sexta-feira, 26 de março de 2021

Prorrogação de Prazos

 São Paulo, 25 de março de 2021 

Considerando a duração prolongada e imprevista da pandemia da Covid-19, que atinge a população brasileira e que tem impactado o cumprimento dos objetivos da Pós-gradução, e reconhecendo a dificuldade no desenvolvimento das atividades laboratoriais devido à suspensão de trabalho presencial na Instituição, esta Coordenação acatou as solicitações dos alunos em relação à prorrogação de prazos para Exame de Qualificação (EQ), Defesa de tese/dissertação, porém o prazo para homologação dos títulos após a defesa foi mantida para 5 meses. 

Desta forma, excepcionalmente para este período de pandemia, adotaremos os seguintes prazos, mantendo as demais normas vigentes: 

1) Prazo máximo para defesa de tese de doutorado: 60 meses 

2) Prazo máximo para defesa de dissertação de mestrado: 38 meses 

3) Exame de qualificação de doutorado: realizar dentro de 13-48 meses 

4) Exame de qualificação de mestrado: realizar dentro de 13-30 meses

5) Ficam automaticamente prorrogadas as bolsas de doutorado para o prazo máximo permitido, sem a necessidade de apresentar a submissão e/ou aceite de artigos. Porém, para a homologação dos títulos, deve ter pelo menos um artigo publicado ou aceito. 

6) O prazo de 5 meses para homologação dos títulos, após a defesa, não foi alterado. 

É importante esclarecer que o tempo de duração das bolsas (CAPES, CNPq, FAPESP) não estão sendo prorrogadas porque a Coordenação não tem autonomia sobre esse item. 

Todos os alunos devem apresentar um planejamento das atividades de acordo com este novo prazo, indicando os avanços conseguidos até o momento, e a forma de como os objetivos da tese/dissertação serão alcançados: 1) Esclarecer se pretendem executar o projeto original ou se irão alterá-lo, e nesse caso, já apresentar uma nova proposta utilizando o tempo total ou parcial da prorrogação; 2) Cronograma de execução, com: a) Levantamento bibliográfico; b) Levantamento dos dados em campo/laboratório; c) Análise dos dados; d) Redação do texto e demais obrigações; e) Créditos em disciplinas; f) aula de qualificação; g) manuscritos em preparação, submetidos e/ou aceitos, publicados. 

Resumindo, todos os alunos deverão esclarecer em que fase se encontram: quantos créditos já cursaram; quando pretendem realizar exame de qualificação e/ou defesa, e como está a situação do manuscrito (tem manuscrito preparado e/ou submetido, artigo aceito, publicado?). 

O documento deve ser assinado pelo aluno com anuência do orientador, e enviado por e-mail da Coordenação , até o dia 30/04/2021. A não manifestação por parte dos discentes/docentes será entendida que não há interesse no novo prazo de EQ e Defesa, e os prazos atualmente vigentes serão mantidos. 

Atenciosamente, Mutue Toyota Fujii Coordenação – PPG/IBt - BVMA.


terça-feira, 16 de março de 2021

Súmula 2021.3 Comissão CCPG

 




Súmula da 3º/2021 Reunião do CCPG


Foi realizada a 3º Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação IBt de 2021, no dia 16 de março de 2021 às 14h00, por videoconferência no googlemeet.com



Participantes - Docentes: Mutue Toyota Fujii (Presidente); Inês Cordeiro, Marcos Aidar; Claudio Barbedo, Nair S. Yokoya; Discentes: Mariana Fernandes; Marina Drewinski; Santiago Noronha.


1. Inclusão de Pauta:

- Marília Gaspar - Créditos de disciplina do Gilson Volpato: serão contabilizados como créditos (1 ou 2) para complementação, mediante pedido do orientador, apresentando o certificado;

- Mariana Drewinski - Situação dos prazos de defesa em virtude da COVID-19: os alunos solicitam 6 meses de prorrogação para os alunos de mestrado de doutorado, essa solicitação veio de uma assembleia com 2/3 dos alunos on-line; A coordenação irá esperar o ofício com a solicitação, e Dra. Mutue irá consultar a CAPES quanto aos prazos permitidos, bem como consultar o Conselho; dia 22 de março haverá uma reunião entre os coordenadores dos cursos de o coordenação da área da Biodiversidade;

