terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

DIVULGAÇÃO - Palestra: Novo Sistema de Avaliação da CAPES


Dia 02 de fevereiro de 2021, às 14h00

Prof. Dr. Flávio Anastácio de Oliveira Camargo - Diretor de Avaliação da CAPES
Tema: Novo Sistema de Avaliação da CAPES

A palestra ficará disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RLA2KNAbd3E

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Súmula 2021.1 Comissão CCPG

São Paulo, 19 de janeiro de 2021

Súmula da 1º (primeira) Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt - 2021 que aconteceu às 14h00, por videoconferência no googlemeet.com

Participantes - Docentes: Mutue Toyota Fujii (Presidente); Inês Cordeiro, Marcos
Aidar; Claudio Barbedo, Nair S. Yokoya; Discentes: Mariana Fernandes; Santiago Noronha.

1. Inclusão de Pauta:

- Eleição de novos representantes dos docentes no CCPG.

Será aberto o processo de eleição dos representantes dos docentes por meio de consulta e votação por e-mail. 

- Entrega do projeto definitivo da aluna de doutorado Letícia Figueiredo Candido, orientada do Dr. Giuliano Maselli Locosselli com o título “Monitoramento do fluxo de seixa e alocação de carbono em árvores urbanasa relatoria será realizada pelo Dr. Marcos Aidar.

2. Solicitações:

a) Bancas de doutorado: 

Discente: Bianca K. Canestraro (Dr) 
Orientador: Dr. Denilson F.Peralta
Título: “Revisão taxonômica e delimitação filogenética das espécies brasileiras de Anomobryum, Brachymenium e Bryum (Bryaceae)”

Titulares:

- Presidente: Dr. Denilson F. Peralta (IBt) 

- Externo - Dra. Juçara Bordin (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)

- Externo - Dr. Rodrigo Sampaio Rodrigues (Secretaria de Educação de SP)

- Interno - Dra. Adriana de Mello Gugliota (IBt)

- Externo - Dra. Fátima Otavina Buturi de Souza (Universidade São Judas Tadeu)

Suplentes:

- Externo: Dr. Dimas Marchi do Carmo (PD IBt) 

- Interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)

Os nomes sugeridos estão confirmados, bem como a data de 25 de fevereiro às 14:00h pela plataforma google meets.

Discente: Emanuelle Lais dos Santos
Orientador: Dr. Denilson F.Peralta
Título: “Filogenia molecular e revisão sistemática de Trematodon MICH. (Bruchiaceae – Bryophyta)”
 
Titulares:
 
- Presidente: Dr. Denilson F. Peralta (IBt)
- Interno - Dra. Adriana de Mello Gugliota (IBt)
- Interno - Dra. Cynthia F.P. Luz (IBt)
- Externo - Dra. Juçara Bordin (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul)
- Externo - Dra. Aline Mattos de Souza (Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira)
 
Suplentes:
 
- Interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)
- Externo: Dr. Diego K. Henriques (Universidade de Brasilia)
 
Os nomes sugeridos estão confirmados, bem como a data de 19 de fevereiro às 14:00h pela plataforma google meets
 
Discente: Fernanda Satori Petrongari
Orientadora: Rosangela Simão Bianchini 
Título: “Revisão taxonômica do complexo Distimake digitatus (Spreng.) A.R. Simões & Staples (Convolvulaceae)”

Titulares:

- Presidente: Dra. Rosângela Simão-Bianchini (IBt)
- Interno: Dra. Maria Beatriz Rossi Caruzo (UNIFESP)
- Externo: Dr. Allan Carlos Pscheidt (Centro Universitário das Faculdades
Metropolitanas Unidas, FMU)
- Externo: Dra. Maria Teresa Aureliano Buril (Universidade Federal Rural de
Pernambuco)
- Externo: Dr. Gustavo Hiroaki Shimizu (Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas).

Suplentes:

- Interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
- Externo: Dra. Cíntia Vieira da Silva (Universidade Cidade de São Paulo)
- Externo: Dr. Pedro Lage Viana (Museu Paraense Emílio Goeldi)
 
A data prevista para a defesa é 25 de fevereiro.
 
