terça-feira, 22 de março de 2011

Sumula 93 Reuniao CCPG

SÚMULA DA 93ª REUNIÃO CCPG


Reunião do Conselho de Curso da PG realizada no dia 22 de MARÇO de 2011 (terça-feira), às 9:00h, na sala de Reuniões da Pós-Graduação.


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 92ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG e DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA
Ausências justificadas: Dra. Edenise Segala Alves, Dra. Denise C. Bicudo

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

Não há inclusões.

3.   PROCESSOS E DECISÕES

            3.1. Solicitação de Homologação de Título:
                                               - Regina Yoshie Hirai – DR  (Dr. Jefferson Prado)
                                               O título foi homologado. Foi aprovada também a solicitação de não divulgar o PDF da tese antes da publicação das novas espécies. Solicita-se que a PG seja avisada  logo que o artigo for  publicado.
                                               - Allan Carlos Pscheidt – MS (Dra. Inês Cordeiro)
                                               O título foi homologado.
                                               - Carolina Brandão Coelho – MS  (Dr. Luciano Mauricio Esteves)
                                               O título foi homologado.
                                               - Carolina Fernandes de Oliveira – MS (Dr. Claudio José Barbedo)
                                               O título foi homologado.                                           
            3.2. Solicitação de Prorrogação de Homologação de Título:
                                               - Cátia Takeuchi  - MS (Dra. Gerleni Lopes Esteves)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida.  O prazo final para entrega de toda a                                                   documentação é até 27 de abril de 2011.
                                               - Juliana Kuroiva Zerlin – MS (Dra. Marília Gaspar)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida.  O prazo final para entrega de toda a                                                   documentação é até 25 de abril de 2011.
                                               - Murilo Borduqui – MS (Dra. Carla Ferragut)
                                               A prorrogação de trinta dias foi concedida. O prazo final para entrega de toda a                                                    documentação é até 25 de abril de 2011.

            3.3. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
                                                - Watson Arantes Gama Júnior - MS (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               Presidente: Dr. Carlos E. de Mattos Bicudo (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
                                               Titular externo 2: Dra. Maria Teresa de Paiva Azevedo (BioAlgas)
                                               Suplente interno: Dra. Andréa Tucci (IBt)
                                               Suplente reserva: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Suplente externo: Dra. Estela Maria Plastino (USP)

                                               Data provável: 14 de abril de 2011.





            3.4. Banca de Defesa de Tese de Doutorado:
                                                                        - Carolina Gasch Moreira – DR (Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius)
                                               Presidente: Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius (IBt)
                                               Titular interno: Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi (IBt)                                              
                                               Titular externo 1: Dra. Agostina Virgínia Marano (Inst. de Botânica Spegazzine, La                                                Plata)
                                               Titular externo 2: Dra. Adriana Oliveira Medeiros (UFBA)
                                               Titular externo 3: Dr. André Cordeiro Alves dos Santos (UFSCar – Campus Sorocaba)
                                               Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Suplente externo: Dr. José Ivanildo de Souza (IBt)
                                               Reserva de titular externo: Derlene da Silva Attili De Angelis (UNESP – Campus Rio                                                Claro)
                                                O comprovante de submissão do artigo deverá ser entregue até a defesa
                                               Datas prováveis: 26 ou 27 de abril de 2011.

                                                - Fábio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurelio Silva Tiné)
                                               Presidente: Dr. Marco Aurelio Silva Tiné (IBt)
                                               Titular interno 1: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Aline Cavalari (UNIFESP – Campus Diadema)
                                               Titular externo 2: Dr. Emerson Alves da Silva (IBt)
                                               Titular externo 3: Dr. Danilo da Cruz Centeno (IBt)
                                               Suplente interno: Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho (IBt)
                                               Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
                                               Titular externo reserva: Dr. Marcos Silveira Buckeridge (USP)
                                              
                                                   O comprovante de submissão do artigo  deverá ser entregue até a defesa.
                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                              
            3.5. Banca de Defesa de Tese de Mestrado:
ATENÇÃO:  COMO TODOS TIVERAM PRORROGAÇÃO DE PRAZO PARA ENTREGA DA DISSERTAÇÃO, O COMPROVANTE DE SUBMISSÃO DO ARTIGO DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ A DATA DA DEFESA

                                               - Ana Paula Soares Paranhos – MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta)
                                              
                                   Presidente: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBt)
                                   Titular externo 1: Dra. Adriane Maria Ferreira Milagres (USP - Campus Lorena)
                                   Titular externo 2: Dra.  Elisa Esposito (Universidade de Mogi das Cruzes)
                                   Suplente externo: Dra. Kelly Simões (IBt)
                                   Suplente interno: Dra. Marisa Domingos (IBt)
                                   Reserva de titular externo: Dra. Cátia Maria Gomes Machado (Univ. Católica de                            Santos)

                                   Datas prováveis: 18 ou 19 de abril de 2011.











