SÚMULA 91ª REUNIÃO CCPG
1. PROCESSOS E DECISÕES
1.1. Solicitação de Homologação de Mestrado obtido em outra IES:
- Helisvânia Gomes Silva – MS (Dra Inês Cordeiro)
UFMA Programa Biodiversidade e Conservação, apresentou ata de defesa, programa reconhecido: aprovados os 30 créditos do MS
1.2. Solicitação de prorrogação de prazo para defesa:
- Luciana Jandelli Gimenes – DR (Dr. Dácio Roberto Matheus)
Solicitou prorrogação de 4 meses, já havia solicitado 6 meses e novamente mais 2 meses. Justificativa: problemas para adequação do protocolo e adequação de uso de laboratório do Institituto Biológico, onde s estudante realiza parte das análises. As prorrogações, incluindo a presente somam 48 meses, portanto dentro do prazo do DR. Contudo, a aluna não entregou relatório corrigido que havia sido reprovado. Assim, a aprovação dos 4 meses está condicionada àentrega de relatório científico no formato da tese em redação, até 28 de fevereiro. A tese deve ser entregue em junho para ser defendida em julho. A aluna deverá apresentar comprovante de submissão de trabalho até a data da defesa.
A mudança de título da tese foi aprovada.
1.3. Banca de Exame de Qualificação de Doutorado:
Juliana Iura de Oliveira Mello - DR (Dra. Rita de Cássia L. F. Ribeiro)
Marcia Regina Braga (IBt) - presidente
Eduardo Purgatto (USP) - titular externo
Patricia Pinho Tonini São Camilo - titular externo
Luciano Freschi (USP) - suplente externo
Kelly Simões (IBt) - reserva suplente externo
Maria Angela Machado Carvalho (IBt) - suplente interno
Data: entre 21 e 25 de fevereiro
Dra Rita acrescentou que Juliana recebeu bolsa CAPES sandwiche para irá à Holanda e que, além dela, a doutoranda Barbara Baêsso Moura (aluna da Dra Edenise Segala Alves) também foi contemplada com uma bolsa para desenvolver parte da tese no WSL-Suiça. Ambas foram contempladas com 6 meses de bolsa.
3.4. Banca de Defesa de Tese de Doutorado:
- Marcelo Rogério da Silva – DR
Maria Cláudia M. Young (IBt) - presidente
Luciana Retz de Carvalho (IBt) - titular interno
João Henrique Guihard Lago (UNIFESP -) titular externo
Marcos Pivato (UNESP) - titular externo
Paulo Roberto Moreno (USP) - titular externo
Carmen Lucia Kiroga (UNICAMP)- reserva
Diogenes A. Garcia Cortez(UE Maringá)- reserva
Mitsue Haraguchi (Inst. Biológico)- suplente externo
Elaine Monteiro Cardoso (IBt)- suplente interno reserva
Luce Maria Brandão (IBt)- suplente externo reserva
Edison Paulo Chu (IBt)- suplente interno
Data 21 a 25 de fevereiro
- Regina Yoshie Hirai – DR (Dr. Jefferson Prado)
Jefferson Prado IBt- presidente
Paulo Labiak (UFPR)- titular externo
Paulo Windisch (UFRG) -titular externo
Lana Sylvestre (UFRJ)- titular externo
Claudini Mynssen (JBRJ) -reserva de titular externo
Fabio de Barros(IBt)- titular interno
Gerlene Lopes Esteves (IBt)- suplente interno
Carlos Bicudo (IBt)- reserva de suplente de titular interno
Lucia Garcez Lohmann (USP)- suplente externo
Data: 21 a 25de fevereiro
3.5. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado:
- Carolina Brandão Coelho – MS
Luciano Maurício Esteves (IBt) - presidente
Cintia Fernandes Pinto da Luz (IBt ) -titular interno
Claudinei Mynssen (JBRJ)- titular externo
Marcia Aguiar Barros(UFRJ)- titular externo reserva
Jefferson Prado (IBt)- suplente interno
Paulo de Oliveira (UnG)- suplente externo
Data: 15 a 18 de fevereiro
- Carolina Fernandes de Oliveira – MS
Claudio J. Barbedo (IBt, presidente)
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- titular interno
José Otavio Machado Menten (ESALQ)- titular externo
Maria Luzia Duarte de Morais (ESALQ)- reserva de titular externo
Rita de Cássia Leone Figueiredo Ribeiro (IBt)- suplente interno
Patricia Pinho Tonini (S. Camilo)- suplente externo
Data: a partir de 10 de fevereiro
- Juliana Kuroiva Zerlin – MS
Marília Maes Gaspar (IBt)- presidente
Jose Marcio Rocha Faria (UFLA)- titular externo
Ione Salgado (UNICAMP)- titular externo
Marcos Buckeridge (USP)- titular externo reserva
Kelly Simões (IBt)- suplente externo
Nelson Augusto dos Santos Junior (IBt)- suplente interno
Marcia Regina Braga (IBt)- reserva de titular interno
Data: 21 a 28 de fevereiro
- Murilo Borduqui – MS
Carla Ferragut (IBt)- presidente
Denise de Campos Bicudo (IBt)-titular interno
Orlando Necchi (UNESP)- titular externo
Liliana Rodrigues (UF Mariga)- reserva de titular externo
Andrea Tucci (IBt)- suplente interno
Ilka Vercellino (Universidade S. Camilo)- suplente externo
Data: 15 a 23 de fevereiro ou 28/02
- Túlio Luiz Laitano Penha – MS
Eduardo Luis M. Catharino (IBt)-presidente
Inês Cordeiro (IBt)- titular interna
Maria das Graças Lapa Wanderley (IBt) -reserva ou suplente interno
Samantha Koehler (UFABC)- titular externo
Fábio Pinheiro (IBt)- suplente externo
Eduardo Pereira Cabral Gomes (IBt)- reserva de suplente interno
Data: 21 a 25 de fevereiro
3.6. Revalidação de créditos de disciplina
- Edmir Vicente Lamarca – DR
Disciplina Bioclimatologia Vegetal no IAC, curso Agricultura Tropical e Subtropical, 8 créditos, 120 horas:
créditos validados já que esta dentro do permitido ( 30% do total de créditos); no DR são permitidos até 12 créditos
4. RELATORIA
- Dra. Célia Leite Sant’Anna fez a relatoria da proposta da disciplina “Morfometria aplicada ao estudo de complexos de espécies e populações” , de responsabilidade do Dr. Fábio Pinheiro (Núcleo do Orquidário).
Reformulação: redução de 90 para 60 horas, 4 créditos: 18 horas teóricas, 24 horas práticas e 18 horas para preparação de apresentação de projeto (um dos itens para avaliação do aluno).
BMA 05 Tópicos Especiais
Solicitação aprovada: haverá necessidade de adequação do calendário para evitar sobreposições. O proponente deverá entrar em contato com Dra. Marisa Domingos.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. Calendário 2011 SAC – Demanda Social/CAPES;
Indicação de novos bolsistas somente a partir de março. De acordo com a CAPES, todos os assuntos relativos a bolsa somente poderão ser resolvidos a partir de março.
5.2 Alteração na Disciplina “Seminários Gerais”: experimentalmente, este ano a disciplina será condensada em 4 dias - no primeiro dia (em março) havera uma palestra magistral da coordenação sobre o curso. Nos outros três dias (em julho) os alunos apresentarão seus trabalhos (15 minutos para apresentação e 15 para discussão). Docentes internos serão convidados para avaliação.
5.3 Curso de Treinamento no Aplicativo Coleta de Dados 12.0 (CAPES); Curso para preenchimento do Coleta CAPES: Dra. Carmen Zotarelli se dispõe a fazer o curso (14, 16 ou 18 de fevereiro)
5.4 Palestra Dr. Guillean Prance “O Projeto Eden”, 21/01/2011, às 10h, no Jardim Escola
Todos estão convidados!!
5.5 Alunos em débito (Relatorio Coleta CAPES) com a PG: Ingrid Ballesteros Silva; Luciana Rufino Godinho; Ricardo Ribeiro da Silva; Solange Lury Miyazaki; Monaly Sado; Giovanna Bezerra da Silva; Sidney Fernandes; Valéria Cassano; Sandra Vieira Costa; Camila Ranzatto Dogo; Gisele de Oliveira Silva e James Andrea Maier;
Todos são egressos, favor providenciar!!
5.6 Calendário de Disciplinas de 2011 divulgado no Quadro de Avisos da PG.
Será encaminhado para os representantes dos docentes e discentes.
6. OUTROS ASSUNTOS
6.1 Resultado da avaliação do nosso curso pela CAPES
Nota 5, recebemos o conceito Muito bom em quase todos os itens. Recebemos conceito Bom apenas em dois itens: a) distribuição de teses e orientações defendidas no período, ou seja docentes com grande número de alunos e outros com pequeno número; b) publicações (docentes com vários artigos e outros sem publicações).
6.2 Valores das matrículas e data para entrega do relatório anual
Serão definidos e divulgados na próxima reunião: o valor é sempre com base na UFESP do mês da matrícula (4,8 UFESP’s).
Data de entrega do relatório anual: 28 de fevereiro para os ingressantes em março e 31 de julho para os ingressantes em agosto.
Modelo do relatório:
Resumo do plano inicial
Atividades realizadas no período
Resultados no período
Discussão
Considerações finais
Referências bibliográficas
Plano de trabalho para o próximo período
6.3 Bolsas
O curso recebeu mais 3bolsas de DR do CNPq
Os PqCs que dispõe de bolsa PNDB devem se empenhar para usar as bolsas que estão sobrando para que a coordenação possa justificar o pedido de novas bolsas.
