terça-feira, 18 de maio de 2010

Sumula 83 Reunião CCPG

Súmula da 83ª Reunião do Conselho de Curso da PG
18 de maio de 2010


1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 82ª REUNIÃO DO CCPG: aprovada.

2. INCLUSÕES DE PAUTA – disciplinas pelo PNADB =  item 6.1, sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento aos membros participantes de bancas de defesa =  item 6.2, eleição de representantes docentes e discentes =  item 6.3. 

3.  PROCESSOS E DECISÕES

 3.1. Solicitação de Homologação de Título: 
 Foram aprovadas as seguintes solicitações:
- Ana Paula Lopes Dias – MS (Dra. Marisa Domingos)
- Camila Francieli da Silva Malone – MS (Dra. Célia Leite Sant'Anna)
- Fernanda Lopes de Macedo - MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar)
- Fernanda Tresmondi - MS (Dra. Edenise Segala Alves)
- Edna Ferreira Rosini - MS -  (Dra. Andréa Tucci)
- Gisele de Oliveira Silva - MS (Dra Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Marcelle Dafré - MS (Dra. Marisa Domingos)
- Patrícia Giampaoli - MS -  (Dr. Armando Reis Tavares)

Atenção: a CPG solicita aos docentes e discentes que avaliem cuidadosamente a documentação entregue para a solicitação de homologação de título, em especial, o CD contendo os arquivos exigidos. Geralmente, são encontrados os seguintes problemas: arquivos salvos em .docx e não em .doc; falta de ficha catalográfica e de palavras chave, falta de arquivo com o resumo do trabalho. A CPG esclarece que cada arquivo é solicitado para preencher um campo específico. 
 
 3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado: 
- Allan Carlos Pscheidt - MS (Dra Inês Cordeiro) -  Rosângela Bianchini (presidente), Ricardo José Francischetti Garcia (titular externo), Paulo Affonso (titular externo), Cíntia Kameyama (suplente externo), Lúcia Rossi (suplente externo reserva), Maria Cândida H. Mamede (suplente interno).
 
- Alexandre Indriunas - MS ( Dra. Cintia Kameyama) – Gerleni Lopes Esteves (presidente), Andrea Onofre de Araújo (titular externo), José Rubens Pirani (titular externo), André Olmos Simões (suplente externo), Maria das Graças Lapa Wanderley (suplente interno), Maria Cândida H. Mamede (reserva titular interno), Lúcia Rossi (reserva titular externo).

- Murilo Borduqui - MS ( Dra. Carla Ferragut) – Denise de C. Bicudo (presidente), Ilka Schincariol Vercellino (titular externo), Cacilda Thaís J. Mercante (titular externo), Célia L. Sant´Anna (suplente interno), Andrea Tucci (suplente externo), Sandra Vieira Costa (reserva suplente externo).

- Túlio Luiz Laitano Penha - MS ( Dr. Eduardo Luís Martins Catharino) – Inês Cordeiro (presidente), Samantha Koehler (titular externo), João Semir (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Andréa Macedo Corrêa (suplente externo), Cíntia Kameyama (reserva titular externo).

- Vanessa Fátima de Oliveira - DR ( Dra. Maria Angela Machado de Carvalho) – Marcos Pereira Marinho Aidar (presidente), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo), Maria Magdalena Rossi (titular externo), Catarina Nievola (suplente interno), Helenice Mercier (suplente externo), Marília Gaspar (reserva suplente interno).
 
Atenção: solicita-se aos orientadores a indicação de um número maior de membros externos ao IBt.
 
3.3. Validação de créditos em disciplinas
 
 - Fernanda Susi Luccas (MS – Orientador: Marcos Pereira Marinho Aidar) 
 Disciplina cursada: Interação Biosfera – Atmosfera (IAG/USP) – créditos validados.
  - Murilo Borduqui  (MS – Orientadora: Carla Ferragut)
 Disciplina cursada: Ecologia de algas perifíticas (U. E. Maringá) – créditos validados.
 - Túlio Luiz Laitano Penha  (MS – Orientador: Eduardo Luís Martins Catharino)
 Disciplina cursada: Citotaxonomia e Evolução de Fanerógamas (UNICAMP) – créditos validados.
 