- Higor - Rever os critérios para a concessão de prorrogação das bolsas para os alunos, porque existe dificuldade para cumprir as regras estabelecidas;

- Mariana Drewinski - Seguro saúde: o seguro não foi renovado desde o começo do ano passado; Mutue disse que as empresas não estão querendo fechar este seguro com o Estado; Marília esclarece que é um seguro de acidentes pessoais, e vale para acidentes no seu local de trabalho, no trajeto de ida e volta e durante o trabalho; é necessário como funciona a renovação devido ao decreto do governador para o fechamento do Instituto;

- Marilia Garpar - Declaração de imposto de renda, é possível incluir os valores recebidos como bolsa em um item específico para auxílios recebidos dentro da declaração de imposto de renda, cada fonte de financiamento possui um lugar para conseguir esse comprovante;


2) Solicitações:

a) Banca de Qualificação

Santiago Noronha Alves da Silva – Claudio Barbedo (orientador) / Data sugerida: 07/04/2021

Titulares: Interno - Dr. Nelson Augusto dos Santos Júnior; Externo - Dra. Rayana de Sá Martins (PD – Instituto de Botânica); Externo - Dra. Talita Silveira Amador (Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal/Garça)

Suplentes: Externo: Dr. Edmir Vicente Lamarca (Universidade Ibirapuera); Interno: Dra. Catarina C. Nievola (IBt); Externo: Dra. Aline Andrea Cavalari Colete (Unifesp Diadema); Externo: Dr. João José Dias Parisi (Instituto Florestal)


b) Banca de Defesa - MS

Thais da Silva Soares – Adriana Hissae Hayashi (orientador) / Data sugerida: 28/04/2021

Titulares: Presidente – Dra. Adriana Hissae Hayashi (orientadora); Interno - Dra. Inês Cordeiro (IBt); Externo - Dra. Juliana Aparecida Fernando (Universidade Federal de Pelotas)

Suplentes: Externo: Dra. Ana Rita Giraldes Simões (Royal Botanic Gardens); Interno: Dra. Rosângela Simão Bianchini (IBt); Externo: Cíntia Kameyama (IBt); Externo: Otávio Luis Marques da Silva (PD - IBt); Maria Beatriz Caruso


c) Mudança de título 

Thais da Silva Soares – (MS) – Adriana Hayashi - APROVADO

Título atual: Anatomia do órgãos vegetativos  de Ipomoea saopaulista O' Donell e Ipomea reticulata O' Donell (Convolvulaceae), com ênfase nas estruturas secretoras

Novo título: Anatomia dos órgãos vegetativos de Ipomoea saopaulista O'Donell e Ipomoea reticulata O'Donell (Convolvulaceae)


Bianca Kalinowski Canestraro .-.(DR) – Denilson Peralta Fernandes - APROVADO

Título atual: “ Revisão taxonômica e delimitação filogenética das espécies brasileiras de Anomobryum, Brachymenium e Bryum (Bryaceae)”

Novo Título: Revisão taxonômica das espécies brasileiras de Anomobryum, Brachymenium e Bryum (Bryaceae)”


d) Homologações:

Camila Barbosa Araújo / Dr. Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Documentação OK, solicitação de  Homologação aprovada  pelo Conselho


Milton Augusto Gonçalves Pereira / Dra. Marisa Domingos - Documentação OK, solicitação de  Homologação aprovada  pelo Conselho


e) Complementação Financeira: 

Claudia Mascagni Prudente – DR - Luiz Mauro (Portaria Conjunta CAPES e CNPQ nº 01 de 15 de julho de 2010) - complementação financeira no ensino fundamental, está de acordo com a legislação vigente.


Data da próxima reunião do CCPG: 20 de abril de 2021, às 14h.


Solicitações dos Representantes Discentes

 São Paulo, 16 de março de 2021


Ao Conselho do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente

Instituto de Botânica


Prezados (as) membros do Conselho. 


Os representantes discentes solicitam a votação da prorrogação de todos os prazo por mais seis meses para os discentes de mestrado e de doutorado que se matricularam neste PPG a partir de agosto de 2020. Essa mesma prorrogação já foi dada para todos os discentes que se matricularam anteriormente a essa data, totalizando o período para titulação de 32 (trinta e dois) meses para o mestrado e de 54 (cinquenta e quatro) meses para o doutorado.