Discente: Livia Franco da Costa
Orientadora: Drª Denise de Campos Bicudo 
Título: “Taxonomia de Diatomáceas Monorrafídeas (Bacillariophyceae) do Estado de São Paulo, Brasil”
 
Titulares:
 
- Presidente: Dra. Denise de Campos Bicudo (IBt)
- Externo: Dra. Thelma Alvim Veiga Ludwig (Universidade Federal do Paraná)
- Externo: Dra. Gisele Carolina Marquardt (Universidade Guarulhos)
- Externo: Dra. Dávia Talgatti (Universidade Federal do Oeste do Pará- Ufopa)
- Externo: Dra. Elaine Cristina Rodrigues Bartozek (Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA)
 
Suplentes:
 
- xterno: Dra. Priscila Izabel Tremarin (Acqua Diagnósticos Ambientais Ltda)
- Externo:Dr. Stéfano Zorzal de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo)
- Interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
- Externo:Dr. Jaques E. Zanon (PD - IBt)
 
A data prevista para a defesa é 27 de janeiro.

TODAS AS BANCAS DE DEFESA DE DOUTORADO FORAM APROVADAS. 

b) Alteração no título do projeto:

Discente: Fernanda Satori Petrongari
Orientadora: Drª Rosangela Simão Bianchini
De: Estudos sistemáticos e biogeográficos do complexo Merremia digitata
(Spreng.) Hallier f. (Convolvulaceae)
Para: “Revisão taxonômica do complexo Distimake digitatus (Spreng.) A.R.
Simões & Staples (Convolvulaceae)”.

Alteração APROVADA.

Discente: Livia Franco da Costa
Orientadora: Drª. Denise de Campos Bicudo
De: Taxonomia e Ecologia de Achnanthidium (Bacillariophyceae) no Estado de
São Paulo, Brasil. 
Para: Taxonomia de Diatomáceas Monorrafídeas (Bacillariophyceae) do Estado
de São Paulo, Brasil.

Alteração APROVADA.

c) Prorrogação do exame de qualificação doutorado por 3 meses:

Discente: Mariana de Paula Drewinski (Dr) 
Orientador: Dr. Nelson Menolli Jr.

Solicitação APROVADA. De acordo com o informe sobre prorrogação de prazos (ver item 4 desta súmula).

d) Prorrogação do prazo de homologação de titulo:

Discente: Alessandra Harumi
Orientadora: Drª Marilia Gaspar
Solicita prorrogação até fevereiro para homologação do título de mestre (justificativa: finalizar o manuscrito com inclusão de figuras de melhor qualidade, a serem elaboradas com equipamento recentemente adquirido, que será instalado no início de fevereiro).

Solicitação APROVADA.

Discente: Giuliana Ribeiro
Orientador: Dr. Luiz Mauro Barbosa
Solicita prorrogação de 30 dias para homologação do título de mestre (aluna está preparando cover letter para submissão do manuscrito para publicação).

Solicitação APROVADA.

e) Normas para prorrogação de bolsas doutorado:

Santiago Noronha (Representante Discente): devido aos problemas decorrentes
da pandemia, alguns discentes solicitaram uma flexibilização das normas para
prorrogação de bolsas. A Coordenação recomenda aos alunos que encaminhem a
solicitação de prorrogação devidamente justificada para uma avaliação especifica de cada caso.

3. Informes:

- Resultado do Edital CNPq 25/2020: Foi aprovada uma bolsa de mestrado para o

Programa de Pós-graduação do IBt.

- Matrícula para o 1o semestre de 2021 será realizada de 08 a 12/02/2021.

- Coleta Capes: As informações serão solicitadas diretamente aos docentes que

deverão incorporar as informações de seus orientandos. Solicita-se que docentes e

discentes atualizem seu Curriculum Lattes.

- SPTrans: A Secretaria da Pós está providenciando o envio dos dados dos alunos. O

cartão será encaminhado diretamente pelo SPTrans para o endereço do aluno.

 - Processo Seletivo (junho-julho/2021, para matrícula no 2o semestre): Deverá ser

realizado no período de junho/julho e a matrícula será em agosto.

- Prorrogação de prazos: Exceto os alunos novos que se matricularam em agosto de

2020, todos os demais alunos receberam a prorrogação de 6 meses em todos os

prazos (exame qualificação e defesa da dissertação/tese).


