o dia 11 de abril
P: Andréa Tucci (Ficologia- Ibt)
Te: Cacilda Tais Johnson Mercante (Instituto de Pesca)
Ti: Iracema Helena Schoenlein-Crusius (Micologia- Ibt)
Si: Carla Ferragut (Ecologia- Ibt)
Se: Mauro Carpes Westphalen (Micologia- Ibt)
Outros nomes: Clóvis Ferreira do Carmo (Instituto de Pesca)
  1. Prorrogação de prazo de entrega de exemplar

Ricardo Marcondes Bulgarelli
A documentação e a justificativa foram analisadas pelo conselho e o pedido de prorrogação foi aceito. O aluno deverá entrar com o pedido de banca na próxima reunião, no mês de abril.
Ulisses Gonçalves Fernandes A documentação e a justificativa foram analisadas pelo conselho e o pedido de prorrogação foi aceito. O aluno deverá entrar com o pedido de banca na próxima reunião, no mês de abril.
  1. Cancelamento de disciplina

Patrícia Maria González Sánches
O pedido de cancelamento da aluna foi analisado e aprovado pelo conselho, já que o mesmo se encontra dentro do prazo.
  1. Aproveitamento de disciplina externa

Alessandra Harumi Urakawa Os documentos referentes à disciplina “Redação de textos científicos”, cursada na Universidade de São Paulo, foram analisados e foram aprovados 4 créditos.


  1. Pedido de prorrogação de bolsa de doutorado

Vera Lygia El Id
A documentação e a justificativa foram analisadas e o pedido de prorrogação foi aceito.

  1. Pedido de homologação de título

Sabrina Vanessa de Andrade dos Santos (DR)
Os documentos entregues foram conferidos e o pedido de homologação foi aprovado pelo
conselho.
Viviana Motato Vasquéz (DR)
Os documentos entregues foram conferidos e o pedido de homologação foi aprovado pelo
conselho. Além disso, o pedido para não publicação do exemplar da tese também foi aceito, para
o período de 48 meses.

2) Informes

- A pós-graduação dá boas-vindas aos novos representantes docentes (Cláudio Barbedo e Catarina C Nievola) e discentes (Leonardo Hamachi (PVA) e Mariana de Paula Drewinski (PAF)).
- A pós-graduação alerta para a importância de se atentar com a ordem de preenchimento do sistema e com a ordem dos ofícios entregues, não gerando dúvidas que poderão confundir a emissão de correspondências de confirmação de participação aos membros convidados para as bancas.
- A pós-graduação alerta para que os pedidos de mudanças de títulos devam apresentar oficio com justificativa, sendo que quaisquer alterações só serão possíveis no momento de abertura de bancas, devido ao funcionamento do SISPG.
-A pós informa que destinará verba para pagamentos apenas de meia diária para membros de
bancas, que residirem fora da região metropolitana e dentro do Estado de São Paulo. Não serão feitos pagamentos de diárias inteiras.
- A pós-graduação informa que enviou o relatório final Sucupira no prazo para a Capes e aguarda a avaliação do programa para este quadriênio.
-Lembrete: Relembrar que o relatório de acompanhamento discente deve ser entregue no período da
matrícula. Alguns alunos ingressantes na primeira matrícula ainda não entregaram seu respectivo
relatório de acompanhamento anual discente. Alunos com bolsa FAPESP devem entregar o parecer do seu relatório emitido pela FAPESP.
- A pós-graduação pede que os alunos que defenderão nesse próximo mês definam as datas e
avisem todos os membros aprovados (titulares e suplentes) de suas respectivas bancas o mais rápido
possível, para que a Shirley possa organizar os lugares das defesas e qualificações, assim como
enviar a carta convite.
- O pedido de co-orientação da aluna Amanda da Paixão Noronha Pereira (orientadora: Dra.
Maria Beatriz Caruzo) será enviado para relatoria a ser realizada pela Dra. Rosangela Bianchini.
- O pedido para prorrogação de prazo de homologação do aluno Vilmar Guerra foi aprovado,
sendo exigido que todo o material necessário para homologação seja entregue até o PRAZO
MAXIMO de 21 de abril.

