sábado, 23 de março de 2013

Sumula 117 Reunião CCPG

Súmula da 117ª Reunião do CCPG


Presentes: Dra. Rita de Cássia L.F. Ribeiro, coordenadora, Dra. Carla Ferragut, coordenadora de PAF , Dra. Marisa Domingos, coordenadora de PVA, Dra. Andrea Tucci, representante dos docentes de PAF, Dra. Regina M. de Moraes, representante dos docentes de PVA, Biólogo Pedro I.L.S. de Assis, representante dos discentes de PVA, Fernanda Rios, representante dos discentes de PAF e afuncionária da PG Shirley.


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS DA 115ª E DA 116ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG - Ok

  1. INCLUSÕES DE PAUTA

Pergunta dos discentes sobre bolsas a serem liberadas durante o semestre
Banca de doutorado de Vinícius Trettel Rodrigues
Visita de representante da SMA dia 25 de março

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de Títulos:

- Edmir Vicente Lamarca – DR (Dr Claudio José Barbedo)
- Felipe de Alva E. D’Orazio – MS (Dr Eduardo Luis Catharino)
- Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra Maria Tereza Grombone Guaratini)

Toda a documentação foi conferida e os três títulos foram homologados.
Solicita-se que orientadores e alunos certifiquem-se que os CDs e demais documentos encaminhados
à PG para homologação de títulos estão corretos.
3.2 Homologação de Matrículas de alunos novos (Turma 2013)
Foi homologada a matrícla de 22 alunos de Mestrado e 09 de Doutorado. Todos os alunos aprovados no processo seletivo ou se matricularam ou asseguraram a vaga. A PG conta no momento com 60 alunos matriculados no mestrado e 66 no doutorado.

Informação: a aprovação em exame de proficiência em língua inglesa é necessária para a matrícula no doutorado. Todos os documentos devem ser entregues até o final de maio (dois meses antes do período de matrículas).

3.3 Solicitação de Bancas de Exame de Qualificação:
- Edna Ferreira Rosini – DR (Dra Andréa Tucci)
Denise C. Bicudo IBt – presidente, titular interno
Maria do Carmo Carvalho – CETESB – titular externo
Maria Teresa P. Azevedo – BioAlgas - titular externo

Célia L. Sant’Anna - IBt – titular ou suplente
Cacilda T. J. Mercante - I. Pesca
Carlos E.M. Bicudo - IBt
André C. A. Santos – UFSCar
Outros especialistas aprovados:
Ilka Schincariol - Centro Univ. São Camilo
Período sugerido: 16 a 26 de abril
- Mayara Pastore – MS (Dra Rosângela Simão Bianchini)
Maria Candida H. Mamede – Presidente, titular interno
Cintia Kameyama – IBt - titular externo
Luisa S. Kinoshita – UNICAMP - titular externo
Sergio Romaniuc – IBt suplente interno
Marília C. Duarte – UMC suplente externo
Outros especialistas aprovados:
Roseli B. Torres – IAC
Berta L. Villagra – UNIP
Período sugerido: 15 a 19 de abril

3.4 Solicitação de Bancas de Defesa:

Atenção: uma vez definição a composição da banca pelo conselho, o orientador ou o aluno devem
contatar os nomes indicados para fechar a data. Procurar Shirley em caso de problemas.
- Ana Margarita Loaiza Restano – MS (Dr Carlos Eduardo de M. Bicudo)
Carlos Eduardo de M. Bicudo – presidente
Ina de S. Nogueira – UFG – titular externo
Maria A. Menezes – Museu Nacional – titular externo
Andrea Tucci – IBt – suplente interno
Maria C. Carvalho – CETESB - suplente externo
Outros especialistas aprovados
Célia L. Sant’Anna - IBt
Período sugerido: 15 a 18 de abril

- Anderson Luis do Nascimento – MS (Dra Maria Cláudia Marx Young)
Maria Cláudia Marx Young - presidente
Elaine M.C. Lopes – UNINOVE - titular externo
Carmen Lúcia Queiroga - CPQBA - titular externo
João H. G. Lago – UNIFESP – suplente externo
Danilo C. Centeno – UFABC – suplente interno
Outros especialistas aprovados
Maria Luisa Salatino – USP


Diogenes A.S. Cortes – UF Maringa
Período sugerido: 15 a 30 de abril

- Diego Romeiro – MS (Dra Edenise Segala Alves)
Edenise Segala Alves – presidente
Carmen R. Marcati – UNESP – titular externo
Natália M. Ivanauskas – IF – titular externo
Maria T. G. Guaratini - IBt – suplente interno
Veronica Angyalossy - USP – suplente externo
Outros especialistas aprovados
Erika Amano - UFPr
Período sugerido: 01 a 05 ou 23 a 30 de abril

- Marília Barbério – MS (Dr José Marcos Barbosa)
José Marcos Barbosa - presidente
Fátima C.M.Piña-Rodrigues – UFSCar – titular externo
Cláudio J. Barbedo – IBt – titular interno
Maria Tereza. G. Guaratini – IBt – suplente interno
Marina Guardia – IBt – suplente externo
Outros especialistas aprovados
Massanori Takaki – UNESP – titular exteno
Período sugerido: 01 a 15 de abril

- Marina Belloni Veronesi – MS (Dra Marcia Regina Braga)
Marcia Regina Braga – presidente
Patricia Pinho Tonini –São Camilo - titular externo
Maria L. Salatino – USP – titular externo
Marilia Gaspar – IBt – suplente interno
Marco Aurélio S. Mayworm – UNISA – suplente externo
Outros especialistas aprovados
Maria Tereza G. Guaratini
Período sugerido: 23 de abril

- Michel Anderson Almeida Colmanetti – MS (Dr Luiz Mauro Barbosa)
Luiz Mauro Barbosa – presidente
José Carlos Casagrande – UFSCar – titular externo
Hilton T.Z. do Couto – ESALQ – titular externo
Eduardo L. Catharino – suplente interno
Adriana O. Fidalgo - IBt – suplente externo
Outros especialistas aprovados
Eduardo P.C. Gomes