                                               - Alexandre Indriunas – MS (Dra. Cíntia Kameyama)
                                               Presidente: Dra. Cíntia Kameyama (IBt)
                                               Titular externo: Dra. Lúcia Rossi (IBt)
                                               Titular externo: Dra. Denise Monte Braz (UFRRJ)
                                               Suplente interno: Dra. Inês Cordeiro (IBt)
                                               Titular externo reserva 1: Dr. Vinícius Castro Souza (ESALQ)
                                               Titular externo reserva 2: Dra. Luisa Kinoshita (UNICAMP)
                                               Suplente externo: Dr. Renato de Mello-Silva (USP)

                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                              
                                               - Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar)
Presidente: Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBt)                         
Titular externo 1: Dr.  Humberto Ribeiro da Rocha (USP)
Titular externo 2: Dr. Reinaldo Imbrózio Barbosa (UFRR)
Suplente interno: Dra. Regina Maria de Moraes (IBt)
Suplente externo: Dra. Marcia Inês Lopes (IBt)
Titular reserva externo: Dr. Plínio Barbosa de Carmargo (CENA)

                                               Datas prováveis: 25 a 29 de abril de 2011.

                                               - Rodrigo Sant’Ana Cabral – MS (Dra. Maria Claudia Marx Young)
                                               Presidente: Dra. Maria Claudia Marx Young (IBt)
                                               Titular externo 1: Dra. Debórah Yara Alves Cursino dos Santos (USP)
                                               Titular externo 2: Dra. Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva (UFSCar)
                                               Suplente interno: Dra. Luciana Retz de Carvalho (IBt)
                                               Suplente externo: Dr. João Henrique Ghilard Lago (UNIFESP – campus Diadema)                                                  Titular externo reserva: Dr. Paulo Roberto H. Moreno (USP)
                                              
                                               Data provável: 29 de abril de 2011.
                                                                                 
                                               - Simone Wengrat – MS (Dra. Denise de Campos Bicudo)
                                               Presidente: Dra. Denise de Campos Bicudo
                                               Titular externo 1: Dra. Thelma Alvim Veiga Ludwig (UFPR)
                                               Titular externo 2: Dra. Marta Conde Lamparelli (CETESB)   
                                               Suplente externo: Dra. Maria do Carmo Carvalho (CETESB)
                                               Suplente interno: Dra. Carla Ferragut (IBt)
                                               Titular externo reserva: Dra. Fernanda Ferrari (Univ. Ferderal Tecnológica do PR –                                                campus Dois Vizinhos)

                                               Datas prováveis: 18 ou 19 de abril de 2011.

           




           
            3.6. Solicitação de Homologação de Título de Mestre em outra IES:
                                               - Guilherme Scotta Hentschke - (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               O titulo foi homologado e foram conceditos 30 créditos.
                                               - Poliana Ramos Cardoso – (Dr. Fábio de Barros)
                                               O titulo foi homologado e foram conceditos 30 créditos.


            3.7. Transferência de Orientação de Mestrado:
                                                    - Alessandra dos Santos –  (Dra. Inês Cordeiro)
                                               - Gisela Pelissari – (Dra. Inês Cordeiro)
                                               As transferências não são possíveis, uma vez que, desde 2009, vão contra os critérios estabelecidos   pela pós-graduação e  pelas comissões dos processos seletivos, que avaliam, na seleção dos alunos, o projeto, o curriculo do orientador e a coerência do projeto do aluno com a linha de pesquisa do orientador. O número de vagas disponíveis para cada           orientador será reavaliado para o próximo processo seletivo.

            3.8. Solicitação de validação de créditos:
                                                    - Daiane Teixeira da Silva – MS (Dra. Regina Maria de Moraes)
                                               - Simone Ferreira da Silva – MS (Dra. Regina Maria de Moraes)
                                              
                                               Os créditos foram validados, sendo concedidos os 4 créditos previstos na disciplina.

            3.9. Solicitação de Co-orientação de Doutorado:
                                               - Carolina Brandão Coelho – DR  (Dr. Luciano Mauricio Esteves)
                                               A co-orientação pela Dra. Cynthia Luz foi aprovada.
                                               - Fernanda Rios Jacinavicius – DR (Dra. Célia Leite Sant’Anna)
                                               A co-orientação pela Dra. Ana Beatriz F. Pacheco foi aprovada.
                                               - Flávio Trevisan – DR (Dra. Maria Angêla Machado de Carvalho)
                                               A co-orientação pela Dra. Marília Gaspar foi aprovada.
           