6.4 Seleção de egressos: egressos que tenham defendido o mestrado após a matricula de julho/2010 e queiram iniciar DR deverão submeter a documentação para seleção até 27 de maio de 2011 (dois meses antes da matrícula em julho).
6.5 A coordenação se desculpa frente aos docentes cujos nomes foram omitidos ou grafados de forma incorreta no folder do Programa. Os erros decorreram da falta de tempo para correções, umavez que o folder teve que ser confecccionado às pressas para aproveitamento de verba.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de Fevereiro de 2011
Edenise e Célia
sábado, 15 de janeiro de 2011
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Sumula 90 Reuniao CCPG
SÚMULA 90ª Reunião CCPG
(realizada em 14 de dezembro de 2010)
1. Solicitação de Homologação de Título:
Angélica
Patrícia Pavezzi Barbero – DR (Dr. Fábio de
Barros) trabalho submetido à RBB, tese corrigida, relatório entregue, sem
outras pendências, título homologado.
Cynthia Hering Rinnert – DR (Dra. Solange
Cristina Mazzoni-Viveiros) foram incorporadas as ultimas sugestões da banca,
trabalho submetido à Hoehnea, título
homologado.
2. Solicitação de prorrogação de prazo para defesas:
- Alexandre Indriunas – MS (Dra. Cíntia Kameyama) solicitação de
três meses, foram concedidos dois meses, entrega da dissertação março/2011 e defesa
em abril/2011, deverá ser entregue comprovante
de submissão de artigo até a data da defesa; levou-se em conta que o material
tipo solicitado em herbários do NE, já visitados pelo aluno e indispensável
para o trabalho, foi recebido apenas em dezembro (pedidos no inicio do ano) e
os sérios problemas de saúde com membro da família (mãe), que está sob os
cuidados do aluno.
- Carlos Eduardo Wetzel – DR direto (Dra. Denise de Campos Bicudo) solicitação
de um mês, foi concedido, entrega da tese
fevereiro/2011 e defesa em março/2011; levou-se em conta a grande produção
do aluno oriunda do DR (três trabalhos publicados e três em preparação), o fato
do aluno ser de DR direto e de ter sido contratado no exterior (Luxemburgo, a
partir de abril/2011 por dois anos), onde fez parte do seu DR. Tal fato será de
grande importância para o programa (egresso contratado no exterior). Destaca-se
que a orientadora, Dra Denise, retirou-se da reunião do CCPG no momento dessa
discussão para evitar constrangimentos.
- Fábio Reis Dalle Molle – DR (Dr. Marco Aurélio Tiné) solicitação de
três meses, concedido uma vez que
estará dentro do prazo de 48 meses; entrega
da tese março/2011 e defesa em abril/2011; devera ser entregue comprovante de submissão de artigo até a
data da defesa.
3. Banca de Exame de
Qualificação de Mestrado:
- Murilo
Rondoni Tanus - MS (Dr. Eduardo Pereira Cabral Gomes)
Sugestões:
Eduardo Catharino (presidente)
Vania Regina Pivello (USP) (titular externo 1)
Silvana Cristina de Souza Pereira Muniz de Souza
(IF) (titular externo 2)
Flavina Maluf de Souza (IF) (suplente externo)
Marco Antonio Portugal Batalha (UFSC) (reserva)
Maria Tereza Gromboni Guaratini (suplente interno)
Período 24 a 31 de janeiro/2011
Caso os titulares não possam participar, serão
consultados outros pesquisadores que constam da lista encaminhada pelo
orientador.
4. Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado:
- André Luiz Gaglioti – MS (Dr. Sérgio Romaniuc presidente)
Sugestões
Sérgio Romaniuc( presidente)
Maria das Graças Lapa
Wanderley (titular interno reserva)
Maria Candida Mamede (suplente interno 1)
Jorge Pedro Pereira Carauta (Museu Nacional RJ) (titular externo 1)
Roseli Buzanelli Torres (IAC) (titular externo 2)
Lucia Rossi (suplente
externo 2)
Jose Rubens Pirani (USP) (suplente externo1)
Caso os titulares não possam participar, serão
consultados outros pesquisadores que constam da lista encaminhada pelo
orientador.
Período 17 a 20 de janeiro
5. Cancelamento de matrículas em Disciplinas
- Allan Carlos Pschidt – MS (Ferramentas moleculares
para análise filogenética de plantas)
- Vinicius Trettel Rodrigues – MS (Ferramentas
moleculares para análise filogenética de plantas)
Cancelamentos
aprovados
6. Proposta de restruturação de Disciplinas
- “Diversidade
de Fungos nos Ecossistemas” (Dra. Rosely Ana Picollo Grandi); ministrada em
anos impares em maio, reformulação: passou a ter dois professores responsáveis
(Dras Roseli Grandi e Marina Capelari), colaboradores, Dras Adriana, Iracema,
Carmen e também inclusão de Ivanildo, Michel e Vera Vitali (novos PqCs), mudança
de 6 para 8 créditos.
Será encaminhado para relatoria (Dr Carlos Bicudo). A coordenação
entende que a disciplina é uma ótima oportunidade para a integração dos PqCs do
Núcleo de Micologia e do fortalecimento das pesquisas na área.
7. Restruturação
de Proposta de Disciplina
– “Morfometria aplicada ao estudo de
complexos de espécies e populações”, de responsabilidade do Dr. Fábio
Pinheiro (Núcleo do Orquidário); o
responsável encaminhou a restruturação que contemplou: redução da carga horária
de 90 para 60 horas (4 créditos), modificação na forma de avaliação dos alunos
(proposição de projeto e não mais proposição e execução do mesmo), foram
apresentados o cronograma e o programa atualizados. As informações serão
encaminhadas à Dra Célia San’Anna (relatora) para nova avaliação.
- “Ecologia de Distúrbios” (Dra. Carla
Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas).
Relatoria inicial: Dr.
Marcos Aidar. 4 créditos (60 horas) condensada em abril/maio, voltará para o
relator para nova avaliação.
8.
RELATORIA
Dr Claudio
José Barbedo sobre proposta da disciplina nova “Uso econômico da biodiversidade vegetal e desenvolvimento rural
sustentável” (Dr. Clóvis José
Fernandes de Oliveira Jr. e Dr. Domingos
Sávio Rodrigues, Núcleo de Plantas Ornamentais).
Restruturação da proposta .
Parecer: Os proponentes
responderam às indagações, ajustaram o número de créditos, esclareceram a fonte
de recursos, contataram os profissionais que devem colaborar; em suma, a
proposta tem condições de ser aprovada e a disciplina pode ser incluída na PG. Disciplina aprovada
Os responsáveis deverão preencher
o calendário que será enviado pela PG para inclusão.
9. INFORMAÇÕES
GERAIS
1. Disciplina do
Prof. Gilson Volpato:
Comentários Dra
Denise Bicudo:
A disciplina
teve 27 matriculados, 10 ouvintes, sendo cinco do IG. Total 37 alunos.
O Prof. Volpato
agradeceu a oportunidade e se prontificou a dar a disciplina novamente. A PG recomenda a participação dos docentes!
O Dr Volpato será consultado sobre a época mais apropriada para seu retorno ao
IBt.
O vídeo
apresentado no primeiro dia do curso pode ser acessado em
(http//propgdb.unesp.br/redacao_cientifica/index.php)
Assistam, e
muito bom!
10. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 18 de janeiro de 2011
terça-feira, 15 de junho de 2010
Sumula 84 reuniao CCPG
84ª Reunião do Conselho de Curso da PG 15 de junho de 2010
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 83ª REUNIÃO DO CCPG: será avaliada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA: Relatoria da Dra. Marina Capelari (item 4.3); reclamação dos discentes quanto ao exame de qualificação (item 6.1)
3. PROCESSOS E DECISÕES 3.1. Solicitação de Homologação de Título:
- Marcos Enoque Leite Lima – MS (Dra. Inês Cordeiro) – Aprovada. O aluno submeteu um artigo à Hoehnea.
- Katya da Silva Patekoski – MS (Dra. Carmen Lídia Amorim Pires-Zottarelli) – Aprovada. O artigo foi submetido à Pesquisa Agropecuária Brasileira.
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado:
- Ana Paula Soares Paranhos - MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): Rosely Ana Piccolo Grandi (presidente), Luísa Helena Souza Oliveira (titular externo), Luciana Retz de Carvalho (titular interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (suplente interno), Maurício Batista Fialho (reserva)
- Carolina Fernandes de Oliveira - MS ( Dr. Claudio José Barbedo): Carmen Lídia Zottarelli (presidente), Marta Helena Vecchiato Maziero (titular externo), Nelson Augusto dos Santos Júnior (titular externo), Rosely Ana Piccolo Grandi (suplente interno), Marina Guardia (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (reserva)
- Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar): Eduardo Pereira Cabral Gomes (presidente), Humberto Ribeiro da Rocha (titular externo), Alexandre Adalardo de Oliveira (titular externo), Regina Maria de Moraes (suplente interno), Maria Teresa Gromboni Guaratini (suplente externo), Agnes Elisete Luchi (reserva).
- Priscila da Silva - DR ( Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Derleni Silva Attili de Angelis (titular externo), Iracema Schoenlein-Crusius (titular interno), Marta Hiromi Taniwaki (titular externo reserva), Adriana de Mello Gugliotta (suplente interno), Christiane Aparecido Ceriani (suplente externo).
