84ª Reunião do Conselho de Curso da PG 15 de junho de 2010
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 83ª REUNIÃO DO CCPG: será avaliada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA: Relatoria da Dra. Marina Capelari (item 4.3); reclamação dos discentes quanto ao exame de qualificação (item 6.1)
3. PROCESSOS E DECISÕES 3.1. Solicitação de Homologação de Título:
- Marcos Enoque Leite Lima – MS (Dra. Inês Cordeiro) – Aprovada. O aluno submeteu um artigo à Hoehnea.
- Katya da Silva Patekoski – MS (Dra. Carmen Lídia Amorim Pires-Zottarelli) – Aprovada. O artigo foi submetido à Pesquisa Agropecuária Brasileira.
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado:
- Ana Paula Soares Paranhos - MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): Rosely Ana Piccolo Grandi (presidente), Luísa Helena Souza Oliveira (titular externo), Luciana Retz de Carvalho (titular interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (suplente interno), Maurício Batista Fialho (reserva)
- Carolina Fernandes de Oliveira - MS ( Dr. Claudio José Barbedo): Carmen Lídia Zottarelli (presidente), Marta Helena Vecchiato Maziero (titular externo), Nelson Augusto dos Santos Júnior (titular externo), Rosely Ana Piccolo Grandi (suplente interno), Marina Guardia (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (reserva)
- Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar): Eduardo Pereira Cabral Gomes (presidente), Humberto Ribeiro da Rocha (titular externo), Alexandre Adalardo de Oliveira (titular externo), Regina Maria de Moraes (suplente interno), Maria Teresa Gromboni Guaratini (suplente externo), Agnes Elisete Luchi (reserva).
- Priscila da Silva - DR ( Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Derleni Silva Attili de Angelis (titular externo), Iracema Schoenlein-Crusius (titular interno), Marta Hiromi Taniwaki (titular externo reserva), Adriana de Mello Gugliotta (suplente interno), Christiane Aparecido Ceriani (suplente externo).
- Juçara Bordin - DR ( Dra. Olga Yano): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Denise Pinheiro da Costa (titular externo), Denilson Peralta (titular externo), Andréa Tucci (suplente interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Adriana de Mello Gugliotta (reserva).
3.3. Banca de Defesa de Mestrado:
- Ricardo Pedro Guazzelli Rosario: Eduardo Luis Martins Catharino (presidente), Paulo Santos de Almeida (titular externo),, Eduardo Pereira Cabral Gomes (titular interno), Ana Maria Nusdeo (suplente externo), Maria Margarida Fiuza de Mello (suplente interno), Marie Sugiyama (reserva).
3.4. Banca de Defesa de Doutorado:
- Angélica Patrícia Pavezzi Barbero: Fábio de Barros (presidente), Cláudio José Barbedo (titular interno), Maria das Graças da Lapa Wanderley (titular interno), Samantha Koehler (titular externo), Emerson Ricardo Pansanirin (titular externo), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo reserva), Maria Angela Machado de Carvalho (suplente interno), Jane Krauss (suplente externo), Tarciso Sousa Filgueiras (suplente interno reserva).
- Marília Cristina Duarte: Gerleni Lopes Esteves (presidente), Massimo Bovini (titular externo), André Olmos Simões (titular externo), Sérgio Romaniuc Neto (titular interno), Vera Lúcia Gomes Klein (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Lúcia Rossi (suplente externo), Milton Groppo (reserva).
3.5. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega de tese de doutorado:
- Ingrid Balesteros Silva (Dra. Mutue Toyota Fujii): Aprovada. A entrega dos exemplares da tese e do comprovante de submissão de artigo para publicação deverá ocorrer em outubro e a defesa em novembro/2010.
LEMBRETE A TODOS OS DOCENTES: as solicitações de prorrogação de prazo deverão ser sempre entregues dois meses antes do término do prazo.
3.6. Cancelamento de matrícula em disciplina: - Majoi de Novaes Nascimento (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Pryscilla Denise Almeida da Silva (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Ricardo Pedro Guazzelli Rosário ( Uso de Bancos de Dados em Taxonomia): Aprovado. 3.7. Proposta de disciplina
– “Ecologia de Distúrbios” (Profa. Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas): Será solicitada a análise da proposta ao Marcos Pereira Marinho Aidar.
