Súmula da 80ª Reunião do CCPG
09 de fevereiro de
2010
1. LEITURA E
APROVAÇÃO DAS ATAS DA 78ª e 79ª REUNIÃO DO CCPG – aprovadas.
- INCLUSÕES DE PAUTA – 3.9. constituição de bancas (Nair).
- PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Banca de Exame de Qualificação de Doutorado:
- Fábio Reis Dalle Molle (Dr. Marco Aurélio Tiné) – o aluno fez o exame no dia
28 de janeiro e foi reprovado. Pelo regimento do programa, o aluno poderá fazer
o exame mais uma vez dentro do período de 60 dias, considerando também o período
de 18 a 30 meses (doutorado). O aluno realizará o exame de 1º a 5 de março. A
banca será formada pelos seguintes membros: Emerson Alves da Silva (presidente),
Maria Angela Machado de Carvalho (titular interno), Beatriz Rosana Cordenunsi
(titular externo), Márcia Regina Braga (suplente interno), Aline Cavalari
(suplente externo).
3.2. Banca de Defesa de Mestrado:
- Camila Ranzatto Dogo - Dra. Luciana
Retz de Carvalho – presidente, João Yunes (titular externo), Sandra Azevedo (reserva
do João Yunes), Carla Lima (titular externo), Maria Cláudia Marx Young (suplente
interno), João Henrique G. Lago (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (reserva), Elaine
Cardoso Monteiro Lopes (reserva).
- Fernanda Tresmondi - Dra. Edenise
Segala Alves – presidente, Silvia Machado (titular externo), Solange Cristina
M. Viveiros (titular interno), Aristéia Azevedo (reserva da Silvia), Jane
Krauss, Gregório T. Ceccantini, Vera Scatena, Cláudia Furlan (suplentes
externos), Marisa Domingos (suplente interna).
- Gisele de Oliveira Silva - Dra. Maria
das Graças Lapa Wanderley – presidente, Ana Maria Giulietti (titular externo), Paulo
Sano (titular externo), Fábio de Barros (suplente interno), Tarcísio Filgueiras
(suplente externo), Maria Cândida H. Mamede, Inês Cordeiro (reservas).
A
partir de abril, a solicitação de constituição de bancas deverá ser acompanhada
dos exemplares das dissertações e teses e estes deverão ser entregues na sexta-feira anterior à
reunião do CCPG. A data sugerida pelo orientador e discente para
defesa deverá
ser, no mínimo, 20 dias após a reunião do CCPG.
Para que o aluno tenha condições de finalizar em tempo
a impressão dos exemplares, as reuniões do CCPG passarão a ser realizadas na
terceira semana de cada mês. Vejam novas datas no final deste documento.
3.3. Solicitação de prorrogação de prazo para:
Doutoranda Marília Cristina Duarte
(Dra. Gerleni Lopes Esteves) – aprovada prorrogação de 02 meses pois a
solicitação foi justificada adequadamente. A aprovação é condicionada a entrega
de comprovante de submissão de um artigo referente à parte que justificou a
prorrogação no momento da solicitação de homologação do título. Entrega dos
exemplares em 11 de junho de 2010 e
defesa em julho.
3.4. Solicitação de Homologação de Título de Mestre da
Faculdade de Medicina da USP:
- Doutoranda Eriane Justo Luiz
Savoia (Dra. Marisa Domingos) – Aprovada, serão validados 25 créditos.
3.5. Nova Comissão de Bolsas: designação publicada no
dia 20 de janeiro de 2010 e começará a atuar a partir de fevereiro de 2010. Os
membros da comissão são Rita de Cássia, Nair e Ludmilla.
3.6.
Seleção e indicação do Prêmio CAPES de Teses 2009 – a comissão (formada por
Rita, Nair e Marisa) avaliaram 07 teses defendidas em 2008. A tese selecionada
foi da Dra. Sandra Costa (orientadora: Dra. Denise C. Bicudo) e toda a
documentação solicitada pela Capes foi encaminhada no dia 19 de janeiro. O
trabalho está concorrendo ao Prêmio e ao Grande Prêmio da Capes. A comissão
também concedeu Menção Honrosa para a tese da Dra. Diógina Barata (orientadora:
Dra. Mutue Toyota Fujii).
3.7. Solicitação de alunos egressos para matrícula no
Doutorado: Processo em avaliação - Solicitações de três alunos foram entregues
em 21 de dezembro de 2009. Os coordenadores e vice-coordenadores de área
avaliarão os projetos e produção oriunda do mestrado. Os resultados serão
divulgados em 22/02/2010.
3.8. Pedidos
de reconsideração de vagas para docentes orientadores – Após avaliação dos
pedidos de dois docentes, o CCPG decidiu realizar uma nova avaliação de todos
os docentes para atualizar o número de vagas por docente. Essa nova avaliação será
feita em junho próximo, e será considerada para as matriculas do segundo
semestre deste ano e do primeiro semestre do ano que vem. Lembramos que, para a
matrícula deste primeiro semestre (22 a 24/fevereiro), o número de vagas por
docente já havia sido definido em setembro/2009. A partir de agora, essa
avaliação será anual e ocorrerá sempre no final do primeiro semestre de cada
ano.
3.9. Constituição
de bancas: Nair sugeriu a indicação de um número maior de membros para as
bancas para evitar a inclusão posterior de nomes que o CCPG não indicou. Foi
solicitada a apresentação dos critérios utilizados pelo CCPG para seleção dos
membros das bancas: Foram colocados os seguintes: 1. O membro deve ser especialista
no tema da dissertação/tese, com comprovada competência, 2. Tem-se procurado evitar
conflitos de interesse (exemplos: participação de colaboradores do projeto, participação
de ex-orientador/orientado).
4. RELATORIAS:
nada a relatar.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. Atendimento às Bancas de Exame de Qualificação e
Defesas
Os alunos e orientadores deverão providenciar com
antecedência os equipamentos necessários (datashow, notebook, etc) e água,
café, etc. Atenção
para as defesas marcadas para fevereiro, quando haverá várias bancas na mesma
data e no mesmo horário.
5.2. Estágio Docência: obrigatoriedade e prazos – bolsistas
DR da Capes precisam fazer o estágio obrigatoriamente. Atentar para os prazos.
5.3. Seminários Gerais: Palestra Inaugural será
realizada excepcionalmente na 3ª.feira, dia 9/03/2010, devido à disponibilidade
do conferencista Dr. Gilson Volpato, que versará sobre a “Estruturação de
artigos científicos para revistas internacionais”. Atenção: a CPG solicita a todos discentes e
docentes que compareçam à palestra inaugural, pois o tema é de interesse geral
e o conferencista, por ser uma sumidade no assunto e ter uma agenda
concorridíssima, se colocou a disposição do nosso curso para tal. O
convite é extensivo também aos pesquisadores e alunos não ligados à
pós-graduação. O local da palestra ainda será divulgado. Programação e novo
local para os Seminários Gerais serão também divulgados brevemente.
5.4. Relatório da PGIBt para Coleta CAPES 2010: deverá
ser enviado para CAPES entre 8/2 e 12/03/10. Os docentes em débito deverão
entregar o relatório o mais brevemente
possível. Os alunos cujos orientadores não entregaram o
relatório não poderão efetuar a matrícula neste semestre.
5.5. Uso das impressoras a laser da PG e da DG: a
partir de agora, é proibido imprimir dissertações e teses nas impressoras a
laser da PG e da DG.
5.6. Uso da verba PROAP (reserva técnica dos Bolsistas
da CAPES) – verba PROAP é reserva técnica dos bolsistas da CAPES.
5.7. Taxa de matrícula: será mantido o valor de 2009, que
corresponde a R$ 76,00. Os valores das taxas serão divulgados no mural da
PG-IBt.
5.8. Orçamento do IBt para a PG – Material de consumo
= R$10.980,00, Pessoa física = R$ 1.800,00 (preenchimento do Coleta Capes), Serviços de terceiros = R$ 18.000,00
(para seguros de alunos da PG e PIBIC), transporte = R$ 11.031,00, Diárias (valor
total para pesquisa) = R$ 155.250,00.
Demandas de material de consumo deverão ser encaminhadas até 12 de
fevereiro, sexta-feira próxima.
5.9. Funcionários novos e estagiários da PG – em
abril, saberemos se os funcionários novos assumirão ou não. Um estagiário de
nível médio da Fundap entrou em contato com a PG e poderá ser contratado.
5.10. Ajuda da PG ao Haiti – Dra. Lilian Zaidan está
verificando a disponibilidade de bolsas para os interessados junto à Rede
Latinoamericana de Botânica.
5.11. Diplomas dos alunos: enviar documentos para
secretaria do PGIBt de 1º a 30 abril/2010.
Os alunos deverão prestar atenção em relação aos documentos exigidos. Os
diplomas são solicitados à USP em maio e outubro de cada ano.
5.12. Teses e Dissertações de Janeiro/Fevereiro 2010:
12 defesas de MS, 04 DEFESAS DR, 04 EQ DR. A cpg parabeniza os orientadores e
alunos por cumprirem os prazos de entrega dos exemplares e de defesa, o que
refletirá positivamente para a avaliação do programa junto a Capes.
5.13. Recesso Secretaria PG no Carnaval: 15 e 16 de
fevereiro. Re-início 12h de 17/02/10.
- OUTROS
ASSUNTOS
Novas
datas para as reuniões do CCPG:
Março
– 16
Abril
– 20
Maio
- 18
Junho
– 15
Julho
– 20
Agosto-
18
Setembro
– 21
Outubro
– 19
Novembro
– 16
Dezembro
- 14
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