Data da próxima reunião do CCPG: 23 de fevereiro de 2021, às 14h.

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Concurso Biologia Vegetal - UNESP - Botucatu

Unesp divulga edital de Concurso Público para docente no campus de Botucatu

Profissional contratado deverá atuar no Departamento de Bioestatística, Biologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia do Instituto de Biociências, pelo prazo de dez meses

 https://www.pciconcursos.com.br/noticias/unesp-divulga-edital-de-concurso-publico-para-docente-no-campus-de-botucatu

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Súmula 2020.12 Comissão CCPG

 São Paulo, 15 de dezembro de 2020


Súmula da 12º (décima segunda) Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação-IBt que aconteceu às 14h00, por videoconferência no googlemeet.com

Participantes - Docentes: Inês Cordeiro (Presidente); Catarina C. Nievola; Marilia Gaspar; Marcos Aidar; Nair S. Yokoya; Discentes: Mariana Drewinski; Santiago Noronha.

1. Inclusão da Pauta:

- Solicitação do Prof. Anselmo Nogueira de mudança do mestrado para doutorado direto para a discente Luana de Souza Prochazka. Solicitação APROVADA pelo Conselho. A aluna tem produção bibliográfica e teve um ótimo desempenho nas disciplinas cursadas na PG-IBt.

- Inclusão de disciplinas

Dr. Nelson Menolli e Drª. Adriana Gugliotta propuseram a disciplina “Micologia Geral”, com carga horária de 80 horas.

Dr. Giuliano Maselli Locosselli: propôs a disciplina “Soluções baseadas na natureza para cidade”, com carga horária de 160 horas.

Ambas as disciplinas serão ministradas no primeiro semestre de 2021, em sistema online.

- Créditos para o curso “Desvendando a Redação Científica, Nível Básico 1 e 2”

O curso foi ministrado de 07 a 11 de dezembro de 2020, e como a carga horaria foi de 20 horas, será concedido 01 (um) crédito aos alunos da PG-IBt que tiveram frequência igual ou superior a 75%. Os participantes poderão imprimir o certificado pelo site do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC).

2. Solicitações:

a) Banca de doutorado:

Discente: Krysna Stephany de Morais Ferreira (Dr)

Orientador: Dr. Carlos Bicudo

Título: “Distribuição estratigráfica de diatomáceas (Bacillariophyta) em sedimentos holocênicos do Rio Xingu (Bacia Amazônica): reconstrução paleolimnológica”.

Titulares:

- Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo, Instituto de Botânica; 
- Profa Drª Andréa Tucci, Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisa em Ficologia; 
- Prof. Dr. André Oliveira Sawakuchi, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo; 
- Profa Drª Luciane Fontana da Silva, Universidade Federal do ABC; 
- Profa Drª Ana Luísa Spadano Albuquerque, Universidade Federal Fluminense.

Suplentes:

- Profa Drª Carla Ferragut, Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisas em Ecologia; 

- Profa Drª Cynthia Fernandes Pinto da Luz, Instituto de Botânica, Núcleo de Pesquisa em Palinologia; 

- Profª Dra Lúcia Helena Sampaio da Silva, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro; 

- Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira, Instituto de Geociências, Universidade de São Paulo.

A data prevista para a sessão pública de apresentação da tese está no período entre 27 e 28 de janeiro de 2021


b) Homologação de doutorado:

Discente: Camila Barbosa de Araújo (Dr) 

Orientador: Dr. Carlos Bicudo

O orientador esclareceu que os manuscritos ainda não foram submetidos à publicação devido à necessidade de readequação dos resultados para o formato de publicação, obtenção de novas imagens de microscopia de varredura de qualidade, a alguns co-autores dos artigos serem do exterior e pelos atrasos decorrentes da pandemia. O orientador solicitou também que a tese de doutorado não seja divulgada.