PRÓXIMA REUNIÃO: 16 DE ABRIL DE 2019

quinta-feira, 14 de março de 2019

DIVULGAÇÃO - Aprimoramento dos instrumentos de avaliação - DAV/CAPES

De: Mutue Toyota Fujii/IBOT/WEBGOVSP/BR
Para: Denilson Fernandes Peralta/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Andreia Tucci/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Denise de Campos Bicudo/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, isandona@uol.com.br, Nelson Augusto dos Santos Júnior/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Silvia Ribeiro de Souza/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB
Cc:
Assunto: Fw: Aprimoramento dos instrumentos de avaliação
Data: qui, 14 de mar de 2019 17:37


Por favor, repassar aos docentes.

----- Mensagem original -----
De: DAV - Diretoria de Avaliação <dav@capes.gov.br>
Para: "mtfujii@ibot.sp.gov.br" <mtfujii@ibot.sp.gov.br>
Cc:
Assunto: Aprimoramento dos instrumentos de avaliação
Data: sex, 8 de mar de 2019 09:24

Prezados Pró-Reitores,
Encaminhamos ofício circular nº02, acerca do aprimoramento dos instrumentos de avaliação, e relatórios dos grupos de trabalho realizados na Diretoria de avaliação-DAV para conhecimento e divulgação.
http://uploads.capes.gov.br/files/832019-Oficio-Circular-e-Relatorios.pdf
Atenciosamente,
DAV/CAPES

DIVULGAÇÃO - Comunicado 1-2019 CAPES - Coordenador da Área de Biodiversidade

----- Mensagem original -----
De: Mutue Toyota Fujii/IBOT/WEBGOVSP/BR
Para: Denilson Fernandes Peralta/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Andreia Tucci/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Denise de Campos Bicudo/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, isandona@uol.com.br, Nelson Augusto dos Santos Júnior/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB, Silvia Ribeiro de Souza/IBOT/WEBGOVSP/BR@INFRAHUB
Cc:
Assunto: Fw: Comunicado 1-2019
Data: qui, 14 de mar de 2019 17:35

Por favor, repassar aos docentes.

----- Mensagem original -----
De: Paulo Santos <07.biodiversidade@gmail.com>
Para: GALVAO@ioc.fiocruz.br, santanadiegojose@yahoo.com, Flávio Macedo Alves <FLAURACE@yahoo.com.br>, Rafael Guariento <RAFAGUARIENTO@gmail.com>, Sidney Gouveia <sidfgouveia@gmail.com>, amaria_ribeiro@yahoo.com.br, mtfujii@ibot.sp.gov.br, Massimo Bovini <bovinimassimo@gmail.com>, vidalmansano@gmail.com, Cristiana <CRISTI@ipe.org.br>, Juliana Sales <juliana.sales@ifgoiano.edu.br>, camilaribas@gmail.com, Cláudia Pereira de Deus <CLAUDIAS@inpa.gov.br>, mike hopkins <MIKEHOPKINS44@hotmail.com>, Jose wellington morais <morais@inpa.gov.br>
Cc:
Assunto: Comunicado 1-2019
Data: qui, 7 de mar de 2019 15:18