                     
      4. RELATORIA 
           
                  Disciplina tópicos especiais “Ecologia de Distúrbios”, de responsabilidade de Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas.
                  O relator Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar é favorável à disciplina e o Conselho ratifica a aprovação.

      5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 Encerramento do mandato Coordenação da Dra. Denise de Campos Bicudo e proposta de Comissão Eleitoral para preenchimento do cargo de Coordenador da Área PAF;
            A comissão eleitoral será coordenada pelas Dra. Célia Leite Sant’Anna e Dra. Edenise Segala Alves. Os             interessados a se candidatarem a coordenadores poderão se manifestar à comissão eleitoral. Ressalta-se que apenas pesquisadores da área PAF credenciados na pós-graduação (como docente ou mesmo colaborador) poderão se candidatar e votar. 

5.2 Estágio Docência Turma 2011: início em 22/03/2011, no Núcleo de Educação Ambiental, sob responsabilidade da Profa. Tania Cerati (Ramal 6134);

5.3 Utilização de verba do Proap/Capes até 30/03/2011: a verba deverá ser utilizada preferencialmente com as passagens e estadia dos membros das várias bancas.






5.4 Disciplina Seminários Gerais: aula inalgural no dia 28 de março de 2011, a ser realizada na sala do Jardim Escola nos dois períodos do dia. Às 9h será feita uma exposição geral da disciplina e às 10h será ministrada uma palestra sobre Filosofia da Ciência pelo Dr. Paulo de Oliveira (Universidade de Guarulhos). Às 14h a coordenadora da pós-graduação, Dra. Rita de Cássia Leone-Figueiredo, fará uma exposição geral sobre a pós-graduação. A presença dos alunos matriculados na disciplina é necessária em todos os períodos.

6.      OUTROS ASSUNTOS: nada a declarar

7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:   19 de abril de 2011





Edenise e Célia 

sábado, 15 de janeiro de 2011

Sumula 91 reunião CCPG

SÚMULA 91ª REUNIÃO CCPG
1.  PROCESSOS E DECISÕES

 1.1. Solicitação de Homologação de Mestrado obtido em outra IES:

     - Helisvânia Gomes Silva – MS  (Dra Inês Cordeiro)
UFMA Programa Biodiversidade e Conservação, apresentou ata de defesa, programa reconhecido:  aprovados os 30 créditos do MS
 
1.2. Solicitação de prorrogação de prazo para defesa:
 
- Luciana Jandelli Gimenes – DR (Dr. Dácio Roberto Matheus)
Solicitou prorrogação de 4 meses, já havia solicitado  6 meses e novamente  mais 2 meses. Justificativa:  problemas para adequação do protocolo e adequação de uso de laboratório do Institituto Biológico, onde s estudante realiza parte das análises. As prorrogações, incluindo a presente somam 48 meses, portanto dentro do prazo do DR. Contudo, a aluna não entregou relatório corrigido que havia sido reprovado. Assim, a aprovação dos 4 meses está condicionada àentrega de relatório científico no formato da tese em redação, até 28 de fevereiro. A tese deve ser entregue em junho para ser defendida em julho. A aluna deverá apresentar comprovante de submissão de trabalho até a data da defesa.
A mudança de título da tese foi aprovada.
 
1.3. Banca de Exame de Qualificação de Doutorado: 

Juliana Iura de Oliveira Mello - DR (Dra. Rita de Cássia L. F. Ribeiro) 
Marcia Regina Braga (IBt) - presidente
Eduardo Purgatto (USP) - titular externo
Patricia Pinho Tonini São Camilo - titular externo
Luciano Freschi (USP) - suplente externo
Kelly Simões (IBt) - reserva suplente externo
Maria Angela Machado Carvalho (IBt) - suplente interno
Data: entre 21 e 25 de fevereiro

Dra Rita acrescentou que Juliana recebeu bolsa  CAPES sandwiche  para irá à Holanda e que, além dela,  a doutoranda Barbara Baêsso Moura (aluna da Dra Edenise Segala Alves) também foi contemplada com uma bolsa para desenvolver parte da tese no WSL-Suiça. Ambas foram contempladas com 6 meses de bolsa.