Tendo em vista a falta de alguns dos documentos necessários para a homologação, o prazo foi prorrogado até a data da reunião do CCPG de fevereiro/2021, quando toda a documentação deverá ser entregue.


c) Validação de Créditos em Disciplinas externas:

Discente: Luana Souza Prochaska 

Orientador: Dr. Anselmo Nogueira

-Análises comparativas: evolução, ecologia e conservação (UFSC) – 04 créditos

-Modelagem de Nicho Ecológico: teoria e prática (INPA) - 04 créditos

Solicitação APROVADA. Foram validados 08 (oito) créditos.


d) Prorrogação de prazo para homologação de mestrado:

Discente: Milton Augusto Gonçalves Pereira

Orientadora: Drª. Marisa Domingos

A orientadora solicitou a prorrogação de 90 dias para entregar os documentos para o pedido de homologação de mestrado.

Solicitação APROVADA. O prazo foi prorrogado até a reunião do CCPG de março/2021.


e) Prorrogação no prazo de entrega da banca para defesa doutorado:

Discente: Livia Franco da Costa

Orientadora: Drª. Denise Bicudo

A orientadora solicitou uma prorrogação para entregar a documentação do pedido de defesa para janeiro/2021. Solicitação APROVADA.


f) Prorrogação do prazo Bolsa CAPES

Discente: Amanda da Paixão Noronha Pereira

Orientadora: Drª. Maria Beatriz Rossi Caruzo

A bolsa da aluna já encontra-se prorrogada por 6 meses (agosto/2021) pelas regras da CAPES, em função da pandemia. Caso haja necessidade de uma nova prorrogação, a aluna poderá entrar com o pedido conforme o regimento.


g) Solicitação de mudança na data de Exame de Qualificação para Mestrado de janeiro de 2021 para junho do mesmo ano:

Discente: Douglas Oliveira (Ms)

Orientador: Dr. Denilson Fernandes Peralta 

Solicitação APROVADA.


h )Relatoria: Parecer do Dr. Marcos P M Aidar: projeto da discente (Jessica Soares de Lima) – Orientador: Dr. Denilson Fernandes Peralta

Solicitação APROVADA. O relator considerou o projeto muito bom, mas tem questionamentos sobre a viabilidade de execução das atividades relacionadas às viagens ao Pampa e Pantanal. A aluna tem produção bibliográfica adequada e a proposta de trabalho é muito boa.


3. Informes:

- Retorno sobre o curso de redação Cientifica:

Participaram em média 50 alunos, além de docentes, pesquisadores e funcionários, e o curso foi considerado muito proveitoso pelos discentes e docentes.

- Edital para bolsa sanduíche no exterior da Capes:

O edital PDSE 19/2020 foi reformulado e tem uma nova orientação da CAPES. O edital da seleção interna para indicação dos candidatos para submissão ao processo de análise da CAPES será divulgado no site da PG-IBt ainda em dezembro/2020.

- Resultado da prova de inglês da USP: Será divulgado no site.

- Calendário das reuniões do CCPG para 2021: Será divulgado no site.


Data da próxima reunião do CCPG: 19 de janeiro de 2021, às 14h.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

DIVULGAÇÃO - Instruções para Candidaturas à bolsa de Doutorado Sanduíche

Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente - Instituto de Botânica

Instruções para Candidaturas à bolsa de Doutorado Sanduíche

PDSE/CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

EDITAL Nº 19/2020 (Retificado 03/11/2020)

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/EDITAL192020_PDSERETIFICAO.pdf/@@download/file/EDITAL192020_PDSERETIFICAO.pdf

Informação: conforme indicado no item 3.2. Edital nº 19/2020 (retificado): “O número total de bolsas será calculado considerando uma bolsa por programa de pós-graduação com nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação da Capes.”

1. Compete ao PPG-IBt:

1.1 Ler atentamente o Edital nº 19/2020 (retificado) da CAPES e o Regulamento para Bolsas no Exterior dentro do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), anexo à Portaria CAPES Nº 289/2018.

1.2 Divulgar amplamente, entre alunos e professores, o Edital CAPES 19/2020 (retificado) e suas Instruções a partir do dia 15/12/2020.

1.3. Estabelecer prazos para a apresentação das candidaturas respeitando o cronograma definido no Edital CAPES 19/2020 (retificado), item 1.2. Apresentação de candidaturas entre 18/01/21 a 12/02/21.

1.4. Realizar a seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final respeitando o cronograma definido no item 1.2 e conforme indicado no item 9.2 do Edital CAPES 19/2020 (retificado).