Os representantes discentes solicitam a votação da prorrogação de todos os prazos (exame de qualificação, defesa e homologação) por mais seis meses para todos os discentes do PPG do presente programa totalizando 38 (trinta e oito) meses para os de mestrado e de 60 (sessenta) meses para os de doutorado. Essa prorrogação se justifica visto que as atividades do Instituto de Botânica foram paralisadas pelo período de 12 (doze) meses. 


Como parâmetro para essa solicitação, encaminhamos a deliberação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP que autorizou prorrogação de prazos por um ano.


"Os prazos relativos à apresentação de proficiência em línguas, inscrições/realizações de exames de qualificação, depósitos e defesas de dissertação e teses dos alunos matriculados na data de hoje poderão ser prorrogados de forma excepcional por até doze meses da sua data limite."


https://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/3785-prpg?fbclid=IwAR23BWbpodKlz9sBV7y8qiNlbC36q4bd20WZIXReSfY9mhxZtZXTbqRGVOU 


Os representantes discentes solicitam informações quanto ao andamento da re-contratação do seguro saúde. Além de uma demanda urgente que se encontra sem solução há meses, segundo o documento DIREITOS E DEVERES DAS PÓS-GRADUANDAS E DOS PÓS-GRADUANDOS DO BRASIL da ANPG (Associação nacional dos pós graduandos), no item Melhores condições de pesquisa segue indicação sobre o seguro: 


"Seguro de vida em todo exercício de atividades acadêmicas;"


https://www.anpg.org.br/wp-content/uploads/2015/12/DOCUMENTO-DE-DIREITOS-finalizado.pdf


Devido à pandemia e à interrupção das atividades da pós-graduação, solicitamos que, em caráter emergencial, sejam prorrogadas as bolsas dos alunos de doutorado por mais 12 meses sem a necessidade da apresentação de um artigo submetido/aceito. Entendemos que como é necessária a publicação de um artigo para a homologação do título, não haveria “prejuízos” para o PPG quando a avaliação pela CAPES.


segunda-feira, 1 de março de 2021

Seminário: Herbaria and Their Treasures

 

 

 



Dear all,

The recently created herbarium UTCEC at Universidad Técnica de Cotopaxi, in collaboration with Universidad Regional Amazónica Ikiam (both in Ecuador) and with the endorsement of the Society for Herbarium Curators (SHC), International Association for Plant Taxonomy (IAPT), Asociación Latinoamericana de Botánica (ALB), and Asociación Botánica Ecuatoriana (ABE), are organizing a two-day virtual seminar title "Herbaria and their treasures/Herbarios y sus tesores/Herbários e seus tesouros."Everyone is welcome and your help sharing this announcement is greatly appreciated

Estimad@s tod@s,El recientemente creado herbario UTCEC de la Universidad Técnica de Cotopaxi, en colaboración con la Universidad Regional Amazónica Ikiam (ambos en Ecuador) y con el auspicio de la Society for Herbarios Herbarium Curators (SHC), International Association for Plant Taxonomy (IAPT), Asociación Latinoamericana de Botánica (ALB), y Asociación Botánica Ecuatoriana (ABE), está organizando el seminario virtual de dos días denominado "Herbaria and their treasures/Herbarios y sus tesores/Herbários e seus tesouros."Tod@s están bienvenid@s y su apoyo con la difusión de este evento es muy apreciado.

Prezad@s tod@s,

O recentemente criado herbário UTCEC da Universidad Técnica de Cotopaxi, em colaboração com a  Universidad Regional Amazónica Ikiam (ambas no Equador)  e com o auspício da Society for Herbarios Herbarium Curators (SHC), International Association for Plant Taxonomy (IAPT), Asociación Latinoamericana de Botánica (ALB), e Asociación Botánica Ecuatoriana (ABE), está organizando o seminário virtual de dois dias chamado "Herbaria and their treasures/Herbarios y sus tesores/Herbários e seus tesouros."

Tod@s estão bemvind@s e o seu apoio na difusão desse evento é grandemente apreciado.  