Nelson A. Santos Jr.
Márcio Roberto Soares
Período sugerido: 03 e 04 de abril

- Thiara Siqueira Bento – MS (Dra Vera Lúcia Ramos Bononi)
Vera Lúcia Ramos Bononi – presidente
Dácio R. Matheus – UFABC – titular externo
Rosemeire A. Bonpessoni – UMESP – titular externo
Adriana M. Gugliotta – IBt – suplente interno
Kelly Simões – BASF – suplente externo
Outros especialistas aprovados
Katia M. G. Machado
Vera Vitali
Período sugerido: 24 a 30 de abril

- Vanessa Fuentes Suguiyama – MS (Dra Márcia Regina Braga)
Márcia Regina Braga – presidente
Luzia V. Modolo – UFMG – titular externo
Saulo de Tarso Aidar - EMBRAPA – titular externo
Luciano Fresh – USP – suplente externo
Maria Angela M. Carvalho – suplente interno
Outros especialistas aprovados
Marcos M. P. Aidar
Regina M. de Moraes
Período sugerido: 26 de abril
- Vinícius Trettel Rodrigues – Dr (Dr. Fábio de Barros)
Fábio de Barros – presidente
Welington Forster - titular externo
Renata Sebastiani - titular externo
Inês Cordeiro – IBt – titular interno
Rosangela S. Bianchini – IBt – titular interno
Gerleni Lopes Esteves – IBt – suplente interno
Tarciso Filgueiras – IBt – suplente externo
Período sugerido: 30 de abril

3.5 Solicitação de Validação de Créditos em Disciplina de outro Programa:
- Fernanda Cassemiro dos Santos – MS (Dr Marcos P. M. Aidar) – Disciplina cursada: Interação Biosfera-Atmosfera, IAG-USP, 8 créditos validados.
- Naiana Pereira Lunelli – MS (Dr Clovis J. F. de Oliveira Júnior) – Disciplina cursada: Ecologia de Sistemas Agroflorestais, UFSCar, 3 créditos validados.



3.6 Solicitação de Cancelamento de Matrícula em Disciplina:
- Daiane Salete Broch Mignoni – MS (Dra Marcia R. Braga) Fundamentos de Fisiologia Vegetal,
solicitação aprovada.
4. RELATORIA
4.1. Relatoria realizada pela Dra. Regina Maria de Moraes sobre a proposta de atualização da disciplina: “Fundamentos de Fisiologia Vegetal”, de responsabilidade do Dr. Emerson Alves da Silva do Núcleo de Fisiologia (IBt) e colaboração do Prof. Dr Danilo da Cruz Centeno (UFABC).
Solicitação aprovada.

5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 Resultado da eleição de suplente de Representante dos Docentes da área de PVA; Dr. Cláudio J. Barbedo foi eleito suplente de representante dos docentes de PVA, dia 21 de fevereiro de 2013, com 24 votos válidos.

5.2 A CPG solicita aos Representantes dos Docentes que seja re-iniciado o processo de candidatura para o cargo de Coordenador Geral, nos mesmos moldes anteriores; prazo para candidatura: de 19 a 21de março, eleição dia 22, 10 às 15h.

5.3 Finalização das alterações no Regimento da Pós-Graduação, incluindo a proposta de alteração dos Artigo 39, já aprovada na última reunião do CCPG e, portanto, já em vigor. A portaria do novo regimento será enviada para publicação oportunamente.


6. OUTROS ASSUNTOS

6.1 No próximo dia 25 de março a pós-graduação receberá a visita de um assessor do secretário da SMA, chamado Sr. Olavo.

6.2 A coordenação informa aos discentes que foram atribuídas no momento 6 bolsas de mestrado e 4 de doutorado, mas que no decorrer deste semestre alguns alunos do programa devem defender e liberar suas bolsas.


7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 23 de abril de 2013.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Sumula 116 Reunião CCPG

 SÚMULA DA 116ª REUNIÃO DO CCPG

19 de fevereiro de 2013

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 114ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG – aprovada.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA –

- esclarecimento sobre critérios para concessão de bolsas
- aula inaugural do ano letivo

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Homologação de Títulos:

Jéssica Bordotti Nobre EspositoMS (Dra Silvia Ribeiro de Souza)
Como toda a documentação necessária estava em ordem, o título foi homologado.

Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra Maria Tereza Grombone Guaratini)
O título não foi homologado porque a documentação estava incompleta, faltavam as declarações da biblioteca e da curadoria do herbário. Os documentos devem ser entregues até 23 de fevereiro para homologação na próxima reunião do conselho.

3.2. Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:

Allan Carlos Pscheidt - DR (Dra Inês Cordeiro)
Maria Cândida Mamede – Presidente – titular interno
Paulo Affonso – UNISA – titular externo
Cintia Kameyama – titular externo
Sérgio Romaniuc Neto - suplente interno
Maria Beatriz Rossi Caruzo – UNIFESP Diadema - suplente interno
Lucia Rossi – suplente externo

Período sugerido: 22 a 26 de março

Leandro Cardoso Pederneiras - DR (Dr Sérgio Romaniuc Neto)
Fábio Pinheiro – Presidente – titular interno
Clarice Palma da Silva - titular externo
Maria Beatriz Rossi Caruzo – UNIFESP Diadema - titular interno
Lúcia Rossi - suplente externo
Rosangela Bianchini – suplente interno
Ricardo José Francischeti – suplente externo

Período sugerido: 04 a 08 de março



Eduardo Hortal Pereira Barretto - MS (Dr Eduardo Luís M. Catharino)
Eduardo Pereira Cabral Gomes – Presidente - titular interno
Luis Mauro Barbosa – titular interno
Natalia Macedo Ivanauskas – titular externo
Inês Cordeiro – suplente interno
Luis Carlos Bernachi – suplente externo
Marie Sugyiama – suplente externo

Período sugerido: 11 a 15 de março

3.3. Solicitação de Banca de Defesa:

ATENÇÃO – Solicita-se aos discentes e seus orientadores que colaborem com a pós-graduação no agendamento das bancas de defesa. Pede-se que os mesmos entrem em contato com as pessoas indicadas como TITULARES e caso seja necessário efetuar alguma substituição, procurem a pós-graduação.