- Juçara Bordin - DR ( Dra. Olga Yano): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Denise Pinheiro da Costa (titular externo), Denilson Peralta (titular externo), Andréa Tucci (suplente interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Adriana de Mello Gugliotta (reserva).
3.3. Banca de Defesa de Mestrado:
- Ricardo Pedro Guazzelli Rosario: Eduardo Luis Martins Catharino (presidente), Paulo Santos de Almeida (titular externo),, Eduardo Pereira Cabral Gomes (titular interno), Ana Maria Nusdeo (suplente externo), Maria Margarida Fiuza de Mello (suplente interno), Marie Sugiyama (reserva).
3.4. Banca de Defesa de Doutorado:
- Angélica Patrícia Pavezzi Barbero: Fábio de Barros (presidente), Cláudio José Barbedo (titular interno), Maria das Graças da Lapa Wanderley (titular interno), Samantha Koehler (titular externo), Emerson Ricardo Pansanirin (titular externo), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo reserva), Maria Angela Machado de Carvalho (suplente interno), Jane Krauss (suplente externo), Tarciso Sousa Filgueiras (suplente interno reserva).
- Marília Cristina Duarte: Gerleni Lopes Esteves (presidente), Massimo Bovini (titular externo), André Olmos Simões (titular externo), Sérgio Romaniuc Neto (titular interno), Vera Lúcia Gomes Klein (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Lúcia Rossi (suplente externo), Milton Groppo (reserva).
3.5. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega de tese de doutorado:
- Ingrid Balesteros Silva (Dra. Mutue Toyota Fujii): Aprovada. A entrega dos exemplares da tese e do comprovante de submissão de artigo para publicação deverá ocorrer em outubro e a defesa em novembro/2010.
LEMBRETE A TODOS OS DOCENTES: as solicitações de prorrogação de prazo deverão ser sempre entregues dois meses antes do término do prazo.
3.6. Cancelamento de matrícula em disciplina: - Majoi de Novaes Nascimento (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Pryscilla Denise Almeida da Silva (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Ricardo Pedro Guazzelli Rosário ( Uso de Bancos de Dados em Taxonomia): Aprovado. 3.7. Proposta de disciplina
– “Ecologia de Distúrbios” (Profa. Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas): Será solicitada a análise da proposta ao Marcos Pereira Marinho Aidar.
4. RELATORIAS
4.1. Relato da Dra. Márcia R. Braga sobre a disciplina “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” proposta pelos Pesquisadores Dr Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki – os proponentes não possuem experiência prévia comprovada no tema; alguns aspectos da disciplina são abordados em outras disciplinas já ministradas na PG-IBt e a disciplina, por ser muito específica, deverá interessar a poucos pós-graduandos. Com base nesses argumentos , a proposta foi indeferida.
4.2. Análise da Dra. Marília Gaspar sobre a disciplina “Citotaxonomia Básica”, proposta pela Dra. Andréa Macêdo Corrêa – a pesquisadora entendeu que a disciplina é interessante e pertinente ao nosso curso; porém, sugere que a disciplina contenha um diferencial em comparação a uma similar oferecida pela PG da Unicamp. Portanto, a proposta foi aprovada pelo CCPG, condicionada à inclusão das modificações sugeridas pela Marilia.
4.3. Relato da Dra. Marina Capelari sobre três disciplinas propostas pela Dra. Maria das Graças L. Wanderley no âmbito do projeto sob sua coordenação junto ao PNADB/CAPES: a disciplina Biossistemática Molecular Vegetal foi aprovada na forma apresentada. As disciplinas “Ferramentas moleculares para análise genética de plantas” e “Genética de populações aplicadas à delimitação de espécies” também foram aprovadas pelo CCPG, mas suas ementas deverão ser complementadas e o número de créditos deverá ser ajustado.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. As bolsas já destinadas do programa serão re-avaliadas em função do desempenho dos bolsistas, demonstrado no relatório científico;
5.2. As solicitações de ingresso no Doutorado por alunos egressos do PG/IBt serão analisadas até 30/06/10. A divulgação será realizada na primeira semana de julho de 2010;
5.3. As solicitações de vagas apresentadas porDocentes/Orientadores para orientar novos alunos já foram julgadas e o resultado foi informado diretamente aos interessados;
5.4. O resultado do Exame de Inglês realizado no CL/USP já foi divulgado no site do IBt/PG;
5.5. Os formulários da PG foram atualizados e serão divulgados no site. Atenção: foi disponibilizado, ainda, um roteiro de como preencher da melhor maneira o curriculum na plataforma Lattes/CNPq.
5.6. As verbas da CAPES (Proap e Pro-equipamentos) e da FINEP (Pro-infra) já foram depositadas e a execução deverá ser iniciada o quanto antes, lembrando a necessidade da abertura de pregão licitatório. Atenção: os recursos deverão ser gastos até novembro/ 2010. 5.7. Reembolsos com verba do Proap só serão efetuados mediante apresentação de documentação original e em ordem, nos moldes de prestação de contas de reserva técnica de projetos (notas fiscais coladas em folhas A4, contendo valores discriminados, menção ao nome do Programa, etc.);
5.8. Seguro de Vida para os alunos: todos devem preencher o formulário que acompanha a apólice (disponível na secretaria da PG), assinar e entregar na Secretaria da PG até o dia 20/06.
5.9. Comissão do Exame Seletivo para ingresso em 2011 na PG/IBt será divulgada até 30/6/10. A comissão será presidida pela Dra. Célia Sant’Anna.
6. OUTROS ASSUNTOS:
6.1 Murilo Borduqui, representante dos alunos (PAF), comentou que os membros da banca de exame de qualificação de alguns alunos não receberam a súmula do projeto encaminhada à pós-graduação no momento da solicitação da constituição da banca. A Dra Rita esclareceu que a comissão de pós-graduação tomou ciência desses ocorridos e informou que já estão sendo propostas modificações nos procedimentos de constituição/convite da banca, visando a evitar problemas similares no futuro.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: A reunião prevista para 20 de julho de 2010 será antecipada, em caráter excepcional, para o dia 16/julho/2010.
No dia 20, por motivo de afastamentos para participação em eventos ou de férias dos integrantes do CCPG, não seria alcançado o quorum mínimo exigido pelo regimento do curso para a realização da reunião.
Obs: A comissão de pós-graduação receberá as solicitações a serem discutidas nessa reunião até o dia 15/julho.
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 83ª REUNIÃO DO CCPG: será avaliada na próxima reunião.
2. INCLUSÕES DE PAUTA: Relatoria da Dra. Marina Capelari (item 4.3); reclamação dos discentes quanto ao exame de qualificação (item 6.1)
3. PROCESSOS E DECISÕES 3.1. Solicitação de Homologação de Título:
- Marcos Enoque Leite Lima – MS (Dra. Inês Cordeiro) – Aprovada. O aluno submeteu um artigo à Hoehnea.
- Katya da Silva Patekoski – MS (Dra. Carmen Lídia Amorim Pires-Zottarelli) – Aprovada. O artigo foi submetido à Pesquisa Agropecuária Brasileira.
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado:
- Ana Paula Soares Paranhos - MS (Dra. Adriana de Mello Gugliotta): Rosely Ana Piccolo Grandi (presidente), Luísa Helena Souza Oliveira (titular externo), Luciana Retz de Carvalho (titular interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (suplente interno), Maurício Batista Fialho (reserva)
- Carolina Fernandes de Oliveira - MS ( Dr. Claudio José Barbedo): Carmen Lídia Zottarelli (presidente), Marta Helena Vecchiato Maziero (titular externo), Nelson Augusto dos Santos Júnior (titular externo), Rosely Ana Piccolo Grandi (suplente interno), Marina Guardia (suplente externo), Iracema Schoenlein-Crusius (reserva)
- Fernanda Susi Luccas – MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar): Eduardo Pereira Cabral Gomes (presidente), Humberto Ribeiro da Rocha (titular externo), Alexandre Adalardo de Oliveira (titular externo), Regina Maria de Moraes (suplente interno), Maria Teresa Gromboni Guaratini (suplente externo), Agnes Elisete Luchi (reserva).
- Priscila da Silva - DR ( Dra. Rosely Ana Piccolo Grandi): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Derleni Silva Attili de Angelis (titular externo), Iracema Schoenlein-Crusius (titular interno), Marta Hiromi Taniwaki (titular externo reserva), Adriana de Mello Gugliotta (suplente interno), Christiane Aparecido Ceriani (suplente externo).
- Juçara Bordin - DR ( Dra. Olga Yano): Carlos Eduardo de Mattos Bicudo (presidente), Denise Pinheiro da Costa (titular externo), Denilson Peralta (titular externo), Andréa Tucci (suplente interno), Sandra Farto Botelho Trufem (suplente externo), Adriana de Mello Gugliotta (reserva).
3.3. Banca de Defesa de Mestrado:
- Ricardo Pedro Guazzelli Rosario: Eduardo Luis Martins Catharino (presidente), Paulo Santos de Almeida (titular externo),, Eduardo Pereira Cabral Gomes (titular interno), Ana Maria Nusdeo (suplente externo), Maria Margarida Fiuza de Mello (suplente interno), Marie Sugiyama (reserva).