Sincerely/Cordialmente/Atenciosamente, 

Alina Freire-Fierro (alina.freire@ikiam.edu.ec) and Javier Irazábal (roberto.irazabal@utc.edu.ec).

 

Details/Detalles/Detalhes:

Dates/Fechas/Datas: 

Thursday/Jueves/Quinta Feira March/Marzo/Março 11, 2021, 09:00-13:30 (Ecuador time), 14:00-18:30 (GTM)

Friday/Viernes/Sexta Feira, March/Marzo/Março 12th, 2021: 09:00-13:30 (Ecuador Time), 14:00-19:30 (GTM)

Contact information: alina.freire@ikiam.edu.ec (Alina Freire-Fierro) and roberto.irazabal@utc.edu.ec (Javier Irazábal).

 

Zoom Meeting No: 953 2831 8800

Password: 607090

Registration: https://forms.gle/Fz6GQFufkEgtc17S7

 

Program/Programa:

Thursday/Jueves/Quinta Feira March/Marzo/Março 11, 2021 

Opening/Inauguración, 09:00-09:30 (Ecuador Time), 14:00-14:30 (GTM)

Javier Irazábal M.S., Tesoros del herbario UTCEC (Latacunga, Ecuador), 09:30-10:00 (Ecuador Time), 14:30-15:00 (GTM)

Alina Freire-Fierro, Ph.D. et al., Tesoros de los herbarios Ecuatorianos (Latacunga/Tena, Ecuador), 10:00-10:30 (Ecuador Time), 15:00-15:30 (GTM)

Break, 10:30-11:00 (Ecuador Time), 15:30-16:00 (GTM)

Barbara Thiers, Ph.D., Treasures from the Herbarium NY (New York, USA), 11:00-11:30 (Ecuador Time), 16:00-16:30 (GTM)

Muthama Muasya, Ph.D., Treasures from the Herbarium BOL (Cape Town, South Africa), 11:30-12:00 (Ecuador Time), 16:30-17:00 (GTM)

Yao-Wu Xing, Ph.D., Treasures from the Herbarium   XTBG (Xishuangbanna, China), 12:00-12:30 (Ecuador Time), 17:00-17:30 (GTM)

Q/A-Preguntas/Respuestas, 12:30-13:30 (Ecuador Time), 17:30-18:30 (GTM)

 

Friday/Viernes/Sexta Feira, March/Marzo/Março 12th, 2021

Bente B. Klitgård, Ph.D., Treasures from the Herbarium K (Kew, United Kingdom), 09:00-09:30 (Ecuador Time), 14:00-14:30 (GTM)
Brendan Lepschi, Ph.D., Treasures from the Herbarium  CANB (Canberra, Australia), 09:30-10:00 (Ecuador Time), 14:30-15:00 (GTM)
Gerardo Salazar Chávez, Ph.D., Tesoros del Herbario MEXU  (México, México), 10:00-10:30 (Ecuador Time), 15:00-15:30 (GTM)
Break, 10:30-11:00 (Ecuador Time), 15:30-16:00 (GTM)
Banessa Falcón Hidalgo, Ph.D.(c.) and Rosa Rankin, Ph.D., Tesoros del Herbario HAJB (La Habana, Cuba), 11:00-11:30 (Ecuador Time), 16:00-16:30 (GTM)
Maria Candida Mamede, Ph.D., Tesouros do Herbário SP (São Paulo, Brazil), 11:30-12:00 (Ecuador Time), 16:30-17:00 (GTM)
Q/A-Preguntas/Respuestas, 12:00-13:00 (Ecuador Time), 17:00-18:00 (GTM)
Closing/Clausura, 13:00-13:30 (Ecuador Time), 18:00-18:30 (GTM)
Virtual networking, 13:30-14:30 (Ecuador Time), 18:30-19:30 (GTM)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Súmula 2021.2 Comissão CCPG

 


Súmula da 2º/2021 Reunião do CCPG


Foi realizada a 1º Reunião Ordinária do Conselho do Curso de Pós-Graduação IBt de 2021, no dia 24 de fevereiro de 2021 às 14h00, por videoconferência no googlemeet.com




1) Inclusão da Pauta


  • Inês - Mudança de título Emanuelle Lais dos Santos

  • Relatoria Doutorado Direto Leticia Figueiredo Candido    

  • Verba Proap.