Rafael Felipe de Almeida – MS (Dra Maria Candida H. Mamede)
Maria Cândida H. Mamede - Presidente
André Márcio Araújo Amorim – UE Santa Cruz - titular
Juliana de Paula Souza – USP – titular
Maria Beatriz Rossi Caruzo – UMC
Inês Cordeiro – IBt
Lúcia Rossi – IBt
Renata Sebastiani - UFSCar Araras

Período sugerido: 11 e 12 de março

Rodrigo Sampaio RodriguesMS (Dr Tarciso de Sousa Filgueiras)
Tarciso de Sousa Filgueiras – Presidente
Fábio de Barros – IBt – titular
Thais Scott do Canto-Dorrow – (UF Santa Maria) – titular
Ana Paula Santos Gonçalves - UFV
Mizuê Kirizawa – IBt
Maria das Graças Lapa Wanderley – IBt
Pedro Lage Viana – Museu Emílio Goeldi

Período sugerido: 18 a 22 de março

Victor Martins Gonçalez – MS (Dra Gerleni Lopes Esteves)
Gerleni Lopes Esteves - Presidente
Ricardo José Francischetti Garcia – PMSP- titular
Gerson Oliveira Romão – ESALq – titular
Renata Sebastiani – UFSCar Araras
Marília Cristina Duarte – UMC
Rosangela Bianchini – IBt

Período sugerido: 25 a 28 de março




3.4. Proposta de alteração dos artigo 39 do Regimento da PG
Artigo 39 - A banca de defesa da Dissertação de Mestrado ou da Tese de Doutorado somente será constituída após o cumprimento dos itens a, b, c e d do artigo 38, parte I - Mestre para Mestrado e parte II - Doutor para Doutorado e dentro do prazo para defesa na unidade de pós-graduação de 26 (vinte e seis) meses para a Dissertação de Mestrado e de 48 (quarenta e oito) meses para a Tese de Doutorado, improrrogáveis.

4. RELATORIA

4.1. Proposta de reformulação de Disciplina: “Fundamentos de Fisiologia Vegetal”, sob responsabilidade do Dr. Emerson Alves da Silva do Núcleo de Fisiologia (IBt) e colaboração do Prof. Dr Danilo da Cruz Centeno (UFABC).
Encaminhada para relatoria de Regina Maria de Moraes.

5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1 A Coordenação Geral lembra aos interessados que nos pedidos de autorização para matrícula de egressos deste programa no Doutorado deverá ser apresentado, entre outros documentos, o certificado de Proficiência em Inglês (lembrar que este documento tem prazo de validade de 3 anos);

5.2. A eleição do suplente do representante dos docentes de PVA será realizada no saguão da biblioteca, no dia 21/02, quinta-feira, no período das 10:00 às 15:00 h. O Dr Cláudio Barbedo inscreveu-se como candidato ao cargo. Poderão votar os docentes de PVA.

6. OUTROS ASSUNTOS

Esclarecimentos sobre os critérios para concessão de bolsas: o critério é o desempenho científico do aluno e do orientador, que será avaliado com base na súmula curricular e/ou Currículo Lattes atualizado e documentado. O envio de solicitação de bolsa para agência de fomento também é um dos critérios adotados. Ressalta-se que os criterios serão discutidos e definidos pela comissão de bolsas, que é formada pela coordenadora geral da PG, um representante dos docentes e um dos discentes. Esta comissão deverá se reunir logo após o período de matrículas.

Alunos: PG convidou o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Sr. Bruno Covas, para fazer a aula inaugural do ano letivo de 2013. A data será divulgada em breve. Todos os alunos devem comparecer.

Substituição da coordenação – não houve candidatos inscritos. Dra. Rita vai aguardar mais um pouco no cargo.



7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 19 de março de 2013.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sumula 114 Reunião CCPG

114ª REUNIÃO do CCPG
11 de DEZEMBRO de 2012


  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 113ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1. Homologação de títulos:
- Maira Cortellini AbrahãoDR (Dra Vera Lúcia Ramos Bononi)
- Camila Pereira de Carvalho – MS (Dra Catarina Carvalho Nievola) - Cibelle Ferreira FrançosoMS (Dr Claudio José Barbedo)

As alunas apresentaram todos os documentos necessários e os títulos foram homologados.

3.2. Convalidação dos créditos de título obtido em outra IES:

- Ana Cristina Bolaños – (Dra Vera Lúcia Ramos Bononi)
Os créditos (30) referentes ao título de mestre junto a Universidade de São Paulo foram convalidados

- Valéria Augusta Garcia - (Dr Claudio José Barbedo)
Os créditos (30) referentes ao título de mestre junto ao Instituto Agronômico de Campinas foram convalidados
3.3. Solicitação de Convalidação de Créditos em Disciplinas:

De acordo com o regimento do curso, poderão ser aceitos até 30% dos créditos de disciplinas obtidos em outros programas de pós graduação “stricto-sensu”.
Alunos de doutorado : poderão validar apenas 12 créditos de um total de 40

Alunos de mestrado: poderão validar apenas 8 créditos de um total de 25

- Juliana Kuroiva Zerlin – DR (Dra Marilia Gaspar)
Disciplina: Métodos de análise de metabólitos secundários (USP)
Carga horária: 120h
Créditos: 8 (validados) – ainda pode obter 4 créditos em disciplinas cursadas em outros programas.
- Kássia Mantovan FardinMS (Dra Claudia Young)
Disciplina: Métodos de análise de metabólitos secundários (USP)
Carga horária: 120h
Créditos: 8 (validados) – não pode obter mais créditos a partir de disciplinas cursadas em outros programas.
- Lucineide Maria Santana – DR (Dra Carla Ferragut)
Disciplina: Ecologia do fitoplâncton continental: estrutura da comunidade (UFRJ)
Carga horária: 45h
Créditos: 3 (validado) – ainda pode obter 8 créditos em disciplinas cursadas em outros programas.