3.4. Banca de Defesa de Doutorado:
- Angélica Patrícia Pavezzi Barbero: Fábio de Barros (presidente), Cláudio José Barbedo (titular interno), Maria das Graças da Lapa Wanderley (titular interno), Samantha Koehler (titular externo), Emerson Ricardo Pansanirin (titular externo), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo reserva), Maria Angela Machado de Carvalho (suplente interno), Jane Krauss (suplente externo), Tarciso Sousa Filgueiras (suplente interno reserva).
- Marília Cristina Duarte: Gerleni Lopes Esteves (presidente), Massimo Bovini (titular externo), André Olmos Simões (titular externo), Sérgio Romaniuc Neto (titular interno), Vera Lúcia Gomes Klein (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Lúcia Rossi (suplente externo), Milton Groppo (reserva).
3.5. Solicitação de prorrogação de prazo para entrega de tese de doutorado:
- Ingrid Balesteros Silva (Dra. Mutue Toyota Fujii): Aprovada. A entrega dos exemplares da tese e do comprovante de submissão de artigo para publicação deverá ocorrer em outubro e a defesa em novembro/2010.
LEMBRETE A TODOS OS DOCENTES: as solicitações de prorrogação de prazo deverão ser sempre entregues dois meses antes do término do prazo.
3.6. Cancelamento de matrícula em disciplina: - Majoi de Novaes Nascimento (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Pryscilla Denise Almeida da Silva (Nomenclatura Botânica): Aprovado. - Ricardo Pedro Guazzelli Rosário ( Uso de Bancos de Dados em Taxonomia): Aprovado. 3.7. Proposta de disciplina
– “Ecologia de Distúrbios” (Profa. Dra. Carla Zuliani Sandrin e Dra. Patrícia Bulbovas): Será solicitada a análise da proposta ao Marcos Pereira Marinho Aidar.
4. RELATORIAS
4.1. Relato da Dra. Márcia R. Braga sobre a disciplina “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” proposta pelos Pesquisadores Dr Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki – os proponentes não possuem experiência prévia comprovada no tema; alguns aspectos da disciplina são abordados em outras disciplinas já ministradas na PG-IBt e a disciplina, por ser muito específica, deverá interessar a poucos pós-graduandos. Com base nesses argumentos , a proposta foi indeferida.
4.2. Análise da Dra. Marília Gaspar sobre a disciplina “Citotaxonomia Básica”, proposta pela Dra. Andréa Macêdo Corrêa – a pesquisadora entendeu que a disciplina é interessante e pertinente ao nosso curso; porém, sugere que a disciplina contenha um diferencial em comparação a uma similar oferecida pela PG da Unicamp. Portanto, a proposta foi aprovada pelo CCPG, condicionada à inclusão das modificações sugeridas pela Marilia.
4.3. Relato da Dra. Marina Capelari sobre três disciplinas propostas pela Dra. Maria das Graças L. Wanderley no âmbito do projeto sob sua coordenação junto ao PNADB/CAPES: a disciplina Biossistemática Molecular Vegetal foi aprovada na forma apresentada. As disciplinas “Ferramentas moleculares para análise genética de plantas” e “Genética de populações aplicadas à delimitação de espécies” também foram aprovadas pelo CCPG, mas suas ementas deverão ser complementadas e o número de créditos deverá ser ajustado.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. As bolsas já destinadas do programa serão re-avaliadas em função do desempenho dos bolsistas, demonstrado no relatório científico;
5.2. As solicitações de ingresso no Doutorado por alunos egressos do PG/IBt serão analisadas até 30/06/10. A divulgação será realizada na primeira semana de julho de 2010;
5.3. As solicitações de vagas apresentadas porDocentes/Orientadores para orientar novos alunos já foram julgadas e o resultado foi informado diretamente aos interessados;
5.4. O resultado do Exame de Inglês realizado no CL/USP já foi divulgado no site do IBt/PG;
5.5. Os formulários da PG foram atualizados e serão divulgados no site. Atenção: foi disponibilizado, ainda, um roteiro de como preencher da melhor maneira o curriculum na plataforma Lattes/CNPq.
5.6. As verbas da CAPES (Proap e Pro-equipamentos) e da FINEP (Pro-infra) já foram depositadas e a execução deverá ser iniciada o quanto antes, lembrando a necessidade da abertura de pregão licitatório. Atenção: os recursos deverão ser gastos até novembro/ 2010. 5.7. Reembolsos com verba do Proap só serão efetuados mediante apresentação de documentação original e em ordem, nos moldes de prestação de contas de reserva técnica de projetos (notas fiscais coladas em folhas A4, contendo valores discriminados, menção ao nome do Programa, etc.);
5.8. Seguro de Vida para os alunos: todos devem preencher o formulário que acompanha a apólice (disponível na secretaria da PG), assinar e entregar na Secretaria da PG até o dia 20/06.
5.9. Comissão do Exame Seletivo para ingresso em 2011 na PG/IBt será divulgada até 30/6/10. A comissão será presidida pela Dra. Célia Sant’Anna.
6. OUTROS ASSUNTOS:
6.1 Murilo Borduqui, representante dos alunos (PAF), comentou que os membros da banca de exame de qualificação de alguns alunos não receberam a súmula do projeto encaminhada à pós-graduação no momento da solicitação da constituição da banca. A Dra Rita esclareceu que a comissão de pós-graduação tomou ciência desses ocorridos e informou que já estão sendo propostas modificações nos procedimentos de constituição/convite da banca, visando a evitar problemas similares no futuro.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: A reunião prevista para 20 de julho de 2010 será antecipada, em caráter excepcional, para o dia 16/julho/2010.
No dia 20, por motivo de afastamentos para participação em eventos ou de férias dos integrantes do CCPG, não seria alcançado o quorum mínimo exigido pelo regimento do curso para a realização da reunião.
Obs: A comissão de pós-graduação receberá as solicitações a serem discutidas nessa reunião até o dia 15/julho.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Sumula 83 Reunião CCPG
Súmula da 83ª Reunião do Conselho de Curso da PG
18 de maio de 2010
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 82ª REUNIÃO DO CCPG: aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA – disciplinas pelo PNADB = item 6.1, sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento aos membros participantes de bancas de defesa = item 6.2, eleição de representantes docentes e discentes = item 6.3.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de Homologação de Título:
Foram aprovadas as seguintes solicitações:
- Ana Paula Lopes Dias – MS (Dra. Marisa Domingos)
- Camila Francieli da Silva Malone – MS (Dra. Célia Leite Sant'Anna)
- Fernanda Lopes de Macedo - MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar)
- Fernanda Tresmondi - MS (Dra. Edenise Segala Alves)
- Edna Ferreira Rosini - MS - (Dra. Andréa Tucci)
- Gisele de Oliveira Silva - MS (Dra Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Marcelle Dafré - MS (Dra. Marisa Domingos)
- Patrícia Giampaoli - MS - (Dr. Armando Reis Tavares)
Atenção: a CPG solicita aos docentes e discentes que avaliem cuidadosamente a documentação entregue para a solicitação de homologação de título, em especial, o CD contendo os arquivos exigidos. Geralmente, são encontrados os seguintes problemas: arquivos salvos em .docx e não em .doc; falta de ficha catalográfica e de palavras chave, falta de arquivo com o resumo do trabalho. A CPG esclarece que cada arquivo é solicitado para preencher um campo específico.
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado:
- Allan Carlos Pscheidt - MS (Dra Inês Cordeiro) - Rosângela Bianchini (presidente), Ricardo José Francischetti Garcia (titular externo), Paulo Affonso (titular externo), Cíntia Kameyama (suplente externo), Lúcia Rossi (suplente externo reserva), Maria Cândida H. Mamede (suplente interno).
- Alexandre Indriunas - MS ( Dra. Cintia Kameyama) – Gerleni Lopes Esteves (presidente), Andrea Onofre de Araújo (titular externo), José Rubens Pirani (titular externo), André Olmos Simões (suplente externo), Maria das Graças Lapa Wanderley (suplente interno), Maria Cândida H. Mamede (reserva titular interno), Lúcia Rossi (reserva titular externo).
- Murilo Borduqui - MS ( Dra. Carla Ferragut) – Denise de C. Bicudo (presidente), Ilka Schincariol Vercellino (titular externo), Cacilda Thaís J. Mercante (titular externo), Célia L. Sant´Anna (suplente interno), Andrea Tucci (suplente externo), Sandra Vieira Costa (reserva suplente externo).
- Túlio Luiz Laitano Penha - MS ( Dr. Eduardo Luís Martins Catharino) – Inês Cordeiro (presidente), Samantha Koehler (titular externo), João Semir (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Andréa Macedo Corrêa (suplente externo), Cíntia Kameyama (reserva titular externo).
- Vanessa Fátima de Oliveira - DR ( Dra. Maria Angela Machado de Carvalho) – Marcos Pereira Marinho Aidar (presidente), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo), Maria Magdalena Rossi (titular externo), Catarina Nievola (suplente interno), Helenice Mercier (suplente externo), Marília Gaspar (reserva suplente interno).
Atenção: solicita-se aos orientadores a indicação de um número maior de membros externos ao IBt.
3.3. Validação de créditos em disciplinas
- Fernanda Susi Luccas (MS – Orientador: Marcos Pereira Marinho Aidar)
Disciplina cursada: Interação Biosfera – Atmosfera (IAG/USP) – créditos validados.
- Murilo Borduqui (MS – Orientadora: Carla Ferragut)
Disciplina cursada: Ecologia de algas perifíticas (U. E. Maringá) – créditos validados.