 3.4. Banca de Defesa de Tese de Doutorado: 

 - Marcelo Rogério da Silva – DR 
Maria Cláudia M. Young (IBt) - presidente
Luciana Retz de Carvalho (IBt) - titular interno
João Henrique Guihard Lago (UNIFESP -) titular externo
Marcos Pivato (UNESP) - titular externo
Paulo Roberto Moreno (USP) -  titular externo
Carmen Lucia Kiroga (UNICAMP)- reserva
Diogenes A. Garcia Cortez(UE Maringá)- reserva
Mitsue Haraguchi (Inst. Biológico)- suplente externo
Elaine Monteiro Cardoso (IBt)- suplente interno reserva
Luce Maria Brandão (IBt)- suplente externo reserva
Edison Paulo Chu (IBt)- suplente interno
Data 21 a 25 de fevereiro 

 - Regina Yoshie Hirai – DR (Dr. Jefferson Prado)
Jefferson Prado IBt- presidente
Paulo Labiak (UFPR)- titular externo
Paulo Windisch (UFRG) -titular externo 
Lana Sylvestre (UFRJ)- titular externo
Claudini Mynssen (JBRJ) -reserva de titular externo
Fabio de Barros(IBt)- titular interno
Gerlene Lopes Esteves (IBt)- suplente interno
Carlos Bicudo (IBt)- reserva de suplente de titular interno 
Lucia Garcez Lohmann (USP)- suplente externo
Data: 21 a 25de fevereiro 
 
3.5. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado: 

- Carolina Brandão Coelho – MS 
Luciano Maurício Esteves (IBt) - presidente
Cintia Fernandes Pinto da Luz (IBt ) -titular interno
Claudinei Mynssen (JBRJ)- titular externo
Marcia Aguiar Barros(UFRJ)- titular externo reserva
Jefferson Prado (IBt)- suplente interno
Paulo de Oliveira (UnG)- suplente externo
Data: 15 a 18 de fevereiro
- Carolina Fernandes de Oliveira – MS
Claudio J. Barbedo (IBt, presidente)
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- titular interno
José Otavio Machado Menten (ESALQ)- titular externo
Maria Luzia Duarte de Morais (ESALQ)- reserva de titular externo
Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro (IBt)- suplente interno
Patricia Pinho Tonini (S. Camilo)- suplente externo
Data: a partir de 10 de fevereiro
- Juliana Kuroiva Zerlin – MS 
Marília Maes Gaspar (IBt)- presidente
Jose Marcio Rocha Faria (UFLA)- titular externo 
Ione Salgado (UNICAMP)- titular externo
Marcos Buckeridge (USP)- titular externo reserva 
Kelly Simões (IBt)- suplente externo
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- suplente interno
Marcia Regina Braga (IBt)- reserva de titular interno
Data: 21 a 28 de fevereiro 
  - Murilo Borduqui – MS 
Carla Ferragut (IBt)- presidente
Denise de Campos Bicudo (IBt)-titular interno
Orlando Necchi (UNESP)- titular externo
Liliana Rodrigues (UF Mariga)- reserva de titular externo
Andrea Tucci (IBt)- suplente interno
Ilka Vercellino (Universidade S. Camilo)- suplente externo
Data: 15 a 23 de fevereiro ou 28/02
- Túlio Luiz Laitano Penha – MS
Eduardo Luis M. Catharino (IBt)-presidente
Inês Cordeiro (IBt)- titular interna
Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt) -reserva ou suplente interno
Samantha Koehler (UFABC)- titular externo
Fábio Pinheiro (IBt)- suplente externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)- reserva de suplente interno
Data: 21 a 25 de fevereiro




 3.6. Revalidação de créditos de disciplina 

  - Edmir Vicente Lamarca – DR
Disciplina Bioclimatologia Vegetal no IAC, curso Agricultura Tropical e Subtropical, 8 créditos, 120 horas: 
créditos validados já que esta dentro do permitido ( 30% do total de créditos); no DR são permitidos até 12 créditos 

      4. RELATORIA 

 - Dra. Célia Leite Sant’Anna  fez a relatoria da proposta da disciplina “Morfometria aplicada ao estudo de complexos de espécies e populações” , de responsabilidade do Dr. Fábio Pinheiro (Núcleo do Orquidário).
Reformulação: redução de 90 para 60 horas, 4 créditos: 18 horas teóricas, 24 horas práticas e 18 horas para preparação de apresentação de projeto (um dos itens para avaliação do aluno).
BMA 05 Tópicos Especiais
Solicitação aprovada:  haverá necessidade de adequação do calendário para evitar sobreposições. O proponente deverá entrar em contato com Dra. Marisa Domingos. 


      5. INFORMAÇÕES GERAIS


5.1. Calendário 2011 SAC – Demanda Social/CAPES;
Indicação de novos bolsistas somente a partir de março. De acordo com a CAPES, todos os assuntos relativos a bolsa somente poderão ser resolvidos a partir de março.