- Valéria Augusta Garcia – DR (Dr Claudio José Barbedo)
Disciplina: Morfoanatomia de frutos e sementes (UNICAMP)
Carga horária: 150h
Créditos: 10 (validado) – ainda pode obter 2 créditos em disciplinas cursadas em outros programas.
3.4. Proposta final de alteração do Regimento da PG

Única alteração: Artigo 38- intem f . “Solicitação de homologação do título em até 5 (cinco) meses a contar da data da defesa, improrrogável, acompanhada da seguinte documentação:”


4. RELATORIA

4.1. Proposta de Alteração da Disciplina PVA 32: “Fisiologia do Estresse em Plantas”, sob responsabilidade de Dra. Catarina Carvalho Nievola e Dra. Vivian Tamaki, Núcleo de Plantas Ornamentais, IBt.
Os docentes sugerem a inclusão do Dr. Rogério Mamoru Suzuki como professor responsável. O pedido será encaminhado à relatoria.
5. INFORMAÇÕES GERAIS

5.1. COLETA CAPES dos Discentes: Modelo de Formulário está disponível no site, devendo ser preenchido, impresso e assinado pelo discente e orientador e entregue na PG até 14/12/2012, juntamente com a versão eletrônica em Word.doc. Essas informações são essenciais para a classificação do programa junto à CAPES;
São considerados alunos egressos do programa aqueles que defenderam suas dissertações/teses em um período de até 5 anos, no caso, de 2007 até a presente data.
5.2. Eleição do Coordenador de Area da PVA e do Coordenador Geral;
Coordenador de Área da PVA - A indicação dos nomes deverá ser feita até sexta-feira (14/12) e a eleição será realizada na segunda-feira (17/12).
Coordenador Geral – será realizada no início do próximo ano.

5.3 Conferência Vegetation Response to Climate Change and Air Pollution – Unifying Research and Evidence across Northern and Southern Hemisphere, será realizada pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro, entre 1 a 6 de setembro de 2013. Informações estão disponíveis na página: http://www.iufro2013.ufop.br/
6. OUTROS ASSUNTOS
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de Janeiro de 2013.



Observação: A pós graduação recomenda atenção para não utilizar e-mails Institucionais em redes sociais (ex. Facebook, etc)

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Sumula 112 Reunião CCPG

112ª REUNIÃO CCPG

16 de outubro de 2012

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 111ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG
A ata foi aprovada pelo conselho.

  1. INCLUSÕES DE PAUTA
2.1 Cotas para alunos com necessidades especiais
2.2 Formulários do site

3. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de Títulos:

- Daiane Teixeira da Silva – MS (Dra Regina Maria de Moraes)
- Janaina Gomes da Silva – MS (Dr Marcos Pereira Marinho Aidar)
- Majoi de Novaes Nascimento – MS (Dra Denise de Campos Bicudo)
- Pryscilla Denise Almeida da Silva – MS (Dra Denise de Campos Bicudo)
- Simone Ferreira da Silva – MS (Dra Regina Maria de Moraes)

Os discentes apresentaram todos os documentos exigidos e os títulos foram homologados.


3.2 Solicitação de Bancas de Exame de Qualificação:

- Camila Francieli da Silva Malone – DR (Dra Célia Leite Sant’Anna)
Titular interno (Presidente): Dra Marilia Gaspar (IBT)
Titular externo: Dra Maria Teresa de Paiva Azevedo (Bioalgas)
Titular externo: Dra Valéria Cassano (IB - USP)
Suplente externo: Dra Diclá Pupo dos Santos (IBT)
Suplente externo: Estela Maria Plastino (IB - USP)
Suplente interno: Dra Mutue Toyota Fujii (IBT)
Suplente interno: Dra Carla Ferragut (IBT)


Período sugerido: 5 a 13 de novembro de 2012


- Fernanda Karstedt – DR (Dra Marina Capelari)
Titular interno (Presidente): Dra. Carmen L. A. Pires Zottarelli (IBT)
Titular externo: Dra. Valéria Cassano (IB - USP)
Titular externo: Dra Agostina Virginia Amarano (IBT)
Suplente externo: Dr. Denilson Peralta (IBT)
Suplente interno: Dra. Célia Leite Sant ’Anna (IBT)
Suplente interno: Dra. Adriana de Mello Gugliotta (IBT)


Período sugerido: 10 a 14 de dezembro de 2012.


- Ricardo Keiichi Nakazato – DR (Dra Marisa Domingos)
Titular interno (Presidente): Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar (IBT)
Titular externo: Dr. João Vicente de Assunção (Faculdade de Saúde Pública da USP)
Titular externo: Dra. Ana Maria Graciano Figueiredo (IPEN)
Suplente externo: Dra. Adalgiza Fornaro (IAG - USP)
Suplente externo: Dra. Carla Zuliani Sandrin (IBT)
Suplente interno: Dra Regina Maria De Moraes (IBT)
Suplente interno: Dra Sílvia Ribeiro de Souza (IBT)


Período sugerido: 27 a 30 de novembro de 2012


- Sabrina Vanessa de Andrade – MS (Dra Vivian Tamaki)
Titular interno (Presidente): Dr. Rogério Mamoru Suzuki (IBT)
Titular externo: Dr. Luciano Freschi (IB - USP)
Titular externo: Dr. Maria Aurineide Rodrigues (IB - USP)
Titular externo: Dr. Shoey Kanashiro (IBT)
Suplente externo: Dr. Edison Paulo Chu (IBT)
Suplente interno: Dra. Maria Ângela Machado de Carvalho (IBT)

Período sugerido: 5 a 9 de novembro ou 21 e 22 de novembro de 2012.