- Túlio Luiz Laitano Penha (MS – Orientador: Eduardo Luís Martins Catharino)
Disciplina cursada: Citotaxonomia e Evolução de Fanerógamas (UNICAMP) – créditos validados.
3.4. Proposta de disciplinas
– “Estudos integrados visando ao conhecimento interdisciplinar nas famílias Bromeliaceae e Xyridaceae” (Profa. Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley, com a colaboração das Profas. Dra Ana Maria Benko Iseppon, Dra. Clarisse Palma da Silva e Dra. Patrícia Gleydes Morgante) – relatoria será feita pela Dra. Marina;
– “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” (Prof. Dr. Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki) – relatoria será feita pela Dra. Márcia;
– “Citotaxonomia Básica” (Profa. Dra. Andréa Macedo Corrêa) – relatoria será feita pela Dra. Marília Gaspar.
3.5. Proposta de Comissão para Exames Seletivos para Mestrado e Doutorado do 2° Semestre – o CCPG levantou algumas sugestões e os seguintes docentes serão consultados sobre a sua disponibilidade para presidir a referida comissão: Célia Leite Sant´Anna, Gerleni Lopes Esteves ou Maria Angela Machado de Carvalho. O CCPG sugeriu o nome da Marisa Domingos como seu representante nesta comissão.
4. RELATORIAS
4.1. Dra. Marisa Domingos apresentou relatoria da disciplina proposta pelo Prof. Dr. Décio Luís Semensatto Junior (Unifesp, campus Diadema), intitulada “Índices de diversidade e análise de estrutura de comunidades” – Aprovada, considerando que o professor propõe oferecer base conceitual em tema diretamente relacionado aos objetivos de nosso curso, com possível aplicação em dissertações/teses voltadas a estudos de bioidiversidade. A disciplina será oferecida como “Tópicos Especiais”, após ajuste da carga horária.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. Edital para Exame de Seleção para Doutorado deverá ser publicado na semana de 17 a 21/05 – Atenção: o exame de seleção é para mestres formados em outros programas de pós-graduação ou para os egressos do Programa da PG-IBt, que não solicitaram seu retorno ao doutorado em tempo hábil de acordo com as regras vigentes.
Lembramos que os alunos egressos, que defenderam seus mestrados há menos de um ano, deverão solicitar à CPG seu retorno ao Programa como doutorandos, dois meses antes do período de matrícula de cada semestre (consultar as regras específicas para isso).
5.2.Programa Pró-Infraestrutura FINEP, Pro-Equipamentos/CAPES e PROAP/CAPES ainda estão aguardando liberação de verbas, devido à inadimplência do Governo do Estado de São Paulo junto ao Governo Federal;
5.3. Inscrição para Exame de Inglês deste semestre no CL/USP: até 20/05/2010. A prova será realizada no dia 27/05/2010. Atenção: os interessados deverão consultar o site da PG-IBt para obter mais detalhes, ressaltando que haverá outro exame no segundo semestre de 2010.
5.4. Avaliação de Docentes/Orientadores será realizada na primeira semana de junho, visando ao estabelecimento do número de vagas para os processos seletivos para doutorado (comentado acima) e para mestrado/doutorado do 2o semestre. Atualizem seus CV Lattes até 28/05/10;
5.5. FAP-LIVROS VI aprovado e assinado contrato. Projeto logo entrará em execução. Os responsáveis por esta execução (Emerson A. Silva – ATP; Rita de Cássia L. F. Ribeiro – PG) farão contato com os pesquisadores avalizadores da proposta para os ajustes necessários.
5.6. Cartaz e Folder do Curso PG/IBt: prazo final para envio de imagens 21/05/10.
6. OUTROS ASSUNTOS
6.1. Consulta da Dra. Iracema sobre disciplina do PNADB – a proposta de inclusão da disciplina no curso deverá ser apresentada formalmente ao CCPG. A CPG realizará uma reunião com todos os coordenadores dos projetos aprovados do PNADB para esclarecer esse e outros assuntos pertinentes;
6.2. Sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento – incluir os nomes de todos os membros da banca na carta de agradecimento.
6.3. Eleição de representantes – A eleição de novos representantes discentes e docentes no CCPG deverá ocorrer em julho. Esclareceu-se que, acordo com o regimento atual, não há membros suplentes para ambos os representantes.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de junho de 2010
18 de maio de 2010
1. LEITURA E APROVAÇÃO DA ATA DA 82ª REUNIÃO DO CCPG: aprovada.
2. INCLUSÕES DE PAUTA – disciplinas pelo PNADB = item 6.1, sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento aos membros participantes de bancas de defesa = item 6.2, eleição de representantes docentes e discentes = item 6.3.
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Solicitação de Homologação de Título:
Foram aprovadas as seguintes solicitações:
- Ana Paula Lopes Dias – MS (Dra. Marisa Domingos)
- Camila Francieli da Silva Malone – MS (Dra. Célia Leite Sant'Anna)
- Fernanda Lopes de Macedo - MS (Dr. Marcos Pereira Marinho Aidar)
- Fernanda Tresmondi - MS (Dra. Edenise Segala Alves)
- Edna Ferreira Rosini - MS - (Dra. Andréa Tucci)
- Gisele de Oliveira Silva - MS (Dra Maria das Graças Lapa Wanderley)
- Marcelle Dafré - MS (Dra. Marisa Domingos)
- Patrícia Giampaoli - MS - (Dr. Armando Reis Tavares)
Atenção: a CPG solicita aos docentes e discentes que avaliem cuidadosamente a documentação entregue para a solicitação de homologação de título, em especial, o CD contendo os arquivos exigidos. Geralmente, são encontrados os seguintes problemas: arquivos salvos em .docx e não em .doc; falta de ficha catalográfica e de palavras chave, falta de arquivo com o resumo do trabalho. A CPG esclarece que cada arquivo é solicitado para preencher um campo específico.
3.2. Banca de Exame de Qualificação de Mestrado e Doutorado:
- Allan Carlos Pscheidt - MS (Dra Inês Cordeiro) - Rosângela Bianchini (presidente), Ricardo José Francischetti Garcia (titular externo), Paulo Affonso (titular externo), Cíntia Kameyama (suplente externo), Lúcia Rossi (suplente externo reserva), Maria Cândida H. Mamede (suplente interno).
- Alexandre Indriunas - MS ( Dra. Cintia Kameyama) – Gerleni Lopes Esteves (presidente), Andrea Onofre de Araújo (titular externo), José Rubens Pirani (titular externo), André Olmos Simões (suplente externo), Maria das Graças Lapa Wanderley (suplente interno), Maria Cândida H. Mamede (reserva titular interno), Lúcia Rossi (reserva titular externo).
- Murilo Borduqui - MS ( Dra. Carla Ferragut) – Denise de C. Bicudo (presidente), Ilka Schincariol Vercellino (titular externo), Cacilda Thaís J. Mercante (titular externo), Célia L. Sant´Anna (suplente interno), Andrea Tucci (suplente externo), Sandra Vieira Costa (reserva suplente externo).
- Túlio Luiz Laitano Penha - MS ( Dr. Eduardo Luís Martins Catharino) – Inês Cordeiro (presidente), Samantha Koehler (titular externo), João Semir (titular externo), Maria das Graças da Lapa Wanderley (suplente interno), Andréa Macedo Corrêa (suplente externo), Cíntia Kameyama (reserva titular externo).
- Vanessa Fátima de Oliveira - DR ( Dra. Maria Angela Machado de Carvalho) – Marcos Pereira Marinho Aidar (presidente), Rafael Vasconcelos Ribeiro (titular externo), Maria Magdalena Rossi (titular externo), Catarina Nievola (suplente interno), Helenice Mercier (suplente externo), Marília Gaspar (reserva suplente interno).
Atenção: solicita-se aos orientadores a indicação de um número maior de membros externos ao IBt.
3.3. Validação de créditos em disciplinas
- Fernanda Susi Luccas (MS – Orientador: Marcos Pereira Marinho Aidar)
Disciplina cursada: Interação Biosfera – Atmosfera (IAG/USP) – créditos validados.
- Murilo Borduqui (MS – Orientadora: Carla Ferragut)
Disciplina cursada: Ecologia de algas perifíticas (U. E. Maringá) – créditos validados.
- Túlio Luiz Laitano Penha (MS – Orientador: Eduardo Luís Martins Catharino)
Disciplina cursada: Citotaxonomia e Evolução de Fanerógamas (UNICAMP) – créditos validados.
3.4. Proposta de disciplinas
– “Estudos integrados visando ao conhecimento interdisciplinar nas famílias Bromeliaceae e Xyridaceae” (Profa. Dra. Maria das Graças Lapa Wanderley, com a colaboração das Profas. Dra Ana Maria Benko Iseppon, Dra. Clarisse Palma da Silva e Dra. Patrícia Gleydes Morgante) – relatoria será feita pela Dra. Marina;
– “Aspectos ecológicos e fisiológicos dos vegetais sob estresses bióticos” (Prof. Dr. Rogério M. Suzuki e Dra. Vivian Tamaki) – relatoria será feita pela Dra. Márcia;
– “Citotaxonomia Básica” (Profa. Dra. Andréa Macedo Corrêa) – relatoria será feita pela Dra. Marília Gaspar.
3.5. Proposta de Comissão para Exames Seletivos para Mestrado e Doutorado do 2° Semestre – o CCPG levantou algumas sugestões e os seguintes docentes serão consultados sobre a sua disponibilidade para presidir a referida comissão: Célia Leite Sant´Anna, Gerleni Lopes Esteves ou Maria Angela Machado de Carvalho. O CCPG sugeriu o nome da Marisa Domingos como seu representante nesta comissão.