  • Homologação - Fulvio Cavalheri Parajara

  • Co-orientação  - Leandro Amaral Herrera



2) Solicitações:


a) Homologações:


Estudante: Alessandra Harumi Urakawa (MS) 

Orientadora: Dra. Marilia Gaspar 

   DOCUMENTAÇÃO de ACORDO -  Homologação aprovada  pelo Conselho.


Estudante: Giuliana Ribeiro (MS) 

Orientador: Dr. Luiz Mauro 

   DOCUMENTAÇÃO de ACORDO -  Homologação aprovada  pelo Conselho.


Estudante: Marcela Regina G. Silva Engela (DR) 

Orientadora: Dra. Marisa Domingos

   DOCUMENTAÇÃO de ACORDO -  Homologação aprovada  pelo Conselho.


Estudante: Fulvio Cavalheri Parajara (DR) 

Orientador: Dr. Luiz Mauro 

   DOCUMENTAÇÃO de ACORDO -  Homologação aprovada  pelo Conselho.



b) Prorrogação de defesa:


Estudante: Thais da Silva Soares (MS)

Orientadora: Adriana Hayashi - Um mês de prorrogação aprovada.



c) Convalidação de créditos de Mestrado obtido em outra IES:


Estudante: Fernando Costa Pinheiro (DR)

Orientadora: Jefferson Prado - aprovado.

Convalidação aprovada  pelo Conselho.



d) Alteração de título:


Estudante: Emanuelle Lais dos Santos (DR)

Orientadora: Denilson F. Peralta - aprovado

Alteração aprovada  pelo Conselho.



e) Relatoria Solicitação Matrícula Doutorado-Direto


Estudante: Letícia Figueiredo Cândido

Orientador: Dr. Giuliano Maselli Locosselli

Título do projeto: Monitoramento do fluxo de seiva e alocação de carbono em árvores urbanas.

Solicitação aprovada pelo Conselho..



f) Pedido de Coorientação


Estudante: Leandro Amaral Herrera

Orientador: Nair Yokoya

Coorientação: Dra. Valéria Cress Gelli (Instituto de pesca)

Pedido aprovado  pelo Conselho.


g) Avisos Secretaria:


- Inclusão/convalidação de créditos no SISPG

  Os estudantes que pedirem inclusão de crédito de disciplina externa e/ou convalidação de créditos, precisa incluir no SISPG e mandar documento para a Shirley.



- Entrega da via impressa das defesas.

  Quem tem participação na RAIBT ganha uma capa dura da tese/dissertação - É preciso apresentar a nota fiscal para ser ressarcido junto a secretaria (que já tem a relação dos estudantes participantes).


- Lembrando que os docentes e discentes devem encaminhar as solicitações aos e-mails correspondentes: 

  pgibt70@gmail.com – questões de Coordenação 

  pgibtsp@gmail.com ou pgibt@ibot.sp.gov.br – questões de Secretaria (Shirlei e Carlos);


h) Homologação de Matrículas


Estudante: Gabriel Felipe Manoel (MS)

Orientadora: Catarina C. Nievola


Estudante: Regiane da Silva (MS)

Orientadora: Dra. Adriana Gugliotta


Estudante: Leandro Amaral Herrera(DR)

Orientador: Nair Yokoya


Estudante: Michaelle Lima de Senna (MS)

Orientador: Rosangela S. Bianchini


Estudante: Thayná Juliane Guerra da Silva (MS)

Orientadora: Dra. Ana Paula de Moraes


Estudante: Jéssica Soares de Lima (DR)

Orientador: Denilson F. Peralta



3) Informes:

- Alteração no quadro de docentes: haverá o credenciamento da Dra. Ana Paula de Moraes e desligamento da Dra. Regina Moraes pediu desligamento da PG do IBT;

- Bolsa CAPES: após revisão do número de bolsas CAPES, a cota era 16 e ficou 21 para o doutorado  e de 11 para 14 de mestrado, que poderão ser implementadas a partir de março (publicado na portaria CAPES de 28 de 12 de fevereiro, onde explica os critérios utilizados para a distribuição de bolsas aos programas, considerando dois itens principais: tempo de titulação e IDH - índice de desenvolvimento humano);

- Comunicado Verba Proap:

Recurso é para revisão de Inglês - A solicitação deve ser feita via o email da coordenação, a princípio é um artigo por aluno do programa, e podem ser egressos até 5 anos, em revista qualis B2 ou mais, oriundo de tese ou dissertação com aluno em primeiro autor e docente como participante.