1.5. Averiguar se o plano de pesquisa proposto no exterior está em conformidade com o Item 9.4.2. VIII do Edital CAPES 19/2020 (retificado), que deverá ser utilizado por todos os candidatos.

1.6. Constituir a Comissão de Seleção de Candidaturas, conforme Item 9.2. Edital CAPES 19/2020 (retificado). O avaliador externo pode ser professor/pesquisador da própria Instituição, desde que pertencente a PPG. A seleção das candidaturas será realizada no período de 22 a 26/02/2021

1.7. Conferir a integralidade e adequação dos documentos dos candidatos.

1.8. Divulgar, a partir de 01/03/2021, a lista de aprovados internamente na PPG que serão submetidos à aprovação final pela CAPES, mediante análise documental por técnicos da agência;

1.7 Homologar, para análise e aprovação final pela CAPES, as inscrições online dos candidatos aprovados internamente pela PPG, que serão realizadas pelos próprios candidatos no período de 15/03 a 01/04/2020 conforme cronograma indicado no Item 1.2. Edital CAPES 19/2020 (retificado).

1.8 Resolver casos omissos no âmbito da seleção interna da PPG-IBt, dentro das prerrogativas conferidas pela CAPES.


2. Compete à Comissão de Seleção de Candidaturas do PPG-IBt:

2.1 Conferir a documentação fornecida pelos candidatos, que deverá conter os documentos listados no Item 3.5 destas Instruções;

2.2 É imprescindível que a carta do orientador brasileiro informe explicitamente o prazo do aluno para defesa da tese e que os créditos já obtidos no doutorado sejam compatíveis com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;

2.3 Verificar se os candidatos atendem aos requisitos constantes do Item 8. do Edital CAPES 19/2020 (retificado).

2.4 Analisar o mérito dos candidatos, em conformidade com o Item 5.2 do Edital CAPES 19/2020 (retificado), classificando-os em ordem decrescente de prioridade no formulário Encaminhamento de Candidaturas ao PDSE.

2.5 O período pretendido do estágio no exterior deve ser o mesmo em todos os documentos listados abaixo, podendo ser desclassificadas pela CAPES candidaturas com datas inconsistentes:

a) Carta de aceite do coorientador no exterior;

b) Cronograma do plano de estudos;

c) Termo de Aprovação e de Responsabilidade;

d) Encaminhamento de Candidaturas.


2.6 Caso a Comissão aprove um período diferente do proposto pelo candidato, deverá solicitar que este adeque a documentação ao novo período;

2.7 Preencher e assinar, para cada candidato aprovado, uma via original do Termo de Seleção de Candidatura ao PDSE. O documento deve conter parecer da Comissão e assinatura original de todos os membros. A aprovação pela Comissão não garante que o candidato será contemplado (o que dependerá da cota disponibilizada eventualmente para o PPG nas etapas seguintes e de análise documental pela CAPES).

2.8 Considerando o item 3.2. Edital nº 19/2020 (retificado) que indica “uma bolsa por programa de pós-graduação com nível de doutorado com nota igual ou superior a quatro na Avaliação da Capes.”, a comissão de seleção poderá sugerir a divisão da cota em dois períodos de 6 meses, buscando desse modo, melhor contemplar o PPG-IBt.

3. Compete aos candidatos à bolsa PDSE e seus orientadores:

3.1 Ler atentamente o Edital CAPES 19/2020 (retificado) e o Regulamento para Bolsas no Exterior dentro do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), anexo à Portaria CAPES Nº 289/2018.

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/02012018-portaria-289-de-28-12-2018-pdf

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/EDITAL192020_PDSERETIFICAO.pdf/@@download/file/EDITAL192020_PDSERETIFICAO.pdf

3.2 Cumprir os requisitos e atribuições constantes dos Itens 8 e 9.4 do Edital CAPES 19/2020 (retificado), além de quaisquer outros previstos no Regulamento;

3.3 Obter carta de aceite de pesquisador (coorientador) no exterior, conforme Item 9.4.2.II do Edital CAPES 19/2020 (retificado).

3.4 Elaborar plano de pesquisa conforme instruções do Edital CAPES 19/2020 (retificado) item 9.4.2. VIII, observando-se as normas da ABNT.