4. RELATORIAS
4.1. Dra. Marisa Domingos apresentou relatoria da disciplina proposta pelo Prof. Dr. Décio Luís Semensatto Junior (Unifesp, campus Diadema), intitulada “Índices de diversidade e análise de estrutura de comunidades” – Aprovada, considerando que o professor propõe oferecer base conceitual em tema diretamente relacionado aos objetivos de nosso curso, com possível aplicação em dissertações/teses voltadas a estudos de bioidiversidade. A disciplina será oferecida como “Tópicos Especiais”, após ajuste da carga horária.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. Edital para Exame de Seleção para Doutorado deverá ser publicado na semana de 17 a 21/05 – Atenção: o exame de seleção é para mestres formados em outros programas de pós-graduação ou para os egressos do Programa da PG-IBt, que não solicitaram seu retorno ao doutorado em tempo hábil de acordo com as regras vigentes.
Lembramos que os alunos egressos, que defenderam seus mestrados há menos de um ano, deverão solicitar à CPG seu retorno ao Programa como doutorandos, dois meses antes do período de matrícula de cada semestre (consultar as regras específicas para isso).
5.2.Programa Pró-Infraestrutura FINEP, Pro-Equipamentos/CAPES e PROAP/CAPES ainda estão aguardando liberação de verbas, devido à inadimplência do Governo do Estado de São Paulo junto ao Governo Federal;
5.3. Inscrição para Exame de Inglês deste semestre no CL/USP: até 20/05/2010. A prova será realizada no dia 27/05/2010. Atenção: os interessados deverão consultar o site da PG-IBt para obter mais detalhes, ressaltando que haverá outro exame no segundo semestre de 2010.
5.4. Avaliação de Docentes/Orientadores será realizada na primeira semana de junho, visando ao estabelecimento do número de vagas para os processos seletivos para doutorado (comentado acima) e para mestrado/doutorado do 2o semestre. Atualizem seus CV Lattes até 28/05/10;
5.5. FAP-LIVROS VI aprovado e assinado contrato. Projeto logo entrará em execução. Os responsáveis por esta execução (Emerson A. Silva – ATP; Rita de Cássia L. F. Ribeiro – PG) farão contato com os pesquisadores avalizadores da proposta para os ajustes necessários.
5.6. Cartaz e Folder do Curso PG/IBt: prazo final para envio de imagens 21/05/10.
6. OUTROS ASSUNTOS
6.1. Consulta da Dra. Iracema sobre disciplina do PNADB – a proposta de inclusão da disciplina no curso deverá ser apresentada formalmente ao CCPG. A CPG realizará uma reunião com todos os coordenadores dos projetos aprovados do PNADB para esclarecer esse e outros assuntos pertinentes;
6.2. Sugestão da Prof. Sandra Truffem sobre carta de agradecimento – incluir os nomes de todos os membros da banca na carta de agradecimento.
6.3. Eleição de representantes – A eleição de novos representantes discentes e docentes no CCPG deverá ocorrer em julho. Esclareceu-se que, acordo com o regimento atual, não há membros suplentes para ambos os representantes.
7. PRÓXIMA REUNIÃO DO CCPG: 15 de junho de 2010
terça-feira, 20 de abril de 2010
Sumula 82 Reunião CCPG
Súmula da 82ª Reunião do Conselho de Curso da
PG
20 de abril de 2010
1.
LEITURA E APROVAÇÃO DAS ATAS
DA 80ª e 81ª REUNIÃO DO CCPG
2.
INCLUSÕES DE PAUTA
Márca Braga: Informações sobre o PIBIC
3. PROCESSOS E DECISÕES
3.1.
Solicitação de Homologação de Título:
Todos os discentes abaixo
cumpriram as exigências, de modo que seus títulos foram homologados.
Verifica-se que há evidente preocupação dos alunos e docentes em publicar em
periódicos com bom fator de impacto.
Fernanda
Karstedt - MS (Dra.
Marina Capelari): Artigo já publicado em Mycologia.
Fernanda Rios
Jacinavicius - MS (Dra. Célia Leite Sant'Anna): Artigo aceito para publicação na
Biological Research
James Andreas Maier - MS - (Dra. Elaine Monteiro Cardoso
Lopes): Artigo submetido a Planta Médica
Leonardo Ramos
Seixas Guimarães - MS (Dr. Fábio de Barros): Artigo submetido a Neodiversity
Renato Rocha
Jorge - MS (Dra.
Mutue Toyota Fujii): Artigo aceito para publicação na Botânica Marina
Rodolfo Koiti
Katahira - MS - (Dra. Maria Margarida da R.
F. de Mello): Artigo submetido a Revista do Instituto Florestal
Daniela da Silva – DR (Dra. Célia Leite Sant'Anna): Artigo submetido a Revista Brasileira
de Botânica
Juliana Moreno
Pina – DR (Dra.
Regina Maria de Moraes): Artigo já publicado na Ecotoxicology and Environmental
Safety
Michel Navarro
Benatti – DR (Dr Marcelo Pinto Marcelli): Artigo já publicado na Mycotaxon
3.2. Banca de Exame de Qualificação de
Mestrado:
Carolina Brandão Coelho (Dr. Luciano Maurício
Esteves)
Titular interno (presidente): Jefferson Prado
Titular externo 1: Cintia F. Pinto Luz
Titular externo 2: Paulo Eduardo de Oliveira (Univ.
Guarulhos)
Suplente interno: Maria Amélia V. C. Barros
Suplente externo: Bianca Alcina Moreira
3.3.
Banca de Defesa de Doutorado:
Cristiane de Almeida Nascimento (Dra. Carmen Lidia Amorim
Pires-Zottarelli)
Presidente: armen Lidia
Amorim Pires-Zottarelli
Titular interno: Marina
Capelari
Titular externo: Agostina
Marano (La Plata, Argentina - Dependerá de liberação de verba da CAPES do
PROAP)
Titular externo 2: André
Cordeiro dos Santos (Univ. Fed. São Carlos)
Titular externo 2: Sandra
Farto Botelho Trufem (Univ. São Marcos)
Suplente interno: Rosely
Grandi
Suplente externo: Cristiane
Seriane Aparecido (Inst. Biológico)
Outros nomes para eventual necessidade de
substituição: Adriana de Melo Gugliota, Sandra Vieira Costa
Liliana Ferreira Delgado (Dr. Claudio
José Barbedo)
Presidente: Claudio J.
Barbedo
Titular interno: Sandra
Carmelo-Guerreiro (Unicamp)
Titular interno: Rita de
Cássia L. F. Ribeiro
Titular externo 2: Rinaldo
Cesar de Paula (Unesp, Jaboticabal)
Titular externo 2: Adelita
Paoli (Unesp, Rio Claro)
Suplente interno: Edson
Paulo Chu
Suplente externo: Nelson A.
Santos Jr.
Outros nomes para eventual
necessidade de substituição: Marina Crestana Guardia, Jane Kraus (USP)
3.4.
Solicitação de prorrogação de prazo
para defesa:
Carolina Gash Moreira - DR (Dra. Iracema Helena
Schoenlein-Crusius)
Aprovada
prorrogação de 9 meses para finalizar as identificações de fungos, dos quais
muitos devem ser primeira citação para o Brasil. Contratempos exigiram mudar a
área de estudo. Entrega da tese em março/2011 e defesa em abril. Deverá
submeter artigo até a entrega dos exemplares.
Fernanda Ramlov - DR (Dra. Nair Sumie Yokoya)
Aprovada
prorrogação de 4 meses para finalizar coleta de dados, que foi atrasada em
função da demora no recebimento dos padrões de carotenóides e da mudança do
laboratório de análise de água. Entrega da tese em outubro/2010 e defesa em
novembro. Deve submeter artigo até a entrega dos exemplares.
Fábio Reis Dalle Molle - DR (Dr. Marco Aurélio Silva
Tiné)
Aprovada
prorrogação de 6 meses para o término de experimentos adicionais. Entrega da
tese em dezembro/2010 e defesa em janeiro. Deve submeter artigo até a entrega
dos exemplares.
Luciana Jandelli Gimenes - DR (Dr. Dácio Roberto Matheus)
Aprovada
prorrogação de 6 meses para terminar as análises moleculares. Entrega da tese
em dezembro/2010 e defesa em janeiro. Deve submeter artigo até a entrega dos
exemplares.
3.5.
Solicitação de prorrogação de prazo
para homologação de título:
Cynthia Hering
Rinnert - DR (Dra.
Solange Cristina Mazzoni-Viveiros): aprovada; deverá encaminhar solicitação de
homologação até 24/06.
Elisa Mitsuko
Aoyama - DR (Dra.
Solange Cristina Mazzoni-Viveiros): aprovada; deverá encaminhar solicitação de
homologação até 24/06. 25/06
3.6. Validação de créditos em disciplina (Ana
Paula Soares Paranhos - MS)
Ana Paula solicita validação
de créditos relativos à disciplina "Fungos tolerantes a metais pesados e
biorremediação", cursada na USP de Lorena. A solicitação não foi aprovada
porque a disciplina foi realizada em período anterior à matrícula da aluna em
nosso curso. Para validar esses créditos, a data da primeira matrícula na PG deveria
ser retroagida para a data do início da disciplina cursada e, portanto, o prazo
para a defesa seria antecipado para junho de 2010, o que não é interessante
para a aluna. Murilo, representante discente, instruirá a aluna sobre o regimento.