3. 3 Proposta de alteração do Regimento da PG:

Art 34. Foi retirado o parágrafo único do regimento. Os alunos deverão apresentar o exame de proficiência em língua inglesa no ato da inscrição no processo seletivo e os alunos egressos no ato da matrícula no Doutorado.

Art. 38. Item F – A homologação do título deve ser feita em até cinco meses, improrrogável, contados a partir da data da defesa. Se a data se completa antes da reunião da CCPG, a documentação deve ser entregue até dois dias antes a reunião. Caso a data de entrega ocorra após a reunião, a documentação deve ser entregue para a próxima reunião do CCPG, após a data que complete os 5 meses de defesa.

Capítulo 10 das disposições gerais, Art 40: onde se lê item 17, leia-se item 3 do art 6º.

Caros discentes, já foram propostas estas 3 mudanças e a comissão dará mais um prazo (até 8 de novembro) para novas sugestões e dúvidas sobre o regimento que deverão ser discutidas com os orientadores e, após acordo mútuo, solicita-se que o orientador encaminhe a sugestão ou dúvida aos representantes docentes ou discentes. As mesmas serão direcionadas à Dra. Regina Maria de Moraes para posteriormente serem discutidas na reunião da CCPG.
4. RELATORIA

4.1 Proposta de Disciplina: “Diversidade, Ecologia e Aplicações Humanas de Fungos Liquenizados”, sob responsabilidade do Dr. Michel Navarro Benatti, do Núcleo de Micologia, IBt.
A disciplina foi aprovada pela relatoria, sendo necessário apenas um ajuste na carga horária proposta.




5. INFORMAÇÕES GERAIS


5.1 Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade - inscrições até 26/11/2012;
Algumas linhas de pesquisa do programa podem se encaixar nos requisitos exigidos no edital. Os alunos junto aos orientadores que acharem que estão aptos a concorrerem ao prêmio devem encaminhar o interesse à PG, que re-encaminhará à Capes. O edital pode ser visualizado no site http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/5770-capes-e-vale-premiam-trabalhos-com-ideias-para-temas-ligados-ao-desenvolvimento-sustentavel.
A documentação deve ser entregue até 08 de novembro na secretaria da PG.

5.2 Esclarecimentos sobre o TEAP – Ingles: alunos que realizaram a prova deverão imprimir o certificado com a pontuação e encaminhar uma cópia para a PG.
A instituição onde a prova é realizada não encaminha a lista dos aprovados no exame para a Pós- Graduação. Solicitamos aos alunos que passaram no exame, que entrem no site, imprimam seu certificado e encaminhem para secretaria da pós-graduação.


5.3 Solicitações de Banca para defesa de Teses e Dissertações deverão vir acompanhadas de toda a documentação já estabelecida, acrescida de um arquivo em pdf. da tese/dissertação;
Para que não ocorram maiores problemas com a entrega das teses/dissertações aos membros da banca, os arquivos passarão a ser encaminhados via e-mail. Solicitamos aos interessados que verifiquem junto a PG se os documentos foram entregues aos membros da banca, além de ficarem atentos à chegada dos mesmos na Instituição, para que seja autorizado o ingresso dos mesmos pelo Serviço de Segurança.

5.4 Calendário das Reuniões do CCPG para 2013:
22/01; 19/02; 19/03; 23/04; 21/05;18/06; 23/07; 20/08; 17/09; 22/10; 19/11 e 17/12.

5.5 Carteirinhas para Docentes: A partir de 2013 serão concedidas apenas para os Docentes do Núcleo Permanente, Docentes Colaboradores e para os Docentes Visitantes, que são as categorias constituintes do Corpo Docente do Programa, conforme os critérios da CAPES;

5.6 Eventos interessantes:
1) Workshop "Second Generation Bioethanol 2012: Enzymatic Hydrolysis" - 12 a 14 de novembro de 2012, em Campinas (SP);
Interesssados visitem o site: www2.bioetanol.org.br/enzymatichydrolysis

2) 2nd Biotechnology World Congress, de 18 – 21/02/2013, em Dubai;
Interessados visitem o site: www.dubaiconf02.com/bwc

5.7 Recesso da Secretaria da PG: 24/12 /2012 a 4/01/2013.

6. OUTROS ASSUNTOS
6.1 Cotas para alunos com necessidades especiais: Foram solicitados esclarecimentos e a Pós-graduação analisará o assunto e tomará as devidas providências.

6.2 Esclarecimentos sobre os exames de inglês: os alunos que se sentirem lesados nos exames, podem recorrer às intituições responsáveis.

6.3 Formulários do site: A Pós-graduação está tentando organizar os dados do site para que não tenha mais dualidade de modelos de formulários. Contamos com a colaboração de todos e pedimos para que aqueles que verificarem problemas, comunicarem aos representantes discentes.

6.4 Pedimos aos alunos que ao solicitarem documentos na secretaria da Pós-graduação, verifiquem se estão corretos. Caso não estejam, solicitar imediatamente a correção.

6.5 Foram alteradas os modelos das folhas de ata e avaliação das bancas de defesa. Foi retirado o termo aprovação condicionada, ficando apenas duas opções: aprovado ou reprovado. Quando o aluno for aprovado, poderá ser aprovado sem correções, podendo a tese/dissertação ser entregue na forma como se encontra, ou poderá ser aprovado com pequenas modificações, que deverão ser inseridas no exemplar definitivo encadernado, a ser incorporado na Biblioteca Institucional.

6.5 Posse dos novos membros do conselho:
- Representantes Discentes PVA: Kássia Mantovan Fardin (Suplente)

6.6 A entrega dos documentos para avaliação da CCPG na próxima reunião deverá ser feita até as 15:00 horas do dia 21 de novembro.