3.5 Apresentar candidatura individual à Comissão de Seleção de Candidaturas formada pelo PPG, contendo a seguinte documentação em conformidade ao item 9.4.2. do Edital CAPES 19/2020 (retificado), e incluindo o item j) especificado abaixo.

a) Currículo Lattes atualizado;

b) Carta do orientador brasileiro,

c) Carta de aceite do coorientador no exterior,

d) Currículo resumido do coorientador no exterior;

e) Histórico escolar do doutorado em andamento ou exame de qualificação;

f) Cópia do RG se, brasileiro, ou visto permanente no Brasil, se estrangeiro;

g) Plano de estudos no exterior em português, conforme item 5.3.3.9 do Edital/Capes com até 15 páginas e seguindo as normas da ABNT;

h) Termo de Aprovação e de Responsabilidade firmado pelo orientador;

i) Comprovante de proficiência na língua estrangeira, conforme Item 8.3. VII e anexo III do Edital CAPES 19/20202 (retificado). O referido comprovante deverá ser apresentado impreterivelmente na Inscrição online na plataforma CAPES a partir de 15/03/2021.

j) Carta dando ciência, assinada pelo aluno e orientador, em relação a: i) Edital nº 19/20202 (retificado) da CAPES; e ii) Regulamento para Bolsas no Exterior, PDSE/CAPES, Portaria CAPES Nº 289/2018.

3.6 A carta do orientador brasileiro deve informar explicitamente o prazo do aluno para defesa da tese e que os créditos já obtidos no doutorado são compatíveis com a perspectiva de conclusão em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;

3.7 Os candidatos aprovados pela Comissão deverão realizar a inscrição online na CAPES, no período de 15/03/2021 a 01/04/2021, conforme cronograma abaixo em conformidade com o Item 1.2. do Edital CAPES 19/2020 (retificado). A aprovação pela Comissão e inscrição online não garantem que o candidato será contemplado (o que dependerá da análise documental pela CAPES).


4. Cronograma


ETAPA

RESPONSÁVEL

PERÍODO

Período de envio de documentação para seleção de candidatos pela PPG-IBt

Candidato

18/01/21 a 12/02/21

Divulgação dos candidatos selecionados

PPG - IBt

01/03/2021

Inscrição online a plataforma CAPES

Candidato

15/03/2021 a 01/04/2021

Divulgação dos candidatos comtemplados pela CAPES

PPG/CAPES

01/06/2021 a 30/09/2021

Início dos estudos no exterior

Candidato

Julho a setembro 2021


5. Check List documentos para candidatura

  • Currículo Lattes atualizado do candidato.

  • Carta do orientador brasileiro, em conformidade com o Edital CAPES 19/2020 (retificado).

  • Carta do orientador no exterior, em conformidade com o Edital CAPES 19/2020 (retificado).

  • Histórico escolar do doutorado em andamento ou exame de qualificação.

  • Cópia do RG, brasileiro, ou visto permanente no Brasil, se estrangeiro.

  • Plano de estudo no exterior em português conforme o Edital CAPES 19/2020 (retificado), (com até 15 páginas e conforme ABNT)

  • Comprovante de proficiência na língua estrangeira, conforme Item 8.3. VII e anexo III do Edital CAPES 19/20202 (retificado).

  • Carta de Ciência quanto ao: i) Edital nº 19/20202 (retificado) da CAPES; e ii) Regulamento para Bolsas no Exterior, PDSE/CAPES, Portaria CAPES Nº 289/2018


OS DOCUMENTOS DEVEM SER ENVIADOS POR MEIO ELETRÔNICO PARA O E-MAIL ibtpdse20@gmail.com

E UMA VIA IMPRESA DEVERÁ SER ENVIADA À POS -GRADUAÇÃO 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Sumula 2020.11 Comissão CCPG

 



São Paulo, 17 de novembro de 2020-IX REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE VEGETAL E MEIO AMBIENTE - ASSUNTO: Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação - IBt, que aconteceu às 14h, online por videoconferência no Meets, para tratar dos assuntos a seguir:



1 - Inclusão da Pauta:

 - Leticia Figueiredo Cândido, Orientador: Giuliano Locosselli - Matrícula no Doutorado: Bolsa FAPESP vigente a partir de 1/11/2020 - APROVADO segundo as normas do regimento;

- Regras para revisão de inglês com a Pós Graduação: um manuscrito por aluno (durante o período de homologação), aluno primeiro autor incluindo o orientador, Qualis adequado (B2 ou superior), tema relacionado ao projeto.