Manutenção de equipamentos ou compra de material de consumo também poderão ser feitos com uso desse recurso (com parcimônia e com emissão de nota fiscal com nome da Dra. Mutuê Toyota Fujii) e a solicitação deverá ser feita também via email da coordenação.

Prioridade para uso do recurso será dado para alunos (e orientadores) CAPES, que não recebam taxa de bancada (CNPQ) ou reserva técnica (FAPESP).

  • A Coordenação comunicou que haverá um processo seletivo em 21 a 24 de junho.




PRÓXIMA REUNIÃO:  DE 16 DE MARÇO DE 2021


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

DIVULGAÇÃO - Second Latin America and Caribbean Scientific Data Management Workshop

 Second Latin America and Caribbean Scientific Data Management Workshop

The World Data System of the International Science Council (WDS), the São Paulo Research Foundation (FAPESP), the Brazilian Academy of Sciences (ABC) and the Research Data Alliance (RDA) invite you to an event organized within the scope of FAPESP Research Program on eScience and Data Science:

Second Latin America and Caribbean
Scientific Data Management Workshop
10th and 24th February 2021

The 2 days online workshop will be centered around discussions on data management best practices for data repositories, and on new trends and perspectives for scientific data systems. Invited keynote speakers and panels will focus on analyzing and finding concrete solutions to some of the technical, political, and infrastructure issues identified during the 1st Latin America and Caribbean Workshop held in 2018.

Language: English (simultaneous translation will not be provided)


Click here for registration


Questions will be answered during the event to escience@fapesp.br.

PRELIMINARY PROGRAM

Day 1 - February 10th – 9:00 to 11:00AM (UTC -3:00)

9:00AM - Opening

Luiz Eugenio Mello, Scientific Director, FAPESP
Luiz Davidovich, President of the Brazilian Academy of Sciences (ABC)
Hilary Hanahoe, Secretary General, Research Data Alliance (RDA)
Alex de Sherbinin, Chair of the Scientific Committee of the World Data System (WDS)

09:10 AM - Research Data Management - introducing RDA and WDS

RDA - Hilary Hanahoe
WDS - Alex de Sherbinin

This session will introduce some of the world-wide scientific data management initiatives conducted within RDA and WDS.
Additional details will be exemplified throughout the workshop.

09:30 AM to 11:00 AM - Panel 1 - Scientific data management in Health and the Environment

Moderator: Claudia Bauzer Medeiros, Coordination FAPESP program in eScience and Data Science, WDA, RDA and ABC member, and University of Campinas, Brazil

Ingrid Dillo - Member, RDA Council; and Deputy Director, DANS - Dutch National Centre of Expertise and Repository for Research Data
Mauricio Lima Barreto - UFBA, FIOCRUZ and ABC
Steve Tanner - NSDIC - National Snow and Ice Data Center, USA
Pedro Luiz Pizzigatti Correa - University of São Paulo (USP)


JOIN THE 1st DAY WEBINAR / YOUTUBE AGÊNCIA FAPESP:



Day 2 - February 24th

09:00AM to 12:00AM (UTC -3:00)

Certification of Scientific Data Repositories (the why, the how, the when)

This session will be co-conducted by experts from WDS and RDA on best practices on certification of repositories, and TRUST principles. It welcomes interaction with the audience, with many examples of best practices in repository management, and plenty of time for Q & A


JOIN THE 2nd DAY WEBINAR / YOUTUBE AGÊNCIA FAPESP:



VIDEOS OF SHORT PRESENTATIONS

The WDS Youtube Channel will host a set of short presentations with examples of work on the management of research on scientific data repositories. This work was going to be presented live at the original LAC workshop in April 2020.

Videos will be made publicly available through: https://www.youtube.com/user/ICSUWDS and will be kept online for wide dissemination and as a permanent resource/collection.



See more about FAPESP eScience and Data Science Program: https://fapesp.br/en/escience

No declaration of presence or certificate will be issued for the broadcasted events