6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 22 de Novembro de 2012.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Sumula 111 Reunião CCPG

Súmula 111ª Reunião do Conselho de Curso da PG


18/09/2012

  1. POSSE DOS NOVOS REPRESENTANTES
Tomaram posse os novos representantes dos docentes, Célia Leite Sant'Anna (representante dos docentes da área PAF) e Regina Maria de Moraes (representante dos docentes da área PVA), e discentes, Ana Lívia Leite Negrão (Seção de Ficologia). Os demais não puderam comparecer e tomarão posse na próxima reunião do Conselho.

  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 110ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

  1. INCLUSÕES DE PAUTA:
- esclarecimentos sobre os procedimentos da defesa de teses e dissertações.

4. PROCESSOS E DECISÕES

4.1 Homologação de Títulos:
Foram homologados os títulos dos seguintes alunos:
- Bruna Felippetti Abondanza – MS (Dra Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Talisson Resende Capistrano – MS (Dra Rosangela Simão Bianchini)
- Thiago Rodrigues dos Santos – MS (Dr Carlos Eduardo de Mattos Bicudo)

4.2 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:
- Guilherme Scotta Hentschke – DR (Dra. Célia Leite Sant’Anna) -
Sugeridos:
Carlos E. M. Bicudo - titular interno - Presidente
Denilson Peralta - titular externo
Maria Tereza P. Azevedo - titular externo
Carla Ferragut - suplente interno
Silvia M. P. B. Guimarães - suplente externo
Marina Capelari - suplente interno
4.3 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:
- Ana Kelly Koch – DR (Dr Fábio de Barros)
Solicitada a co-orientação da Dra. Anna Luiza Ilkiu Borges, do Museu Emílio Goeldi. O pedido foi plenamente justificado, uma vez que o gênero tema do trabalho é de distribuição amazônica e objeto de estudo da co-orientadora. Solicitação aprovada.
ATENÇÃO: a pós-graduação informa que somente poderá colaborar com os custos de viagens de discentes segundo sua disponibilidade orçamentária. Os orientadores devem procurar recursos para financiar as viagens.
4.4 Solicitação de Convalidação do Título de Mestre em outra IES
- Leila Milena Díaz Camacho – DR (Dra Marília Gaspar)
O título foi obtido na Universidade Austral do Chile, as disciplinas cursadas são relacionadas diretamente ao tema do doutorado e a documentação estava em ordem. Solicitação aprovada.

4.5 Solicitação de Validação de Créditos em Disciplina:
- Hebert Kondrat – DR (Dr Eduardo Pereira Cabral Gomes)
Validação da disciplina: Ecologia de Campo, cursada no IB-USP. Foram validados 8 créditos, ou seja o máximo permitido pelo regimento do programa (30% do total de créditos necessários para a obtenção do título).

4.6 Proposta de Disciplinas:
1) “Marine Oomycetes: Abundance, Diversity, and Ecological Importance”, de responsabilidade do Dr Eduardo Leaño, do Network of Aquaculture Centres in Asia-Pacific, Katesart University Campus, Bangkok, Tailândia - aprovada como Tópicos Especiais.

2) “Diversidade, Ecologia e Aplicações Humanas de Fungos Liquenizados”, de responsabilidade do Dr. Michel Navarro Benatti, do Núcleo de Micologia, IBt. Proposta será encaminhada para relatoria, sendo indicada a Dra. Rosely Piccolo Grandi para tal função.

5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1 Esclarecimentos sobre a Homologação de Títulos
Informa-se que o prazo de entrega de documentos para homologação do título de mestre ou doutor é de 5 meses após a defesa, mas atenção, poderá ser alguns dias antes para que haja tempo suficiente de entrar na reunião de conselho, porque é nela que os títulos são homologados. Fiquem atentos.

5.2 Convênio Pró-equipamentos CAPES 2012 foi aprovado parcialmente.
A docente Carla Ferragut compareceu a reunião em Brasilia para tomar ciência do resultado.
A Capes começou a implantar regras que já existiam, mas não eram seguidas. Isso significa que só foram aprovadas solicitações de equipamentos multiusuários. Na próxima semana será divulgada a relação de equipamentos aprovados e não aprovados. A Dra. Carla está com o Edital e o projeto do IBt e coloca-se à disposição para qualquer esclarecimento que os docentes queiram a esse respeito.
A CAPES pretende liberar em breve as verbas dos Pró-equipamentos 2011 e 2012, que deverão ser executadas até dezembro próximo. Os docentes devem organizar seus pedidos e documentos para a realização das compras por pregão eletrônico.
O pedido do nosso programa foi organizado em pouco tempo porque havia necessidade de esperar definições a respeito do pedido de 2011.
A partir de agora não haverá mais esta dificuldade, pois o Pró-equipamentos será anual. Assim, os docentes já podem organizar seus pedidos para o próximo ano, lembrando que devem ser solicitados equipamentos multiusuários e que o pedido de cada programa pode conter no máximo quatro equipamentos sem ultrapassar o valor total de 150 mil reais. A seleção de qual solicitação será incluída no pedido da PG-IBt será feita pela pós-graduação com base no mérito dos projetos e docentes.

5.3 Ficha com dados cadastrais dos alunos:
A CPG pede a colaboração dos docentes para que verifiquem se seus alunos encaminharam as fichas cadastrais preenchidas que serão utilizadas na informatização do banco de dados da Secretaria da PG.

6. OUTROS ASSUNTOS
6.1 Solicitação de esclarecimento feito pela Dra. Vera Bononi quanto ao termo "aprovação condicionada" que consta na folha de avaliação da defesa. A pós-graduação analisará a questão que voltará novamente para avaliação do Conselho. Posteriormente as informações serão divulgadas.

6.2 Recomendações da PG:
Senhores docentes, a PG recomenda que seja feito um bom planejamento com relação às disciplinas a serem oferecidas para evitar o cancelamento das mesmas, uma vez que o cancelamento pode prejudicar os alunos quanto ao cumprimento dos créditos e demais atividades. O mesmo é válido para os discentes que devem programar bem as disciplinas a serem cursadas para não precisarem pedir cancelamento de matríacula.