3.7.
Cancelamento de matrícula em disciplina (Raquel Ieda Lopes - MS)
Aprovado o cancelamento da
matrícula na disciplina "Planejamento em análises quantitativas
em estudos de Biodiversidade", visto que o horário das aulas coincide com
atividades de pesquisa.
3.8. Proposta de disciplina –
Índices de Diversidade e Análise de Estrutura de Comunidades (Prof. Dr. Décio
Luis Semensatto Junior – UNIFESP, campus Diadema)
Denise Bicudo fez contato com o Prof. e trouxe a
proposta para o CCPG, para ser incluída como Tópicos Especiais. Solicitação
será relatada por Marisa Domingos na próxima reunião.
3.9.
Resultado da Comissão de Reformulação do Processo Seletivo para Ingresso no
Doutorado
Rita demonstrou a satisfação
com o desempenho da Comissão, que realizou trabalho altamente profissional,
profundo e com muita rapidez (eficiente). Em prazo anterior ao prazo concedido,
foi apresentado o relatório, que foi além do que foi solicitado. Foi feita uma
avaliação do programa de doutorado do nosso curso. Acreditaram que as
exigências do nosso programa estariam entre as principais causas da baixa
procura pelo doutorado por alunos externos ao Programa. Resumidamente, foram
apresentadas as seguintes alterações:
1) tempo do doutorado
(atualmente de 36 meses) passaria a ser de 48 meses improrrogáveis, incluindo a
sessão pública da defesa da tese; proposta aprovada pelo CCPG.
2) para doutorado direto, o
prazo passaria a ser de 60 meses, considerando-se a data da primeira matrícula.
Dra Rita cita que, embora os prazos para conclusão sejam ampliados, os períodos
de bolsa, na opinião dela, não deverá ser ampliado. Contudo, isso deve ser
discutido na Comissão de Bolsas. Segundo a Comissão, o prazo para finalizar o
doutorado está entre os principais motivos da falta de procura pelo nosso
curso; proposta aprovada pelo CCPG.
3) quanto ao exame de
seleção: a Comissão considerou que o processo deve ser o mesmo para alunos
egressos do curso e para alunos que cursaram o mestrado fora do nosso Programa.
A CPG considerou que deve haver alguma distinção entre os alunos egressos, até
o prazo de um ano após a defesa (visto que já há um procedimento estabelecido
pela CPC para admiti-los no doutorado), e os demais. O exame proposto pela
Comissão seria: a) uma avaliação do
projeto de pesquisa, apresentado nos moldes da Fapesp (peso 4); b) uma
entrevista perante comissão de seleção, com 3 membros, versando sobre o projeto
do aluno, mas poderia conter questões teóricas da sub-área na qual se insere o
projeto (peso 3). Este projeto deve vir assinado pelo futuro orientador. A CPG
considerou que esse número (três) de membros dependerá diversidade de áreas
abrangidas pelos candidatos; c) uma análise da súmula curricular/ curriculum
vitae (peso 2); d) histórico escolar do mestrado (peso 1). Cada item seria
pontuado de zero a dez. Nota final mínima ponderada seria de 5,0. Dentre a
documentação exigida constaria, ainda, mínimo de suficiência em inglês.
Proficiência de inglês deveria ser obtida em, no máximo, um ano após a primeira
matrícula no doutorado. Para os egressos até um ano após a defesa, o
procedimento de seleção continuará o mesmo: projeto de pesquisa, súmula
curricular e uma análise pela própria CPG; proposta aprovada pelo CCPG.
4) segundo a Comissão, o
processo de seleção poderia ser por fluxo contínuo. A CPG considerou que seria,
na prática, inviável pela atual estrutura da CPG. A CPG considera viável
realizar dois processos de seleção ao ano, o que foi acatado pelo CCPG
A primeira seleção, neste
novo modelo, acontecerá ainda neste semestre, visando à matricula em
agosto/2010, sendo já sugeridos nomes para a Comissão de Seleção (Carlos
Bicudo, Jefferson Prado, Edenise Alves, Marcos Aidar, Rosely Grandi), a serem
consultados pela CPG.
4. RELATORIAS
4.1. Co-responsabilidade do
Dr Nelson Augusto dos Santos Junior, na disciplina PVA 03 (Biologia de Sementes
de Espécies Tropicais)
Solicitação relatada pela
Márcia Braga e aprovada pelo CCPG, considerando que o pesquisador tem formação
compatível com o tema da disciplina e que já vem ministrando há algum tempo
parte do conteúdo programático da disciplina.
5. INFORMAÇÕES
GERAIS
5.1. Programa
Pró-equipamentos CAPES
Está em vias de implementação. Para adiantar o
processo, solicita-se que os pesquisadores, que incluíram equipamentos, entrem
em contato com as firmas fornecedoras para verificar se elas estão devidamente
cadastradas no sistema BEC, visto que as compras serão realizadas seguindo as
normas do Estado (por pregão eletrônico).
5.2. Programa
Pró-Infraestrutura FINEP
Já foi enviado à FINEP o plano básico da reforma do
anfiteatro. Não houve ainda resposta. Com base nesse plano, foi feito edital
para contratação do serviço, que está na Consultoria Jurídica. Deverá ser
aberta concorrência para escolha da empresa a realizar o projeto. Acredita-se
que até julho essa reforma seja iniciada.
5.3. PROTAX/CNPq: Relatório
de cinco anos
Elaborado relatório de 5 anos de atividade, com
auxílio da Gerleni, que assessorava a Coordenação anterior no assunto. O
relatório foi aprovado pelo CNPq.
5.4. Nova Portaria sobre
Comissão de Bolsas
Dra. Rita considerou importante modificar a Portaria
sobre Comissão de bolsas, incluindo a Gerleni como responsável pela atribuição
de bolsas do Protax.
5.5. Recomendação para
registro de projetos contemplados pelo PNADB/CAPES
Há 6 projetos coordenados por docentes do IBt. A
maioria já deu prosseguimento à implementação das e do auxílio recebido para
efetivação das missões de intercâmbio propostas em cada projeto. CAPES já
enviou cartas para os coordenadores dos projetos para abertura de conta, no
Banco do Brasil, que pode ocorrer em qualquer agência, segundo a CAPES.
Recomenda-se que os coordenadores registrem esses projetos no IBt, para
facilitar trâmites na Instituição como solicitação de viagens, afastamentos,
além de possibilitar a obtenção de recursos para material de consumo, etc.
5.6. Exame de Inglês:
indicada Comissão para organizar e agendar data do exame
Marcia e Nair já providenciaram o contrato entre o
IBt e o Centro de Línguas da USP. O valor por candidato para a realização do
exame será de R$ 50,00. Há necessidade
de se agendar datas (eles podem providenciar até 3 exames por ano). Há
necessidade de um período de um mês entre a aplicação do exame e a divulgação
das notas. Foi indicada uma comissão, composta pela Marcia, pela Nair e pelo
Elvis (funcionário novo da PG) para organizar datas, formulários e demais
necessidades para que se realize um exame ainda neste ano por intermédio desse
Centro.
5.7. Documentação para
registro de diplomas
Os alunos que solicitarão a homologação de seu
título até 18/05 (data da próxima reunião do CCPG), deverão solicitar o diploma
à Márcia, na secretaria na PG, até essa data.
5.8. Relatórios científicos
anuais: o primeiro será 12 meses após matrícula (28/02 ou 31/03)
A entrega do primeiro relatório científico deverá
acontecer somente após 12 meses da primeira matrícula. Exceção: bolsistas
Fapesp devem enviar apenas o parecer do assessor.
5.9. Cartaz e Folder do
Curso PG/IBt
Foi apresentado novo modelo de cartaz para o Curso.
O novo funcionário da PG, que tem formação em produção gráfica, elaborou um
modelo, que foi aprovado pela CPG. Quem quiser contribuir, poderá enviar fotos
impressas, que representem bem sua linha de pesquisa, para eventual
inclusão no cartaz. A CPG aguardará contribuições até 30/04.
5.10. Seminário da Revista
Brasileira de Pós Graduação – RBPG: A Capes e os novos paradigmas da comunicação científica
Capes enviou informação de que há uma revista
brasileira da pós-graduação. Divulgou que haverá um seminário sobre “A CAPES e
os novos paradigmas da comunicação científica”, nos dias 26 e 27 de abril, no
auditório da CAPES em Brasília.
5.11. Repassar para discentes informações do SCTC
Solicita-se que informações relevantes, divulgadas
pelo SCTC, sejam repassadas pelos orientadores aos seus pós-graduandos, pois
eles não recebem tais informações. Há, por exemplo, informações sobre
oportunidades de bolsas circulando.
6.
OUTROS ASSUNTOS
Marcia informou que houve 41 projetos inscritos no
PIBIC, 5 deles foram propostos por pós-doutorandos ligados ao IBt. Alguns
Núcleos, inclusive com grande número de pesquisadores, pediram muito poucas
bolsas. Solicita-se empenho dos docentes para aumentar a demanda de bolsas
junto ao PIBIC, o que será muito benéfico para nosso programa PG.
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Sumula 80 Reuniao CCPG
Súmula da 80ª Reunião do CCPG
09 de fevereiro de
2010
1. LEITURA E
APROVAÇÃO DAS ATAS DA 78ª e 79ª REUNIÃO DO CCPG – aprovadas.
- INCLUSÕES DE PAUTA – 3.9. constituição de bancas (Nair).