2 - Solicitações:

a. Qualificação de Doutorado:

Patricia María González Sánchez / Orientador: Dra. Mutue Toyota Fujii

Título do trabalho: “Diversidade e filogenia do complexo Laurencia (Ceramiales, Rhodophyta) no arquipélago Cubano” 

Data sugerida: 27/11/2020 as 9:00.

Banca sugerida:

Dr. Denilson Peralta – IBt (presidente)

Dra. Yocie Yoneshigue Valentin – UFRJ (titular externo)

Dra. Natalia Pirani Ghilardi-Lopes – UFABC (titular externo)

Dra. Silvia M.P.B. Guimarães – IBt (suplente externo)

Dra. Nair Yokoya – IBt (suplente interno)

Outros nomes: Dr. Fábio Nauer da Silva – IBt (suplente externo); Dr. José Marcos de Castro Nunes – UFBA (suplente externo)



b. Mudança de título:

Marcela Regina Gonçalves da Silva Engela / Orientadora: Dra. Marisa Domingos - Título atual: Caracterização do perfil de substâncias fenólicas em folhas de espécies arbóreas nativas de fragmentos de Mata Atlântica expostos a estressores ambientais - Novo título: Perfil metabólico de espécies nativas de Mata Atlântica expostas a estressores ambientais - APROVADO.



c. Homologação de título:

Ingrid Cristina Araújo Catarino (MS) / Orientador: Dr. Emerson Alves da Silva - APROVADO.



d. Prorrogação para homologação de título:

Alessandra Harumi Urakawa (MS) / Orientador: Dra. Marília Gaspar - Período solicitado: 2 meses / APROVADO 2 MESES.


Leonardo Hamachi (DR) / Orientador: Dr. Marcos Aidar - Período solicitado: 2 meses; APROVADO.


Milton Augusto Gonçalves Pereira (MS) / Orientador: Dra. Marisa Domingos - Período solicitado: 1 mês; APROVADO.


Giuliana Ribeiro (MS) / Orientador: Dr. Luiz Mauro Barbosa - Período: até 28/11/2020; APROVADO 1 MÊS.



e. Cancelamento matrícula disciplina:

Julianna Arita / Disciplina: Taxonomia de algas eucariontes de águas continentais  - Docente: Carlos Bicudo - Período da disciplina: 26/10 - 06/11. Haverá uma observação no histórico da aluna pois o pedido de cancelamento veio fora do período. Aprovado nesta reunião.


f. Relatoria:

Andrea Tucci (Jessica Soares de Lima - DR) / Orientador: Dr. Denilson Peralta - a relatoria será realizada pela coordenação;


Miriam Rinaldi (Gabriela Cabral Nascimento - DR) / Orientador: Dra. Catarina C. Nievola - o projeto foi avaliado e enviado diretamente para a Orientadora.



3 - Informes:

- Os docentes e discentes devem encaminhar as solicitações aos e-mails correspondentes: pgibt70@gmail.com – questões de Coordenação / pgibtsp@gmail.com ou pgibt@ibot.sp.gov.br – questões de Secretaria (Shirlei e Carlos);

- A pedido do Higor, esclarecemos que para a realização do exame de Qualificação ocorre assim: a secretaria envia os convites oficiais e súmula do projeto; e o aluno envia o pdf do manuscrito ou dissertação/tese. Claudio propõe que seja oferecido um checklist com a metodologia para que isso ocorra agora que está ocorrendo tudo on line;

- Marcos Aidar: a partir de agora os pedidos de Qualificação e Defesa devem incluir o CPF dos participantes externos brasileiros e estrangeiros incluir a data de nascimento;

- Irá ocorrer um Curso on-line pago pelo Curso de Pós: DESVENDANDO A REDAÇÃO CIENTÍFICA, com o Prof. Gilson Volpato (IGVEC) – 07-11/12/2020, 4 h/manhã, total de 20 h. 



4 - Próxima reunião: 15 de dezembro.