  • 6.3 Recomenda-se também que os Presidentes de Bancas estejam atentos a seus compromissos, realizem a leitura do regulamento, confiram se todos os documentos foram preenchidos e assinados pelos demais membros da banca e se os envelopes com os agradecimentos foram entregues. Quando a defesa for concluída após o final do expediente do IBt, o presidente deverá ficar com a documentação e entrega-la na pós graduação no próximo dia útil.

7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 16 de Outubro de 2012.



Regina Moraes e Célia L. Sant´Anna

sábado, 18 de agosto de 2012

Sumula 110 Reunião CCPG

Súmula 110ª Reunião do Conselho de Curso da PG




  1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 109ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CCPG

  1. INCLUSÕES DE PAUTA

Validação de créditos (item 3.6)
Solicitação de cancelamento em disciplina (item 3.7)
Formalidades junto à Secretaria da PG (item 5)

  1. PROCESSOS E DECISÕES

3.1 Homologação de Matrículas de Alunos Novos
Houve 3 novos alunos matriculados:
Aline Forgatti Hell -MS (Dr. Danilo Centelho), com bolsa CAPES.
Stéfano Zorzal de Almeida - DR (Dra Denise Bicudo), com bolsa CAPES.
Fernarda Cassemiro dos Santos-MS (Dr Marcos Aidar), ainda sem bolsa.
A documentação está em ordem e as matriculas foram homologadas
3.2 Solicitação de Banca de Defesa de Mestrado:
- Camila Pereira de Carvalho – MS (Dra Catarina Carvalho Nievola)
Sugestões
Catarina Carvalho Nievola (IBt), presidente
Diego Demarco (USP), titular externo
Ana Paula ArtemontiVaz (EMBRAPA–Campinas), titular externo
Luciano Freschi (USP), suplente externo
Edenise Segala Alves (IBt), suplente interno
Rogério Mamori Suzuki (IBt), suplente interno
Período sugerido: 24 a 28 de setembro, exceto dia 27

- Jéssica Bordotti Nobre Esposito – MS (Dra Silvia Ribeiro de Souza)
Sugestões
Silvia Ribeiro de Souza (IBt), presidente
Priscila Lupino Gratão (UNESP-Jaboticabal), titular externo
Renato Rodrigues Ferreira (ESALQ), titular externo
Raúl Bonnes Hernandez (UNIFESP-Diadema), suplente externo
Patricia Bulbovas (IBt), suplente interno
Miriam Cilene Spasiani Rinaldi, (suplente interno)
Período sugerido: 17 a 21 de setembro

- Gisele Carolina Marquardt – MS (Dr Carlos Eduardo de Mattos Bicudo)
Sugestões
Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (IBt), presidente
Priscila Izabel Tremarin (UFPR), titular externo
Fernanda Ferrari (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), titular externo
Andréa Tucci (IBt), suplente interno
Lezilda Torgan (Fundação Zoobotânica do RGS), suplente externo
Ilka Schincariol Vercellino (Centro Universitário São Camilo), suplente externo
Período sugerido: 24 a 28 de setembro

- Paula Guimarães Carvalho – MS (Dra Maria Tereza Grombone-Guaratini)
Sugestões
Maria Tereza Grombone-Guaratini (IBt), presidente
Vania Regina Pivello (IB-USP), titular externo
Dalva Maria Silva Matos (UFSCar), titular externo
Sérgio Romaniuc (IBt), suplente interno
Silvana Aparecida de Godoy (USP-Leste), suplente externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), suplente interno
Outros nomes sugeridos
Luciana Ferreira Alves (IAC)
Andrea Alves Resende (UNESP-S José do Rio Preto)
Período sugerido: 24 ou 25 de setembro

- Felipe de Alva E. D’Orazio – MS (Dr Eduardo Luiz Martins Catharino)
Sugestões
Eduardo Luiz Martins Catharino (IBt), presidente
Natalia Macedo Ivanauskas (IF), titular externo
Silvana Aparecida de Godoy (USP-Leste), titular externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt), suplente interno
Marie Sugiyama (IBt), suplente externo
Outros nomes a serem considerados
Lucia Rossi (IBt)
Waldir Mantovani (USP-Leste)
Período sugerido: 27 ou 28 de setembro

3.3 Solicitação de Banca de Exame de Qualificação:

- Leonardo Ramos Seixas Guimarães – DR (Dr Fábio de Barros)
Sugestões
Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt) presidente
Samatha Koeher (UNIFESP-Diadema), titular externo
Vanessa de Oliveira Maekawa (UNICAMP), titular externo
Eduardo Leite Borba (UFABC), suplente externo
Ines Cordeiro (IBt), suplente interno
Gerleni Lopes Esteves (IBt)
Período sugerido: 17 a 21 de setembro

- Levi Pompermayer Machado – DR (Dra Nair Sumie Yokoya)
Sugestões:
Márcia Regina Braga (IBt), presidente
Ernani Pinto Junior (IQ-USP), titular externo
Estela Maria Plastino (IB-USP), titular externo
Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli (IBt), suplente interno
Luce Maria Brandão Torres (IBt), suplente externo
Outros nomes sugeridos
Mutue Toyota Fujii (IBt)
Célia Leite Sant’Anna (IBt)
Danilo da Cruz Centeno (UFABC)
Período sugerido: 24 a 27 de setembro

- Viviana Motato-Vásquez – MS (Dra Adriana de Mello Gugliotta)
Sugestões:
Iracema Helena Schoein Crusius (IBt), presidente
Denilson Peralta (IBt), titular externo
Christiane Ceriani (Instituto Biológico), titular externo
José Ivanildo de Souza (IBt) suplente externo
Carmen Lidia Amorim Pires Zottarelli (IBt), suplente interno
Outros nomes citados
Vera Lucia Ramos Bononi (IBt)
Roseli Piccolo Grandi (IBt)
Vera Maria Vitalli (IBt)
Lucia Rossi (IBt)
Andréa Tucci (IBt)
Período sugerido: 15 a 19 de outubro

3.4 Solicitação de Co-orientação de Doutorado:

- Ana Paula Lopes Dias – DR (Dra Marisa Domingos)
Co-orientação de Dra Mirian Cilene Spasiani Rinaldi. O pedido foi plenamente justificado, uma vez que o trabalho envolverá muitas análises que são tema da especialidade da Dra Mirian. A documentação apresentada esta de acordo com as exigências do Programa. Co-orientação aprovada.