4. RELATORIAS
4.1. Relato da Dra. Márcia R. Braga sobre a disciplina “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” proposta pelos Pesquisadores Dr Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki – os proponentes não possuem experiência prévia comprovada no tema; alguns aspectos da disciplina são abordados em outras disciplinas já ministradas na PG-IBt e a disciplina, por ser muito específica, deverá interessar a poucos pós-graduandos. Com base nesses argumentos , a proposta foi indeferida.
4.2. Análise da Dra. Marília Gaspar sobre a disciplina “Citotaxonomia Básica”, proposta pela Dra. Andréa Macêdo Corrêa – a pesquisadora entendeu que a disciplina é interessante e pertinente ao nosso curso; porém, sugere que a disciplina contenha um diferencial em comparação a uma similar oferecida pela PG da Unicamp. Portanto, a proposta foi aprovada pelo CCPG, condicionada à inclusão das modificações sugeridas pela Marilia.
4.3. Relato da Dra. Marina Capelari sobre três disciplinas propostas pela Dra. Maria das Graças L. Wanderley no âmbito do projeto sob sua coordenação junto ao PNADB/CAPES: a disciplina Biossistemática Molecular Vegetal foi aprovada na forma apresentada. As disciplinas “Ferramentas moleculares para análise genética de plantas” e “Genética de populações aplicadas à delimitação de espécies” também foram aprovadas pelo CCPG, mas suas ementas deverão ser complementadas e o número de créditos deverá ser ajustado.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. As bolsas já destinadas do programa serão re-avaliadas em função do desempenho dos bolsistas, demonstrado no relatório científico;
5.2. As solicitações de ingresso no Doutorado por alunos egressos do PG/IBt serão analisadas até 30/06/10. A divulgação será realizada na primeira semana de julho de 2010;
5.3. As solicitações de vagas apresentadas porDocentes/Orientadores para orientar novos alunos já foram julgadas e o resultado foi informado diretamente aos interessados;
5.4. O resultado do Exame de Inglês realizado no CL/USP já foi divulgado no site do IBt/PG;
5.5. Os formulários da PG foram atualizados e serão divulgados no site. Atenção: foi disponibilizado, ainda, um roteiro de como preencher da melhor maneira o curriculum na plataforma Lattes/CNPq.
5.6. As verbas da CAPES (Proap e Pro-equipamentos) e da FINEP (Pro-infra) já foram depositadas e a execução deverá ser iniciada o quanto antes, lembrando a necessidade da abertura de pregão licitatório. Atenção: os recursos deverão ser gastos até novembro/ 2010. 5.7. Reembolsos com verba do Proap só serão efetuados mediante apresentação de documentação original e em ordem, nos moldes de prestação de contas de reserva técnica de projetos (notas fiscais coladas em folhas A4, contendo valores discriminados, menção ao nome do Programa, etc.);
5.8. Seguro de Vida para os alunos: todos devem preencher o formulário que acompanha a apólice (disponível na secretaria da PG), assinar e entregar na Secretaria da PG até o dia 20/06.
5.9. Comissão do Exame Seletivo para ingresso em 2011 na PG/IBt será divulgada até 30/6/10. A comissão será presidida pela Dra. Célia Sant’Anna.
6. OUTROS ASSUNTOS:
6.1 Murilo Borduqui, representante dos alunos (PAF), comentou que os membros da banca de exame de qualificação de alguns alunos não receberam a súmula do projeto encaminhada à pós-graduação no momento da solicitação da constituição da banca. A Dra Rita esclareceu que a comissão de pós-graduação tomou ciência desses ocorridos e informou que já estão sendo propostas modificações nos procedimentos de constituição/convite da banca, visando a evitar problemas similares no futuro.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: A reunião prevista para 20 de julho de 2010 será antecipada, em caráter excepcional, para o dia 16/julho/2010.
No dia 20, por motivo de afastamentos para participação em eventos ou de férias dos integrantes do CCPG, não seria alcançado o quorum mínimo exigido pelo regimento do curso para a realização da reunião.
Obs: A comissão de pós-graduação receberá as solicitações a serem discutidas nessa reunião até o dia 15/julho.
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