Prezados Colegas
Inicialmente, gostaríamos de cumprimentar a todos e indicar que iniciamos a preparação de um novo Documento de Área que será finalizado após os próximos Seminários de Acompanhamento quando esperamos contar com a presença de todos os Coordenadores de Programa de Pós-Graduação.
Gostaríamos, neste momento de apresentar recentes determinações do CTC-ES e algumas preocupações e decisões da Área de Biodiversidade.
O CTC-ES decidiu que na próxima avaliação todas as Áreas deverão considerar como egressos aqueles alunos titulados até cinco anos antes da data de produção (nossa Área utilizou nas duas últimas avaliações três anos). Em função desta extensão, a Coordenação da Área de Biodiversidade reforça a determinação de que não seja incluída produção de egressos sem vínculo evidente com suas Teses ou Dissertações. Observem na página da CAPES as mudanças já aprovadas no CTC-ES que se referem à próxima avaliação, em especial a nova ficha de avaliação ( http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/9370-mudancas-na-ficha-de-avaliacao-valorizam-qualidade-dos-programas ).
A Coordenação da Área de Biodiversidade verificou a existência preocupante de agregados de artigos com um único DOI. Alguns periódicos têm agregado numerosas notas/artigos independentes em um único artigo (nomeados por exemplo como "notas em biodiversidade"), tendo como autores o conjunto de autores de cada uma das notas/artigos e, eventualmente, um dos editores do periódico responsável pela “organização” do conjunto. Esta prática, eticamente discutível, leva a um incremento artificial nos valores de métricas de citação, tanto dos autores como dos periódicos. Para efeitos de avaliação, estes artigos serão desconsiderados. Tendo em vista que estas revistas também publicam artigos regulares, está em avaliação na Área como estes periódicos deverão ser considerados tendo em vista a “artificialidade” de seus Fatores de Impacto ou outras métricas relacionadas.
A Coordenação da Área de Biodiversidade recebeu diversas consultas sobre como serão considerados os “datapapers”.  A Coordenação de Área reconhece a importância e esforço empreendido pelos autores principais na elaboração de artigo para apresentação de grandes conjuntos de dados de biodiversidade, acompanhados de metadados e, eventualmente, de alguma análise estatística descritiva ("datapapers"). Tais artigos formam a base para outros artigos associados, que envolvem questões científicas e análises aprofundadas destas bases de dados, que correspondem, estes, às atividades de formação discente esperadas pela área. Portanto, para efeito de avaliação, “datapapers” não serão considerados como produção bibliográfica (docente ou discente), sendo categorizados como produção técnica relevante.
Finalmente, a Coordenação de Área também refletiu sobre o aumento atual de artigos com muitos autores. Artigos com grande número de autores formam parte expressiva da produção atual (25% da produção própria da Área de Biodiversidade com 7 ou mais autores; fonte Scival, dados 2015-2019), incluindo alguns produtos de grande relevância e abrangência. Entretanto, a contribuição entre os autores usualmente tem grande assimetria. Para efeito de avaliação, em artigos com mais de 6 autores, a produção será considerada integralmente apenas para os autores principais quando assinalados ou, na ausência, para o primeiro e último autores e autor de correspondência.
Abraços cordiais,


--
Paulo JP Santos
Coordenador da Área de Biodiversidade

quinta-feira, 7 de março de 2019

DIVULGAÇÃO - Vaga de Analista Pleno Fitoplâncton e Cianobactérias

From: Pós Graduação <pgibtsp@gmail.com>
Date: qui, 7 de mar de 2019 às 15:46
Subject: Fwd: Divulgação vaga Analistas
To: vera lygia el id <verinhalygia@gmail.com>, Andréa Sampaio <emunah.dias@gmail.com>, Andréa Sampaio <andreas.dias@yahoo.com.br>, higor domingues <higor.domingues@hotmail.com>, Marilia Gaspar <gaspar.marilia@gmail.com>, Denilson Fernandes Peralta <denilsonfperalta@gmail.com>, Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli <zottarelli@uol.com.br>, Claudio José Barbedo <cjbarbedo@yahoo.com.br>


Boa tarde
Senhores Representantes
Peço a gentileza de divulgarem junto aos nossos alunos, a vaga de Analista Pleno Fitoplâncton e Cianobactérias,
conforme descrito abaixo.
att
Mutue/Shirlei
Pós Graduação


---------- Forwarded message ---------
From: Adriana Carvalho <adriana.carvalho@mxns.com>
Date: sex, 1 de mar de 2019 às 15:28
Subject: Divulgação vaga Analistas
To: <pgibtsp@gmail.com>


Olá boa tarde! Tudo bem?

Como falamos faço contato para poder divulgar vagas para análises de águas e buscamos estudantes com Graduação Completa de Mestrado ou Doutorado ou quais já concluíram o curso e buscam colocação em empresa privada.