             3.4. Proposta de disciplinas
 
              – “Estudos integrados visando ao conhecimento interdisciplinar nas famílias Bromeliaceae e Xyridaceae”  (Profa. Dra.  Maria das Graças Lapa Wanderley, com a colaboração das Profas. Dra Ana Maria Benko Iseppon, Dra. Clarisse Palma  da Silva e Dra. Patrícia Gleydes Morgante) – relatoria será feita pela Dra. Marina;

  – “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” (Prof. Dr. Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki) – relatoria será feita pela Dra. Márcia;
 
  – “Citotaxonomia Básica” (Profa. Dra. Andréa Macedo Corrêa) – relatoria será feita pela Dra. Marília Gaspar.

 3.5. Proposta de Comissão para Exames Seletivos para Mestrado e Doutorado do 2° Semestre – o CCPG levantou algumas sugestões e os seguintes docentes serão consultados sobre a sua disponibilidade para presidir a referida comissão: Célia Leite Sant´Anna, Gerleni Lopes Esteves ou Maria Angela Machado de Carvalho. O CCPG sugeriu o nome da Marisa Domingos como seu representante nesta comissão.
 
 4.  RELATORIAS   
 4.1. Dra. Marisa Domingos apresentou relatoria da disciplina proposta pelo Prof. Dr. Décio Luís Semensatto Junior (Unifesp, campus Diadema), intitulada “Índices de diversidade e análise de estrutura de comunidades” – Aprovada, considerando que o professor propõe oferecer base conceitual em tema diretamente relacionado aos objetivos de nosso curso, com possível aplicação em dissertações/teses voltadas a estudos de bioidiversidade. A disciplina será oferecida como “Tópicos Especiais”, após ajuste da carga horária. 
     
 5.  INFORMAÇÕES GERAIS

5.1. Edital para Exame de Seleção para Doutorado deverá ser publicado na semana de 17 a 21/05 – Atenção: o exame de seleção é para mestres formados em outros programas de pós-graduação ou para os egressos do Programa da PG-IBt, que não solicitaram seu retorno ao doutorado em tempo hábil de acordo com as regras vigentes. 
Lembramos que os alunos egressos, que defenderam seus mestrados há menos de um ano, deverão solicitar à CPG seu retorno ao Programa como doutorandos, dois meses antes do período de matrícula de cada semestre (consultar as regras específicas para isso). 
 
5.2.Programa Pró-Infraestrutura FINEP, Pro-Equipamentos/CAPES e PROAP/CAPES ainda estão aguardando liberação de verbas, devido à inadimplência do Governo do Estado de São Paulo junto ao Governo Federal;

5.3. Inscrição para Exame de Inglês deste semestre no CL/USP: até 20/05/2010. A prova será realizada no dia 27/05/2010. Atenção: os interessados deverão consultar o site da PG-IBt para obter mais detalhes, ressaltando que haverá outro exame no segundo semestre de 2010. 
5.4. Avaliação de Docentes/Orientadores será realizada na primeira semana de junho, visando ao estabelecimento do número de vagas para os processos seletivos para doutorado (comentado acima) e para mestrado/doutorado do 2o semestre. Atualizem seus CV Lattes até 28/05/10;
 
5.5. FAP-LIVROS VI aprovado e assinado contrato. Projeto logo entrará em execução. Os responsáveis por   esta execução (Emerson A. Silva – ATP; Rita de Cássia L. F. Ribeiro – PG) farão contato com os pesquisadores avalizadores da proposta para os ajustes necessários.

5.6. Cartaz e Folder do Curso PG/IBt: prazo final para envio de imagens 21/05/10.

6. OUTROS ASSUNTOS

6.1. Consulta da Dra. Iracema sobre disciplina do PNADB – a proposta de inclusão da disciplina no curso deverá ser apresentada formalmente ao CCPG. A CPG realizará uma reunião com todos os coordenadores dos projetos aprovados do PNADB para esclarecer esse e outros assuntos pertinentes;

6.2. Sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento – incluir os nomes de todos os membros da banca na carta de agradecimento.

6.3. Eleição de representantes – A eleição de novos representantes discentes e docentes no CCPG deverá ocorrer em julho. Esclareceu-se que, acordo com o regimento atual, não há membros suplentes para ambos os representantes.

7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG:  15 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário