terça-feira, 20 de abril de 2010

Sumula 82 Reunião CCPG

                           Súmula da 82ª Reunião do Conselho de Curso da PG

20 de abril de 2010


1.      LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 80ª e 81ª REUNIÃO DO CCPG

2.      INCLUSÕES DE PAUTA

Márca Braga: Informações sobre o PIBIC


3.   PROCESSOS E DECISÕES

            3.1. Solicitação de Homologação de Título:

Todos os discentes abaixo cumpriram as exigências, de modo que seus títulos foram homologados. Verifica-se que há evidente preocupação dos alunos e docentes em publicar em periódicos com bom fator de impacto.
Fernanda Karstedt - MS (Dra. Marina Capelari): Artigo já publicado em Mycologia.
Fernanda Rios Jacinavicius - MS (Dra. Célia Leite Sant'Anna): Artigo aceito para publicação na Biological Research
James Andreas Maier - MS -  (Dra. Elaine Monteiro Cardoso Lopes): Artigo submetido a Planta Médica
Leonardo Ramos Seixas Guimarães - MS (Dr. Fábio de Barros): Artigo submetido a Neodiversity
Renato Rocha Jorge - MS (Dra. Mutue Toyota Fujii): Artigo aceito para publicação na Botânica Marina
Rodolfo Koiti Katahira - MS -  (Dra. Maria Margarida da R. F. de Mello): Artigo submetido a Revista do Instituto Florestal
Daniela da Silva – DR (Dra. Célia Leite Sant'Anna): Artigo submetido a Revista Brasileira de Botânica
Juliana Moreno Pina – DR (Dra. Regina Maria de Moraes): Artigo já publicado na Ecotoxicology and Environmental Safety
Michel  Navarro Benatti – DR (Dr Marcelo Pinto Marcelli): Artigo já publicado na Mycotaxon

            3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado:

            Carolina Brandão Coelho (Dr. Luciano Maurício Esteves) 
Titular interno (presidente): Jefferson Prado
Titular externo 1: Cintia F. Pinto Luz
Titular externo 2: Paulo Eduardo de Oliveira (Univ. Guarulhos)
Suplente interno: Maria Amélia V. C. Barros
Suplente externo: Bianca Alcina Moreira

            3.3. Banca de Defesa de Doutorado:
           
            Cristiane de Almeida Nascimento (Dra. Carmen Lidia Amorim Pires-Zottarelli)
Presidente: armen Lidia Amorim Pires-Zottarelli
Titular interno: Marina Capelari
Titular externo: Agostina Marano (La Plata, Argentina - Dependerá de liberação de verba da CAPES do PROAP)
Titular externo 2: André Cordeiro dos Santos (Univ. Fed. São Carlos)
Titular externo 2: Sandra Farto Botelho Trufem (Univ. São Marcos)
Suplente interno: Rosely Grandi
Suplente externo: Cristiane Seriane Aparecido (Inst. Biológico)
Outros nomes para eventual necessidade de substituição: Adriana de Melo Gugliota, Sandra Vieira Costa

            Liliana Ferreira Delgado (Dr. Claudio José Barbedo)
Presidente: Claudio J. Barbedo
Titular interno: Sandra Carmelo-Guerreiro (Unicamp)
Titular interno: Rita de Cássia L. F. Ribeiro
Titular externo 2: Rinaldo Cesar de Paula (Unesp, Jaboticabal)
Titular externo 2: Adelita Paoli (Unesp, Rio Claro)
Suplente interno: Edson Paulo Chu
Suplente externo: Nelson A. Santos Jr.
Outros nomes para eventual necessidade de substituição: Marina Crestana Guardia, Jane Kraus (USP)


            3.4. Solicitação de prorrogação de prazo para defesa:
           
            Carolina Gash Moreira - DR (Dra. Iracema Helena Schoenlein-Crusius)
Aprovada prorrogação de 9 meses para finalizar as identificações de fungos, dos quais muitos devem ser primeira citação para o Brasil. Contratempos exigiram mudar a área de estudo. Entrega da tese em março/2011 e defesa em abril. Deverá submeter artigo até a entrega dos exemplares.
            Fernanda Ramlov - DR (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Aprovada prorrogação de 4 meses para finalizar coleta de dados, que foi atrasada em função da demora no recebimento dos padrões de carotenóides e da mudança do laboratório de análise de água. Entrega da tese em outubro/2010 e defesa em novembro. Deve submeter artigo até a entrega dos exemplares.
            Fábio Reis Dalle Molle - DR (Dr. Marco Aurélio Silva Tiné)
Aprovada prorrogação de 6 meses para o término de experimentos adicionais. Entrega da tese em dezembro/2010 e defesa em janeiro. Deve submeter artigo até a entrega dos exemplares.
            Luciana Jandelli Gimenes - DR (Dr. Dácio Roberto Matheus)
Aprovada prorrogação de 6 meses para terminar as análises moleculares. Entrega da tese em dezembro/2010 e defesa em janeiro. Deve submeter artigo até a entrega dos exemplares.

            3.5. Solicitação de prorrogação de prazo para homologação de título:

Cynthia Hering Rinnert - DR (Dra. Solange Cristina Mazzoni-Viveiros): aprovada; deverá encaminhar solicitação de homologação até 24/06.
Elisa Mitsuko Aoyama - DR (Dra. Solange Cristina Mazzoni-Viveiros): aprovada; deverá encaminhar solicitação de homologação até 24/06. 25/06

            3.6. Validação de créditos em disciplina (Ana Paula Soares Paranhos - MS)

Ana Paula solicita validação de créditos relativos à disciplina "Fungos tolerantes a metais pesados e biorremediação", cursada na USP de Lorena. A solicitação não foi aprovada porque a disciplina foi realizada em período anterior à matrícula da aluna em nosso curso. Para validar esses créditos, a data da primeira matrícula na PG deveria ser retroagida para a data do início da disciplina cursada e, portanto, o prazo para a defesa seria antecipado para junho de 2010, o que não é interessante para a aluna. Murilo, representante discente, instruirá a aluna sobre o regimento.
           
            3.7. Cancelamento de matrícula em disciplina (Raquel Ieda Lopes - MS)

Aprovado o cancelamento da matrícula na disciplina  "Planejamento em análises quantitativas em estudos de Biodiversidade", visto que o horário das aulas coincide com atividades de pesquisa.



            3.8. Proposta de disciplina – Índices de Diversidade e Análise de Estrutura de Comunidades (Prof. Dr. Décio Luis Semensatto Junior – UNIFESP, campus Diadema)

Denise Bicudo fez contato com o Prof. e trouxe a proposta para o CCPG, para ser incluída como Tópicos Especiais. Solicitação será relatada por Marisa Domingos na próxima reunião.
           
            3.9. Resultado da Comissão de Reformulação do Processo Seletivo para Ingresso no Doutorado

Rita demonstrou a satisfação com o desempenho da Comissão, que realizou trabalho altamente profissional, profundo e com muita rapidez (eficiente). Em prazo anterior ao prazo concedido, foi apresentado o relatório, que foi além do que foi solicitado. Foi feita uma avaliação do programa de doutorado do nosso curso. Acreditaram que as exigências do nosso programa estariam entre as principais causas da baixa procura pelo doutorado por alunos externos ao Programa. Resumidamente, foram apresentadas as seguintes alterações:
1) tempo do doutorado (atualmente de 36 meses) passaria a ser de 48 meses improrrogáveis, incluindo a sessão pública da defesa da tese; proposta aprovada pelo CCPG.
2) para doutorado direto, o prazo passaria a ser de 60 meses, considerando-se a data da primeira matrícula. Dra Rita cita que, embora os prazos para conclusão sejam ampliados, os períodos de bolsa, na opinião dela, não deverá ser ampliado. Contudo, isso deve ser discutido na Comissão de Bolsas. Segundo a Comissão, o prazo para finalizar o doutorado está entre os principais motivos da falta de procura pelo nosso curso; proposta aprovada pelo CCPG.
3) quanto ao exame de seleção: a Comissão considerou que o processo deve ser o mesmo para alunos egressos do curso e para alunos que cursaram o mestrado fora do nosso Programa. A CPG considerou que deve haver alguma distinção entre os alunos egressos, até o prazo de um ano após a defesa (visto que já há um procedimento estabelecido pela CPC para admiti-los no doutorado), e os demais. O exame proposto pela Comissão seria: a)  uma avaliação do projeto de pesquisa, apresentado nos moldes da Fapesp (peso 4); b) uma entrevista perante comissão de seleção, com 3 membros, versando sobre o projeto do aluno, mas poderia conter questões teóricas da sub-área na qual se insere o projeto (peso 3). Este projeto deve vir assinado pelo futuro orientador. A CPG considerou que esse número (três) de membros dependerá diversidade de áreas abrangidas pelos candidatos; c) uma análise da súmula curricular/ curriculum vitae (peso 2); d) histórico escolar do mestrado (peso 1). Cada item seria pontuado de zero a dez. Nota final mínima ponderada seria de 5,0. Dentre a documentação exigida constaria, ainda, mínimo de suficiência em inglês. Proficiência de inglês deveria ser obtida em, no máximo, um ano após a primeira matrícula no doutorado. Para os egressos até um ano após a defesa, o procedimento de seleção continuará o mesmo: projeto de pesquisa, súmula curricular e uma análise pela própria CPG; proposta aprovada pelo CCPG.
4) segundo a Comissão, o processo de seleção poderia ser por fluxo contínuo. A CPG considerou que seria, na prática, inviável pela atual estrutura da CPG. A CPG considera viável realizar dois processos de seleção ao ano, o que foi acatado pelo CCPG
A primeira seleção, neste novo modelo, acontecerá ainda neste semestre, visando à matricula em agosto/2010, sendo já sugeridos nomes para a Comissão de Seleção (Carlos Bicudo, Jefferson Prado, Edenise Alves, Marcos Aidar, Rosely Grandi), a serem consultados pela CPG.
           
       4. RELATORIAS

4.1. Co-responsabilidade do Dr Nelson Augusto dos Santos Junior, na disciplina PVA 03 (Biologia de Sementes de Espécies Tropicais)

Solicitação relatada pela Márcia Braga e aprovada pelo CCPG, considerando que o pesquisador tem formação compatível com o tema da disciplina e que já vem ministrando há algum tempo parte do conteúdo programático da disciplina.

       5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1. Programa Pró-equipamentos CAPES

Está em vias de implementação. Para adiantar o processo, solicita-se que os pesquisadores, que incluíram equipamentos, entrem em contato com as firmas fornecedoras para verificar se elas estão devidamente cadastradas no sistema BEC, visto que as compras serão realizadas seguindo as normas do Estado (por pregão eletrônico).


5.2. Programa Pró-Infraestrutura FINEP

Já foi enviado à FINEP o plano básico da reforma do anfiteatro. Não houve ainda resposta. Com base nesse plano, foi feito edital para contratação do serviço, que está na Consultoria Jurídica. Deverá ser aberta concorrência para escolha da empresa a realizar o projeto. Acredita-se que até julho essa reforma seja iniciada.

5.3. PROTAX/CNPq: Relatório de cinco anos

Elaborado relatório de 5 anos de atividade, com auxílio da Gerleni, que assessorava a Coordenação anterior no assunto. O relatório foi aprovado pelo CNPq.

5.4. Nova Portaria sobre Comissão de Bolsas

Dra. Rita considerou importante modificar a Portaria sobre Comissão de bolsas, incluindo a Gerleni como responsável pela atribuição de bolsas do Protax.

5.5. Recomendação para registro de projetos contemplados pelo PNADB/CAPES

Há 6 projetos coordenados por docentes do IBt. A maioria já deu prosseguimento à implementação das e do auxílio recebido para efetivação das missões de intercâmbio propostas em cada projeto. CAPES já enviou cartas para os coordenadores dos projetos para abertura de conta, no Banco do Brasil, que pode ocorrer em qualquer agência, segundo a CAPES. Recomenda-se que os coordenadores registrem esses projetos no IBt, para facilitar trâmites na Instituição como solicitação de viagens, afastamentos, além de possibilitar a obtenção de recursos para material de consumo, etc.

5.6. Exame de Inglês: indicada Comissão para organizar e agendar data do exame

Marcia e Nair já providenciaram o contrato entre o IBt e o Centro de Línguas da USP. O valor por candidato para a realização do exame  será de R$ 50,00. Há necessidade de se agendar datas (eles podem providenciar até 3 exames por ano). Há necessidade de um período de um mês entre a aplicação do exame e a divulgação das notas. Foi indicada uma comissão, composta pela Marcia, pela Nair e pelo Elvis (funcionário novo da PG) para organizar datas, formulários e demais necessidades para que se realize um exame ainda neste ano por intermédio desse Centro.

5.7. Documentação para registro de diplomas

Os alunos que solicitarão a homologação de seu título até 18/05 (data da próxima reunião do CCPG), deverão solicitar o diploma à Márcia, na secretaria na PG, até essa data.

5.8. Relatórios científicos anuais: o primeiro será 12 meses após matrícula (28/02 ou 31/03)

A entrega do primeiro relatório científico deverá acontecer somente após 12 meses da primeira matrícula. Exceção: bolsistas Fapesp devem enviar apenas o parecer do assessor.

5.9. Cartaz e Folder do Curso PG/IBt

Foi apresentado novo modelo de cartaz para o Curso. O novo funcionário da PG, que tem formação em produção gráfica, elaborou um modelo, que foi aprovado pela CPG. Quem quiser contribuir, poderá enviar fotos impressas, que representem bem sua linha de pesquisa, para eventual inclusão no cartaz. A CPG aguardará contribuições até 30/04.





5.10. Seminário da Revista Brasileira de Pós Graduação – RBPG: A Capes e os novos paradigmas da        comunicação científica

Capes enviou informação de que há uma revista brasileira da pós-graduação. Divulgou que haverá um seminário sobre “A CAPES e os novos paradigmas da comunicação científica”, nos dias 26 e 27 de abril, no auditório da CAPES em Brasília.


     5.11. Repassar para discentes informações do SCTC

Solicita-se que informações relevantes, divulgadas pelo SCTC, sejam repassadas pelos orientadores aos seus pós-graduandos, pois eles não recebem tais informações. Há, por exemplo, informações sobre oportunidades de bolsas circulando.


6.      OUTROS ASSUNTOS

Marcia informou que houve 41 projetos inscritos no PIBIC, 5 deles foram propostos por pós-doutorandos ligados ao IBt. Alguns Núcleos, inclusive com grande número de pesquisadores, pediram muito poucas bolsas. Solicita-se empenho dos docentes para aumentar a demanda de bolsas junto ao PIBIC, o que será muito benéfico para nosso programa PG.


7.   PRÓXIMA  REUNIÃO DO CCPG: 18 de maio de 2010

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