Para as atividades descritas abaixo:

Analista Pleno Fitoplâncton e Cianobactérias 
Responsável pelas Analises de identificação e contagem do fitoplâncton de água doce e/ou contagem células de cianobactérias, preparo de amostras, analise em microscópio invertido e  elaboração de planilhas de resultados para liberação de laudos. Formação em biologia, CRbio ativo e experiência minima de 01 ano no assunto.

São 05 vagas Para trabalhar em São Paulo - Capital.

Oferecemos salário compatível com o mercado e benefícios: convênio médico, convênio odontológico, vale alimentação e refeição e Vale transporte.


Os alunos interessados podem enviar email com o cv atualizado diretamente para mim, ok?

Adriana CARVALHO
Coordenadora de Recrutamento e Seleção / Recruitment Coordinator 
Bioagri Ambiental Ltda.
Rua Aujovil Martini, 177/201, Dois Córregos
13420-833 | Piracicaba | SP | Brasil
Tel: +55 19 3417 4678
Cel: 
+55 19 9 8339 5363

www.merieuxnutrisciences.com.br
Legal mentions
  

 Mérieux NutriSciences cares about the environment


--
Pós-Graduação
Instituto de Botânica - SP
Av. Miguel Estéfano, 3687
Cep: 04301-012 - São Paulo
Fones: (011) 5067-6038 / 5067-6039 / 5067-6040

DIVULGAÇÃO - InfoCapes de março mostra funcionamento do Pró-Defesa

From: CCS <comunicacao@capes.gov.br>
Date: qui, 7 de mar de 2019 às 11:10
Subject: [pro_reitorespub] InfoCapes de março mostra funcionamento do Pró-Defesa
To: 
  

Caros parceiros,

Com um tema de extrema importância, o InfoCAPES de março mostra como funciona o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa).

O Programa, que entra agora em sua quarta etapa, trata de temas como a proteção das áreas marinhas, bioterrorismo e segurança cibernética, que envolvem desde a previsão do tempo até a tecnologia via satélite que ajuda a prevenir desastres naturais.

Aproveite esta edição e tenha uma excelente leitura!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Sumula 2019.02 Comissão CCPG

São Paulo, 19 de fevereiro de 2019

Sumula da 2019-02 reunião da COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE

ASSUNTO: REUNIÃO DO COLEGIADO.

Temos o prazer de convidar V.Sa. para a 2ª (segunda) Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt de 2019, que acontecerá no dia 19 de fevereiro (terça-feira), às 14h, na Sala de Reunião da CCPG, para tratar dos assuntos a seguir:
1) Inclusão da Pauta

2) Solicitações:
a) Exame de qualificação de doutorado - O pedido de exame deve vir acompanhado de oficio com todas as informações para a análise correta, a aula tem um novo formato também.
Fúlvio Cavalheri Parajara
Presidente: Nelson A. Santos Junior/IBot
Tit. In.: Claudio Barbedo/IBot
Tit. Ex.: Domingos S. Rodrigues/IBot
Suplentes: Hilton Couto/ESALQ; Clovis F. Oliveira/IBot; Eduadro P.C. Gomes/IBot; Tiago C. Barvosa/UNIFEOB
Data sugerida: 25 a 28 de fevereiro.

Simone Alves de Oliveira
Presidente: Andrea Tucci/IBot
Tit. Ex.: Andre C.A. Santos/UFSCAR-Sorocaba; Gisele C. Marquardt/IBot
Suplentes: Cristina Nordi/IBot; Carmen L.P. Zortarelli/IBot
Data sugerida: 26 de fevereiro

b) Defesa de doutorado
Mayara Ribeiro Casartelli
Presidente: Carla Ferragut
T. Int.: Denise Bicudo/IBot
T. Ext.: Jaques Zanon/IBot; Raul Henry/UNESP-Botucatu; André C.A.Santos/UFSCAR-Sorocaba; Lilian Rodrigues/UE Maringa
Suplentes: Andrea Tucci/IBot; Carlos E.M. Bicudo/IBot
Data Sugerida: 27 fevereiro

Rodrigo Sampaio Rodrigues
Presidente: Ines Cordeiro/IBot
T. Int.: Maria Beatriz Caruso/UNIFESP; Fabio de Barros/IBot
T. Ext.: Lucia Rossi/IBot; Ana Rita G. Simoes/IBot
Suplentes: Eduardo L.M. Catarino/IBot; Cintia Kameyama/IBot; Maria Tereza Gromboni/IBot; Denilson F. Peralta/IBot; Adriana Haiashi/IBot
Data Sugerida: 27 feveriro as 9:00

c) Mudança de título
Mayara Ribeiro Casartelli - APROVADO

Gabriela Maria Cabral Nascimento - APROVADO

d) Homologação
Henrique Borges Zamengo de Souza (mestrado) - APROVADO
Fernanda Hurbath Pita Brandão (doutorado) - APROVADO

e) Disciplina externa
Roberta Keyla Kojima - Aprovado 2 créditos
Milton Augusto Gonçalves Pereira - Aprovado 8 créditos

f) Descredenciamento de docente
Vivian Tamaki - A comissão de pós agradece a Dra. Vivian e o descredenciamento ocorrerá apos a homologação da aluna que está sob sua orientação.

3) Informes
- Coleta CAPES (lembrete) - todos entregaram os relatórios
- Pedido de cadastramento MTU - existe um novo cadastro para pedido de passe escolar, cada interessado deve preencher e ter aval do orientador
- Edital de seleção PDSE - Sanduíche Doutorado, dia 28 de fevereiro para entrega da documentação. Veja o link no site. Prova de Inglês poucos aceitos, veja link no site, ter realizado a qualificação, e voltar 6 meses antes da defesa. Inês sugeriu a participação de um aluno, que não participará da seleção e um professor externo ao programa.
- Denise fez a consulta sobre uma disciplina de uso do PacoteR do seu aluno de Pos Doc.
- Mutue sugeriu uma disciplina do Flavio Berches, e Ecologia de Comunidades.
- Aula Inaugural da Pos Graduação amanha as 14:00 no Anfiteatro, divulgação no quadro de avisos.

Próxima reunião 19 de março

alunospgibt@yahoogrupos.com.br

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Sumula 2019.01 Comissão CCPG



Súmula da 1ª Reunião Ordinária do CCPG de 2019

Foi realizada em 29 de janeiro de 2019 a 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Curso da Pós-Graduação, das 14:00 h às 16:40h, na Sala de Reuniões da Pós-Graduação.

1)                 Aprovação da Ata Reunião Ordinária nº 12/2018 do CCPG

A ata da reunião foi lida e aprovada.

2)                 Solicitações:

a)      Exame de qualificação de doutorado
Fúlvio Cavalheri Parajara orientador: Luiz Mauro Barbosa
Data sugerida: 18 a 22 de fevereiro
Terá que passar na próxima reunião do CCPG, em função da documentação estar incompleta e da banca não ter sido corretamente alimentada no sistema.

b)      Defesa de doutorado
Athos Poli Rigui da Silva - 20 de fevereiro de 2019
P: Marilia Gaspar (orientador)
Ti: Marcia Braga (IBt)
Te: Moemy Gomes de Moraes (UFG)
Te: André Luiz Wendt (USP)
Te: Ione Salgado (UNICAMP/IBt)
Si: Catarina Nievola (IBt), Marisa Domingos (IBt)
Se: Rita de Cassia Figueiredo Leone Ribeiro (IBt), Vanessa Oliveira (UMC)



Monique Cristine Rodrigues Juras - 25 a 28 de fevereiro
P: Rogério Suzuki (orientador)
Ti: Nelson A.S. Junior (IBt)
Ti: Regina Maria de Moraes (IBt)
Te: Gilberto Kerbauy (USP)
Te: Shoey Kanashiro (IBt)
Se: Vanessa Rebouças (IBt)
Si: Fabio de Barros (IBt), Eduardo Catharino (IBt)
Outros nomes: Eduardo Purgatto (USP), Erika Amano (UFPR)

Viviana Motato Vásquez - 22 de fevereiro de 2019
P: Adriana Gugliotta
Ti: Nelson Menolli Jr. (IBt)
Te: Mario Rajchenberg (CIF/Argentina)
Te: Aristóteles Goes-Neto (UFMG)
Te: Juliano Marcon Baltazar (UFSCar)
Si: Denilson Peralta (IBt), Mutuê Toyota Fujii (IBt)
Se: Valeria Cassano (USP), Vera Bononi (IBt)