, 3.5 Matrícula fora do prazo regular:
- Luciano Ramos Zandoná – MS (Dr Eduardo Luiz Martins Catharino)
O pedido se deve já que houve cnacelamento em disciplina na qual o aluno se matriculou (Métodos quantitativos em levantamentos floristicos -PVA15). Diante disso, solicitou matricula nas disciplinas: Indice de diversidade e analise de estrutura de comunidades
Filogenia de plantas através de carecteres morfológicos
Matrículas aprovadas
,
3.6 Solicitação de validação de créditos:
- Marcos Enoque Leite Lima – DR (Dra Inês Cordeiro)
Validação da disciplina: Uso da linguagem R para análise de dados em Ecologia ministrada por Alexandre Abelardo e Paulo Inacio Prado, realizada no IB-USP, correspondendo a 4 créditos que foram validados
- Gustavo Henrique Jerônimo -MS (Dra Carmem Zottarelli)
Validação da disciplina: Phylogenetic Systematics Theories and Applications ministrada por Jean Marc Moncalvo no INPA-Manuas, correpondendo a 2 creditos que foram validados.

Cancelamento de disciplina

Simone Wengrat DR (Dra Denise Bicudo) Disciplina
Índices de diversidade e análises de estrutura de comunidades (BMA)
Cancelamento não aprovado devido à justificativa apresentada. Retornar às interessadas para detalhamento das atividades laboratoriais que impediram a participação da aluna na disciplina.
4. INFORMAÇÕES GERAIS

4.1 Eleição de Representantes de Docentes e Discentes do CCPG;
A eleição para representante dos docentes da área PVA foi realizada em 9 de agosto de 2012. Dentre os 38 docentes habilitados para votar, 25 compareceram. Inscreveram-se dois candidatos: Regina Maria de Moraes, que recebeu 18 votos, e Fabio de Barros, que recebeu 7 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Regina Maria de Moraes será a representante dos docentes da área PVA e Fabio de Barros será seu suplente.
PAF
A eleição para representante dos docentes da área PAF foi realizada em 20 de agosto de 2012. Dentre os 16 docentes habilitados para votar, 12 compareceram. Inscreveram-se dois candidatos que formaram uma chama com: Andréa Tucci, titular e Célia L. Sant’Anna, como suplente. Ambas receberam 12 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Andréa Tucci será a representante dos docentes da área PAF e Célia L. Sant’Anna será sua suplente.

A eleição para representante dos discentes da área PVA: Votaram 31 alunos, sendo que Pedro Ivo Lembo (Núcleo de Ecologia) recebeu 16 votos e Kassia Mantovan Fardin (Núcleo de Fisiologia) recebeu 14 votos, havendo um voto nulo. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Pedro Ivo Lembo será o representante dos discentes da área PVA e Kassia Mantovan Fardin será sua suplente.
A eleição para representante dos discentes da área PAF: Votaram 16 alunos, sendo que Ana Livia Leite Negrão (Núcleo de Ficologia) recebeu 14 votos e Fernanda Rios Jacinavicius (Núcleo de Ficologia) recebeu 02 votos. Dessa forma, a partir da próxima reunião do CCPG, Ana Livia Leite Negrão será a representante dos discentes da área PAF e Fernanda Rios Jacinavicius será sua suplente.

4.2 Recursos do PROAP/CAPES 2012 já foram liberados para desenvolvimento do Plano de Trabalho do Programa aprovado pela CAPES;
Recursos já na conta em julho:
Total R$ 94.600,00 (2011: R$ 66.000,00)
Manutenção de equipamentos R$ 4.730,00 (5%)
Funcionamento de laboratórios de ensino e pesquisa R$ 9.460,00 (10%)
Produção de material didático instrucional e publicações de artigos cientifico 5.676,00 (6%)
Participação de professoraes convidados para bancas R$ 35.948,00 (38%)
Participação da coordenação do programa em eventos ligados à PG no pais R$ 2.158,00 (3%)
Participação de professores em eventos no pais R$ 1.892,00 (2%)
Participação de professores em eventos no exterior R$ 4.730,00 (5%)
Participação de alunos em eventos no pais R$ 4.730,00 (5%)
Participação de alunos de DR em eventos no exterior R$ 2.838,00 (3%)
Participação de Aluno de MS em eventos na América Latina R$ 2.838,00 (3%)
Participação de professor visitante no programa R$ 4.730 (5%)
Participação de professor e aluno em trabalho de campo e coleta R$ 14.190,00 (15%)

4.3 Concessão adicional de Bolsas da CAPES para o Programa.
Conseguimos mais 3 bolsas CAPES 2 DR e 1 MS
Total de Bolsas Disponíves: 14 DR, 12 MS

5. OUTROS ASSUNTOS

Formalidades junto à secretaria da PG
Todas as solicitações encaminhadas à PG devem ser sempre protocoladas.
A entrega de documentos devem vir com a assinatura e de acordo do orientador.

O funcionário Elvis foi transferido para o CCTC e até que o mesmo seja substituído, trabalhará meio período na PG.

Recomendação da PG: Senhores docentes, a PG recomenda que seja feito um bom planejamento com relação às disciplinas, inclusive quanto ao número mínimo de alunos exigidos, para evitar o cancelamento das mesmas, uma vez que o cancelamento pode prejudicar os alunos quanto ao cumprimento dos créditos e demais atividades.

6. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de setembro de 2012.

Andrea e Edenise