5.2 Alteração na Disciplina “Seminários Gerais”: experimentalmente, este ano a disciplina será condensada em 4 dias -  no primeiro dia (em março) havera uma palestra magistral da coordenação sobre o curso. Nos outros três dias (em julho) os alunos apresentarão seus trabalhos (15 minutos para apresentação e 15 para discussão). Docentes internos serão convidados para avaliação.

5.3 Curso de Treinamento no Aplicativo Coleta de Dados 12.0 (CAPES);  Curso para preenchimento do Coleta CAPES: Dra. Carmen Zotarelli se dispõe a fazer o curso (14, 16 ou 18 de fevereiro) 

5.4 Palestra Dr. Guillean Prance “O Projeto Eden”, 21/01/2011, às 10h, no Jardim Escola
Todos estão convidados!!

5.5 Alunos em débito (Relatorio Coleta CAPES) com a PG: Ingrid Ballesteros Silva; Luciana Rufino Godinho; Ricardo Ribeiro da Silva; Solange Lury Miyazaki; Monaly Sado; Giovanna Bezerra da Silva; Sidney Fernandes; Valéria Cassano; Sandra Vieira Costa; Camila Ranzatto Dogo; Gisele de Oliveira Silva e James Andrea Maier;
Todos são egressos, favor providenciar!!

5.6 Calendário de Disciplinas de 2011 divulgado no Quadro de Avisos da PG.
Será encaminhado para os representantes dos docentes e discentes.

6. OUTROS ASSUNTOS


6.1 Resultado da avaliação do nosso curso pela CAPES
Nota 5, recebemos o conceito Muito bom em quase todos os itens. Recebemos conceito Bom apenas em dois itens: a) distribuição de teses e orientações defendidas no período, ou seja docentes com grande número de alunos e outros com pequeno número; b) publicações (docentes com vários artigos e outros sem publicações). 
6.2 Valores das matrículas e data para  entrega do relatório anual
Serão definidos e divulgados na próxima reunião: o valor é sempre com base na UFESP do mês da matrícula (4,8 UFESP’s). 
Data de entrega do relatório anual:  28 de fevereiro para os ingressantes em março e 31 de julho para os ingressantes em agosto.
Modelo do relatório: 
Resumo do plano inicial
Atividades realizadas no período
Resultados no período
Discussão
Considerações finais
Referências bibliográficas
Plano de trabalho para o próximo período

6.3 Bolsas
O curso recebeu mais 3bolsas de DR do CNPq
Os PqCs que dispõe de bolsa PNDB devem se empenhar para usar as bolsas que estão sobrando para que a coordenação possa  justificar o pedido de novas bolsas. 

6.4  Seleção de egressos: egressos que tenham defendido o mestrado após a matricula de julho/2010 e queiram iniciar DR deverão submeter a documentação para seleção até 27 de maio de 2011 (dois meses antes da matrícula em julho).

6.5 A coordenação se desculpa frente aos docentes cujos nomes foram omitidos ou grafados de forma incorreta no folder do Programa. Os erros decorreram da falta de tempo para correções, umavez que o folder teve que ser confecccionado às pressas para  aproveitamento de verba.

7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:   15 de Fevereiro de 2011


Edenise e Célia

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sumula 90 Reuniao CCPG

SÚMULA 90ª Reunião CCPG
(realizada em 14 de dezembro de 2010)

1. Solicitação de Homologação de Título:
Angélica Patrícia Pavezzi Barbero – DR  (Dr. Fábio de Barros) trabalho submetido à RBB, tese corrigida, relatório entregue, sem outras pendências, título homologado.
Cynthia Hering Rinnert – DR (Dra. Solange Cristina Mazzoni-Viveiros) foram incorporadas as ultimas sugestões da banca, trabalho submetido à Hoehnea, título homologado.

2. Solicitação de prorrogação de prazo para defesas:
- Alexandre Indriunas – MS (Dra. Cíntia Kameyama) solicitação de três meses, foram concedidos dois meses, entrega da dissertação março/2011 e defesa em abril/2011, deverá ser entregue comprovante de submissão de artigo até a data da defesa; levou-se em conta que o material tipo solicitado em herbários do NE, já visitados pelo aluno e indispensável para o trabalho, foi recebido apenas em dezembro (pedidos no inicio do ano) e os sérios problemas de saúde com membro da família (mãe), que está sob os cuidados do aluno.
- Carlos Eduardo Wetzel – DR direto (Dra. Denise de Campos Bicudo) solicitação de um mês, foi concedido, entrega da tese fevereiro/2011 e defesa em março/2011; levou-se em conta a grande produção do aluno oriunda do DR (três trabalhos publicados e três em preparação), o fato do aluno ser de DR direto e de ter sido contratado no exterior (Luxemburgo, a partir de abril/2011 por dois anos), onde fez parte do seu DR. Tal fato será de grande importância para o programa (egresso contratado no exterior). Destaca-se que a orientadora, Dra Denise, retirou-se da reunião do CCPG no momento dessa discussão para evitar constrangimentos.
- Fábio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurélio Tiné) solicitação de três meses, concedido uma vez que estará dentro do prazo de 48 meses; entrega da tese março/2011 e defesa em abril/2011; devera ser entregue comprovante de submissão de artigo até a data da defesa.

3. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado:
- Murilo Rondoni Tanus - MS (Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes)
Sugestões:
Eduardo Catharino (presidente)
Vania Regina Pivello (USP) (titular externo 1)
Silvana Cristina de Souza Pereira Muniz de Souza (IF) (titular externo 2)
Flavina Maluf de Souza (IF) (suplente externo)
Marco Antonio Portugal Batalha (UFSC) (reserva)
Maria Tereza Gromboni Guaratini (suplente interno)
Período 24 a 31 de janeiro/2011
Caso os titulares não possam participar, serão consultados outros pesquisadores que constam da lista encaminhada pelo orientador.

4. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado:
- André Luiz Gaglioti – MS (Dr. Sérgio Romaniuc presidente)
Sugestões
Sérgio Romaniuc( presidente)
Maria das Graças Lapa Wanderley (titular interno reserva)
Maria Candida Mamede (suplente interno 1)
Jorge Pedro Pereira Carauta (Museu Nacional RJ) (titular externo 1)
Roseli Buzanelli Torres (IAC) (titular externo 2)
Lucia Rossi (suplente externo 2)
Jose Rubens Pirani (USP) (suplente externo1)
Caso os titulares não possam participar, serão consultados outros pesquisadores que constam da lista encaminhada pelo orientador.
Período 17 a 20 de janeiro

5. Cancelamento de matrículas em Disciplinas
- Allan Carlos Pschidt – MS (Ferramentas moleculares para análise filogenética de plantas)
- Vinicius Trettel Rodrigues – MS (Ferramentas moleculares para análise filogenética de plantas)
Cancelamentos aprovados
           

6. Proposta de restruturação de Disciplinas
 - “Diversidade de Fungos nos Ecossistemas” (Dra. Rosely Ana Picollo Grandi); ministrada em anos impares em maio, reformulação: passou a ter dois professores responsáveis (Dras Roseli Grandi e Marina Capelari), colaboradores, Dras Adriana, Iracema, Carmen e também inclusão de Ivanildo, Michel e Vera Vitali (novos PqCs), mudança de 6 para 8 créditos.
Será encaminhado para relatoria (Dr Carlos Bicudo). A coordenação entende que a disciplina é uma ótima oportunidade para a integração dos PqCs do Núcleo de Micologia e do fortalecimento das pesquisas na área.

7. Restruturação de Proposta de Disciplina
“Morfometria aplicada ao estudo de complexos de espécies e populações”, de responsabilidade do Dr. Fábio Pinheiro (Núcleo do Orquidário);  o responsável encaminhou a restruturação que contemplou: redução da carga horária de 90 para 60 horas (4 créditos), modificação na forma de avaliação dos alunos (proposição de projeto e não mais proposição e execução do mesmo), foram apresentados o cronograma e o programa atualizados. As informações serão encaminhadas à Dra Célia San’Anna (relatora) para nova avaliação.
- “Ecologia de Distúrbios” (Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas).
Relatoria inicial: Dr. Marcos Aidar. 4 créditos (60 horas) condensada em abril/maio, voltará para o relator para nova avaliação.

8. RELATORIA 

Dr Claudio José Barbedo sobre proposta da disciplina nova “Uso econômico da biodiversidade vegetal e desenvolvimento rural sustentável”  (Dr. Clóvis José Fernandes de Oliveira Jr. e  Dr. Domingos Sávio Rodrigues, Núcleo de Plantas Ornamentais).
Restruturação da proposta .
Parecer: Os proponentes responderam às indagações, ajustaram o número de créditos, esclareceram a fonte de recursos, contataram os profissionais que devem colaborar; em suma, a proposta tem condições de ser aprovada e a disciplina pode ser incluída na PG. Disciplina aprovada
Os responsáveis deverão preencher o calendário que será enviado pela PG para inclusão.


9. INFORMAÇÕES GERAIS
1. Disciplina do Prof. Gilson Volpato:
Comentários Dra Denise Bicudo:
A disciplina teve 27 matriculados, 10 ouvintes, sendo cinco do IG. Total 37 alunos.
O Prof. Volpato agradeceu a oportunidade e se prontificou a dar a disciplina novamente. A PG recomenda a participação dos docentes! O Dr Volpato será consultado sobre a época mais apropriada para seu retorno ao IBt.
O vídeo apresentado no primeiro dia do curso pode ser acessado em
(http//propgdb.unesp.br/redacao_cientifica/index.php)
Assistam, e muito bom!

10.  PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de janeiro de 2011

Célia e Edenise

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sumula 84 reuniao CCPG

84ª Reunião do Conselho de Curso da PG 15 de junho de 2010 
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 83ª REUNIÃO DO CCPG: será avaliada na próxima reunião.


 
2. INCLUSÕES DE PAUTA: Relatoria da Dra. Marina Capelari (item 4.3); reclamação dos discentes quanto ao exame de qualificação (item 6.1)


 3.  PROCESSOS E DECISÕES   3.1. Solicitação de Homologação de Título: 
-     Marcos Enoque Leite Lima – MS (Dra. Inês Cordeiro) – Aprovada. O aluno submeteu um artigo à Hoehnea.
-     Katya da Silva Patekoski – MS (Dra. Carmen Lídia Amorim Pires-Zottarelli) – Aprovada. O artigo foi submetido à Pesquisa Agropecuária Brasileira.
     
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado: 
- Ana Paula Soares Paranhos - MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): Rosely Ana Piccolo Grandi (presidente), Luísa Helena Souza Oliveira (titular externo), Luciana Retz de Carvalho (titular interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (suplente interno), Maurício Batista Fialho (reserva) 
-  Carolina Fernandes de Oliveira - MS ( Dr. Claudio José Barbedo): Carmen Lídia Zottarelli (presidente), Marta Helena Vecchiato Maziero (titular externo), Nelson Augusto dos Santos Júnior (titular externo), Rosely Ana Piccolo Grandi (suplente interno), Marina Guardia (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (reserva)

- Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar): Eduardo Pereira Cabral Gomes (presidente), Humberto Ribeiro da Rocha (titular externo), Alexandre Adalardo de Oliveira (titular externo), Regina Maria de Moraes (suplente interno), Maria Teresa Gromboni Guaratini (suplente externo), Agnes Elisete Luchi (reserva).

-     Priscila da Silva - DR ( Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Derleni Silva Attili de Angelis (titular externo), Iracema Schoenlein-Crusius (titular interno), Marta Hiromi Taniwaki (titular externo reserva), Adriana de Mello Gugliotta (suplente interno), Christiane Aparecido Ceriani (suplente externo).
 
-     Juçara Bordin - DR ( Dra. Olga Yano): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Denise Pinheiro da Costa (titular externo), Denilson Peralta (titular externo), Andréa Tucci (suplente interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Adriana de Mello Gugliotta (reserva).
   
3.3. Banca de Defesa de Mestrado: 
- Ricardo Pedro Guazzelli Rosario: Eduardo Luis Martins Catharino (presidente), Paulo Santos de Almeida (titular externo),, Eduardo Pereira Cabral Gomes (titular interno), Ana Maria Nusdeo (suplente externo), Maria Margarida Fiuza de Mello (suplente interno), Marie Sugiyama (reserva).

3.4. Banca de Defesa de Doutorado: 
- Angélica Patrícia Pavezzi Barbero: Fábio de Barros (presidente), Cláudio José Barbedo (titular interno), Maria das Graças da Lapa Wanderley (titular interno), Samantha Koehler (titular externo), Emerson Ricardo Pansanirin (titular externo), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo reserva), Maria Angela Machado de Carvalho (suplente interno), Jane Krauss (suplente externo), Tarciso Sousa Filgueiras (suplente interno reserva).

- Marília Cristina Duarte:  Gerleni Lopes Esteves (presidente),  Massimo Bovini (titular externo), André Olmos Simões (titular externo), Sérgio Romaniuc Neto (titular interno), Vera Lúcia Gomes Klein (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Lúcia Rossi (suplente externo), Milton Groppo (reserva).
 
 3.5. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega de tese de doutorado:
 - Ingrid Balesteros Silva (Dra. Mutue Toyota Fujii): Aprovada. A entrega  dos exemplares da tese e do comprovante de submissão de artigo para publicação deverá ocorrer em outubro e a defesa em novembro/2010.
LEMBRETE A TODOS OS DOCENTES: as solicitações de prorrogação de prazo deverão ser sempre entregues dois meses antes do término do prazo.
                    3.6. Cancelamento de matrícula em disciplina:  - Majoi de Novaes Nascimento (Nomenclatura Botânica): Aprovado.  - Pryscilla Denise Almeida da Silva (Nomenclatura Botânica): Aprovado.  - Ricardo Pedro Guazzelli Rosário ( Uso de Bancos de Dados em Taxonomia): Aprovado.    3.7. Proposta de disciplina
               – “Ecologia de Distúrbios”  (Profa. Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas): Será solicitada a análise  da proposta  ao Marcos Pereira Marinho Aidar.