- PROCESSOS E DECISÕES
3.1. Banca de Exame de Qualificação de Doutorado:
- Fábio Reis Dalle Molle (Dr. Marco Aurélio Tiné) – o aluno fez o exame no dia
28 de janeiro e foi reprovado. Pelo regimento do programa, o aluno poderá fazer
o exame mais uma vez dentro do período de 60 dias, considerando também o período
de 18 a 30 meses (doutorado). O aluno realizará o exame de 1º a 5 de março. A
banca será formada pelos seguintes membros: Emerson Alves da Silva (presidente),
Maria Angela Machado de Carvalho (titular interno), Beatriz Rosana Cordenunsi
(titular externo), Márcia Regina Braga (suplente interno), Aline Cavalari
(suplente externo).
3.2. Banca de Defesa de Mestrado:
- Camila Ranzatto Dogo - Dra. Luciana
Retz de Carvalho – presidente, João Yunes (titular externo), Sandra Azevedo (reserva
do João Yunes), Carla Lima (titular externo), Maria Cláudia Marx Young (suplente
interno), João Henrique G. Lago (suplente externo), Luce Maria Torres Brandão (reserva), Elaine
Cardoso Monteiro Lopes (reserva).
- Fernanda Tresmondi - Dra. Edenise
Segala Alves – presidente, Silvia Machado (titular externo), Solange Cristina
M. Viveiros (titular interno), Aristéia Azevedo (reserva da Silvia), Jane
Krauss, Gregório T. Ceccantini, Vera Scatena, Cláudia Furlan (suplentes
externos), Marisa Domingos (suplente interna).
- Gisele de Oliveira Silva - Dra. Maria
das Graças Lapa Wanderley – presidente, Ana Maria Giulietti (titular externo), Paulo
Sano (titular externo), Fábio de Barros (suplente interno), Tarcísio Filgueiras
(suplente externo), Maria Cândida H. Mamede, Inês Cordeiro (reservas).
A
partir de abril, a solicitação de constituição de bancas deverá ser acompanhada
dos exemplares das dissertações e teses e estes deverão ser entregues na sexta-feira anterior à
reunião do CCPG. A data sugerida pelo orientador e discente para
defesa deverá
ser, no mínimo, 20 dias após a reunião do CCPG.
Para que o aluno tenha condições de finalizar em tempo
a impressão dos exemplares, as reuniões do CCPG passarão a ser realizadas na
terceira semana de cada mês. Vejam novas datas no final deste documento.
3.3. Solicitação de prorrogação de prazo para:
Doutoranda Marília Cristina Duarte
(Dra. Gerleni Lopes Esteves) – aprovada prorrogação de 02 meses pois a
solicitação foi justificada adequadamente. A aprovação é condicionada a entrega
de comprovante de submissão de um artigo referente à parte que justificou a
prorrogação no momento da solicitação de homologação do título. Entrega dos
exemplares em 11 de junho de 2010 e
defesa em julho.
3.4. Solicitação de Homologação de Título de Mestre da
Faculdade de Medicina da USP:
- Doutoranda Eriane Justo Luiz
Savoia (Dra. Marisa Domingos) – Aprovada, serão validados 25 créditos.
3.5. Nova Comissão de Bolsas: designação publicada no
dia 20 de janeiro de 2010 e começará a atuar a partir de fevereiro de 2010. Os
membros da comissão são Rita de Cássia, Nair e Ludmilla.
3.6.
Seleção e indicação do Prêmio CAPES de Teses 2009 – a comissão (formada por
Rita, Nair e Marisa) avaliaram 07 teses defendidas em 2008. A tese selecionada
foi da Dra. Sandra Costa (orientadora: Dra. Denise C. Bicudo) e toda a
documentação solicitada pela Capes foi encaminhada no dia 19 de janeiro. O
trabalho está concorrendo ao Prêmio e ao Grande Prêmio da Capes. A comissão
também concedeu Menção Honrosa para a tese da Dra. Diógina Barata (orientadora:
Dra. Mutue Toyota Fujii).
3.7. Solicitação de alunos egressos para matrícula no
Doutorado: Processo em avaliação - Solicitações de três alunos foram entregues
em 21 de dezembro de 2009. Os coordenadores e vice-coordenadores de área
avaliarão os projetos e produção oriunda do mestrado. Os resultados serão
divulgados em 22/02/2010.
3.8. Pedidos
de reconsideração de vagas para docentes orientadores – Após avaliação dos
pedidos de dois docentes, o CCPG decidiu realizar uma nova avaliação de todos
os docentes para atualizar o número de vagas por docente. Essa nova avaliação será
feita em junho próximo, e será considerada para as matriculas do segundo
semestre deste ano e do primeiro semestre do ano que vem. Lembramos que, para a
matrícula deste primeiro semestre (22 a 24/fevereiro), o número de vagas por
docente já havia sido definido em setembro/2009. A partir de agora, essa
avaliação será anual e ocorrerá sempre no final do primeiro semestre de cada
ano.
3.9. Constituição
de bancas: Nair sugeriu a indicação de um número maior de membros para as
bancas para evitar a inclusão posterior de nomes que o CCPG não indicou. Foi
solicitada a apresentação dos critérios utilizados pelo CCPG para seleção dos
membros das bancas: Foram colocados os seguintes: 1. O membro deve ser especialista
no tema da dissertação/tese, com comprovada competência, 2. Tem-se procurado evitar
conflitos de interesse (exemplos: participação de colaboradores do projeto, participação
de ex-orientador/orientado).
4. RELATORIAS:
nada a relatar.
5. INFORMAÇÕES GERAIS
5.1. Atendimento às Bancas de Exame de Qualificação e
Defesas
Os alunos e orientadores deverão providenciar com
antecedência os equipamentos necessários (datashow, notebook, etc) e água,
café, etc. Atenção
para as defesas marcadas para fevereiro, quando haverá várias bancas na mesma
data e no mesmo horário.
5.2. Estágio Docência: obrigatoriedade e prazos – bolsistas
DR da Capes precisam fazer o estágio obrigatoriamente. Atentar para os prazos.
5.3. Seminários Gerais: Palestra Inaugural será
realizada excepcionalmente na 3ª.feira, dia 9/03/2010, devido à disponibilidade
do conferencista Dr. Gilson Volpato, que versará sobre a “Estruturação de
artigos científicos para revistas internacionais”. Atenção: a CPG solicita a todos discentes e
docentes que compareçam à palestra inaugural, pois o tema é de interesse geral
e o conferencista, por ser uma sumidade no assunto e ter uma agenda
concorridíssima, se colocou a disposição do nosso curso para tal. O
convite é extensivo também aos pesquisadores e alunos não ligados à
pós-graduação. O local da palestra ainda será divulgado. Programação e novo
local para os Seminários Gerais serão também divulgados brevemente.
5.4. Relatório da PGIBt para Coleta CAPES 2010: deverá
ser enviado para CAPES entre 8/2 e 12/03/10. Os docentes em débito deverão
entregar o relatório o mais brevemente
possível. Os alunos cujos orientadores não entregaram o
relatório não poderão efetuar a matrícula neste semestre.
5.5. Uso das impressoras a laser da PG e da DG: a
partir de agora, é proibido imprimir dissertações e teses nas impressoras a
laser da PG e da DG.
5.6. Uso da verba PROAP (reserva técnica dos Bolsistas
da CAPES) – verba PROAP é reserva técnica dos bolsistas da CAPES.
5.7. Taxa de matrícula: será mantido o valor de 2009, que
corresponde a R$ 76,00. Os valores das taxas serão divulgados no mural da
PG-IBt.
5.8. Orçamento do IBt para a PG – Material de consumo
= R$10.980,00, Pessoa física = R$ 1.800,00 (preenchimento do Coleta Capes), Serviços de terceiros = R$ 18.000,00
(para seguros de alunos da PG e PIBIC), transporte = R$ 11.031,00, Diárias (valor
total para pesquisa) = R$ 155.250,00.
Demandas de material de consumo deverão ser encaminhadas até 12 de
fevereiro, sexta-feira próxima.
5.9. Funcionários novos e estagiários da PG – em
abril, saberemos se os funcionários novos assumirão ou não. Um estagiário de
nível médio da Fundap entrou em contato com a PG e poderá ser contratado.
5.10. Ajuda da PG ao Haiti – Dra. Lilian Zaidan está
verificando a disponibilidade de bolsas para os interessados junto à Rede
Latinoamericana de Botânica.
5.11. Diplomas dos alunos: enviar documentos para
secretaria do PGIBt de 1º a 30 abril/2010.
Os alunos deverão prestar atenção em relação aos documentos exigidos. Os
diplomas são solicitados à USP em maio e outubro de cada ano.
5.12. Teses e Dissertações de Janeiro/Fevereiro 2010:
12 defesas de MS, 04 DEFESAS DR, 04 EQ DR. A cpg parabeniza os orientadores e
alunos por cumprirem os prazos de entrega dos exemplares e de defesa, o que
refletirá positivamente para a avaliação do programa junto a Capes.
5.13. Recesso Secretaria PG no Carnaval: 15 e 16 de
fevereiro. Re-início 12h de 17/02/10.
- OUTROS
ASSUNTOS
Novas
datas para as reuniões do CCPG:
Março
– 16
Abril
– 20
Maio
- 18
Junho
– 15
Julho
– 20
Agosto-
18
Setembro
– 21
Outubro
– 19
Novembro
– 16
Dezembro
- 14
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