Mayara Ribeiro Casartelli
O pedido de avaliação da banca será transferido para fevereiro, conforme contato com a orientadora.

a)      Defesa de mestrado
Henrique Borges Zamengo de Souza - 05 de fevereiro de 2019
P: Sergio Romaniuc
Te: Roseli Buzanelli Torres (IAC)
Te: André Luiz Gaglioti (Univ. Estadual do Centro-Oeste)
Se: Paulo Afonso (UNISA), Lucia Rossi (IBt)
Si: Maria das Graças da Lapa Wanderley (IBt), Rosangela Simão Bianchini (IBt)

b)      Mudança de título
Athos Poli Rigui da Silva
Ok, aprovado.

Monique Cristine Rodrigues Juras
Ok, aprovado.

c)      Prorrogação de bolsa
Andréa Sampaio Dias orientador: Andrea Tucci
Solicita 6 meses de prorrogação de bolsa (até agosto de 2019).
Documentação ok, aprovado.

Francine Faia Fernandes orientador: Marisa Domingos
Solicita 6 meses adicionais de prorrogação de bolsa (até agosto de 2019).
Documentação ok, aprovado.

d)     Homologação
Samantha Borges Faustino orientador: Denise Bicudo
Documentação Ok, título homologado.

e)      Crédito complementar participação no circuito científico
Athos Poli Rigui da Silva ok, credito concedido
Alessandra Harumi ficou decidido pelo CCPG que o crédito adicional do circuito científico só poderá ser solicitado no momento da solicitação da banca de defesa.

1)                    Informes

·         Coleta CAPES – lembrando que o relatório dos discentes deveria ter sido entregue no dia 21/12/18 e o dos docentes no dia 25/01/19.  Solicitamos a todos que enviem os relatórios para o e-mail pgibtcoletacapes@gmail.com. A pontualidade na entrega do relatório é avaliada nos pedidos de prorrogação de prazo e bolsa.
·         Eleição para representantes dos docentes - dois membros precisam ser substituídos, 01 de PAF e 01 de PVA (Carmen e Marilia). Solicitamos aos docentes que se candidatem a ocupar o cargo. Será feita uma consulta por e-mail para indicação dos eventuais candidatos. A eleição será por meio eletrônico.
·         Eleição para representantes dos discentes – os quatro representantes finalizam suas atividades esse mês. Foi feita uma consulta aos alunos na busca por eventuais candidatos. A eleição será realizada em breve, por meio eletrônico.
·       Indicação de membros para bancas de qualificação e defesa - Apesar do formulário em papel de indicação dos membros da banca ter sido abolido, é importante que os orientadores façam um oficio de encaminhamento indicando o nome dos membros da banca (com as devidas justificativas, sobretudo em caso de necessidade de pagamento de passagem/diária), título da dissertação/tese, data sugerida.
·         Exames de qualificação - No caso dos exames de qualificação do novo regimento, que consistem na avaliação de um artigo científico em redação, é necessário indicar no ofício para qual revista o artigo será submetido. O artigo deve ser redigido nas normas da revista indicada e esse será um dos critérios avaliados pela banca.
·  Os pedidos de banca DEVEM ser feitos no mês anterior à data limite para qualificação/defesa. Caso o pedido seja feito no mesmo mês da qualificação ou defesa, uma justificativa deve ser enviada, OBRIGATORIAMENTE, no mês anterior, solicitando que a entrega da documentação (que inclui a entrega do exemplar definitivo em caso de defesa) seja feita no mês seguinte. A regra de que a solicitação de banca e entrega dos documentos deve ser feita no mês anterior permanece, e só serão aceitos pedidos no mês da defesa/qualificação mediante justificativa pertinente.
·         O período de matrícula será de 18 a 22 de fevereiro. Dia 21 e 22, somente para aluno especial.
·         Próxima reunião do CCPG – 19 de fevereiro.