4. RELATORIAS


   
 4.1. Relato da Dra. Márcia R. Braga sobre a disciplina “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” proposta pelos Pesquisadores Dr Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki – os proponentes não possuem experiência prévia comprovada no tema; alguns aspectos da disciplina são abordados em outras disciplinas já ministradas na PG-IBt e a disciplina, por ser muito específica, deverá interessar a poucos pós-graduandos. Com base nesses argumentos , a proposta foi indeferida. 
4.2. Análise da Dra. Marília Gaspar sobre a disciplina  “Citotaxonomia Básica”, proposta pela Dra. Andréa Macêdo Corrêa – a pesquisadora entendeu que a disciplina é interessante e pertinente ao nosso curso; porém, sugere que a disciplina  contenha um diferencial em comparação a uma similar oferecida pela PG da Unicamp.  Portanto, a proposta foi aprovada pelo CCPG, condicionada à inclusão das modificações sugeridas pela Marilia. 




 4.3. Relato da Dra. Marina Capelari sobre três disciplinas propostas pela Dra. Maria das Graças L. Wanderley no âmbito do projeto sob sua coordenação junto ao PNADB/CAPES: a disciplina Biossistemática Molecular Vegetal foi aprovada na forma apresentada. As disciplinas “Ferramentas moleculares para análise genética de plantas” e “Genética de populações aplicadas à delimitação de espécies” também foram aprovadas pelo CCPG, mas suas ementas deverão ser complementadas e o número de créditos deverá ser ajustado. 



5. INFORMAÇÕES GERAIS


5.1. As bolsas já destinadas do programa serão re-avaliadas em função do desempenho dos bolsistas, demonstrado no relatório científico; 
5.2. As solicitações de ingresso no Doutorado por alunos egressos do PG/IBt serão analisadas até 30/06/10. A divulgação será realizada na primeira semana de julho de 2010;
5.3. As solicitações de vagas apresentadas porDocentes/Orientadores para orientar novos alunos já foram julgadas e o resultado foi informado diretamente aos interessados;
5.4. O resultado do Exame de Inglês realizado no CL/USP já foi divulgado no site do IBt/PG;
5.5. Os formulários da PG foram atualizados e serão divulgados no site. Atenção: foi disponibilizado, ainda, um roteiro de como preencher da melhor maneira o curriculum na plataforma Lattes/CNPq.
5.6. As verbas da CAPES (Proap e Pro-equipamentos) e da FINEP (Pro-infra) já foram depositadas e a execução deverá ser iniciada o quanto antes, lembrando a necessidade da abertura de pregão licitatório. Atenção: os recursos deverão ser gastos até novembro/ 2010. 5.7. Reembolsos com verba do Proap só serão efetuados mediante apresentação de documentação original e em ordem, nos moldes de prestação de contas de reserva técnica de projetos (notas fiscais coladas em folhas A4, contendo valores discriminados, menção ao nome do Programa, etc.);
5.8. Seguro de Vida para os alunos: todos devem preencher o formulário que acompanha a apólice (disponível na secretaria da PG), assinar e entregar na Secretaria da PG até o dia 20/06.
5.9. Comissão do Exame Seletivo para ingresso em 2011 na PG/IBt será divulgada até 30/6/10. A comissão será presidida pela Dra. Célia Sant’Anna. 
6. OUTROS ASSUNTOS: 


6.1 Murilo Borduqui, representante dos alunos (PAF), comentou que os membros da banca de exame de qualificação de alguns alunos não receberam a súmula do projeto encaminhada à pós-graduação no momento da solicitação da constituição da banca. A Dra Rita esclareceu que a comissão de pós-graduação tomou ciência desses ocorridos e informou que já estão sendo propostas modificações nos procedimentos de constituição/convite da banca, visando a evitar problemas similares no futuro.

7.   PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG:  A reunião prevista para 20 de julho de 2010 será antecipada, em caráter excepcional, para o dia 16/julho/2010. 
No dia 20, por motivo de afastamentos para participação em eventos ou de férias dos integrantes do CCPG, não seria alcançado o quorum mínimo exigido pelo regimento do curso para a realização da reunião.
Obs: A comissão de pós-graduação receberá as solicitações a serem discutidas nessa reunião até o dia 15/julho.